Sunteți pe pagina 1din 5

Como posso proteger a minha audio no trabalho?

A melhor maneira de prevenir a surdez ocupacional pela reduo do rudo na fonte por meio de mtodos de engenharia. Porm, em certas condies de trabalho, os trabalhadores usam protetores auditivos para reduzir a quantidade de rudo que chega aos ouvidos.

O que preciso saber na hora de escolher um protetor auditivo?


Voc deve usar protetores auditivos quando o nvel de rudo, ou o de som, ultrapassar os 85 decibis (ponderado em A) ou db(A). Se forem usados corretamente, os protetores auditivos podem reduzir o risco de danos audio. Quando h necessidade do uso de protetores auditivos, preciso que se implemente um programa de conservao da audio. Esse programa deve incluir a medio do rudo ambiente, a escolha do protetor auditivo, teste de ajuste, treinamento e conscientizao dos funcionrios, teste audiomtrico, manuteno, inspeo, registro e avaliao do programa. A eficcia dos protetores auditivos muito reduzida quando eles no esto ajustados corretamente ou quando so usados apenas durante parte do perodo de exposio ao rudo. Para que mantenham sua eficcia, eles no devem ser modificados. Lembre-se: fones de ouvido utilizados para ouvir msica no substituem os protetores auditivos e no devem ser usados quando for necessrio utilizar protetores para proteger seus ouvidos da exposio ao rudo. Escolha protetores auditivos: Adequados para o trabalho. Consulte a Norma Z94.2-02 "Hearing Protection Devices - Performance, Selection, Care and Use" [Protetores Auditivos Desempenho, Seleo, Cuidado e Uso], da Associao Canadense de Padres (CSA) ou entre em contato com o rgo responsvel pelas leis de sade e segurana do trabalho para obter mais informaes. Capazes de oferecer proteo adequada. Verifique o manual do fabricante. Confortveis o suficiente para que sejam aceitos e usados durante todo o tempo de exposio ao rudo.

Quais so os tipos de protetores auditivos disponveis?


Protetores tipo insero (plug): so inseridos para bloquear o canal auditivo. Eles podem ser pr-moldados (pr-formados) ou auto-moldveis (feitos de espuma). Existem protetores descartveis e reutilizveis. Tambm possvel obter protetores feitos sob medida. Protetores tipo capa de canal: so protetores colocados na entrada do canal auditivo que ficam presos por um arco tensor em volta da cabea. Protetores tipo abafador: so conchas revestidas com almofadas macias feitas de material que atenua o rudo, que se ajustam parte externa da orelha. As conchas so presas por um arco.

Como escolher meu protetor auditivo?


A escolha de um protetor auditivo muito pessoal e depende de vrios fatores que incluem o nvel de rudo, o conforto e a adequao do protetor auditivo ao trabalhador e ao

ambiente onde ele se encontra. O mais importante, porm, que o protetor auditivo oferea a reduo de rudo desejada. O ideal que se possa escolher entre os diferentes tipos de protetores auditivos. Quando a exposio ao rudo for intermitente, prefervel que se usem abafadores, j que pode ser inconveniente retirar e recolocar os plugs.

Como posso saber o quanto um protetor auditivo pode reduzir a exposio ao rudo?
Os fabricantes geralmente fornecem informaes sobre a capacidade de reduo de rudo de um protetor auditivo por meio de um valor NRR (Nvel de Reduo de Rudo). O valor do NRR baseado na reduo mxima de rudo obtida em laboratrio. Para que haja uma margem de segurana, algumas empresas consideram a metade do NRR como o fator real de reduo de rudo no local de trabalho.

O que o Nvel de Reduo de Rudo (NRR)?


O nvel de reduo de rudo um sistema de classificao que foi desenvolvido para servir de guia para a proteo auditiva potencial que os protetores auditivos podem oferecer em um ambiente onde haja muito rudo. A quantidade de reduo de rudo medida em laboratrio e recebe um valor de NRR em decibis (dB) quanto maior o valor, maior a proteo. A proteo proporcionada na "vida real" pelos protetores auditivos menor que o ideal ou que o valor medido. O NRR usado para calcular a exposio ao rudo a que o usurio do protetor submetido. Para isso, subtramos o valor no NRR do nvel de som ponderado em C. Exposio ao rudo estimada = Nvel de rudo no local em dBC - NRR. acrescentado um fator de segurana adicional de 7 dB quando o NRR subtrado dos nveis de som ponderado em A (dB(A)). Exposio ao rudo estimada = Nvel de rudo no local em dB(A) (NRR-7). Existem outras classificaes de nmero nico disponveis. Para obter mais detalhes, consulte a Norma Z94.2 da Associao Canadense de Padres (CSA) - 2002. Outra classificao de nmero nico (Ajuste Subjetivo) se baseia em medidas da Real Atenuao Auditiva, conhecida como Single Numer Rating [Classificao de Nmero nico] (Ajuste Subjetivo - 84o percentil) e abreviado como SNR (SF 84) (para obter mais detalhes veja a Norma S12.6 da ANSI). O "SF 84" indica que 84% dos usurios que participem de um programa de conservao da audio bem desenvolvido devem receber pelo menos esse percentual de proteo.

