Sunteți pe pagina 1din 11

UMA MULHER E UM ESTRANGEIRO NO QUINTO PODER?

: A PRINCESA ISABEL E O CONDE DEU NO CONSELHO DE ESTADO Rafael de Oliveira Cruz1

Resumo: Em 1865, um projeto de lei de autoria do ento visconde de So Vicente, buscava regularizar um dispositivo constitucional que inseria a Princesa D. Isabel e o seu esposo, o conde dEu, no Conselho de Estado e no Senado. A proposta fez com que surgissem inmeros debates na corte imperial acerca dos nveis de participao de uma mulher e seu marido estrangeiro no jogo poltico nacional. O presente trabalho analisa os discursos travados nas sesses do Conselho do Estado e na Cmara do Senado e de que forma esses debates nos trazem a construo dos nveis de cidadania no Brasil Imperial. Palavras-chave: Conselho de Estado Senado Monarquia.

Introduo

Nas ltimas dcadas tm crescido o interesse da historiografia brasileira acerca da participao da Princesa D. Isabel no cenrio poltico brasileiro nas ltimas dcadas do sculo XIX. A Nova Histria Poltica a partir de suas influncias recebidas da antropologia, sociologia e outras correntes das Cincias Humanas , ultrapassou as fronteiras de uma narrativa que buscava apenas declarar os feitos de reis e heris, mas que buscou analisar as estruturas e transformaes do cenrio poltico, e que no dizer de Ferreira (1992:269), busca a diversidade dentro dos fundamentos dos poderes econmico, religioso e cultural. Levando em conta as instituies, os homens, as idias, ao mesmo tempo as prticas, o simblico e o imaginrio. Que no seja apenas uma narrativa das estruturas, mas da relao entre a estrutura, as instituies e o modo de pensar. O estudo efetivo da relao da Princesa com o momento de decadncia das instituies imperiais abre um leque de possibilidade para a compreenso das transformaes polticas que acontecem no Brasil. Transformaes essas que esto intimamente ligadas s representaes e prticas de poder, como assegura Falcon (1997:119) que o estudo do poltico vai compreender a partir das inseres de novas abordagens profundamente identificadas com o subjetivo e o imaginrio no mais apenas a poltica em seu sentido tradicional, mas, as representaes sociais ou coletivas, os imaginrios sociais, a memria ou memrias coletivas, as mentalidades, bem como as diversas prticas discursivas associadas ao poder.

Licenciado em Histria pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Aluno da Especializao em Histria do Brasil pela Faculdade do Serto Baiano. Professor da Rede Estadual de Ensino da Bahia. E-mail: rafael.oliveira.cruz@gmail.com

Dessa forma, buscamos a partir desse artigo, refletir de que forma a elite imperial encarou a possibilidade de incluso da Princesa dentro do jogo poltico e os embates travados em torno da manuteno de um status social vigente. Nesse jogo estavam, tambm, a construo dos nveis de cidadania na monarquia brasileira. Para Carvalho (2007), discutir a cidadania no Brasil imperial aumenta as possibilidades de debate em torno de novos horizontes na construo da identidade da nao. O conceito de cidado mutvel ao longo do tempo, e isso verificado quando se trata das mulheres, consideradas como cidads no-ativas. Dessa forma, o debate que estava margem das pesquisas histricas, nos ltimos anos tem tido um debate mais intenso acerca de como os processos de construo dos nveis de cidadania formula a construo da identidade nacional.

A Princesa, o casamento e a guerra

Desde quando prestou juramento como Princesa Imperial do Brasil em julho de 1850, inmeras perspectivas foram criadas em torno de D. Isabel, j que era a filha e herdeira imediata do Imperador D. Pedro II, e nela estava representada a continuidade da monarquia brasileira. No sculo XIX, somente nove mulheres chegaram ao posto de Chefe de Estado, sejam como soberanas ou como regentes (BARMAN, 2005); e neste seleto grupo encontra-se a Princesa nas trs ocasies em que assumiu a Regncia do Imprio enquanto seu pai viajava. A partir do momento em que jurava solenemente diante do corpo poltico do Imprio, os brasileiros tomaram conhecimento de que uma mulher poderia a vir a gerir os negcios de Estado e representando mximo da Nao.

