Sunteți pe pagina 1din 34

Manual e Roteiro do Tero

Par./Igr.:
Dia e Hora: Endereo: Fone: Cidade / Estado:

HINO DO TERO DOS HOMENS DA ME RAINHA


Pe. Antonio Maria

Me e Rainha do Santo Rosrio Me Admirvel, Me do Santurio, O mundo sem f na dor se consome, Ajuda esse mundo com o Tero dos Homens. No Teu Santurio, que fonte e bero, Nasceu a misso dos Homens do Tero. O primeiro homem, um santo varo, Como o bem amado, se chama Joo. O Tero presente de Tua ternura As mos que o levam so nossas so duras. O homem rezando se torna menino, Que pode mudar do mundo o destino. O Tero tem contas e meditado, Mas Tu, Me, no contas o nosso pecado. Convidas a todos, o Tero do povo, S queres que o homem seja Homem novo. Tua escola o Tero, ele luz. Ningum como Tu sabe mais de Jesus. O Santo Evangelho ensina de novo Teu Tero a Bblia que Deus deu ao povo. Nas Aves Marias que aqui repetimos, Falamos do amor que por Ti sentimos. Com o Tero na mo em santas viglias Rezamos unidos s nossas famlias.

PERTENCE A: Nome: ________________________________________ Endereo: _____________________________________

Bairro: _______________________________________ Cidade: _______________________________________ Estado: _______________________________________ Telefones: _____________________________________ E-mail: _______________________________________ Obs.: _________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

INTRODUO

Breve Anuncio O Tero dos Homens Me e Rainha teve seu inicio no ano de 1998, em Pernambuco, com irradiao no Santurio da Me e Rainha em Olinda- PE. Onde hoje tem sua sede de graas e sua secretaria nacional. um grupo de orao ligado ao Movimento Apostlico de Schoenstatt, que bebe e vive da espiritualidade deixada pelo fundador. um grupo que visa resgatar a ao do homem na igreja, como apstolo e gestor de um mundo novo.

O Tero dos Homens hoje tem irradiao a nvel nacional, espalhado em diversas Dioceses e diversos estados brasileiros. Sendo mais de 7.000 homens que rezam o Tero semanalmente. um grupo unido a Maria, nossa Me e Rainha, tendo Ela como mestra que nos conduz no caminho de f, levando a Cristo e a Deus Pai. Que esta devoo Mariana seja estendida cada vez mais ao Brasil e ao Mundo, trazendo mais paz aos nossos coraes e as nossas famlias.

Como Organizar o Tero

Pag. 01

01 Antes de se iniciar o Tero, dever ser preparada procisso de entrada, com a escolha de uma equipe de mais ou menos oito a dez pessoas, sendo que duas conduziro a imagem da Me e Rainha Trs Vezes Admirvel de Schoenstatt e o restante far a guarda da mesma. 02 A abertura dever iniciar-se com a procisso do quadro da Me Rainha, ou na falta deste, uma imagem de Nossa Senhora, acompanhada de um cntico e ao final da procisso uma saudao mostrando-o em todas as direes, respondendo a assemblia com uma calorosa salva de palmas. 03 Fazer um acolhimento aos presentes e a seguir a leitura das intenes do Tero. 04 Saudao de abertura: em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, de preferncia cantado. Que a presena de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, a comunho do Divino Esprito Santo e a graa de nossa querida Me Rainha, estejam presentes no meio de ns. Amm. (pode ser qualquer outra forma de acolhimento, de acordo com o dirigente do Tero) 05 Invocao do Esprito Santo que poder ser com a orao ou o canto. 06 O Ato Penitencial poder ser meditado ou cantado. Sugestes: Meus irmos faamos um momento de silncio para analisarmos nosso passado e como deveremos agir no futuro diante das pessoas que convivem conosco e dos problemas que enfrentamos no dia a dia. Se tivermos alguma mgoa, seja de familiar, de nossos pais, de nossos filhos, de nossa esposa, de alguma outra pessoa, aproveitem este momento para pedir a Me Rainha para interceder por ns, para que seu Filho nos perdoe.

Pag. 02

Aps este momento, peamos perdo a Deus das nossas falhas e roguemos a Ele que nos perdoe e nos livre de repeti-los recitando: Eu pecador me confesso a Deus... (resumido), ou reflexes por conta do dirigente. Penitencial (sempre dever haver para motivar a Canto do Ato assemblia). Orao Penitencial Deus nosso Pai, tende misericrdia de todos ns aqui presentes, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amm. 09 Aclamao do Evangelho (escolher cnticos conhecidos e motivadores). 10 Leitura do Evangelho dever ser feita por um Sacerdote, um Dicono ou ainda, um leigo com capacidade para fazer a reflexo, que dever ser de pouco tempo para no extrapolar a durao do Tero que em mdia de 1 (uma) hora. Modo de convite ao Evangelho, se for um leigo: O Senhor esteja conosco, e assemblia: Ele esta no meio de ns. Proclamao do Evangelho de Jesus Cristo, segundo... 11 Inicio do Tero: Orao de Oferecimento (informar a pgina do manual). O condutor convidar aos presentes para fazerem a mesma, dando um tempo para que cada um faa seu oferecimento pessoal, e a seguir rezam junto o Credo, o Pai Nosso e as trs Ave-Marias. Antes de cada mistrio ser cantada a estrofe de uma das msicas do manual (informar a pgina e o nmero). Obs.: quando o Tero seguir o roteiro acima, no necessria a orao do Divino Esprito Santo.