O que uma SNR Single Number Rating [Classificao de Nmero nico]?


Uma SNR um sistema de classificao de nmero nico determinado de acordo com o Padro Internacional ISO 4869. Os testes so feitos por laboratrios comerciais independentes dos fabricantes. Da mesma forma que os NRR, os SNR so expressos em dBs e servem de guia para a comparao da potencial capacidade de reduo de rudo de vrios protetores auditivos. Como os procedimentos de medio dos NRR e dos SNR so diferentes, os valores para um protetor auditivo individual so diferentes. Para obter mais detalhes, consulte a Norma Z94.2-02, da CSA, ou a Norma Americana S12.6, da ANSI.

Como posso usar o NRR (Nvel de Reduo de Rudo) para escolher protetores auditivos?
Para determinar a exposio real de uma pessoa que esteja usando um protetor auditivo, devemos subtrair o valor do NRR do nvel de som ponderado em C medido [dB(C)] no local de trabalho. Esse mtodo conhecido como mtodo NIOSH n2. Exposio real em dB(A) = nvel de som em dB(C) - NRR. O seguinte mtodo usado quando apenas o nvel de som ponderado em A em dB(A) medido. Exposio real em dB(A) = Nvel de Som Medido em dB(A) - (NRR - 7). Um mtodo mais complicado, o mtodo NIOSH n1, envolve clculos detalhados com anlise de banda de oitava do rudo no local de trabalho e a atenuao de rudo oferecida pelo protetor auditivo para o rudo de cada banda de oitava. Como foi mencionado anteriormente, os valores do NRR so baseados na reduo mxima de rudo obtida em condies de laboratrio ideais e controladas. Para se ter uma margem de segurana, algumas empresas consideram 50% do NRR como o fator de reduo de rudo esperado sob condies normais de uso.

Quais so as vantagens e as limitaes dos plugs e dos abafadores?


Existem vantagens e desvantagens tanto para o uso de abafadores quanto de plugs. Os plugs podem ser produzidos em massa ou moldados individualmente para se ajustarem ao ouvido. Eles tambm podem ser reutilizveis ou descartveis. O lado positivo que so simples de usar, mais baratos que os abafadores e mais confortveis para serem usados em locais quentes ou midos. O lado negativo que eles oferecem menos proteo que alguns abafadores e no devem ser usados em locais onde o nvel de rudo seja maior que 105 dB(A) (decibis ponderados em A). Eles no so to visveis quanto os abafadores e o supervisor no pode verificar prontamente se eles esto sendo usados. Eles devem ser inseridos corretamente para que ofeream a proteo adequada. Os abafadores podem variar quanto ao material, profundidade da concha e flexibilidade do arco tensor. Quanto mais funda e pesada a concha, maior a atenuao de baixa freqncia oferecida pelo protetor. O arco tensor deve apertar o suficiente para manter a vedao, mas no deve apertar demais a ponto de ser desconfortvel. O lado positivo do uso dos abafadores que eles podem oferecer mais proteo que os plugs, mas isso nem sempre acontece. Eles so mais fceis de ajustar, geralmente duram mais que os plugs e possuem partes que podem ser substitudas. O lado negativo que eles so mais caros e, normalmente, menos confortveis que os plugs, principalmente em locais de trabalho muito quentes. Em locais onde o nvel de rudo muito alto, abafadores e plugs podem ser usados juntos para maior proteo. A tabela a seguir mostra um resumo das diferenas entre os plugs e os abafadores.

