Sunteți pe pagina 1din 20

PROVAS 1. Noo Provar convencer algum sobre alguma coisa. No processo, a prova tem por objeto os fatos da causa.

ausa. Sua finalidade a formao da convico do juiz a respeito dos fatos da causa. A prova uma reconstituio dos fatos perante o juiz, que o destinatrio da prova. Fato provado fato no inexistente. No processo de Trabalho, prevalece, assim como no processo civil, o princpio do livre convencimento da apreciao da prova, ou o princpio da persuaso racional da prova.

2. Princpios a) Necessidade da prova: preciso que a parte faa a prova de suas afirmaes. b) Unidade da prova: a prova deve ser apreciada em seu conjunto, em sua unidade. c) Lealdade da prova: as provas devem ser feitas com lealdade. d) Contraditrio: apresentada uma prova em juzo, a parte contrria tem o direito de sobre ela se manifestar, impugnando-a. e) Igualdade da oportunidade de prova: todos tm os mesmos direitos de apresentar a prova nos momentos adequados. f) Oportunidade da prova: a prova deve ser produzida nos momentos prprios para esse fim. Em situaes excepcionais, poder ser antecipada. g) Comunho da prova: uma vez produzida, aproveita a ambas as partes. h)Legalidade: somente as provas admitidas pela lei. i) Imediao: diante do juiz que a prova ser produzida. j) Obrigatoriedade da prova: a prova de interesse no s das partes, mas tambm do Estado, que pretende o esclarecimento da verdade. k) Aptido para a prova: a parte que tem melhores condies de fazer a prova o far, por ter melhor acesso a ela ou porque inacessvel parte contrria; l) Disponibilidade da prova: a prova deve ser apresentada nos momentos prprios previstos em lei ou para a instruo do processo. 3. Objetivo da Prova - demonstrar os negcios jurdicos praticados pelas partes. Somente os fatos devero ser provados em juzo, pois o direito de conhecimento do juiz. a) O direito federal de conhecimento obrigatrio do juiz. b) Necessidade provar o seu teor e vigncia: o direito municipal, estadual, estrangeiro, consuetudinrio, as normas coletivas e regulamentos interno do empregador. No precisam ser provados: a) Fatos notrios; b) Fatos afirmados por uma parte e confessados pela parte contrria; c) Fatos incontroversos (no contestados); d) Fatos com presuno legal de existncia ou de veracidade.

4. nus da prova - nus probandi o encargo da parte de provar em juzo suas alegaes para o convencimento do juiz. O nus da prova no obrigao ou dever, mas um encargo que a parte deve-se desincumbir para provar suas alegaes. A prova nus de quem afirma e no de que nega a existncia de um fato. O nus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

nula a conveno que distribui de maneira diversa o nus da prova quando: I - recair sobre direito indisponvel da parte; II - tornar excessivamente difcil a uma parte o exerccio do direito. SMULAS RELACIONADAS Smula 16: Presume-se recebida a notificao 48 (quarenta e oito) horas depois de sua postagem. O seu norecebimento ou a entrega aps o decurso desse prazo constitui nus de prova do destinatrio. Smula 6, VII: do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. Smula 212: O nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado. Smula 254: O termo inicial do direito ao salrio-famlia coincide com a prova da filiao. Se feita em juzo, corresponde data de ajuizamento do pedido, salvo se comprovado que anteriormente o empregador se recusara a receber a respectiva certido.

5. Meios de Prova - Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados no CPC, so hbeis para provar a verdade dos fatos em que se funda a ao ou a defesa (art. 332 do CPC). So meios de prova: o depoimento pessoal das partes, as testemunhas, os documentos, as percias e a inspeo judicial. O depoimento pessoal meio de prova e no prova. Prova a confisso da parte por intermdio do depoimento pessoal. PROVAS NA CLT Art. 820 - As partes e testemunhas sero inquiridas pelo juiz ou presidente, podendo ser reinquiridas, por seu intermdio, a requerimento dos vogais, das partes, seus representantes ou advogados. Art. 821 - Cada uma das partes no poder indicar mais de 3 (trs) testemunhas, salvo quando se tratar de inqurito, caso em que esse nmero poder ser elevado a 6 (seis). Art. 822 - As testemunhas no podero sofrer qualquer desconto pelas faltas ao servio, ocasionadas pelo seu comparecimento para depor, quando devidamente arroladas ou convocadas. Art. 823 - Se a testemunha for funcionrio civil ou militar, e tiver de depor em hora de servio, ser requisitada ao chefe da repartio para comparecer audincia marcada. Art. 824 - O juiz ou presidente providenciar para que o depoimento de uma testemunha no seja ouvido pelas demais que tenham de depor no processo. Art. 825 - As testemunhas comparecero a audincia independentemente de notificao ou intimao. Pargrafo nico - As que no comparecerem sero intimadas, ex officio ou a requerimento da parte, ficando sujeitas a conduo coercitiva, alm das penalidades do art. 730, caso, sem motivo justificado, no atendam intimao. Art. 826 - facultado a cada uma das partes apresentar um perito ou tcnico. (Vide Lei n 5.584, de 1970) Art. 827 - O juiz ou presidente poder argir os peritos compromissados ou os tcnicos, e rubricar, para ser junto ao processo, o laudo que os primeiros tiverem apresentado. Art. 828 - Toda testemunha, antes de prestar o compromisso legal, ser qualificada, indicando o nome, nacionalidade, profisso, idade, residncia, e, quando empregada, o tempo de servio prestado ao empregador, ficando sujeita, em caso de falsidade, s leis penais. Pargrafo nico - Os depoimentos das testemunhas sero resumidos, por ocasio da audincia, pelo secretrio da Junta ou funcionrio para esse fim designado, devendo a smula ser assinada pelo Presidente do Tribunal e pelos depoentes. Art. 829 - A testemunha que for parente at o terceiro grau civil, amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes, no prestar compromisso, e seu depoimento valer como simples informao. Art. 830 - O documento oferecido para prova s ser aceito se estiver no original ou em certido autntica, ou quando conferida a respectiva pblica-forma ou cpia perante o juiz ou Tribunal. DEPOIMENTO PESSOAL a declarao prestada pelo autor e pelo ru perante o juiz, sobre os fatos objeto da lide.

