Sunteți pe pagina 1din 11

Jogos Teatrais na Educao: Um Olhar para uma Prtica Libertadora

Neusa Raquel De Oliveira Santos 1 2 Moacir Alves de Faria

Resumo Este trabalho pretende trazer tona a discusso da educao como prtica que leva o indivduo sua libertao plena na busca do conhecimento, bem como no exerccio pleno da sua cidadania. Para isso utilizaremos a proposta pedaggica libertadora de Paulo Freire e as novidades dos jogos teatrais para educao de crianas, adolescentes e adultos baseado nas idias de Viola Spolin. Um olhar para uma educao que pode contribuir na formao de cidados capazes de interagir plenamente em seu cotidiano e participar da construo de uma sociedade mais justa e com menos excluso. Palavras-chave: Educao inclusiva, pedagogia, jogo teatral, conhecimento, cidadania.

1. Introduo Neste trabalho pretendemos explorar a funo pedaggica dos jogos teatrais a fim de articular um ambiente de aprendizagem onde seja primordial o clima de confiana, de respeito s diferenas e de reflexo. Ao observar as possveis contribuies dos jogos teatrais para o ensino pudemos verificar que sua prtica pode desenvolver a subjetividade, a percepo, a relao com o outro, a responsabilidade, a criatividade e o dilogo. Pretendemos discutir neste trabalho como o dilogo problematizador proposto por Paulo Freire deve ser foco no ambiente educacional. A necessidade da construo de um ambiente favorvel aprendizagem, mais humano e menos individualista, onde as diferenas possam ser respeitadas e que permita ao indivduo o exerccio pleno de sua cidadania urgente na educao. O desenvolvimento de projetos educacionais no pode mais ser estabelecido de forma vertical, ou seja de cima para baixo, mas de forma horizontal levando em conta todos os participantes no processo pedaggico escolar, focando a aprendizagem dos

1 2

Aluna do Curso de Pedagogia da Universidade Nove de Julho UNINOVE.

Mestre em Educao pela Universidade de Sorocaba. Professor Orientador. Revista Eletrnica Saberes da Educao Volume 1 n 1 - 2010

educandos, como tambm a formao de indivduos capazes de transformar situaes de injustia, intolerncia e de excluso em situaes de justia, tolerncia e incluso. 2. Problematizao e Dilogo O ensino pode contribuir para a educao de pessoas reflexivas quando a transmisso de conhecimento superada pelo questionamento e pela problematizao. Na educao tradicional, Paulo Freire (2004, p. 58) define os papeis do educador e do educando e a chama de educao bancria: (...) Quanto mais v enchendo os recipientes com seus depsitos, tanto melhor educador ser. Quanto mais se deixem docilmente encher, tanto melhores educandos sero. Alm das dificuldades que emergem das condies de trabalho inadequadas para professores e estudantes, acredito que o distanciamento entre a escola e o cotidiano real pode dificultar que o aluno olhe para a educao como uma ferramenta necessria no dilogo inteligente com o mundo. Por outro lado, a forma dominante desse ensino, que Paulo Freire denominou de educao bancria, est longe de trabalhar a curiosidade ingnua dos adolescentes visando transform-la numa curiosidade epistemolgica.

A escola e o professor em particular tm uma responsabilidade extraordinria na formao do adolescente, no aperfeioamento da pessoa como ser integral. Esse aperfeioamento deve embasar-se numa filosofia de vida indispensvel formao do ser humano. o homem em condies de zelar pela sua dignidade individual perante a coletividade; o ser ajustado famlia, comunidade de vivncia, ao trabalho, s instituies, ao respeito aos demais indivduos; a pessoa cultivada para servir ao prximo, sem preconceitos de quaisquer natureza, 3 visando ao aprimoramento individual, coletivo, universal; etc. (FREIRE, 2000)

Acredito que se tivermos uma situao escolar, onde educadores e educandos estabeleam um dilogo honesto sobre a aprendizagem, se posicionem como diferentes, e nem por isso como desiguais, dispostos a trocar conhecimentos, a respeitar os limites do outro e procurar juntos caminhos para suplantar esses limites, o ensino pode ser motivadora da transformao em busca do conhecimento bem como da emancipao de cada indivduo na sociedade. a educao que permite ao individuo a reflexo e a responsabilidade na transformao atual da sociedade.

