Sunteți pe pagina 1din 6

SOPRO

59

verbete arquivo Profanao


Andr Breton
O jogo de xadrez o corpo-a-corpo de dois labirintos. Uma fraqueza constitutiva do jogo de xadrez: ele no se presta adivinhao (ausncia de uma enxadromancia). A igreja crist jamais proscreveu o xadrez. Ela proscreveu os dados e as cartas. Para ser um bom jogador de xadrez, no preciso muito esprito (Jean-Jacques ROUSSEAU): Diderot jogava xadrez muito mal e reconhecia de bom grado a superioridade de Rousseau que ganhava sempre dele. A guerra moderna um jogo de xadrez aperfeioado, comportando uma maioria de peas retrgradas. A rainha do xadrez um personagem suspeito. A facilidade dos seus movimentos sobre o campo de batalha leva a pensar que um general disfarado. A mulher est demasiado solitria com o jogador de xadrez (cf. Marcel DUCHAMP: Joueurs dchecs, 1911). A verdadeira Rainha, sempre esperada, no xadrez e alhures, aquela que foi pressentida por Barthlemy-Prosper Enfantin, chefe da religio so-simoniana (1796-1864). A nica partida legtima aquela que s admitiria de um e de outro jogadores jogadas nunca antes feitas. A liberdade filosfica ilusria. No xadrez como nos outros jogos, cada jogada carregada do passado indefinido do universo. Para se abster de toda idia de grandeza na competio, suportar reconhecer-se em uma pirmide de cabeas de macacos. Da sabedoria antiga guardar esta voz depreciativa que acompanhava o vencedor sobre sua charrete. Somente a inspirao comanda, de noite como de dia: Em suma, nem todo clculo uma anlise, um jogador de xadrez, por exemplo, faz muito bem um sem o outro. (BAUDELAIRE) O verdadeiro Napoleo (o matador) era, no xadrez, de uma habilidade medocre. Na tumba de Lnin, Praa Vermelha, descobrir-se- um jogo de xadrez (partida comeada, abandonada?) e bias de pesca. Contrapartida ( preciso dizer): 2 grandes inovadores em arte Marcel Duchamp, Raymond Roussel trouxeram solues novas a certos problemas do xadrez. O xadrez um jogo que no um jogo, ele diverte muito seriamente. (MONTAIGNE) preciso mudar o jogo e no as peas do jogo. 1944 Traduo de Larissa Barcellos e Diego Rosa Cf. verbete Xeque-mate (Sopro 36)

2 Sopro 59

setembro/2011

Notas para a reconstruo de um mundo perdido Flvio de Carvalho


Notas para a reconstruo de um mundo perdido um conjunto de 65 textos de Flvio de Carvalho publicados no Dirio de S. Paulo entre janeiro de 1957 e setembro de 1958. Os primeiros vinte e quatro textos da srie aparecem sob o ttulo Os gatos de Roma. A partir da nota 25, a srie passa a ser intitulada como Notas para a reconstruo de um mundo perdido. A republicao dessas Notas no Sopro (que comeou no nmero 49) no pretende trazer um material de arquivo morto, ao contrrio: a aposta lanar esse pensamento intempestivo e fascinante para que ele produza efeitos no presente. O que podemos adiantar que se trata de um trabalho ambicioso realizado por um arquelogo mal-comportado, como Flvio mesmo se definiu. As Notas foram reproduzidas e transcritas por Flvia Cera, a partir de pesquisa realizada no Arquivo Pblico do Estado de So Paulo.

Arquivo

XI - OS GATOS DE ROMA O Bailado do Silncio


Muito antes de saber andar, o antepassado do homem bailava na floresta acompanhado pelo Soluo que tambm um produto da floresta. Era o espetculo do primeiro som produzindo o primeiro ritmo, rompendo a proto-dana de movimentos circulares in loco, e esta dana circular teria sido um Bailado do Silncio, o bailado da fera enjaulada. A repetio monotonal do Soluo, coisa de origem vegetativa, aparecia como uma manifestao salvadora de um perigo que, pela sua insistncia, sugestionava o antepassado do homem, hipnotizando-o e apontando para a realizao de uma marcha direcional embora com recuos hesitativos. A floresta com a sua sutil semi-claridade e pontos de luz concentrada, era um ambiente apropriado para hipnotizar seres primitivos, facilmente hipnotizveis, mesmo como havia sido o ambiente apropriado para criar o bero do Sonho e da Mentira e como havia sido o grande cenrio da Simulao e da Timidez e do maravilhoso e conseqente gaguejo que surge como primeira defesa sonora do homem. O gaguejo esconde a timidez e se compensa com a Simulao e uma manifestao da mentira com finalidade de defesa. A floresta, apropriada ao teatro da Simulao, hipnose, ao sonho e mentira, teria gerado o primeiro Medo, no como coisa hipntica e histrica, como somos tentados a acreditar, mas sim como apenas uma forma de movimento circular de espreita, oriundo do movimento do galho.