A instruo processual comea com o interrogatrio dos litigantes, a requerimento do juiz (art. 828, CLT). A CLT consagrou o sistema do interrogatrio e no do depoimento pessoal propriamente dito, sendo o interrogatrio do juiz e no da parte, no qual o magistrado pretende esclarecimentos sobre os fatos da causa, em busca da verdade real. CPC Art. 342. O juiz pode, de ofcio, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrog-las sobre os fatos da causa. Art. 343. Quando o juiz no o determinar de ofcio, compete a cada parte requerer o depoimento pessoal da outra, a fim de interrog-la na audincia de instruo e julgamento. 1o A parte ser intimada pessoalmente, constando do mandado que se presumiro confessados os fatos contra ela alegados, caso no comparea ou, comparecendo, se recuse a depor. 2o Se a parte intimada no comparecer, ou comparecendo, se recusar a depor, o juiz Ihe aplicar a pena de confisso. Art. 344. A parte ser interrogada na forma prescrita para a inquirio de testemunhas. Pargrafo nico. defeso, a quem ainda no deps, assistir ao interrogatrio da outra parte. Art. 345. Quando a parte, sem motivo justificado, deixar de responder ao que Ihe for perguntado, ou empregar evasivas, o juiz, apreciando as demais circunstncias e elementos de prova, declarar, na sentena, se houve recusa de depor. Art. 346. A parte responder pessoalmente sobre os fatos articulados, no podendo servir-se de escritos adrede preparados; o juiz Ihe permitir, todavia, a consulta a notas breves, desde que objetivem completar esclarecimentos. Art. 347. A parte no obrigada a depor de fatos: I - criminosos ou torpes, que Ihe forem imputados; II - a cujo respeito, por estado ou profisso, deva guardar sigilo. Pargrafo nico. Esta disposio no se aplica s aes de filiao, de desquite e de anulao de casamento.

Confisso Conceito: a admisso da verdade de um fato que contrrio ao interesse da parte e favorvel ao adversrio. A confisso considerada a rainha das provas. Pode ser obtida em depoimento pessoal ou feita por procurador com poderes expressos para tanto. A confisso poder ser real ou ficta. Aplica-se a confisso ficta a quem comparece e se recusa a depor ou a responder s perguntas que lhe so formuladas, ou tambm a quem no comparece para depor. A parte, porm, no est obrigada a depor sobre fatos: criminosos ou torpes, que lhe forem imputados; a cujo respeito, por estado ou profisso, deva guardar sigilo, como ocorre com o advogado. Art. 844 - O no-comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao, e o nocomparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso quanto matria de fato. Aplica-se tambm a confisso ficta a quem comparece e se recusa a depor ou a responder s perguntas que lhe so formuladas, ou tambm a quem no comparece para depor. A confisso judicial far prova contra o confidente, no prejudicando, contudo, os demais litisconsortes. No tem eficcia a confisso se provm de quem no capaz de dispor do direito a que se referem os fatos confessados (art. 213, CC). A confisso irrevogvel, mas pode ser anulada (ao anulatria), se pendente o processo em que foi feita ou rescindida (ao rescisria), se houver o trnsito em julgado da deciso. A revelia no induz os efeitos da confisso quando o litgio versar sobre direitos indisponveis (art. 320, II, do CPC). A confisso judicial pode ser espontnea ou provocada. A confisso extrajudicial feita por escrito parte ou a quem a represente, tem a mesma eficcia probatria da judicial; feita a terceiro, ou contida em testamento, ser livremente apreciada pelo juiz (Art. 353, CPC). Se for feita verbalmente, s ter validade nos casos em que a lei no exija prova literal.

CONFISSO NO CPC Art. 348. H confisso, quando a parte admite a verdade de um fato, contrrio ao seu interesse e favorvel ao adversrio. A confisso judicial ou extrajudicial. Art. 349. A confisso judicial pode ser espontnea ou provocada. Da confisso espontnea, tanto que requerida pela parte, se lavrar o respectivo termo nos autos; a confisso provocada constar do depoimento pessoal prestado pela parte. Pargrafo nico. A confisso espontnea pode ser feita pela prpria parte, ou por mandatrio com poderes especiais. Art. 350. A confisso judicial faz prova contra o confitente, no prejudicando, todavia, os litisconsortes. Pargrafo nico. Nas aes que versarem sobre bens imveis ou direitos sobre imveis alheios, a confisso de um cnjuge no valer sem a do outro. Art. 351. No vale como confisso a admisso, em juzo, de fatos relativos a direitos indisponveis. Art. 352. A confisso, quando emanar de erro, dolo ou coao, pode ser revogada: I - por ao anulatria, se pendente o processo em que foi feita; II - por ao rescisria, depois de transitada em julgado a sentena, da qual constituir o nico fundamento. Pargrafo nico. Cabe ao confitente o direito de propor a ao, nos casos de que trata este artigo; mas, uma vez iniciada, passa aos seus herdeiros. Art. 353. A confisso extrajudicial, feita por escrito parte ou a quem a represente, tem a mesma eficcia probatria da judicial; feita a terceiro, ou contida em testamento, ser livremente apreciada pelo juiz. Pargrafo nico. Todavia, quando feita verbalmente, s ter eficcia nos casos em que a lei no exija prova literal. Art. 354. A confisso , de regra, indivisvel, no podendo a parte, que a quiser invocar como prova, aceit-la no tpico que a beneficiar e rejeit-la no que Ihe for desfavorvel. Cindir-se-, todavia, quando o confitente Ihe aduzir fatos novos, suscetveis de constituir fundamento de defesa de direito material ou de reconveno. PERCIA 1. Noo Faltando conhecimento especializado ao juiz, este indica um tcnico que possa fazer o exame dos fatos objeto da causa, transmitindo esses conhecimentos ao magistrado, por meio de um parecer. Eis a percia. Perito a pessoa que faz o exame dos fatos dos quais o juiz no tem conhecimento tcnico: a percia. Os exames periciais sero realizados por perito nico designado pelo juiz, que fixar o prazo para a entrega do laudo. A percia pode ser: a) Exame, em que feita inspeo de pessoas, coisas, ou semoventes; b) Vistoria, em que o perito inspeciona terrenos, prdios, locais; c) Avaliao, em que o perito estima o valor de coisas mveis e imveis. No processo do trabalho, a avaliao dos bens penhorados feita pelo oficial de justia avaliador. A percia tambm pode ser: a) Judicial: a realizada no processo; b) Extrajudicial: pode ser requerida pela empresa ou sindicato no Ministrio do Trabalho ( 1 do art. 195, CLT). No processo do trabalho, a avaliao dos bens penhorados feita pelo oficial de justia avaliador.

2. Particularidades A percia por insalubridade ou periculosidade poder ser feita tanto por mdico como por engenheiro (art. 195, CLT), e pode ser feita ex officio pelo juiz da causa. A percia de clculos pode ser feita por qualquer pessoa, no necessitando aquela ser contador; pode, portanto, ser feita por economista, administrador de empresas, engenheiro, matemtico, estatsticos, etc. Quando a percia envolver o exame de escrita, balano, escriturao contbil somente poder ser feita por contador ou auditor. Custo da Percia: Em regra, o nus do empregador.

PROVA DOCUMENTAL 1. Noo algo, uma coisa, um objeto que representa um fato.

2. Classificao a) b) a) b) c) Quanto origem: Documento Pblico: quando feito perante um agente pblico. Documento Particular: feito entre as partes. Quanto ao material que o constitui: Grficos; Plsticos; Estampados. Documentos so diferentes de instrumentos.