Mais do que um procedimento burocrtico, era preciso espalhar a notcia pelo Imprio e preparar o terreno para que a idia problemtica de uma Imperatriz como representante mxima da nao se tornasse natural e aceitvel entre os sditos do extenso territrio. E o primeiro passo a ser dado era comunicar aos representantes provinciais, preparando-os para esta nova realidade. [...] Uma aceitao que, apesar de problemtica fornecia a legitimidade bsica do sistema. (DAIBERT JR., 2004: 43).

Ao longo de sua vida, o Imperador manteve a Princesa afastada das funes que a aguardava. Nunca viu nenhum documento oficial e nem discutia poltica com ela. (BARMAN, 2005). Poderamos at mesmo questionar a perspectiva que o monarca tinha diante da possibilidade do reinado da filha. Ele sempre gostou do convvio com elas, mas naturalmente no deveria acreditar que elas pudessem agir sozinhas dentro do universo masculino da poltica.

3 Gostava de estar com a filha mais velha porque podiam conversar livremente sobre seus temas prediletos. D. Isabel defendia as prprias convices e no temia questionar o pai. Para ele, a companhia dela era estimulante. A relao de D. Pedro II com as mulheres nunca passou de uma diverso ou de um entretenimento privado. No tocante aos assuntos pblicos, ele no podia conceb-las nem mesmo as filhas participando do governo. A natureza no as havia projetado para semelhante funo. Conseqentemente, embora valorizasse a herdeira, na fria realidade ele simplesmente era incapaz de aceit-la ou de perceb-la como sucessora, ou de encar-la como uma governante vivel. (BARMAN, 2005:76-77).

Mesmo que no tivesse inserido a filha no processo poltico nacional, o Imperador sabia que nela residia o processo de continuidade da monarquia brasileira, e, portanto, era preciso preocupar-se com as possibilidades de unies matrimoniais. Nas monarquias, o casamento um detalhe que necessita ser extremamente discutido. Segundo Schwacz (2010), o consrcio entre membros de casas reais um negcio de Estado em que no est em jogo a felicidade domstica dos noivos, mas o jogo das exigncias pblicas. Seria um tema dos assuntos pblicos, j que os reis no podem se casar com quem desejam, e privados porque a unio deve produzir filhos que seriam os herdeiros da nao. Depois de idas e vindas, depois de inmeros jogos de interesses2, optou-se por um prncipe francs, oriundo de uma dinastia destronada, os Orleans, ramo cadete 3 dos Bourbons. O escolhido era Lus Felipe Gasto, o conde dEu. Um ttulo de pronncia difcil, e que segundo Cmara Cascudo (1932), gerou inmeras anedotas na corte carioca. O conde era neto de Lus Felipe I, Rei dos Franceses.

O Imperador preferiu para a herdeira do trono o neto mais prximo de Lus Felipe da Frana. Pensar em um Prncipe Consorte era pensar na imagem de Isabel, no Terceiro Reinado e ainda no destino do regime monrquico. A escolha por um descendente de Lus Felipe trazia, em si, a expectativa de projeo de uma imagem mais popular ao regime monrquico, afastando a caracterizao de governo absolutista constantemente imposta por seus crticos. (DAIBERT JR., 2004:50).

D. Pedro II sempre quis dar um aspecto mais liberal monarquia brasileira, no que se trata ao cerimonial da corte, j que na estrutura poltica manteve-se o velho aparato conservador. Ele abandonou os velhos trajes e o cerimonial pomposo. De acordo com
2

Quando estavam sendo discutidos os casamentos das filhas de D. Pedro II, pensava-se no prncipe Augusto de Saxe-Coburgo-Gotha para a Princesa Imperial e em Gasto de Orleans para a Princesa D. Leopoldina. Algumas intrigas e jogos de interesses fizeram com que os pares fossem modificados. (SAXE-COBURGO-E-BRAGANA, 2012). 3 Tradicionalmente, cadete designa o ramo que no o primognito de uma famlia. Enquanto o filho mais velho herdava os ttulos e as propriedades, os filhos mais novos eram destinados ao sacerdcio ou aos postos militares. Pode ter sido por esse motivo, que os jovens nobres eram chamados de cadetes nas escolas militares enquanto estudavam antes de se tornarem oficiais.