Pag. 03

= Todos os Pai Nossos sero recitados pela assemblia. = As Ave-Marias podero ser divididas em partes, ou seja, um lado reza a Ave-Maria e o outro responde com a Santa Maria, poder tambm chamar quatro membros da assemblia para rezarem os mistrios, sendo um para cada mistrio, ou a critrio do dirigente. = O quinto mistrio dever ser recitado com todos em p e de mos dadas. Obs.: antes de cada mistrio cantada uma estrofe e refro de uma das msicas do manual, ou outra de conhecimento geral. = A Orao de agradecimento e a Salve Rainha devero ser recitadas calmamente e por toda a assemblia. 12 Logo em seguida dever cantar-se a Consagrao a Nossa Senhora e um dos membros presentes erguer a imagem direcionando-o aos presentes que a saldar com uma salva de palmas. 13 Em seguida sero lidos os avisos, se houverem, os quais devero ser relacionados ao Tero. 14 Vamos pedir a beno a Nossa Senhora, cantando: da-nos a beno Virgem Me, penhor seguro de um sumo bem... Beno final que poder ser dada pelo padre ou o condutor do Tero. (sugesto: Deus Pai de misericrdia com a intercesso de Nossa Me, Rainha e Vencedora, nos abenoe em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo). Amm. Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe (Graas a Deus). 15 Estimular os presentes a uma Saudao de Paz (cntico). Obs.: esta Saudao de Paz, se a Equipe coordenadora achar conveniente, poder ser feita aps o item 02

Pag. 04

O PORQU de somente Homens.


Trata-se de um fator psicolgico Todos ns, homens e mulheres nascemos com determinadas foras psquicas que no nosso crescer tero um papel importante no futuro. Todavia este crescimento est condicionado diferenas de mentalidade e do prprio meio ambiente onde ele se desenvolva. Estes fatores tero amanh, grande importncia na nossa maneira de ser e no nosso agir e irradiar. Sabemos bem como as mentalidades masculina e feminina so distintas e como reagem de modos diferentes perante os mesmos acontecimentos. H que ter em conta tudo isto para que depois se saiba aproveitar e tirar o melhor rendimento de to preciosas energias. Caracteriza o homem, possuir uma acentuada inclinao para o mando, para autonomia e para a aventura. So qualidades a considerar, pois podem ter grande influncia no subconsciente, caso no estejam adormecidas. Sutilmente h que aproveit-las, escolhendo ambientes favorveis, onde elas despertem e se reanimem. Ento sim, elas despontaro com nova vida, ajudando o homem abatido e desanimado, a vencer barreiras e a entregar-se com entusiasmo na conquista de um ideal. Dentro de casa, nem sempre se encontra esse clima. Com raras excees, quem manda a mulher embora o marido seja o chefe da famlia. Na Igreja a coisa semelhante. Predomina a mentalidade feminina. Em quanto isso, o homem tentado a procurar outros vnculos e outros lugares. E neste impasse, vo surgindo brigas e incompreenses. s vezes eles at querem mas no conseguem. Sentem-se distantes. As suas foras anmicas esto desligadas, talvez porque ainda no tenham encontrado o verdadeiro ambiente onde possam mostrar o que valem e podem. Resumidamente, eis o porqu, do Tero s para Homens. A Campanha Pretende Envolver toda a Famlia Ela pretende criar um clima que v envolvendo toda a famlia. A esposa que normalmente o elemento mais devoto dever ser ela a primeira a despertar o marido e filhos, mas sem insistncias. Deixar para eles o poder de deciso E no dia e horrio do tero, reze-se o tero em casa, com a restante da famlia. Desta forma teremos uma maneira simples de envolver a nossa prpria famlia num clima de orao. A Igreja de nossos dias tem muita necessidade de homens participantes.

Pag. 05

TERO DOS HOMENS.


01 Intenes do Tero. 02 Canto inicial, recebendo a imagem da Me Rainha. 03 Canto de saudao ao Deus Trino: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Esprito Santo, estamos aqui.(bis). Para louvar e agradecer, bendizer e adorar, estamos aqui Senhor, ao Teu dispor, para louvar e agradecer, bendizer e adorar, Te aclamar, Deus Trino de amor. 04 Invocao ao Esprito Santo com o canto: Esprito enche a minha...

05 Ato penitencial faamos um momento de silncio Meus irmos, para analisarmos nosso passado e como deveremos agir no futuro diante das pessoas que convivem conosco e dos problemas que enfrentamos no dia a dia. Se tivermos alguma mgoa, seja de familiar, de nossos pais, de nossos filhos, de nossa esposa, de alguma outra pessoa, aproveitem este momento para pedir a M Orao Penitencial Deus todo poderoso tende compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna, Amm. Palavra Senhor sinal... Canto: A Vossa 06 Evangelho (a leitura dever ser feita por um padre ou outra autoridade eclesistica, e, na falta destes, por um leigo) ou a leitura de um testemunho. Um ligeiro comentrio sobre a leitura.

