Sunteți pe pagina 1din 7

CRITRIO 4 SOCIEDADE 1 - Como acontece a aplicao de valores adotados na organizao (treinamentos, auditorias, pesquisas de clima organizacional e avaliao de desempenho)?

? 2 - Existe alguma prtica de poltica relacionada discriminao que considerem denncias do usurio? 3 - A organizao apresenta alguma ao ou plano de Responsabilidade Social? Como acontece? 4 - Como a organizao assume a postura de participao com a comunidade? Ela desenvolve programas que tenham a participao da sociedade, como desenvolvimento social ou servios comunitrios? 5 - A organizao faz pequenas aes de responsabilidade social dentro do ambiente de trabalho? (exemplo, imprimir a folha dos dois lados, reaproveitar os papeis como rascunho, deixar o aviso de quando sair apagar a luz prximo ao interruptor, etc.)

CRITRIO 5 INFORMAO - A organizao totalmente informatizada? - Se no, existe alguma rea com prioridade para informatizao? - A organizao utiliza algum software para gerenciamento da informao? Quais so esses sistemas? Ex.: Sigaa, Sistema de gerenciamento do IBGE. - Os dados obtidos por esses sistemas so atualizados? Se sim, com que frequncia? - Quais so os dados mais relevantes que o(s) sistema(s) de informao fornece para a organizao? - Existem dados que esto disponveis para apenas uma parte da organizao (dados confidenciais)? Se sim, como garantida a confidencialidade desses dados? - Existe algum tipo de treinamento para operao desses sistemas na organizao?

- Como ocorre a alimentao do sistema? Existem pessoas responsveis por esta atualizao? CRITRIO 6 - PESSOAS ROTEIRO ESTRUTURADO DE PERGUNTAS PARA O CRITRIO PESSOAS DO GESPBLICA: Para conseguir as informaes referentes a este critrio, sugerimos que o aluno procure o setor de RH da organizao escolhida para se informar sobre os processos de Gesto de Pessoas existentes na organizao. Para auxili-lo nesta tarefa, seguem algumas perguntas que podem ser feitas ao gestor de RH no intuito de conhecer melhor estes processos. A) ORGANIZAO DO TRABALHO Na organizao existe o processo de Descrio e Anlise de Cargos? Como realizado? Esse manual de descrio de cargos auxilia os colaboradores na realizao de suas tarefas? Existe percepo de autonomia no trabalho por parte dos colaboradores da organizao?

B) RECRUTAMENTO E SELEO Como o processo de Recrutamento e Seleo de pessoal na organizao? Quais as principais tcnicas utilizadas no processo de seleo? A organizao realiza que tipos de recrutamento (interno, externo ou misto)? Quais os tipos de vnculos empregatcios existentes na organizao (servidores, contratados, terceirizados, estagirios, etc)?

Os gerentes de setores participam do processo de seleo de pessoal? Como?

C) REMUNERAO, RECONHECIMENTO E INCENTIVO Existe avaliao de desempenho na organizao? Como ela ocorre (qual o tipo de avaliao de desempenho utilizada) e em que periodicidade? Caso ocorra a AD, como ela influencia no desenvolvimento profissional dos servidores? Na organizao existe Plano de Cargos? Como ele realizado, ou seja, como o funcionrio pode progredir na sua carreira? Quais as formas de reconhecimento de funcionrios utilizadas na organizao? A organizao trabalha com plano de incentivos e benefcios? Quais so eles?

D) CAPACITAO E DESENVOLVIMENTO A organizao trabalha com programas de treinamento e

desenvolvimento de pessoal? Como ocorre e em que periodicidade? Como acontece o levantamento de necessidades de treinamento? Existe algum mtodo de avaliao de treinamento, ou seja, os treinamentos disponibilizados pela organizao fazem diferena na vida profissional e no trabalho dos funcionrios?

E) SADE OCUPACIONAL, SEGURANA E ERGONOMIA Na organizao existe uma CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes de Trabalho)? Como ela atua?

Na organizao existe um setor de Sade e Segurana no Trabalho? Quais os profissionais que compem este setor? Quais aes a organizao utiliza para identificar, prevenir e tratar os riscos relacionados sade dos trabalhadores? Como se d o controle de utilizao dos EPIs (Equipamentos de Proteo Individual)?

F) BEM-ESTAR, SATISFAO E MOTIVAO DOS COLABORADORES Na organizao existe Programa ou aes isoladas de Qualidade de Vida no Trabalho? Quais so e como so realizadas? Quais aes so realizadas no intuito de proporcionar integrao dos colaboradores? A organizao realiza pesquisa de clima organizacional? obtidos nas pesquisas? CRITRIO 7 PROCESSOS De acordo com Oliveira (2002), um processo uma atividade que possibilita a transformao de um insumo (entrada) em um produto (sada). 1. Processos finalsticos ou de apoio - Qual o produto ou servio final da organizao? - Quais os processos de apoio desempenhados para que a organizao chegue ao seu produto/servio final? - Se sim, esses processos esto desenhados de alguma forma? - Sugira um fluxograma para um processo da organizao, caso ele no exista. - Existem procedimentos padres para a realizao desses processos? - Existe algum gestor responsvel pela execuo dos processos na organizao? Com que

freqncia e quais as aes realizadas em decorrncia dos dados

De acordo com Oliveira (2002, p. 157), fluxograma a representao grfica que apresenta a sequncia de um trabalho de forma analtica, caracterizando as operaes, os responsveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo. A seguir apresenta-se o exemplo de um fluxograma do processo de tintura de cabelos em um salo de beleza. Veja que processos aparentemente simples tambm envolvem na sua execuo diversas etapas ou fases padronizadas.

2. Avaliao de desempenho dos processos - Existe algum indicador para acompanhar o desempenho do processo estudado? - Se no, d sugestes de indicadores que ajudariam a monitorar o desempenho do processo.

Exemplo Processo Escola Incio Processo matrcula processo

de de

Processo finalstico Aprovao/repro vao do aluno

Exemplo indicadores Percentual novos (em relao

de

apoio de Aulas ministradas

de a

alunos

Hospital

Entrada paciente recepo

do Prescrio na medicamento

de Paciente tratado

anos anteriores) Sazonalidade dos atendimentos (dirio, mensal de por ou anual) Percentual clientes atendidos dia

Banco

Chegada

do Atendimento

pelo Cliente atendido

cliente agncia funcionrio ou terminal de responsvel atendimento

3. Fornecedores - Existe seleo dos fornecedores na organizao? - Se sim, quais critrios so usados para seleo? - Existe um relacionamento entre a organizao e os fornecedores no psvenda? Como ele acontece? Exemplos de critrios para seleo dos fornecedores: Possui certificado de anlise dos produtos em rgos credenciados? Localizao do fornecedor em relao a organizao Dispe de reas de armazenamento de estoques adequadas para o produto pretendido? Tem procedimentos para atendimento ps-venda? Quanto tempo est no mercado e no ramo do produto a ser adquirido? Tem referncias de outros clientes atendidos com o mesmo produto que podem ser verificadas e que permitem uma visita tcnica? Os dados cadastrais para verificao da situao legal da organizao esto corretos? Tem capacidade de produzir o que demandado?

Qual o preo cobrado em relao ao mercado?

S-ar putea să vă placă și