Este hipnotismo seria um auto-hipnotismo provocado pela natureza ntima do Gnio da Espcie ou das Foras Fundamentais da Histria. No momento de haver necessidade que alguma coisa acontea, a fim de salvar o antepassado em perigo, dentro do Bailado do Silncio, surge o mecanismo mais antigo, o mecanismo vegetativo proveniente de uma camada filognica perdida nas profundezas da evoluo a fim de dar ao antepassado uma chance de sobreviver. Surge o Soluo. Romper o Bailado do Silncio era to importante para o futuro do homem quanto havia sido a Descida da rvore. O antepassado, em estado crepuscular, exibia a sua dignidade de imbecil e o seu atraso mental em circunvolues estereotipadas, trgicas pelo seu silncio e angustiosas pela ausncia de destino e pelo carter local, sem futuro. Era uma atitude que continha toda a burrice do nacionalismo. Podemos visualizar um momento de transio no qual o antepassado chorava, soluando com derrame de lgrimas, e esperneava como uma criana para sair do movimento circular que o prendia, magicamente, antes de penetrar no soluo rtmico e na marcha. O Bailado do Silncio s poderia ter sido executado antes do advento do Soluo e antes do homem se tornar lacrimejante. Parece que o Soluo est ligado ao derrame de lgrimas e esta ligao se processa em virtude de ser o Soluo uma simulao para a defesa, uma mscara que encobre uma timidez e, em tese, o derramamento de lgrimas tem como finalidade antiga conservar limpo o globo ocular durante a uma fase de luta e desespero, tambm para fins de defesa. Podemos sugerir um test para verificar a veracidade das teorias expostas e que consistiria em tratar casos crnicos de soluo com o exerccio intensivo de valsas vienenses. O abuso da valsa vienense funciona como uma reverso forada a um passado mais antigo e, dessa maneira, repete a cronologia do fato do movimento circular se encontrar antes do movimento da marcha e de percusso. A repetio monotonal, alm de ser uma simulao para encobrir uma timidez e uma fraqueza, funciona tambm como uma splica. Praticamente, a primeira mscara adotada pelo homem para que ele possa enfrentar o mundo; a primeira sensao de inimizade adquirida pelo

Arquivo

Notas para aCarvalho de um mundo perdido reconstruo Flvio de

Sopro 59 setembro/2011

homem frente a um novo mundo. A repetio monotonal uma splica insistente que representa um desejo antigo da evoluo e que visaria provocar uma convico pela auto-sugesto. So desejos bsicos que so repetidos em alta voz e sincronizados com movimentos a fim de provocar uma realizao, mascarar as fraquezas e encobrir defensivamente o homem. O antepassado no queria (ou no devia?) voltar ao trgico Bailado do Silncio que to magicamente o havia prendido. Para substituir o Bailado do Silncio uma nova forma de magia introduzida no mundo: a repetio monotonal que hipnotiza o homem dentro de um dever. Neste ponto no sabemos se o seu primeiro dever era tambm um querer e uma vontade, pouco importa, o certo que a importncia do abandono do Bailado do Silncio e do advento da repetio monotonal to grande que at os dias de hoje so encontradas sobrevivncias deste mundo antigo e esquecido. Os deveres do homem de hoje se tornam realidade pela repetio monotonal na reza, no folclore e no trabalho. No queremos com isso induzir que o homem s pode se tornar inteligente com o abuso da repetio monotonal. Os grandes desejos da Nao so repetidos, insistentemente, no folclore, nas canes patriticas, na reza e nos simuladores de programas polticos, principalmente nas pocas de eleies, provocando uma acumulao sentimental e afetiva que funciona de maneira parecida com a torcida do football e tem um sentido mgico. estranho que essa repetio monotonal que um mecanismo essencialmente primitivo, manifestando-se como um movimento vegetativo, possa ter o efeito de levar o organismo a uma realizao. Chegaramos, tentativamente, a uma concluso onde s uma volta a um passado muito antigo pode induzir o organismo a realizar um aperfeioamento. Esta repetio monotonal primitiva funciona para impedir que o homem se afaste dos seus deveres, tanto religiosos como patriticos, como no divertimento. A sociedade encontrou, atravs dos sculos, estabilidade no cumprimento desses deveres e pelo canto monotonal consegue impedir que o homem se extravie ou rume muito rapidamente para um mundo melhor. Parece que o efeito da floresta teria sido o de indicar ao homem o mundo do Dever. Publicado originalmente no Dirio de S. Paulo em 24 de maro de 1957.