07 Iniciando o Tero.e Rainha para interceder por ns, para que seu Filho nos perdoe. Aps este momento, peamos perdo a Deus das nossas falhas e rogu emos a Ele que nos perdoe e nos livre de repeti-las. Penitencial Canto do Ato

Pag. 06

:: Rezando o Tero ::
Oraes do Tero
Sinal da cruz ( uma profisso de f no mistrio da Santssima Trindade);

Orao preparatria
Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Esprito e tudo ser criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que iluminais os coraes dos vossos fiis com as luzes do Esprito Santo, concedei-nos que no mesmo Esprito saibamos o que reto e gozemos sempre de suas consolaes. Por N.S.J.C.

Oferecimento do Tero
Divino Jesus, ns Vos oferecemos este tero que vamos rezar, meditando nos mistrios da Vossa Redeno. Concedei-nos, por intercesso da Virgem Maria, Me de Deus e nossa Me, as virtudes que nos so necessrias para bem rezlo e a graa de ganharmos as indulgncias desta santa devoo. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santssimo Corao de Jesus e o Imaculado Corao de Maria, pela paz do mundo, pela converso dos pecadores e pelas almas do purgatrio. Pelas intenes do Santo Padre o Papa, pelo aumento e Santificao do clero, pelo nosso Vigrio, pela santificao das famlias, pelas misses, pelos doentes.

Pag. 07

Creio em Deus Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do cu e da terra, e em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Esprito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu manso dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos cus, est sentado direita de Deus Pai todo-poderoso, donde h de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Esprito Santo, na Santa Igreja Catlica, na comunho dos Santos, na remisso dos pecados, na ressurreio da carne, na vida eterna. Amm. Pai-Nosso Pai-Nosso que estais nos cu, santificado seja o Vosso nome, venha a ns o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido, e no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal. Amm. Ave Maria Ave Maria, cheia de graa, o Senhor convosco, bendita sois vs entre as mulheres, e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Me de Deus, rogai por ns, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amm. Glria ao Pai Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo como era no princpio, agora e sempre. Amm. Jaculatria h! Meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o cu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Me de Deus derramai sobre a humanidade inteira as graas eficazes da Vossa chama de amor, agora e na hora da nossa morte. Amm.

Pag. 08

MISTRIOS DO TERO.
Primeira Semana do Ms. CONTEMPLAO DOS MISTRIOS GOZOSOS SOBRE A INFNCIA DE JESUS (segunda e sbado).
1 Mistrio: Anunciao do anjo So Gabriel a Nossa Senhora. Ave cheia de graa, o Senhor contigo... (Lc. 1, 26-38) Esta anunciao do anjo a Maria nos mostra que devemos ter a humildade que Maria teve e que sejamos obedientes vontade de Deus, aceitando nossos problemas do dia a dia acreditando que Deus tudo faz para o nosso bem. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias. 2 Mistrio: Visita de Nossa Senhora sua prima Santa Isabel. De onde me vem a felicidade de que a Me do meu Senhor me visite (Lc. 1, 43) Quantas vezes a Me do nosso Salvador nos visita e nos d oportunidade de reformular nossa vida e mesmo assim, deixamos passar despercebido tais momento, trocando-os por desejos pessoais e vaidades que a nada nos leva. Que tenhamos a caridade de Maria, que mesmo sendo a me do Senhor se disps a servir sua prima. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

Pag. 09

3. Mistrio: Nascimento de Jesus na gruta de Belm. O verbo se fez carne e habitou entre ns (J. 1, 14) Que o nascimento de Jesus numa gruta nos sirva para aprendermos que devemos ter desprezo s coisas da terra, nos livrando da vaidade e do luxo que a nada nos leva e que, embora nascendo numa gruta, foi Ele que nos deixou o maior legado de amor e verdades da histria da humanidade. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

4. Mistrio: Apresentao do Menino Jesus no templo e a purificao de Maria. Eis aqui este Menino est destinado para ser sinal de contradio(Lc.2,34) A apresentao no templo nos mostra no sinal de contradio que Jesus veio ao mundo no para ajudar aos ricos e poderosos, mas sim para mostrar aos pobres e humildes de corao que deles o Reino do Cu, que cumpra com obedincia o que a lei determina e que com amor tudo se consegue do Pai. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

Pag. 10

5. Mistrio: Encontro do Menino Jesus no templo entre os doutores da lei. Por que me procurveis? No sabeis que devo ocupar-me com as coisas do meu Pai?(Lc. 2, 49) Se Jesus ainda menino se ocupava das coisas do Pai, porque ns no podemos dedicar parte do nosso tempo para levarmos aos nossos irmos a Palavra de Deus e tenhamos coragem para enfrentar as provaes da vida. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