HTTP://eduquenet.net/professoreducador.htm. Acesso em: 24 fev. 2010

Mas, por uma educao que, por ser educao, haveria de ser corajosa, propondo ao povo a reflexo sobre si mesmo, sobre seu tempo, sobre suas responsabilidades, sobre seu papel no novo clima cultural da poca de transio. Uma educao que lhe propiciasse a reflexo sobre seu prprio poder de refletir e que tivesse sua instrumentalidade, por isso mesmo, no desenvolvimento desse poder, na explicao de suas potencialidades, de que decorreria sua capacidade de opo. (FREIRE, 2008, P. 67).

A educao no pode contribuir para a formao de indivduos passivos, mas deve ser um momento de participao e reflexo; e isto deve ser uma prtica em todas as instncias educacionais, desde queles que determinam os projetos educacionais at aqueles que os colocam em prtica. A proposta libertadora de educao deve permear todos os que nela esto envolvidos, com isso os projetos no sero verticais e sim horizontais, onde todos podem contribuir desde a construo at a execuo do projeto pedaggico.
importante ressaltar que em toda a sua vida Paulo Freire defendeu idias para uma educao que permitisse a reflexo sobre o contedo ensinado e sobre a situao social do pas. Paulo Freire sempre enfatizou a necessidade do dilogo libertador. Suas idias, seus princpios, seus sonhos, sempre sero ponto de partida para uma pedagogia que pense no ser humano como algum com sonhos, esperanas, inquietaes e medos, e no como um objeto. (OLIVEIRA, 2004, p.24)

O dilogo horizontal, aquele que coloca seus interlocutores como iguais, deve ser buscado incessantemente na educao. As propostas educacionais devem nascer do dilogo entre pesquisadores da educao, educadores e educandos visando transformao e incluso de todos na busca do conhecimento. Para isso os jogos teatrais podem nos auxiliar, transformando essa transmisso de conhecimento dominante na escola, e proporcionando meios para trabalh-los em sala de aula, estimulando debates problematizadores a respeito do conhecimento. Acreditamos que os jogos teatrais possam ajudar na abordagem de temas que normalmente ficam ausentes do seu ensino, como a possibilidade de o conhecimento transformar situaes de dominadores e dominados, questes sobre excluso social ou ainda questes da tica na sociedade. Os jogos utilizam atividade que so originadoras de problemas, cujas solues levam o grupo reflexo e ao dilogo.

Os problemas inesperados, propostos pelos jogos teatrais, para serem resolvidos de improviso, podem contribuir para a formao de indivduos capazes de interagir nesse novo universo globalizado e em constante transformao. O cotidiano familiar, social, escolar e do trabalho prope a cada dia situaes novas que devem ser resolvidas de forma crtica e justa a fim de minimizar as injustias e a excluso de pessoas. Para isso, necessrio que a escola contribua para a formao de indivduos responsveis na construo de uma sociedade tica, justa e inclusiva. 3. O Jogo Teatral na Educao Os jogos teatrais tm uma estrutura que permite a mudana de atitude por parte do professor, ou seja, dentro de um jogo, ele somente prope o problema, pois a busca de soluo feita por todo o grupo. Sendo assim, no h, nessa situao, o detentor das respostas, mas a resposta pode ser dada por todos. O papel do professor nessa situao o de problematizar as respostas para que todos, em acordo, optem por uma. Spolin (2007). o par educador-educando entrando em cena, como diria Paulo Freire. O jogo teatral pode colaborar na formao de pessoas crticas e abertas ao dilogo, pois o jogo prope um problema a ser resolvido, cuja soluo deve ser encontrada em grupo e no solitariamente. Isso permite e suscita o envolvimento do grupo, a criatividade, o improviso e a intuio que so vitais para a aprendizagem. Assim o educando se torna o foco da aprendizagem.
Os jogos teatrais podem trazer o frescor e vitalidade para a sala de aula. As oficinas de jogos teatrais no so designadas como passatempo do currculo, mas sim como complementos para aprendizagem escolar, ampliando a conscincia de problemas e idias fundamentais para o desenvolvimento intelectual dos alunos. (SPOLIN, 2007, p. 29)

