Sunteți pe pagina 1din 7

NOVOS OLHARES SOBRE O ENSINO DE HISTRIA: O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM SALA DE AULA.

Lourdes Oliveira Couto Barbosa1; Clecita Maria Moiss1; Bencia Couto Oliveira2
1

Acadmicas do curso de Histria da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, Bolsista PIBIDPrograma Institucional de Bolsa Iniciao Docente; 2Professora Orientadora da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, Professora coordenadora do PIBID- Programa Institucional de Bolsa Iniciao Docente; Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD- Caixa Postal 322, CEP 79.825-480, Dourados-MS; E-mail: lucoutobarbosa@hotmail.com; beniciaoliveira@ufgd.edu.br.

RESUMO Este trabalho apresenta aspectos sobre o uso de recursos audiovisuais segundo o projeto que est sendo realizado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa a iniciao docncia), no curso de Histria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). O PIBID visa tornar o ensino mais dinmico e eficaz, no sentido de melhorar a racionalidade e a sensibilidade dos alunos ajudando-os na compreenso do mundo em que vivem, tornandoos assim, sujeitos ativos da histria deles e da sociedade como um todo. As atividades aqui relatadas foram elaboradas e aplicadas durante o primeiro semestre do ano letivo de 2012, com os alunos do primeiro ano do ensino mdio na escola Estadual Antnia da Silveira Capil, na cidade de Dourados-MS.

Palavras-chaves: Ensino de Histria, Racionalidade , PIBID

INTRODUO Para a elaborao das atividades ora apresentadas foram utilizados livros didticos e paradidticos, artigos cientficos, revistas, sites, filmes e documentrios que tornaram viveis a problematizao do ensino de histria. A histria narrada, tal qual acontece desde h muito na escola e fora dela, precisa de urgente transformao. Pensando nessa direo, torna-se imperativo que o ensino de histria deixe o folclore, a fantasia e o preconceito, que a tornaram

Pgina 1 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extenso UFGD 22 a 24 outubro 2012 Dourados-MS

uma histria exclusivamente de homens brancos, guerreiros viris, grandes lderes polticos, onde as pessoas comuns no esto integradas.

Cabe ressaltar que, somente com a parceria dos profissionais de ensino envolvidos, mediante estratgias pedaggicas, foi possvel a realizao deste trabalho, visto que mudanas nem sempre so compreendidas e vistas como desejveis e viveis dentro do recinto escolar. Dessa forma, enfrentar o desafio de usar novas ferramentas para transformar a atual realidade do ensino de histria no foi tarefa fcil, porm, j podemos observar num curto perodo de tempo, resultados muito satisfatrios. A APLICAO DA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE HISTRIA Uma das propostas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa a Iniciao Docncia) tornar o ensino de Histria mais envolvente e dinmico, levando o aluno a desenvolver o senso crtico, estimulando ao questionamento e problematizao entre passado e futuro, tornando-o, assim, ator da Histria. Na busca por ferramentas que pudessem auxiliar na transmisso do conhecimento histrico de forma mais dinmica e atual, foram escolhidos o cinema e a internet, dentre outros, pois essa nova metodologia de ensino pode vir a transformar os velhos e ineficazes pilares sobre os quais a escola brasileira se sustenta. Os temas abordados aguaram a curiosidade e o senso crtico dos alunos.
Ver o filme, antes de tudo, compreend-lo, antes de seu grau de narratividade. , portanto, que, em certo sentido, ele diz alguma coisa, e foi a epartir desta constatao, que nasceu, na dcada de XX, a ideia de que, se um filme comunica um sentido, o cinema um meio de comunicao, uma linguagem
i

(Dicionrio terico e crtico de cinema, de Jacques Aumont e Michel Marie)