Segunda Semana do Ms. CONTEMPLAO DOS MISTRIOS LUMINOSOS DA LUZ E DOS ENSINAMENTOS DE JESUS (quinta-feira).
1. Mistrio: Batismo do Senhor Jesus no rio Jordo. Jesus foi ao Jordo ter com Joo, fim de ser batizado por ele (Mt. 3,13-16) Jesus que foi consagrado pelo Pai, procurou o batismo para nos mostrar que devemos receber por meio dele as graas que ho de vir do Esprito Santo, as quais nos confirmaram como irmos de Jesus e filhos de Deus. Todos fomos criados para o reino de Deus e o batismo nos levar a ele. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

Pag. 11

2. Mistrio: Jesus na sua auto revelao nas Bodas de Can. Fazei o que ele vos disser.... Enchei as talhas de gua. Eles encheram-nas at em cima. Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos servientes(Jo. 2,1-12) Ao revelar seus poderes Jesus quis nos mostrar que, embora no tendo os poderes dEle ns podemos ajudar aos nossos irmos, no transformando gua em vinho mais ajudando-os em suas necessidades. Como Maria, faamos o que Ele nos manda nos seus evangelhos. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria.... Glria ao Pai... e Jaculatrias.

3. Mistrio: Jesus no seu anncio e proclamao do Reino de Deus e o convite a converso. Completou-se o tempo e o Reino de Deus est prximo; fazei penitncia e crede no Evangelho (Mc. 1, 15) Nosso tempo pode se completar a qualquer momento uma vez que no sabemos quando chegada a nossa hora, da a necessidade de obedecermos a palavra de Deus. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

Pag. 12

4. Mistrio: A Transfigurao de Jesus. Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.(Lc. 9,2836) Quando oramos com f, a transformao se d dentro de ns, uma vez que entramos em contato direto com Deus e a nos tornamos resplandecentes e limpos perante Ele, que tudo faz para nossa salvao e nossa glria eterna. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

5. Mistrio: Instituio da Eucaristia, expresso Sacramental do Mistrio Pascal. Tomai e comei, isto meu corpo (Mt. 26, 26-29) Ao instituir a Eucaristia Jesus nos deu a oportunidade de um contato mais ntimo com Ele, para que pudssemos demonstrar nossa f, a aceitao dos seus mandamentos, de sua palavra e nos aproximar da Eucaristia para sermos mais cristos. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

Pag. 13

Terceira Semana do Ms. CONTEMPLAO DOS MISTRIOS DOLOROSOS DA PAIXO E MORTE DE JESUS (tera e sexta-feira).
1 Mistrio: Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras Vigiai e orai para no cairdes em tentao. O esprito est pronto, mas a carne fraca (Mc. 14, 38) Quantas agonias passam no decorrer de nossas vidas devido a faltas que cometemos para com nossos semelhantes, pelos nossos desejos de satisfazer as vontades da carne e de deixarmos de atender aos que precisam de ns. Tenhamos coragem de resistir s tentaes do pecado. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias. 2. Mistrio: Flagelao de Jesus atado coluna. Ento Pilatos mandou prender e flagelar Jesus (Jo. 19,1) Enquanto Jesus e atado a uma coluna e flagelado sem ter cometido erro algum, Ele age diferente para conosco, pois esta sempre pronto a perdoar os nossos pecados e a nos ajudar, desde que entreguemos nosso caminho a Ele, confiemos nele, e o mais ele far. (Sl. 37,5) Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

Pag. 14

3. Mistrio: Jesus coroado de espinhos por seus algozes. Teceram uma cora de espinhos e puseram-na sobre sua cabea dizendo: Salve, rei dos Judeus (Mc. 15,17-18) A nossa coroa de espinhos formada pelo peso dos nossos pecados que muitas e muitas vezes acusam a nossa conscincia fazendo com que percamos algumas noites de sono e paz em nossa vida e que as humilhaes do mundo nada representam para ns.. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias

4. Mistrio: Subida dolorosa com a Cruz para o Monte Calvrio. Se algum quiser vir comigo, renuncia-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. (Mt. 16, 24) Faamos tudo para no termos de carregar uma cruz cheia de nossos pecados que nos leve rumo ao inferno, pois a subida de Jesus com sua cruz foi para aliviar o peso da nossa. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

Pag. 15

5. Mistrio: Crucificao, sofrimento e morte de Jesus. Pai nas tuas mos entrego o meu esprito (Lc. 23,46) Jesus entregou ao Pai o seu esprito. Porque ns no devemos entregar para Ele o nosso uma vez que fomos criados a sua imagem e semelhana, e, ao nos entregarmos a Ele e fazendo sacrifcios pelos mais necessitados estaremos seguindo rumo a paz infinita do reino de Deus. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

Quarta Semana do Ms. CONTEMPLAO DOS MISTRIOS GLORIOSOS SOBRE A RESSURREIO DE JESUS E ASSUNO DE SUA ME MARIA (quarta-feira, e domingo).
1. Mistrio: Ressurreio de Nosso Senhor Jesus Cristo. No temais! Sei que procurais Jesus crucificado. No est aqui, porque ressuscitou como havia predito (Mt. 28, 5-6) Ao ressuscitar como havia predito, Jesus nos mostrou que continuar a lutar pelo nosso bem e para a nossa salvao apesar de muitas vezes nos esquecermos dos seus mandamentos e de suas palavras. Tornemos-nos homens de vontade e esprito novo. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias

Pag. 16

2. Mistrio: A ascenso Gloriosa de Jesus ao Cu. E enquanto os abenoava, foi-se afastando deles, e subindo para o cu (Lc. 24) Ao subir ao cu, Jesus foi para junto do Pai Interceder por ns, para sermos perdoados dos nossos pecados e para alcanarmos a vida eterna, pois foi com esta finalidade que Ele veio ao mundo para ser sacrificado e para redimir nossos pecados. Tenhamos o desejo de ir para o cu com Jesus e Maria. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

3. Mistrio: Descida do Esprito Santo sobre os apstolos. Todos ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a falar em outras lnguas (At.2,4) Que bom seria se sobre ns descesse o Esprito Santo e nos enchesse de sabedoria, para nos tornarmos evangelizadores e membros da sua Igreja e ficssemos cientes da grandeza da misso que servir a Jesus. Que o Esprito desperte em ns o valor da Orao. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

Pag. 17

4. Mistrio: Assuno Gloriosa de Nossa Senhora ao cu. Fez em mim grandes coisas o Todo Poderoso (Lc. 1, 49). Deus no fez grandes coisas s a Nossa Senhora. Ao nos mostrar seu Filho Jesus, Ele nos deu muitas coisas boas por intermdio do exemplo dEle, de suas palavras e de seus atos, como tambm pelo exemplo de humildade e de aceitao de nossa Senhora. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

5. Mistrio: Coroao de Nossa Senhora como Rainha no Cu e da terra. Apareceu um grande sinal no cu: uma mulher vestida de sol com uma coroa de doze estrelas (Ap. 12, 1) No poderia haver justia maior do que a coroao de Nossa Senhora como rainha do cu e da terra uma vez que como me de Jesus e de todos ns no haveria outro ttulo para lhe ser outorgado. Renovemos em cada dia a confiana em Maria. Reza-se aqui: Pai Nosso...; Dez Ave Maria...; Glria ao Pai... e Jaculatrias.

Pag. 18

Agradecimento do Tero
Infinitas graas Vos damos, Soberana Rainha, pelos benefcios que todos os dias recebemos de Vossas mos liberais. Dignai-Vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de Vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha.

Salve Rainha
Salve Rainha, me de misericrdia, vida, doura e esperana nossa salve! A Vs bradamos os degredados filhos de Eva. A Vs suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lgrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a ns volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, clemente, piedosa, doce e sempre Virgem Maria. Rogai por ns Santa Me de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amm.

Pag. 19

CANTOS MARIANOS
01 Nossa Senhora (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) LP Foi Deus
Cubra-me com seu manto de amor, / Guarda-me na paz desse olhar, Cura-me as feridas e a dor, / Me faz suportar. Que as pedras do meu caminho / Meus ps suportem pisar. Mesmo feridos de espinhos, / Me ajude a passar. Se ficarem mgoas em mim, / Me, tira do meu corao e quelas / Que eu fizer sofrer, / Peo perdo. Se eu curvar meu corpo na dor, / Me alivia o peso da cruz, / Interceda por mim, minha Me, / Junto a Jesus. Nossa Senhora me d a mo, / cuida do meu corao / Da minha vida, do meu destino. Nossa Senhora me d a mo, / cuida do meu corao / Da minha vida, do meu destino, do meu caminho, / cuida de mim. Sempre que o meu pranto rolar / Ponha sobre mim Suas mos, / Aumenta minha f e acalma o meu corao. Grande a procisso a / Pedir misericrdia, / O perdo, a cura do corpo / E pra alma a salvao. Pobres pecadores, Me, / To necessitados de Vs. / Santa Me de Deus, / Tende piedade de ns. De joelhos aos Vossos ps, / Estendei as Vossas mos, / Rogai por todos ns, / Vossos filhos, meus irmos. 02 Ave Maria (Pe. Zezinho) CD Os Grandes Sucessos 1. Eu era pequeno, nem me lembro, s lembro que a noite ao p da cama juntava s mozinhas e rezava apressado, mas rezava como algum que ama. Nas Ave-Marias que eu rezava eu sempre engolia umas palavras e muito cansado acabava dormindo, mas dormia como quem amava. Ave Maria, Me de Jesus, o tempo passa no volta mais. Tenho saudade daquele tempo que eu te chamava de minha Me. Ave Maria, Me de Jesus (bis) 2. Depois fui crescendo, eu me lembro, e fui esquecendo nossa amizade. Chegava l em casa chateado e cansado, de rezar no tinha nem vontade. Andei duvidando, eu me lembro, das coisas mais puras que me ensinaram. Perdi o costume da criana inocente, minhas mos quase no se ajuntavam

Pag. 20

L[-Eu chego l em casa chateado e cansado, mas eu rezo como antigamente. Nas Ave-Marias que hoje eu rezo, esqueo as palavras e adormeo E embora cansado e sem rezar como eu devo, eu, de Ti, Maria, no me esqueo.

