Sunteți pe pagina 1din 13

SERMO DE SANTO ANTNIO AOS PEIXES

Delectare, Movere, Docere


Deleitar Comover Ensinar

Objetivos: Pretende agitar as conscincias (abrir os olhos), conduzir reflexo. Pretende evitar o mal e preservar o bem (sal que tenta salgar).

1. INTRODUO CAPTULO I
1.1 EXRDIO - exposio do plano a desenvolver e das

ideias a defender.
CONCEITO PREDICVEL - texto bblico que serve de tema e que ir

ser desenvolvido de acordo com a inteno e o objetivo do autor "Vos estis sal terrae".

Vs sois o sal da terra

Pregadores: Difundem a doutrina de Cristo.

Doutrina Funes:

Ouvintes Aqueles que recebem a doutrina.

Conserva Aqueles que j esto convertidos. Joel Barbosa - 2012

Purifica Converter os corruptos, hereges. 1

PREGADORES SAL OUVINTES TERRA SAL NO SALGA TERRA NO SE DEIXA SALGAR Falsa doutrina No pregam a Recusa da verdadeira doutrina () verdadeira doutrina ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes do, a no querem receber Palavras = comportamento: Imitao de comportamentos Dizem uma coisa e fazem outra incorretos querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem Vaidade dos pregadores (Se Egocentrismo, satisfao das pregam a si e no a Cristo) vontades (em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites)

1.2 INVOCAO orador invoca auxlio divino para pedir bnos/auxlio para levar a bom termo a sua misso de orador e fazer uma boa exposio das ideias. Invocao Virgem Maria Maria, quer dizer, Domina Maria: Senhora do Mar; e posto que o assunto seja to desusado, espero que no me falte com a costumada graa. Ave Maria 1.3 o Recursos QUESTES RETRICAS: Efeito rtmico Retardamento da soluo para aguar a curiosidade Induz reflexo Captar a ateno do auditrio - CAPTATIO BENEVOLENTIA o ARGUMENTO DE AUTORIDADE soluo de Cristo para os pregadores que no pregam a verdadeira doutrina o ALEGORIA figura de estilo que consiste na apresentao de metforas ou comparaes que servem para concretizar um pensamento ou uma realidade abstrata. (sal doutrina, terra ouvintes/auditrio o ANFORA, METFORA, REPETIO

2.

DESENVOLVIMENTO (Exposio CAPTULO II, IV; Confirmao CAPTULO III, V)

2 Joel Barbosa - 2012

"(...) para que procedamos com alguma clareza, dividirei, peixes, o vosso sermo em dois pontos: no primeiro louvarvos-ei as vossas atitudes, no segundo repreender-vos-ei os vossos vcios.

2.1. CAPTULO II LOUVOR DAS VIRTUDES EM GERAL


(1. momento da Exposio) O sermo ALEGORIA: os peixes so metfora dos homens, as suas virtudes so por contraste metfora dos defeitos dos homens e os seus vcios so diretamente metfora dos vcios dos homens. o Os peixes ouvem e no falam. Os homens falam muito e ouvem pouco, tm pouco respeito pela palavra de Deus. o Divide o sermo em duas partes: o sal conserva, o pregador louva as virtudes dos peixes; o sal preserva da corrupo, o pregador repreende os vcios dos peixes. o Devem manter-se longe dos Homens pois caso contrrio sofrero consequncias. Mostra-se que aqueles que convivem com os homens foram castigados, esto domados e domesticados, sem liberdade.

