Sunteți pe pagina 1din 70

Recursos em Processo Civil

O regime de recursos em processo civil de acordo com o Dec. Lei 303/2007 de 24 de Agosto

Recursos em Processo Civil


A matria dos recursos est regulada nos artigos 676 a 777 do C.P.C., encontrando-se organizada da seguinte forma

Disposies gerais (art.s 676 a 688) Recurso de apelao (art.s 691 a 720) Recurso de revista (art.s 721 a 732-B) Recurso para uniformizao de Jurisprudncia (art.s 763 a 770) - Recurso de Reviso (art.s 771 a 777)
2

Disposies Gerais
O Recurso constitui um meio de impugnao das decises judiciais (n 1 do art. 676 C.P.C.) Diz-se transitada em julgado a deciso que no seja susceptvel de recurso ordinrio ou de reclamao, nos termos dos arts. 668 e 669 (art. 677C.P.C.) Uma deciso transitada em julgado s poder ser impugnada por meio de recurso extraordinrio
3

Disposies Gerais
So Recursos Ordinrios - A apelao (meio de Impugnao das decises do Tribunal de 1 Instncia) - A Revista (meio de impugnao dos acrdos proferidos pelos Tribunais da relao em recursos de apelao) (art.s 676, n 2, 691 e 721 CPC)
4

Disposies Gerais
- So recursos extraordinrios - O recurso para uniformizao de jurisprudncia (art.s 676, n 2 e 763 CPC) - O recurso de reviso (art.s 676, n 2 e 771 CPC)
5

Disposies Gerais
Admitem recurso as decises proferidas
Quando a causa tenha valor superior alada do tribunal de que se recorre e a deciso impugnada seja desfavorvel ao Recorrente em valor superior a metade dessa alada (sucumbncia)
(em caso de dvida quanto ao valor da sucumbncia atender-se-, apenas, ao valor da causa)

(Art. 678, n 1 C.P.C.


6

Disposies Gerais
ALADAS

O Art.5 do DL 303/2007 altera o Art.24 n1 da Lei 3/99: 1 Instncia 5.000,00 Relao 30.000,00 (corresponde ao teor do art. 31 da Lei 52/2008) O texto anterior era: 1 Instncia 3.740,98 Relao 14.963,94

Disposies Gerais
No so recorrveis os despachos de mero expediente, nem os proferidos no uso legal de um poder discricionrio (art. 679 C.P.C.)

Disposies Gerais
Independentemente do valor da causa e da sucumbncia, sempre admissvel recurso: a) Das decises que violem as regras de competncia internacional ou em razo da matria ou da hierarquia, ou que ofendam o caso julgado; b) Das decises respeitantes ao valor da causa ou dos incidentes, com o fundamento de que o seu valor excede a alada do tribunal de que se recorre; c) Das decises proferidas, no domnio da mesma legislao e sobre a mesma questo fundamental de direito, contra jurisprudncia uniformizada do Supremo Tribunal de Justia. (n 2 art. 678 do CPC)

Disposies Gerais
Independentemente do valor da causa e da sucumbncia sempre admissvel recurso para a Relao

- Das decises proferidas nas aces em que se aprecie a validade, a subsistncia ou a cessao de contratos de arrendamento, com excepo dos arrendamentos para habitao no permanente ou para fins especiais transitrios; Das decises respeitantes ao valor da causa nos procedimentos cautelares, com o fundamento de que o seu valor excede a alada do tribunal de que se recorre. (n 3 art. 678 C.P.C.)

10

Disposies Gerais
Poder interpor recurso: A parte principal vencida A parte acessria directa e efectivamente prejudicada pela deciso As pessoas directa e efectivamente prejudicada por uma deciso, ainda que no sejam parte na aco O terceiro prejudicado pela sentena, (Recurso Extraordinrio de reviso - alnea G) 771) (Art. 680 C.P.C.)
11

Disposies Gerais
lcita a renncia ao direito de recorrer;
a renncia antecipada s produz efeito se provier de ambas as partes (art. 681 n 1) A aceitao da deciso inibe a faculdade de recorrer (art. 681 n 2) (Admite-se o direito de recorrer subordinadamente, quando a parte contraria tenha recorrido (art. Art. 682, n 4))

O Recorrente pode desistir do recurso por simples requerimento (art. 681, n 5)