Os jogos podem incentivar a transformao na aprendizagem, tornando os jogadores capazes de construir situaes, objetos ou conceitos impossveis de serem captados em palavras e at cri-los a partir do nada. Isto , o jogo pode propor um problema que precisa de objetos, coisas ou pessoas que no esto na sala, e para que os jogadores cheguem resoluo do problema proposto devem agir criativamente e os construir imaginariamente e no s devem construir como tambm devem interagir com eles.

As oficinas de jogos teatrais so teis ao desenvolver a habilidade dos alunos em comunicar-se por meio do discurso e da escrita, e de formas no verbais. So fontes de energia que ajudam os alunos a aprimorar habilidades de concentrao, resoluo de problemas e interao em grupo. (idem, idem, p. 209)

Os jogos estabelecidos se baseiam na resoluo de problemas cuja resoluo nasce do improviso. Suas essncias esto no foco, onde todos devem se concentrar para resolver o problema, na instruo para atingir o objetivo e na avaliao que visa verificar se o foco foi conseguido e se a instruo foi suficiente para resolver o problema proposto. 3.1. Alguns Tipos de Jogos Os diversos tipos de jogos podem contribuir para a aprendizagem, pois ajudam a desenvolver habilidades de forma mais descontrada, permitindo a interao de todos. Vejamos alguns tipos de jogos que podem ser utilizados facilmente no ambiente escolar. Jogos de aquecimento: o aquecimento necessrio antes das oficinas, como tambm so teis ao final de oficinas de baixa energia para revigorar os jogadores. Os jogos de aquecimento focam a interao do grupo. Jogos de movimentos: esses jogos permitem a explorao do ambiente, a liberao de gestos e de energia. Com isso a liberao do pensamento e das idias ocorre pela necessidade de criar movimentos e gestos. As caminhadas no espao estendem esta explorao, dando aos alunos a chance de se movimentar e explorar o espao familiar da sala de aula, proporcionando um novo imediatismo ao espao. (SPOLIN, 2007, p. 69) Jogos de transformao: esses jogos tornam o invisvel, visvel. Os jogadores devem criar os objetos, coisas ou personagens e jogar com eles, de maneira criativa e de improviso, porm com bastante detalhes para que a platia identifique em seus gestos ou aes do que se trata aquele jogo. Com isso, tanto os jogadores como a platias experimentam o despertar do intuitivo. ...Quando o invisvel se torna visvel, temos a magia teatral! (idem, idem, p. 78). Jogos sensoriais: sugerem uma nova conscincia sensorial e a concentrao a fim de compreender claramente o que ouve, pois pode ser pedido a um jogador, que o demonstre atravs de aes, gestos, desenhos, textos o que ouviu, sem que tenha tempo para pensar nele.

