Sunteți pe pagina 1din 18

Deuterostmios So Animais que no desenvolvimento embrionrio a boca se forma aps a formao do nus.

Protostmios So animais que no desenvolvimento embrionrio a boa se forma antes da formao do nus. Todos os animais, exceto os equinodermos e os cordados.

Equinodermos. Exemplo: estrela do mar. Cordados (Chordata, do


latim chorda, corda).

Constituem um filo dentro do reino Animlia, incluem os vertebrados, os anfioxos e os tunicados.

Urochordata (urocordados).

Cephalochordata (cefalocordados).

Craniata (craniados). Obs: grupo que inclu os vertebrados.

1. Caractersticas estruturais dos Cordados:


Nos cordados existem quatro caractersticas exclusivas, que surgem no desenvolvimento do embrio e em muitos casos, no se mantm nos adultos: - Cauda ps-anal: ela participa da locomoo por ondulao lateral; - Notocorda: ela deriva da mesoderme e corresponde a um bastonete elstico e incompressvel, situado na linha mediana dorsal do corpo; - Sistema nervoso dorsal: origina-se da ectoderme dorsal do embrio. Obs: nos animais no cordados o sistema nervoso na posio ventral ou difusa; - Endstilo: uma estrutura ciliada ligada a alimentao, porm em alguns cordados ela modificada na tireidea e ajuda na produo de hormnios reguladores do metabolismo; As fendas faringianas ou farngeas so uma estrutura que persisti nos adultos, elas tm funo respiratria e nutridora, elas surgiram primeiro no grupo dos hemicordados que hoje no so mais considerados cordados.

Dentre os cordados, duas linhas evolutivas se formaram: - A primeira deu origem aos urochordata (our=cauda), principal representantes ascdias; - A segunda deu origem aos cordados com metameria, os cephalochordata (anfioxo) e os craniata como os peixes. A metameria pode ser vista em muitos casos na estrutura do tronco, onde so organizada por mitomos (ms= musculo e tom=pedao), ou seja, bloco musculares ou corpo segmentado, essa estrutura muscular importante, pois quando contrada, proporciona ao animal impulso para frente.

2. Embriologia dos cordados:


Desenvolvimento embrionrio de um celofalocordado, o anfioxo (um animal com ambas as extremidades pontiagudas). Ele vive enterrado em areia de aguas rasas, possui sexos separados e a fecundao externa. Passam por uma fase larval que sofre metamorfose, dando origem ao adulto.

Nos cordados com metameria, como o anfioxo, a mesoderme se divide em: - epmero e mesomero: apresentam-se como blocos regulares (metameria, o mesomero da origem ao sistema genital e urinrio; - hipomero: forma os somitos, que do origem ao msculos, e tambm o esplancnopleura(membrana visceral); - a combinao da mesoderme com a ectoderme forma uma membrana chamada somatopleura (corpo); - a esplancnopleura junta a somatopleura formam uma cavidade cheia de liquido chamada celoma; - nos cordados craniados, o crnio protege a extremidade anterior do tubo neural, originando o encfalo, nos vertebrados a Notocorda desaparece e forma-se a coluna vertebral.

3. Urochordata
Os urocordados recebem esse nome por apresentarem notocorda na regio caudal das larvas, com o crescimento, dependendo do grupo eles permanecem com a notocorda. Todos os urocordados so animais marinhos, so formados por aproximadamente 2200 espcies. Os exemplos mais conhecidos so as ascidias, elas so comuns nos substratos rochosos dos mares, entre as ascidias existem espcies que so solitrias e outras que vivem em colnias. Os Urocordados possuem uma tnica formada por um carboidrato chamado tunicina semelhante celulose. Eles se alimentam por meio da filtrao, ou seja, aproveitam o alimento presente na agua, fazendo-o circular por meio de clios das fendas faringianas. O sistema circulatrio desse animal peculiar por, periodicamente ele reverte o sentido que impulsiona o sangue, que enviado ora em um sentido, ora em outro. O sistema nervoso dos urocordados constitudo em apenas um gnglio, de onde partem ramos para o resto do corpo. Em geral eles so hermafroditas, mas tm mecanismos que dificultam a autofecundao. Os vulos e os espermatozoides so liberados na agua, onde ocorre a fecundao, depois do desenvolvimento embrionrio nasce uma larva que possui todas as caractersticas dos cordados, mas com notocorda restrita apenas regio da cauda. Aps uma vida planctnica, ocorre a metamorfose e se torna um adulto.

