Sunteți pe pagina 1din 16

RELATRIO PRELIMINAR

A COMUNIDADE LA LOMA e COMUNIDADE INDGENA CHUPANKY, por meio de seus representantes legais, com fulcro nos Tratados e Convenes
Internacionais relacionados a Direitos Humanos, como tambm Direitos Indgenas e demais dispositivos pertinentes matria, propor a presente DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS INDIGENAS em face do

ESTADO

DE

LA

ATLANTIS

EMPRESA TW (TURBO WATER),pelos fatos e fundamentos que a seguir passa a


expor para, ao final, requerer:

1 DOS FUNDAMENTOS FTICOS 1. Que os requerentes vivem no Estado de La Atlantis, com capital Trpol. Onde o crescimento econmico prejudica, pois, ocorre uma escassez crnica de energia, que tem como consequncia frequentes apages e altas taxas nas tarifas de energia eltrica, a proporo que dependem principalmente de fornecimento externo; 2. Que Em 1990 foi concretizado o Acordo de Reconciliao Nacional.Com este, a Constituio de 1994 reconheceu o direito dos povos indgenas livre determinao e desenvolvimento e foi reconhecida a sua personalidade jurdica. Hoje o Estado de La Atlantis reconhece 11% da populao como indgena, aos quais outorgou cdulas de identidade oficiais.

3. Que o Estado se comprometeu a erradicar a pobreza extrema no marco dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio das Naes Unidas. Para tal, realizou vrias aes em prol do desenvolvimento do pas atravs tanto dos setores pblico e privado. Como uma das principais aes para gerar energia na ilha, a Comisso de Energia e Desenvolvimento (em adiante CED), uma entidade paraestatal, licitou entre empresas nacionais e estrangeiras a construo da Usina Hidroeltrica do Cisne Negro, com aproximadamente 500 MW, utilizando o rio Motompalmo.

4. Que segundo o primeiro relatrio da CED de fevereiro de 2004, a zona de realizao do projeto cobriria uma reade aproximadamente 10 km2; afetando o lado oeste do rio Motompalmo no territrio da comunidade camponesa La Loma composta de 75 famlias e aproximadamente 240 habitantes, e do lado leste do rio, o territrio da comunidade indgena Chupanky com 215 famlias e aproximadamente 620 habitantes.

5. Que a comunidade indgena Chupanky pertence ao povo indgena Rapstan, povo ancestral da zona que tradicionalmente se estabeleceram nas margens do rio Motompalmo, e tm-se regido por seus usos, costumes e tradies prprias, assim como pela cosmoviso que os identifica.

6. Que a comunidade camponesa de La Loma formou-se durante os anos 80 quando o governo dividiu as comunidades Rapstan, promovendo casamentos miscigenados, o que levou, segundo os costumes do povo Rapstan, a que as mulheres da comunidade que participaram dessa situao fossem expulsas sem poder voltar a suas comunidades. Esses casais se estabeleceram no lado oeste do rio Motompalmo e formaram sua prpria comunidade preservando muitas das tradies culturais, as quais esto intrinsecamente ligadas ao seu territrio e vida do rio Motompalmo. 7. Que em janeiro de 2005, a CED decidiu outorgar a concesso para a construo da Usina Hidroeltrica Cisne Negro empresa Turbo Water (em adiante TW) com 40% de capital estatal e 60% dividido entre empresrios de Tripol e capital estrangeiro. O projeto foi dividido em trs fases. Fase 1: realizar acordos com os proprietrios dos territrios afetados; Fase 2: etapa de saneamento e construo das represas; Fase 3: etapa de irrigao , testes e operao. 8. Que o Comit Inter-Setorial ofereceu s pessoas consultadas, terras alternativas com dimenses maiores que as atuais, de boa qualidade agrcola, situadas a 35 quilmetros de distncia da ribeira leste do rio Motompalmo, pois grande parte de seu territrio seria

