Sunteți pe pagina 1din 16

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN 16/11/12

Ministrio Pblico do Estado do Paran CAOP Criminal, Jri e Execuo Penal

__ .2 - Ex e cuo Pe nal no Estado do Paran ____ .2.7 - DEC R ETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENC IR IO DO ESTADO DO PAR AN

.2.7 - DECRETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN


TTULO I - Do Sistema Penitencirio CAPTULO I - Dos Estabelecimentos Penais Art. 1 - O Sistema Penitencirio do Estado do Paran, coordenado pelo Departamento Penitencirio do Estado DEPEN, constitudo pelos seguintes rgos: I.Estabelecimentos Presidirios; II.Estabelecimentos Penitencirios; III.Estabelecimentos Agrcolas, Industriais ou Mistos; IV.Estabelecimentos Mdico-Penais; V.Centro de Observao Criminolgica e Triagem; VI.Casa do Albergado; VII.Patronato e Pr-Egresso. Art. 2 - Em todos os estabelecimentos existentes observar-se-, sempre, a separao e distino dos presos e internados por sexo, faixa etria, antecedentes e personalidade, para orientar a execuo da pena e da medida de segurana. Art. 3 - Os Estabelecimentos Presidirios destinam-se aos presos provisrios e aos sujeitos priso simples e priso especial. 1 - Nas comarcas onde no existem Estabelecimentos Presidirios, suas finalidades sero, excepcionalmente, atribudas s cadeia pblicas locais, observadas as normas deste estatuto, no que forem aplicveis, e as restries legais ou de decises judiciais. 2 - Ao preso provisrio ser assegurado regime especial no qual se observar: I.separao dos presos condenados; II.cela individual, preferencialmente; III.opo por alimentar-se s suas expensas; IV.utilizao de pertences pessoais; V.uso de sua prpria roupa ou, quando for o caso, de uniforme diferenciado daquele utilizado por preso condenado; VI.oferecimento de oportunidade de trabalho; VII.visita e atendimento do seu mdico ou dentista. 3 - Nos casos de priso de natureza civil, o preso dever permanecer em recinto separado dos demais, aplicando-se, no que couber, as normas destinadas aos presos provisrios.

www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html

1/16

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN 16/11/12

Art. 4 - Os Estabelecimentos Penitencirios destinam-se aos condenados ao cumprimento da pena em regime fechado. Art. 5 - Os Estabelecimentos Agrcolas, Industriais ou Mistos destinam-se aos condenados ao cumprimento da pena em regime semi-aberto. Art. 6 - Os Estabelecimentos Mdico-Penais compreendem: I.Hospital Penitencirio; II.Hospital de Custdia e Tratamento Psiquitrico; III.Sanatrio. Art. 7 - O Centro de Observao Criminolgica e Triagem o estabelecimento de regime fechado onde devero ser realizados os exames gerais e o exame criminolgico, cujos resultados sero encaminhados Comisso Tcnica de Classificao, que propor o estabelecimento e o tratamento adequados para cada preso ou internado. Art. 8 - A Casa do Albergado destina-se ao cumprimento da pena privativa de liberdade em regime aberto e da pena restritiva de direito consistente de limitao de fim de semana. Art. 9 - O Patronato e o Pr-Egresso visam a assistncia aos que cumprem pena em regime aberto, aos liberados condicionais, aos egressos e aos seus familiares. Art. 10 - Ningum ser recolhido ou mantido em estabelecimento penal sem ordem escrita da autoridade judiciria competente, procedendo-se ao registro e s devidas comunicaes. Art. 11 - Quando do ingresso do preso ou do internado no estabelecimento, sero guardados, em lugar seguro, o dinheiro, os objetos de valor, as roupas e outras peas de uso que lhe pertenam e que o regulamento no autorize t-los consigo. I.Todos os objetos sero inventariados e tomadas as medidas necessrias para a sua conservao; II.Tais objetos sero desenvolvidos ao preso ou internado no momento de sua transferncia ou liberao. Art. 12 - As nomeaes do coordenador do Departamento Penitencirio e dos diretores dos Estabelecimentos Presidirios e Penitencirios devero obedecer aos critrios previstos no art. 75 da Lei de Execuo Penal. Art. 13 - Nos estabelecimentos destinados s mulheres, os responsveis pela segurana interna sero, obrigatoriamente, funcionrios do sexo feminino. CAPTULO II - Dos rgos Auxiliares Art. 14 - So rgos auxiliares do Departamento Penitencirio: I.Comisso Tcnica de Classificao; II.Conselho de Reclassificao e Tratamento; III.Creche. Art. 15 - A Comisso Tcnica de Classificao funcionar em cada estabelecimento e ser composta de acordo com o artigo 7 da Lei de Execuo Penal. Art. 16 - O Conselho de Reclassificao e Tratamento compor-se- do coordenador do Departamento Penitencirio, dos diretores dos estabelecimentos, de um defensor e de um secretrio, sob a presidncia do primeiro. Pargrafo nico - Cabe ao Conselho de Reclassificao e Tratamento analisar os pedidos de reabilitao dos presos que praticaram faltas graves no interior dos estabelecimentos.
www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html 2/16

