Sunteți pe pagina 1din 39

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981

70

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE PESSOAL

FORMULRIO DE CONSELHO DE DISCIPLINA E LEGISLAO ESPECFICA

I ) DECRETO N 2.155 de 13 de OUTUBRO de 1978. - Publicado no Bol da PM de 18 de Out de 78.

II) RESOLUO SSP N 0263 de 26 de DEZEMBRO de 1978. - Publicada no Bol da PM de 05 de Jan de 79.

70

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981

71

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

OPM

CONSELHO DE DISCIPLINA

PRESIDENTE................................................................................................... INTERROGANTE E RELATOR................................................................... ESCRIVO....................................................................................................... ACUSADO........................................................................................................

AUTUAO Aos........................................dias do ms de............................do ano de ................................nesta Cidade do............................................, no Quartel de ......................................., autuo o Ofcio da nomeao e mais documentos que a este junto e me foram entregues pelo Presidente do Conselho, do que, para constar, lavro este termo. Eu, ........................................(Posto, RG e Nome), servindo de Escrivo, o escrevi e subscrevo.

................................................................................ ESCRIVO

Observao: - O Ofcio em tela o que determina a instaurao do processo e mais documentos.

71

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 72

OBSERVAES: I) As peas do Conselho de Disciplina sero por ordem cronolgica, reunidas num s processo e datilografadas em espao dois, com as folhas numeradas e rubricadas pelo Escrivo, no canto superior direito; II) A capa constituir a folha n 01 do processo; III) O Presidente do Conselho e o Escrivo devero colocar o carimbo em todos os documentos assinalados e rubricados, desde que no estejam datilografados os respectivos nomes e RG; IV) As folhas devero ser margeadas, 2 cm a direita e 5 cm a esquerda; V) No verso das folhas que constituem o processo nada se escrever, devendo o espao em branco ser inutilizado por meio de linhas no sentido vertical; VI) O Conselho de Disciplina dispe de um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data de sua nomeao para concluso de seus trabalhos, inclusive remessa de relatrio (Art. 11, Decreto n 2.155 de 13 de outubro de 1978); VII) A autoridade nomeante, por motivos excepcionais, pode prorrogar at 20 (vinte) dias o prazo de concluso dos trabalhos (pargrafo nico do Art. 11 do Decreto 2.155 de 13 de outubro de 1978).

72

73 Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981

(Instaurao do Conselho de Disciplina) Ofcio n ............. RJ, em ......de........................200... Do: Comandante-Geral da PMERJ Ao: Sr.............................................. Assunto: Instaurao do Conselho De Disciplina - DETERMINA Anexo: ......... Tendo em vista a vossa nomeao, publicada no Bol da PM, n .....................de....................de ................., para presidir o Conselho de Disciplina, de que so outros Membros os ...........................(Posto, RG e Nome), como Interrogante e Relator e ............................(Posto, RG e Nome), como Escrivo para julgar o .....................(Graduao, RG e Nome), servindo no ..........................(OPM), como incurso....................................(enquadrar devidamente no Artigo 2 do Decreto n 2.155/78), por constar contra o mesmo que ........................... (segue-se a sntese dos motivos determinantes do processo), conforme se infere dos documentos anexos, determino-vos instaureis, incontinente, o respectivo processo na forma de legislao vigente.

73

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 74

OBSERVAES: I) O Ofcio de nomeao do Conselho ser a fls. 02; II) Recebendo a nomeao, o Presidente convocar os Membros do Conselho, para uma reunio preliminar, em que dar ao mesmo, cincia da matria a ser apurada; III) O Presidente do Conselho determinar ao Escrivo, por despacho, que dar no Oficio supramencionado, a autuao do mesmo Ofcio e demais documentos recebidos, na forma que se segue:

Autue-se: RJ, em .............de ................................de 200...

_______________________________________________ PRESIDENTE DO CONSELHO

IV) Recebendo o Ofcio e demais documentos, o Escrivo far uma AUTUAO, que ser a capa e primeira folha do processo, tomando-o n 1; V) O Escrivo ordenar os documentos, de forma que fique em primeiro lugar o Ofcio de nomeao (fls. n 02) e, a seguir os demais documentos.

74

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 75

CONCLUSO Aos ...........................dias do ms de ..............................do ano.....................................nesta cidade do Rio de Janeiro (ou local onde for), no Quartel do (ou local onde for), fao conclusos os presentes autos ao Sr. (Posto, RG e nome), Presidente do Conselho de Disciplina, do que, para constar , lavro este termo. Eu,.............(Posto, RG e Nome), servindo de Escrivo, o escrevi e subscrevo. ..................................................................... Nome, Posto e RG OBSERVAES: I) - Autuados, postos em devida ordem as primeiras pecas do processo, numeradas corretamente e rubricadas as folhas a partir da Capa ou Autuao, que levar o n 01, o Escrivo far respectiva CONCLUSO, conforme modelos acima, ao Presidente do Conselho; II) Esta concluso vira obrigatoriamente, aps toda a documentao que deu origem ao Conselho de Disciplina; III) Toda vez que os autos forem ao Presidente do CD, o Escrivo lavrar o Termo de Concluso; IV) Este termo poder ser lanado sob a forma de carimbo, desde que obedecido o modelo acima.