Jogos com parte de um todo: quando o jogador entende que uma parte de um todo, torna-se responsvel pela resoluo daquele problema, apoiando o outro e partilhando suas respostas. ...Um jogador com corpo, mente e intuio em unssono, com alto nvel de energia pessoal, conecta-se com os parceiros no esforo de quebrar limitaes. (SPOLIN, 2007, p. 111). No contexto pedaggico, o jogo que enfoca a parte de um todo, pode contribuir na formao de cidados mais participantes e responsveis pelo outro, como tambm alunos co-participantes na formao de outros. Como ele faz parte de uma sociedade, deve contribuir para que a justia, a tolerncia e a incluso estejam presentes abundantemente no cotidiano das pessoas. Jogos de palavras: o medo da comunicao verbal pode prejudicar a aprendizagem. Esses jogos fomentam a necessidade de se comunicar, e atravs do improviso e centrado no foco, as palavras surgem e com isso o dilogo acontece. A superao da timidez contribui para que o educando possa suplantar seus limites e partilhar plenamente do conhecimento cientfico e cultural. 3.2. A Importncia do Foco Os jogos de Spolin so muito utilizados na formao de atores e podem ser explorados nos contexto pedaggico. Quando utilizados na formao de atores com o objetivo de desenvolver personagens, o jogo deve enfocar o quem, onde as atividades desenvolvidas visam que os participantes demonstrem em suas aes que entenderam quem o personagem que devem encenar. Vejamos um exemplo de jogo proposto por Spolin (2001, p. 119): Objetivo: mostrar, e no contar o personagem. Foco: permitir que quem voc , revele-se por si mesmo. Estabelecendo esse tipo de foco no jogo, poderemos discutir sobre como o comprometimento tico das pessoas resultam efetivamente na sociedade. Para isso, o improviso e a criatividade devem florescer no educando, pois ele ter de representar um personagem que pode existir na sociedade ou no seu cotidiano, mas para resolver o problema proposto pelo jogo e atingir o foco, o jogador deve reproduzi-lo imaginariamente atravs de palavras, gestos ou aes.

Outro tipo de foco do jogo teatral o onde, e na formao de atores esse jogo proposto com a inteno de que os jogadores, em suas aes, demonstrem onde esto, isto , como o local onde esto interagindo. Vejamos um exemplo de jogo proposto por Spolin (2001, p. 50): Objetivo: tornar visvel o invisvel. Foco: mostrar onde voc est atravs do contato fsico com todos os objetos desenhados. Os objetos so simplesmente representados por riscos de giz numa lousa ou num pedao de papel que deve ser colocado no palco. Cada jogador deve, de alguma forma, manipular ou tocar tudo o que foi desenhado no quadro, compartilhando com a platia a sua visibilidade. Esse tipo de atividade pode permitir a discusso de problemas locais e assim procurar as devidas solues. Nesse caso tambm o imaginrio, a criatividade e o improviso devem aflorar para que haja a resoluo do problema proposto. Alm de quem o personagem ou onde est se desenvolvendo o jogo, existe o foco em o qu, que visa demonstrar a ao que deve ser efetuada pelos jogadores e como deve interagir todo o grupo. Vamos ver um exemplo de jogo cujo foco est na ao, segundo Spolin (2001 p. 91) Objetivo: ajudar os jogadores a utilizar o silncio para construir tenso. Foco: no silncio entre jogadores Com esse foco, poderemos discutir aes benficas ou malficas para a sociedade e para a aprendizagem. O que se espera com esse foco que situaes de injustias e de excluso, existentes no cotidiano escolar como tambm da comunidade ao redor da escola, sejam transformadas. Esses focos levam ao envolvimento de todos os jogadores e busca em conjunto das solues para atingi-los. Para que qualquer um desses focos citados seja atingido necessrio o envolvimento de todos para resolver o problema, aflorando com isso, a criatividade, a confiana recproca, a necessidade de ajuda e, de certa forma, a independncia.
O desenvolvimento progressivo do sentido de cooperao leva autonomia da conscincia, realizando a revoluo copernicana que se processa no indivduo, ao passar da relao de dependncia para a de independncia. (SPOLIN, 2001, p. 13)