XII - OS GATOS DE ROMA O primeiro chefe e a floresta


O Chefe teria sido, no incio, o melhor bailarino, porm, esse elemento s surgiria aps o primeiro Soluo, ou melhor, o primeiro Chefe seria aquele que teria proferido o primeiro Soluo. A formao do Chefe e das hierarquias se processa no seio da floresta, porque as foras que levaram ao aparecimento do Chefe eclodiram na floresta e so funes das condies da floresta e dos primeiros grandes acontecimentos dentro da floresta, e que so: a Descida da rvore, o Bailado do Silncio, o Soluo e a Lgrima, a Simulao e a Mentira, a Marcha Hesitante e o Samba. O Samba aparece aps a Marcha Hesitante e pode ser considerado como uma tentativa frustrada da volta ao Bailado do Silncio, tentativa essa, talvez, ligada ao tdio da monotonia do Soluo; o tdio traria uma reverso perigosa ao antiqssimo estado de tristeza. o Samba um acontecimento que aparece em virtude da grande elasticidade retroativa que leva o homem de regresso fora tradicional do Bailado do Silncio. O advento de um novo movimento no pr-homem que deparava com o mundo da floresta ao rs-do-cho, isto , um mundo que oferecia Viso Geogrfica pela locomoo, traria no somente a primeira concepo de Chefe, mas tambm os primrdios da estrada e da direo e a noo de pontos de referncia. O estado de ser Chefe uma condio essencialmente humana e por isso o advento do Chefe s pode ter-se processado como conseqncia de uma origem dinmica proveniente do prprio homem. a sua prpria imagem aquilo que mais perturba o homem no comeo. O homem primitivo mesmo, como acontece com o histrico de hoje, s apalpa o mundo objetivo atravs do seu prprio corpo. Admitindo, a priori, que o Bailado do Silncio tivesse como origem dinmica o galho da rvore, a hierarquia de um chefe, muito provavelmente, s teria surgido na superfcie dos acontecimentos aps o Bailado do Silncio e juntamente com o advento da Marcha e do Samba. Tanto a Marcha como o Samba tm a origem dinmica no prprio corpo do homem, surgindo do Bailado do Silncio

Arquivo

Notas para aCarvalho de um mundo perdido reconstruo Flvio de

Sopro 59 setembro/2011

logo aps o primeiro Soluo. O Soluo, pelo hipnotismo, provocou a repetio e a intimao, possibilitando a criao de uma hierarquia e de um Chefe. Cabia, pois, ao melhor bailarino a posio de chefe, e o melhor era aquele que conseguia, pela expresso dos seus movimentos, hipnotizar o seu semelhante e fazer com que este o imitasse. A imitao do chefe o primeiro reconhecimento pblico da sua hierarquia superior e se processa da mesma maneira pela qual os animais de uma tropa ou rebanho imitam o animal que vai na frente e conduz a tropa e sem o qual a tropa perderia. Atravs da histria observamos que a grande preocupao do squito dos Chefes a de imitar o Chefe e esta preocupao tem como smbolo maravilhoso o Bobo do Rei, que imita o Rei em todas as ocasies e de todas as maneiras. A imitao, diz Pierre Janet, marca os primeiros atos sociais do homem. Acredito que a imitao provocada pelo hipnotismo do Soluo e o incio da Marcha Hesitante dentro da floresta seja o importante acontecimento que precede o Homo Socius e possibilite o seu advento, porm a ecloso do Homo Socius, propriamente, se daria fora da floresta e com o incio do escalamento das rochas escarpes e da formao da cidade. O certo que a imitao um atributo essencialmente primitivo. possvel admitir que os primeiros Chefes tenham aparecido mesmo durante o Bailado do Silncio, porm, me parece pouco provvel que uma hierarquia, coisa to humana, se formasse de movimentos oriundos do galho da rvore. A origem dinmica do Chefe deve ser humana e se encontraria mesmo dentro do Soluo que o primeiro desejo de Viso Geogrfica. O Gaguejo um produto do Soluo e tambm o primeiro esforo para articular sons. Gaguejo e Soluo so ambos formas de Mentira e Simulao, formas de defesa para permitir que o homem possa desenvolver Viso Geogrfica abrindo a sua estrada. O ato de abrir estradas uma conseqncia dos primeiros Bailados, da Marcha Hesitante e do Samba. Publicado originalmente no Dirio de S. Paulo em 31 de maro de 1957.