inicialmenteutilizado para a construo da usina hidroeltrica e posteriormente alagado pela represa. Em todo caso, a mudana do seu territrio s aconteceria na Fase 3. Tambm foi oferecida a possibilidade de trabalhar na construo da hidroeltrica a todos os membros da comunidade maiores de 16 anos, segundo suas tradies, e a realizao de estudos de impacto ambientais por peritos independentes. Estando a hidroeltrica em funcionamento, a comunidade receberia energia eltrica, 3 computadores e 8 poos de gua localizados no seu novo territrio, o qual teria uma ligao direta com o rio atravs de uma estrada, para que possam visitar suas deidades. Dadas estas oportunidades de trabalho, durante as reunies de consulta a maioria dos chefes de famlia mostraram-se dispostos a colaborar com o projeto. Na quarta reunio, em dezembro de 2007, atravs de uma votao que obteve a maioria dos consultados, foi aprovada a primeira fase do projeto e aceitou-se prosseguir para a segunda fase. A reunio contou com alguns intrpretes da lngua Rapstan. O Conselho de Ancios manifestou verbalmente ao Comit que uma vez concluda a segunda etapa do projeto seria convocada outra assembleia para decidir sobre a terceira fase do projeto. 9. Que os trabalhos da empresa comearam no dia 20 de junho de 2008; 10. Que Contrataram 7 mergulhadores e 215 pedreiros, aos quais foi oferecido o pagamento de $4,50 dlares (dos EUA) por dia laboral. Mais de 100 mulheres receberam a oferta de recolher e cozinhar os alimentos para seus maridos e para o resto do pessoal da empresa, alm da limpar o local e lavar a roupa dos trabalhadores por um salrio de $2 dlares (dos EUA) por dia, incluindo alimentao. Durante os primeiros 2 meses foi assignado a todos uma carga horria de 9 horas, com uma hora de almoo, porm mais tarde, devido s exigncias do trabalho, a jornada de trabalho para os homens passou a ser de aproximadamente 15 horas dirias. 11. Que segundo um relatrio mdico, solicitado pelas Guerreiras do Arcoris e publicado no jornal El Oscurn Pegri, em 16 de novembro de 2008, por falta de equipamento especializado e falta de qualidade do

mesmo, 4 dos mergulhadores apresentaram problemas derivados do sndrome de descompresso, que lhes incapacitou parcialmente. 12. Que Mina Chak Luna, continuou protestando contra a empresa, e junto com as Guerreiras do Arco-ris e novos membros da comunidade de La Loma, lideradas por Lupe Gambozarga, foram at Tripol no dia 10 de dezembro de 2008 para denunciar as irregularidades cometidas pela empresa TW perante a CED e o MARN. Reclamaram da existncia de atos de discriminao contra a mulher tanto no processo de consulta como na execuo do projeto. Denunciaram trabalhos forados em prejuzo de membros da comunidade, e o surgimento de outros danos ambientais e sociais que no teriam sido contemplados pelo Estudo de Impacto Ambiental, mas que sempre so gerados por este tipo de projetos hidroeltricos. No dia 13 de dezembro de 2008 conseguiram una reunio com o subdiretor da CED e um funcionrio do MARN, os quais lhes disseram que estudariam o caso e, se apropriado fosse, o remeteriam s autoridades competentes. 13. Que no dia 9 de janeiro de 2009, representando a Comunidade, o Conselho de Ancios, atravs a organizao no governamental Morpho Azul, interps um recurso administrativo perante a CED, solicitando a anulao do projeto, alegando vcios no contrato de concesso, alm de outras irregularidades no processo de consulta e execuo, contrrias s normativas internacionais, e denunciando impactos ao meio ambiente. Tendo esse recurso Negado.

2. DOS FUNDAMENTOS JURDICOS

Os fundamentos jurdicos que embasam a presente defesa se assentam na Declarao Universal dos Direitos Humanos, na Conveno Americana dos Direitos Humanos(Pacto de San Jos da Costa Rica), no Protocolo de San Salvador de 1998, na Conveno sobre Povos Indgenas e Tribais n 169, no valor fundamental e universal dos direitos humanos, no dever dos Estados,

qualquer que seja sua tradio cultural, independentemente tambm de seu sistema poltico ou econmico, proteger e promover estes valores.
Cumpre ter por premissa necessria, na anlise dos interesses que se pretende tutelar na presente defesa, que a matria versa sobre direitos humanos, consagrados universalmente com a Declarao Universal dos Direitos Humanos.

1. A Declarao Universal dos Diretos Humanos(DUDH) vem,


buscar uma tica universal, a proporo que se aplica a todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que cada indivduo e cada rgo da sociedade, independente de sua condio de raa, sexo ou religio, sejam assim reconhecido como, o individuo, sujeito de direito do Direito das Gentes. De acordo com o prescrito no Artigo II:
Artigo II - Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio.