A independncia no nasce da disputa para se encontrar a resposta, pois necessrio que cada um ajude o outro na busca da soluo. No s ajudar o outro, mas procurar ajuda e essa a essncia da educao: formar indivduos capazes de lutar por seus objetivos, respeitando as diferenas dos outros que esto sua volta; como tambm que sejam solidrios e abertos ao dilogo. 4. O Dilogo e o Exerccio da Cidadania Para Paulo Freire s o dilogo produz a liberdade do homem e da mulher. Os jogos de palavra de Spolin (2007) podem contribuir para o desenvolvimento da comunicao verbal e podem permitir que o dilogo, o questionamento, a crtica construtora e transformadora de situaes de excluso acontea na sala de aula e fora dela. Por isso, s o dilogo comunica. E quando os dois plos do dilogo se ligam assim, com amor, com esperana, com f um no outro, se fazem crticos na busca de algo. Instala-se, ento, uma relao de simpatia entre ambos. S a h comunicao. (FREIRE, 2008, p. 115). Quando o dilogo o centro do processo pedaggico, a transformao da sala de aula se faz necessria e o professor deixa de ser o nico responsvel pelo conhecimento. Assim, educador e educando so co-responsveis pela busca do conhecimento. A nfase no dilogo, mediatizado pela construo/problematizao do conhecimento, a grande mudana que pode muito bem ser trabalhada com os jogos teatrais. Quando a criatividade, a crtica e a disposio para solucionar, justa e eticamente, problemas enfrentados no cotidiano existem, se configura o exerccio pleno da cidadania. 5. Consideraes Finais Ao olhar para a educao, ns, enquanto educadores, no podemos separ-la da sociedade, pois ela acontece na sociedade, com isso, aes desenvolvidas na escola sero refletidas na sociedade, como tambm a escola ser reflexo da sociedade. No h educao fora das sociedades humanas e no h homem no vazio. (FREIRE, 2008, p. 43) Sendo assim, ao construir um projeto pedaggico devemos estabelecer o que se pretende com ele, isto , desde a melhora da aprendizagem de nossos educandos at, no mnimo, atingir a comunidade onde a

escola se localiza. Esse projeto, desde a sua idealizao at sua aplicao deve ter como foco o dilogo. O dilogo deve ser o mediador do desenvolvimento deste projeto. Deve ser horizontal, como proposto por Paulo Freire, onde ningum impe suas idias, mas todos discutem a melhor resoluo para a situao proposta. O dilogo problematizador que leva reflexo deve ser o foco do cotidiano escolar, desde a participao do gestor no desenvolvimento pedaggico at as contribuies dos educandos e de seus pais. Todos: gestores, educadores, pesquisadores da educao, educandos, pais de educandos, tm o dever de propor e participar de gestes mais participativas, mais dialgicas e mais democrticas, com a finalidade de contribuir para a formao de indivduos mais flexveis em sociedade e para que a incluso, em todos os sentidos, seja uma prtica diria.
Por despir-se ao mximo de preconceitos na anlise dos problemas e, na sua apreenso, esforar-se por evitar deformaes. Por negar a transferncia da responsabilidade. Pela recusa a posies quietistas. Por segurana na argumentao. Pela prtica do dilogo e no da polmica. Pela receptividade ao novo, no apenas porque novo e pela no recusa ao velho s porque velho, mas pela aceitao de ambos, enquanto vlidos. (FREIRE, 2008, p. 71)

