Sunteți pe pagina 1din 3

Sade

O mistrio do amianto

Pode provocar cancro, mas saber onde existe no uma "prioridade", diz o Governo, ignorando a sade pblica - e a lei

Lus Ribeiro (texto) e Liete Quintal (foto) 15:28 Segunda feira, 19 de Novembro de 2012 Partilhe este artigo:
2 0

Trs funcionrios do edifcio do IVA, em Lisboa (na foto), morreram com cancro do pulmo colegas culpam o amianto

Entre os funcionrios pblicos que trabalham no chamado "Edifcio do IVA", na Avenida Joo XXI, em Lisboa, motivo de conversa a morte de trs colegas no fumadores e relativamente novos com cancro do pulmo. "Suspeita-se de que a doena tenha sido causada pelo amianto que, dizem, est nos tetos falsos", conta Amndio Alves, da direo de Lisboa do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos. Entretanto, o edifcio j foi alvo de obras profundas, para retirar a substncia, mas ainda faltam trs pisos. O amianto um produto que pode provocar cancro, atravs da libertao de partculas, muito utilizado na construo em Portugal at ser proibido pela Unio Europeia, em 2005. Mas proibir no foi suficiente. Devido popularidade do material nas dcadas anteriores, o Governo de Scrates fez passar legislao para inventariar os 4 mil edifcios pblicos com amianto. A lei n. 2/2011, de 9 de fevereiro, que estabelece "procedimentos (...) com vista remoo de produtos que contm fibras de amianto ", muito clara: as autoridades

tinham um ano para proceder ao levantamento de todos os prdios e equipamentos pblicos com aquela substncia; e mais 90 dias para remover o produto (coisa que no ficaria barata ao Estado). Passados quase dois anos, ainda no se sabe sequer onde est o amianto. J no seria mau se se tivesse dado o primeiro passo. "Na altura, achmos o prazo ambicioso. S que o trabalho nem sequer comeou", critica Carmen Lima, do Centro de Informao de Resduos da associao ambientalista Quercus.

'SITUAES GRAVES'
Para Joo Vilarinho Santos, administrador da SAGIES (empresa de segurana e sanidade no trabalho), o levantamento de edifcios com amianto uma questo de sade pblica e no se devia limitar a equipamentos do Estado. "Temos de alargar a anlise a todos os edifcios pblicos, como centros comerciais", sublinha, assegurando que conhece "situaes graves de libertao de partculas ", sobretudo casos relacionados com a degradao da l de amianto, comum em canalizaes e condutas de ar condicionado. Os responsveis governamentais no parecem preocupados. No incio do ms, Assuno Cristas, ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Territrio, garantia que o levantamento seria feito, mas acrescentou, em declaraes citadas pelo Dirio de Notcias, que esse trabalho no era "prioridade nmero um". Essa uma posio que a Quercus vai denunciar ao Comit de Altos Responsveis da Inspeo do Trabalho, um organismo da Comisso Europeia. "O pior de tudo que nos mantemos no desconhecimento. No sabemos o que nos espera quando frequentamos ou trabalhamos num edifcio pblico", diz a ambientalista Carmen Lima. E o Governo no pode sequer dizer que esta era uma medida da administrao anterior. Afinal, o Parlamento aprovou o diploma por unanimidade.

P&R - O amianto
O que ? um grupo de minerais fibrosos muito usado, durante sculos, como material de construo, devido sua resistncia ao calor, capacidade de isolamento e flexibilidade. Em 2005, a sua extrao e utilizao foram proibidas na Unio Europeia. Que consequncias tem para a sade humana? Atravs da interao com o amianto (ou pela degradao provocada pelo tempo), soltam-se minsculas partculas fibrosas que ficam suspensas no ar e so facilmente inaladas. Quanto mais prolongada a exposio, maior quantidade de fibras se acumula nos pulmes. A longo prazo (sempre mais de dez anos), pode provocar graves leses pulmonares, mesoteliomas e cancro do pulmo. Onde se encontra? Em Portugal, a utilizao de amianto foi particularmente popular nos anos 70 e 80 do sculo passado, pelo que edifcios construdos nessa altura tm, quase de certeza, essa

substncia. A forma menos preocupante o fibrocimento (amianto misturado com cimento), de onde as fibras no se libertam com facilidade.

Ler mais: http://visao.sapo.pt/o-misterio-do-amianto=f697629#ixzz2CgpCUZTc

S-ar putea să vă placă și