12

Disposies Gerais
O recurso pode ser - Recurso Independente - Recurso Subordinado (Art. 682 C.P.C.) O Recurso Independente interposto em certo prazo (15, 30 ou 40 dias) aps notificao da sentena, desde que verificados os pressupostos de alada e sucumbncia ou a deciso seja recorrvel nos termos dos n 2 e 3 dos arts. 678

13

Disposies Gerais
O Recurso subordinado interposto em prazo igual ao do recurso independente, a partir da notificao ao Recorrido do recurso independente da parte contrria, feita nos termos dos arts. 229-A e 260-A do C.P.C. O recurso subordinado no est sujeito ao critrio da sucumbncia. O recurso subordinado caduca no caso de haver desistncia do recurso independente, este ficar sem efeito ou o Tribunal dele no tomar conhecimento (Art. 682 no C.P.C.)

14

Disposies Gerais
O recurso interposto por uma das partes aproveitar aos seus compartes em caso de litisconsrcio necessrio. Quando estes, na parte em que o interesse seja comum, derem a sua adeso ao recurso. Se o interesse destes depender, essencialmente, do interesse do Recorrente Se tiverem sido condenados solidariamente, quando o recurso no respeite, unicamente, pessoa do Recorrente (art. 683, n 1 e 2 C.P.C.)

15

Disposies Gerais
O recurso interposto - Por requerimento dirigido ao Tribunal que proferiu a deciso recorrida (n 1 do art. 684-B do C.P.C.) Num prazo determinado, contado da notificao da deciso: 30 dias (art. 685, n 1 do CPC), - 15 dias (art.691 n 5 e 721 n 4 CPC) (Estes prazos sero acrescidos de 10 dias quando se discuta prova gravada n 7 art. 685 CPC).
16

Disposies Gerais
Contendo as Alegaes do Recorrente (art. 684-B n2)
(Deve ser acompanhado de comprovativo de autoliquidao de taxa de justia (ver. Art. 685-D do CPC)

Com a revogao do art. 686 e a alterao do art. 669 n 3, o pedido de esclarecimento feito na alegao de recurso, devendo o juiz, com o despacho que admite o recurso, pronunciar-se sobre o requerido.
17

Disposies Gerais
Pronunciando-se, como deve, o Juiz, sobre o pedido de esclarecimento: O objecto do recurso passa a ser a nova deciso, podendo o recorrente, em 10 dias, desistir, alargar ou restringir o respectivo mbito. No mesmo prazo, pode, o recorrido responder a tal alterao.
18

Disposies Gerais
O recorrido pode interpor recurso da sentena aclarada, corrigida ou reformada, no prazo de 15 dias aps a notificao do despacho que a determinar (art. 670 n 4)

19

Disposies Gerais
O requerimento de interposio de recurso deve indicar - a Espcie: Apelao ou Revista (Ordinrio) Uniformizao ou Reviso (extraordinrio) - o efeito (suspensivo ou meramente devolutivo) - o modo de subida (nos autos ou em separado) No caso dos recursos fundados nas alneas a) e b) do n 2 do art. 678 e no recurso para uniformizao ,deve ser indicado, ainda o respectivo fundamento (art. 684-B, 691-A, 691-B, 692, 722-A e 722-B)

20

Disposies Gerais
Todos os recursos sobem de imediato (n 1 do art. 685 C)
Tal situao poder originar a existncia de diversos recursos, a subir em separado, nos mesmos autos, o que ter levado o Legislador a introduzir um novo preceito: Art. 275-A, criando a possibilidade de apensao de processos em fase de recurso, desde que reunidos os pressupostos do art. 275 do C.P.C
21

Disposies Gerais
O recurso abrange, em princpio, tudo quanto, na deciso recorrida, tiver sido desfavorvel ao Recorrente (n 2 do art. 684 CPC) O verdadeiro objecto do recurso o constante das concluses das alegaes do recorrente (n 3 art. 684), no sendo prejudicados os efeitos da deciso na parte no recorrida. (n 3 art. 684) O objecto do recurso poder ser ampliado pelo recorrido, ainda que a ttulo subsidirio, no caso de pluralidade de fundamentos da aco ou da defesa (art. 684-A do CPC)
22

Disposies Gerais
As alegaes devem conter - fundamentos do pedido de alterao ou anulao da deciso - indicao das normas jurdicas violadas - o sentido da interpretao das normas aplicadas As normas que deveriam ter sido aplicadas As concluses (as alegaes no necessitam de ser articuladas) (art. 685-A do CPC)
23

