Sunteți pe pagina 1din 5

Instrumento para Avaliao Institucional Pelos Pais e Responsveis

Uma instituio que deseja se desenvolver e aprimorar necessita, primeiramente, conhecer os prprios atributos e deficincias para que possa potencializar seus pontos positivos e minimizar os negativos. A finalidade deste questionrio favorecer a autoavaliao institucional da escola, na medida em que busca conhecer o que vocs pensam. Essas informaes facilitaro a elaborao de planos de aperfeioamento, permitindo otimizar a qualidade da educao que a instituio oferece. O trabalho que solicitamos neste questionrio muito importante para esta escola, j que s voc pode comunicar o que pensa e sente por ela. O questionrio annimo. Solicitamos que voc no se exclua desta iniciativa e responda todos os itens. Neste instrumento no h respostas certas ou erradas; trata-se de conseguir a sua opinio sincera e responsvel. Muito obrigado pela sua participao! INSTRUES: 1. O questionrio est dividido em duas etapas: a) A primeira parte busca conhecer o seu grau de satisfao sobre as diversas temticas da instituo. b) A segunda parte busca conhecer o grau de melhoria pelo qual a instituio deve passar, de acordo com o seu ponto de vista. 2. Para cada uma das sesses, siga atenciosamente as instrues.

I. Na primeira parte, com relao a cada afirmao, interessa conhecer o grau ou nvel de acordo que voc tem com as afirmaes realizadas. Para isso, dever marcar a opo correspondente com a sua opinio. O significado dos nmeros o seguinte: 1: Discordo plenamente 2: Discordo 3: De acordo 4: De acordo plenamente 5: No se aplica (se a pergunta no corresponde, ou no tem informao a respeito)

Opes de Resposta

N 1 2

3 4

5 6 7

8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

18 19 20

Itens Esta escola procura conhecer o que pensam os pais e responsveis dos alunos A Direo estimula, mobiliza e gera o comprometimento dos professores, com um foco centralizado na rea pedaggica e visando obter as metas e resultados. Conheo o Projeto Educativo Institucional (PEI) desta escola. Recebemos uma adequada informao sobre a proposta pedaggica para os alunos que esta escola oferece anualmente. Os resultados obtidos pelos alunos so analisados permanentemente pela escola. So programadas atividades baseadas no conhecimento, necessidades e ansiedades dos pais e responsveis. A Direo da escola estimula os pais e responsveis a se identificarem com a misso da escola, includa no Projeto Educativo. Esta escola dispe dos recursos bibliogrficos, didticos, informticos e audiovisuais adequados para o trabalho em cada matria. Esta escola avalia constantemente os professores para que melhorem o seu trabalho. As atividades realizadas nesta escola esto relacionadas com o Projeto Educativo. Nesta escola so efetivamente aplicados os planos de aula de cada matria. So comparados os resultados obtidos pelos alunos com os de outras escolas. Esta escola oferece apoio permanente aos professores para que melhorem o seu desempenho. A escola pesquisa e possui informao relevante sobre o bairro e/ou regio onde est localizada. A escola conta com um adequado regulamento para a segurana e higiene. A Direo lidera e conduz os processos pedaggicos e formativos desta escola. Os professores desta escola participam de cursos ou jornadas de aperfeioamento e capacitao para melhorar o seu trabalho. Os alunos so informados permanentemente sobre os resultados do seu desempenho escolar. Conheo o Plano Anual desta escola. So aplicados instrumentos de avaliao externa por segmento, para determinar os nveis de aprendizagem de cada aluno e turma.

