Sunteți pe pagina 1din 6

UM BREVE SURTO DE IAS!

Dizem: a psicologia tem matado a pedagogia!. Nessa mesma seara, viagem, digo-vos que a filosofia, a ideologia e outras ias, tem matado a teologia. Enquanto a filosofia cria doutrinas, a ideologia por sua vez, cria as denominaes. No seria bem mais fcil a interpretao bblica luz de nossa gramtica? Exemplo os 10 mandamentos: 1) No matars.. O que tem a divagar sobre o assunto? 2) No fars para ti imagem de escultura, nem alguma semelhana do que h em cima nos cus, nem em baixo na terra, nem nas guas debaixo da terra. No te encurvars a elas nem as servirs; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, at a terceira e quarta gerao daqueles que me odeiam.. De igual forma o texto acima? Sabe, existem pessoas muito, mas muito inteligentes. Professores, diga-se de passagem, de TODAS as disciplinas, em todas as denominaes. Porque essas, ento, no assumem a interpretao literria da Bblia? Aos filsofos diria, havendo erro, DEUS se manifestar. Aos idelogos diria, havendo distanciamento do ideal divino, DEUS corrigir. Desafio qualquer um, interpretao da Bblia, pelo puro e simples portugus! Algum toparia?

Versculo em anlise: I Timteo 2:5: portanto h um s Deus e um s mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.. No seria mais fcil?! Vivo no meio evanglico j h muito tempo, e sempre vejo aqui, ou, ali, denominaes baseando sua doutrina em coisa que realmente no importa, isso me incomoda, fico possesso. Tamanho do cabelo? Se a ceia livre, restrita ou ultra restrita? Se batismo por imerso ou asperso? Realmente, coisas nfimas, ante o que DEUS tem para todos ns! Se deixssemos todas as demais disciplinas em stand by e, por um momento nos voltssemos somente Histria, veramos o que a crena ideolgica fez e continua fazendo no mundo. Desde o Egito antigo, passando por Roma, visitando a Inquisio, chegando ao Oriente Mdio... Ufa! Vemos carnificina e mais chacina em nome de DEUS! Ser que DEUS aprovou todas? Ser que aprova? J sabemos aonde a religiosidade cega nos levar! Vamos continuar nesta? Todos os Presbteros j falaram que, em certo momento, uma determinada passagem mostrou-se de uma forma. Ao passo que, em outro instante, mostrou-se de forma totalmente diferente. Aja vista, as diferentes pregaes sobre um mesmo texto! Mas, nem todo presbtero, ventila a possibilidade da interpretao literria! Porque isso? Medo? Salvaguardar a denominao?

Enfim, se ns fssemos um pouco mais crticos sobre o que pregam, sobre o que nos ensinam, escrevendo seus pontos, analisando a estrutura da mensagem, saberamos que muitas foram, como no dito popular, feitos nas coxas! Mostraramos a eles onde erraram, ou, saram, ou, desentoaram... do tema proposto. A sim! Eles erram!!!! E muito. Mas, no sabem pedir perdo! Acham-se, assim como na antiguidade, que se forem afrontados, DEUS lutar por eles. Ser? Se baseiam em I Crnicas 16:22: "No toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas no faais mal.". Contudo, devemos tambm, estarmos atentos aos falsos profetas. No isso que nos aduz o texto de Mateus 7:15? Seno, vejamos: "Acautelai-vos, porm, dos falsos profetas, que vm at vs vestidos como ovelhas, mas, interiormente, so lobos devoradores.". Mas, o erro, em muitas vezes, nosso. Deixamo-nos enganar! Deixamo-nos dirigir, administrar, tomar conta da igreja. Afinal, j temos nossos afazeres dirios. No temos tempo para servir a DEUS. No esta desculpa que mais falamos, ouvimos? Pensando sobre o assunto, qual entre ns que, tendo uma empresa, deixa a presidncia da mesma, dando amplos poderes, inclusive para pagar, receber, dar quitao a um estranho? No assim que fazemos com o novo Presbtero? Nossa preguia, nosso desleixo com a igreja, nossa indisposio para assumirmos cargos na igreja, fez do Presbtero, a desgraa da igreja moderna.

Vemos, por consequncia disso, Pastores furtando descaradamente, o patrimnio da igreja. Pastores milionrios! Pastores que a igreja deles! No mais de DEUS, mas sim, deles!!!! E sabem o que dizem? Que ns apostatamos da f! Que somos ovelhas desgarradas. Entregues ao pecado! Quando resolvemos afront-los. Lembro-me de quando podamos ir livremente s Convenes, bastando se inscrever para poder votar e ser votado. Falar e discutir. Hoje, o Presbtero tem que avalizar o membro! Como assim? As Convenes so deles! L, discutem o destino da denominao. Cabe a ns, acatarmos ou no! Uma vez algum nos disse: ovelha gera ovelha!. Nesse simples conceito, teramos a pessoa do Pastor como o simples guardio do rebanho. Como deveria ser, a propsito. Aps o Cristianismo se tornar a religio principal de Roma, poca de Constantino, a igreja foi revestida de autoridade Estatal, assim por dizer. Virou um imprio! Virou Roma Vaticano. Desde ento, a ns, simples ovelhas, ao nosso ver, nos cabe ouvir e acatar todas as loucuras que de plpito advm. Ser? O pastor sabe do nosso ciclo de acasalamento, mas, nos colocar para acasalar? O pastor sabe qual pasto gostamos, mas, ser que nos levar a ele? O pastor sabe de nossas fraquezas, mas, ser que ele se levantar contra o urso? O leo? Ser?

Hoje, nos dias atuais vivemos o individualismo, e, infelizmente, ele escancarou as portas das igrejas e senta-se ao lado do Presbtero no plpito. O Presbtero antes de aceitar o convite da Igreja A, igreja B, ele pesquisa se na cidade tem faculdade. Indaga, melhor seria uma Universidade! Se tem hospital, maternidade, escolas boas... e assim por diante. Ora, minha famlia precisa de conforto.. Nessas horas, me lembro de Paulo... "Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministrio que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graa de Deus." (Atos 20:24). Na boa! Na moral! Muitos so chamados, mas pouco os escolhidos! Ou, como dizamos poca de seminrio, alguns foram chamados, outros, assoviados! Assim como vemos erros mdicos. Erros jurdicos. Erros pedaggicos. Erros polticos. Fatalmente, temos ERROS teolgicos. Ou, melhor, ERROS vocacionais. Realmente foram chamados, mas, no para o presbitrio. Finalizando, vemos com maus olhos a conduta de algumas denominaes que, em pleno sculo XXI encontramse tanto doutrinariamente, quanto administrativamente, ideologicamente, filosoficamente, atrelados ao passado distante. Discriminando o pecador e abraando o pecado de alguns. a famosa lei da compensao. Se o dzimo for bom ento...!!! Por outro lado, levantam-se loucos, a maneira JESUS de pregar, que no discriminam. Que abraam o pecador, mas no seu pecado.

Razo pela qual, seu ministrio tem crescido e assustado aos hipcritas, aos fariseus. Bom seria, reiterando, que nossa viglia, estenda-se tambm, pessoa que colocamos a frente de nossa igreja para nos orientar. Contudo, Thats my wish! By JaZz Si. Vi.

S-ar putea să vă placă și