2. O Referido artigo, h de ser considerado para o reconhecimento da universalidade dos direitos do homem. Posto que, qualquer que seja o contexto geogrfico, tnico, histrico ou econmico-social em que o individuo esteja inserido, ele assistido por um conjunto inderrogvel de direitos fundamentais; 3. A Conveno Americana dos Direitos Humanos, surge como ponto culminante de um movimento de conscientizao no Continente Americano, ao passo que reafirma a universalidade dos direitos humanos, em seu Artigo 1.1, in verbis:
Artigo 1 - Obrigao de respeitar os direitos 1. Os Estados-partes nesta Conveno comprometem-se a respeitar os direitos e liberdades nela reconhecidos e a garantir seu livre e pleno exerccio a toda pessoa que esteja sujeita sua jurisdio, sem discriminao alguma,

por motivo de raa, cor, sexo, idioma, religio, opinies polticas ou de qualquer outra natureza, origem nacional ou social, posio econmica, nascimento ou qualquer outra condio social.

DO DIREITO A VIDA

O direito vida, o mais fundamental de todos os direitos, pois, ele indispensvel para aquisio e exerccio destes. Assim, est prescrito expressamente nas mais

importantes Declaraes internacionais, referentes a Direitos Humanos. A vida direito de todos e deve ser respeitada desde o momentos da concepo. De acordo com a CONVENO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS, em seu artigo 4.1:
Artigo 4 - Direito vida: 1. Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral, desde o momento da concepo. Ningum pode ser privado da vida arbitrariamente.

E na DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, artigo III:


Artigo III - Toda pessoa tem direito vida, liberdade e segurana pessoal.

DO DIREITO INTEGRIDADE PESSOAL A Conveno Americana de Direitos Humanos, protege o direito integridade pessoal de toda pessoa, em seu artigo 5.1, in verbis:
Artigo 5 - Direito integridade pessoal 1. Toda pessoa tem direito a que se respeite sua integridade fsica, psquica e moral.

DA PROIBIO DA ESCRAVIDO E DA SERVIDO

De acordo com Conveno Americana de Direitos Humanos, em seu artigo 6.2, ningum dever ser constrangido a trabalho forado ou obrigatrio:
Artigo 6 - Proibio da escravido e da servido 2. Ningum deve ser constrangido a executar trabalho forado ou obrigatrio. Nos pases em que se prescreve, para certos delitos, pena privativa de liberdade acompanhada de trabalhos forados, esta disposio no pode ser interpretada no sentido de proibir o cumprimento da dita pena, imposta por um juiz ou tribunal competente. O trabalho forado no deve afetar a dignidade, nem a capacidade fsica e intelectual do recluso.

Com relao a tal proteo, a DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS


HUMANOS, prescreve em seu artigo IV:
Artigo IV - Ningum ser mantido em escravido ou servido, a escravido e o trfico de escravos sero proibidos em todas as suas formas.

DIREITO A PROPRIEDADE PRIVADA A DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS e Conveno Americana de Direitos Humanos, resguardam o direito a propriedade privada, em seus artigos XVII e 21, respectivamente, a seguir:
Artigo XVII 1. Toda pessoa tem direito propriedade, s ou em sociedade com outros. 2.Ningum ser arbitrariamente privado de sua propriedade.

Artigo 21 - Direito propriedade privada 1. Toda pessoa tem direito ao uso e gozo de seus bens. A lei pode subordinar esse uso e gozo ao interesse social. 2. Nenhuma pessoa pode ser privada de seus bens, salvo mediante o pagamento de indenizao justa, por motivo de utilidade pblica ou de interesse social e nos casos e na forma estabelecidos pela lei. 3. Tanto a usura, como qualquer outra forma de explorao do homem pelo homem, devem ser reprimidas pela lei.

O direito terra a exigncia mais explcita dos povos indgenas americanos, pois, eles necessitam do territrio para sobreviver, preservando sua identidade cultural. No obstante, a aplicao dos direitos a propriedade em relao aos povos indgenas necessariamente, a natureza coletiva dos bens que formam seu patrimnio cultural, territorial e ambiental. De acordo com a Conveno 169, referente aos Direitos Indgenas, da Organizao Internacional do trabalho, em seu artigo 14.2, preciso medidas protetivas as terras indgenas a fim de garantir a efetivao de seus direitos a propriedade, a proporo que preciso preservar suas tradies, in verbis:
Artigo 14 - 2. Os governos devero adotar as medidas que sejam necessrias para determinar as terras que os povos interessados ocupam tradicionalmente e garantir a proteo efetiva dos seus direitos de propriedade e posse.