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN 16/11/12

Art. 17 - Haver uma Creche e Pr-Escola em cada estabelecimento feminino de regime fechado ou semi-aberto, com a finalidade de assistir aos menores at 6 (seis) anos de idade, cujas responsveis estejam presas naquelas unidades. 1 - Integrao o corpo de funcionrios das Instituies citadas no artigo anterior, um pedagogo e um pediatra. 2 - Aps 6 (seis) anos de idade, o menor ser encaminhado aos familiares, por intermdio do Juiz da Infncia e da Juventude, ou a esta autoridade judiciria. Art. 18 - Cabe s Comisses Tcnicas de Classificao: I.elaborar o programa individualizador e acompanhar a execuo das penas privadas de liberdade e restritivas de direitos, na forma da lei; II.propor a progresso e regresso dos regimes, bem como as converses; III.reabilitar as faltas leves e mdias; IV.estudar e sugerir medidas para aperfeioar a poltica penitenciria aos presos e internados. Art. 19 - Cabe ao Conselho de Reclassificao e Tratamento: I.propor as transferncias, que entender necessrias dos presos que cumprem pena nos estabelecimentos de idntico regime; II.deliberar sobre os pedidos, devidamente instrudos, de reviso e reabilitao encaminhados ao Conselho; III.propor medidas para o aperfeioamento da poltica penitenciria aplicada no Departamento Penitencirio. TTULO II - Do Regime Penitencirio nos Estabelecimentos Penais CAPTULO I - Do Regime Fechado Art. 20 - A Penitenciria destina-se ao condenado ao cumprimento de pena de recluso, em regime fechado. Pargrafo nico - O condenado ser alojado, salvo razes especiais, em cela individual, que conter dormitrio, aparelho sanitrio e lavatrio. CAPTULO II - Do Regime Semi-aberto Art. 21 - A Colnia Agrcola, Industrial ou Mista destina-se ao condenado ao cumprimento de pena privativa de liberdade em regime semi-aberto. Pargrafo nico - O condenado poder ser alojado em compartimento coletivo, observados os requisitos bsicos de salubridade do ambiente, pela concorrncia dos fatores de aerao, insolao e condicionamento trmico, adequados existncia e dignidade humana. CAPTULO III - Do Regime Aberto SEO I - Da Casa do Albergado Art. 22 - A Casa do Albergado, sob a administrao do Patronato/Pr-Egresso, destina-se ao cumprimento de pena privativa de liberdade em regime aberto e de pena de limitao de fim de semana. Art. 23 - O prdio dever situar-se em centro urbano, separado dos demais estabelecimentos, e caracterizar-se- pela ausncia de obstculos fsicos contra a fuga. Art. 24 - Em cada regio haver, pelo menos, uma Casa do Albergado, a qual dever conter, alm dos aposentos destinados acomodao dos que cumprem pena, local adequado para cursos e palestras.
www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html 3/16

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN 16/11/12

Pargrafo nico - O estabelecimento ter instalaes para os servios de fiscalizao e orientao dos condenados. SEO II - Do Patronato e Pr-Egresso Art. 25 - O Patronato/Pr-Egresso tem por principais objetivos: I.apoiar o funcionamento, em todas as comarcas do Estado, dos Conselhos da Comunidade previstos nos arts. 80 e 81 da Lei Federal n 7.210, de 11 de julho de 1984; II.promover a instalao e funcionamento das Casas do Albergado institudas pelo art. 93 daquele diploma legal; (O Decreto Estadual n 609, de 23 de julho de 1991, aprovou o regulamento da SEJU e instituiu o Patronato Penitencirio do Paran/Pr-Egresso); III.fomentar a criao e colaborar no funcionamento dos Patronatos previstos no art. 78 da mencionada Lei, quando necessrio; IV.fiscalizar e fazer cumprir, atravs dos respectivos rgos, as condies impostas na sentena de concesso de benefcio, notadamente no livramento condicional (quando houver expressa delegao), no cumprimento de pena no regime aberto, de prestao de servios comunidade, de limitao de fim de semana ou interdio temporria de direitos; V.promover a assistncia ao condenado a que e refere o inciso anterior, objetivando a reeducao social e a reintegrao comunidade por meio de formao profissional, colocao empregatcia, habitao, transporte, sade, educao, atendimento jurdico, psicolgico, material e religioso, na forma do captulo II da Lei Federal n 7.210/87; VI.propiciar a conscientizao da famlia do egresso, visando seu reingresso no meio social; VII.acompanhar e avaliar o desenvolvimento do processo de ressocializao do condenado e do egresso, mediante verificao sistemtica da sua conduta em nova condio de vida, objetivando a reduo da reincidncia criminal; VIII.conscientizar a comunidade a fim de que facilite as condies necessrias adequada reintegrao social do egresso; IX.tomar as providncias para que o egresso continue tratamento psiquitrico ou psicolgico, quando necessrio; Pargrafo nico - A Secretaria de Estado da Justia e da Cidadania, na execuo do Patronato/Pr-Egresso, poder celebrar convnios e ajustes com entidades e instituies pblicas ou privadas, nos termos da legislao pertinente. CAPTULO IV - Dos Estabelecimentos Mdico-Penais Art. 26 - O Hospital Penitencirio destina-se ao tratamento mdico ou cirrgico de presos e internados. Art. 27 - O Hospital de Custdia e Tratamento Psiquitrico destina-se ao cumprimento das medidas de segurana e ao tratamento psiquitrico, separadamente. Pargrafo nico - O preso portador de doena mental no dever permanecer em estabelecimento prisional alm do tempo necessrio sua transferncia. Art. 28 - O Sanatrio destina-se ao recolhimento dos presos ou internados portadores de molstia infecto-contagiosa. Pargrafo nico - Os presos ou internados que apresentarem quadro de sorologia positiva para HIV, em estado adiantado, sero tratados separadamente, a critrio mdico. CAPTULO V - Do Centro de Observao Criminolgica e Triagem Art. 29 - O Centro de Observao Criminolgica e de Triagem tem por objetivo:

www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html

4/16

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN 16/11/12

I.realizar exames gerais e criminolgicos determinados em decises judiciais; II.a segurana e a custdia temporria de pessoas de ambos os sexos internadas por mandado judicial para exames e triagem; III.a realizao de audincias de advertncia de livramento condicional e o fornecimento de carteiras aos liberados nesse regime e no regime aberto Pargrafo nico - Aos que estiverem cumprindo pena em regime aberto, aplicar-se-, atravs do Patronato, o mesmo procedimento previsto no inciso III. TTULO III - Da Classificao Art. 30 - Os condenados sero classificados, segundo o sexo, faixa etria, antecedentes, personalidade, quantidade de pena, natureza da priso e regime de execuo, para o tratamento especfico que lhe corresponda, e para orientar a individualizao e a execuo da pena. 1 - O exame de classificao inicial ser realizado pela Comisso Tcnica de Classificao, no Centro de Observao Criminolgica e Triagem, e compreender: I.exame mdico; II.exame psiquitrico; III.exame psicolgico; IV.verificao da situao scio-familiar; V.investigao cientfico-pedaggica; VI.pesquisa sociolgica; VII.verificao da situao jurdico-penal. 2 - A classificao tem por finalidade: I.separar os presos que, em razo de sua conduta e antecedentes penais e penitencirios, possam exercer influncia nociva sobre os demais; II.dividir os presos em grupos para orientar sua reinsero social. Art. 31 - Completado o exame, que constar do pronturio individual, a direo do Centro de Observao Criminolgica e de Triagem encaminhar o preso ao estabelecimento indicado, com o exame da Comisso Tcnica de Classificao. Pargrafo nico - O pronturio o acompanhar durante o cumprimento da pena e, extinta esta, retornar ao Centro de observao Criminolgica e de Triagem. Art. 32 - Quando do ingresso no estabelecimento, o preso ou internado receber informaes escritas sobre as normas que orientaro o seu tratamento, as imposies de carter disciplinar, bem como sobre os seus direitos e deveres. Pargrafo nico - Ao preso ou internado analfabeto essas informaes sero prestadas verbalmente. TTULO IV - Da Assistncia Art. 33 - A Assistncia Penitenciria tem por objetivo: I.a assistncia material, que consiste: a)no fornecimento de vesturio, quando necessrio; b)no fornecimento de gua potvel e alimentao variada, suficiente e de qualidade, em
www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html 5/16

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN 16/11/12

condies higinicas satisfatrias, dentro dos padres exigidos para atender s necessidades nutricionais e dietoterpicas; c)no fornecimento de cama individual provida de roupas, mantidas e mudadas correta e regularmente, a fim de assegurar condies bsicas de limpeza e conforto; d)os locais destinados aos assistidos devero satisfazer as exigncias de higiene, de acordo com o clima, particularmente no que se refere superfcie mnima, volume de ar, calefao e ventilao; e)existiro locais destinados venda de produtos de objetos permitidos e no fornecidos pela administrao. II.A assistncia sade a ser prestada por profissionais habilitados, compreendendo: a)fornecimento de medicamento; b)atendimento mdico, odontolgico, farmacutico, nutricional e dietoterpico do preso; c)higiene e salubridade das unidades penais; d)enfermaria com cama, material clnico, instrumental adequado e produtos farmacuticos indispensveis para internao mdica ou odontolgica de urgncia; e)dependncia para observao psiquitrica e cuidados a toxicmanos; f)unidade de isolamento para doenas infecto-contagiosas. 1 - O mdico, obrigatoriamente, examinar o estabelecimento e, posteriormente, se necessrio, para: assistido quando do ingresso no

