Sunteți pe pagina 1din 20

Fichamento

Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia VILM FLUSSER

Referncia: A filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia Vilm Flusser; [traduo do autor] Rio de Janeiro, 2002 Editora Relume Dumar Captulo 1: A imagem ( p.7 p.11) Breve resumo: Vilem Flusser inicia sua reflexo expondo que a interpretao das imagens advm do esforo imaginativo do observador ( que abstrai e recompem as dimenses omitidas) e das intencionalidades expressas pelo emissor. Assim sendo, essa apresenta com mltiplas possibilidades interpretativas. As imagens, tambm para Flusser, tm o papel e poder de mediar as relaes entre o homem e o mundo, no entanto a alienao do homem se estabelece a medida que esse passa a tomar as imagens como o prprio mundo no mais as decifrando e sim as aceitando.Em busca de resgatar o real significado das imagens , esse homem lutara para transcodificar o mundo circular em linear, por meio por exemplo da escrita. Defende Flusser que assim surge a luta/relao da escrita com a imagem, da conscincia histrica ( motivada pela viso sistemtica do mundo traduzido em texto) contra a conscincia mgica( movida pela imagem). A relao entre imagem e escrita fundamental para o desenvolvimento do ocidente medida que a cincia a necessita de meios tornar imaginvel suas proposies e os textos as usas para mediar palavra e imaginao. A imagem assim , no processo histrico ocidental, sucessivamente explicada e interpretada; sendo reinventada no mundo cientificista como tcnica cujo primeiro

expoente apresenta-se na fotografia. Citaes: Imagens so superfcies que pretendem representar algo (...) algo que se encontra l fora no espao e tempo. ( p.7)

Imagens no so conjuntos de smbolos com significado inequvocos, como so as cifras: no so denotativas Imagens oferecem aos seus receptores um espao interpretativo: com smbolos conotativo. ( p.8) Imagens so cdigos que traduzem eventos em situaes, processos em cenas. No que as imagens eternalizem eventos; elas substituem eventos por cenas.( p.8) Imagens so mediaes entre o homem e o mundo. O homem existe e o mundo no lhe acessvel imediatamente. Imagens tm o propsito de representar o mundo.Mas, ao faz-lo, interpem-se entre o mundo e o homem.Seu propsito ser mapas do mundo mas passam a ser biombos (p.9) O homem ao invs de se servir das imagens em funo do mundo, passa a viver em funo das imagens. No mais decifra as cenas da imagem como significados do mundo, mas o prprio mundo vai sendo vivenciado como um conjunto de cenas ( p.9) Trata-se da alienao do homem quanto a seus prprios instrumentos. O homem se esquece do motivo pelo qual imagens so produzidas: servirem de instrumento para orientlo no mundo. No milnio A.C., tal alucinao alcanou seu apogeu. Surgiram pessoas empenhadas no relembramento da funo originria das imagens, que passaram a rasg-las, a fim de abrir a viso para o mundo concreto escondido pelas imagens. O mtodo do rasgamento consistia em desfiar as superfcies da imagem em linhas e alinhar os elementos imagticos. Eis como foi inventada a escrita linear. (p.9) A escrita funda-se sobre a nova capacidade de codificar planos em retas e abstrair todas as dimenses, com exceo de uma: a da conceituao, que permite codificar textos e decifrlos. ( p.10) Os textos no significam o mundo diretamente, mas atravs de imagens rasgadas ( p.10) Em outros termos: a escrita metacdigo da imagem. ( p.10) A relao texto-imagem fundamental (...) luta entre o cristianismo textual e o paganismo imagtico. ( p.10)

