Sunteți pe pagina 1din 2

ESCOLA SECUNDRIA/3 DE AMARANTE Ficha de Avaliao Diagnstica de Cincias Naturais 9 ano

Data: ___ de Setembro de 2012


NOME:_______________________________________________ N ___ TURMA: ____ Grupo I
As questes seguintes destinam-se a avaliar os teus conhecimentos em relao aos contedos que vo ser lecionados durante o presente ano letivo. Deves Fazer uma leitura atenta e sublinhar uma s resposta em cada questo.
1- O conceito de sade est relacionado com a) Bem-estar psicolgico. b) Bem-estar fsico. c) Bem-estar social. d) Bem-estar mental. e) Todas as opes esto corretas. 2- Dos seguintes fatores, os que interferem diretamente na sade do indivduo so: a) Alimentao. b) Cor da pele. c) Estatura (tamanho). d) Atividade fsica. e) As opes a e d esto corretas. 3- Uma populao com um bom nvel de sade apresenta a) Uma elevada taxa de mortalidade infantil. b) Uma reduzida taxa de mortalidade infantil. c) Uma elevada esperana de vida. d) Uma reduzida esperana de vida. e) As opes b e c esto corretas. 4- A unidade bsica da vida a) A clula. b) O ncleo. c) O tecido. d) O citoplasma. e) A planta. 5- Os rins fazem parte do a) Sistema digestivo. b) Sistema urinrio. c) Sistema respiratrio. d) Sistema reprodutor. e) Sistema circulatrio. 6- A fecundao a) A formao de um beb. b) O ato sexual. c) A unio de um vulo com um espermatozoide. d) A formao de clulas sexuais. e) A entrada de um espermatozoide no tero. 7- Os espermatozoides formam-se a) No pnis. b) Na bexiga. c) Nos testculos. d) Na uretra. e) No canal urinrio. 8- As clulas sexuais femininas formam-se a) No tero. b) Nas trompas do Falpio. c) Nos ovrios. d) Na uretra. e) Na bexiga. 9 - Durante a menstruao... a) Os vulos so libertados. b) Nunca se engravida. c) Formam-se as clulas sexuais. d) A parede uterina desagrega-se. e) No se pode tomar banho. 10- Um casal em que ambos tm olhos azuis. a) S pode ter filhos com olhos castanhos. b) Pode ter filhos com olhos azuis, verdes ou castanhos. c) S pode ter filhos com olhos azuis. d) S pode ter filhos com olhos verdes. e) As opes a e d esto corretas. 11-Os cromossomas a) Existem em todas as clulas. b) S existem nas clulas sexuais. c) So transmitidos apenas pelo progenitor masculino. d) So transmitidos apenas pelo progenitor feminino. e) So importantes para a respirao celular. 12- So exemplos de anomalias cromossmicas a) Sndrome de Down (mongolismo). b) SIDA. c) Anemia. d) Cancro de pele. e) Gripe. 13- O rgo responsvel por bombear sangue para o corpo o a) Fgado. b) Corao. c) Estmago. d) Rim. e) As opes a e b esto corretas. 14- O sangue venoso a) Rico em oxignio. b) Rico em dixido de carbono. c) Sangue estragado. d) Mais escurol. e) As opes b e d esto corretas.

15- O sistema nervoso a) Comanda e coordena todos os outros sistemas. b) Inclui os nervos perifricos. c) apenas constitudo pelo encfalo. d) No possui clulas. e) As opes a e b esto corretas. 16- O que so hormonas? a) So clulas especiais. b) So substncias que circulam no sangue. c) So substncias produzidas no corao. d) So substncias produzidas nas glndulas. e) As opes b e d esto corretas. 17- O que a digesto? a) a passagem dos alimentos para o sangue. b) a ingesto de alimentos. c) a transformao dos alimentos em partculas mais simples. d) a eliminao das substncias inteis. e) As opes a e b esto corretas. 18- Os bronquolos terminam em pequenas dilataes chamadas a) Brnquios. b) Vesculas pulmonares. c) Alvolos pulmonares. d) Sacos brnquicos. e) Bronquites. 19- Durante a inspirao a) O ar entra nos pulmes. b) O ar sai dos pulmes. c) Os msculos torcicos contraem. d) Os msculos torcicos relaxam. e) As opes a e c esto corretas. 20- O que o plasma? a) o lquido que circula no intestino. b) o lquido que circula apenas nas veias. c) a parte slida do sangue. d) a parte lquida do sangue. e) o lquido produzido no pncreas.

21- As funes do sangue esto relacionadas com a) Defesa do organismo. b) Transporte de nutrientes. c) Transporte de dixido de carbono. d) Transporte de oxignio. e) Todas as opes esto corretas. 22- O corao possui a) Uma cavidade. b) Duas cavidades. c) Trs cavidades. d) Quatro cavidades. e) O corao no tem cavidades. 23- Os rgos responsveis pela produo e armazenamento da urina a) So os rins e a uretra, respetivamente. b) So os rins e a bexiga respetivamente. c) So os ovrios e os rins respetivamente. d) So os testculos e os rins respetivamente. e) As opes c e d esto corretas. 24- Quanto tempo pode sobreviver um espermatozoide dentro do corpo da mulher? a) Menos de 24 horas. b) Entre 24 horas e 48 horas. c) Entre 48 horas e 72 horas. d) Cerca de uma semana. e) Cerca de um ms. 25- Um clone a) Um indivduo geneticamente igual a outro prexistente. b) Um indivduo criado a partir do processo de clonagem. c) Um beb criado por inseminao artificial. d) As opes a e b esto corretas. e) As opes b e c esto corretas.

Grupo I I
A questo seguinte destina-se a avaliar a tua capacidade de te expressares de forma escrita e de relacionares os conhecimentos que j possuis.

28 milhes de crianas africanas tero, em 2010, perdido pelo menos um dos pais, em consequncia da SIDA. No total dos pases em desenvolvimento, estima-se que esse nmero seja de 44 milhes
(relatrio Agncia Americana para Desenvolvimento Internacional, 2000) .

Num pequeno texto, explica como poder ser resolvido o problema da expanso da SIDA nos pases em desenvolvimento. Deves fazer referncia as vias de transmisso, formas de preveno, tratamentos e consequncias sociais desta doena. (deves ocupar todas as linhas)
__________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________

FIM
2

S-ar putea să vă placă și