a)determinar a existncia de enfermidade fsica ou mental, tomando, para isso, as medidas necessrias; b)assegurar o isolamento de assistidos suspeitos de sofrerem doenas infecto-contagiosas; c)determinar a capacidade fsica de cada assistido para o trabalho; d)assinalar as deficincias fsicas e mentais que possam constituir um obstculo para a reinsero social. 2 - O estabelecimento destinado a mulheres dispor de dependncia dotada de material obsttrico para atender grvida, a parturiente e a convalescente sem condies de ser transferida unidade hospitalar para atendimento apropriado em caso de emergncia, bem como de berrio onde a assistida possa amamentar seus filhos; 3 - O mdico informar ao diretor do estabelecimento se a sade fsica ou mental do assistido foi ou ser afetada pelas condies do regime prisional. 4 - Quando o estabelecimento penal no estiver aparelhado para prover a assistncia mdica necessria, esta ser prestada em outro local, mediante autorizao da direo do estabelecimento. III.A assistncia jurdica, a ser prestada por defensores pblicos, compreendendo: a)verificar a legalidade do recolhimento do assistido; b)impetrar "Habeas-Corpus" e mandado de segurana; c)requerer e acompanhar pedidos de livramento condicional, indulto, comutao de pena, anistia, graa, progresso de regime, unificao e penas, reviso criminal, remiso de pena e outros incidentes ou benefcios; d)promover diligncias relativas ao clculo de pena;
www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html 6/16

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN 16/11/12

e)providenciar a expedio de alvars de soltura; f)promover a defesa do assistido junto ao Conselho Disciplinar; g)interpor recursos; h)adotar outras medidas pertinentes no sentido de assegurar os direitos do assistido; i)o assistido tem direito a advogado. As visitas deste sero em local reservado, respeitado o direito privacidade. Pargrafo nico - Haver no estabelecimento, instalao destinada a estgio de estudantes universitrios. IV.A assistncia educacional, a ser prestada por profissionais habilitados, compreende: a)a instruo escolar e a formao profissional do assistido, sob orientao psicopedaggica; b)executar os mtodos de tratamento de natureza pedaggica; c)acompanhar diretamente o comportamento do assistido, com a utilizao das tcnicas psicopedaggica; d)esclarecer ao assistido sobre as peculiaridades do estabelecimento e atividades ao seu alcance; e)elaborar pareceres pedaggicos reeducativos para completar e colaborar com o estudo da personalidade; f)elaborar pareceres enfatizando as mudanas comportamentais do assistido, para fins de exame criminolgico. V.A assistncia social a ser prestada por profissionais habilitados, compreendendo: a)conhecer os resultados dos diagnsticos e exames; b)elaborar, fundamentalmente, pareceres sociais e scios-economicos e relatar, ao diretor do estabelecimento, os problemas e as dificuldades enfrentadas pelo assistido; c)auxiliar no ajustamento do assistido ao meio ambiente e promover condies de seu retorno ao convvio social, orientando na fase final do cumprimento da pena; d)diligenciar a soluo dos problemas sociais apresentados pelo assistido; e)providenciar a obteno dos documentos necessrios ao assistido, bem como certides de nascimento dos filhos; f)preservar, quando recomendado, os vnculos familiares do assistido; g)promover a formalizao do casamento do assistido; h)realizar sindicncias para expedio de carteiras de identificao de visitantes e concesso de visitas ntimas; i)contactar com patronatos ou entidades congneres para apoio ao egressos, colaborando na obteno de emprego; j)manter registro das habilitaes profissionais do assistido; k)encaminhar o assistido aos demais setores tcnicos do estabelecimento, sempre que necessrio; l)prestar orientao psicossocial ao assistido e seus familiares; m)organizar e controlar a execuo das atividades desportivas e recreativas do assistido.
www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html 7/16

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN 16/11/12

VI.A assistncia psicolgica, a ser prestada por profissionais habilitados, compreendendo: a)elaborao de pareceres preliminares do assistido quando da entrada no estabelecimento; b)acompanhamento psicolgico/psicoterpico; c)aplicao, levantamento, anlise e concluso de testes para elaborao de laudos e pareceres tcnicos, para fins de exame criminolgico e cessao de periculosidade. VII.A assistncia religiosa, com liberdade de culto, ser prestada ao assistido, permitindo-se a sua participao nos servios organizados no estabelecimento, bom como a posse de livros de instruo religiosa. 1 - No estabelecimento haver local apropriado para os cultos, com a participao de representante religioso, que ter autorizao para organizar servios litrgicos e fazer visitas pastorais e adeptos de sua religio. 2 - Nenhum preso ou internado ser obrigado a participar de atividade religiosa. VIII.A assistncia laborterpica, que se estender ao egresso, compreende: a)profissionalizao do assistido; b)promoo das atividades produtivas atravs de canteiros de trabalho, utilizando-se da mode-obra do preso e do internado, quando possvel; c)promoo da implantao de canteiros de trabalho com resultado econmico, mantendo o registro das horas trabalhadas, produtos obtidos e servios prestados; d)promoo das atividades de laborterapia ocupacional, com ou sem resultado econmico; e)elaborao de relatrios mensais de aproveitamento do assistido, apresentando informaes Comisso de Classificao e ao Conselho Disciplinar, quando solicitado. Art. 34 - Ser permitido participao em cursos por correspondncia, rdio ou televiso, sem prejuzo da disciplina e da segurana do estabelecimento. Art. 35 - O ensino do primeiro grau ser obrigatrio, integrando-se no sistema escolar da unidade federativa. Art. 36 - O ensino profissional ser ministrado em nvel de iniciao ou de aperfeioamento tcnico. A mulher condenada ter ensino profissional adequado sua condio. Art. 37 - As atividades educacionais podem ser objeto de convnio com entidades pblicas ou particulares que instalem escolas ou ofeream cursos especializados. Art. 38 - Em atendimento s condies locais, dotar-se- cada estabelecimento de uma biblioteca, para uso de todas as categorias de assistidos, provida de livros instrutivos, recreativos e didticos. TTULO V - Do Trabalho Art. 39 - dever do condenado trabalhar durante o dia, na medida de suas aptides e capacidade. Ao preso provisrio o trabalho no obrigatrio. Pargrafo nico - Observar-se-, no que for aplicvel, o Captulo III do Ttulo II da Lei de Execuo Penal. Art. 40 - Nenhum preso ou internado dever desempenhar funo ou tarefa disciplinar ou administrativa no estabelecimento. Paragrafo nico - Este dispositivo no se aplica aos sistemas baseados na auto-disciplina e nem deve ser obstculo para a atribuio de tarefas, atividades ou responsabilidades de ordem social, educativa ou desportiva.
www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html 8/16

