Sunteți pe pagina 1din 5

INTRODUO

O tecido epitelial desempenha vrias funes no organismo, como proteo do corpo, absoro de substncias do meio, secreo de substncias teis e percepo de sensaes, dependendo do rgo onde se localiza. Os tecidos epiteliais, tambm chamados pitlios, so classificados em dois tipos principais: epitlios de revestimento e epitlios glandulares.

DESENVOLVIMENTO EPITLIOS DE REVESTIMENTO Os tecidos epiteliais ou epitlios tm clulas perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante. O arranjo das clulas epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados. Quando os epitlios so formados por uma s camada de clulas, so classificados como epitlios simples ou uniestratificados. J os epitlios formados por mais de uma camada de clulas so chamadas estratificados. Existem ainda epitlios que, apesar de formados por uma nica camada celular, tm clulas de diferentes alturas, o que d a impresso de serem estratificados. Por isso, eles costumam ser denominados pseudo-estratificados. Quanto forma das clulas, os epitlios podem ser classificados em pavimentosos, quando as clulas so achatados como ladrilhos; cbicos, quando as clulas tm a forma de cubo; ou prismticos, quando as clulas so alongadas, em forma de coluna. No epitlio que reveste a bexiga, a forma das clulas originalmente cbica, mas elas se tornam achatadas quando submetidas ao estiramento causado pela dilatao do rgo. Por isso, esse tipo de epitlio denominado, epitlio de transio. ESPECIALIZAES DAS CLULAS EPITELIAIS As clulas dos tecidos epiteliais mantm-se aderidas umas s outras por meio de estruturas especializadas, genericamente chamadas junes celulares. Desmossomos Uma das mais importantes junes celulares o desmossomo. Um desmossomo pode ser comparado a um boto de presso constitudo de duas metades que se encaixam, estando uma metade localizada na membrana de uma das clulas a outra metade na clula vizinha. Em cada clula existe uma placa circular de protena, situada bem perto da membrana. Das placas partem substncias colantes, chamadas desmoglenas, que atravessam as membranas e grudam as clulas na regio de contato. As placas tambm esto ligadas a um grande numero de filamentos constitudos da protena queratina. Zona de ocluso Outro tipo de juno celular presente em muitos epitlios a zona de ocluso, uma espcie de cinturo adesivo situado junto borda livre das clulas epiteliais. A zona de ocluso mantm as clulas vizinhas to encostadas que impede a passagem de molculas entre elas. Assim, substncias eventualmente presentes em uma cavidade revestida por tecido epitelial no podem penetrar no corpo, a no ser atravessando diretamente as clulas. Sob um tecido epitelial h sempre uma espcie de tapete de molculas de protenas ao qual as clulas se ligam: a lmina basal. As bases das clulas epiteliais ficam aderidas lmina basal por meio de estruturas celulares especiais, denominadas hemidesmossomos. Estes lembram desmossomos, mas possuem estrutura e funo

diferentes, conectando as bases das clulas epiteliais lmina basal, em vez de ligarem as membranas de clulas vizinhas, como fazem os desmossomos. EXEMPLOS DE EPITLIOS DE REVESTIMENTO Epiderme A camada mais superficial de nossa pele, a epiderme, um epitlio estratificado que exerce funo de proteo. As clulas epidrmicas localizadas junto lmina basal esto sempre em multiplicao, originando novas clulas que substituem as clulas mais superficiais, que esto continuamente morrendo e se soltando. medida que novas camadas celulares so produzidas, as camadas mais externas espremem-se umas contra as outras, achatando-se. As clulas localizadas mais perto da superfcie adquirem um formato de escama e passam a produzir abundantes quantidades de filamentos de queratinas. As clulas epidrmicas no vivem muito tempo. A abundante produo de queratina acaba por produzir a morte das clulas mais externas. Mas isso no impede que elas cumpram seu papel: os filamentos da queratina formam uma densa rede superficial na epiderme, que a impermeabiliza e protege contra arranhes e pequenos ferimentos. Epitlio de revestimento intestinal O tecido que reveste internamente o intestino delgado um bom exemplo de epitlio especializado em absorver nutrientes e permitir que eles passem da cavidade intestinal para o sangue. A alta capacidade de absoro do epitlio intestinal se deve ao fato de suas clulas possurem, na membrana da borda livre, muitas projees finas e alongadas, que lembram dedos de uma luva, chamadas microvilosidades. Clculos da rea da membrana que constitui as microvilosidades mostram que elas aumentam em quinhentas vezes a rea superficial em cada clula, em comparao com a rea de clulas que tm borda lisa. O mesmo tipo de clculo nos leva a concluir que o intestino delgado humano apresenta umas superfcie de absoro de mais de 300 m, equivalente rea de uma quadra de esportes de 20 m de comprimento por 15 m de lado. Epitlio de tbulos renais Outro exemplo de epitlio especializado na absoro de substncias pode ser encontrado nos rins. Nesses rgos existem finos tbulos formados por clulas epiteliais, cuja funo reabsorver substncias teis da urina e devolv-las ao sangue. A eficincia dessas clulas renais garantida por um grande nmero de invaginaes, espcie de microvilosidades ao contrrio. O efeito o mesmo: as invaginaes aumentam a rea celular disponvel para a absoro de substncias. Epitlio olfativo Existem epitlios constitudos por clulas especializadas em perceber estmulos externos, que so depois transmitidos ao sistema nervoso. O epitlio olfativo, que reveste internamente o nariz, um exemplo de epitlio sensvel, responsvel pelo olfato.

