Sunteți pe pagina 1din 13

Bombas e Instalaes Hidrulicas

Parte A:Donizetti
Escolha do Dimetro da Tubulao: Anlise das Necessidades: Tipo do fludo, vazo, presso, temperatura, condies de contorno, segurana, limitaes de recursos, etc. Escolha do Dimetro dos Tubos:

Onde QVazo (conhecida) vvelocidade retira da tabela de valores prticos recomendados Ddimetro interno do tubo Aps o clculo de D, normalizar e conferir para ver se est tudo coerente (tirar a prova substituindo o valor de D normalizado e calcular v, para ver se esse novo valor ainda est dentro da faixa adotada inicialmente). Tubo Galvanizado: Tubo que recebeu uma camada de Zinco para aumentar a resistncia corroso. Tubos soldados no podem ser galvanizados, pois o calor da solda estraga o tratamento. Carga: Energia por unidade de peso de fluido. Perda de Carga (Hp): Energia perdida por cada unidade de peso do fluido Carga Manomtrica da Bomba (HB): Energia que a bomba capaz de fornecer para cada unidade de peso que passa por ela, principalmente na forma de carga de presso. O dimetro da tubulao de recalque da bomba SEMPRE menor ou igual ao dimetro da tubulao de suco. Carga Esttica (Hest): Soma das cargas necessrias que NO dependem da vazo. Pode ser positiva, negativa ou nula. Sempre que possvel, fazer a troca de:

Curva Caracterstica da Instalao (C.C.I.): Se a energia der negativa, no necessria a instalao de bomba para a instalao hidrulica funcionar. O ponto onde a CCI corta o eixo da vazo (Q) significa a vazo mxima (Qmxima) sem uso de bomba. Vazo de Projeto (Qproj): Acrscimo de 10% a 20% de segurana para cobrir a incerteza de projeto, principalmente relativa Hperdas, que possui muitas variveis com pouca exatido

CConsumo (Qnecessria) Ponto de Funcionamento: Ponto de interseco entre a CCI e a CCB Associam-se bombas para que no haja a necessidade de encomendar bombas especiais para atingir valores de HB e Q que uma bomba comercial sozinha no conseguiria, ou ainda para que o conjunto de bombas no trabalhe no limite (trabalhando mais folgado). Bomba Associada (BA): Bomba equivalente, fictcia que representa os efeitos das bombas associadas. Usada apenas para os clculos. Associao de Bombas em Srie: Possvel aumento de carga (HB). Usa-se no mximo 2 bombas em srie (em casos extremos, 3), por conta da presso exercida na carcaa e no bocal de sada da ltima bomba serem extremamente altas. Se for necessrio associar em srie mais de 2 bombas, o ideal usar uma bomba de vrios estgios (mais de um rotor por eixo).

As relaes acima sero usadas para levantar a nova CCBA, e no para determinar analiticamente o ponto de funcionamento. Obs.: Se as bombas forem exatamente iguais BA= 1 = 2, onde 1 e 2 so os rendimentos das bombas dentro da instalao (e no sozinhas)

O trecho til da CCBA ocorre at o ponto onde ocorre a vazo mxima de uma das bombas. Aps esse trecho, no compensa mais fazer a associao, uma vez que a outra bomba fica prejudicada pela que fornece menor vazo. Associao de Bombas em Paralelo: Possvel aumento de vazo (Q) ou para grandes faixas de vazo.

Obs.: Se as bombas forem exatamente iguais BA= 1 = 2, onde 1 e 2 so os rendimentos das bombas dentro da instalao (e no sozinhas) Entre os pontos de shut-off das bombas a serem associadas no h a possibilidade de associao, pois uma das bombas no possuir carga suficiente para isso. Quando isso ocorre, a vlvula de reteno dessa bomba mais fraca no consegue abrir. Se no houver, em uma horizontal, pontos em comum entre as duas bombas, no possvel associ-las. Para se determinar o rendimento das bombas na instalao (tanto na associao em srie quanto em paralelo) s pegar o rendimento de cada uma no ponto de funcionamento com a bomba associao (QA;HBA) e aplicar na formula acima. Cavitao: Vaporizao do fluido a ser bombeado logo na entrada da bomba. Essa vaporizao ocorre por conta da temperatura de vaporizao (temperatura em que o lquido entra em ebulio) ser menor quanto menor for a presso a qual ele est submetido (lembrar que na entrada da bomba a presso negativa). A maior conseqncia da cavitao a eroso de superfcies do rotor pela imploso dessas micro-bolhas (formadas por conta de se ter atingido a temperatura de vaporizao) sofrerem condensao abrupta pelo ganho de presso ao longo do rotor. OBS.: No confundir corroso (fenmeno qumico) com eroso (fenmeno fsico). pe<pvap Ocorre cavitao (vaporizao do fluido na entrada da bomba).