Pois precisamente em tal mundo ( mundo absurdo, mundo da realidade) que vo sendo inventadas as imagens tcnicas.Em primeiro lugar, as fotografias, a fim de ultrapassar a crise dos textos. ( p.11) Capitulo 2: A imagem tcnica ( p.13- p.18) Breve resumo: As imagens tcnicas so as imagens obtidas por meio do uso de aparelhos que captam a realidade e a fixam atravs de processos pticos, fsicos e qumicos. Sendo desse modo desenvolvimento cientifico humano aplicado. Graas ao cientificismo que lhes inerente, cabe imagem tcnica a primeiro ver maior credibilidade em sua representao do mundo, muitas vezes tomada pelo homem como inquestionvel. No entanto, o objetividade da imagem tcnica meramente ilusria fazendo-se necessrio que a imaginao atue sobre ela para da sim garantir-lhe significado. Assim nota-se que o mecanismo simblico fruto da imaginao inerente tanto imagem tradicional quanto tcnica s sendo mais fcil de observar na imagem tradicional. Na imagem tradicional a presena do agente humano mediando relao de codificao homem mundo deixa claro que o fator interpretao e imaginao so inerentes a imagem. No caso da imagem tcnica o complexo aparelhooperador oculta o fator mencionado. O processo de codificao se d dentro da caixa preta, obscuros aos leigos. Contudo a obscuridade do processo tcnico no deve fazer perder de vista que as imagens tcnicas tambm transcodificam o mundo e os impregnam de fascnio mgico como acontecia no incio do desenvolvimento da imagem tradicional. O fascnio mgico, no entanto, diferente mais intenso; O surgimento da imagem tcnica rivaliza com o surgimento da escrita ao olhar de Flusser, pois esta estabelece um cdigo geral que pode ser compreendido, capaz inclusive de tornar textos hermticos compreensveis. Assim para Flusser as imagens tcnicas poderiam constituir um elo entre cincia, arte e cotidiano s no o fazem porque a medida que se desenvolve a imagem tcnica essa acaba se tornando o objetivo e fim de tudo - tudo busca se tornar imagem.

Citaes:

Trata-se de imagens produzidas por aparelhos. Aparelhos so produtos da tcnica que por sua vez texto cientfico aplicado( p.13) ... imagens tradicionais imaginam o mundo; as imagens tcnicas imaginam textos que concebem imagens que imaginam o mundo ( p.13) Elas (as imagens tcnicas) so dificilmente decifrveis (...) aparentemente no preciso ser decifradas.Aparentemente, o significado das imagens tcnicas se imprime de forma automtica sobre sua superfcie (...)( p.13) Aparentemente, imagem e mundo se encontram no mesmo nvel do real: so unidos por cadeia ininterrupta de causa e efeito, de maneira que a imagem parece no ser smbolo e no precisar de deciframento. Quem v a imagem parecer ver seu significado, embora indiretamente. ( p.14) O carter aparentemente no simblico, objetivo, das imagens tcnicas faz com que seu observador as olhe como se fossem janelas, e no imagens. ( p.14) A aparente objetividade das imagens tcnicas ilusria, pois na realidade so to simblicas quanto o so todas as imagens. (p.14) O que vemos ao contemplar as imagens tcnicas no o mundo, mas determinados conceitos relativos ao mundo, a despeito da automaticidade da impresso do mundo sobre a superfcie da imagem. ( p.14 p.15) No caso das imagens tradicionais, fcil verificar que se trata de smbolos: h um agente humano (...) . No caso das imagens tcnicas, a situao menos evidente. Por certo,h tambm um fator que se interpe ( entre ela- a imagem- e seu significado): um aparelho e um agente humano que o manipula ( fotgrafo, cinegrafista). Mas tal complexo aparelhooperador parece no interromper o elo entre imagem e seu significado. Pelo contrrio, parece ser canal que liga imagem e significado.Isso porque o complexo aparelho-operador demasiadamente complicado que possa ser penetrado: a caixa preta e o que se v apenas imput e output ( p.15) ...somos analfabetos em relao s imagens tcnicas ( p.15)

(...)as imagens tcnicas, longe de serem janelas, so imagens, superfcies que transcodificam processos em cenas.Como toda imagem tambm mgica e seu observador tende a projetar essa magia sobre o mundo. ( p.15) O fascnio mgico que emana das imagens tcnicas palpvel a todo instante em nosso entorno ( p.15) (...) conhecemos, valorizamos e agimos cada vez mais em funo de tais imagens imagens tcnicas. Urge analisar que tipo de magia essa. ( p.16) A nova magia no visa modificar o mundo l fora, como o faz a pr-histria, mas os nossos conceitos em relao ao mundo. ( p.16) A inveno das imagens tcnicas comparvel, pois, quanto a sua importncia histrica, inveno da escrita. ( p.17) A tarefa das imagens tcnicas estabelecer cdigo geral para reunificar a cultura. Mais exatamente: o propsito das imagens tcnicas era reintroduzir as imagens na vida cotidiana, tornar imaginveis textos hermticos, e tornar visvel a magia subliminar que se escondia nos textos baratos. ( p.17) (...) as imagens tcnicas ( e, em primeiro lugar, a fotografia) deviam constituir denominador comum entre conhecimento cientifico, experincia artstica e vivencia poltica de todos os dias ( p.18) Na realidade, porm, a revoluo das imagens tcnicas tomou rumo diferente: elas no tornam visvel o conhecimento cientifico, mas o falseiam; no reintroduzem as imagens tradicionais, mas as substituem; no tornam visvel a magia subliminar, mas a substituem por outra. ( p.18) Tudo, atualmente, tende para as imagens tcnicas, so elas a memria eterna de todo empenho. Todo ato cientfico, artstico e poltico visa eternizar-se em imagem tcnica, visa ser filmado, fotografado, videoteipado. ( p.18) E, apenas se considerada sob tal ngulo apocalptico, que a fotografia adquire seus devidos contornos. ( p.18)