3. Valor probatrio Se for documento pblico presume-se autntico, tem f pblica. Os particulares s se presumem verdadeiros quando devidamente subscritos por ambas as partes. A f pblica pode ser contestada. 4. Produo da prova nus para provar a veracidade do documento de quem apresentada (assinatura) Se for o contedo, o nus de quem alega. Em regra, a prova documental deve ser apresentada o mais breve possvel, nas pecas postulatrias. Exceo: a) por motivo de fora maior no o fez; b) surgimento de um fato novo; e c) contra-prova. Exibio de Documentos um incidente processual oferecido quando no documento estiver de posse do reclamado ou de terceiro. Juntar aos autos. um instrumento endoprocessual. O demandado pode defender-se: Exibir o documento; Negar a existncia do mesmo. O autor s basta provar a existncia, e no o contedo. Se provado a existncia do documento e o demandado no o exibe, se torna confesso em relao ao seu contedo, saldo motivo de fora maior. fundamental que o contraditrio seja respeitado (contra-prova), sob pena de se tornar nulo, se ocasionar prejuzo a parte. INSPEO JUDICIAL Quando o juiz vai ao local onde se desenvolve a lide O juiz pode ir diretamente ao local de trabalho do empregado, por exemplo, fazer observaes de pessoas ou coisas, que so objetos dos fatos articulados pelas partes nos autos. Possvel no processo de trabalho. O juiz indo ao local, o mesmo produz um auto de inspeo. A inspeo judicial pouco usual. INSPEO JUDICIAL NO CPC

Art. 440. O juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato, que interesse deciso da causa. Art. 441. Ao realizar a inspeo direta, o juiz poder ser assistido de um ou mais peritos. Art. 442. O juiz ir ao local, onde se encontre a pessoa ou coisa, quando: I - julgar necessrio para a melhor verificao ou interpretao dos fatos que deva observar; II - a coisa no puder ser apresentada em juzo, sem considerveis despesas ou graves dificuldades; Ill - determinar a reconstituio dos fatos. Pargrafo nico. As partes tm sempre direito a assistir inspeo, prestando esclarecimentos e fazendo observaes que reputem de interesse para a causa. Art. 443. Concluda a diligncia, o juiz mandar lavrar auto circunstanciado, mencionando nele tudo quanto for til ao julgamento da causa. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) Pargrafo nico. O auto poder ser instrudo com desenho, grfico ou fotografia. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) RESPOSTA DO RU 1. Introduo Processo debate, dialtica, argumentao. A defesa a ser realizado pelo reclamado, pode ser assim dividida: a) Indireta De Mrito: fulmina o direito em sua origem. Ex: prescrio e decadncia. Processual: ataca a relao processual ou o direito de ao. Ex: Exceo. b) Direta: ataca o Mrito propriamente dito. Ataca os fatos. CONTESTAO 1. Noo um ato processual que o demandado apresenta sua verso ou se ope a lide. Onde o demandado apresenta sua verso sobre os fatos da causa. 2. Princpios Informadores a) Da Impugnao Especfica: Toda afirmao do autor, deve ser impugnada, sob pena de ser reputado como verdade, ou seja, de serem considerados incontroversos, sem a necessidade de ser provados. b) Da Eventualidade Toda matria defensiva deve ser apresentada na contestao, sob pena de precluso. Todos os argumentos possveis dever ser opostos de imediato. Os argumentos defensivos no podem ser conflitantes entre si. Deve-se primar pela logicidade da defesa.

3. Forma A regra que seja escrita, apesar de ser admitida a oral em audincia. No existe prorrogao de prazo na forma oral. 4. Matrias alegveis: Prejudiciais Meritrias

4.1. Prescrio Consiste a prescrio na perda da pretenso ao direito, em virtude da inrcia de seu titular no decorrer de certo perodo. Havendo leso, o prazo prescricional. Tratando-se de faculdade, o prazo decadencial. O reconhecimento da prescrio gera efeitos processuais, isto , a sua operacionalizao. Entretanto, trata-se de direito material.

Consuma-se a prescrio com o decurso do prazo previsto em lei, sendo regulada pela lei em vigor no momento dessa consumao. A prescrio fato extintivo do direito do autor, podendo ser conhecida de ofcio pelo juiz. A prescrio pode ser total ou parcial. A citao vlida interrompe a prescrio (art. 219 do CPC). Entretanto, no processo do trabalho no h despacho determinado a citao, que feita automaticamente pela secretaria da Vara. Assim, entende-se que a propositura da ao interrompe a prescrio, independentemente do tempo que se leva para se proceder citao. A interrupo da prescrio retroagir data da propositura da ao (art. 219, CPC).

PRESCRIO NO CDIGO CIVIL Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue, pela prescrio, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206. Art. 190. A exceo prescreve no mesmo prazo em que a pretenso. Art. 191. A renncia da prescrio pode ser expressa ou tcita, e s valer, sendo feita, sem prejuzo de terceiro, depois que a prescrio se consumar; tcita a renncia quando se presume de fatos do interessado, incompatveis com a prescrio. Art. 192. Os prazos de prescrio no podem ser alterados por acordo das partes. Art. 193. A prescrio pode ser alegada em qualquer grau de jurisdio, pela parte a quem aproveita. Art. 195. Os relativamente incapazes e as pessoas jurdicas tm ao contra os seus assistentes ou representantes legais, que derem causa prescrio, ou no a alegarem oportunamente. Art. 196. A prescrio iniciada contra uma pessoa continua a correr contra o seu sucessor. 4.2. Decadncia A decadncia consiste na perda do prprio direito, em razo de este no ter sido exercitado no prazo legal. Pode ser tambm conhecida de ofcio, quando estabelecida em lei. A decadncia deve ser alegada como preliminar de mrito na defesa, extinguindo-se o processo sem julgamento de mrito, caso em acolhida (art. 269, IV, do CPC). A decadncia, ao contrrio da prescrio, no se interrompe e nem se suspende, salva disposio legal em contrrio. DECADNCIA NO CDIGO CIVIL Art. 207. Salvo disposio legal em contrrio, no se aplicam decadncia as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrio. Art. 208. Aplica-se decadncia o disposto nos arts. 195 e 198, inciso I. Art. 209. nula a renncia decadncia fixada em lei. Art. 210. Deve o juiz, de ofcio, conhecer da decadncia, quando estabelecida por lei. Art. 211. Se a decadncia for convencional, a parte a quem aproveita pode aleg-la em qualquer grau de jurisdio, mas o juiz no pode suprir a alegao. 4.3. Direito de Reteno Seria genericamente a compensao utilizando-se de uma coisa. Constitui direito de defesa do ru a reteno. S pode tambm ser alegada com a defesa (Art. 767, CLT). Requisitos: a) Ser retentor credor; b) Deter o credor legitimamente a coisa; c) Haja relao de conexidade entre crdito e a coisa retida; d) Na existir nenhum impedimento legal ou convencional para seu exerccio. e) No pode o credor dispor nem usar a coisa, somente guardar. Exemplo: o trabalhador que retm mostrurio de vendas ou ferramentas do empregador, porque este lhe deve dinheiro, decorrente da relao de trabalho.