Comparao entre Protetores Auditivos Tipo insero (plugs) Abafadores Vantagens: Vantagens: pequenos e fceis de carregar menor variao de atenuao de um convenientes para serem usados usurio para outro com outro equipamento de

projetados para que um tamanho se ajuste maioria dos tamanhos de cabeas visveis distncia, o que auxilia no monitoramento do uso mais difcil de perder ou colocar no lugar errado podem ser usados quando houver pequenas infeces auditivas Desvantagens: Desvantagens: requerem mais tempo para o mais difcil de carregar e mais ajuste pesado mais difceis de inserir e remover no conveniente para ser usado requerem uma boa higiene com outro equipamento de proteo podem irritar o canal auditivo desconfortvel para ser usado em fceis de perder locais quentes ou midos mais difcil monitorar o uso no conveniente para ser usado em reas com espao restrito pode interferir no uso de culos de proteo ou de correo de grau: o uso de culos causar a quebra da vedao do abafador contra a pele, o que far com que a proteo auditiva diminua.

proteo pessoal (podem ser usados com abafadores) mais confortveis para uso prolongado em locais de trabalho quentes e midos convenientes para serem usados em reas de trabalho com espao restrito

Por que a preferncia do usurio to importante?


O ponto de vista humano especialmente importante quando se trata de proteo, j que o nico tipo de proteo que realmente funciona aquele que usado. Algumas pessoas no aceitam certos tipos de protetores. As pessoas so diferentes e a anatomia da orelha e do canal auditivo pode variar muito de pessoa para pessoa. uma boa idia que o empregador fornea vrios tipos diferentes de protetores auditivos para dar opes aos trabalhadores, mas ele precisa ter em mente questes de segurana e higiene na hora de escolher um determinado tipo de protetor e no outro. Isto , no qualquer tipo de protetor que pode ser usado quando os nveis de rudo so muito altos ou quando ele for inadequado quanto higiene. Por exemplo, os plugs usados numa fbrica onde as pessoas os reutilizem durante todo o dia, reinserindo-os com os dedos sujos, podem levar sujeira e bactrias para dentro dos ouvidos, causando infeces auditivas. Quando se trata de protetores auditivos, o principal a preferncia do trabalhador. Se os trabalhadores no gostarem do tipo de proteo (por exemplo, se for desconfortvel, no se ajustar corretamente ou no for prtico) eles no usaro.

O que eu preciso saber sobre o ajuste dos meus protetores auditivos?


Siga as instrues do fabricante. No caso dos plugs, por exemplo, a orelha deve ser puxada para fora e para cima, com a mo contrria, para alargar e deixar o canal auditivo na posio reta, e ento inserir o plug com as mos limpas. Certifique-se de que o protetor auditivo veda bem o canal auditivo ou a lateral da cabea. Verifique se no h cabelo ou roupas atrapalhando a vedao.

O que acontece com o nvel de proteo quando os protetores auditivos so retirados por curtos perodos?
Para obter benefcio total, os protetores auditivos devem ser usados durante todo o perodo de trabalho em ambiente com rudo. Se os protetores forem removidos por um curto perodo, a proteo ser reduzida substancialmente. A tabela a seguir mostra a proteo mxima obtida com o uso no contnuo de um protetor auditivo perfeitamente ajustado e "100%" eficiente. Por exemplo, se algum retirar o protetor por 5 min em um turno de 8 horas, a proteo mxima ser de 20 dB. A tabela mostra outros exemplos.

Proteo mxima obtida com o uso no contnuo de protetores auditivos Porcentagem Proteo mxima do tempo de uso 50% 3 dB 60% 4 dB 70% 5 dB 80% 7 dB 90% 10 dB 95% 13 dB 99% 20 dB 99.9% 30 dB Os protetores de ouvido devem ser usados durante TODO O TEMPO para obter benefcio total.

Como devo cuidar do meu protetor auditivo?


Siga as instrues do fabricante. Verifique regularmente se o protetor sofreu desgaste ou est danificado. Substitua as almofadas ou os plugs que perderam a flexibilidade. Substitua o protetor quando o arco tensor estiver muito esticado e no seja mais capaz de manter as almofadas bem ajustadas junto cabea. Desmonte os abafadores para fazer a limpeza. Lave os abafadores com detergente suave e gua morna e depois enxge com gua morna limpa. Cuidado para no molhar o material atenuador de som dentro das almofadas. Use uma escova macia para remover a oleosidade da pele e sujeira que podem endurecer as almofadas. Retire o excesso de umidade dos plugs ou almofadas e coloque-os sobre uma superfcie limpa para secar. (Verifique as recomendaes do fabricante primeiro para saber se os plugs so lavveis.)

S-ar putea să vă placă și