Sunteți pe pagina 1din 4

Exmo. Sr.

diretor-geral da Administrao escolar


ASSUNTO: Pedido de escusa da funo de avaliador externo da dimenso cientfica e pedaggica no mbito da ADD O artigo 40 do Estatuto da Carreira Docente, intitulado "Caracterizao e objectivos da avaliao do desempenho" refere, no ponto 3, alneas a), b) e h), respectivamente: "contribuir para a melhoria da prtica pedaggica do docente"; "contribuir para a valorizao do trabalho e da profisso docente" e "promover o trabalho de cooperao entre os docentes, tendo em vista a melhoria do seu desempenho". Nos termos do n 4 do art 5 do Despacho normativo n. 24/2012 considero ser meu dever profissional passar a expor a V. Exa. o seguinte: 1. Como V. Exa. sabe, as competncias avaliativas, assim como outras, no so exclusivamente matria do domnio da forma, so, antes de mais, matria do domnio da substncia. Deste modo, como V. Exa. igualmente sabe, no condio suficiente a lei determinar que algum tem competncia para realizar uma determinada funo para que esse algum passe a ter, substantivamente, essa competncia. Neste domnio, como em vrios outros, aquilo que determinado pela lei constitui uma condio necessria, mas no constitui, de modo algum, uma condio suficiente. 2. Os professores do meu Grupo Disciplinar que solicitarem a observao de aulas tm, seguramente, como todos ns temos o direito a uma avaliao justa, sria e credvel como referido na lei vigente. Todavia, para que esse direito se possa concretizar, necessrio que estejam reunidas as condies objetivas que possibilitem a realizao efetiva de uma avaliao justa, sria e credvel. Nomeadamente:

a) Que os professores avaliadores externos tenham tido uma formao que os capacite para essa funo. b) sabido que avaliar alunos no o mesmo que avaliar professores, nem isso confere competncia para tal. c) Toda a literatura cientfica, nacional e internacional, sobre a matria o confirma e o prprio Conselho Cientfico para a Avaliao de Professores tambm j o fez, quando explicitou que os professores avaliadores deve ser objeto de uma formao especializada de carter cientfico, tcnico e profissional certificado, de mdia ou longa durao, realizada em parceria com instituies de ensino superior (Recomendaes N. 5/CCAP/2009); d) Que o professor avaliador, a quem lhe so delegadas competncias, considere possvel e se sinta capacitado para realizar uma avaliao justa, sria e credvel, atravs da observao de aulas, num reduzido espao de tempo, que ser tida como avaliao de um binio. e) Estas so as condies substantivas que permitem cumprir o dever de avaliar e satisfazer o direito de ser avaliado, com justia, seriedade e credibilidade. f) No so as condies formais (ser professor posicionado num escalo superior e ter sido objeto de delegao de competncias) que, s por si, capacitam para avaliar com justia, seriedade e credibilidade. 3. Como do conhecimento de V. Exa., o Ministrio da Educao ainda no implementou essa formao especializada para professores avaliadores. Por consequncia, eu no reno, assim como a maioria dos professores no rene, nenhuma das duas condies acima enunciadas: a) No me foi ministrada qualquer formao especializada no domnio da avaliao de professores. b) Sou licenciada em .., no sou licenciada nem mestre em avaliao de professores. c) Tenho formao pedaggica para ensinar e avaliar alunos, no tenho formao para avaliar professores.

d) Ningum se capacita para ser avaliador de professores, de um instante para o outro; e) No esto, assim, reunidas as condies que promovam implicaes positivas para a valorizao do trabalho e da profisso docente decorrentes desta avaliao de desempenho feita por pares em virtude de no estarem garantidas a autoridade e a legitimidade reconhecidas por uma formao superior e especializada de carter cientfico, tcnico e profissional. 4. Se o acima exposto se refere e aplica, em geral, avaliao dos professores, com maior relevncia se refere e aplica a uma avaliao que visa, predominantemente, apurar nveis de excelncia na prtica docente. Por estas razes, declaro, com clareza, o que considero ser uma objetiva impossibilidade de exercer formalmente as funes que me so atribudas: realizar sem uma formao especializada e apenas em duas (ou trs) aulas uma avaliao da qual possam resultar elementos fiveis que sustentem a atribuio dos mais elevados nveis de proficincia no desempenho da atividade letiva que so os nveis para os quais os professores do meu Grupo Disciplinar se candidatam. Estando, como no poderia deixar de ser, em absoluta concordncia com o facto de que deve ser assegurado aos avaliados a possibilidade de aceder aos mais elevados nveis de classificao que a lei prev neste modelo de avaliao, essa minha concordncia no invalida que necessrio que existam as condies suficientes para que tal acontea o que, objetivamente, no existe no momento atual. Consequentemente, a garantia que deve ser facultada aos avaliados no pode ser por mim assegurada, por maior que seja a minha vontade de a assegurar. Sou uma escrupulosa defensora dos direitos profissionais e uma escrupulosa cumpridora dos mesmos deveres, mas no posso fazer de conta que tenho uma formao que no tenho, nem fazer de conta que considero possvel aquilo que se me afigura impossvel.

5. Reconhecer V. Exa. que ter-me-ia sido cmodo e fcil no me dar ao trabalho de expor e fundamentar o problema existente e, como acima referi, fazer de conta que tudo estava ou est bem. Teria sido cmodo e fcil, mas no seria tica e deontologicamente aceitvel. Procedo assim, porque tenho em alta conta os deveres profissionais, e exatamente porque os tenho em alta conta que no os adultero por mais cmodo e fcil que isso possa ser. Deste modo, com fundamento no acima exposto, solicito a V. Exa. se digne aceitar este meu pedido de escusa das funes de avaliadora externa para que fui designada. Assim, de acordo com as alneas c) e d) do artigo 44 do Cdigo do Procedimento Administrativo, declaro o meu impedimento para avaliar docentes no mbito de ADD, bem como, ao abrigo dos nmeros 1 e 2 do artigo 48 do Cdigo do Procedimento Administrativo, solicito escusa do cargo acima referido. Peo deferimento,

S-ar putea să vă placă și