4.4. Compensao

A compensao uma forma indireta da extino das obrigaes no Direito Civil. Requisitos para a compensao: a) Reciprocidade de dvidas; b) Dvidas lquidas e certas; c) Dvidas vencidas; d) Dvidas homogneas. A compensao no processo do trabalho s pode ser argida como matria de defesa. No poder ser alegada nas razes finais ou em recurso. No processo do trabalho, as dvidas que se pretendam compensar s podero ser de natureza trabalhista, ou seja, somente se compensa dvida trabalhista com outra dvida trabalhista. Art. 767 da CLT - A compensao, ou reteno, s poder ser argida como matria de defesa. Smula 18 do TST: A compensao, na Justia do Trabalho, est restrita a dvidas de natureza trabalhista. Smula 48 do TST: A compensao s poder ser argida com a contestao.

5. Matria Alegvel: Preliminares Compete ao ru, na contestao, porm, antes de discutir o mrito, alegar (art. 301, CPC): Inexistncia ou nulidade da citao; Incompetncia absoluta; Inpcia da petio inicial; Perempo; Litispendncia; Coisa julgada; Conexo; Incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao; Conveno de arbitragem; Carncia de ao; Falta de cauo ou de outra prestao, que a lei exige como preliminar.

Defesas processuais Discute-se o direito de ao e a viabilidade do processo. S no se aplica a perempo, uma vez que a CLT traz uma perempo especfica (doutrina majoritria). - Para o prof. Hamilton Vieira, a perempo do CPC tambm se aplica ao processo do trabalho, j que na tica do mesma, a CLT s cria uma plus, ou seja, mais um tipo de perempo.

6. Defesa de Mrito Aps as preliminares, incumbe ao ru manifestar-se sobre o mrito da questo. A defesa poder envolver apenas matria de fato ou de direito, mas tambm matria de fato e o direito ao mesmo tempo. No se admite que na defesa a empresa conteste atravs de negativa geral. Poder se alegar na defesa de mtiro: a) a negativa dos fatos narrados na inicial; b) o reconhecimento dos fatos alegados; c) a admisso dos fatos narrados na petio inicial, mas oposio de sua conseqncias. O ru pode opor fato modificativo, extintivo ou impeditivo do direito autor, cabendo-lhe provar o mesmo. O ru dever impugnar ponto a ponto dos fatos articulados na inicial, contestando-os todos

No sendo impugnados os fatos alegados na inicial, presumem-se verdadeiros (art. 302 do CPC). A contestao deve ser apresentada em audincia, tornando-se impossvel a apresentao da mesma fora desse prazo ou de uma segunda contestao, a no ser se a outra parte permitir. O autor no poder desistir da ao aps a apresentao da contestao ( 4 do art. 267 do CPC), salvo se houver a concordncia do ru, pois houve a formao da litis contestatio. Depois da contestao, somente ltico realizar novas alegaes quando: a) relativas a direito superveniente; b) competir ao juiz conhecer delas de oficio (matrias de ordem pblica); c) por expressa permisso legal, haja a possibilidade de sua formulao em qualquer tempo e juzo. Ex: Incompetncia Absoluta ou Incidente de Falsidade.

RECONVENO 1. Noo - uma ao incidental que o ru formula postulao contra o autor da ao primria. a ao proposta pelo ru em face do autor, no mesmo processo em que est sendo demandado. 2. Natureza - De ao autnoma. 3. Procedimento - No sumarssimo, no se admite reconveno, admitindo somente pedido contraposto na defesa (Excepcionalidade). RECONVENO NO CPC Art. 315. O ru pode reconvir ao autor no mesmo processo, toda vez que a reconveno seja conexa com a ao principal ou com o fundamento da defesa. Pargrafo nico. No pode o ru, em seu prprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem. Art. 316. Oferecida a reconveno, o autor reconvindo ser intimado, na pessoa do seu procurador, para contest-la no prazo de 15 (quinze) dias. Art. 317. A desistncia da ao, ou a existncia de qualquer causa que a extinga, no obsta ao prosseguimento da reconveno. Art. 318. Julgar-se-o na mesma sentena a ao e a reconveno. EXCEO 1. Noo - A exceo compreende a defesa processual ou indireta contra o processo. So as excees no sentido estrito, em que a parte denuncia a falta de capacidade do juiz. A exceo uma defesa contra defeitos, irregularidades, ou vcios do processo, que impedem seu desenvolvimento normal, no se discutindo o mrito da questo. Tipos de exceo: a) de competncia; b) suspeio; c) impedimento. Quem ingressa com a exceo o excipiente. Exceto (ou excepto) a pessoa contra a qual se ingressa com a exceo. Qualquer das partes poder argir exceo, no apenas o ru. O direito processual do trabalho disps que as excees seriam apenas as de suspeio e de incompetncia (art. 799, CLT). As demais deveriam ser alegadas como matria de defesa. As excees, no processo do trabalho, ficam em autos apartados. EXCEES NA CLT Art. 799 - Nas causas da jurisdio da Justia do Trabalho, somente podem ser opostas, com suspenso do feito, as excees de suspeio ou incompetncia. 1 - As demais excees sero alegadas como matria de defesa. 2 - Das decises sobre excees de suspeio e incompetncia, salvo, quanto a estas, se terminativas do feito, no caber recurso, podendo, no entanto, as partes aleg-las novamente no recurso que couber da deciso final.

Art. 800 - Apresentada a exceo de incompetncia, abrir-se- vista dos autos ao exceto, por 24 (vinte e quatro) horas improrrogveis, devendo a deciso ser proferida na primeira audincia ou sesso que se seguir. Art. 801 - O juiz, presidente ou vogal, obrigado a dar-se por suspeito, e pode ser recusado, por algum dos seguintes motivos, em relao pessoa dos litigantes: a) inimizade pessoal; b) amizade ntima; c) parentesco por consanginidade ou afinidade at o terceiro grau civil; d) interesse particular na causa. Pargrafo nico - Se o recusante houver praticado algum ato pelo qual haja consentido na pessoa do juiz, no mais poder alegar exceo de suspeio, salvo sobrevindo novo motivo. A suspeio no ser tambm admitida, se do processo constar que o recusante deixou de aleg-la anteriormente, quando j a conhecia, ou que, depois de conhecida, aceitou o juiz recusado ou, finalmente, se procurou de propsito o motivo de que ela se originou. Art. 802 - Apresentada a exceo de suspeio, o juiz ou Tribunal designar audincia dentro de 48 (quarenta e oito) horas, para instruo e julgamento da exceo. 1 - Nas Juntas de Conciliao e Julgamento e nos Tribunais Regionais, julgada procedente a exceo de suspeio, ser logo convocado para a mesma audincia ou sesso, ou para a seguinte, o suplente do membro suspeito, o qual continuar a funcionar no feito at deciso final. Proceder-se- da mesma maneira quando algum dos membros se declarar suspeito. 2 - Se se tratar de suspeio de Juiz de Direito, ser este substitudo na forma da organizao judiciria local. SENTENA 1. Noo - o ato processual onde o juiz resolve a lide, e no mas que extingue o processo, modificao dada pelo advento do cumprimento de sentena. o ato processual onde o juiz extingue o processo sem resoluo do mrito ou encera uma fase do processo do conhecimento com resoluo do mrito, para devido cumprimento da sentena. A sentena deve ser clara, precisa e concisa. O autor apresenta sua tese; o ru, a anttese; e o juiz formula sntese na sentena. Deve resolver todos os incidentes no resolvidos no curso do processo. Deve-se manifestar sobre todos os pontos relevantes da causa argidos pelas partes. A smula 136 do TST afirma que no se aplica s Varas do Trabalho o princpio da identidade fsica do juiz. Natureza Jurdica: Montesquieu afirma que o juiz a boca que pronuncia as palavras da lei. Nesse diapaso, a natureza jurdica da sentena a afirmao da vontade da lei, declarada pelo juiz, como rgo do Estado, aplicada a um caso concreto a ele submetido. 2. Classificao das Sentenas a) b) Definitivas: so as sentenas que definem ou resolvem o conflito. Posiciona-se em relao ao mrito. Terminativas: so as decises em que se extingue o processo sem a analisar o mrito da questo. So as hipteses do art. 267 do CPC. c) Interlocutrias: so as sentenas que decidem questes incidentes no processo. 3. Efeitos da Sentena a) Declaratrias: so as sentenas que vo declarar a existncia ou inexistncia da relao jurdica (art. 4, I, do CPC); ou a autenticidade ou falsidade de documento (art. 4, II, do CPC). Ex: a sentena que reconhece a existncia de vnculo de emprego ou a estabilidade. Constitutivas: so as sentenas que criam, modificam ou extinguem certa relao jurdica. Ex: Dissdio coletivo de natureza econmica. Condenatrias: so sentenas que envolvem obrigao de dar, fazer ou no fazer alguma coisa, dando ensejo execuo.