4. Cephalochordata
Os cefalocordados, representados pelo anfioxo, compreendem cerca de 30 espcies, todas marinhas. Embora fiquem enterrados pela maior parte do tempo, eles conseguem nadar ativamente por cuto perodo de tempo. Eles apresentam dobras na pele, com reforos internos de tecido conjuntivo, essas dobras ocupam essas posies: uma dorsal, uma caudal e outra anal; Dando uma semelhana aos peixes. Esses animais tambm obtm seus alimentos pela filtrao da agua, e o que absorvem circulam por meio de clio das fendas faringianas. No processo de filtrao, a agua entra pela sua boca, sofre o processo e sai pelo antriporo, podendo levar consigo gametas para o exterior do animal. Seu sistema circulatrio formado por vasos, alguns contrteis, responsveis pela propulso do sangue, no apresentam corao, mas possuem seio venoso e aorta ventral com a parede contrtil. O sistema nervoso desse animal simples, formado por um tubo nervoso dorsal, oco, que apresenta uma dilatao na regio anterior, denominada de vescula vertebral, deste tubo nervoso partem os ramos para o resto do corpo.

Pg.389 a 391(item 5) Pg.391(item 6)

7. Craniata sem maxilas.


Os gnatos ou ciclostomados no formam um grupo monofiltico. Eles recebem esses nomes por no possurem maxila e terem a boca circular. Todos os demais craniados apresentam maxilas e por isso so chamados gnastomados. Os gnatos possuem nadadeiras pouco desenvolvidas, todas mpares. O encfalo simples e o endoesqueleto cartilaginoso, com crnio rudimentar. Eles foram abundantes nos mares de eras geolgicas passadas, mas na fauna atual so representados por apenas 2 grupos: o das feiticeiras e o das lampreias. As feiticeiras podem atingir at 1m de comprimento. So marinhas e vivem a mais de 25m de profundidade. Carnvoras alimentam-se crustceos e peixes moribundos. Sua boca, rodeada de seis tentculos, reduzida com dentes pequenos e usados para arrancar pedaos do corpo da presa.

Elas so hermafroditas, mas geralmente s o ovrio ou s o testculo funcional nem um indivduo. As lampreias so principalmente extoparasitas de peixes, golfinhos e baleias. Chegam a medir 1m de comprimento e possuem alm do crnio pouco desenvolvido, vrtebras rudimentares. Sua boca ampla com numerosos dentes crneos usado para dilacerar a pele das vitima. Ela se alimenta do corpo dos animais hospedeiros, porm no os mata. So animais de sexo separados. Na poca da reproduo tanto as espcies de gua salgada, quanto as espcies de gua doce sobem a rios em procura de guas claras e rasas. A fecundao externa e aps a eliminao dos gametas os adultos morrem. Do ovo surge uma larva chamada amocete. Em sua fase larval eles vivem entre 3 e 7 anos e na fase adulta apenas 2 anos.

8. Surgimento das maxilas e das nadadeiras pares


Talvez a maior de todas as inovaes surgidas com o desenvolvimento dos vertebrados tenha sido o desenvolvimento das maxilas. Essas estruturas derivam da primeira srie dos arcos branquiais dos gnatos: o arco mandibular Com o desenvolvimento das maxilas propiciou um bombeamento mais efetivo de gua sobre as brnquias, com isso foi possvel um surgimento de vertebrados mais geis e com maior metabolismo. O arco mandibular tambm ajudou a aumentar a eficincia para agarrar as presas. Com isso, esses animais passaram a apresentar um desenvolvimento muito grande relacionado s estruturas manipuladas por msculos e associadas aos dentes. Fizeram com que abrisse um leque de maiores presas e maiores pedaos de algas, pois antigamente eram muito restritos. Portanto os surgimentos das maxilas colocaram os gnatostomados em posio privilegiada em relao aos demais cordados, essa vantagem competitiva quase levou os primitivos gnatos extino. No incio os gnatos possuam 3 tipos de nadadeiras: a dorsal, a caudal e a anal, todas impares. Porm com o desenvolvimento, comearam a ter nadadeiras pares e a nadadeira caudal tambm par. Graas ao desenvolvimento de nadadeiras pares, esses peixes puderam ter maior facilidade, rapidez e agilidade em sua locomoo e isso ajuda muito num ambiente predatrio como a gua.