03 Maria de Nazar (Pe. Zezinho) CD Sempre Maria


1. Maria de Nazar, Maria me cativou. Fez mais forte a minha f e por filho me adotou. s vezes eu paro e fico a pensar e sem perceber me vejo a rezar e meu corao se pe a cantar. Pra Virgem de Nazar. Menina que Deus amou e escolheu pra Me de Jesus, o Filho de Deus, Maria que o povo inteiro elegeu, Senhora e Me do cu. Ave Maria (3 X) Me de Jesus. 2. Maria que eu quero bem, Maria do puro amor. Igual a Voc ningum, Me pura do meu Senhor. Em cada mulher que a terra criou um trao de Deus Maria deixou, Um sonho de Me Maria plantou pro mundo encontrar a paz Maria que fez o Cristo falar, Maria que fez Jesus caminhar. Maria que s viveu pra seu Deus, Maria do povo meu.

04 Ensina teu Povo a Rezar (Pe. Zezinho) CD 14 Cantigas Marianas


Ensina teu povo a rezar, Maria, Me de Jesus, que um dia o teu povo desperta e na certa vai ver a luz. Que um dia o teu povo se anima e caminha com teu Jesus. Maria de Jesus Cristo, Maria de Deus, Maria mulher ensina o teu povo o teu jeito de ser o que Deus quiser. (2 X) Maria Senhora nossa, Maria do povo de Deus ensina o teu jeito perfeito de sempre escutar teu Deus. (2 x)

05 Com Minha Me Estarei (Popular) CD As Mais Lindas Canes...


1. Com minha Me estarei na santa glria um dia ao lado de Maria no cu triunfarei! No cu, no cu, com minha Me estarei! No cu, no cu, com minha Me estarei! 2. Com minha Me estarei aos anjos me ajuntando do Onipotente ao mando, Hosanas lhe darei!

Pag. 21

06 Magnificat, Magnificat Magnificat, magnificat. o conto de amor, Minha alma engrandece a Deus, meu Salvador. 1. Canta corao, alegre e feliz. Com gratido a Deus bendiz. (bis) 2. Santo o seu Nome que est em toda a terra. Puro seu amor que alegria encerra. (bis) 3. Nossa unio o milagre de amor vindo de Jesus, o nosso Salvador. (bis) 4. Deus um Pai fiel, de ningum esquece. Obrigado, Deus, ouve esta prece. (bis)

07 A Escolhida (Lp Vem Louvar II)


1. Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida, Me do meu Senhor, Me do meu Salvador. Maria cheia de graa e consolo. Venha caminhar com teu povo. Nossa Me sempre sers. 2. Roga pelos pecadores desta terra. Roga pelo povo que em seu Deus espera, Me do meu Senhor, Me do meu Salvador.

08 Ave Maria - 1 (urea Catarina Pinto) CD Adoremos 3


Ave Maria, Ave Maria to bela. Me to singela, rogai por ns 1. s a Me co-redentora, s a Me do Salvador, Maria Imaculada, refugio do pecador. 2. s Rainha dos profetas, s o auxlio do cristo, s do mundo intercessora para nossa salvao. 3. s a estrela radiante, os teus filhos protegei. Refrigrio doa aflitos, nossas dores recebei.

09 Foi nas Bodas de Can (Izaura / Norival) LP Filho Prdigo


Foi nas bodas de Cana, foi l, que o milagre aconteceu. Foi nas bodas de Cana, foi l, que Maria intercedeu. 1. Veio o dono da casa, preocupado e envergonhado, dizendo aos convidados que o vinho tinha acabado. 2. E Maria percebendo o seu Filho ela tocou. Corram logo buscar gua, faam o que Ele mandou 3. E Jesus tocou na gua. gua em vinho transformou. Murmurava um convidado: vinho igual nunca tomou.

Pag. 22

10 Me Peregrina (Pe. Antonio Maria) K7 Peregrina do Evangelho


Me admirvel, me peregrina, a tua visita aquece e ilumina Pois trazes contigo Teu Filho Jesus, que Vida, Caminho, Verdade e Luz. 1. Por nossa Judia, Me, com carinho, tu vens apressada, ests a caminho e onde tu chegas a paz faz morada, as portas se abrindo em cada chegada. 2. De teu Santurio, tu vens peregrina. A graa trazendo que l se origina. Ao dar-nos abrigo, transformas pro bem, nosso apostolado abenoas tambm. 3. Unida a teu Filho, s co-redentora. Milagres alcanas, doce intercessora. A gua mudada em vinho de amor, tambm de esperana e de f no Senhor. 4. Rezando e vivendo o Santo Rosrio, ser nossa casa tambm santurio. fica conosco, haja o que houver, faremos contigo o que Cristo disser. 5. E assim me querida, doce peregrina, rumamos ao tempo que se descortina. Vivendo a aliana, teu santo convnio, ser para Cristo o novo milnio.