Art. 41 - O trabalho externo somente ser autorizado quando o preso estiver em execuo de pena. 1 - Ao preso ou internado ser garantido trabalho remunerado conforme sua aptido e condio pessoal, respeitada a determinao mdica. 2 - Ser proporcionado ao preso ou internado trabalho educativo e produtivo. 3 - Devem ser consideradas as necessidades futuras do preso ou internado, bem como as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho. Art. 42 - Sero tomadas medidas para indenizar os presos e internados por acidentes de trabalho e doenas profissionais, em condies semelhantes s que a lei dispe para os trabalhadores livres. 1 - A lei ou regulamento fixar a jornada de trabalho diria e semanal para os presos e internados, observada a destinao de tempo para lazer, descanso, educao e outras atividades que exigem como parte do tratamento e com vistas a reinsero social 2 - A remunerao aos presos e internados dever possibilitar a indenizao pelos danos causados pelo crime, aquisio de objetos de uso pessoal, ajuda famlia e constituio de peclio que lhe ser entregue quando colocado em liberdade. TTULO VI - Dos Direitos, dos Favores, das Recompensas e dos Deveres CAPTULO I - Dos Direitos Art. 43 - Ao preso e ao internado sero assegurados todos os direitos no atingidos pela sentena ou pela lei. Pargrafo nico - independente do disposto no Ttulo III, aplicam-se as disposies contidas nos artigos 40 a 43 e seu pargrafo nico, da Lei de Execuo Penal. Art. 44 - Em caso de falecimento, doenas, acidente grave ou transferncia do preso ou do internado para outro estabelecimento, o diretor informar imediatamente ao cnjuge, se for o caso, a parente prximo ou a pessoa previamente indicada. I.o preso ou internado ser informado, imediatamente, do falecimento ou de doena grave de cnjuge, companheiro, ascendente, descendente ou irmo, podendo ser permitida a visita a estes, sob custdia; II.o preso ou internado ter direito de comunicar imediatamente a famlia, sua priso ou a transferncia para outro estabelecimento. Art. 45 - O preso ou internado no ser constrangido a participar ativa ou passivamente de ato de divulgao de informaes aos meios de comunicao social, especialmente no que tange sua exposio compulsria fotografia ou filmagem. Pargrafo nico - A autoridade responsvel pela custdia do preso ou internado providenciar para que informaes sobre a vida privada e a intimidade do mesmo sejam mantidas em sigilo, especialmente aquelas que no tm relao com sua priso ou internao. Art. 46 - Em caso de deslocamento do preso ou do internado, por qualquer motivo, deve-se evitar sua exposio ao pblico, assim como resguard-lo de insultos e da curiosidade geral. Art. 47 - Em caso de perigo para ordem ou a segurana do estabelecimento, a autoridade competente poder restringir a correspondncia dos presos ou dos internados, respeitados os seus direitos. Pargrafo nico - A restrio referida no "caput" deste artigo cessar, imediatamente, quando restabelecida a normalidade. CAPTULO II - Dos Favores

