Sunteți pe pagina 1din 8

Araucaria angustifolia (Araucaria) Texto produzido pela Acadmica Aline Angeli Superviso e orientao do Prof.

Jos Luis Stape Departamento de Cincias Florestais - ESALQ/USP Atualizado em 22/10/2003 O gnero Araucria L. Jussieu, cuja origem remonta h cerca de 200 milhes de anos, composto por 19 espcies de ocorrncias restritas ao hemisfrio Sul, na Austrlia, Papua Nova Guin, Nova Calednia, Vanuatu, Ilha Norfolk, Brasil, Chile e Argentina. A espcie Araucaria angustifolia nativa do Brasil e possui uma ampla rea de distribuio, contribuindo para que o pinheiro-do-paran se diferencie em raas locais ou ecotipos (Gurgel et al., 1965), descritos por Reitz & Klein (1966) em variedades, a saber: Araucaria angustifolia: elegans, sancti josephi, angustifolia, caiova, indehiscens, nigra, striata, semi-alba e alba (Carvalho, 1994). A despeito de ocupar extensas reas, a sua explorao indiscriminada colocou-a na lista oficial das espcies da flora brasileira ameaadas de extino (Brasil, 1992). Dos 20 milhes de hectares originalmente cobertos pela Floresta de Araucria, restam, atualmente, cerca de 2% dessa rea. Particularmente no Estado do Paran, as serrarias e o uso industrial foram as principais responsveis pelo desmatamento (Gurgel Filho, 1990).

Corte Ilegal de Araucria No Brasil, muitos estudos so realizados por entidades de pesquisa para conservao e manuteno da variabilidade gentica dos pinheirais remanescentes. Atualmente, a modalidade de conservao in situ a que apresenta maiores dificuldades para ser executada, no apenas pela fragmentao das populaes naturais e pelo longo ciclo reprodutivo (a produo de sementes normalmente ocorre aps 15 a 20 anos de idade), mas principalmente pela presso de ocupao do meio rural. Taxonomia Ordem: Coniferae Classe: Coniferopsida Famlia: Araucariaceae

Espcie:: Araucaria angustifolia (Bertoloni) Otto Kuntze. Nome comum: Pinheiro-do-Paran, Pinheiro-Brasileiro, Brazilian Pine Informaes Botnicas A) Reproduo: Trata-se de uma planta diica (h rvores femininas e masculinas), podendo ser monica quando submetida a traumas ou doenas. H predominncia de pinheiros masculinos tanto em reas de ocorrncia natural, como em plantios (Bandel & Gurgel, 1967). A florao feminina ocorre o ano todo; j a masculina ocorre de agosto a janeiro. A polinizao predominantemente anemocrica (pelo vento) e, dois anos aps esse evento, as pinhas amadurecem.

Cone de Plen Em plantios, a produo de sementes (pinhes) se inicia entre 10 e 15 anos; enquanto que nas populaes naturais, essa fase se inicia a partir do vigsimo ano. Iniciado a produo de sementes, a rvore produz em mdia 40 pinhas por ano ao longo de toda sua vida (mais de 200 anos).

Cone de Semente B) Descrio A Araucria pereniflia, com altura variando de 10 a 35 m e DAP entre 50 e 120 cm, quando adulta. O tronco reto e quase cilndrico; se ramificando em pseudo-verticilos,

com acculas simples, alternas, espiraladas, lineares a lanceoladas, coriceas, podendo chegar a 6 cm de comprimento por 1 cm de largura. Possui casca grossa (at 10 cm de espessura), de cor marrom-arroxeada, persistente, spera e rugosa.

Acculas As flores so diicas, sendo as femininas em estrbilo, conhecida popularmente como pinha e as masculinas so cilndricas, alongadas e com escamas coriceas, tendo comprimento variando entre 10 e 22 cm e dimetro entre 2 e 5 cm. Os pseudofrutos ficam agrupados na pinha que, quando madura, chega a pesar at 5kg. Cada quilograma contm cerca de 150 sementes, que perdem a viabilidade gradualmente em 120 dias. Os pinhes so ricos em reservas energticas (57% de amido) e em aminocidos. Ecologia O pinheiro-do-paran, quanto ao grupo sucessional, uma espcie pioneira e helifila, que se estende sobre os campos, formando novos capoeires, mas sendo beneficiada por leve sombreamento na fase de germinao e crescimento at 2 anos (Reitz e Klein,1966). Considerando os aspectos fitossociolgicos, a A. angustifolia apresenta regenerao fraca, tanto no interior da floresta, como em ambientes pouco perturbados, e ocorre associada s espcies dos gneros Ilex (Erva-mate), Ocotea (Embuia) e Podocarpus (Pinehiro-bravo).

