Sunteți pe pagina 1din 7

As estruturas de mercados descrevem modelos que captam aspectos de como os mercados esto organizados e esclarece cada um.

O monoplio aborda uma situao de mercado em que existe um s produtor de um bem ou servio que no tenha substituto prximo. Devido a isso, o monopolista exerce grande inuncia na determinao do preo a ser cobrado pelo seu produto. Concorrncia perfeita demostra uma estrutura de mercado que visa descrever o funcionamento ideal de uma economia. Com numero to grande de vendedores e compradores que o valor da mercadoria no ira ser determina pelo vendedor nem pelos compradores, mas o preo aborda fixado para as firmas como tambm para os consumidores. A concorrncia monopolista aborda a estrutura de mercado que contm elementos da concorrncia perfeita e do monoplio, estando em situao intermediria entre as duas formas de organizao de mercado podendo ser chamada tambm de concorrncia perfeita. Na concorrncia monopolista existe uma grande diversidade de produtos, vrias marcas de cerveja, sapatos, carros entre outros, e no havendo aquela homogeneidade de produo de s uma marca de produto como h na concorrncia perfeita. O oligoplio estuda a forma de mercado que atualmente prevalece nas economias do mundo ocidental. Essa estrutura de mercado caracterizada, pois um pequeno nmero de rmas controla a oferta de um determinado bem ou servio que so substitudos prximo entre si. Monopsnio existe um nico comprador e muitos vendedores. A empresa compradora impe um preo de compra do produto ou servio. Oligopsnio tem muitos vendedores e poucos compradores. Um exemplo um vendedor de um produto onde h vrios vendedores do mesmo produto e h poucos compradores assim ficar fcil para o comprador negociar o preo a ser pago pelo produto ao vendedor. Monoplio bilateral estuda quando um vendedor quer vender uma quantidade de produto por um determinado valor e o comprador quer compra essa determinada quantia de produto pelo valor a baixo do que o vendedor estar pretendendo obter. Modelos marginalistas de oligoplio descrevem as estruturas com poucos vendedores com pode fixar preo e muitos compradores. Modelo de Cournot aborda como o modelo de duoplio duas empresas produtoras no mercado consistem em dizer que uma empresa depende da ao da outra. A caracterstica bsica que os empresrios no viso essa dependncia um do outro. O modelo de Sweezy aborda o modelo da demanda quebrada. Tenta explicar porque o modelo oligoplio estvel por longos perodos de tempos permanecendo estvel durante esse tempo permanecendo assim mesmo quando os custos mudam. O cartel perfeito demostra como uma organizao formal ou informal de produtores de um setor que determina o politica de preos para todas as empresas que compem esse setor.

Os modelo de liderana-preo ou cartel imperfeito constituem em uma coliso imperfeita em que as firmas de um setor oligopolista decidem de uma forma ttica estabelecer o mesmo preo, aceitando a liderana de uma firma da indstria. Aspectos alocativos descrevem exame desses modelos mostra que, dada estrutura particular, possvel determinar o preo e a quantidade equilbrio.

JOSE MORAES GUERRA NETO

ESTRUTURA DE MERCADO

Trabalho entrega disciplina entregue a Economia Poltica ministrada pela professora Mayne Ramos Almeida para obteno parcial de nota na unidade II no curso bacharelado em direito, da unio de ensino superior de Campina Grande Unesc.

CAMPINA GRANDE - PB 2012

UNIO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DIREITO

Jos Moraes Guerra Neto

Estrutura de mercado

CAMPINA GRANDE PB NOVEMBRO-2012

INTRODUO

Este trabalho descreve como se dar as estruturas de mercado vem demostra as estruturas de mercados mais comuns. As estruturas clssicas: monoplio e concorrncia perfeita. As outras estruturas mais comuns: concorrncia monopolista; oligoplio; monopsnio e monoplio bilateral. Os modelos marginalizados de oligoplio: o Cournot; o Sweezy; o cartel perfeito e o de liderana-preo. E aspecto alocativos.

CONCLUSO.

Os estudos realizados mostraram o que so as estruturas e mercado descrevendo com uma clareza que antes na poderia ser observados. Mediante os fatos expostos podemos conclui que as estrutura de mercado mostra qual o melhor tipo de mercado para quem vender como tambm para quem comprar, onde pode haver acordos para determinar o preo de comprar e venda acordado entre vendedor e comprador.

REFERNCIA BIBLIOGRFICAS

BARBOSA, F.H Microeconomia: teoria, modelos economtricos e aplicaes a economia brasileira. Rio de Janeiro: Ipea, 1985. EATON,C., EATON, D.H. Microeconomia. So Paulo: Saraiva, 1999.

MANSFIELD, E; YOHE, G. Microeconomics: theory and applications. 10. Ed. New York: W. W. Norton & Company, 200.

PINDYCK, R. S; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. So Paulo: Makron Books, 1994. WESSELS, W. J. Microeconomia. So Paulo: Saraiva, 2002.

PASSOS, Carlos R.M. & NOGAMI, OTTO. Economia. So Paulo: IOB Thomson, 4 ed.

STONIER, Alfred W.; HAGUE, Douglas C. Teoria econmica. Rio de janeiro:Zahar,1971.

ZAMAGNI, S. Microeconomic theory: na introduction. Oxford: Brasil Blackwell, 1987. Disponvel em: <http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_2mod/economia_de_emp/pdf/EE_impresso_aul a09.pdf.htm>. Acesso em: 08 nov. 2012, 23:21:39.

S-ar putea să vă placă și