Carvalho (2007), a monarquia brasileira jamais teve a pompa de uma monarquia europia, talvez isso fosse uma idia de aproximar as instituies com o povo, mas no final significou o distanciamento das mesmas com as elites que a sustentavam. Daibert Jr. (2004) discute que a escolha de um descendente de Lus Felipe para se casar com a futura Imperatriz do Brasil era uma forma de construir a imagem do Terceiro Reinado marcado pela simplicidade e sem exibio de ostentaes, fazendo a idia de a monarquia ser menos extica em uma Amrica recheada de repblicas. O casamento aconteceu em outubro de 1864, e apesar da inusitada felicidade domstica do casal, no plano poltico apareceu um desconforto. O Prncipe veio imbudo de um esprito liberal, entusiasta da marselhesa, o hino republicano francs, alm de ser leitor de Tocqueville. Tais aspectos eram louvveis para alguns liberais, mas assustava os membros do Partido Conservador. Entretanto, um fator poltico tomou maiores atenes nos bastidores da corte. A Guerra do Paraguai estourou em dezembro de 1864, transformando-se no maior conflito blico da Amrica do Sul. (DORATIOTO, 2010). Alm dos embates nos campos de batalha, o jogo poltico conduzia os planos de guerra. O conde dEu teceu crticas pblicas contra a atuao do ento marqus de Caxias (lder do Partido Conservador), que foram tomadas como posies partidrias. Os liberais, que no momento chefiavam o gabinete sob a presidncia de Zacarias de Ges e Vasconcelos chegou a aventar a possibilidade do Prncipe Consorte participar do Conselho de Estado (DAIBERT JR., 2004). Para o azar de Vasconcelos, os liberais caram do poder e os conservadores voltaram a dominar a cena poltica. (SCHWARCZ, 2010). O conde no poderia sair com a imagem mais desgastada com os conservadores diante das crticas ao Caxias e suas idias de reforma parlamentar, emancipao de cativos e liberdade religiosa (CALMON, 1941). Apesar da movimentao causada pela Guerra do Paraguai, no plano poltico interno ocorria um novo debate ligado aos nveis de participao do casal principesco nos espaos de poder da monarquia brasileira.

O projeto de lei do visconde de So Vicente

Ainda em meio ao desconforto causado pelo posicionamento do Prncipe Consorte aos modos de conduo da guerra e o seu crescente desejo de participar do conflito (DORATIOTO, 2010), os liberais buscavam ampliar seus espaos de apoio junto ao conde dEu. Em 1867, o senador visconde de So Vicente apresentou uma proposta de lei em garantiria Princesa Imperial na qualidade de herdeira imediata ao trono do Brasil e ao seu consorte, assentos no Conselho de Estado e no Senado do Imprio. (ALENCAR, 1867). A proposta surgiu como trunfo dos liberais e um medo crescente do Imperador que tais posies acirrassem os nimos dos conservadores j irritados com as posies pblicas do conde. (DAIBERT JR., 2004). De acordo com Rangel (1934), alguns polticos, como

o prprio So Vicente, aconselharam ao Prncipe Consorte que tivesse cautela em suas relaes com as idias liberais. Apesar da mxima que chegou aos bancos historiogrficos de que no h nada to parecido com um saquarema quanto um luzia no poder, Mattos (2011) assegura que as divergncias entre os grupos dominantes da elite poltica imperial merecem uma ateno maior, e a verificao de como conduziram o jogo poltico oitocentista aliado s suas prprias divergncias internas. A administrao de Zacarias de Ges e Vasconcelos e o seu descontentamento quando o Imperador exigiu que o marqus de Caxias fosse nomeado comandante das tropas no Paraguai revelam o afloramento dessas disparidades durante a dcada de 1860. Segundo Carvalho (2011), havia divergncias entre os grupos desde as suas origens regionais, as propostas partidrias que comearam a ser construdas a partir da dcada de 1860 e a prpria maneira como encaravam a administrao do Estado. Por fim, para Mattos (2011), a prpria maneira como os conservadores encaravam os movimentos liberais do comeo do Segundo Reinado como a destruio da ordem social vigente. As propostas liberais em 1865 incluam reformas e que estavam ligadas diretamente ao desenrolar da guerra e marcaram certo desagrado que marcou a queda de Zacarias. (Vainfas, 2008). Voltando ao projeto de So Vicente, esse era extremamente simples:

PROJECTO PRIMITIVO DO SR. VISCONDE DE S. VICENTE A assembla geral legislativa resolve: Art. 1 As disposies do art. 6 da lei de 23 de Novembro de 1841, relativas aos principes da casa imperial, so applicaveis ao prncipe consorte da princeza imperial. Art. 2 Fico revogadas as disposies em contrario. Pao do Senado, 27 de Maio de 1867. Visconde de So Vicente. Baro de S. Loureno. Souza Franco. Furtado. Silva Paranhos. (apud ALENCAR,1867:64).4

Marcado pela simplicidade e pelo respaldo de lderes conservadores como o baro de So Loureno (RODRIGUES, 1975), a proposta de So Vicente tentava solucionar algumas lacunas na legislao no que se refere participao de membros da Casa Imperial no Senado e ao mesmo tempo amenizar pendncias para a participao do Prncipe Consorte no jogo poltico imperial. A insero nesse momento de uma mulher e um estrangeiro nos espaos de poder do Brasil imperial que merece destaque em nossa anlise.

O Conselho de Estado: o crebro da monarquia

Preferimos manter a ortografia original em todas as citaes.

Antes de nos aprofundarmos nos debates que se promoveram na Cmara do Senado e no Conselho de Estado, faz-se necessrio uma anlise do rgo que nas palavras de Joaquim Nabuco (apud Vainfas, 2008:165), funcionava como o crebro da monarquia. Torres (1965) diz que o objetivo principal do Conselho de Estado era o auxlio ao governo e a administrao imperial. Foi institudo pela Constituio de 1824 atravs do artigo 137, foi suprimido em 1834 atravs do Ato Adicional, e restabelecido em 1841 funcionando at 1889 com a queda da monarquia. Segundo a Constituio, atravs do artigo 142, era funo do Conselho:

Os Conselheiros sero ouvidos em todos os negcios graves, e medidas gerais da pblica Administrao; principalmente sobre a declarao da Guerra, ajustes de paz, negociaes com as Naes Estrangeiras, assim como em todas as ocasies, em que o Imperador se proponha exercer qualquer das atribuies prprias do Poder Moderador, indicadas no Art. 101, exceo da VI. (NOGUEIRA:2001:98).

A exceo referida se trata do direito do Imperador de nomear e demitir livremente os ministros de Estado. De acordo com Rodrigues (1975), havia um temor que o Conselho no passasse de um grupo de bajuladores, o que de fato aconteceu durante do reinado de D. Pedro I, e dessa forma o mesmo foi suprimido durante o Perodo Regencial. Entretanto, segundo Nogueira (2001), o Conselho fazia-se necessrio, pois, faltou um elo entre o Poder Moderador e o Poder Executivo, foi um erro a sua supresso. Embora Torres (1965) e Rodrigues (1975) tentem fazer do Conselho uma espcie de super-poder da monarquia, Carvalho (2010) assegura que ele no era to poderoso assim. O Imperador no era obrigado a seguir o conselho da maioria e nem era obrigado a pedir a opinio de seus membros em todas as ocasies.

Os debates no Senado

O artigo 6 da lei 243 de 23 de novembro de 1841, que reinstitua o Conselho de Estado, assegurava que o Prncipe Imperial logo que completasse dezoito anos teria assento no Conselho, ficando os demais prncipes da Casa Imperial dependendo da nomeao do Imperador (TORRES, 1965). A proposta do visconde de So Vicente perguntava se esse artigo tinha o mesmo valor para a Princesa Imperial. Segundo Rodrigues (1975), para So Vicente e os autores do projeto, para a Princesa Imperial no havia dvidas que ela tinha direito participao no Conselho e no Senado, mas era necessria uma retificao para a presena do Prncipe Consorte no dito Conselho.