EPITLIOS GLANDULARES As clulas que constituem o epitlio glandular ficam alojadas no interior de estruturas denominadas glndulas, e so especializadas na produo e eliminao de secrees. O termo secreo tanto pode ser usado para designar substncias teis ao organismo expelidas pelas clulas como o prprio ato de eliminar essas substncias. Por exemplo, a saliva a secreo das glndulas salivares, o leite a secreo das glndulas mamrias, e assim por diante. As glndulas podem ser de dois tipos: excrinas e endcrinas. Glndulas excrinas Glndulas excrinas so aquelas que eliminam suas secrees para fora do corpo ou para cavidades internas dos rgos. Elas possuem um canal ou duto de sada para as excrees. As glndulas sudorparas, por exemplo, eliminam o suor para a superfcie externa da pele, enquanto as glndulas salivares eliminam a saliva na cavidade bucal. Glndulas endcrinas Glndulas endcrinas so aquelas que eliminam suas secrees, genericamente denominadas hormnios, diretamente no sangue. Elas no possuem duto. A tireide, por exemplo, uma glndula endcrina, localizada na regio do pescoo, que produz e elimina o hormnio tiroxina no sangue. Glndula mista ou anfcrina: o pncreas Existe uma glndula em nosso corpo o pncreas que desempenha simultaneamente funes endcrinas e excrinas. Por isso, o pncreas considerado uma glndula mista ou anfcrina, isto , uma glndula de secreo dupla. Classificao das glndulas excrinas As glndulas excrinas podem ser classificadas com base em diferentes critrios. Um deles quanto forma da poro secretora: se for tubular, a glndula chamada tubulosa; se for arredondada, chamada alveolar ou acinosa; se a glndula contm longos dutos tubulares, com pores secretoras arredondadas nas extremidades, ela chamada tbulo-alveolar ou tbulo-acinosa. Em relao ao duto da glndula, ele pode ou no ser ramificado. Se o duto no ramificado, diz-se que a glndula simples; se o duto apresenta ramificaes, a glndula denominada composta. Em relao maneira de eliminar a secreo, as glndulas podem ser classificadas em holcrinas, mercrinas e apcrinas. Nas glndulas chamadas holcrinas, o processo de eliminao da secreo drstico: a clula secretora acumula produtos no citoplasma; em seguida, morre e se desintegra, constituindo, ela prpria, a secreo. As glndulas sebceas de nossa pele so holcrinas e esto sempre se desintegrando e sendo regeneradas. J as glndulas mercrinas so o oposto das holcrinas, pois as clulas secretoras eliminam apenas a secreo, mantendo seu citoplasma praticamente intacto. Exemplos delas so as glndulas salivares e sudorparas.

Existem, ainda, glndulas cujas clulas secretoras perdem uma certa parte de citoplasma ao eliminarem sua secreo: as glndulas apcrinas. Um exemplo desse tipo a glndula mamria. Origem das glndulas Todas as glndulas tm origem ainda na fase embrionria, a partir de uma superfcie epitelial. As clulas epiteliais se multiplicam, formando um cordo celular que se aprofunda nos tecidos mais internos. No caso das glndulas excrinas, a parte mais profunda do cordo de clulas se desenvolve e assume a funo secretora. O restante do cordo celular forma um duto atravs do qual a secreo flui para fora da glndula. No caso das glndulas endcrinas, a parte mais profunda do cordo celular se isola, perdendo comunicao com o exterior. As secrees so eliminadas diretamente para o interior de vasos sangneos localizados na prpria glndula ou em torno dela.

CONCLUSO

Os epitlios so essenciais para o nosso corpo, sem eles nosso corpo estaria mais disposto doenas. O trabalho das glndulas e da proteo do corpo basicamente ligado com o tecido epitelial.

S-ar putea să vă placă și