11 Cheia de Graa (Marcos Henrique) CD Amor Eterno


1. Assim que o anjo se aproximou a saudou com graciosidade. Mas sendo to pura e to singela, se escondeu na sua humildade. Pois Ela geraria para o mundo Jesus Cristo, Salvador. Ave, Ave, cheia de graa. O Senhor contigo, bendita s nossa Me (bis) 2. Repleta do Esprito de Deus, Maria exclamou. Faa-se em mim Tua Vontade, sou a serva do Senhor. Maria encontrou, graas aos olhos de Deus, Nosso Senhor. Ento sers bendita para sempre, por nos dar o Salvador.

12 Consagrao a Nossa Senhora (Ftima M. Gabrielle) CD Sempre Maria


minha Senhora e tambm minha me, eu me ofereo, inteiramente todo a vs E em prova da minha devoo, eu hoje vos dou meu corao, Consagro a vs meus olhos, meus ouvidos, minha boca. Tudo o que sou, desejo que a vs pertena. Incomparvel me, guardai-me, defendei-me, Como filho e propriedade vossa. Amm (bis)

Pag. 23

13 Maria, Me da Providncia (Valdeci Farias / Dom Navarro)


Virgem, Me de amor, como belo contemplar Jesus, menino Deus, em teus braos repousar 1. A Me contempla seu Menino, em sua mo a pequena mo. Jesus se abandona feliz, corao junto a corao. 2. Olhando os olhos do menino l pedias por nosso bem. Jesus parecia entender e a sorrir respondia: Amm. 3. Virgem e Me deste menino, se at Deus se entregou a Ti, tomamos tambm tua mo, Me de amor, vem nos conduzir.

14. Vem, Maria, Vem (LP Anuncia-me)


Vem, Maria, vem, vem nos ajudar Neste caminhar to difcil, rumo ao Pai. (bis) 1. Vem, querida Me, nos ensinar a ser testemunhas do amor que fez do teu Corpo sua morada que se abriu pra receber o Salvador. 2. Ns queremos, Me, responder ao amor do Cristo Salvador cheios de ternura colocamos confiantes em tuas mos esta orao. 15. Maria (Nelsinho / Ale / Cris) LP anuncia-me / CD Agnus Dei 85/86/87 1. Maria queremos te dar nosso amor nesta flor. Maria queremos louvar ao Senhor por te criar Bendito seja Deus que nos reuniu aqui, Bendito seja Deus que nos fez amar assim. Louvado seja Deus que nos reuniu aqui Louvado seja Deus que nos fez amar assim. Aleluia (2X) glria a Ti Senhor, aleluia (2X) 2. O Pai te criou para que fosses aquela que tornaria o menino doce. Maria a tua humildade caminho para a santidade. 16. A Vossa Palavra Senhor (Aclamao) A Vossa palavra Senhor, sinal de interesse por ns (bis) 1. Como um Pai ao redor de sua mesa, revelando seus planos de amor. 2. feliz quem escuta a Palavra, e a aguarda em seu corao. 3. Neste encontro da Eucaristia, aprendemos a grande lio.

Pag. 24

01 Estruturao do Tero dos Homens como um servio paroquial O Tero dos Homens um movimento leigo, ligado ao Movimento apostlico de Schoenstatt, tendo como dirigente espiritual o proco, a ele devendo obedincia, e procurando se harmonizar com os demais servios da parquia. 02 Estruturao da Equipe Coordenadora A Equipe Coordenadora dever ser formado por uma equipe de coordenao geral e uma equipe de apoio. a) Equipe de coordenao dever ser formada por at sete membros com as seguintes funes: Programar as reunies de oraes; Cuidar da formao religiosa do grupo na espiritualidade do Movimento de Schoenstatt; Programar as atividades religiosas; Orientar a implantao do Tero dos Homens em outras comunidades; pelo crescimento e unidade do grupo, com atitudes e Zelar servios; Tomar decises sobre qualquer medida ligada sobre o Tero dos Homens, e encontros peridicas para programar as reunies de Fazer oraes (Tero) e outras atividades relacionadas a evangelizao e servios do grupo. b) Equipe de apoio dever ser formada por pessoas, para cada dirigente, com as seguintes funes: Auxiliar a equipe de coordenao nas reunies de oraes; Auxiliar a equipe de coordenao nas implantaes do Tero dos Homens em outras comunidades; Auxiliar a equipe de coordenao nos servios e evangelizaes acordados nas reunies;

Pag. 25

pelo crescimento e unidade do grupo, com atitudes e Zelar servios, e Contribuir com ideais para a melhoria do Tero e dos outros assuntos. 02 Como fazer uma reunio da Equipe de Coordenao e Apoio 1. 2. 3. 4. 5. 6. Orao inicial; Leitura do texto bblico; Reflexo do texto bblico; Palavra do padre; Programao da reunio de orao (tero). e Assuntos gerais

Programar as reunies de orao (tero) membros dirigentes de cada tero devero ser indicados Os pela seguinte ordem: para a abertura, intenes, ato penitencial e reflexo do Um Evangelho (ou um para abertura e Ato Penitencial e outro para o Evangelho); para o oferecimento, reza do tero, e agradecimento, Um convocando todos para a consagrao cantada a Nossa Senhora, e outro (bom comunicador) para os avisos e mensagens Um finais Sugestes de assuntos gerais Debater todos os problemas que estejam acontecendo no Tero, tais como melhoria no Ato Penitencial, reflexes do Evangelho e comunicaes gerais; Analisar o comportamento das pessoas participantes apresentando suas sugestes e criticas;