As atividades diferenciadas propostas nesse semestre visaram orientar na formao do cidado crtico e til sociedade, entendedor de seus direitos e deveres. Procurou- se, tambm, direcionar a aprendizagem do ensino de Histria para o desenvolvimento de habilidades e competncias para que na prtica do dia-a-dia, o que foi aprendido possa ser usado para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos, e considerando que os temas abordados nesse semestre remetiam Histria Antiga (Grcia, Egito e Roma), o desafio era, ento, transmitir esse conhecimento. Para despertar o interesse dos alunos e seguindo as orientaes pedaggicas da escola, foram apresentados slides que tratavam do cotidiano dos egpcios, abordando aspectos como a
Pgina 2 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extenso UFGD 22 a 24 outubro 2012 Dourados-MS

cultura, trabalho, religio, poltica e a importncia que o Rio Nilo exercia em suas vidas. Aps a apresentao houve debate com a problematizao das questes que mais chamaram a ateno dos alunos, como o mtodo de irrigao utilizado j naquele perodo pelos egpcios e o fato de todas as sociedades que viviam ao longo das margens do rio, terem suas vidas alteradas pelas constantes enchentes e secas que ocorriam todos os anos. Assim, foi possvel comparar essa situao que acontece todos os anos no Pantanal brasileiro, onde a populao ribeirinha tambm tem que se adequar e da mesma forma tentar aproveitar a poca das enchentes para pescar, visto a grande quantidade de peixes que habitam os rios nesse perodo. Na vazante, como no Antigo Egito, a terra fica rica em nutrientes que facilitam o plantio de diferentes culturas. Seguindo o debate, foi levantada a questo da importncia que os rios exerceram na vida de sociedades to distintas como a do Egito Antigo e a do Pantanal brasileiro. Por essa linha de pensamento foi possvel desenvolver debate, de tema to em voga hoje, que a da eminente e urgente necessidade de se preservar a vida nos rios e do meio ambiente em geral, sem a qual toda a vida do Planeta Terra poder vir a sofrer grandes dificuldades. Outra atividade elaborada sob a orientao pedaggica da escola, que conta com vasta e atualizada gama de equipamentos tecnolgicos, e tambm, com a assistncia em sala de aula do professor Aurlio, que ministra a disciplina de Histria para esses alunos, foi Grcia Antiga, onde houve a apresentao de slides, um dos recursos mais bem aceitos pelos alunos. A estrutura familiar, religiosa, poltica e econmica desse povo chamou a ateno de toda a sala de aula. A problematizao deu-se a partir da questo da democracia: O que significou a democracia para os gregos e o que significa para ns?. Nesse ponto, o que mobilizou os alunos foram questes como a do trabalho dos escravos, da escravido antiga, visto que a relao de trabalho dos escravos com seus senhores era totalmente diferente da escravido j estudada por eles, embora haja uma linha tnue ligando essas duas formas escravistas. Outro momento extremamente agradvel dessas atividades foi, a explanao sobre o legado deixado pelos gregos. Afinal, a referncia da Grcia Antiga vai alm do Parthenon, das esculturas de deuses, dos afrescos e de templos, isso est relacionado somente com o momento histrico. H um grande mal-entendido entre a histria oficial e aquela que as crianas querem descobrir1.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras, 2010, pg 15

Pgina 3 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extenso UFGD 22 a 24 outubro 2012 Dourados-MS