Alm de bombas, vlvulas, hlices de barco, tubos de Venturi, placas de orifcio podem sofrer cavitao. Ao analisar a presso de sada da instalao pode-se dizer se a bomba est cavitando ou se houve entupimento da tubulao: se for entupimento, por ser uma perda de carga, gera um aumento de presso; enquanto a cavitao provoca uma queda de presso (por conta do HB menor). Se a intensidade da cavitao for muito alta, a bomba no funcionar, pois a formao de vapor ocorreria muito antes na entrada da bomba, no possibilitando a suco do fluido.

Parte B: Srgio Lopes


Mquinas Hidrulicas: Motrizes: So acionadas por energia hidrulica para produzir energia mecnica Turbinas Mistas: So acionadas por energia hidrulica para produzir energia hidrulica Carneiro Hidrulico Geratrizes: So acionadas por energia mecnica para produzir energia hidrulica Bombas

Carneiro Hidrulico: A vlvula de reteno (localizada na parte inferior da campnula) aberta devido a um Golpe de Arete ocasionado pelo pisto. O pisto levantado pela energia cintica do fluido que sai pela abertura (vazo Qd). Com isso, o pisto se eleva bloqueando essa sada e gerando um Golpe de Arete, responsvel pela abertura da vlvula de reteno. A gua sai pela abertura, com a vazo Qd desperdiada. Uso restrito, contudo no necessita de energia eltrica para funcionar, apenas de energia cintica do fluido (como uma leve correnteza). Bombas de Deslocamento Positivo: Utilizadas em circuitos hidrulicos para fazer a movimentao de atuadores (cilindros hidrulicos - Mocdrol), trabalha com alta presso e baixa vazo, dificultam ou impossibilitam o vazamento interno e normalmente h uma vedao mecnica que separa a entrada e a sada. Bombas de mbolo e Bombas de Engrenagem Bomba de engrenagem: Ocorre um pequeno vazamento entre os dentes da engrenagem, gerando recirculao de fluido (vazamento interno). O aumento

do vazamento interno provoca aumento de presso. Analisando a curva da bomba, pode-se notar que uma pequena variao de vazo gera uma grande variao de presso, sendo, portanto, uma bomba perigosa, que necessita do uso de vlvula de segurana. Bombas de Deslocamento No-Positivo: Utilizadas para transportar fluidos em instalaes hidrulicas, trabalha com baixa presso (HB) e alta vazo, facilita o vazamento interno e no existe vedao mecnica entre a entrada e a sada. Bomba Centrfuga Radial: Parte do fluido que sairia pelo difusor desviado de volta para a voluta quando o fluxo dificultado (pelo fechamento de uma vlvula, por exemplo). Tal fato chamado de Vazamento Interno. O fluido que recircular na voluta no ganha energia, s perde. Quando uma vlvula fechada, dificulta a sada de fluido pelo difusor, o que gera uma menor entrada de fluido na bomba (pois h mais fluido re-circulando em seu interior), por conta desse fato, esta bomba no perigosa (ao contrrio da bomba de engrenagem), pois ao fechar totalmente a vlvula, no h risco de a presso aumentar drasticamente, pois o fluido fica apenas re-circulando em seu interior, no havendo necessidade do uso de vlvula de alvio (ou segurana).