DA PROTEO JUDICIAL A Conveno Americana de Direitos Humanos, em seu artigo 25, da proteo judicial as pessoas, contra atos que violem seus direitos fundamentais reconhecidos, devendo o estado assegurar que haja autoridade competente, para decidir sobre tais direitos, in verbis:
Artigo 25 - Proteo judicial 1. Toda pessoa tem direito a um recurso simples e rpido ou a qualquer outro recurso efetivo, perante os juzes ou

tribunais competentes, que a proteja contra atos que violem seus direitos fundamentais reconhecidos pela Constituio, pela lei ou pela presente Conveno, mesmo quando tal violao seja cometida por pessoas que estejam atuando no exerccio de suas funes oficiais. 2. Os Estados-partes comprometem-se: a) a assegurar que a autoridade competente prevista pelo sistema legal do Estado decida sobre os direitos de toda pessoa que interpuser tal recurso; b) a desenvolver as possibilidades de recurso judicial; e c) a assegurar o cumprimento, pelas autoridades competentes, de toda deciso em que se tenha considerado procedente o recurso.

DO DIREITO INTERNACIONAL INDGENA

O povo indgena revela suas razes atravs do seu estilo de vida diferenciado, por meio dos usos, costumes e tradies. Estas populaes sofrem constantes violaes de sua dignidade, pois constantemente suas tradies so desconsideradas. Eles so titulares do direito a dignidade humana, assim, necessrio que haja respeito a diversidade cultural existente em suas tribos. A Conveno 169, tem o intuito de reconhecer os direitos humanos dos povos indgenas, mas, no somente reafirmando as garantias e liberdades individuais, uma vez que quando se tratar da defesa dos direitos humanos indgenas, preciso ter em mente a ideia de manuteno da diversidade cultural. Portanto, se busca a garantia de se verem como organizaes sociais, econmicas e culturais prprias, bem como, o direito de viver em seus territrios e a garantia da sustentabilidade do habitat que os circunda, considerando a relevncia do meio ambiente para a conservao de suas tradies, culturas e modos de viver. De acordo com o artigo 1:

Artigo 1 1. A presente conveno aplica-se: a) aos povos tribais em pases independentes, cujas condies sociais, culturais e econmicas os distingam de outros setores da coletividade nacional, e que estejam regidos, total ou parcialmente, por seus prprios costumes ou tradies ou por legislao especial;

b) aos povos em pases independentes, considerados indgenas pelo fato de descenderem de populaes que habitavam o pas ou uma regio geogrfica pertencente ao pas na poca da conquista ou da colonizao ou do estabelecimento das atuais fronteiras estatais e que, seja qual for sua situao jurdica, conservam todas as suas prprias instituies sociais, econmicas, culturais e polticas, ou parte delas. 2. A conscincia de sua identidade indgena ou tribal dever ser considerada como critrio fundamental para determinar os grupos aos que se aplicam as disposies da presente Conveno.

Em seus artigo 2, determina a obrigao do estado para proteger tais direitos, in verbis:

Artigo 2 1.Os governos devero assumir a responsabilidade de desenvolver, com a participao dos povos interessados, uma ao coordenada e sistemtica com vistas a proteger os direitos desses povos e a garantir o respeito pela sua integridade. 2.Essa ao dever incluir medidas: a) que assegurem aos membros desses povos o gozo, em condies de igualdade, dos direitos e oportunidades que a legislao nacional outorga aos demais membros da populao; b) que promovam a plena efetividade dos direitos sociais, econmicos e culturais desses povos, respeitando a sua identidade social e cultural, os seus costumes e tradies, e as suas instituies; c) que ajudem os membros dos povos interessados a eliminar as diferenas scio - econmicas que possam existir entre os membros indgenas e os demais membros da comunidade nacional, de maneira compatvel com suas aspiraes e formas de vida. Em seu artigo 3, est expressa a proibio de emprego de fora e coero que viole os direitos humanos, in verbis:

Artigo 3 - 1. Os povos indgenas e tribais devero gozar plenamente dos direitos humanos e liberdades fundamentais, sem obstculos nem discriminao. As disposies desta Conveno sero aplicadas sem discriminao aos homens e mulheres desses povos. 2. No dever ser empregada nenhuma forma de fora ou de coero que viole os direitos humanos e as liberdades fundamentais dos povos interessados, inclusive os direitos contidos na presente Conveno.