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN 16/11/12

Art. 48 - Em cada estabelecimento ser institudo um sistema de recompensas, conforme os diferentes grupos de presos ou de internados e os diferentes mtodos de tratamento, a fim de motivar a boa conduta, desenvolver os sentidos de responsabilidade e promover o interesse e a cooperao. Art. 49 - Sero concedidos favores aos presos e internados, gradativamente, de acordo com a administrao do estabelecimento, que consistem: I.uso de rdio e/ou televiso na cela ou alojamento; II.visita de parentes e amigos; III.visita ntima do cnjuge ou companheira, nas condies estabelecidas pela administrao; IV.prticas esportivas; V.participao em atividades internas ou espetculos recreativos; VI.recolhimento ao cubculo ou alojamento aps o horrio estabelecido pela administrao. CAPTULO III - Dos Deveres Art. 50 - Constituem deveres do condenado e do preso provisrio os previstos nos incisos I a IX, do Art. 39 da Lei de Execuo Penal. TTULO VII - Da Disciplina CAPTULO I - Do Regime Disciplinar Art. 51 - No haver falta nem sano disciplinar sem expressa e anterior previso legal ou regulamentar. Art. 52 - No haver confinamento ou qualquer medida que contrarie o objetivo da promoo da sade fsica e mental, de ressocializao e da capacidade produtiva, ou que atente dignidade pessoal do preso ou do internado. Art. 53 - Nenhuma sano disciplinar ser imposta em razo da dvida ou mera suspeita. Art. 54 - So proibidos, como sanes disciplinares, os castigos corporais, clausura em cela escura, sanes coletivas, bem como toda punio cruel, desumana, degradante e qualquer forma de tortura. Art. 55 - A falta que importar em responsabilidade penal ser comunicada a autoridade competente, sem prejuzo da sano disciplinar cabvel. Art. 56 - O preso que concorrer para a prtica de falta disciplinar incidir nas sanes a ela cominadas. CAPTULO II - Dos Meios de Coero Art. 57 - Nenhum preso ser punido sem ser informado da infrao que lhe est sendo atribuda e sem que lhe seja assegurado o direito de defesa. Art. 58 - Os meios de coero, tais como algemas e camisas-de-fora, s podero seu utilizados nos seguintes casos: I.como medida de precauo contra fuga ou durante o deslocamento do preso ou do internado, devendo ser retirados quando do comparecimento em audincia perante a autoridade judiciria ou administrativa; II.por motivo de sade, segundo recomendao mdica; III.em circunstncias excepcionais, quando for indispensvel utiliz-los em razo de perigo iminente para a vida do preso, do internado, do servidor ou de terceiros.
www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html 10/16

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN 16/11/12

Art. 59 - proibido o transporte do preso ou do internado em condies ou situaes que lhe imponham sofrimentos fsicos. Pargrafo nico - No deslocamento da mulher presa ou internada a escolta ser integrada, pelo menos, por uma policial ou servidora pblica. CAPITULO III - Das Faltas e das Sanes Disciplinares Art. 60 - As faltas classificam-se em leves, medias e graves. Pargrafo nico - Pune-se a tentativa com sano correspondente a falta consumada. Art. 61 - So consideradas faltas leves: I.atitude de acinte ou desconsiderao perante funcionrio ou visitas; II.emprego de linguagem desrespeitosa; III.apresentar-se de forma irreverente diante do diretor, funcionrios, visitantes ou outras pessoas; IV.desateno em sala de aula ou de trabalho; V.permutar, penhorar ou dar garantia, objetos de sua propriedade a outro preso, internado ou funcionrio; VI.executar, sem autorizao, o trabalho de outrem; VII.descuidar da higiene pessoal; VIII.descuidar da higiene e conservao do patrimnio do estabelecimento; IX.dissimular ou alegar doena ou estado de precariedade fsica para eximir-se de obrigaes; X.comprar ou vender, sem autorizao, a outros presos, internados ou funcionrios; XI.portar ou manter na cela ou alojamento, material de jogos no permitidos; XII.produzir rudos que perturbem o descanso e as atividades do estabelecimento; XIII.procrastinar, discutir cumprimento de ordem, ou recusar o dever de trabalho; XIV.responder por outrem a chamada ou revista, ou deixar de responder as chamadas regulamentares; XV.transitar pelo estabelecimento, manter-se em locais no permitidos ou ausentar-se, sem permisso, dos locais de presena obrigatria; XVI.proceder de forma grosseira ou discutir com outro preso; XVII.sujar pisos, paredes ou danificar objetos que devam sem conservados; XVIII.desobedecer os horrios regulamentares; XIX.descumprir as prescries mdicas; XX.abordar autoridade ou pessoa estranha ao estabelecimento, sem autorizao; XXI.lavar ou secar roupa em local no permitido; XXII.fazer refeies em local e horrio no permitido; XXIII.utilizar-se de local imprprio para satisfao das necessidade fisiolgicas; XXIV.conversar atravs de janela, guich de sela, setor de trabalho ou local no apropriado;
www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html 11/16

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN

XXV.descumprir as normas para visita social ou ntima; Art. 62 - So consideradas faltas mdias: I.deixar de acatar as determinaes superiores; II.imputar falsamente fato ofensivo administrao, funcionrio, preso ou internado; III.dificultar averiguao, ocultando fato ou coisa relacionada com a falta de outrem; IV.manter, na sela, objeto no permitido; V.abandonar, sem permisso, o trabalho; VI.praticar ato libidinoso, obsceno ou gesto indecoroso; VII.causar dano material ao estabelecimento ou a coisa alheia; VIII.praticar jogo previamente no permitido; IX.abster-se de alimento como protesto ou rebeldia; X.utilizar-se de outrem para transportar correspondncia ou objeto, sem o conhecimento da administrao; XI.provocar, mediante intriga, discrdia entre funcionrios, presos ou internados, para satisfazer interesse pessoal ou causar tumulto; XII.colocar outro preso ou internado sua submisso ou de grupo em proveito prprio ou alheio; XIII.confeccionar, portar ou utilizar chave ou instrumento de segurana do estabelecimento salvo quando autorizado; XIV.utilizar material, ferramenta ou utenslios do estabelecimento em proveito prprio ou alheio, sem autorizao; XV.veicular, por meio escrito ou oral, acusao infundada administrao ou ao pessoal penitencirio; XVI.desviar material de trabalho, de estudo, de recreao e outros, para local indevido; XVII.recusar-se a deixar a sela quando determinado, mantendo-se em atitude de rebeldia; XVIII.deixar de freqentar, sem justificativa, as aulas no grau em que esteja matriculado; XIX.mal tratar animais; XX.alterar ou fazer uso indevido de documentos ou cartes de identificao fornecidos pela administrao, para transitar no interior do estabelecimento; XXI.praticar fato definido como crime culposo; XXII.portar, sem ter em sua guarda, ou fazer uso de bebida com teor alcolico, ou apresentarse embriagado. Art. 63 - So consideradas faltas graves : I.Incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina; II.fugir/evadir-se; III.possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade fsica de outrem; IV.provocar acidente de trabalho;
www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html