Anel de Desgaste: Colocado por interferncia na regio entre carcaa e rotor (na tampa e na parte traseira) tem a funo de minimizar a recirculao no interior da bomba (aumentando o rendimento volumtrico). Essa vazo de recirculao no a mesma coisa que vazamento interno, uma vez que o fluido daquela ganha energia do rotor, enquanto o desta no ganha energia, apenas perde. Rendimento Volumtrico: A recirculao um prejuzo ao rendimento da bomba:

QVazo recalcada; QtVazo Total: Qt=Q+q; qVazo de recirculao. Diferena de Presso no Interior da Bomba: Ocorre uma zona de baixa presso na regio de entrada no rotor e uma zona de alta presso na parte traseira do mesmo, gerando um empuxo axial que tende a arrancar o rotor na direo da seo de suco. Para minimizar este efeito, fazem-se furos no rotor para tender a igualar a presso. Sem esses furos, seria necessrio o uso de rolamentos especiais mais caros para poder suportar tal empuxo axial. Contudo, esses furos geram recirculao (diminuindo o rendimento volumtrico da bomba). Para minimizar esse fato, coloca-se um anel de desgaste na parte traseira do rotor. O rotor que proporciona maior rendimento volumtrico para a bomba aquele que permite menor recirculao e possibilita colocao de anel de desgaste. Em ordem crescente de rendimento: Aberto Semi-Aberto Fechado

Ponto de Shut-Off: Ponto que a curva da bomba intercepta o eixo vertical HB que determina o ponto de maior presso da bomba e, portanto, vazo nula. Este ponto importante para se fazer a seleo do manmetro para a bomba. Bombas de deslocamento positivo no possuem ponto de Shut-Off, pois estouram antes.

A bomba um dispositivo que fornece energia ao fluido em sua maior parte pela carga de presso ( , pois as demais parcelas da equao da carga manomtrica HB

e z) so insignificantes, pois basicamente obedecem as leis da fsica e da Mec Flu.

Munidos desse fato, pode-se determinar quatro adimensionais importantes: Reynolds:

Coeficiente Manomtrico:

Coeficiente de Vazo:

Coeficiente de Potncia:

Onde: Densidade do Fluido; nRotao do eixo; NBPotncia da Bomba; DDimetro do Rotor da Bomba; gGravidade Relao Importante:

Visto que

, onde Fi a fora de inrcia e F a fora viscosa em um

escoamento, pode-se concluir que se o efeito (de (...) for):

F >> Fi Escoamento Laminar (Valor de Re baixo) Fi>> F Escoamento Turbulento (Valor de Re alto) Fi>>>>>>>>> F O efeito de F pode ser desprezado (portanto Re desprezvel).

Como bombas utilizam altas rotaes, a fora de inrcia muito mais importante que a fora viscosa, podendo-se desprezar Re. Isso gera um conjunto de curvas universais, que serve para uma famlia de bombas: =f(); =f(); B=f(). Famlia de Bombas: Conjunto de bombas geometricamente semelhantes. Cada bomba da famlia ter um conjunto de curvas caractersticas: HB=f(Q); NB=f(Q); B=f(Q). Para levantar tais curvas, usam-se as grandezas neutras ou auxiliares (, n, D) que so constantes durante o ensaio. Os motores mais usados para ensaiar bombas so os de combusto interna (equipamentos de incndio) e os eltricos. Desses ltimos, os mais utilizados so os de corrente alternada, que devem possuir o menor nmero de plos para que seu custo seja mais baixo (mais comum e mais barato so os motores de 2 e 4 plos).

nrpm; ffreqncia [Hz] (no Brasil, 60Hz); PNmero de plos Motor de 2 plos 3500 rpm Motor de 4 plos 1750 rpm Ocorre uma queda na rotao quando a comparada pela rotao calculada pela formula acima. Isso ocorre pelo fato dos motores eltricos serem mquinas assncronas. Quanto mais o trabalho a ser realizado gerar uma dificuldade para o eixo do motor girar, maior ser a queda. Logo, ao aumentar a vazo, a bomba pede mais potncia ao motor (NB), portanto a rotao (n) cai. Para que haja semelhana completa, os adimensionais do modelo devem ser iguais ao do prottipo. Dado duas bombas B1 e B2, modelo e prottipo, geometricamente semelhantes, impondo a semelhana completa, temos:

O que acontece com o conjunto de CCBs se alterarmos , n ou D? Mudana de Fluido: Ensaiando-se a mesma bomba com a mesma rotao, mas com , notamos que as curvas HB=f(Q) e =f(Q) no se alteram. A nica curva que muda a de NB=f(Q).