Pag. 26

Programar as reunies de evangelizao para a equipe dirigente e de apoio e ouvir as necessidades de evangelizao do grupo em geral, e Orientar a assemblia como rezar o tero, pois muitos dos presentes, apesar da boa vontade, no o rezam corretamente. Como organizar a Equipe Coordenadora: 01 Sob coordenao do Proco dever ser formada uma equipe dirigente, a qual organizar as noites de orao, escolhendo os cnticos; indicando quem coordenar o Ato Penitencial, a reflexo sobre o Evangelho, a reza do Tero e as mensagens finais. O sacerdote poder fazer o possvel para estar presente a fim de ouvir as confisses. 02 Fazer uma eleio para Coordenador da equipe, Vice Coordenador, Secretrio, Relaes Pblicas e alguma outra funo que julgar necessria. 03 Montar um calendrio de atuao para cada dia do Tero, indicando quem coordenar na semana, quem rezar o Tero e quem ficar no apoio. A coordenao do Tero dever ser feita a cada semana por um membro da equipe, a fim de no se tornar repetitivo. Outros assuntos: Obs.: nunca deixar de contar as presenas, como tambm de incentivar que os mesmos tragam mais um para o prximo. Periodicamente, se comunicar com a Equipe da Coordenao Nacional, que a responsvel pelo bom andamento do Tero, onde o mesmo estiver implantado, informando alguma dificuldade, dando-nos sugestes, se houver, e, nos informando o nmero de presenas para que possamos ter um controle geral sobre quantas pessoas rezam o Tero na semana em todo o Pas.

Pag. 27

Sempre que possvel contar com a presena de uma pessoa que possa conduzir a parte musical, e informar aos presentes qual a pgina e a msica que ser cantada no momento. tambm, de suma importncia que o condutor do Tero faa uso do microfone, somente na introduo das oraes como, por exemplo, no Oferecimento do Tero. O mesmo da o incio e deixa que a assemblia d continuidade para servir de incentivo a participao de todos. Assim dever ser em todas as outras oraes, como tambm, dever haver incentivo a que todos participem dos cantos. Poder tambm ser concedido no final do Tero um espao de tempo para algum que tenha um testemunho a dar, desde que este testemunho seja relacionado ao Tero e que no seja muito longo para no passar do tempo de durao que dever ser de uma hora, como j foi dito. Procurar sempre que possvel cumprir com o tempo estipulado. Como diz no Manual do Tero, o Evangelho poder ser substitudo algumas vezes, por um texto que sirva de reflexo para todos e que tenha cunho religioso. Importante: sempre no final, pedir s pessoas que se encontram pela primeira vez que levantem o brao e fazer uma saudao com canto e palmas. importante como incentivo, e pedir que sempre tragam mais um.

Pag. 28

"O Rosrio, lentamente recitado e meditado - em famlia, em comunidade, pessoalmente - vos far penetrar, pouco a pouco, nos sentimentos de Jesus Cristo e de sua Me, evocando todos os acontecimentos que so a chave de nossa salvao" - Joo Paulo II

A Virgem Maria afirmou:


"O Rosrio a forma de Orao mais poderosa que tendes ao vosso alcance. Vs me venerais como Nossa Senhora do Santo Rosrio. O Rosrio a minha orao; a orao que Eu vim do cu para vos pedir, porque a arma que deveis usar nestes tempos da grande batalha e o sinal da minha segura vitria". Cada Rosrio que recitais comigo tem como efeito restringir a ao do maligno, subtrair as almas do seu influxo malfico e dar maior fora expanso do bem na vida de muitos de meus filhos. A humilde e frgil corda do Santo Rosrio forma a forte corrente com a qual tornarei meu prisioneiro o tenebroso dominador do mundo, o inimigo de Deus e dos seus servos fiis. Rezar o tero foi um pedido insistente de Nossa Senhora de Ftima aos pastorinhos. A fora do Rosrio est em que uma orao simples e humilde, dos que seguem a Maria com dois estandartes erguidos bem alto: => O Rosrio numa mo e => A Cruz na outra.

Pag. 29

RELAO DOS ORGANIZADORES DO TERO Nomes: Fones:

01 _____________________________________________________________ 02 _____________________________________________________________ 03 _____________________________________________________________ 04 _____________________________________________________________ 05 _____________________________________________________________ 06 _____________________________________________________________ 07 _____________________________________________________________ 08 _____________________________________________________________ 09 _____________________________________________________________ 10 _____________________________________________________________

Quem caminha sozinho pode at chegar mais rpido, mas aqueles que vo acompanhados com certeza chegaro mais longe... Temos um s objetivo, levar mais coraes para Deus e para nossa Me Rainha, portanto seremos uma s voz!!!
================================================ Visite nosso site: www.tercodoshomensmaerainha.org.br

S-ar putea să vă placă și