b) c)

Ex: a sentena que manda o empregador pagar as verbas rescisrias, horas extras ou recolher o FGTS.

Todas as sentenas tm um cunho declaratrio, antes de serem constitutivas ou condenatrias. Exemplo: a sentena que declara a existncia da relao de emprego, mandando pagar as verbas rescisrias, uma deciso declaratria, num primeiro plano, e condenatria, num segundo momento. Certas sentenas constitutivas tambm tm cunho condenatrio. Exemplo: a sentena que reconhece a equiparao salarial, criando uma nova situao de direito. Ao mandar pagar as diferenas salariais da equiparao, essa sentena constitutiva tambm condenatria. A sentena declaratria retroage data dos fatos (ex tunc), como ocorre no que diz respeito ao reconhecimento da existncia da relao de emprego. J a sentena constitutiva vale para o futuro (ex nunc). Exemplo: o dissdio coletivo de natureza econmica, em que so fixadas clusulas novas, ou novas condies de trabalho.

4. Estrutura da Sentena a) b) A sentena pode ser dividida em trs partes: relatrio, fundamentos e dispositivo. Relatrio: o juiz dever indicar as principais ocorrncias existentes no processo: Nome das partes; Resumo do pedido e da defesa; Resumo das principais ocorrncias existentes no processo, como a determinao da percia; o laudo do perito, etc.

Fundamentao: o juiz dever apreciar as provas existentes nos autos, desenvolvendo seu raciocnio lgico, fundamentando porque decidiu desta ou daquela forma, indicando as normas jurdicas aplicveis ao caso examinado. A sentena que no tiver fundamentao ser considera nula, uma vez que a mesma um ato motivado do juiz. Dispositivo: o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor, no todo ou em parte. Consistir o dispositivo num resumo, numa sntese do decidido, vindo ao final da sentena.

c)

Da sentena no poder faltar nenhum dos requisitos: relatrio, fundamentao ou dispositivo, caso isso ocorra, haver nulidade. No procedimento sumarssimo, no haver necessidade de o relatrio constar da sentena. Art. 852-I. A sentena mencionar os elementos de convico do juzo, com resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia, dispensado o relatrio. 5. Vcios da Sentena a) Na Formulao do Juzo (Vcio Formal): so atacados atravs de embargos de declarao. Contradio; Omisso; Obscuridade (confusa) b) Na Apreciao: refere-se sobre a qualidade, do contedo da sentena. Infra: quando o juiz aprecia menos que se pediu. No aprecia a lide em sua totalidade. Ultra: d mais o que se pedindo (excesso). Esses dois tipos de vcios na sentena so resolvidos pela 2 instncia. Extra: concede uma deciso totalmente diversa do foi pedida. Resolvido pelo o prprio juiz, mediante deciso do rgo Superior.

6. Efeitos Dependendo do contedo da sentena, seus efeitos se refletiro nos mecanismos recursais. Quando trnsito e julgado, formar-se- a coisa julgada, no mais passvel de recursos. A DECISO E SUA EFICCIA NA CLT Art. 831 - A deciso ser proferida depois de rejeitada pelas partes a proposta de conciliao. Pargrafo nico. No caso de conciliao, o termo que for lavrado valer como deciso irrecorrvel, salvo para a Previdncia Social quanto s contribuies que lhe forem devidas. Art. 832 - Da deciso devero constar o nome das partes, o resumo do pedido e da defesa, a apreciao das provas, os fundamentos da deciso e a respectiva concluso. 1 - Quando a deciso concluir pela procedncia do pedido, determinar o prazo e as condies para o seu cumprimento. 2 - A deciso mencionar sempre as custas que devam ser pagas pela parte vencida. 3o As decises cognitivas ou homologatrias devero sempre indicar a natureza jurdica das parcelas constantes da condenao ou do acordo homologado, inclusive o limite de responsabilidade de cada parte pelo recolhimento da contribuio previdenciria, se for o caso. 4o O INSS ser intimado, por via postal, das decises homologatrias de acordos que contenham parcela indenizatria, sendo-lhe facultado interpor recurso relativo s contribuies que lhe forem devidas. Art. 833 - Existindo na deciso evidentes erros ou enganos de escrita, de datilografia ou de clculo, podero os mesmos, antes da execuo, ser corrigidos, ex officio, ou a requerimento dos interessados ou da Procuradoria da Justia do Trabalho. Art. 834 - Salvo nos casos previstos nesta Consolidao, a publicao das decises e sua notificao aos litigantes, ou a seus patronos, consideram-se realizadas nas prprias audincias em que forem as mesmas proferidas. Art. 835 - O cumprimento do acordo ou da deciso far-se- no prazo e condies estabelecidas. Art. 836 - vedado aos rgos de Justia do Trabalho conhecer de questes j decididas, excetuados os casos expressamente previstos neste Ttulo e a ao rescisria, que ser admitida, na forma do disposto no Captulo IV do Ttulo IX da Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil, dispensado o depsito referido nos artigos 488, inciso II, e 494 daquele diploma legal. COISA JULGADA 1. Noo - Todo processo deve tem comeo, meio e fim. Objetivo: a estabilidade dos julgamentos (da tutela jurisdicional acabada). eficcia especial da sentena que a torna imutvel e indiscutvel (doutrina tradicional). a sentena que no mais cabe recurso 2. Classificao: a) Coisa Julgada Formal: quando a sentena no mais pode ser modificada em razo da precluso dos prazos para recursos, seja porque da sentena no caibam mais recursos ou porque estes no foram interpostos nos prazos apropriados, ou na existncia da renncia ou desistncia do recurso. Coisa Julgada Material: o art. 467 do CPC denomina de coisa julgada material a eficcia que torna imutvel e indiscutvel a sentena, no mais sujeita de recurso ordinrio ou extraordinrio.

b)

3. Efeitos (Limites) Subjetivos: a sentena faz a coisa julgada entre as partes do processo, no beneficiando, nem prejudicando, terceiros (art. 472, do CPC). Objetivos: tornam imutveis e indiscutveis as questes debatidas no processo (a lide). Anexos: as conseqncias juridicamente vlidas da coisa julgada, estabelecidas pela prpria lei. Ex: hipoteca judicial.