9. Sistema Esqueltico e Muscular


- Vertebrados -Esqueleto Axial: crnio e coluna vertebral - Esqueleto Apendicular: cinturas escapular e plvica, nadadeiras ou membros

- Mudanas evolutivas no endoesqueleto dos vertebrados - Peixes: esqueleto axial associado a musculatura - Funo locomotora -Tetrpodes (animais com 4 ps) terrestres - Coluna, corpo e musculatura - Locomoo e Controle da postura - Vertebrados no solo com 4 patas:

(Esqueleto axial de um cachorro circulado em vermelho)

- Variao em relao ao eixo do corpo varia nos diferentes grupos Anfbios e Rpteis
Mamferos

-Vertebrados -Sistema Esqueltico - Suporte a musculatura esqueltica - Responsveis pelos movimentos e locomoo - Salamandra Sem metamorfose - Caractersticas Larvais - Ambiente Aqutico -Rpteis podes (sem pernas) - Msculos (predominantemente) segmentares que alternam-se com as vrtebras -Movimentos de ondulao lateral -Anuros (pererecas, rs e sapos) e demais vertebrados (de solo) - Msculos Segmentares - Msculos no segmentares - Movimento da cabea e membros - Contraes alternadas - Saltos (Anuros) - Propulso - Musculatura dorsal e abdominal - Mamferos (4 patas) - Esqueleto Axial - Estrutura de uma ponte: sustentao

10. Os Primeiros Gnatostomados


O primeiro grupo de vertebrados a apresentar maxilas e nadadeiras pares foi o dos condrictes. Nos condrictes, o crnio, as vrtebras e o restante do esqueleto so bem desenvolvidos e formados por cartilagem. E podem ser classificados em 2 grupos: Elasmobranchii: Possuem fendas branquiais no protegidas por oprculo e corpo recoberto por escamas chamadas placoides. Esto representados por tubares e arraias. As escamas dos elasmobrnquios diferem das que ocorrem nos peixes sseos. Nestes as escamas so de origem drmica, enquanto que nos elasmobrnquios so de origem dermoepidermica. Holocephali: Representados pelas quimeras, que chegam a medir 1m de comprimento; vivem em guas ocenicas frias, entre 80 e 1800m de profundidade; possuem brnquias protegidas por oprculo membranoso. No possuem escamas. A cauda longa e flexvel e os olhos, muito grandes. Os elasmobrnquios conseguem morder e arrancar grandes pedaos do corpo das presas, pois seu arco mandibular esta frouxamente ligado ao crnio, possibilitando movimentar as maxilas para frente. Seus dentes so pontiagudos e ocorrem em fileiras que vo sendo deslocadas de modo gradual para a parte frontal da boca medida que os dentes da frente vo sendo perdidos. Em geral so carnvoros ativos, no entanto, existem espcies que se alimentam de plncton. O tubo digestorio de muitos tubares e mais curto que o de outros vertebrados, no intestino existe uma prega em forma de saca rolhas, chamada vlvula espiral, cuja funo o aumento da rea de absoro de nutrientes. Os tubares tem olfato muito desenvolvido, percebendo o odor por quimiorrecepcao das clulas localizadas em suas narinas. Outro sentido importante para a orientao dos condrictes e dos peixes em geral a percepo de vibraes na gua por meio de mecanorreceptores. Quanto a reproduo, os elasmobrnquios so animais de sexos separados, apresentando dimorfismo sexual. O macho difere externamente da fmea em funo principalmente da presena do rgo copulador, o clasper, que corresponde a uma modificao das nadadeiras plvicas.