rea de Fragmento com Araucria Mesmo sendo uma espcie exclusiva da Floresta Ombrfila Mista, o pinheiro-do-paran ocorre em reas de tenso ecolgica com a Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrfila Densa, bem como em refgios na Serra do Mar e Serra da Mantiqueira. No decorrer dos perodos geolgicos, a A. angustifolia apresentou disperso geogrfica bastante diversa da atual, pois foram encontrados fsseis no Nordeste brasileiro (IBGE, 1992). A araucria interage intensamente com a fauna, que constitui um elemento muito importante para a disperso das sementes. Entre estes animais destacam-se os roedores e as aves. Alberts (1992) cita, entre os roedores, as cotias, as pacas, os ourios, os camundongos e os esquilos. Entre as aves so citados o papagaio-de-peito-roxo (Solrzano ,1999), a gralha-picaa e, em Minas Gerais, Bustamante (1948) cita os airus, a gralha azul e os tucanos.

Gralha Azul Madeira O pinheiro-do-paran apresenta madeira moderadamente densa, com densidade aparente de 0,50 a 0,61g/cm, a 15% de umidade ; e densidade bsica de 0,42 a 0,48g/cm (Jankowsky et al., 1990). A colorao da madeira branco-amarelada e bastante uniforme, sendo o alburno pouco diferenciado do cerne. A textura fina e uniforme e a gr direita. A madeira facilmente atacada por fungos apodrecedores e cupins, porm altamente permevel aos preservativos, facilitando o tratamento da madeira. Apresenta tendncia distoro e rachaduras, dificultando a secagem natural, e para se obter madeira de boa qualidade, necessria a secagem artificial controlada (Jankowsky et al., 1990). A madeira de fcil trabalhabilidade, mas deve-se tomar cuidado ao aplainar ou resserrar a madeira de compresso, pois pode ocasionar distores. indicada para caixotaria, movelaria, laminados, tbuas para forro, ripas, caibros, lpis, carpintaria, palitos de fsforos, formas para concreto, marcenaria, compensados, pranchas, postes e mastros de navios(Mainieri, 1989).

Os ns da madeira do pinheiro-do-paran apresentam alto poder calorfico e, portanto, um bom combustvel. J foi largamente usado nas caldeiras de locomotivas e de embarcaes. As cascas tambm possuem alto poder calorfico, por isso muito usada em foges domsticos. Segundo levantamento realizado pelo Ncleo de Pesquisas em Florestas Tropicais da Universidade de Santa Catarina, a madeira de araucria com dimetro altura do peito superior a 40cm comercializada por R$160,00 a dzia de toras e os produtores recebem, em mdia, R$70,00 por metro cbico de madeira. Usos No-Madeireiros A) Artesanato: o n da madeira pode ser utilizado para confeco de utenslios domsticos, bem como matria-prima para esculturas. B) Uso medicinal: o costume popular indica que o pinho combate azia, anemia e debilidade do organismo. As folhas cozidas so usadas no combate anemia e tumores provocados por distrbios linfticos (Franco & Fontana, 1997). A infuso da casca mergulhada em lcool empregada para tratar cobreiro, reumatismo, varizes e distenses musculares (Carvalho, 1994). C) Recuperao de rea degradada: utilizada para recomposio de mata ciliar, desde que o local no sofra inundaes. D) Alimentao: os pinhes constituem um alimento muito nutritivo e energtico para alimentao humana, assim como para a fauna silvestre. No Estado do Paran tambm comum alimentar porcos domsticos com pinhes (Carvalho, 1994). Aspectos Silviculturais A araucria apresenta adaptabilidade satisfatria s condies de luminosidade em plantios a pleno sol. Porm, o melhor desenvolvimento alcanado quando, no perodo juvenil, as mudas so cultivadas em condies de sombreamento. Quando adulta, a espcie fundamentalmente helifita. O pinheiro-do-paran tolera baixas temperaturas de at -5C. A poda indicada a partir do terceiro ano de plantio, caso a madeira seja destinada laminao ou quando o DAP atingir 10 cm na insero dos galhos. A desrama natural no suficiente para obter madeira de boa qualidade e sem ns, sendo necessria a desrama artificial (Hosokawa, 1976). A regenerao do pinheiro-do-paran mais eficiente expondo-se as mudas a pleno sol e em solos de boa fertilidade, porm, algumas prticas silviculturais potencializam o desenvolvimento das plantas, quando adequadas ao sistema de implantao, tais como: A) Semeadura direta no campo Semeiam-se de 6 a 12 mil sementes por hectare e, posteriormente, faz-se a seleo deixando no campo as mudas mais desenvolvidas.