Captulo 3 : O aparelho ( p.19 p. 28) Breve resumo: Ao aparelho fotogrfico Flusser oferece diversas interpretaes. Primeiramente, o insere no conjunto de objetos produzidos pelo homem destinados a produzir determinado fim; so portanto pra Flusser instrumentos. Os instrumentos obedecem a determinadas intenes humanas e perfazem a cultura;Assim sendo, o aparelho fotogrfico (modelo para os demais aparelhos caractersticos) tem a inteno de fazer fotografias, aproximando a natureza do homem como os demais instrumentos.A aproximao, arrancando os objetos da natureza e os trazendo ao homem, produzindo e informando, para Flusser o que chamamos de trabalho e o resultado do trabalho, no caso a fotografia, a obra. Em um segundo momento, Flusser aproxima o aparelho fotogrfico das maquinas. Maquinas so para o autor instrumentos que prolongam funes de rgos do corpo humano e que foram aperfeioados tecnicamente a partir da revoluo industrial tornando-se mais poderosos.No entanto, a relao homem - maquina considerada muitas vezes pela ptica capitalista transformando a fotografia em produto o que pode ser questionvel em determinadas circunstancias. Os questionamentos advm do fato de que na economia industrial as maquinas visam modificar o mundo j o aparelho fotogrfico visa modificar a vida dos homens, sendo por tanto difcil aproximar o aparelho fotogrfico do conceito industrial de maquina. Ao buscar caracterizar o aparelho fotogrfico Flusser tambm vai aos poucos caracterizando o fotografo. Em quanto o aparelho tido como maquina no sentido capitalista do termo o fotografo trabalhador; a partir do momento em que a viso capitalista maquinicista extrapola as capacidades do aparelho fotogrfico esse passa a ser agente: produtor, manipulador e armazenador de smbolos como so os escritores e os pintores. Cabe ao fotografo enquanto agente, explorar e esgotar todas as potencialidades do aparelho, ou como o autor coloca do brinquedo. O ato de brincar com/contra o aparelho fotogrficaesgotando suas possibilidade s- eleva o homem de fazedor ( homofaber) a imaginador lutador (homoludes). Imaginador das inmeras potencialidades e lutador ao tentar explorar todas e esgota-las, decifrando e dominando assim a caixa preta.E, dominar e decifrar a caixa preta faz-se imprescindvel para que se domine o aparelhoe no seja

dominado por esse. O termo caixa preta como toda reflexo a respeito do aparelho fotogrfica como sugere e induz o prprio autor deve ser estendida aos demais instrumentos tcnicos que cercam o homem na sociedade de informtica. Citaes: O aparelho fotogrfico pode servir de modelo para todos os aparelhos caractersticos da atualidade e do futuro imediato. (p.19) (...) aparelho, (...). Etimologicamente, a palavra latina apparatus deriva dos verbos adparare e praeparare. O primeiro indica prontido para algo; o segundo, disponibilidade em prol de algo.(p.19) O conjunto de objetos produzidos perfaz a cultura. Aparelhos fazem parte de determinadas culturas, conferindo a estas certas caractersticas. ( p.20) Instrumentos tm a inteno de arrancar objetos da natureza para aproxim-los do homem. Ao faz-lo, modificam a forma de tais objetos.Este produzir e informar se chama trabalho. O resultado se chama obra. (p.20) Instrumentos so prolongamentos de rgos do corpo: dentes, dedos, braos, mos prolongados. Por serem prolongamentos, alcanam mais longe e fundo a natureza, so mais poderosos e eficientes. (p.21) Por certo: aparelhos informam, simulam rgos, recorrem a teorias, so manipulados por homens, e servem a interesses ocultos. Mas no isso que os caracteriza.( p.21- p.22) Aparelhos no trabalham. Sua inteno no a de modificar o mundo. Visam a modificar a vida dos homens. (p. 22) Embora fotgrafos no trabalhem, agem.Este tipo de atividade sempre existiu.O fotgrafo produz smbolos, manipula-os e os armazena.Escritores, pintores, contadores,