OBS.: Esta soluo verdadeira se no houver influncia da velocidade, que provoca alteraes de HB, Q, B. Mudana de Rotao: Ensaiando-se a mesma bomba com o mesmo fluido, mas com n1n2, notamos que as curvas HB=f(Q), NB=f(Q) e =f(Q) mudam. No h curva que permanea inalterada neste caso. Mudana de Bomba: Ensaiando-se bombas de tamanhos diferentes, mas geometricamente semelhante com o mesmo fluido e a mesma rotao, todas as curvas sofrero alteraes com exceo do rendimento.

Obs.: Para saber a relao de equivalncia, basta realizar o clculo com os adimensionais (ou olhar anotaes de aula dos dias 31/03/2011 e 28/04/2011)

Para se atender a uma faixa de vazes em um projeto, pode-se controlar com o fechamento de vlvulas (elevadas perdas de carga, faz a CCI subir) ou com a instalao de um variador de freqncia (permite variar a rotao da bomba, alto custo). A vantagem de se utilizar um inversor de freqncia que: NB com variador<<<<NB sem variador Outra medida muito adotada para uma mesma bomba atender uma faixa maior de vazo alterar o dimetro do rotor (mantendo-se o restante da bomba). Geralmente, usina-se o rotor da bomba a fim de diminuir suas dimenses. Com essa alterao, a semelhana geomtrica deixa de existir e tambm nota-se uma queda no rendimento medida que se diminui o dimetro do rotor. Por conta disso, h uma faixa de dimetros (entre um mximo e um mnimo) para que o rendimento seja aceitvel, pois a diminuio do dimetro do rotor gera maior recirculao no interior da bomba. Mtodo Prtico: At 10% de alterao no dimetro do rotor da bomba podemos usar as leis de semelhana abaixo (idnticas as usadas para o caso de se alterar o tamanho da bomba) para levantar as novas curvas caractersticas. O erro cometido no ser significativo.

Campo de aplicao, diagrama de pr-seleo ou diagrama de tijolos so alguns dos nomes de diagramas fornecidos pelos fabricantes de bombas a fim de facilitar a seleo prvia de uma bomba. Neste diagrama, basta plotar um ponto com as coordenadas (QDesejada;HB Necessrio) e o campo onde este ponto cair ser o da bomba mais indicada. Vide exemplos nas pginas 96 e 97 do livro.

Rotao Especfica (nq): Tem como objetivo ajudar na escolha do tipo da bomba adequada ao servio em funo da carga (HB) e da vazo (Q) para que se obtenha o melhor rendimento. Calcula-se o valor de nq e depois s entrar na tabela de rotaes especficas no intervalo do valor obtido e selecionar a bomba. Atravs das curvas universais ( x e ) pode-se determinar as propriedades de todas as bombas da mesma famlia da bomba ensaiada. Logo, se a bomba ensaiada tem =65%, todas as bombas da mesma famlia tero o mesmo rendimento de 65%. Isso ocorre pelo fato de bombas da mesma famlia serem geometricamente semelhantes; e por esse fato que as curvas universais so construdas com os adimensionais. Bomba Unidade: bomba fictcia (por conta disso serve de modelo para qualquer famlia) que tem como caractersticas: HB=1m e Q=1m/s. Essa bomba definida para o ponto de mximo rendimento da famlia.

nqrotao especfica [qualquer, mas igual a n]; HB Da bomba real do ponto de mximo rendimento [m]; Q Da bomba real do ponto de mximo rendimento [m/s]; n Da bomba real do ponto de mximo rendimento [qualquer, mas igual ao nq]. nq a rotao que a bomba unidade deveria ter para poder fazer parte da famlia da bomba real (cujos dados foram coletados do ponto de mximo rendimento).

Rotao Especfica Americana:

HB [p]; Q [GPM]; n Da bomba real do ponto de mximo rendimento [qualquer, mas igual ao nq].