4. No fazem coisa julgada:

Os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentena; A verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentena; A apreciao da questo prejudicial, decidida incidentemente no processo. RECURSOS

1. Noo - O recurso o meio processual estabelecido para provocar o reexame de determinada deciso, visando obteno de sua reforma ou modificao. A natureza jurdica do recurso um direito subjetivo processual que nasce no transcurso do processo quando proferida uma deciso. 2. FUNDAMENTOS a) Jurdicos A possibilidade de erro, ignorncia ou m-f do juiz ao julgar. A oportunidade do reexame da sentena por juzes a mais experientes ou de reconhecimento merecimento. A uniformizao da interpretao da legislao. a) Psicolgicos: A tendncia humana de no se conformar com apenas uma deciso. o que se costuma dizer: vencido, mas no convencido. A possibilidade da reforma da deciso de um julgamento injusto. 3. Princpios Informadores a) b) c) d) e) f) Uni-recorribilidade: s possvel a interposio de um recurso de cada vez. No h simultaneidade da interposio de recursos, mas a sucessividade. Fungibilidade: quando ocorre o aproveitamento do recurso erroneamente nominado, como se fosse o que deveria ser interposto. Requisitos: (a) dvida; (b) inexistncia de erro grosseiro; (c) deve ser apresentado no prazo para o recurso que seria cabvel. Temporalidade: o recurso deve ser interposto dentro do prazo previsto em lei, sob pena de ser deserto. Tipicidade: apenas aqueles previstos em texto legal. Instrumentalidade Irrecorribilidade das Decises Interlocutrias: No cabe recurso para qualquer deciso interlocutria. um principio prprio do processo do trabalho. Exceo: Smula 214 do TST: Na Justia do Trabalho, nos termos do art. 893, 1, da CLT, as decises interlocutrias no ensejam recurso imediato, salvo nas hipteses de deciso: a) de Tribunal Regional do Trabalho contrria Smula ou Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo Tribunal; c) que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, 2, da CLT.

g) Vedao da Reformatio in Pejus 4. Efeitos a) Devolutivo: quando reabre o debate para instncia superior. Art. 899 - Os recursos sero interpostos por simples petio e tero efeito meramente devolutivo, salvo as excees previstas neste Ttulo, permitida a execuo provisria at a penhora. b) Suspensivo: quando obsta o andamento do processo.

- Em regra, no processo de trabalho, no h efeito suspensivo nos recursos. - Exceo: se interpuser outros expedientes. Smula 414, I, do TST: A antecipao da tutela concedida na sentena no comporta impugnao pela via do mandado de segurana, por ser impugnvel mediante recurso ordinrio. A ao cautelar o meio prprio para se obter efeito suspensivo a recurso. c) Translativo: questes de ordem pblica, que no foi apreciada em instncia inicial, mesmo que no argida no recurso interposto pelo recorrente, podendo ser apreciada. A instncia superior, verificando matria de ordem pblica, pode reformar a deciso em prejuzo a recorrente (exceo ao princpio da proibio da reformacio in pejus). 5. Pressupostos Recursais

I - Objetivos: a) Previso legal: as partes somente podem utilizar-se os recursos previstos em lei. - No processo do trabalho so os previstos no art. 893 da CLT: ordinrio, de revista, embargos, agravo de instrumento e de petio. Adequao ou cabimento: o ato a ser impugnado deve ensejar o apelo escolhido pelo recorrente. Tempestividade: os recursos dever ser interpostos no prazo previsto em lei. Nos casos dos trabalhista o prazo de 8 (oito) dias.

b) c) d)

Preparo: composto pelas custas e/ou depsito. - As custas sero pagas pelo vencido. - A parte dever fazer o pagamento das custas mediante DARF. - Para a empresa recorre preciso que seja garantido o juzo com o deposito recursal. - O depsito recursal feito na conta vinculada do FGTS do empregado. Inexistindo conta vinculada, a empresa dever abrir conta em nome do empregado para esse fim, ou fazer depsito em conta disposio do juzo que renda juros e correo monetria. Art. 511. No ato de interposio do recurso, o recorrente comprovar, quando exigido pela legislao pertinente, o respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, sob pena de desero. 1o So dispensados de preparo os recursos interpostos pelo Ministrio Pblico, pela Unio, pelos Estados e Municpios e respectivas autarquias, e pelos que gozam de iseno legal. 2o A insuficincia no valor do preparo implicar desero, se o recorrente, intimado, no vier a suprilo no prazo de cinco dias. e) Representao: no processo do trabalho no h necessidade da parte estar assinada por advogado (art. 791 e 839 da CLT). Podem as partes exercer o ius postulandi. - No entanto, se a parte ir apresentar recurso por advogado, deve estar ter procurao para esse fim, sob pena de no-conhecimento do recurso.

II - Subjetivos a) Legitimidade: somente aquele que teve sentena que lhe foi desfavorvel, no todo ou em parte, poder recorrer. O art. 499 do CPC dispe que podero o terceiro interessado, a parte, e a Procuradoria do Trabalho. - Das decises proferidas em dissdio coletivo que afete empresa de servio pblico, ou, em qualquer caso, das proferidas em reviso, podero recorrer, alm dos interessados, o Presidente do Tribunal e a Procuradoria da Justia do Trabalho (art. 898 da CLT). - O Ministrio Pblico do Trabalho pode recorrer das decises da Justia do Trabalho, quando entender necessrio, tantos nos processos em que for parte, como naqueles em que oficiar como fiscal da lei. Capacidade: necessrio que as partes tenham capacidade para estar em juzo. No havendo capacidade da pessoa num certo momento, ela tambm no poder recorrer.

b)

c)

Interesse: na interposio do recurso, a parte tem demonstrar interesse. - O terceiro tambm tem que mostrar interesse para recorrer. RECURSOS EM ESPCIES

RECURSO ORDINRIO O recurso ordinrio tem semelhanas com a apelao no processo civil.

1. Hipteses a) b) Hipteses de Cabimento (art. 985 da CLT) Das decises definitivas do juiz do trabalho e do juiz de Direito no prazo de 8 (oito) dias; Das decises dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, no prazo 8 (oito).