administradores sempre fizeram o mesmo.O resultado deste tipo de atividade so mensagens: livros, quadros, contas, projetos.No servem para ser consumidos, mas para informar: ser lidos, contemplados, analisados e levados em conta nas decises futuras ( p.22)

A cada foto realizada, diminui o nmero de potencialidades, aumentando o nmero de realizaes: o programa vai se esgotando e o universo fotogrfico vai se realizando. (p.23) O fotografo manipula o aparelho, apalpa-o, olha para dentro e atravs dele, a fim de descobrir sempre novas potencialidades.(p.23) A pretido da caixa seu desafio, porque, embora o fotgrafo se perca em sua barriga preta, consegue, curiosamente, domin-la. O aparelho funciona, efetiva e curiosamente, em funo da inteno do fotgrafo.( p.24) O aparelho fotogrfico ilustra o fato: enquanto objeto, est programado para produzir, automaticamente, fotografias. Neste aspecto, instrumento inteligente. E o fotgrafo, emancipado do trabalho, liberado para brincar com o aparelho.( p.26) Em suma: aparelhos so caixas pretas que simulam o pensamento humano, graas a teorias cientficas, as quais, como o pensamento humano, permutam smbolos contidos em sua memria, em seu programa. Caixas pretas que brincam de pensar.( p.28)

Capitulo 4: O gesto de fotografar ( p.29 p.35) Breve resumo: Flusser inicia a caracterizao do gesto de fotografar comparando o aos gestos de caar. Ambos espreitam e esperam a melhor hora de agir, no entanto o caador movimenta-se na selva e o fotografo entre os diversos objetos culturais que cercam o homem cujas intenes lhe so caractersticas. A caa driblar-se das caractersticas culturais dos objetos tornando, portanto cada caa singular dentro do contexto social e cultural em que produzida. A interpretao da fotografia tambm no pode esquivar-se de ver cada gesto fotogrfico dento do contexto da caada. O a caa, busca do fotografo pra esquivar-se da condio social e cultural que lhe imposta pelos objetos que o cercam no est no aparelho fotogrfico (no input), mas pertence s diversas relaes espao-tempo fotogrfico possveis (output) dentro da capacidade do aparelho que dispe.Assim cabe ao fotografo escolher a melhor relao tempo espao que drible as condies que o meio cultural impe e dentro das caractersticas programadas de seu aparelho.

Flusser levanta tambm o fato da liberdade do fotografo ser limitada pelo obvio s possvel fotografar o fotografvel, ou seja, s cabe ao fotgrafo transcodificar a realidade em cena, seu aparelho s lhe permite isso. Contudo o fotografo ao escolher o discurso que se deseja com a fotografia escolhe tambm meios que so alheios ao instrumento, manipulando o output,articulando conceitos; no havendo assim ingenuidade ao se fotografar. O ato fotogrfico o conjunto de uma serie de decises que vo desde a inteno fotogrfica, o ponto de vista adotado, o aparelho e suas potencialidades exploradas, os meios alheios aos instrumentos utilizados, os conceitos abordados, a imaginao do fotografo e seus interesses. O resultado do ato fotogrfico so fotografias que armazenam em si todas as decises e hesitaes contidas no ato de fotografar. Citaes: Quem observar os movimentos de um fotgrafo munido de aparelho ( ou de um aparelho munido de um fotgrafo) estar observando movimento de caa.(...) na floresta densa da cultura.( p.29) Os caminhos tortuosos do fotgrafo visam a driblar as intenes escondidas nos objetos. Ao fotografar, ele avana contra as intenes da sua cultura( p.29) Decifrar fotografias implicaria, entre outras coisas, o deciframento das condies culturais dribladas. (p.29) (...) as condies culturais no transparecem, diretamente, na imagem fotogrfica, mas atravs da triagem das categorias do aparelho. (...) As categorias fotogrficas se inscrevem no lado output do aparelho. So categorias de um espao-tempo fotogrfico, que no nem newtoniano nem eisteiniano. ( p.29 p.30) O fotgrafo escolhe, dentre as categorias disponveis as que lhe parecem mais convenientes. Neste sentido, o aparelho funciona em funo da inteno do fotgrafo. Mas sua escolha limitada pelo nmero de categorias inscritas no aparelho: escolha programada. (p.31) Fotografias so imagens de conceitos, so conceitos transcodificados em cenas. ( p.32)