XIII - OS GATOS DE ROMA O Samba, a Praa e a Floresta


A rua e a praa so produtos da floresta e no so produtos do desenvolvimento da cidade como muitos imaginam. A rua e a praa nasceram na floresta como conseqncia dos primeiros movimentos do homem, muito antes de aglomeraes de vivendas. A rua um produto do trilho formado pela locomoo do homem abandonando o Bailado do Silncio, locomoo esta, imposta em reta pelo ritmo do Soluo. O homem soluando se encantava com a possibilidade de Viso Geogrfica, to grande contraste com o Bailado do Silncio executado in loco e que funcionava como um bailado cerceado pelas barras de uma priso e produzindo alguns dos sintomas de fera enjaulada. A rua, ou melhor, o trilho, continuaria a sua existncia sem interrupo abrigando a Marcha Hesitante, ao som do Soluo, com derrame de lgrimas at um ponto de parada imposto pelo cansao. Este ponto de parada que se torna a praa, extremamente importante porque ele origina uma srie de acontecimentos que marcaria toda a existncia do homem at os dias de hoje. Em primeiro lugar, o cansao um lugar intermedirio entre a vida e a morte que se repete oscilatoriamente e est ligado lei geral de abreviao de movimentos, pela qual o movimento salvador provocado pela tempestade de movimentos de um ser em perigo se apresenta em futuras ocasies diretamente com a forma abreviada e sem passar pelas etapas de transio, tornando-se, desse modo, reflexo. O cansao , pois, estranhamente, um movimento reflexo oscilatrio mesmo como o sono o e imita, na sua forma, a fase final do homem, a morte. Antes de mergulhar mais fundo, observamos que a tempestade de movimentos, sem a seleo de um movimento salvador, conduziria morte do mesmo modo que o movimento salvador, aps sofrer a lei de abreviao de movimentos e reduzido a zero quando levado outrance, isto , quando totalmente abreviado, seria uma expresso da morte, do repouso supremo.

Arquivo

Notas para aCarvalho de um mundo perdido reconstruo Flvio de


A praa , pois, um ponto de estacionamento para exibir a existncia do movimento reflexo. Observa-se que a intensidade do movimento espontneo (possivelmente tambm do movimento reacional) depende sobretudo do estado de cansao ou repouso, de fome ou de saciedade. O repouso se associa ao homem saciado e a fome ao cansao. A praa se esboa como um local para satisfazer a um cansao e a uma fome e um local apropriado ao sono e ao sonho e ao desenvolvimento do mito. O sonho e o mito destroem a fadiga e o cansao atuando como foras primitivas, infantis e rejuvenescedoras. A praa identifica-se com a ausncia de movimentos e , em si, uma manifestao de tristeza que levaria irresponsabilidade taciturna do sono. A praa recolhe na imobilidade e no estado de hipnose a exuberncia do histerismo conspcuo no homem do comeo. A praa aparece como conseqncia dos movimentos rtmicos primitivos e estes, por sua vez, so produtos do cansao e da molstia do homem de hoje, o que nos leva a concluir que a praa seria mesmo uma conseqncia da fadiga e da molstia e da m regulagem do mecanismo psquico superior e ela bem o local apropriado ao descanso e seria o local apropriado a abrigar e enquadrar a rigidez dos membros... ... A origem da praa no um produto das necessidades de memria coletiva e de pontos de referncia coletivos para o ato de ida e volta, como quer Janet, mas sim apenas um produto da fadiga, do cansao e da molstia que acontecem dentro da floresta aps a abertura da primeira estrada como conseqncia do rompimento da priso mgica do Bailado do Silncio. O advento da rua e da praa provocam o advento da memria coletiva e dos pontos de referncia para o ato de ida e volta. Tendo a estrada e a praa nascido antes do aparecimento da cidade e sendo ambos produtos do primeiro bailado do homem e do seu cansao quando em demanda de Viso Geogrfica e sendo a praa um ponto de exibio do movimento reflexo, so eles acontecimentos aptos a marcar toda a existncia do homem at hoje. O Samba que um desejo de voltar ao Bailado do Silncio, teria surgido aps a primeira praa e como reao elstica do organismo; seria uma forma de arrependimento que surge aps o descanso, uma mmica dos membros do corpo, composta de uma conjugao dos movimentos circulares do galho da rvore e da marcha sincronizada ao Soluo e ao Gaguejo. O cansao e a molstia provocam sempre a volta aos movimentos rtmicos primitivos. O arrependimento consiste na tendncia de voltar atrs e bem caracterizado pelos gestos do Samba e pelas palavras do Samba-Cano de hoje. No entanto a imitao e o plgio mimtico, j aplicados ao bailado anterior da Marcha Hesitante, impedem que o ritmo do Samba tenha a sua elasticidade completada com uma grande finale na volta ao Bailado do Silncio, possivelmente conduzindo morte e ao desaparecimento. O plgio mimtico impede a realizao completa do arrependimento. O plgio mimtico cria uma atmosfera que um empecilho para o fluxo do arrependimento. A floresta preenchia o seu destino histrico na elaborao dos primeiros movimentos do homem. Publicado originalmente no Dirio de S. Paulo em 7 de abril de 1957.

S-ar putea să vă placă și