Virtudes que dependem sobretudo de Deus foram as primeiras criaturas criadas por Deus foram as primeiras criaturas nomeadas pelo homem so os mais numerosos e os maiores obedincia, quietao, ateno, respeito e devoo com que ouviram a pregao de Santo Antnio

Virtudes naturais dos peixes no se domam no se domesticam escaparam todos do dilvio porque no tinham pecado

o Os peixes no foram castigados por Deus no dilvio, sendo, por isso, exemplo para os homens que pouco ouvem e falam muito, pouco respeito tm pela palavra de Deus. o Evidencia-se que os animais que convivem com os homens foram castigados, esto domados e domesticados, sem liberdade. 3 Joel Barbosa - 2012

2.1.1. Recursos o IRONIA - Nunca pior auditrio. Ao menos tm os peixes duas boas qualidades de ouvintes: ouvem e no falam o A ANTTESE Cu/lnferno, bem/mal, est ligada quer diviso do Sermo em duas partes, quer s duas finalidades globais do mesmo. o A APSTROFE refere diretamente o destinatrio da mensagem e do pregador, aproximando o emissor e recetor. o A GRADAO CRESCENTE na enumerao dos animais que vivem prximos dos homens mas presos. o A COMPARAO, "como peixes na gua", tem o carter de um provrbio que significa viver livremente. o Utiliza articuladores do discurso (assim, pois) o INTERROGAES RETRICAS, ANFORAS

Santo Antnio foi muito humilde, aceitando sem revolta o abandono a que foi votado por todos, ele que conhecia a sua sabedoria. O pregador pretende condenar os homens que possuem vcios opostos s virtudes dos peixes. 2.2. CAPTULO III LOUVORES EM PARTICULAR (1.
momento da Confirmao) Rmora Peixe de Tobias - O fel sara a cegueira. - O corao lana fora os demnios. - Curou a cegueira do pai de Tobias. - Lanou fora os demnios de sua casa. Torpedo Quatroolhos - Dois olhos olham p/cima - Dois olhos olham p/baixo. - Defendese dos outros peixes. - Defendese das aves.

VIRTUDES - Pequena - Energia. no corpo. - Grande na fora e no poder. EFEITOS - Pega-se ao - Faz tremer leme de uma o brao do nau. pescador. - Impede - Impede que que ela o pesquem. avance.

4 Joel Barbosa - 2012

Sto. Antnio - Abria a boca contra os hereges. - Curava a cegueira. - Lanava fora os demnios.

COMPARAO Sto. Sto. Antnio Antnio - A lngua - 22 de Sto. pescadores Antnio tremeram ao domou as ouvir as paixes palavras de humanas. Sto. Antnio e converteramse.

Pregador - O peixe ensinou o pregador a olhar para cima (Cu) e para baixo (Inferno).

O pregador usa o imperativo verbal, a repetio anafrica, a exclamao, a apstrofe, a leve ironia ("Mas ah sim, que me no lembrava! Eu no prego a vs, prego aos peixes!").

2.2.1. Recursos:
correndo Quantos, embarcados Quantos, navegando Quantos na nau A interjeio visa atingir o corao dos ouvintes; a repetio do pronome indefinido realiza uma enumerao. o Gradaes: Nau Soberba, Nau Vingana, Nau Cobia, Nau Sensualidade; "passa a virtude do peixezinho, da boca ao anzol, do anzol linha, da linha cana e da cana ao brao do pescador." O sentido sempre uma intensificao para mais ou para menos. o Antteses: mar/terra, para cima/para baixo, Cu/Inferno. Palavras de sentido oposto indicam as duas direes do sermo: peixes - homens, bem - mal. o Comparaes: " parecia um retrato maritimo de Santo Antnio"; o peixe de Tobias, com um burel e uma corda, era uma espcie de Santo Antnio do mar: as suas virtudes eram como as de Santo Antnio. " unidos como os dois vidros de um relgio de areia,": o peixe QuatroOlhos possua grande viso e preciso. o Metforas: " guias, que so os linces do ar; os linces, que so as guias da terra": sentido de rapidez e de viso excecional.