Jos de Alencar, famoso por seus romances como Senhora, Lucola e Diva, tinha posies diferentes. Para o famoso romancista e clebre desafeto de D. Pedro II, a lei no se referia para os titulares de Prncipe Imperial do gnero feminino, pois quando a lei de 1841 foi promulgada, a princesa D. Januria, irm do Imperador, estava na qualidade de Princesa Imperial e no foi convidada a tomar assento. Ele publicou em 1867 um trabalho intitulado These Constitucional em que analisa a lei. Ele assegura que para a Constituio de 1824, a pessoa do Prncipe Imperial era expressamente uma figura masculina e que a cada em uma personalidade feminina se tratava de um acidente. So Vicente pensava o contrrio afirmando que segundo a nossa lei fundamental, a princesa imperial a mesma personalidade do prncipe imperial, ele mesmo, tem todos os mesmos direitos e prerrogativas, a mesmssima entidade. No, no temos, nem queremos, a lei slica (apud RODRIGUES, 1975:108109). Temos a o primeiro embate: o gnero dominante no jogo poltico. De fato todas as referncias na Constituio e nas leis posteriores eram sempre de Imperador e Prncipe Imperial. Como diz Barman (2003), a poltica no era um espao feminino, era um corpo estranho a ela. No Senado, quando a proposta foi debatida alguns senadores se referiram dizendo que a mulher no poderia assumir tais funes em virtude da debilidade de seu sexo e que nem de longe poderia ser comparada virilidade masculina. Outros afirmavam como Silveira Mota que Silveira da Mota: O sexo feminino pela nossa legislao e pela legislao de todo o mundo civilizado excludo dos cargos pblicos. Se a lei slica fosse adotada entre ns, evidentemente toda a vez que se falasse de prncipe imperial se entenderia o varo (apud RODRIGUES, 1975:111). Jos de Alencar chama a proposta de insero da Princesa Imperial no corpo do Conselho como uma imoralidade poltica. Segundo ele, a mulher no responsvel por seus atos, no pode ser chefe de sua famlia. Dessa forma, como inserir uma mulher dentro de um espao em que conselheiros so responsveis por suas posies e no Senado onde os prncipes da Casa Imperial podem responder por seus discursos. Percebe-se nesses debates o grau de excluso das mulheres, mesmo se tratando em nosso caso, da futura Imperatriz do Brasil, dos assuntos de Estado. Como dizia Costa (2010), a mulher brasileira do perodo monrquico ficou em constante estado de menoridade. Alguns senadores, como Francisco Jos Furtado argumentava quem nem o Prncipe Imperial e nem mesmo a Princesa Imperial tinham direito a assento no Conselho de Estado ou no Senado (RODRIGUES, 1975), o que revela uma contradio j que a Constituio assegurava no artigo 46 assegurava que os prncipes da Casa Imperial eram senadores por direito, e teriam assento na respectiva cmara assim que atingissem vinte e cinco anos. (NOGUEIRA, 2001). Talvez isso revelasse uma posio dos liberais em no concordar na desigualdade jurdica entre os cidados brasileiros e os membros da Casa Imperial. Jos de Alencar (1867) segue de perto dessa perspectiva, segundo ele, somente o Imperador uma

figura diferente do restante dos cidados brasileiros e que se trata de uma figura impessoal, j os prncipes tendem a compartilhar dos mesmos aspectos dos outros brasileiros. Para Barbosa (2009), esses homens do Partido Liberal, eram em sua maioria, pessoas do perodo regencial e que viram a ascenso de D. Pedro II ao trono, e ao mesmo tempo, eram defensores intransigentes dos princpios liberais. Rodrigues (1975) mostra que o visconde de So Vicente enfureceu-se com essa perspectiva afirmando que o governo exclua a Princesa Imperial e seu esposo dos negcios por pura manipulao e porque se sentia no direito de fazer qualquer coisa. O senador chegou a fazer uma piada com a situao, pedindo que as senhoras do Imprio ficassem atentas ao que os senadores e ministros argumentavam sobre a participao feminina nos negcios do Estado.