Laboratrio
Tubulao de suco: Antes da entrada da bomba Tubulao de recalque: Depois da sada da bomba (recalque=empurrar) Como um fludo s pode ser empurrado (impossvel de ser puxado), o mesmo chega bomba (quando provindo de um reservatrio em um nvel abaixo ao da bomba) por diferena de presso (entre a atmosfrica e a entrada da bomba). Por conta disso, ao se desligar a bomba, ocorre o esvaziamento da tubulao de suco. Escorva: Retirada do ar do interior da bomba com o preenchimento da tubulao de suco e da bomba com fluido. Esse procedimento pode ser feito retirando o manmetro da bomba e instalando em seu lugar um espigo com uma mangueira. Quando a bomba est abaixo do nvel do fluido no necessrio o uso de vlvula de p, pois a gua no sai da bomba Geralmente, bombas no conseguem succionar mais que 8m de altura. Para alturas superiores a essa, h diversas solues como: Air Lift (Injeo de ar de um compressor para aumentar a presso do reservatrio de fluido), Bombas submersas, Bombas de vrios estgios, Injetores (desvio que aumenta a velocidade do fluido para que a energia cintica vena a energia potencial desvio de 5 a 8% da vazo)

Vale lembrar que:

Vlvula de P (Crivo): Instalada na tubulao de suco e tem a funo de no deixar a bomba sem fluido depois de desligada. Ao se desligar a bomba, esta vlvula se fecha pelo peso da coluna de fluido acima dela. Vlvula de Reteno: Ideal que fique logo acima da bomba para proteg-la contra Golpes de Arete. Podem ser de Portinhola ou de levantamento. Golpe de Arete: Pulso de presso provocado por uma variao brusca na vazo (como ligar e desligar a bomba ou abrir e fechar uma vlvula rapidamente). Vlvula Globo: Controle de vazo. Pode ser: Reta: Maior perda de carga Em Y: Perda de carga menor Angular: Menor perda de carga e pode substituir um cotovelo da instalao Reta sem guia: Mais comum, mais barata e baixa perda de carga. Reta com guia: Controla melhor a vazo (devido ao aumento gradativo da rea de passagem), contudo apresenta perda de carga mais elevada.

Vlvula Ponta de Agulha: Melhor vlvula para o controle preciso de vazo. Vlvula Gaveta: Usada para fazer o bloqueio do fluido, apresenta menor perda de carga. No serve para controle de vazo. Vlvula de Esfera: Usada para bloqueio. Rpida abertura e fechamento (1/4 de volta). Devido a esse fato pode causar facilmente golpe de arete. Vlvula Macho: Similar a de esfera, porm mais rudimentar Vlvula Mangote: Funcionamento como se fosse uma morsa com uma mangueira entre os mordentes, vedao perfeita, nenhum vazamento. Vlvula Borboleta e Vlvula Diafragma: Em alguns casos podem ser usadas tanto como vlvulas de controle de fluxo como de bloqueio. A Vlvula de Diafragma a que apresenta menor perda de carga por conta dos contornos suaves (rea de passagem controlada por uma borracha de desce). J a vlvula borboleta apresenta uma perda de carga bem menor que a vlvula globo e exerce a mesma funo. Vlvula de Controle de Presso: Conhecida tambm como vlvula de segurana, usada para limitar a presso de trabalho da instalao. A regulagem dela feita atravs da mola em seu interior. Vale lembrar que , e ajustando o x, determina-se a fora que a mola est exercendo, que deve ser inferior a presso crtica: .

Gaxetas: utilizadas para a vedao de uma vlvula. So anis polimricos que so prensados dentro da vlvula pelo Prensa-Gaxeta: ao prensar as gaxetas, elas se comprimem, diminuindo a espessura, mas expandindo radialmente, fazendo a vedao das laterais para que no haja vazamento pela haste da vlvula. Em caso de aperto excessivo das gaxetas, a expanso radial ser alm da necessria, causando danos no componente e diminuindo sua vida til. Tipos de Conexes entre Tubos: Rosca: pequenos dimetros, facilitam a montagem, necessitam de Schedule maior para que no haja enfraquecimento das paredes do tubo e so pontos sujeitos a vazamentos (usual at 2, mas em casos extremos encontra-se em tubos de 4). Solda: boa resistncia mecnica, estanqueidade perfeita, dificulta a manuteno por conta da desmontagem, exige mo de obra especializada, impossvel para tubos galvanizados. Flange: facilitam montagem e desmontagem, so caras, pesadas e volumosas, indicadas para grandes dimetros (acima de 2). Ponta e Bolsa: como o do sifo de pia de cozinha, por meio de encaixe e anel de vedao.