o Anforas: Ah homens Ah moradores Quantos,

5 Joel Barbosa - 2012

o Ironia: "Mas ah sim, que me no lembrava! Eu no prego a vs, prego aos peixes!"
Concluso: os homens pescam muito e tremem pouco; 2. concluso: "Se eu pregara aos homens e tivera a lngua de Santo Antnio, eu os fizera tremer." (Deve salientar-se que o verbo pescar tambm metfora de guerra; crtica aos holandeses.); 3. concluso: " se tenho f e uso da razo, s devo olhar direitamente para cima, e s direitamente para baixo". Os peixes so o sustento dos membros de vrias ordens religiosas. H peixes para os ricos e peixes para os pobres. Esta distino tem por finalidade criticar a explorao dos ricos sobre os pobres.

momento da Exposio) "Antes, porm, que vos vades, assim como ouvistes os vossos louvores, ouvi tambm agora as vossas repreenses." 1 Repreenso: Os peixes comem-se uns aos outros Os homens comem-se uns aos outros. VS COMEIS UNS AOS OUTROS o o o o Os peixes/homens comem-se uns aos outros. Os peixes/homens maiores comem os mais pequenos Comem no s o povo mas a sua plebe No s os comem, mas engolem-nos e devoram-nos

2.3. CAPTULO IV REPREENSES EM GERAL - (2.

2 Repreenso: A ignorncia dos peixes/A ignorncia e cegueira dos homens NOTVEL IGNORNCIA E CEGUEIRA

2.4.

CAPTULO V REPREENSES EM PARTICULAR (2. momento da Confirmao) Peixes s Os Roncado res soberba orgulho Defeito Exemplos de homens pequenos mas muita Pedro lngua; facilmente pescados Golias os peixes grandes tm Caifs pouca lngua Argumentos

6 Joel Barbosa - 2012

Os Pegador es

parasiti smo

Pilatos muita arrogncia, pouca firmeza vivem na Toda dependncia dos famlia grandes, morrem com corte eles Herodes

a da de

Os Voadore s

presun o ambio

os grandes morrem Ado e Eva porque comeram, os pequenos morrem sem terem comido foram criados peixes Simo mago e no aves so pescados como peixes e caados como aves morrem queimados ataca sempre de emboscada porque se disfara Judas

O Polvo

traio

Comparao entre os peixes e Santo Antnio

7 Joel Barbosa - 2012

Peixes Santo Antnio Os Roncadores: soberbos e tendo tanto saber e tanto orgulhosos, facilmente poder, no se orgulhou disso, pescados antes se calou. No foi abatido, mas a sua voz ficou para sempre Os Pegadores: parasitas, pegou-se com Cristo a Deus aduladores, pescados com os e tornou-se imortal grandes Os Voadores: ambiciosos e tnha duas asas: a sabedoria presunosos natural e a sabedoria sobrenatural. No as usou por ambio; foi considerado leigo e sem cincia, mas tornou-se sbio para sempre O Polvo: traidor Foi o maior exemplo da candura, da sinceridade e verdade, onde nunca houve mentira

Episdio do Polvo Diviso em partes:


Introduo: a aparncia do polvo "O polvo mansido" (ll.177-179). Desenvolvimento: a realidade "E debaixo pedra" (ll.179-187). Concluso: a consequncia "E daqui f-lo prisioneiro" (ll.187-189). Comparao: "Fizera traidor" (ll.190-196).

A expresso "aparncia to modesta" traduz a aparente simplicidade e inocncia do polvo, que encobre uma terrvel realidade. O orador usa a ironia. A expresso "hipocrisia to santa" contm em si um paradoxo: a hipocrisia nunca santa; de novo, o orador usa uma fina e penetrante ironia: o polvo apresenta um ar de santo, mas encobre uma cruel realidade. Tem a mscara (que o que quer dizer em grego hipcrita), o fingimento de inofensivo. O mimetismo o que o polvo usa para enganar: faz-se da cor do local ou dos objetos onde se instala.