Estas consideraes me provar de sobejo meu asserto, contestado por um illustrado escriptor, sobre a dependencia em que se aha uma senhora casada, mesmo soberana, a respeito de seu marido, dentro do circulo da familia, no lar domestico. No ha poder capaz de derrogar essa lei immutavel da sociedade, consagrada pela religio e pelo costume. Sua infraco importaria o aniquilamento da familia. (ALENCAR, 1867:30-31).

Percebemos o temor na mudana da base social patriarcal e da dependncia dessa mulher de um marido e o pior, deix-la acima do mesmo. Entretanto, o marido dessa Princesa ainda revela um problema especial. A participao do conde dEu no Conselho de Estado assumia outra proporo j que se trata de um estrangeiro, constitucionalmente excludo dos negcios de Estado. De acordo com a legislao brasileira, o Prncipe renunciou sua nacionalidade francesa, seus ttulos franceses, passando a ser brasileiro. (RANGEL, 1934). De acordo com Daibert Jr. (2004), quando foi proposto o enlace das princesas brasileiras com prncipes estrangeiros, isso ainda no era um problema no cenrio nacional. Segundo a Constituio de 1824, o esposo da Imperatriz no teria participao nos negcios de Estado e s receberia o ttulo de Imperador depois que tivesse da Imperatriz, um filho ou filha5. (NOGUEIRA, 2001). Alencar (1867) afirma que o direito de sucesso na figura feminina um mero acidente para no desviar o princpio dinstico a um ramo estranho da famlia, e que isso deixa o consorte da soberana em uma situao melindrosa. Tomando o exemplo da Inglaterra, ele afirma que o Parlamento naturalizou o prncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha, marido da Rainha Vitria como cidado ingls, entretanto, o brasileiro no fez isso com o consorte da Princesa Imperial. So Vicente afirma que o Prncipe Consorte partilha da nacionalidade da esposa, j que quando ele renunciou sua antiga cidadania e ttulos, passou a ser um Prncipe do Brasil, no poderia ser um prncipe sem Casa. E dessa forma, sendo Prncipe da Casa
5

Trata-se de um dispositivo constitucional peculiar das monarquias ibricas (Portugal e Espanha) e do Brasil como herdeiro dessa tradio em que o marido da titular partilha seus ttulos.

Imperial, partilha dos mesmos direitos dos prncipes de sangue e nascimento. Ao final assegurou que o problema fosse a naturalizao do prncipe, que ela fosse regulamentada por fora de lei para solucionar eventuais dvidas. (RODRIGUES, 1975). Entretanto, esse dispositivo macula a idia dos que anseiam a igualdade jurdica entre os cidados brasileiros. Mesmo que as pendncias acerca da naturalizao do conde dEu fossem resolvidas por fora de lei, esbarravam no pensamento que de ele teria privilgios em relao a outros brasileiros quando entraria no Conselho de Estado com menos de quarenta anos.

O projecto que habilita o principe consorte ser nomeado conselheiro de estado, independente da idade marcada na lei, offende os direitos politicos do cidado brasileiro, e fere a nossa constituio em varios pontos que devio ser inviolaveis. (ALENCAR, 1867:63).

Dessa forma, para alguns parlamentares estavam em jogo os limites da participao de dois elementos estranhos ao cenrio poltico nacional, e as formas como viam a igualdade jurdica entre os cidados brasileiros. O senador Silveira Mota em seu discurso, afirmou que os direitos especiais aos prncipes de sangue eram naturais j que esses tinham a eventual perspectiva de suceder no trono, o que no acontecia com o Prncipe Consorte, j que ele em hiptese alguma subiria ao trono. (RODRIGUES, 1975). A proposta acabou sendo votada e aprovada:

PROJECTO APROVADO PELO SENADO A assemblea geral resolve: Art 1 As disposies do art. 6 da lei de 23 de Novembro de 1841, na parte relativa ao Principe Imperial, so applicaveis Princeza Imperial. Art.. 2 As disposies do citado artigo, relativas aos principes da casa imperial, so applicaveis ao Principe consorte da Princeza Imperial. Art. 3 O casamento da Imperante, ou da Princeza Imperial, com estrangeiro importa para este a condio de cidado brasileiro naturalisado. Ele prestar o respectivo juramento nas mos do Imperador. Art. 4 Fico revogadas as deliberaes em contrario. Pao do senado, em 27 de Julho de 1867. Visconde de Abaet, Presidente. Thomaz Pompo de Souza Brasil, servindo de 1 secretario. Jos Maria da Silva Paranhos, servindo de 2 secretario. (apud ALENCAR, 1867:64).