Nesse instante foi feita uma reflexo sobre outras importantes realizaes dos gregos da antiguidade como a arquitetura, a filosofia, a medicina, a democracia, a msica, dentre outros. Ainda dentro dessas mesmas atividades, foi apresentado um recorte de poucos minutos do filme 300, onde foi enfatizada a diferena da educao dada a uma criana do sexo masculino na cidade de Esparta e na cidade de Atenas. Esparta, Cidade-Estado que vivia de conquistas por meio de interminveis guerras, necessitava produzir guerreiros desde a mais tenra idade. Atenas, que vivia da filosofia e da contemplao, formava desde muito cedo seus pensadores. Necessria se fez a comparao com a atual forma de educao, pois a sociedade de hoje tem valores bem diferentes daquela poca. Mesmo assim, o legado deixado pelos Antigos Gregos ainda reproduzido na arquitetura, filosofia, teatro, jogos olmpicos, entre outros campos do conhecimento humano. Destaca-se o uso do cinema no desenvolvimento deste trabalho. A linguagem cinematogrfica, que nem sempre a falada, traz conceitos que fazem enxergar os variados costumes culturais de povos em diferentes partes do mundo, permitindo a cada espectador fazer sua prpria leitura e ter seu prprio entendimento. Dessa forma, os filmes usados em sala de aula, foram direcionados para o entendimento da temtica escolhida para ser abordada naquele momento. No final do semestre, o tema abordado foi Roma, e atravs de slides que trataram da diferena entre a Monarquia, a Repblica e o Imprio na Roma antiga, comparando essas formas de governo s j vivenciadas no Brasil. Foi debatida a questo da escravido antiga e contempornea, com nfase na origem dos escravos do Antigo Egito e a origem dos escravos do Brasil, como esses escravos eram tratados, e o que eles representavam para a sociedade e economia da poca. Durante as atividades foi possvel entender, diante das diferenas entre os dois processos de escravatura, que a escravido brasileira, em certos aspectos, se arrasta at os dias atuais. Historicizou-se sobre a condio do negro e seus descendentes no Brasil e de como o nosso pas os rejeita, seja negando-lhes oportunidades, seja, at mesmo, negando-lhes sua prpria histria, visto que na maior parte das vezes os livros didticos e paradidticos trazem pouco ou quase nada dessa cultura que, de fato, uma das essncias do povo brasileiro. Ao trmino do semestre, foi sugerido aos alunos que desenvolvessem textos com suas opinies a respeito de todo o trabalho desenvolvido com eles, as respostas obtidas foram satisfatrias, considerando os objetivos almejados no desenvolvimento deste trabalho.
Pgina 4 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extenso UFGD 22 a 24 outubro 2012 Dourados-MS

Eis a transcrio de trechos de alguns dos textos escritos por eles.


"Tecnologia servio do futuro.(sic) Para mim, aprender sempre foi uma tarefa muito difcil de ser realizada, algo maante e chato. E permaneceu assim durante vrios anos, at recentemente, quando me deparei com alguns professores que estavam tentando mudar isso. Apresentaes em Power Point, idas frequentes sala de informtica, a vinda de professores assistentes, sempre com algo novo e empolgante para nos passar, sabe, as coisas estavam comeando a melhorar, tornando a arte de aprender muito mais fcil e interessante. Com estes novos recursos, a tecnologia se ps a servio da educao, em minha escola, levando o ensino de um jeito totalmente diferente aos alunos, fazendo com que se interessem pelos estudos, fazendo com que realmente os jovens aprendam, e no somente venham a escola por obrigao. Estas medidas com certeza traro resultados futuros, transformando o Brasil e seus brasileiros, tornando-os crticos e esforados, alm de fazer com que todas as coisas positivas subam e as negativas se tornem positivas. (Urbano, Gabriel, aluno 1 ano, ensino mdio, Escola Antnia da Silveira Capil). As aulas de histria Desde menor odiava histria e geografia, porque para mim estas matrias no se aprendem, mas se gravam, e at o nono ano, pairava o mesmo conceito em minha mente, as vezes pelo fato do professor no conseguir atender os pedidos, ou pelo fato do contedo ser muito complexo. Mas este ano sim, inovou-se o contedo, fazendo assim uma mudana de meu conceito, mas se antes eu no gostava, porque eu gosto hoje? Simples, pelo modo do professor trabalhar, hoje ele indaga de uma forma mais jovem, mais dinmica, interagindo com o aluno. Este ano me fez aprender que estas matrias, no se gravam, mas da maneira correto de se estudar, ai sim se aprendem, (sic) mas o que foi que realmente mudou, foi indo mais ao laboratrio de informtica, sala de vdeo, o retroprogetor dentro da sala de aula. A aula agora no mais simplesmente ouvir e fazer atividades, mas sim viver o contexto, serem impossveis, mas sim abordando o que j sabemos. Enfim, assim comeou e assim deve terminar, pois est mais legal, divertido e fcil de ser compreendido. (Wesley V, aluno 1 ano do ensino mdio, Escola Antnia S. Capil).