11. Ostectes (Osteo=sseo; ictio=peixe) esse termo usado para se referir aos peixes com endoesqueleto formado
basicamente por ossos, mas nem todos os ostectes possuem esqueleto totalmente ossificado. *Esqueleto sseo; *Boca anterior; *Possuem bexiga natatria; *Possuem oprculo sseo protegendo as brnquias; *Corpo geralmente coberto por escamas de origem drmica, que podem ser de trs tipos: cicloide, ctenoide, ganoide. Existem ostectes de pele lisa, sem escamas.

11.1. Grupos de peixes sseos


Actinoptergeos (Actnos= raios; pterygium= nadadeira), so peixes so peixes com nadadeiras sustentadas por raios. o grupo mais diversificado e o que rene maior nmero de espcies de vertebrados. So principalmente ovparos, embora existam algumas espcies vivparas. Exemplos de actinoptergeos marinhos: Sardinha, salmo, baiacu, enguia, linguado. Exemplos de actinoptergeos de gua doce: Bagres, pintados, dourados. Os actinoptergeos apresentam uma estrutura que participa do controle da flutuabilidade: a bexiga natatria. Os peixes sseos mantm a flutuabilidade neutra ajustando o volume de gs na bexiga natatria conforme alteram sua profundidade na coluna de gua. Com isso conseguem permanecer em certa profundidade sem a necessidade de nadar. Esse ajuste feito por meio do aumento da quantidade de gs na bexiga quando est em profundidade maior e da sua reduo quando est em profundidade menor. Em alguns peixes, o corao tem quatro cmaras: o seio venenoso, o trio, o ventrculo e o cone. O cone, no entanto, desaparece na maioria dos peixes sseos, sendo substitudo por um espaamento da aorta chamado bulbo.

11.2. Actinistia e Dipnoi


Esse dois tipos de peixes possuem nadadeiras carnosas, sendo por isso so coletivamente chamados densarcoptergios (sarco = carnoso). Os actinstias eram considerados extintos at 1938, quando um exemplar desse grupo foi capturado vivo no Oceano ndico e denominado Latimeria chalimnae. As latimrias possuem fecundao interna e so vivparas. Os dipnoicos so os peixes pulmonados. Vivem em rios de regies tropicais e esto representados na fauna atual por apenas trs gneros: o Neoceratodus (da Austrlia), o Lepidosiren (da Amrica do Sul) e o Protopterus (da frica). Ao contrrio dos demais peixes, as narinas dos dipnoicos tm comunicao com a faringe. Esta condio tambm estava presente nos sarcoptergeos que deram origem aos tetrpodes e permaneceu em todos os vertebrados terrestres. Quanto reproduo, os peixes pulmonados so ovparos.

Anfbios
Os anfbios foram os primeiros vertebrados que conquistaram o ambiente terrestre. Evoluram a partir de um grupo de peixes sarcoptergeos que possuam nadadeiras pares carnosas e lobadas e narinas comunicando-se com a faringe atravs de coanas. O anfbio mais antigo conhecido o Acanthostega, que viveu no Devoniano.

(Achantostega) Fsseis indicam que eles eram mais aquticos que terrestres, mas j apresentavam caractersticas de respirao por pulmes, o que permitiu abandonar a gua e explorar um novo ambiente.

Dominaram a fauna terrestre por 100 milhes de anos, at surgirem os rpteis, que passaram a competir com eles, o que causou drstica reduo no numero de anfbios. Nome anfbio deriva de anfi=duas e bio=vida. Na poca de reproduo eles retornam ao ambiente aqutico, onde machos e fmeas se unem, eliminando juntos os vulos e os espermatozides na gua, ocorrendo fecundao externa. Os ovos formados no possuem estruturas que impeam a perda de gua. Logo, no ficam em ambientes secos. Em muitos anfbios os ovos se desenvolvem na gua, formando uma larva aqutica chamada girino, que respira por brnquias externas. Depois de um tempo o girino sofre metarmofose, dando origem forma adulta, que respira por pulmes atravs da pele. As brnquias desaparecem na metamorfose.

Essa no a nica forma de reproduo, a diversidade de reproduo sexuada grande, havendo at uma espcie que possui fecundao interna.