Disposies Gerais
Quando o Recorrente impugnar a deciso proferida sobre a matria de facto tem de observar o seguinte:
Indicar, concretamente, os factos que pensa mal apreciados bem como os meios de prova a reapreciar, devendo, quando se trate de depoimentos gravados, individualiz-los com referncia acta de audincia (art. 690 A) Quando for possvel, identificar de forma precisa as passagens da gravao em que se funda, sem prejuzo da possibilidade de, por sua iniciativa, proceder respectiva transcrio. Quando tal no for tecnicamente possvel, a parte deve proceder transcrio do depoimento. ( Art. 685-B do CPC)

24

Disposies Gerais
Importncia das Concluses
- Quando as concluses forem deficientes obscuras, complexas ou quando no tenha sido dado cumprimento ao Art. 685-A do C.P.C., o relator deve convidar ao aperfeioamento em cinco dias, sob pena de no conhecer do recurso na parte afectada. (art. 685-A, n 3) - a falta de concluses leva ao indeferimento do recurso (art. 685-C n 2, Al. a) do CPC.

25

Disposies Gerais
O requerimento de recurso ser indeferido, quando
- A deciso no admita recurso - O recurso foi interposto fora de prazo O recorrente no rena condies para recorrer No sejam juntas alegaes As alegaes juntas no contenham concluses (art. 685-C do CPC)
26

Disposies Gerais
O Despacho de Admisso do recurso no vincula o Tribunal superior nem pode ser impugnado pelas partes, (a menos que, tambm, fixe o valor a causa) - (art. 685-C n 5 e 315, n 3 CPC).

Do despacho que no admita o recurso pode, o recorrente, reclamar para o Tribunal superior, em 10 dias. - A reclamao autuada por apenso e instruda com o requerimento de interposio de recurso e alegaes, a deciso recorrida e o despacho objecto da reclamao. A reclamao decidida pelo Relator (art. 688 do CPC)

27

Disposies Gerais
As regras acabadas de enunciar constantes da seco Disposies Gerais regem a tramitao dos recursos ordinrios e extraordinrios, devendo, naturalmente, em relao a casa um destes, ser observadas as respectivas especificidades

28

Recurso de apelao

O recurso de apelao regulado pelos artigos 691 a 720 do CPC., sendo-lhes, naturalmente, aplicveis, subsidiariamente, as normas constantes das disposies gerais

29

Recurso de apelao
Da deciso do Tribunal da 1 instncia que ponha termo ao processo cabe recurso de apelao. Art.691 n1 CPC-DL303 Cabe ainda recurso de apelao do despacho saneador que, sem por termo ao processo, decida do mrito da causa. Art.691 n2 h) CPC-DL303 O prazo para a interposio de recurso de 30 dias. Art.685 n1 CPC-DL303
30

Recurso de apelao
Cabe ainda recurso de apelao das decises referidas nas alneas a) a g) e j) a n) do n 2 do Art.691 CPC-DL303, a interpor em 15 dias nos termos do n5 do mesmo artigo. Estas decises so:
a) b) c) d) Deciso que Deciso que Deciso que Deciso que pecuniria; aprecie o impedimento do juiz; aprecie a competncia do tribunal; aplique multa; condene no cumprimento de obrigao

31

Recurso de apelao
e) Deciso que ordene o cancelamento de qualquer registo; f) Deciso que ordene a suspenso da instncia; g) Deciso proferida depois da deciso final; i) Despacho de admisso ou rejeio de meios de prova; j) Despacho que no admita o incidente ou lhe ponha termo; l) Despacho que se pronuncie quanto concesso da providncia cautelar, determine o seu levantamento ou indefira liminarmente o respectivo requerimento; m) Decises cuja impugnao com o recurso da deciso final seria :absolutamente intil; n) Nos demais casos expressamente previstos na lei.
32

Recurso de apelao
O art. 691 do CPC enuncia as decises que podero ser objecto de recurso de apelao, limitando as decises interlocutrias que no integrem tal elenco a - ser impugnadas no recurso de apelao que venha a ser interposto - ser impugnadas num recurso nico no prazo de 15 dias a interpor aps o transito em julgamento da deciso, pela parte que nisso tiver interesse - ser impugnadas pelo Recorrido, atravs da ampliao do objecto do recurso
33

