Sunteți pe pagina 1din 5

Pastoral da Liturgia Programao para as seguintes datas:

Dia 25 de Novembro Domingo Cristo Rei 1 - Entrada: Equipe Celebrativa e juntamente a imagem do Cristo Rei. 2 - Arrumar aparadouro para colocar a imagem de Cristo Rei.
Dia 29 de novembro Quinta-feira Missa em Ao de Graas 1 - Aps o ofertrio, entra 4 meninas vestida de branco e em seguida procede a entrega dos brinquedos. 2 - Em vez das preces ir se cantar a msica: Obrigado Senhor. ( Fazer cartes lembranas com a Msica para entregar para a Assembleia) 3 - Pedir para assembleia levar seu agradecimento; no ofertrio entra a caixa dos agradecimentos, e depois da adorao o padre ir colocar os agradecimentos aos ps do Santssimo. 4 - No momento da adorao quando o padre estiver passando com Jesus, ficar na frente os aclitos com o turibulo e incenso seguido de 2 meninas vestidas de branco com velas acessas, o padre com o santssimo e 2 meninas atrs com lrios brancos, nesse dia no tem os ministros com a tocha. *Aps a comunho ir se cantar a msica do Roberto Carlos (A Montanha). *Arrumar banner escrito: Da graas ao Senhor, porque ele bom (Pedir para se fazer a faixa para se colocar em baixo do altar). Advento 1 - Comentrio inicial normal *Entrada da equipe celebrativa padre beijando o altar, j faz o comentrio da 2a entrada. 2 - Comentrio da segunda entrada *Entrada da vela pequena acessa para acender a vela da coroa do advento. Enquanto o comentarista faz um breve comentrio para acender a vela, o leitor acende a vela da coroa e em seguida o ministrio de musica canta. 3 - Procede a Missa Normal comeando com a saudao inicial. *Cores das velas: Verde, Vermelha, Rosa e Branca.
1

Os paramentos procede Roxo todos os domingos, exceto no 3 domingo, quando se d lugar ao Rosa. Todos os sbados a pastoral familiar vai ficar responsvel pela celebrao e envolver as famlias para participar da missa. Primeiro Sbado 01/12 1a entrada equipe celebrativa 2a entrada um casal do ECC leva a 1a vela acessa, para acender a vela da coroa do advento. (cor verde). Comentrio: 1 - Comentrio inicial normal *Entrada da equipe celebrativa 2 Comentrio *Entrada da vela pequena acessa para acender a vela da coroa do advento. Enquanto o comentarista faz um breve comentrio para acender a vela, o casal acende a vela da coroa e em seguida o ministrio de musica canta. Quando o casal estiver acendendo a vela da coroa, o comentarista fala o comentrio que esta na liturgia diria e depois canta uma msica, acendendo a vela retorna para seu lugar. Nas missas de domingo quem entra com a vela o leitor e procede do mesmo jeito. Segundo sbado 08/12 1a entrada equipe celebrativa 2a entrada: entra um casal da pastoral familiar levando a 2a vela vermelha acessa, para acender a vela vermelha da coroa do advento; e procede do mesmo jeito. Terceiro sbado 15/12 1a entrada equipe celebrativa 2a entrada: Entra um casal dos noivos levando a 3a vela acessa, para acender a vela Rosa da coroa do advento; e procede do mesmo jeito. Quarto sbado 22/12 1a entrada equipe celebrativa 2a entrada: Entra um casal da acolhida levando a imagem de Jos e Maria para colocar no prespio e em seguida, outro casal levando a vela branca da coroa, o casal levando a imagem de Jos e Maria, entrando pelo corredor da igreja, j vo direto para o prespio sem apresentar a imagem para a assemblia; e o casal levando a vela, j acende a vela branca da coroa do advento, e procede do mesmo jeito. Todas as missas do domingo tambm procede do mesmo jeito; quem leva a vela para acender a vela da coroa do advento o leitor.
2