10

Mesmo tida por alguns senadores, como o prprio Silveira Mota, como inconstitucional, a proposta teve sucesso no Senado e na Cmara dos Deputados. O mal-estar ocasionado pela idia de um estrangeiro aconselhar a Imperatriz do Brasil nos assuntos polticos era um temor ainda no controlado, e de fato havia a rejeio de que a presena do conde fizesse aflorar ainda mais essa perspectiva. O debate lanado na Cmara do Senado no apontava uma mera insero de dois elementos em um espao de poder importante da monarquia brasileira, mas a construo da cidadania no Brasil Imperial. As inseres de dois elementos estranhos ao jogo poltico abrem um leque de possibilidades e de debates acerca da formao do processo democrtico do Brasil independente.

REFERNCIAS

ALENCAR, Jos de. Uma these constitucional: A Princeza Imperial e o Principe Consorte no Conselho de Estado. Rio de Janeiro: Livraria Popular, 1867. BARBOSA, Silvana Mota. A poltica progressista: Parlamento, sistema representativo e partidos nos anos 1860. In: CARVALHO, Jos Murilo de; NEVES, Lcia Maria Bastos das (Orgs.). Repensando o Brasil dos Oitocentos: Cidadania, Poltica e Liberdade. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2009. BARMAN, Roderick J. Princesa Isabel do Brasil: Gnero e Poder no Sculo XIX (traduo de Luiz Antnio Oliveira Arajo). So Paulo: Ed. Unesp, 2003. CALMON, Pedro. A Princesa Isabel: a Redentora. So Paulo: Ed. Nacional, 1941. CASCUDO, Lus da Cmara. O conde dEu. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1933. CARVALHO, Jos Murilo. A construo da ordem: A elite poltica imperial/Teatro de sombras: A poltica imperial. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2011. _____________________ (Org.). Nao e cidadania no Imprio: Novos horizontes. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. COSTA, Emlia Viotti da. Da monarquia repblica: momentos decisivos. 9. ed. So Paulo: Ed. Unesp, 2010. DAIBERT JR., Robert. Isabel a Redentora dos Escravos: uma histria da Princesa entre olhares negros e brancos (1846-1988). Bauru: Edusc, 2004. DORATIOTO, Francisco. Maldita guerra: Nova histria da Guerra do Paraguai. So Paulo: Companhia das Letras, 2010. MATTOS, Ilmar Rohloff de. O tempo saquarema. So Paulo/Braslia:HUCITEC/INL, 2011.

11

NOGUEIRA, Octaciano. Constituies Brasileiras: 1824. 2. ed. Braslia: Senado Federal/Centro de Estudos Estratgicos/ Escola de Administrao Fazendria, 2001. RANGEL, Alberto. Gasto de Orleans: o ltimo conde dEu. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1934. RODRIGUES, Jos Honrio (Org.). Atas do Conselho de Estado: Terceiro Conselho de Estado 1865-1867. Braslia: Senado Federal, 1975. ____________________________. O Conselho de Estado: O Quinto Poder?. Braslia: Senado Federal, 1975. SAXE-COBURGO-E-BRAGANA, Dom Carlos Tasso de. A Intriga: Retrospecto de intricados acontecimentos histricos e suas conseqncias no Brasil Imperial. So Paulo: Ed. Senac: 2012. SCHWARCZ, Llia Moritz. As barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trpicos. 2. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2010. TORRES, Joo Camilo de Oliveira. O Conselho de Estado. Rio de Janeiro: GRD, 1965. VAINFAS, Ronaldo (Org.). Dicionrio do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

S-ar putea să vă placă și