Tipos de Bombas: Bomba de Engrenagens: Como a bomba de leo do motor do carro Bomba de Parafusos: Princpio da bomba de Arquimedes, transporte do fluido atravs de fusos Bomba de Palhetas: Possui palhetas retrteis devido ao formato que se assemelha a uma elipse. Possui uma excelente vedao. Bomba de Pistes: Podem ser Radiais ou Axiais. Produzem alta presso e geram pouca pulsao. Quanto maior o nmero de pistes, menor a pulsao. Bomba de Vibratria: Funciona pelo princpio de vibrao por ao de eletrodos energizados Bomba Anauger. Bomba de Lbulos: Funcionamento similar a da bomba de engrenagens. Bomba de Fuso Helicoidal: Bombas de alta preciso, usadas para bombear componentes medicamentosos, pigmentos de tintas por ter uma vazo extremamente precisa. capaz de bombear materiais fibrosos e viscosos em geral, como: graxa, massa, laticnios, lodo, esgoto. Bomba Injetora: Utilizada nos motores a Diesel Bomba de Mangote: Para fluidos que no podem ter contato com metais (como sangue), ideal para pastas e fluidos viscosos, sensveis ou agressivos, baixo custo de manuteno, fcil instalao, no necessita de vlvulas para evitar contra-fluxo.

Bomba Pneumtica: Para lquidos viscosos, abrasivos, corrosivos, inflamveis ou lquidos com grandes partculas slidas em suspenso (at 28,5mm de dimetro). Funciona com ar-comprimido e auto-escorvante.

Selagem: Evita a sada de fluido que passa entre a carcaa e o rotor para a parte traseira do rotor utilizando Gaxetas ou Selos Mecnicos Gaxetas: menor custo, fabricada com fios de fibra tranados, macia, flexvel e resistente, possuem seo quadrada e devem ser cortadas de forma oblqua nas duas extremidades para fazer o anel. So impregnadas e lubrificadas, o que propicia um melhor desempenho alm de lubrificar e preencher os espaos entre os fios, ajudando na vedao. Anel Cadeado (Anel Lanterna ou Anel de Lavagem): Usado junto com as gaxetas, tem a funo de distribuir o fluido uniformemente entre as gaxetas para refrigerao das mesmas. Esse componente, para que tal refrigerao seja eficiente, acaba ocasionando um pequeno vazamento de fluido pelo eixo. Portanto, toda bomba que possui um pequeno vazamento pelo eixo uma bomba com vedao por gaxetas (no ineficincia da vedao e sim para a eficincia de refrigerao). O fluido para refrigerao pode ser o prprio que est sendo bombeado ou proveniente de uma fonte externa (quando o fluido bombeado possui partculas grandes, a refrigerao feita por uma fonte externa de fluido limpo). Selo Mecnico: mais eficiente, mais caro, mais durvel, menor custo de energia, mais difcil de substituir. Tambm necessita de fluido para refrigerao, contudo, no necessrio o vazamento (como nas gaxetas). Exige mo-de-obra especializada para instalao (exceto os modelos cartucho). Possui a vedao principal feita pelo atrito entre as faces do anel primrio (geralmente de carvo bem polido) e anel secundrio (geralmente de cermica bem polida). J a vedao secundria feita pela vedao externa (que impede a passagem do fluido para fora da bomba pela sede) e vedao interna (que impede a passagem de fluido pelo eixo da bomba).

Selo Mecnico de Cartucho: Permite a troca fcil e rpida, sem necessidade de mode-obra especializada (diminuindo o tempo de parada da bomba), protege a superfcie do selo, j vem balanceado de fbrica, possui mola pr-tensionada e no gera movimento axial. Selagem Hidrocentrfuga: Presentes em bombas MB, no utiliza gaxetas nem selos mecnicos. Seu rotor com furos radiais permite o re-bombeamento do fluido que vazou.

S-ar putea să vă placă și