O gesto fotogrfico srie de saltos; o fotgrafo salta por cima das barreiras que separam as vrias regies do espao-tempo.( p.33) (...) gesto de fotografar: o gesto caador no qual o aparelho e fotografo se confundem, para formar unidade funcional inseparvel. O propsito desse gesto unificador produzir fotografias, isto , superfcies nas quais se realizam simbolicamente cenas. Estas significam conceitos programados na memria do fotgrafo e do aparelho.( p.34)

Captulo 5: A fotografia ( p.39 p.43) Breve resumo: A fotografia, como as demais imagens tcnicas, para Flusser inequivocamente

onipresente. No entanto, o autor questiona seu significado principalmente para leigos, tidos por ele como observadores ingnuos. O observador ingnuo ao percorrer o universo fotogrfico perturba-se ao perceber que este representa o mundo l fora, mas dentro da tica do prprio universo fotogrfico. O exemplo da fotografia em preto e branco bastante claro para destacar o que esse universo fotogrfico frente o universo real, das coisas existentes. Uma vez que no realidade em preto e branco esse no passa de um recurso expressivo e conceitual usado pelo fotografo. O preto e branco um recurso de abstrao e transcodificao como o uso da cor.A cor real no a mesma da fotografia, a cor na fotografia uma transcodificao do mundo por meio de processos qumicos. Dominar e entender os processos conceituais e tcnicos transforma o observador leigo em critico. Cabe ao critico tambm perceber o combate e conciliao inerentes as intenes do fotografo e as intenes do aparelho. Enquanto o fotografo busca codificar sua memria em uma cena, eternizar-se na imagem e servir de modelo a outros: o aparelho busca aperfeioar-se pelo gesto do fotografo, imprimir e transmitir sua marca ao mundo. A harmnica relao dos interesses do fotografo e do aparelho garante uma boa fotografia e somente compreendendo essa relao que pode se dar o deciframento da fotografia que como as demais imagens tcnicas transcodifica conceitos em superfcie. Citaes:

Fotografias so onipresentes. (...) Que significam tais fotogrficas? Segundo as consideraes precedentes, significam conceitos programados, visando a programar magicamente o comportamento de seus receptores.(p.37) (...) as fotografias abrem ao observador vises de mundo. ( p. 37) O preto e branco so situaes ideais: situaes - limite: O branco presena total de todas as vibraes luminosas; o preto a ausncia total. O preto e branco so conceitos que fazem parte de uma determinada teoria tica. ( p.38) (...) ao contrrio da pintura, onde se procura decifrar ideias, o critico de fotografia deve decifrar, alm disso, conceitos.( p.38) Muitos fotgrafos preferem fotografar em preto e branco, porque tais fotografias mostram o verdadeiro significado dos smbolos fotogrficos: o universo dos conceitos. ( p.39) (...) as cores so to tericas quanto o preto e o branco. ( p.40) (...) conceitos transcodificados que pretendem ser impresses automticas do mundo l fora.Tal pretenso precisa ser decifrada por quem quiser receber a verdadeira mensagem das fotografias: conceitos programados. ( p.40) (...) a inteno do fotografo esta: 1 codificar, em forma de imagens, os conceitos que tem na memria; 2 servir-se do aparelho para tanto; 3 fazer com que tais imagens sirvam de modelos para outros homens; 4 fixar tais imagens para sempre.Resumindo: a inteno a de eternizar seus conceitos em forma de imagens acessveis a outrs, a fim de se eternizar nos outros. ( p.41) (...) a inteno programada do aparelho a de realizar o seu programa, ou seja, programar os homens para que lhe sirvam de feedback para o seu continuo aperfeioamento.( p.42) Se compararmos as intenes do fotografo e do aparelho, constataremos pontos de convergncia e divergncia. (...) Toda fotografia o resultado de tal colaborao e combate. ( p.42)