CONCLUSO

Pgina 5 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extenso UFGD 22 a 24 outubro 2012 Dourados-MS

A prtica do dia-a-dia em sala de aula permitiu verificar o quanto o ensino de Histria pode contribuir para a formao de cidados crticos, comprometidos com a sociedade e com o mundo em que vivem. Ainda h um longo caminho a ser percorrido pela busca da transformao do ensino de Histria, mas o que se pretende com este trabalho, de maneira ainda que singela, contribuir para, quem sabe, tornar essa tarefa menos rdua e mais prazerosa tanto para os alunos, quanto para os professores. As ferramentas tecnolgicas usadas para realizar as atividades foram, sem sombra de dvida, as grandes responsveis pelo sucesso obtido at agora, pois facilitaram o desenvolvimento do trabalho, ao chamar e prender a ateno de alunos adolescentes que vivem na era da informao tecnolgica. O cinema deu, e continuar dando, sua contribuio para o sucesso desta caminhada. O filme uma fonte para entendermos os comportamentos, as vises de mundo, os valores, as ideologias de uma sociedade ou de um momento histrico MARC FERRO(1976). Contudo, o prazer da realizao dessa experincia deve ser atribudo aos alunos, que retriburam de forma excepcional a todas as atividades propostas. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALVES, Alexandre. OLIIVEIRA, Letcia F. Conexes da Histria. Livro didtico. Editora Moderna. 2010, (p. 51 -62). BITTENCOURT, Circe Maria. O saber histrico em sala de aula. So Paulo: Contexto, 2005. BRASIL, Umbelino. COTRINI, Gilberto. Histria e reflexo. Livro Didtico. Esitora Saraiva. 1996. (p. 57 - 71). FERRO, Marc. Filme: uma contra-anlise da sociedade? In: LE GOFF, J. & NORA, Pierre (orgs). Histria: Novos Objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. FONSECA, Selva G., Caminhos da Histria Ensinada, Campinas: Tapirus, 1993. NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. So Paulo: Contexto, 2006. SOUZA, Denise M. A.. O uso da iconografia no ensino de Histria. Alguns apontamentos, Monografia especializao, UEL, Londrina, 2002. (Numeo).

Pgina 6 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extenso UFGD 22 a 24 outubro 2012 Dourados-MS

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Educao patrimonial. In: Barreto, Euder Arrais et al. (Orgs). Patrimonio Cultural & Educao: Artigos e Resultados. Goinia: Talento, 2010.

REFERNCIAS O Antigo Egito (Parte 1 e 2) - Srie Grandes Civilizaes - TV Escola. Disponvel em <http://www.youtube.com/watchv=rm7TNh2Z_pA&feature=channel&list=UL>. Acesso em 06/04/2012. O Antigo Egito (Parte 2) - Srie Grandes Civilizaes - TV Escola. Disponvel em <http://www.youtube.com/watch?v=bTe-N9YVo5U&feature=relmfu>. Acesso em 06/04/2012 Grcia Antiga parte 1. Disponvel <http://www.youtube.com/watch?v=zZRXvFOMMk0>. Acesso em 08/05/2012. Video sobre a educao masculina em Esparta 0001. Disponvel <http://www.youtube.com/watch?v=rg52znYOf3w>. Acesso em 09/05/2012. em

em

300, o filme. Direo- Zack Snyder. Produo: Frank Miller. Intrpretes: Gerard Butler; Rodrigo Santoro; Lena Headey e outros. Roteiro: Zack Snyder. Los Angeles: Warner Brothers, 2006. 1 DVD (117 min.).

Pgina 7 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extenso UFGD 22 a 24 outubro 2012 Dourados-MS

S-ar putea să vă placă și