V.descumprir, no regime aberto, as condies impostas; VI.praticar fato definido como crime doloso; VII.inobservar os deveres previstos nos incisos II e IV do Art. 39 da Lei de Execuo Penal. Art. 64 - Constituem sanes disciplinares: I.Faltas Leves: a)advertncia; b)suspenso de visita at dez dias; c)suspenso de favores e de regalias at dez dias; d)isolamento na prpria cela ou em local adequado, de dois a cinco dias. II.Faltas mdias: a)repreenso; b)suspenso de visitas, de 10 a 20 dias; c)suspenso de favores e de regalias, de 10 a 20 dias d)isolamento na prpria cela ou em local adequado, de 5 a 10 dias. III.Faltas graves: a)suspenso de visitas, de 20 a 30 dias; b)suspenso de favores e de regalias, de 20 a 30 dias; c)isolamento na prpria cela ou em local adequado, de 20 a 30 dias. 1 - As sanes de advertncia, repreenso e suspenso sero aplicadas pelo diretor, ouvido o Conselho Disciplinar. 2 - A sano de isolamento ser aplicada por deciso do Conselho Disciplinar da Unidade onde ocorreu a falta. CAPTULO IV - Do Processo Disciplinar Art. 65 - Cometida a infrao, o preso ser conduzido ao setor de inspetoria do rgo ou do estabelecimento para registro da ocorrncia e, se necessrio, imediato isolamento provisrio por prazo no superior a 10 dias, contados do dia do cometimento da falta. Pargrafo nico - A deciso que determinar o isolamento provisrio ser fundamentada. Art. 66 - A ocorrncia ser comunicada imediatamente ao diretor que a encaminhar ao Conselho Disciplinar. Art. 67 - O Conselho Disciplinar, existente em cada estabelecimento, ser composto por um secretrio, que relator, quatro tcnicos e um defensor, sendo presidido pelo diretor. 1 - Os tcnicos sero, respectivamente dos setores de psicologia, servio social, laborterapia e pedagogia. 2 - As decises sero tomadas por maioria de votos. 3 - Somente tero direito a voto os tcnicos e o diretor. 4 - O representante da diviso de segurana ser ouvido obrigatoriamente. Art. 68 - No caso de recolhimento provisrio, encaminhar-se- a comunicao do fato ao juiz competente, no prazo de vinte e quatro horas.

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN 16/11/12

competente, no prazo de vinte e quatro horas. Art. 69 - O secretrio do Conselho Disciplinar autuar a comunicao, efetuando a juntada dos dados gerais do preso e, em dois dias teis, realizar as diligncias necessrias para a elucidao do fato, cabendo-lhe: I.requisitar o pronturio individual; II.ouvir, tomando por termo, o preso, o ofendido e as testemunhas, assegurada a participao do defensor. Art. 70 - Instrudo o processo c om relatrio circunstanciado do secretrio, o Conselho Disciplinar observar, na aplicao das sanes, o estatudo no Art. 54 da Lei de Execuo Penal. Pargrafo nico - As decises do Conselho Disciplinar, assim como as que couberem ao diretor do estabelecimento, sero proferidas no prazo de 48 horas, fundamentadamente. Art. 71 - Na fixao da sano ter-se- em conta a natureza da falta, o grau de adaptao vida carcerria, o tempo de priso e primariedade ou reincidncia. Art. 72 - Em se tratando de falta leve ou mdia, a sano imposta poder ficar suspensa at 30 dias, a juzo do Presidente do Conselho Disciplinar, para observao da conduta do preso ou internado que, sendo satisfatria, importar no cancelamento da sano. Art. 73 - A execuo da sano disciplinar ser suspensa quando desaconselhada pelo servio de sade do estabelecimento. Pargrafo nico - Cessada a causa que motivou a suspenso, a execuo ser iniciada ou ter prosseguimento. Art. 74 - O isolamento preventivo do preso ser computado na execuo da sano disciplinar. Art. 75 - O preso que praticar falta considerada grave pelo motivo de evaso ou fuga, ao retornar ao Sistema Penitencirio dever, de imediato, passar pelo Conselho Disciplinar da Unidade que estiver adentrando, para apreciao de sua conduta. Art. 76 - O preso poder solicitar a reconsiderao da deciso, no prazo de 5 dias, contado de sua intimao, quando: I.no tiver sido unanime a deciso do Conselho Disciplinar ou quando a mesma, se for da competncia do diretor, no acolher o que foi decidido; II.a deciso no estiver de acordo com o relatrio. Art. 77 - Aps a deciso do Conselho Disciplinar, lavrar-se- ata da reunio, assinada por todos os membros, cuja cpia ser remetida ao juiz da execuo. Art. 78 - Poder ser requerida a reviso do processo disciplinar quando: I.a deciso se fundamentar em testemunho ou documento comprovadamente falso; II.a sano tiver sido aplicada em desacordo com as normas deste Estatuto ou da Lei. Art. 79 - Os pedidos de reviso das sanes sero requeridos ao presidente do Conselho Disciplinar do estabelecimento que o submeter a apreciao do referido Conselho, em dois dias teis, o qual decidir fundamentadamente. 1 - Julgado procedente o pedido, sero canceladas as sanes aplicadas, comunicando-se ao juiz da execuo. 2 - Entendendo o Conselho que a deciso deva ser mantida, os autos sero encaminhados ao Conselho de Reclassificao e Tratamento, em se tratando de falta grave.