Tambm cabe recurso ordinrio das decises terminativas em que se extingue o processo sem julgamento de mrito, como: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) Das decises interlocutrias, de carter terminativo do feito, como que acolhe a exceo de incompetncia em razo da matria ( 2 do art. 799 da CLT). Do indeferimento da petio inicial, seja por inpcia ou qualquer outro vcio (art. 267, I, CPC); Do arquivamento dos autos em razo do no-comparecimento do reclamante audincia; Da paralisao do processo por mais de um ano, em razo da negligncia das partes (art. 267, II, CPC); Do no-atendimento, pelo autor, do despacho que determinou que se promovessem os atos e diligncias que lhe competir, pelo abandono da causa por mais de 30 dias (art. 267, III, do CPC); Verificando o juiz a ausncia dos pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo (art. 267, IV, do CPC); Se o juiz acolher a alegao de litispendncia ou coisa julgada (art. 267, V, do CPC); Se o processo for extinto por carncia de ao, por no estarem presentes a possibilidade jurdica do pedido, o interesse de agir, ou a legitimidade da parte (art. 267, VI, do CPC); Pela desistncia da ao (art. 267, VIII, do CPC); Se ocorrer que aplica pena ao empregado de no poder reclamar por seis meses (perempo trazida pela CLT); Nos casos em que o juiz extinguir o processo sem julgamento de mrito por falta de pedido certo ou determinado e de indicao do valor correspondente no procedimento sumarssimo.

Das decises definitivas da Vara que o recurso ordinrio so, em suma, as seguintes: a) Quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor (art. 269, I, do CPC); b) Quando o juiz acolher a decadncia ou prescrio (art. 269, IV, do CPC). Cabe tambm recurso ordinrio das decises de processos de competncia originria do TRT, como: a) Dissdios coletivos; b) Ao rescisria; c) Mandado de segurana; d) Habeas corpus; e) Decises que aplicam penalidades a servidores da Justia do Trabalho. No cabe recurso ordinrio da deciso que homologa acordo entre as partes, pois tal deciso irrecorrvel (art. 831 da CLT).

2. Prazo: 8 (oito) dias 3. Procedimento

Semelhante apelao no processo civil. Remessa Relator Vistas ao MP do Trabalho Revisor Julgamento Publicao.

4. Forma e Efeitos (art. 899, CLT) Os recursos sero interpostos por simples petio, ou seja, no h necessidade de fundamentao, bastando apenas que o recorrente manifeste seu inconformismo com a deciso, o que pode ser feito inclusive oralmente, porm, nesse caso, haver a necessidade de ser feita a reduo em termo. Esta regra se aplica a parte que estiver sem advogado. Tero efeito meramente devolutivo, devolvendo apreciao do Tribunal a matria impugnada, no existe efeito suspensivo, que a regra no processo do trabalho. Apenas no dissdio coletivo o presidente do TST poder dar efeito suspensivo ao recurso ordinrio.

4. Smulas Smula 158 do TST: Da deciso de Tribunal Regional do Trabalho, em ao rescisria, cabvel recurso ordinrio para o Tribunal Superior do Trabalho, em face da organizao judiciria trabalhista. Smula 192 do TST: I - Se no houver o conhecimento de recurso de revista ou de embargos, a competncia para julgar ao que vise a rescindir a deciso de mrito do Tribunal Regional do Trabalho, ressalvado o disposto no item II. II - Acrdo rescindendo do Tribunal Superior do Trabalho que no conhece de recurso de embargos ou de revista, analisando argio de violao de dispositivo de lei material ou decidindo em consonncia com smula de direito material ou com iterativa, notria e atual jurisprudncia de direito material da Seo de Dissdios Individuais (Smula n 333), examina o mrito da causa, cabendo ao rescisria da competncia do Tribunal Superior do Trabalho. III - Em face do disposto no art. 512 do CPC, juridicamente impossvel o pedido explcito de desconstituio de sentena quando substituda por acrdo Regional. IV - manifesta a impossibilidade jurdica do pedido de resciso de julgado proferido em agravo de instrumento que, limitando-se a aferir o eventual desacerto do juzo negativo de admissibilidade do recurso de revista, no substitui o acrdo regional, na forma do art. 512 do CPC. V - A deciso proferida pela SDI, em sede de agravo regimental, calcada na Smula n 333, substitui acrdo de Turma do TST, porque emite juzo de mrito, comportando, em tese, o corte rescisrio. Smula 192 do TST: Da deciso de Tribunal Regional do Trabalho em mandado de segurana cabe recurso ordinrio, no prazo de 8 (oito) dias, para o Tribunal Superior do Trabalho, e igual dilao para o recorrido e interessados apresentarem razes de contrariedade. RECURSO DE REVISTA 1. Noo Era um recurso trabalhista extraordinrio. o Eliminar divergncias interpretativas. No obedece a regra de interposio de simples petio, sem necessidade de fundamentao. 2. Hipteses de Cabimento a) Divergncia jurisprudencial entre decises de Tribunais Regionais do Trabalho (em relao ao direito federal); - Tem que haver espeficidade. - Tem que juntar o acrdo divergente que enseja o recurso. Divergncia interpretativa de direito particular - Lei local, sentena normativa ou normas particulares da empresa de abrangncia nacional ou regional. Afronta lei federal ou a Constituio - A ofensa tem que ser direta e literal, no apenas reflexa.

b)

c)

Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, somente ser admitido recurso de revista por contrariedade smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho e violao direta da Constituio. Art. 896 do CLT- Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decises proferidas em grau de recurso ordinrio, em dissdio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando: a) derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretao diversa da que lhe houver dado outro Tribunal Regional, no seu Pleno ou Turma, ou a Seo de Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, ou a Smula de Jurisprudncia Uniforme dessa Corte; b) derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Conveno Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, sentena normativa ou regulamento empresarial de observncia obrigatria em rea territorial que exceda a jurisdio do Tribunal Regional prolator da deciso recorrida, interpretao divergente, na forma da alnea a; c) proferidas com violao literal de disposio de lei federal ou afronta direta e literal Constituio Federal. 1o O Recurso de Revista, dotado de efeito apenas devolutivo, ser apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poder receb-lo ou deneg-lo, fundamentando, em qualquer caso, a deciso. 2o Das decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em execuo de sentena, inclusive em processo incidente de embargos de terceiro, no caber Recurso de Revista, salvo na hiptese de ofensa direta e literal de norma da Constituio Federal. 3o Os Tribunais Regionais do Trabalho procedero, obrigatoriamente, uniformizao de sua jurisprudncia, nos termos do Livro I, Ttulo IX, Captulo I do CPC, no servindo a smula respectiva para ensejar a admissibilidade do Recurso de Revista quando contrariar Smula da Jurisprudncia Uniforme do Tribunal Superior do Trabalho. 4 A divergncia apta a ensejar o Recurso de Revista deve ser atual, no se considerando como tal a ultrapassada por smula, ou superada por iterativa e notria jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho. 5 - Estando a deciso recorrida em consonncia com enunciado da Smula da Jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, poder o Ministro Relator, indicando-o, negar seguimento ao Recurso de Revista, aos Embargos, ou ao Agravo de Instrumento. Ser denegado seguimento ao Recurso nas hipteses de intempestividade, desero, falta de alada e ilegitimidade de representao, cabendo a interposio de Agravo. 6 Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, somente ser admitido recurso de revista por contrariedade a smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho e violao direta da Constituio da Repblica.