Recurso de apelao
Sobem nos prprios autos as apelaes interpostas
a) Das decises que ponham termo ao processo; b) Das decises que suspendam a instncia; c) Das decises que indefiram o incidente processado por apenso; d) Das decises que indefiram liminarmente ou no ordenem a providncia cautelar; Todas as restante apelaes sobem em separado, instrudas com as peas processuais consideradas convenientes pelo Recorrente. (art.s 691-A e 691-B do CPC)
34

Recurso de apelao
A apelao tem, normalmente, efeito meramente devolutivo (n 1 art. 692 do CPC)

- Tem contudo efeito suspensivo do processo quando a lei o preveja (n 2 art. 692 do CPC)

35

Recurso de apelao
A apelao tem efeito suspensivo da deciso quando tenha por objecto
deciso que ponha termo ao processo em aces sobre o estado das pessoas;
-

- deciso que ponha termo ao processo nas aces referidas no n. 3 do artigo 678. e nas que respeitem posse ou propriedade de casa de habitao; - despacho de indeferimento do incidente processado por apenso; - despacho que indefira liminarmente ou no ordene a providncia cautelar - deciso que aplique multa, que condene no cumprimento de obrigao pecuniria ou que ordene o cancelamento de qualquer registo; - nos demais casos previstos por lei (art. 692, n 3 C.P.C.)
36

Recurso de apelao
O recorrente poder requerer (ao interpor recurso) que a apelao tenha efeito suspensivo quando a execuo da deciso lhe cause prejuzo considervel e se oferea para prestar cauo. (art. 692, n 4 do CPC) Neste caso se o recurso estiver parado mais de 30 dias, por negligncia do apelante, extinguese o efeito suspensivo. (692 A, n 1)
37

Recurso de apelao
A interposio de recurso com efeito meramente devolutivo no inibe a instaurao de execuo pelo apelado (art.693 do CPC)

38

Recurso de Revista

O recurso de revista regulado pelos artigos 721 a 732-B do CPC., sendo-lhe, naturalmente, aplicveis, subsidiariamente, as normas constantes das disposies gerais

39

Recurso de Revista

De modo semelhante ao previsto no art. 691 para os recursos de apelao, o Legislador entendeu dever enunciar as decises que podero ser objecto do recurso de Revista (art. 721 do CPC)
40

Recurso de Revista
Poder ser interposta revista

a)De Acrdo da Relao, proferido ao abrigo do n 1 e da alnea h) do n 2 do art. 691. (n 1 do art. 721 CPC)

b) De acrdos proferidos sobre incompetncia relativa da Relao De acrdos cuja impugnao com o recurso de revista os tornaria absolutamente inteis nos demais casos previstos na Lei (alneas a)b) e c) do n2 do art. 721 do C.P.C.)
41

Recurso de Revista
Todos os outros acrdos proferidos na pendncia do processo na Relao, apenas podero ser impugnados no recurso da deciso final As decises interlocutrias impugnadas com a sentena final (n3 do art. 691) no podero ser objecto de recurso de revista.
42

Recurso de Revista
No admitida revista do Acrdo da Relao que confirme, sem voto de vencido e ainda que com fundamento diferente, a deciso proferida na 1 instncia (n 3 do art. 721 do C.P.C.) (Dupla conforme)
43

Recurso de Revista
Neste ltimo caso, pode ser interposta Revista excepcional (Art. 721 A) quando: a questo em apreciao , pela sua relevncia jurdica, seja claramente necessria a uma melhor apreciao do Direito (alnea a) do n 1) estejam em causa interesses de particular relevncia social (alnea b) do n 1) o Acrdo esteja em contradio com outro, transitado em julgado, de qualquer Relao ou do S.T.J., no domnio da mesma legislao e sobre a mesma questo de direito, salvo se for conforme a Acrdo de uniformizao de jurisprudncia (alnea c) do n 1)

o o

44

Recurso de Revista
O recorrente deve na sua alegao evidenciar a existncia desse fundamento de admissibilidade, juntando cpia do Acrdo se esse fundamento for o da alnea c)do n1. A verificao desses pressupostos de admissibilidade compete a uma formao de trs juzes, escolhidos anualmente pelo presidente do S.T.J. de entre os mais antigos das seces cveis.
45

Recurso de Revista
O recurso de revista previsto no n 1 do art. 721 deve ser interposto no prazo de 30 dias (art. 685, n 1). O recurso de revista previsto nas alneas a) a c) do n 2 do art. 721 deve ser interposto no prazo de 15 dias (art. 724 CPC)
46

Recurso de Revista
O Recurso de Revista tem por objecto questes de direito incluindo o conhecimento das nulidades previstas nos art.s 668 e 716 do CPC
(art. 722 n 1 do CPC)

Poder ser apreciada pelo Supremo Tribunal questo atinente matria de facto desde que haja ofensa de uma disposio legal que exija certa espcie de prova para a existncia desse facto ou fixe a fora de determinado meio de prova
47

Recurso de Revista
- Sobem nos prprios autos as revistas interpostas dos Acrdos da Relao proferidos ao abrigo do n 1 e da alnea h) do n 2 do art. 691 do CPC.