A maioria dos anfbios permanece restrita a ambientes midos ou aquticos devido ao fato de sua pele ser delgada e no possuir estruturas que impeam a perda da gua. A pele rica em glndulas mucosas, que a mantm sempre mida e permevel. extremamente irrigada, constituindo importante superfcie respiratria. Tambm so queratinizadas, as clulas morrem e so constantemente respostas por outras produzidas na camada mais basal da epiderme, chamado estrato germinativo. Os pulmes apresentam poucas divises internas. O ar chega aos pulmes por um mecanismo de bombeamento a presso: a cavidade oral se expande e o ar penetra pelas narinas; depois engoles o ar, que passa para os pulmes. Na expirao o caminho do ar o inverso da inspirao.

Nos anuros (sapos, rs) a importncia relativa da pele e dos pulmes varia m funo da temperatura do ambiente, pois este fator no interfere no metabolismo e no teor de oxignio dissolvido na gua.

o metabolismo ectotermicos, Em temperaturas mais baixas menor e exige menos O2 e a respirao principalmente cutnea. Aumenta a temperatura aumenta o metabolismo mais O2 necessrio, neste caso principalmente respirao pulmonar. Em todos os casos a liberao de CO sempre maior pela pele. Em todos os vertebrados H duas circulao : pulmonar e sistema (passa duas vezes pelo corao). Circulao pulmonar ( pequena circulao ) sangue venoso do corao para as artrias pulmonares oxigenadas e retorna para o corao pelas veias pulmonares . Circulao sistmica ( grande circulao ) o sangue vai do corao pela artria aorta para todo o corpo e retorna para o corao pela veias cavas . Todos os tetrpodes tem dois trios no corao. Anfbios e repteis tem um s ventrculo no corao e o crocodilianos , aves e os mamferos di ventrculos . No corao dos anfbios constitudo por seio venoso dois trios e um ventrculo ( chamado de incompleto) Nos anfbios saem do cone arterioso trs pares de arco articos o carotdeo, o sistmico e o pulmocutneo. Os anfbios so animais predadores, o tipo e a forma como a presa capturada moda muito conforme a espcies. Como estruturas de defesa eles tem glndulas de veneno na pele . A colorao um aviso de advertncia ou apostemtica. Em alguma salamandras e sapos essas glndulas de veneno concentram se principalmente em um par de estruturas chamadas glndulas parotoides.

- Curiosidade: Toxinas na pele dos anfbios - A partir dos anfbios surgem as plpebras mveis que protegem os olhos; -Podem ver de noite e de dia, e conseguem distinguir cores; -Possuem olfato desenvolvido; -Ouvidos bem desenvolvidos, para ouvir as ondas sonoras no ar (que so mais fracas); -Juntamente com os ouvidos desenvolveram a voz: Suas cordas vocais podem emitir diversos tipos de sons;

Ordens dos Anfbios:

Ordem Gymnophinoa ou Apoda


-Corpo alongado, vermiforme e pode (sem pernas); -Nomes: Ceclia, cobra-cega ou boiacica; -O que os diferencia dos aneldeos o fato de serem vertebrados; -Vivem enterrados ou em ambientes aquticos de regies tropicais; -Ocorrem principalmente na Amrica do Sul, frica e Sudeste Asitico; -Cerca de 175 espcies; -Fecundao interna: rgo copulador do macho introduzido na cloaca da fmea;

-Ordem Urodela (uros=cauda): -Representada pelas Salamandras; (2) -So anfbios de corpo alongado, com quatro patas, e que apresentam cauda; -As salamandras medem cerca de 15 cm de comprimento; -Algumas espcies vivem toda a sua vida no ambiente aqutico, respirando por brnquias externas: axolotle (3). -O axolotle mede cerca de 30 cm de comprimento; -Fecundao interna, mas existem diversos meios de acasalamento; (eu vou explicar);

-Ordem Anura (a=sem; uros=cauda): -So os anfbios sem cauda: Sapos, rs e pererecas; (4) -Corpo mais adaptado ao salto: -Compacto, com coluna vertebral curta e rgida, e vrtebras ligadas; -Maioria apresenta fecundao externa; -Mas existem muitas variaes; (vou explicar) -Curiosidade: Remdio a partir do veneno.

Obs.: Os nmeros sobrescritos entre parntesis (x) nos tpicos referem-se s respectivas imagens abaixo:

S-ar putea să vă placă și