3. Objetivo: Uniformizao da Jurisprudncia - Fundamentao vinculada - No h reexame de matria probatria. 4. Pressupostos Especiais Prequestionamento; Transcedncia (s conhece o que achar pertinente, somente questes relevantes). 6. Procedimento Similar ao recurso ordinrio. 7. Preparo Para recorrer de revista a parte dever fazer o depsito da condenao, que ter como limite o valor de R$ 9.356,25. Se a condenao for acrescida pelo acrdo regional, dever a parte fazer o complemento do depsito e das custas, sob pena de desero. Se a parte foi vencedora na primeira instncia, mas vencida na segunda, est obrigada, independentemente de intimao, a fazer o pagamento das custas fixadas na sentena originria das quais ficar isenta a parte ento vencida.

EMBARGOS NO TST 1. Hipteses Legais (cabimento) Embargos de Nulidade: quando tem como fundamento ofensa a lei. Embargos de Divergncia: quando a deciso divergir da prpria turma, de outra turma ou do pleno. obrigatrio a juntada do acrdo divergente.

Art. 894 da CLT - Cabem embargos, no Tribunal Superior do Trabalho, para o Pleno, no prazo de 5 (cinco) dias a contar da publicao da concluso do acrdo: a) das decises a que se referem as alneas b e c do inciso I do art. 702; b) das decises das Turmas contrrias letra de lei federal, ou que divergirem entre si, ou da deciso proferida pelo Tribunal Pleno, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho. Art. 702, I, da CLT: b) conciliar e julgar os dissdios coletivos que excedam a jurisdio dos Tribunais Regionais do Trabalho, bem como estender ou rever suas prprias decises normativas, nos casos previstos em lei; c) homologar os acordos celebrados em dissdios de que trata a alnea anterior; 2. Smulas Smula 221 do TST: I - A admissibilidade do recurso de revista e de embargos por violao tem como pressuposto a indicao expressa do dispositivo de lei ou da Constituio tido como violado. II - Interpretao razovel de preceito de lei, ainda que no seja a melhor, no d ensejo admissibilidade ou ao conhecimento de recurso de revista ou de embargos com base, respectivamente, na alnea "c" do art. 896 e na alnea "b" do art. 894 da CLT. A violao h de estar ligada literalidade do preceito. Smula 333 do TST: No ensejam recursos de revista ou de embargos decises superadas por iterativa, notria e atual jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho. AGRAVO DE INSTRUMENTO 1. Conceito o recurso adequado para impugnar os despachos que denegarem seguimento a interpretao de outro recurso. ? Formao de autos em apartados, sem implicar na suspenso do andamento do processo. No processo do trabalho serve apenas para destrancar ao qual foi negado seguimento, e no para as decises interlocutrias.

2. Hipteses de Cabimento Caber agravo de instrumento no processo do trabalho contra despacho que denegar seguimento ao recurso ordinrio, recurso de revista, agravo de petio e recurso extraordinrio. ? No caber o agravo de instrumento de despacho que no admitir os embargos, pois neste caso, o remdio o agravo regimental.

3. Requisitos Especficos a) juntada do recurso negado; b) certido de intimao da deciso. No existe preparo para este recurso.

4. Efeitos a) Liberao do recurso no conhecido, se dado provimento. b) No tem efeito suspensivo; c) O juzo admissibilidade no feito no juzo a quo. AGRAVO DE PETIO 1. Conceito o recurso que serve que atacar as decises do juiz nas execues, via embargos.

2. Hipteses Da deciso do juiz na deciso.

3. Pressupostos Delimitao matemtica questionamento de valores quantitativos. 4. Efeitos Meramente devolutivo o Excepcionalmente tem efeito suspensivo se causar grande gravame ao errio. 5. Procedimento Muito semelhante ao recurso ordinrio. AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO DE PETIO NA CLT Art. 897 - Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: a) de petio, das decises do Juiz ou Presidente, nas execues; b) de instrumento, dos despachos que denegarem a interposio de recursos. 1 - O agravo de petio s ser recebido quando o agravante delimitar, justificadamente, as matrias e os valores impugnados, permitida a execuo imediata da parte remanescente at o final, nos prprios autos ou por carta de sentena. 2 - O agravo de instrumento interposto contra o despacho que no receber agravo de petio no suspende a execuo da sentena. 3o Na hiptese da alnea a deste artigo, o agravo ser julgado pelo prprio tribunal, presidido pela autoridade recorrida, salvo se se tratar de deciso de Juiz do Trabalho de 1 Instncia ou de Juiz de Direito, quando o julgamento competir a uma das Turmas do Tribunal Regional a que estiver subordinado o prolator da sentena, observado o disposto no art. 679, a quem este remeter as peas necessrias para o exame da matria controvertida, em autos apartados, ou nos prprios autos, se tiver sido determinada a extrao de carta de sentena. 4 - Na hiptese da alnea b deste artigo, o agravo ser julgado pelo Tribunal que seria competente para conhecer o recurso cuja interposio foi denegada. 5o Sob pena de no conhecimento, as partes promovero a formao do instrumento do agravo de modo a possibilitar, caso provido, o imediato julgamento do recurso denegado, instruindo a petio de interposio: I - obrigatoriamente, com cpias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao, das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado, da petio inicial, da contestao, da deciso originria, da comprovao do depsito recursal e do recolhimento das custas; II - facultativamente, com outras peas que o agravante reputar teis ao deslinde da matria de mrito controvertida. 6o O agravado ser intimado para oferecer resposta ao agravo e ao recurso principal, instruindo-a com as peas que considerar necessrias ao julgamento de ambos os recursos. 7o Provido o agravo, a Turma deliberar sobre o julgamento do recurso principal, observando-se, se for o caso, da em diante, o procedimento relativo a esse recurso. 8o Quando o agravo de petio versar apenas sobre as contribuies sociais, o juiz da execuo determinar a extrao de cpias das peas necessrias, que sero autuadas em apartado, conforme dispe o 3o, parte final, e remetidas instncia superior para apreciao, aps contraminuta.

CORREIO PARCIAL 1. Conceito - o remdio processual destinado a provocar a interveno de uma autoridade judiciria superior em face de atos tumultrios do procedimento praticados no processo por autoridade judiciria inferior. Ato tumulturio da boa ordem processual o que no observa as regras legais previstas para o processo, como por exemplo, retirar a contestao do processo, quando ela j apresentada e j estiver juntada aos autos. No ato tumulturio a diligncia que o magistrado julgar necessria ao esclarecimento do feito. 2. Requisitos Especficos Necessidade de inexistncia do recurso especfico. Atuao tumulturio do julgador. 3. Objetivo Restaurao da ordem processual legal. Recursos no previstos na CLT

Agravo Regimental; o Recurso prprio dos Tribunais, regido de acordo com regimento interno de cada um. Recurso Adesivo; Embargos de Declarao o Cabvel quando a sentena ou o acrdo contenha obscuridade, contradio ou omisso. o Utilizado para pr-questionamento para a interposio de alguns recursos.

,.

S-ar putea să vă placă și