8 Joel Barbosa - 2012

No camaleo, o mimetismo um artifcio de defesa contra os agressores, no polvo um artifcio para atacar os peixes desacautelados. O orador refere a lenda de Proteu para contrapor o mito realidade: Proteu metamorfoseava-se para se defender de quem o perseguia; o polvo, ao contrrio, usa essa qualidade para atacar. O polvo nunca ataca frontalmente, mas sempre traio: primeiro, cria um engano, que consiste em fazer-se das cores onde se encontra; depois, ataca os inocentes. Elemento comum entre Judas e o polvo: a traio. Ambos foram vtimas deste defeito. Elementos diferentes entre Judas e o polvo: Judas apenas abraou Cristo, outros o prenderam; o polvo abraa e prende. Judas atraioou Cristo luz das lanternas; o polvo escurecese, roubando a luz para que os outros peixes no vejam as suas cores. A traio de Judas de grau inferior do polvo.

3.

CONCLUSO (Perorao) CAPTULO VI

"Com esta ltima advertncia vos despido, ou me despido de vs, meus peixes. E para que vades consolados do sermo, que no sei quando ouvireis outro, quero-vos aliviar de uma desconsolao mui antiga, com que todos ficastes desde o tempo em que se publicou o Levtico." Perorao: concluso com a utilizao de um desfecho forte, capaz de impressionar o auditrio e lev-lo a pr em prtica os ensinamentos do pregador. Animais/Peixes foram escolhidos para os sacrifcios estes podiam ir vivos para os sacrifcios ofeream a Deus o Peixes no foram escolhidos para os sacrifcios s poderiam ir mortos. Deus no quer que Lhe ofeream coisa morta Homens os homens tambm chegam mortos ao altar porque vo em

9 Joel Barbosa - 2012

ser sacrificado ofeream a Deus o sangue e a vida Orador

ofeream a Deus no ser sacrificados ofeream a Deus o respeito e a obedincia Peixes

pecado mortal. Assim, Deus no os quer.

tem inveja dos peixes ofende a Deus com palavras tem memria ofende a Deus com o pensamento ofende a Deus com a vontade no atinge o fim para que Deus o criou ofende a Deus

tm mais vantagens do que o pregador a sua bruteza melhor do que a razo do orador no ofendem a Deus com a memria o seu instinto melhor que o livre arbtrio do orador; no falam; no ofendem a Deus com o pensamento; no ofendem a Deus com a vontade; atingem sempre o fim para que Deus os criou no ofendem a Deus

4.

SNTESE RECURSOS ESTILSTICO

o Apostrofes: Estes e outros louvores, estas e outras excelncias de vossa gerao e grandeza vos pudera dizer, peixes..." "Ah moradores do Maranho..." "Esta a lngua, peixes, do vosso grande pregador (...)" "Peixes, contente-se cada um com o seu elemento." "Oh alma de Antnio, que s vs tivestes asas e voastes sem perigo (...)" "V, peixe aleivoso e vil, qual a tua maldade (...)" o Antteses: Tanto pescar e to pouco tremer!" "No mar, pescam as canas, na terra pescam as varas (...)" "(...) deu-lhes dois olhos, que direitamente olhassem para cima (...) e outros dois que direitamente olhassem para baixo (...)" "A natureza deu-te a gua, tu no quiseste seno o ar (...)"