21 22 23 24

25 26 27 28

29 30

31 32 33 34 35 36 37

Os resultados obtidos na avaliao externa so utilizados para tomar decises que permitam melhorar a gesto da escola. Os professores dominam bem os contedos das matrias que ensinam. Os professores usam diversas formas para ensinar os alunos. A escola conhece o grau de satisfao dos pais e responsveis em relao ao seu funcionamento (atravs de pesquisas, reunies, entrevistas e outros). A Direo da escola organiza as atividades anuais com um Plano de Ao. H premiao e incentivos aos professores que se destacam nesta escola. O Plano Anual um instrumento til para organizar as diversas atividades da escola. O trabalho escolar desenvolvido pelos alunos corrigido e avaliado oportuna e periodicamente pelos professores. Os professores confiam na capacidade dos seus alunos. Nesta escola a satisfao dos pais e responsveis em relao aos resultados da aprendizagem obtida medida periodicamente. Nesta instituio, existem espaos para a participao dos alunos. A Direo da escola gerencia e supervisiona o trabalho dos professores. O Regimento Escolar orienta adequadamente as relaes entre todos os integrantes da escola. Nesta escola, quando um(a) professor(a) possui dificuldades, ele auxiliado(a). Existe uma programao de atividades que organiza o funcionamento da escola (calendrio, agenda, cronograma, etc). Os professores estimulam constantemente os avanos, esforos e resultados dos alunos. Estou satisfeito(a) com os resultados da aprendizagem atingidos pelos alunos desta escola. Quando o professor mal avaliado reiteradamente, o estabelecimento adota alguma medida. Nesta escola, existe uma boa organizao dos pais e responsveis. A Direo da escola informa anualmente sobre os resultados obtidos pelos alunos, como os da aprendizagem. A aplicao de instrumentos de avaliao externa por segmento, para determinar os nveis de aprendizagem de cada aluno e turma, programada

38 39 40

41

anualmente. 42 Os professores usam adequadamente os recursos audiovisuais e didticos disponveis na escola (por ex. projetores, vdeos, computadores, apostilas, jogos, etc.) Estou satisfeito (a) com a formao pessoal (humana, social, afetiva) que os alunos recebem nesta escola. A Direo da escola gera um clima adequado de trabalho para a aprendizagem dos alunos. O uso do tempo destinado para a aprendizagem dos alunos bem aproveitado. Os alunos so acompanhados adequadamente pelos professores no processo de aprendizagem acadmica. A Direo resolve adequadamente os conflitos surgidos entre os diferentes membros da escola. Estou satisfeito(a) com os resultados que os alunos obtm nas atividades no acadmicas (tais como participao em feiras, concursos, atividades extraclasses, esportivas ou outras). Os alunos so acompanhados na forma adequada pelos professores no processo de desenvolvimento pessoal e social. A Direo da escola assume a responsabilidade pelos resultados da sua gesto. Existe uma adequada manuteno da infraestrutura (salas, ptios, banheiros, etc.) da escola.

43

44 45 46 47 48

49

50 51

II.- Nesta seo interessa conhecer a sua opinio sobre o grau de melhoria que este estabelecimento precisa, nos 6 aspectos indicados. Para isso voc deve marcar a alternativa que corresponda com a sua opinio. O significado dos nmeros o seguinte: 1: 2: 3: 4: Precisa melhorar muito Precisa melhorar Precisa melhorar pouco No requer melhoria

Na sua opinio, em que grau devem melhorar os seguintes aspectos nesta instituio?
Opes de Resposta

N 52

53 54

Itens Orientao para os alunos, suas famlias e a comunidade: O atendimento que a escola oferece e a forma como os incorpora nas suas atividades. Liderana da Direo: A forma como o diretor e a equipe da direo comandam esta escola. Gesto das Competncias profissionais: A forma como a escola seleciona, capacita e orienta os

profissionais que nela trabalham. 55 Planejamento Institucional: A forma como planejado o conjunto de atividades que a escola realiza. Gesto dos Processos: A maneira como a instituio pe em prtica e desenvolve o que foi planejado. Gesto dos Resultados: A ateno que a escola presta para os resultados que obtm nas avaliaes externas (SAEB, Prova Brasil, ENEM ou outros) e resultados de atividades esportivas, culturais, etc. As decises que toma para melhor-los.

56 57

III.- Finalmente, inclumos a possibilidade para que voc realize sugestes ou comentrios para melhorar o estabelecimento. 58. Voc tem alguma(s) sugesto ou comentrio a fazer para melhor-lo? Qual(is)?

S-ar putea să vă placă și