www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html

14/16

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN

Art. 80 - As faltas graves somente sero passveis de reabilitao pelo Conselho de Reclassificao e Tratamento. 1 - O pedido de reabilitao dever ser requerido pelo preso ou por seu procurador, e ser encaminhado ao Conselho de Reclassificao e Tratamento por intermdio da direo. 2 - O pedido ser instrudo com a cpia dos dados gerais e da ficha de comportamento carcerrio. Art. 81 - Os pedidos de reabilitao de falta grave sero submetidos a apreciao do Conselho de Reclassificao e Tratamento, que decidir no prazo de 15 dias, desde que: I.transcorrido o perodo mnimo de seis meses, aps o trmino do cumprimento da sano, para os presos que cumpram pena em regime fechado; II.transcorrido o perodo mnimo de trs meses, aps o trmino do cumprimento da sano, para os presos que cumpram pena em regime semi-aberto, desde que no haja regresso de regime imposta pelo juiz da execuo. Art. 82 - Os membros do Conselho de Reclassificao e Tratamento sero nomeados anualmente pelo Secretrio de Estado da Justia e da Cidadania, compreendendo, no mnimo, seis diretores dos estabelecimento e um defensor pblico. Pargrafo nico - A proposta de nomeao ser efetuada pelo Coordenador Geral do Departamento Penitencirio, que o membro nato e seu presidente. Art. 83 - Caber ao Conselho Disciplinar do estabelecimento a reabilitao das faltas leve e mdias, desde que transcorridos trinta dias aps o trmino do cumprimento da sano disciplinar. Pargrafo nico - A no reabilitao, qualquer que seja a natureza da falta, decorridos doze meses do cumprimento da ltima sano imposta, ensejar ao preso ou internado o retorno condio de primrio, para os fins previstos neste Estatuto. TTULO VIII - Disposies Finais Art. 84 - O abuso de poder exercido contra o preso ou internado administrativamente, sem prejuzo da apurao da responsabilidade penal. ser punido

Art. 85 - Ocorrendo bito, evaso ou fuga, a direo do estabelecimento comunicar imediatamente Coordenao do Departamento Penitencirio e ao Juiz da Execuo. No caso de bito, acompanhar a comunicao, a certido comprobatria. Art. 86 - A cada trimestre do ano civil os diretores dos estabelecimentos, por intermdio do Coordenador do Departamento Penitencirio, encaminharo ao Secretrio da Justia e da Cidadania, relatrio circunstanciado das atividades e funcionamento do respectivo estabelecimento. Art. 87 - O Secretrio da Justia e da Cidadania, sob pena de responsabilidade, encaminhar, nos meses de fevereiro e agosto de cada ano, Assemblia Legislativa do Estado, relatrio circunstanciado do Sistema Penitencirio. Pargrafo nico - O Secretrio da Justia e da Cidadania, quando solicitado, prestar informaes sobre o seu relatrio. Art. 88 - Todos os rgo ou estabelecimento que compem o Sistema Penitencirio do Estado do Paran devero elaborar, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, regimentos prprios, atendidas as peculiaridades e adaptando-os s disposies contidas neste Estatuto, cujos regimentos devero ser aprovados pelo Secretrio de Estado da Justia e da Cidadania. Art. 89 - As disposies deste procedimentos pendentes. Estatuto sero de aplicao imediata, inclusive aos

Curitiba, em 31 de outubro de 1995, 174 da Independncia e 107 da Repblica


www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html 15/16

RETO N 1276/95 - ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN 16/11/12

JAIME LERNER Governador do Estado EDSON LUIZ VIDAL PINTO Secretrio de Estado da Justia e da Cidadania O ESTATUTO PENITENCIRIO DO ESTADO DO PARAN foi aprovado pelo Decreto Estadual n 1276 de 31 de outubro de 1995 e tornado pblico pelo Dirio Oficial n 4625 de 31 de outubro de 1995.

Atualizao 25/6/2008 - Damtom G P Silva ( dansilva@pr.gov.br )

www2.mp.pr.gov .br/cpdignid/telas/cep_leg_est_2_7.html

16/16

S-ar putea să vă placă și