Dia 24 de dezembro Missa de Natal na So Jos s 20h Padre Brito Dia 24 de Dezembro Missa de Natal na Sagrada Famlia s 20h ( Arrumar Padre) Dia 31 de Dezembro Missa na Nossa Senhora de Ftima s 20h Padre Brito Obs.: Dia 25/12 e 01/01 No haver Missa nas Capelas. Somente na Parquia. Missa da Noite de Natal 24 de Dezembro Segunda-feira s 20h - Responsvel Liturgia. 1 - A Igreja permanece no escuro, s com as arandelas acessas - Entra a equipe Celebrativa 2 - Aps o Ato Penitencial, o ministrio de musica cantar a musica Tem anjos Voando do Pe. Marcelo ( A musica dever comear do segundo estrofe e repetir o refro duas vezes, NO dever cantar-se a primeira estrofe) enquanto se canta a msica, entra anjos das 5 portas da igreja 4 com velas, 4 com incensos e 4 com sinos e 4 anjos sairo da sacristia com a corneta, todos ficaro passeando no meio do povo. Aps o termino da musica, os anjos do altar tocaram a trombeta, com o termino do toque se canta o Glria in Celsius Deus e neste momento se acende as luzes da igreja, a assembleia acena as bandeirinhas e os anjos continuam a passear no meio do povo. Aps o termino do Gloria, os anjos saem da igreja pela porta mais prxima em que estiverem. 3 - Aps o termino da 2 leitura, enquanto o ministrio se canta a msica de aclamao do evangelho, os aclitos acendem as velas do povo. Aps a proclamao do evangelho, d-se a encenao. 4 - Entra um casal vestidos de Maria e Jos pela porta central, levando o menino Jesus e apresentando-os assembleia, ao som apenas do teclado ou um dedilhado de violo. Ao chegar no presbitrio, canta-se o Glria in Celsius Deus e o ministerio de musica motiva a assembleia a acenar e bater palmas ( Momento de proclamao do nascimento de Jesus). Ao terminar a musica, d-se o translado at o prespio, cantando-se o Noite Feliz. A procisso segue-se da seguinte maneira: 2 Tocheiros/ Turibulo/ Aclitos com sinos/ Leitores/ Ministros/ Maria, Jos e o Menino Jesus/ Padre/ 2 Tocheiros. No prespio j dever estar um aclito com a imagem do Menino Jesus. Aps o Padre colocar a imagem do Menino Jesus no prespio e incensar, retornase para o presbitrio em procisso: 2 Tocheiros/ Turibulo/ Aclitos/ Leitores/ Ministros/ Padre/ 2 Tocheiros. 5 - Retornando ao presbitrio, procede a Missa a Partir da Homilia. 6 - Na procisso das oferendas, entrar 3 pessoas vestidas de Reis Magos com incenso, ouro, mira e depositaram no prespio, em seguida entrar uma pessoa vestida de pastor, cujo qual levar um cesta onde ter as galhetas e a mbula. Enquanto se canta a Msica: Cristos vinde todos, com alegres cantos.
3

7 - Depois do Oremos Final, o Padre se dirigir a comunidade numa mensagem de Natal em seguida convidar a dar o Abrao da Paz, enquanto se canta a Msica: Ento Natal. Dia 25 de Dezembro Tera-feira Natal de Jesus Missa do dia s 19h. Procede a missa normal. Dia 30 de Dezembro Domingo Sagrada Famlia Responsvel Pastoral da Juventude A pastoral familiar est responsvel pela missa do dia 29/12 Dia 31 de Dezembro Segunda-feira Missa de Fim de Ano s 20h. Procede a missa normal; depois do oremos: entra 8 jovens vestido de branco com as letras em cartolina que chegando no altar vo formar paz e unio, entrando os jovens pelo corredor da igreja com as letras na cartolina pode cantar a msica de: So Francisco e chegando no altar canta a msica: este ano quero paz no meu corao, quem quiser ser meu amigo que me d a mo..., a o padre motiva a assemblia a darem as mos e depois a beno final. (verificar com o Wilder se eles esto organizando a missa de fim de ano) Dia 01 de Janeiro Tera-feira Solenidade da Santa Maria Me de Deus s 19h. 1 - Entrada - Equipe Celebrativa 2 - Entrada Entrada de Nossa Senhora. Todos os legionrios formam um corredor com rosas brancas e/ou velas e Nossa Senhora passa pelo meio. Enquanto se canta a msica Nossa Senhora do Roberto Carlos. 3 - Aps a Homilia se far a abertura do Ano da F na Parquia. Se proceder da seguinte maneira: Ter um breve comentrio sobre o Ano da F, aps o comentrio, entrar o quadro Cristo Pantocrator (Smbolo do Ano da F) e enquanto se entra, canta-se a musica Cristo vive, Cristo Reina, Cristo Cristo Impera Entrada: Entrar 12 meninas vestidas de branco, 10 com velas e 2 carregando o quadro, se posicionaro no presbitrio e permaneceram expondo o quadro enquanto se reza o Credo. Aps o Credo, as meninas saram para a sacristia e o quadro permanecer exposto na igreja durante todo o ano. 4 - Procede a Missal Normal at a Orao Ps-Comunho. 5 - Aps a Orao Ps-Comunho se far a abertura da JMJ na Parquia.
4

Se proceder da seguinte maneira: Entrar jovens de todas as portas da igreja vestindo a camiseta da jornada e com as bandeiras de todos os Estados do Brasil, enquanto se canta ( ou toca) o Hino da JMJ 2012. Depois todos se reuniro no presbitrio e entrar a Cruz de Madeira, ela se posicionar no presbitrio no meio dos jovens e ali o padre procede algumas palavras aos jovens e a toda assembleia, fazendo assim a abertura da JMJ 2012 na Parquia. Depois os jovens, saem pela sacristia. 6 - Procede o Trmino da Missa.

Nossa Senhora da Glria, Rogai Por Ns!

S-ar putea să vă placă și