Obs.: Os pinhes recm-germinados podem ser atacados por animais silvestres (aves e roedores), principalmente se a oferta dessas sementes estiver escassa no campo. B) Plantio de mudas Pode-se usar espaamento 3,0 m x 1,0 m para formao da populao inicial considerando-se o plantio em rea com vegetao matricial arbrea. aconselhvel produzir as mudas a cu aberto, rustificando-as, dessa forma, para suportarem as condies de campo. C) Regenerao natural Por se tratar de uma espcie helifila, recomenda-se a abertura do dossel para aumentar a luminosidade no interior da capoeira, favorecendo o crescimento da araucria. A A. angustifolia apresenta crescimento lento at o terceiro ano. A partir de ento, o incremento corrente anual em altura de 1 m, em condies adequadas e, aps o quinto ano, o incremento. em dimetro de 1,5 a 2,0 cm. Segundo Webb et al. (1984), o incremento volumtrico anual mdio varia de 7 a 23 m/ha/ano. Pragas e Doenas Dentre as pragas que atacam a araucria, os Lepidpteros so as mais agressivas. Dentre tais insetos, destacam-se: Cydia araucariae (danificam principalmente as sementes); Dirphia araucariae (destroem as acculas); Elasmopalpus lignosellus (lesiona o colo das plantas jovens); Fulgurodes sartinaria (destroem as acculas). Os fungos so os principais causadores de doenas no pinheiro-do-paran. Entre os quais, destacam-se: Armillaria mellea (provoca armilariose); Cylindrocladium sp. (ataca plantas adultas, provocando amarelecimento e secando-as); Diplodia pinea (causa podrido) e Rosellinia bunodes (ataca plantas adultas, causando podrido-negra). Produo de mudas em viveiro A semeadura pode ser feita diretamente em recipientes, adotando-se saco de polietileno com dimenses de 20 cm de altura por 7cm de dimetro, contendo, no mnimo, volume de 300 a 500 ml de substrato ou pode-se utilizar tubetes de polipropileno, com volume de 100 a 200 ml. O uso de recipientes com menor volume no aconselhvel, pois o pinheiro possui raiz pivotante bem desenvolvida, ou seja, a falta de espao pode causar danos ao sistema radicular.

Muda de Araucria A repicagem no recomendada. Dormncia e Germinao A dormncia superada deixando-se os pinhes mergulhados em gua temperatura ambiente por 24 horas. Essa prtica provoca embebio que facilita o rompimento do tegumento externo (brcteas) das sementes. O tempo de germinao para produo de mudas muito desuniforme, podendo variar entre 20 e 110 dias e apresentar taxa de germinao de quase zero a 90% (Kunioshi, 1983) Aspectos Mesolgicos A) Clima Precipitao mdia anual: de 1400 a 2000 mm na Regio Sul, com distribuio uniforme de chuvas e de 1200 a 2000 mm para a Regio Sudeste, com chuvas concentradas no vero. Temperatura mdia anual: de 13,2C (So Joaquim-SC) a 21,4C (Cianorte-PR). Tipos climticos de ocorrncia: Clima tropical mido, Clima subtropical mido e Clima subtropical de altitude. B) Solo A Araucaria angustifolia uma espcie muito exigente em condies de fertilidade e fsica do solo, principalmente para o fator profundidade. Os solos adequados para o cultivo do pinheiro-do-paran so, portanto, os Latossolos Vermelhos com horizonte A bem desenvolvido, altos teores de clcio e magnsio, profundos, friveis, porosos, bem

drenados, com boa capacidade de reteno de gua e textura franca a argilosa (Hoogh, 1981). O pinheiro ocorre naturalmente em solos originrios de diversos tipos de rochas, como granitos, basaltos e sedimentares. Entretanto, as condies de solo que mais afetam o crescimento dessa espcie, so: deficincia de nutrientes, toxidez por alumnio e profundidade do solo, quando inferior a 1m. Lenis freticos a menos de 90 cm de profundidade tornam-se restritivos ao crescimento do pinheiro (Bolfini et al., 1980).

S-ar putea să vă placă și