Quando os direitos indgenas coletivos, forem diretamente afetados por aes governamentais, estes devem ser consultados, o chamado princpio do consentimento, este permite aos ndios fortalecerem sua determinao em preservar, desenvolver e transmitir seus territrios ancestrais e a sua identidade tnica. preciso que haja seu consentimento, principalmente, nas atividades que sero utilizadas suas terras. Tal princpio est inserido no artigo 6.1, a, da Conveno 169:
Artigo 6 1. Ao aplicar as disposies da presente Conveno, os governos devero: a) consultar os povos interessados, mediante procedimentos apropriados e, particularmente, atravs de suas instituies representativas, cada vez que sejam previstas medidas legislativas ou administrativas suscetveis de afet-los diretamente;

O artigo 6.2, menciona a exigncia do princpio da Boa-f, que conceituado como estado de esprito caracterizado pela honestidade de proposito, falta de inteno de ser injusto ou de fraudar, honesta inteno de abster-se de obter vantagem inconsciente de outrem. Tal princpio no foi respeitado no presente caso, uma vez que houve fraude com relao as propostas feitas ao povo Chupanky, in verbis:
Artigo 6(...)

2. As consultas realizadas na aplicao desta Conveno devero ser efetuadas com boa f e de maneira apropriada s circunstncias, com o objetivo de se chegar a um acordo e conseguir o consentimento acerca das medidas propostas.

O artigo 7, inciso I, afirma que eles tem o direito de escolher suas prprias prioridades, com relao ao desenvolvimento, quando este afetar suas vidas, in verbis:

Artigo 7 I. Os povos interessados devero ter o direito de escolher suas, prprias prioridades no que diz respeito ao processo de desenvolvimento, na medida em que ele afete as suas vidas, crenas, instituies e bem-estar espiritual, bem como as terras que ocupam ou utilizam de alguma forma, e de controlar, na medida do possvel, o seu prprio desenvolvimento econmico, social e cultural. Alm disso, esses povos devero participar da formulao, aplicao e avaliao dos planos e programas de desenvolvimento nacional e regional suscetveis de afet-los diretamente.

Com relao as condies de trabalho, que foram grosseiramente desrespeitada pela empresa TW, a Conveno 169, em seu artigo 20 bem clara, quando probe o discriminao aos trabalhadores pertencentes a esses povos, da direito a sade, remunerao digna, condies de trabalho aceitveis, in verbis:
Artigo 20 1. Os governos devero adotar, no mbito da legislao nacional e em cooperao com os povos interessados, medidas especiais para garantir aos trabalhadores pertencentes a esses povos uma proteo eficaz em matria de contratao e condies de emprego, na medida em que no estejam protegidas eficazmente pela legislao aplicvel aos trabalhadores em geral.

2. Os governos devero fazer o que estiver ao seu alcance para evitar qualquer discriminao entre os trabalhadores pertencentes aos povos interessados e os demais trabalhadores, especialmentequanto a: a) acesso ao emprego, inclusive aos empregos qualificados e s medidas de promoo e ascenso; b) remunerao igual por trabalho de igual valor; c) assistncia mdica e social, segurana e higiene no trabalho, todos os benefcios da seguridade social e demais benefcios derivados do emprego, bem como a habitao; d) direito de associao, direito a se dedicar livremente a todas as atividades sindicais para fins lcitos, e direito a celebrar convnios coletivos com empregadores ou com organizaes patronais. 3. As medidas adotadas devero garantir, particularmente, que: a) os trabalhadores pertencentes aos povos interessados, inclusive os trabalhadores sazonais, eventuais e migrantes empregados na agricultura ou em outras atividades, bem como os empregados por empreiteiros de mo-deobra, gozem da proteo conferida pela legislao e a prtica nacionais a outros trabalhadores dessas categorias nos mesmos setores, e sejam plenamente informados dos seus direitos de acordo com a legislao trabalhista e dos recursos de que dispem; b) os trabalhadores pertencentes a esses povos no estejam submetidos a condies de trabalho perigosas para sua sade, em particular como conseqncia de sua exposio a pesticidas ou a outras substncias txicas; c) os trabalhadores pertencentes a esses povos no sejam submetidos a sistemas de contratao coercitivos, incluindo-se todas as formas de servido por dvidas; d) os trabalhadores pertencentes a esses povos gozem da igualdade de oportunidade e de tratamento para

homens e mulheres no emprego e de proteo contra o acossamento sexual. 4. Dever-se- dar especial ateno criao de servios adequados de inspeo do trabalho nas regies donde trabalhadores pertencentes aos povos interessados exeram atividades assalariadas, a fim de garantir o cumprimento das disposies desta parte da presente Conveno.