nesse sentido que a educao deve ser norteada, permitindo que educandos partilhem de um cotidiano onde o dilogo crtico e no apenas polmico pode contribuir para a formao de indivduos capazes de interagir com o universo a sua volta de forma crtica, criativa, sendo gerador de situaes de incluso e de tolerncia. Quando o conhecimento pode ser partilhado dialogicamente, todos podem contribuir pela sua partilha, com isso possvel que educandos se sintam mais motivados na aprendizagem bem como na busca plena do conhecimento. Acreditamos que os jogos teatrais podem ajudar na facilitao desse ambiente, pois eles focam a resoluo de problemas; e para que a resoluo seja efetuada da melhor forma, todos devem contribuir. Com isso, no h mais o detentor do conhecimento, mas aquele que motiva a todos na busca do conhecimento, para assim solucionar o problema proposto. necessrio voltar para a educao um olhar libertador, ou seja, aquele que permite ao educando o acesso pleno sua cidadania e as condies de interagir com o universo atual; pois, as necessidades dos educandos de hoje no so as mesmas de

outrora. Hoje o educando necessita ser preparado para resolver problemas inesperados em seu cotidiano, para isso a criatividade e a criticidade so essenciais. O educador no pode apenas ser um transmissor de contedos, mas deve ser aquele que desperta o educando para a busca do conhecimento. necessrio que o educando veja tanto na cultura cientfica como na social e histrica linguagens e conhecimentos necessrios para dialogar e interagir com as transformaes sociais, culturais e tecnolgicas, e nesse sentido a escola tem papel fundamental na sua formao. O educando, ser assim, capaz de exercer plenamente a sua cidadania e se tornar o agente transformador na sociedade. Referncias Bibliogrficas ALVES, M. Como escrever teses e monografias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. BARCELLOS, H. Alm do circulo de giz. Brasilia: MUSI Med, 1995. BRECHT, B. Teatro de diverso ou teatro pedaggico. In Revista civilizao Brasileira, numero 3, julho 1965. ECO, U. Obra aberta. Forma e indeterminao nas poticas contemporneas. (8 ed.). So Paulo: Perspectiva, 1997. _____________. Como se faz uma tese. (G.C.C. Souza, Trad.). 19 Ed. So Paulo: Perspectiva, 2005. FREIRE, P. sombra desta mangueira. 2 ed. So Paulo: Olho d'agua, 1995. _____________. Educao como prtica de liberdade. 31 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2008. _____________. Extenso ou comunicao. (R. D. Oliveira, Trad.) Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. _____________. Pedagogia da autonomia. Saberes necessrios prtica educativa. 15 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2000. _____________. Pedagogia do oprimido. 39 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2004. _____________. Educao e mudana. 30 ed. (M. Gadotti e L.L. Martin). So Paulo: Paz e Terra, 2007. KOUDELLA, I. D. Jogos teatrais. 4 ed. So Paulo: Perspectiva, 2001b.

_____________. Texto e jogo: uma didtica brechtiana. So Paulo: Perspectiva, 2008. LAPENDA, C. D. Teatro: recurso ldico e pedaggico. In: A. C. (Coord), Aprender e ensinar com textos no escolares (Vol. 3). So Paulo: Cortez, 1997. NUNES, L. A. Do livro para o palco: formas de interao entre o pico literrio e o teatral. In: O Persevejo n. 9, ano 8, 2000. OLIVEIRA, N. R. A presena do teatro no ensino de fsica. (Dissertao de Mestrado). So Paulo: FEUSP/IFUSP, 2004. PUPO, M. L. Palavras em jogo. Textos literrios e teatro-educao. (Tese de Livredocncia). So Paulo: ECA/USP, 1997. SNYDERS, G. Alunos felizes: reflexo sobre a alegria na escola a partir de textos literrios. (C. A. SILVA, Trad.) Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. SPOLIN, V. Improvisao para o teatro. (I. D. KOUDELA, Trad.) So Paulo: Perspectiva, 2000. ____________. Jogos teatrais. O fichrio. (I. D. KOUDELA, Trad.) So Paulo: Perspectiva, 2001a. ____________. O jogo teatral no livro do diretor. (I. D. KOUDELA, Trad.) So Paulo: Perspectiva, 2001b. ____________. Jogos Teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. (I. D. KOUDELA, Trad.) So Paulo: Perspectiva, 2007.

S-ar putea să vă placă și