A funo de toda critica fotogrfica seria, precisamente revelar o desvio das intenes humanas em prol dos aparelhos. (p.43) (...) fotografias so imagens tcnicas que transcoodificam conceitos em superfcies. Decifrlas descobrir o que os conceitos significam( p.43) (...) na fotografia se amalgamam duas intenes codificadoras: a do fotografo e do aparelho (...) a fotografia , pois, mensagem que articula ambas as intenes codificadoras.( p.43)

Captulo 6: A distribuio da fotografia ( p.45 p.52) Breve resumo: Em relao s demais imagens tcnicas, uma peculiaridade da fotografia se d no modo como essa distribuda. Em quanto as demais imagens tcnicas necessitam de outros aparelhos tcnicos para ser distribuda, fotografia basta passar de mo em mo. Pois, o mais importante na fotografia no sua materialidade, mas sim as informaes nela contidas. Assim sendo, o homem encontra na fotografia , como nas demais imagens tcnicas salve a peculiaridade dessa, uma forma privilegiada de expor seu esprito e imprimir sua cultura: Visto que a cultura resultado da capacidade inerentemente humana de produzir, transmitir e guardar informao. No entanto no s a imagem possui a capacidade de informar o meio na qual essa distribuda lhe garante parte de seu significado. O poder comunicacional, portanto no mais atribudo ao objeto (fotografia) em si, mas a quem programa as informaes ( fotografo) e distribui as imagens. Outro ponto que Flusser levanta : para ele, a manipulao da informao de qualquer meio pode se dar em dois momentos: primeiro enquanto a informao produzida ( dialogo) e segundo quando essa distribuda, comunicada ( discurso); H contudo diversos modos dessa informao ser distribuda, desse discurso ser enunciado. No caso da fotografia, isso se d como nas demais imagens tcnicas pelo mtodo discursivo, ou seja com o emissor distribuindo informao rumo ao vazio, sem alvo especfico podendo ser captada por qualquer um.

Citaes: A caracterstica que distinguem a fotografia das demais imagens tcnicas se revelam ao considerarmos como so distribudas. As fotografias so superfcies imveis e mudas que esperam, pacientemente, ser distribudas pelo processo de multiplicao ao infinito. So folhas. Podem passas de mo em mo, no precisam de aparelhos tcnicos para ser distribudas. ( p.45) O homem capaz de produzir informaes, transmiti-las e guard-las. Tal capacidade humana antinatural, j que a natureza como um todo sistema que tende, conforme o segundo princpio da termodinmica, a se desinformar. ( ...) mas o homem parece ser o nico fenmeno capaz de produzir informaes com o propsito deliberado de se opor entropia.Capaz de transmitir e guardar informaes no apenas herdadas, mas adquiridas.podemos chamar tal capacidade especificamente humana: esprito e seu resultado, cultura ( p.45) O processo dessa manipulao de informaes a comunicao que consiste em duas fases: na primeira, informaes so produzidas; na segunda, informaes so distribudas para se armazenarem.( p.46) A fotografia enquanto objeto tem valor desprezvel. No tem muito sentido querer possula.Seu valor est na informao que transmite.Como efeito, a fotografia o primeiro objeto ps industrial: o valor se transferiu do objeto para a informao.( p.47) No mais quem possui tem poder, mas sim quem programa informaes e as distribui. (p.48) Os crticos no reconhecem, via de regra, a funo codificadora do canal distribuidor na fotografia critica. (p.51) (...) antes de serem distribudas as fotografias so transcodificadas pelo aparelho de distribuio, a fim de serem subdivididas em canais diferentes; somente dentro do canal, do mdium, adquirem seu ltimo significado; nessa transcodificao, cooperam tanto o fotgrafo quanto o aparelho ( p.52)