Todas as demais revistas sobem em separado

48

Recurso de Revista

Apenas o recuso de revista interposto em questes sobre o estado das pessoas tem efeito suspensivo (art. 723, n 1 do CPC)

49

Recurso de Revista
Recurso per saltum para o STJ
Na apelao interposta das decises referidas no n 1 e na alnea h) do n 2, 691 do CPC as partes podem, nas concluses da alegao, requerer que o recurso, que seria conhecido pela relao, seja apreciado imediatamente pelo STJ, desde que se verifiquem preenchidos os critrios de valor da causa e da sucumbncia, considerada a alada do Tribunal da Relao, as partes suscitem apenas questes de direito e no pretendam impugnar qualquer decises interlocutrias. (art. 725 n 1 do CPC)

50

Recurso de Revista
Requerido, pelo Recorrente, recurso per saltum a parte contrria poder responder-lhe nas contra-alegaes; Sendo tal requerimento apresentado pelo Recorrido, o Recorrente poder pronunciar-se no prazo de 10 dias (art. 725 n 1 e 2 do CPC)
51

Recurso de Revista
O recurso per saltum processado como revista excepto quanto aos efeitos, a que e aplica o regime da apelao. A deciso do Relator que indefira a pretenso do Recorrente e determine a baixa do processo ao Tribunal da Relao definitiva. Da deciso do Relator que admite o recurso per saltum pode haver reclamao para a conferncia (art. 725 n.s 3, 4 e 5 do C.P.C.)

52

Recurso de Revista
Julgamento ampliado de Revista
Quando se revele necessrio ou conveniente para assegurar a uniformidade da jurisprudncia, o Presidente do STJ determina, at prolao do acrdo, que o julgamento do recurso se faa com interveno do pleno das seces cveis. Esta Composio do Tribunal justifica a denominao de julgamento ampliado de revista que mantm, contudo, a natureza de recurso ordinrio, distinto, por isso do recurso extraordinrio para uniformizao de jurisprudncia (art. 732-A do CPC)
53

Recurso de Revista
No Julgamento Ampliado da Revista
O DL 303/2007 introduz a obrigao de o relator, ou qualquer dos adjuntos, propor o julgamento ampliado da revista, quando verifique a possibilidade de vencimento de soluo jurdica que esteja em oposio com a jurisprudncia uniformizada, no domnio da mesma legislao e sobre a mesma questo fundamental de Direito.
54

Recurso de Revista
Na tramitao do recurso de revista
o art. 727 - A do C.P.C. introduz a possibilidade de o relator, oficiosamente ou a requerimento fundado de uma das partes, determinar a realizao de audincia para discusso do objecto de recurso, com alegaes orais.

55

Recurso para Uniformizao de Jurisprudncia

O recurso extraordinrio para uniformizao de Jurisprudncia regulado pelos artigos 763 a 770 do CPC..

56

Recurso para Uniformizao de Jurisprudncia


Recurso extraordinrio para uniformizao de Jurisprudncia
(DL 303/2007 Art. 763 A 770 do C.P.C.)

Quando for proferido Acrdo pelo S.T.J., em contradio com outro, transitado em julgado, no domnio da mesma legislao e sobre a mesma questo fundamental de Direito, e o Acrdo proferido, no estiver de acordo com a Jurisprudncia uniformizada do S.T.J., as partes, ou o Ministrio Pblico podem interpor recurso para o Pleno das Seces Cveis.
57

Recurso para Uniformizao de Jurisprudncia

O recurso deve ser interposto no prazo de 30 dias, contados do trnsito em julgado do Acrdo recorrido. Quando o recurso interposto pelo Ministrio Pblico, no sendo parte na aco, a deciso a proferir no tem qualquer influncia na causa, destinando-se, unicamente, uniformizao.
58

Recurso de Reviso

O recurso extraordinrio de Reviso regulado pelos artigos 771 a 777 do CPC..