10 Joel Barbosa - 2012

"(...) traou a traio s escuras, mas executou-a muito s claras." "(...) Antnio (...) o mais puro exemplar da candura, da sinceridade e da verdade, onde nunca houve dolo, fingimento ou engano." "Oh que boa doutrina era esta para a terra, se eu no pregara para o mar!" o Comparaes: Certo que se a este peixe o vestiram de burel e o ataram com uma corda, parecia um retrato martimo de Santo Antnio." "O que a baleia entre os peixes, era o gigante Golias entre os homens." "(...) com aquele seu capelo na cabea, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele no ter osso nem espinha, parece a mesma brandura (...)" "As cores, que no camaleo so gala, no polvo so malcia (...)" "(...) e o salteador, que est de emboscada (...) lana-lhe os braos de repente, e f-lo prisioneiro. Fizera mais Judas?" "V, peixe aleivoso e vil, qual a tua maldade, pois Judas em tua comparao j menos traidor o Paralelismos e Anforas: Ou porque o sal no salga, e os pregadores...; ou porque a terra se no deixa salgar, e os ouvintes... Ou porque o sal no salga, e os pregadores...; ou porque a terra se no deixa salgar, e os ouvintes... Ou porque o sal no salga, e os pregadores...; ou porque a terra se no deixa salgar, e os ouvintes..." "Deixa as praas, vai-se s praias; deixa a terra, vai-se ao mar..." "Quantos, correndo fortuna na Nau Soberba (...), se a lngua de Antnio, como rmora (...) Quantos, embarcados na Nau Vingana (...), se a rmora da lngua de Antnio (...) Quantos, navegando na Nau Cobia (...), se a lngua de Antnio (...) Quantos, na Nau Sensualidade (...), se a rmora da lngua de Antnio (...)" "(...) com aquele seu capelo na cabea, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela;

11 Joel Barbosa - 2012

com aquele no ter osso nem espinha, parece a mesma brandura (...)" "Se est nos limos, faz-se verde; se est na areia, faz-se branco; se est no lodo, faz-se pardo (...)" o Enumerao: No mar, pescam as canas, na terra pescam as varas (e tanta sorte de varas); pescam as ginetas, pescam as bengalas, pescam os bastes e at os cetros pescam (...)" "(...) que tambm nelas h falsidades, enganos, fingimentos, embustes, ciladas e muito maiores e mais perniciosas traies." "Eu falo, mas vs no ofendeis a Deus com palavras; eu lembro-me, mas no ofendeis a Deus com a memria; eu discorro, mas vs no ofendeis a Deus com o entendimento; eu quero, mas vs no ofendeis a Deus com a vontade." o Metforas "Esta a lngua, peixes, do vosso grande pregador, que tambm foi rmora vossa, enquanto o ouvistes; e porque agora est muda (...) se veem e choram na terra tantos naufrgios." "(...) pois s guias, que so os linces do ar (...) e aos linces que so as guias da terra (...)" "(...) onde permite Deus que estejam vivendo em cegueira tantos milhares de gentes h tantos sculos?!" " (...) vestir ou pintar as mesmas cores (...)" "(...) e o polvo dos prprios braos faz as cordas o Paradoxos: a terra e o mar tudo era mar." "E debaixo desta aparncia to modesta, ou desta hipocrisia to santa (...) o dito polvo o maior traidor do mar." "hipocrisia to santa" o Trocadilhos Os homens tiveram entranhas para deitar Jonas ao mar, e o peixe recolheu nas entranhas a Jonas, para o levar vivo terra." "E porque nem aqui o deixavam os que o tinham deixado, primeiro deixou Lisboa, depois Coimbra, e finalmente Portugal." "(...) o peixe abriu a boca contra quem se lavava, e Santo Antnio abria a sua contra os que se no queriam lavar."

12 Joel Barbosa - 2012

o Interrogaes retricas qual ser, ou qual pode ser, a causa desta corrupo?" "No tudo isto verdade?" "(...) que se h de fazer a este sal, e que se h de fazer a esta terra?" "Que faria neste caso o nimo generoso do grande Antnio? (...) Que faria logo? Retirar-se-ia? Calar-se-ia? Dissimularia? Daria tempo ao tempo?" "(...) onde permite Deus que estejam vivendo em cegueira tantos milhares de gentes h tantos sculos?!" o Ironia Mas ah sim, que me no lembrava! Eu no prego a vs, prego aos peixes." "E debaixo desta aparncia to modesta, ou desta hipocrisia to santa (...) o dito polvo o maior traidor do mar."

13 Joel Barbosa - 2012

S-ar putea să vă placă și