Tambm com relao o direito ao trabalho, o Protocolo de San Salvador, em seus artigo 7, protege as condies justas de trabalho, uma remunerao que venha a assegurar condies de subsistncia, segurana na execuo do trabalho, limitao de horas razoveis no trabalho, direito a repouso semanal, in verbis:
Artigo 7 Condies justas, eqitativas e satisfatrias de trabalho. Os Estados Membros neste Protocolo reconhecem que o direito ao trabalho, a que se refere o anterior, pressupe que toda pessoa goze do mesmo em condies justas, eqitativas e para o que esses Estados garantiro em suas legislaes, de maneira particular: artigo satisfatrias: a) Remunerao que assegure, no mnimo, a todos os trabalhadores condies de subsistncia digna e decorosa para eles e para suas famlias e salrio eqitativo e igual por trabalho igual, sem nenhuma distino. (...) e) Segurana e higiene no trabalho. f) Proibio de trabalho noturno ou em atividades insalubres ou perigosas para os menores de 18 anos e, em geral. de todo trabalho que possa pr em perigo sua sade, segurana ou moral. Quando se tratar de menores de 16 anos, a jornada de trabalho dever subordinar-se s disposies sobre ensino obrigatrio e, em nenhum caso, poder constituir impedimento assistncia escolar ou limitao para beneficiar-se da instruo recebida. g) Limitao razovel das horas de trabalho, tanto dirias quanto semanais. As jornadas sero de menor durao quando se tratar de trabalhos perigosos, insalubres ou noturnos.

h) Repouso. gozo do tempo livre, frias remuneradas, bem como remunerao nos feriados nacionais.

Ao executar a funo laboral, necessrio que a pessoa tenha o direito de levar uma vida digna, o estado tem o dever de assegurar a efetividade desse direito.

DOS PEDIDOS 1. Que as obras URGENTEMENTE PARALISADAS cautelarmente, at a soluo da lide, buscando no haver prejuzo aos ndios; 2. Que seja aplicado de imediato os direitos e deveres, prescritos nas Convenes e Tratados, ratificados pelo Estado; 3. Que o Contrato com a Empresa TW, seja revisado, com a presena dos representantes indgenas; 4. Que a Empresa TW: a. Pague a todos os trabalhadores que foram explorados, a complementao salarial digna, seguindo os preceitos legais, como tambm as horas-extras; b. Se responsabilize por todos os danos fsicos, psquicos e morais, ocasionados a seus

trabalhadores, durante a funo laboral; c. Proporcione melhores condies de trabalho; d. No exceda um horrio razovel de 7 horas trabalhadas; 5. Que respeite os Direitos Indgenas, protegidos por todos as Convenes e tratados internacionais, ratificados pelo Estado; 6. Que seja feito nova Consulta de Consentimento aos ndio; 7. Que seja feito novo Estudo dos Impactos Ambientais, mais completo que o anterior; 8. Que seja dado o direito de escolha aos ndios, para quais terras eles podero ser removidos;

9. Que seja respeitado sua tradio, assim, tendo o direito a terras na beira do Rio Motompalmo; 10. Que a Comunidade de La Loma, mesmo no tendo caractersticas indgenas, seja devidamente indenizada por suas terras; 11. Que seja respeitado o direito a propriedade da comunidade La Loma; 12. Que as condies dos acampamentos provisrios, que se encontram as pessoas da comunidade La Loma, sejam melhorados; 13. Que seja feito uma novo acordo de Consentimento entre as parte; 14. Que mesmo buscando a melhoria do Estado, as obras s voltem ser executadas, quando todos os acordos forem cumpridos pelas partes envolvidas; 15. Que havendo por qualquer uma das partes o

descumprimento das obrigaes, estas sejam penalizadas em perdas e danos, de acordo com a legislao vigente;

Diante do exposto, requer a INTERDIO IMEDIATA DA OBRA, at que sejam respeitados os direitos acima referidos.

Pelo presente, Pede Deferimento,

S-ar putea să vă placă și