59

Recurso de Reviso
O recurso de reviso interposto no Tribunal que proferiu a deciso a rever. As decises proferidas no recurso de reviso admitem os recursos ordinrios a que estariam originariamente sujeitas no decurso da aco em que foi proferida a sentena a rever (art. 772 n 1 a 5 do CPC)
60

Recurso de Reviso
Constituem fundamento de instaurao de recurso de reviso:
a) Outra sentena transitada em julgado tenha dado como provado que a deciso resulta de crime praticado pelo juiz no exerccio das suas funes; b) Se verifique a falsidade de documento ou acto judicial, de depoimento ou das declaraes de peritos ou rbitros, que possam, em qualquer dos casos, ter determinado a deciso a rever, no tendo a matria sido objecto de discusso no processo em que foi proferida; c) Se apresente documento de que a parte no tivesse conhecimento, ou de que no tivesse podido fazer uso, no processo em que foi proferida a deciso a rever e que, por si s, seja suficiente para modificar a deciso em sentido mais favorvel parte vencida;

61

Recurso de Reviso
d) Se verifique nulidade ou anulabilidade de confisso, desistncia ou transaco em que a deciso se fundou; e) Tendo corrido a aco e a execuo revelia, por falta absoluta de interveno do ru, se mostre que faltou a citao ou que nula a citao feita; f) Seja inconcilivel com deciso definitiva de uma instncia internacional de recurso vinculativa para o Estado Portugus; g) O litgio assente sobre acto simulado das partes e o tribunal no tenha feito uso do poder que lhe confere o artigo 665., por se no ter apercebido da fraude. (art. 771 do CPC)
62

Aplicao no tempo do DL 303/2007


O decreto lei 303/2007, cria no uma verdadeira sucesso de regimes (substituio de um regime por outro, a partir de uma certa data), mas uma situao de coexistncia de dois regimes durante vrios anos.

63

Aplicao no tempo do DL 303/2007


O presente Decreto Lei entra em vigor no dia 1 de Janeiro
de 2008 n1 do Art.12 DL 303/2007

Sem prejuzo do disposto no nmero seguinte, as disposies do presente Decreto Lei, no se aplicam aos processos pendentes data da sua entrada em vigor n1 do Art.11 DL 303/2007 (Do n2 do Art.11 no fazem parte as disposies relativas aos recursos)

64

Aplicao no tempo do DL 303/2007


Destas normas resultaria que, em matria de recursos, deveria ser considerado como elemento definidor do regime legal aplicvel, a data em que a aco , ou procedimento, foi instaurado. Parece, no entanto, justificar-se uma interpretao restritiva dos preceitos
65

Aplicao no tempo do DL 303/2007


Devendo: a) Considerar-se o sistema concorrencial em matria de recursos ordinrios; b) Considerar imediatamente aplicvel o decretolei 303/2007 aos recursos extraordinrios interpostos aps 1 de Janeiro de 2008 , ainda que respeitantes a processos j pendentes em 31 de Dezembro de 2007
(assim, respeitando o objectivo da norma sem, na pratica, perturbar minimamente os direitos ou expectativas da parte)
66

Aplicao no tempo do DL 303/2007

Ser conveniente, nesta matria, ponderar a situao da interposio de recurso extraordinrio para uniformizao de jurisprudncia quando interposto pela parte vencida, pois poder contrariar a legtima expectativa da parte vencedora quando irrecorribilidade da deciso do S. T. J.

67

Aplicao no tempo do DL 303/2007

A soluo proposta pelo DL 303/2007 levanta, ainda, em matria de aplicao da lei no tempo, duas questes essenciais:

68

Aplicao no tempo do DL 303/2007


a) Que diploma rege os procedimentos cautelares incidentes instaurados aps 1 de Janeiro de 2008 em processos pendentes em 31/12/07 ?

Tem sido maioritria a opinio no sentido de que o procedimento cautelar dever ser regido pela lei vigente data da instaurao do processo de que o mesmo dependente

69

Aplicao no tempo do DL 303/2007


b)Que diploma rege as execues instauradas aps 1 de Janeiro de 2008 e respeitantes a sentenas proferidas em processos pendentes em 31/12/07? Tem sido maioritria a opinio no sentido de que o processo executivo dever ser regido pela lei vigente data da sua instaurao e no do processo judicial em que foi produzido o ttulo dado execuo.
70

S-ar putea să vă placă și