Sunteți pe pagina 1din 6

Data Emisso: 27/03/00 Data de Modif.: 18/11/00 ndice Modif.: 01 Pg.

:1/6

PROCEDIMENTO DE SEGURANA DO TRABALHO

ESPAOS CONFINADOS

N: S.PG.40.020

ASSUNTO:

TRABALHOS EM ESPAOS CONFINADOS


ndice Modif. 00 Data
22/03/00

MODIFICAES

RESP.

Criao.

01

18/11/00

Adequao numrica ao Sistema CASCADE

02

03

04

05

06

Elaborao: Redator: Data: 22/03/00 Visto:

Verificao: Nome: Data: Visto:

Aprovao: Nome: Data: Visto:

Aplicvel a partir de: 30/03/00

N: S.PG.60.018
Ind. Modif.:01 Pg.:2 /6

PROCEDIMENTO DE SEGURANA DO TRABALHO

ESPAOS CONFINADOS

SUMRIO

1. OBJETIVO...................................................................................................................3/6 2. CAMPO DE APLICAO..3/6 3. ANEXOS........................................................................................................................6/6

N: S.PG.60.018
Ind. Modif.:01 Pg.:3 /6

PROCEDIMENTO DE SEGURANA DO TRABALHO

ESPAOS CONFINADOS

1. OBJETIVO
Determinar diretrizes bsicas de trabalho para as EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIOS e funcionrios da PSA PEUGEOT CITRON que iro realizar trabalhos em espaos confinados no Centro de Produo de Porto Real (CPPR) da PSA PEUGEOT CITRON. Definio Espao Confinado caracterizado por possuir aberturas limitadas para entrada/sada do trabalhador e, por no ser destinado a ocupao contnua ou permanente de pessoas. Tambm indicador de espao confinado a existncia de elementos que pelas suas caractersticas e concentrao possam afetar a integridade fsica ou funcional do trabalhador e sobretudo se nesse ambiente existir deficincia de oxignio (abaixo de 19%, exclusive) e a presena de contaminantes como: poeiras, gases, vapores inflamveis, deficincia de luz, temperatura alta e ou baixa, umidade. So exemplos de espaos confinados: 1. Tanques, caixas, poos, tneis e instalaes subterrneas no destinados ocupao freqente por pessoas e que no dispe de ventilao prpria e meios permanentes para entrada e sada; 2. Dutos de ventilao, esgoto subterrneo, tanques de digesto de esgoto, fornos, coletores de p de sistema de exausto, trocadores de calor, tanques de decantao, misturadores, onde o trabalho de manuteno, reparo e limpeza no so muito freqentes ou regulares. 3. Tanques de tratamento de superfcie. Nota: No Centro de Produo de Porto Real, as Cabinas de Pintura, no so consideradas espaos confinados mas sim, espaos fechados, devido a manterem ocupao contnua, possuir aberturas amplas para entrada e sada do trabalhador e a existncia de oxignio acima de 19%.

2. CAMPO DE APLICAO
Identificao: Todos os espaos confinados sero reconhecidos previamente pela placa de identificao em sua entrada (anexo 1), cuja qual poder ser atravs de placas sinalizadoras de PVC ou pintado em tinta florescente na prpria porta de acesso. Esses espaos tambm estaro identificados em uma planta geral da fbrica cuja qual dever conter tambm quais os componentes qumicos e biolgicos que atuam ou que por ventura possam a vir agir sobre aquele espao confinado. Constar tambm desta planta as vlvulas ou registros que devam ser fechados e colocadas raquetes para que ocorra atividade laboral no interior deste espao confinado. Tambm constar desta planta geral os seguintes aspectos referentes ao espao confinado: Tipo de iluminao; Tipo de ventilao; Fontes de energia existentes (eltrica, hidrulica, trmica, pneumtica e radioativa)

Observao: atribuio do STGM providenciar a identificao nas entradas dos espaos confinados bem como elaborar e manter uma planta geral de acesso a estes, conforme descrito acima. Esta planta deve ficar de fcil acesso de consulta pelos membros do SESMT e bombeiros industriais.

N: S.PG.60.018
Ind. Modif.:01 Pg.:4 /6

PROCEDIMENTO DE SEGURANA DO TRABALHO

ESPAOS CONFINADOS

- Incio dos trabalhos: Antes do incio de trabalhos de quaisquer natureza, independente do tempo, em espaos confinados, a rea da PSA PEUGEOT CITRON e/ou EMPRESA PRESTADORA DE SERVIOS responsvel dever solicitar a permisso de acesso e informar os Bombeiros Industriais da PSA PEUGEOT CITRON: a natureza do servio a ser executado, nmero de trabalhadores que iro atuar no interior do espao confinado, tempo provvel de trabalho, mquinas e equipamentos bem como o material que ser empregado para realizao do trabalho.

O Bombeiro Industrial da PSA PEUGEOT CITRON, ir auditar se foi realizada a quantificao da existncia de : Oxignio no interior do espao confinado: Somente ser liberado para trabalho sem equipamento autnomo de ar ou ar mandado, se estiver com 19% de oxignio, inclusive. Em concentraes de oxignio acima de 22% no ser permitido o trabalho, devido se tratar de uma concentrao com probabilidades de causar uma exploso. Concentraes abaixo de 19% de oxignio, exclusive; s ser liberado para trabalhos se o funcionrio estiver com equipamento autnomo de ar ou com dispositivo de ar mandado.