Captulo 7: A recepo da fotografia ( p.53 p.59) Breve resumo: Flusser defende que diferente da escrita onde saber ler garante o fato de saber escrever e a recproca; O foto de algum possuir um equipamento fotogrfico e tira fotos no garante necessariamente que esse saiba interpretar ou mesmo produzir uma fotografia. A democratizao do acesso aos aparelhos fotogrficos, o fato de mais e mais pessoas fotografarem, portanto no garante que haja o maior conhecimento do universo fotogrfico e sim a popularizao da fotografia e do aparelho fotogrfico como brinquedos sabe-se manipula-los mas no o que se passa em seu interior. Essa atitude frente a fotografia condenada por Flusser na medida que produz imagens que dizem mais sobre os aparelhos que sobre quem os manipula. Diferentemente, da imagem produzida automaticamente, sem a magia prpria do universo fotogrfico e onde o aparelho est mais evidente que a cena em si, uma fotografia relevante capaz de trazer em si todas as informaes que se deseja transmitir, seduzindo e modelando o receptor e mantendo profundas relaes espaciais e temporais entre as partes que a compe. Citaes: De modo geral, todo mundo possui um aparelho fotogrfico e fotografa, assim como , praticamente, todo mundo est alfabetizado e produz textos. ( p.53) Para captarmos a razo pela qual quem fotografa pode ser analfabeto fotogrfico, preciso considerar a democratizao do ato fotogrfico. ( p.53) Aparelho fotogrfico comprado por quem foi programado para tanto. Aparelhos de publicidade programam para tal compra. (...) Neste sentido, os compradores de aparelhos fotogrficos so funcionrios do aparelho da indstria fotogrfica. (p.53) (...) o aparelho fotogrfico vai se revelar um brinquedo curioso. Embora repouse sobre teorias cientficas complexas e sobre tcnicas sofisticadas (...) (p.53) Quem possui aparelho fotogrfico de ultimo modelo, pode fotografar bem sem saber o que se passa no interior do aparelho. Caixa Preta. (p.54)

Quem contemplar lbum de um fotografo amador, estar vendo a memria de um aparelho, no de um homem. (p.54) Quem escreve precisar dominar as regras da gramtica e ortografia. Fotografo amador apenas obedece a modos de usar, cada vez mais simples, inscritos ao lado externo do aparelho. Democracia isto.( p.54 p.55) (...) o fotografo amador cr ser o fotografar gesto automtico graas ao qual o mundo vai aparecendo(p.55) Nossa prxis com a mar fotogrfica que nos inunda faz crer que podemos fazer delas e com elas o que bem entendermos.Tal desprezo pela fotografia individual distingue a sua recepo das demais imagens tcnicas.( p.55) E assim a fotografia vai modelando seus receptores. Estes reconhecem nela foras ocultas inefveis, vivenciando concretamente o efeito de tais foras e agem ritualmente para propiciar tais foras.( p.57) (...) fotografias so recebidas: enquanto objetos, No tem valor, pois todos sabem faz-las e delas fazem o que bem entendem. Na realidade, so elas que manipulam o receptor para comportamento ritual, em proveito dos aparelhos. (p.59) Assim, as fotografias vo formando crculo mgico em torno da sociedade, o universo das fotografias. Contemplar tal universo visando quebrar o crculo seria emancipar a sociedade do absurdo. ( p.59)

Captulo 8: O universo fotogrfico ( p.61 p.70) Breve resumo: O universo fotogrfico destacado por Flusser exatamente pelo fato desse passar despercebido apesar da onipresena da fotografia ao cercar todos. Primeiramente, Flusser destaque que o universo fotogrfico pouco ou nada percebido devido ao fato de termos nos acostumado fotografia, ou melhor, como ele mesmo destaca nos acostumados ao continuo progresso e substituio da fotografia. No percebemos o universo fotogrfico

como no percebemos a magia que as cores de uma fotografia romper com o mundo em escala de cinza do sculo XIX. Se nem sequer percebemos as cores, Flusser destaca que muito menos fazemos reflexes sobre elas e sua simbologia, as recebemos e reagimos automaticamente. No entanto essa automaticidade no caracterstica humana e sim legado do aparelho fotogrfico. E exatamente esse legado automtico e necessrio que segundo Flusser deve ser compreendido para da sim entender e perceber o universo fotogrfico. No entanto o exerccio de compreenso no simples precisamos percebemonos como programados tanto quanto as maquinas e aparelhos que programamos para a partir desse ponto libertarmo-nos e imprimirmos verdadeiramente nossas intenes.Flusser salienta que toda reflexo que ele desenvolve sobre o universo fotogrfico deve ser estendido aos demais universos ps-industriais. Citaes:

As fotografias nos cercam. To onipresentes so, no espao publico e no privado, que sua presena no est sendo percebida.( p.61) O universo fotogrfico est em constante flutuao e uma fotografia constantemente substituda por outra. (p.61) No a determinadas fotografias, mas justamente alterao constante de fotografias que estamos habituados. Trata-se de novo habito: o universo fotogrfico nos habitua ao progresso. (p.61) (...) estamos surdos oticamente diante de tal poluio. As cores penetram nossos olhos e nossa conscincia sem serem percebidas, alcanando regies sublimares, onde ento funcionam. (p.62) Toda fotografia individual uma pedrinha de mosaico: superfcie clara e diferente das outras. (p.62) Segundo o modelo cartesiano, o pensamento um colar de perolas claras e distintas.tais perolas so os conceitos e pensar permutar conceitos segundo as regras do fio.Pensar

manipular baco de conceitos.Todo conceito claro e distinto significa um ponto l fora no mundo das coisas extensas ( res extensa). ( p. 63) A cada fotografia individual, corresponde um conceito claro e distinto no programa do aparelho produtor desse universo.(p.64) O universo fotogrfico muda constantemente, porque cada uma das situaes corresponde a determinado lance de um jogo cego. Cada situao do universo fotogrfico significa determinada permutao dos elementos inscritos no programa dos aparelhos, o que permite definirmos o universo das fotografias.( p.65) O universo fotogrfico produto do aparelho fotogrfico, que por sua vez produto de outros aparelhos( p.67) A critica clssica dos aparelhos objetivar que tudo no passa de mitificao que os transforma em gigantes super humanos, a fim de esconder a inteno humana que os move.( p.69) (...) o universo fotogrfico um jogo de permutao cambiante e colorido com superfcies claras e distintas, chamadas fotografias. Estas so imagens de conceitos programadas em aparelhos e tais conceitos so smbolos vazios. Sob anlise, o universo fotogrfico universo vazio e absurdo. No entanto, como as fotografias so cenas simblicas, elas programam a sociedade para um comportamento mgico em funo do jogo.Conferem significado mgico vida da sociedade. ( p.70) (...) o universo fotogrfico no apenas um evento relativamente incuo do funcionamento, mas , pelo contrario, o modelo de toda vida futura.( p.70)

Captulo 9: A urgncia de uma filosofia da fotografia ( p. 71 p.76) Breve resumo: Dado a conceituao proposta para termos chaves como imagem, aparelho, programa e informao possvel e ideal para Flusser que se criem definies. As definies mesmo incompletas e excludentes, como a proposta pelo autor para fotografia, serviriam de ponto

de partida para questionamentos e reflexes dando origem filosofia da fotografia propriamente dita. A necessidade da existncia de uma filosofia prpria e que tem como objeto a fotografia deve-se a complexidade de relaes que essa encerra que vo desde as intenes de quem fotogrfica passa pelas intenes do aparelho de quem o produziu chega nas de quem vai distribuir , no terminado ai mas mobilizando diversos setores e agentes que ficam ocultos ou so omitidos. A filosofia da fotografia urgente para que a prtica da fotografia seja consciente; para que se possa compreender e enxergar as possibilidades de se viver plena e livremente em um mundo programado pelos aparelhos que tambm so programadores. Citaes: (...) conceitos chave: imagem, aparelho, programa, informao.Tais conceitos formam pedras angulares de toda filosofia da fotografia, baseando-se na seguinte definio de fotografia: imagem produzida e distribuda por aparelhos segundo um programa, a fim de informar receptores. (p.71) Todo conceito chave, por sua vez implica conceitos subsequentes. Imagem implica magia. Aparelho implica automao e jogo. Programa implica acaso e necessidade. Informao implica smbolo.(p.71) (...) definio inaceitvel. Deve ser contestada, porque a contestao a mola propulsora de todo pensar filosfico. De maneira que a definio proposta pode servir de ponto de partida para a filosofia da fotografia. ( p.71) Em todos, estamos j, de forma espontnea, pensando informaticamente,

programaticamente, aparelhisticamente, imageticamente. Estamos pensando do modo pelo qual pensam computadores. (p.73) A fotografia no instrumento, como a mquina, mas brinquedo como as cartas do baralho. (p.73) No momento em que a fotografia passa a ser modelo de pensamento, muda apropria estrutura da existncia, do mundo e da sociedade. (p.73) (...) liberdade jogar contra o aparelho (p.75)

Urge uma filosofia da fotografia para que a prxis fotogrfica seja conscientizada (p.76) (...) a filosofia da fotografia necessria porque reflexo sobre as possibilidades de se viver livremente num mundo programado por aparelhos. (p.76) Reflexo sobre o significado que o homem pode dar a vida, onde tudo acaso estpido, rumo morte absurda. (p.76)

S-ar putea să vă placă și