Sunteți pe pagina 1din 2

O casamento, como forma de concepo da famlia baseada no vnculo de afeto, possui efeitos jurdicos, ou seja, a unio entre duas

pessoas reconhecida e regulamentada pelo Estado estabelece deveres dos cnjuges de um para com o outro, de acordo com o artigo 1566 do Cdigo Civil Brasileiro: I - fidelidade recproca; II - vida em comum no domiclio conjugal; III -mtua assistncia; IV - sustento, guarda e educao dos filhos; V - respeito e considerao mtuos. O eventual ou reiterado, dissimulado ou pblico inadimplemento dos deveres conjugais, por um ou ambos os cnjuges, em nada afeta a existncia, a validade ou a eficcia do casamento. Porm, a infringncia dos deveres conjugais outorga legitimidade para a busca da separao, imputando ao infrator a culpa pelo fim do amor. A quebra dos deveres viola a boa f objetiva, lesando a legtima confiana que um deposita no outro. Este o fundamento invocado nas aes de indenizao por dano moral, que vem lotando os tribunais. As separaes e os divrcios provocados por grave descumprimento de deveres conjugais, como nas hipteses de injria grave, adultrio, abandono e outros geram a obrigao de indenizar o atingido. Considerando os fatores e as consequncias psicolgicas decorrentes da apurao de eventual culpado nas aes de direito de famlia, grande parte da doutrina jurdica e alguns Tribunais so favorveis ao afastamento da discusso da culpa, sendo adeptos ao que chamamos de mitigao da culpa nas aes de separao judicial. Entende-se que discutir a culpa, identificar o culpado pelo fim da relao e, consequentemente, o motivador da separao prolongar demais o sofrimento dos envolvidos na situao, tanto do casal, quanto dos filhos, que podero se encontrar em uma situao extremamente confusa, diante da discusso de quem traiu quem, por exemplo, por qual motivo, enfim, a apurao do eventual culpado, seus atos e consequncias, geraria mais abalo emocional e psquico. Como se falar em culpa no Judicirio? Ou seja, como um juiz poder apontar um culpado pelo fim de um relacionamento, que se iniciou com base no afeto e termina no desamor? Quais as condies do Judicirio para analisar a vida ntima dessa famlia e seus aspectos subjetivos e determinar uma sano, ou seja, que o culpado pague a indenizao por dano moral, se nem a psicologia resolve a questo da culpa nos relacionamentos amorosos? Os defensores da no apurao da culpa na separao de um casal entendem que melhor seria tentar preservar um bom relacionamento entre o casal separado em virtude da integridade emocional dos prprios envolvidos e tambm devido ao desenvolvimento psicolgico dos filhos, do que o desgaste da apurao do culpado pelo fim do casamento e sua condenao por culpa. O dano moral refere-se a uma leso subjetiva, que afeta o ntimo da pessoa e no um bem material e sua reparao encontra respaldo na defesa da personalidade.

Apesar de no existir determinao legal no Direito Brasileiro, o nosso sistema jurdico admite, nas relaes de famlia, a indenizao por dano moral. So vrias as situaes em que os deveres da famlia so violados, acarretando danos morais aos lesados, como, por exemplo, leses corporais, injrias graves, o reiterado e injustificado descumprimento do dever de visitar o filho menor, a violao do dever de fidelidade, entre outros. Um argumento favorvel muito importante apurao da culpa na ao de separao judicial diz respeito aos alimentos, pois apesar do cnjuge - mesmo considerado culpado pelo fim do casamento em virtude da violao dos deveres conjugais - ter direito a alimentos, esses sero somente para sua subsistncia, indispensveis sobrevivncia, em virtude do princpio da dignidade da pessoa humana e ainda precisa comprovar que no tem aptido para o trabalho e tambm que no existe qualquer parente em condies de aliment-lo. Tratando-se diretamente de infidelidade ou traio, por exemplo, est configurado o ato ilcito, a ofensa honra subjetiva e objetiva do cnjuge, constituindo tal fato um dano moral indenizvel, primeiro porque mesmo no casamento estremecido o dever de fidelidade s cessa com a deciso judicial da separao de corpos. Ainda, evidente que o abalo psquico e emocional de uma infidelidade, ou de agresses e at o abandono extremamente profundo e doloroso na vida de um ser humano, deixando marcas eternas. A apurao da culpa e a condenao de quem praticou o ato ilcito em indenizar a vtima por danos morais, visa o restabelecimento da ordem ou equilbrio pessoal e social, inclusive em relaes familiares, nico meio de cumprir-se a prpria finalidade do direito, que viabilizar a vida em sociedade, primeiramente com a proteo da famlia. Denise de Paula Andrade advogada, especialista em Direito Processual Civil pela PUC-SP e ps graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil com metodologia jurdica e didtica para o ensino superior pela Escola Paulista de Direito - EPD.

S-ar putea să vă placă și