Avisos Importantes: Em nenhuma hiptese ser permitido o trabalho caso ocorra a presena de algum gs inflamvel (acetileno, GLP, Butano, Propano, etc... .) no interior do espao confinado, independente da concentrao. Em nenhuma hiptese ser permitido a colocao de cilindros de oxignio e acetileno no interior do espao confinado para trabalhos que necessitem de soldagem oxi-acetileno ou maarico. Estes cilindros devero ser postados do lado externo da entrada do espao confinado a uma distncia mnima de 2 (dois) metros. Quando se tratar de servios realizados pelos funcionrios das empresas prestadoras de servios, ser de responsabilidade do SESMT destas empresas realizar as devidas inspees no local de trabalho e as quantificaes dos gases e nveis de oxignio, seguindo os preceitos determinados no item anterior; devendo aps, comunicar ao Bombeiro Industrial da PSA PEUGEOT CITRON, por escrito. Na ausncia do SESMT das empresas contratadas, ser atribuio do bombeiro industrial realizar as quantificaes e liberar os trabalhos. A comunicao dar-se- atravs do formulrio de PLANO DE PREVENO ( Procedimento n S.PG.60.033 ) que dever constar as informaes acima descritas e, somente ser liberado para o incio dos trabalhos, aps a assinatura de todos os setores envolvidos: CONTRATANTE, BOMBEIRO INDUSTRIAIS e SESMT. O PLANO DE PREVENO ficar sempre com o membro do grupo de apoio/resgate, para possveis inspees devendo, ao final dos trabalhos, devolver ao SESMT da PSA PEUGEOT CITRON. Os impressos de PLANO DE PREVENO, devero ser adquiridos no STGM. Observao: de responsabilidade do STGM manter em estoque quantidade suficiente de impressos de PLANO DE PREVENO, conforme a necessidade do servio. Todos os funcionrios que realizaro o trabalho no interior do espao confinado devero: Receber orientao prvia sobre o tipo de trabalho que ser realizado e os riscos pertinentes quele trabalho. Receber orientao prvia sobre o uso de equipamentos de proteo individual especficos para trabalhos em espaos confinados: equipamentos autnomos de ar, equipamentos de ar mandado, dispositivos de fuga (mscaras de fuga), etc .

N: S.PG.60.018
Ind. Modif.:01 Pg.:5 /6

PROCEDIMENTO DE SEGURANA DO TRABALHO

ESPAOS CONFINADOS

GRUPO DE APOIO/RESGATE: Em todos os trabalhos nos espaos confinados sero necessrios a presena do grupo de apoio/resgate. atribuio deste grupo, monitorar os trabalhos que estiverem sendo realizados no interior do espao confinado. Dever ser composto de no mnimo 02(duas) pessoas; cujas quais devem ser treinadas para a tarefa ( uso dos equipamentos de proteo individual, uso dos dispositivos de comunicao, etc.). Os elementos do grupo de apoio/resgate, em nenhuma hiptese podero ser retirados do local, salvo, troca de turnos de trabalho; que neste caso, somente podero sair do posto de trabalho quando o novo grupo de apoio/resgate chegar. Os elementos do grupo de apoio/resgate, devero manter contato visual com os trabalhadores no interior do espao confinado, quando for possvel e, sempre manter contato sonoro com estes, atravs de sistema de rdio comunicao. O grupo de apoio/resgate dever providenciar: Que todos os trabalhadores no interior do espao confinado estejam atrelados a uma corda de resgate, sendo esta, fixada ao trabalhador atravs de cinto de segurana tipo pra-quedista. Que exista escada de acesso a este espao confinado e, que esta escada tenha pelo menos 01(um) metro para fora da entrada do espao confinado; quando se aplicar o uso destas. recomendvel a utilizao de dispositivo tipo trip para resgate de funcionrios. O grupo de apoio/resgate dever ter por escrito, um plano de atendimento a emergncias, devendo todos os membros envolvidos estarem treinados neste plano. Consideraes Gerais para trabalhos em espaos confinados: 1. Deve-se monitorar o nvel de oxignio no interior do espao confinado, constantemente, durante a realizao do servio, mantendo-se sempre os nveis de oxignio descritos anteriormente. Recomenda-se o uso de mecanismo de insuflao de ar em ambientes em que o nvel de oxignio esteja dentro dos parmetros de 19% 21%. 2. As amostragem de oxignio devem ser feitas no fundo, no meio e no topo do espao confinado. 3. Dependendo do local, o espao confinado, dever ter procedimentos especficos de limpeza e descontaminao. 4. Toda e qualquer tubulao de entrada de produto perigoso no ambiente de espao confinado, dever ser fechada e desconectada e flanges cega apropriadas devero ser instaladas. 5. Todos os lquidos no interior do espao confinado, devero ser drenados. 6. Classifica-se como produto perigoso, no interior do espao confinado, aqueles que segundo a classificao no Diamante de Hommel estejam enquadrados na categoria 2. 7. Exemplos de alguns espaos confinados no Centro de Produo de Porto Real: Todos os bueiros nas ruas e interior dos prdios, Todos os tanques de produtos qumicos, Todas as passagens subterrneas de ligao entre os bueiros, Todas as caixas dgua, Todas as galerias de guas pluviais.

N: S.PG.60.018
Ind. Modif.:01 Pg.:6 /6

PROCEDIMENTO DE SEGURANA DO TRABALHO

ESPAOS CONFINADOS

ANEXO 1.

PERIGO
ESPAO CONFINADO
Entrada somente com autorizao do BOMBEIRO INDUSTRIAL

S-ar putea să vă placă și