75

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981

76

DESPACHO

Designo o dia ..................................... do corrente, s ...........................horas, para a primeira reunio do Conselho, no Quartel, do ...................................(ou lugar onde for), convocando-se os Membros e requisitando-se o acusado.

Providencie o Senhor Escrivo.

.................................................................................. (PRESIDENTE DO CONSELHO)

OBSERVAO: I) - Ao receber os autos, com a concluso feita pelo Escrivo do Conselho, o Presidente dar um despacho, determinando quais as providncias que devem ser tomadas, designando para tal, dia, hora e local, conforme modelo acima.

76

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 77

RECEBIMENTO

Aos ...................................dias do ms de ............................do ano de ...........................(por extenso), nesta Cidade do Rio de Janeiro (ou onde for), no Quartel do ...................................(ou onde for), recebi os presentes autos do Sr....................................(Posto, RG e Nome), Presidente do Conselho, do que, para constar, lavro este Termo. Eu,...................................(Posto, RG e Nome), servindo de Escrivo, o escrevi e subscrevo.

.................................................................. ESCRIVO

OBSERVAES: I) Toda vez que o Escrivo entregar os autos ao Presidente do Conselho, far uma Concluso e quando os receber de volta, aps o Despacho, lavrar o Termo de Recebimento; II) Este termo poder ser lanado sob a forma de carimbo, desde que obedecido o modelo acima.

77

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 198178

CERTIDAO

Certifico que, em cumprimento ao despacho de fls................................do Sr. Presidente do Conselho, ..............................................(transcrever as providencias tomadas), do que, para constar, lavrei esta Certido. Eu, .......................................(Posto, RG e Nome), servindo de Escrivo, o escrevi e subscrevo.

................................................................... (ESCRIVO)

OBSERVAES: I) Cumprindo todas as determinaes contidas no Despacho do Presidente do Conselho, que devero ser feitas por Ofcio, o Escrivo lavrar uma Certido, conforme modelo acima;

II) As cpias dos documentos referentes as providncias tomadas sero anexados aos autos, sem que haja necessidade de juntada;

III) Este termo poder ser lanado a forma de carimbo, desde que obedecido o modelo acima.

78

79 Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981

TERMO DE COMPROMISSO DO CONSELHO

Certifico que, as..................................horas do dia............................do corrente, foi prestado o compromisso regulamentar, do que, para constar, lavro o presente, que Eu, ..................................(Posto, RG e Nome), escrevi e assino com os demais Membros do Conselho. .................................................................................. (PRESIDENTE DO CONSELHO) ................................................................................... (INTERROGANTE E RELATOR) ................................................................................... (ESCRIVO) OBSERVAES:
I) Na primeira reunio do Conselho, dentro de dois dias

seguintes a nomeao, antes de iniciar os trabalhos, presentes e todos os seus Membros, o acusado, ressalvado o caso de revelia, o seu defensor, se houver, o Presidente lera em voz alta, o seguinte compromisso: Prometo examinar cuidadosamente os fatos que me forem submetidos e opinar com imparcialidade e justia. Terminada a leitura, todos de p, os demais Membros diro em voz alta:Assim o prometo. I) Isto feito, o Escrivo lavrar o Termo de Compromisso, conforme modelo acima, que dever ser assinado, por todos os Membros; III) Aps a lavratura do Termo de Compromisso, o Presidente perguntar ao acusado, se tem defensor, ou se deseja ser defendido por algum Oficial e, caso diga que sim, indicando o Oficial, ser ele nomeado; IV) Caso o acusado, no indique nenhum, o Presidente nomear qualquer Oficial da Unidade (ou o que for), a que pertena o referido acusado, exceto aquela que, por algum motivo, deu causa a instaurao do Conselho.
79

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 80

TERMO DE INTERROGATRIO

Ao.......................................dias do ms de ...................................de ano de ......................(por extenso), nesta cidade do Rio de Janeiro (ou onde for), presentes todos os Membros do Conselho e o Defensor do acusado..................................(Posto, RG e Nome), a compareceu o acusado ..........................................(Graduao, RG e Nome), qual, aps assistir a leitura das peas do processo, passou a ser interrogado, da forma seguinte: Perguntado qual a sua Graduao, RG e Nome, OPM em que serve, naturalidade, estado civil, filiao, idade, respondeu que............................(seguemse as respostas dadas). Perguntado como se deram os fatos de que tratamos documentos que lhes foram lidos, respondeu.................................... Perguntado se tem fatos a alegar ou provas que justifiquem sua inocncia, respondeu que........... Oferecendo os seguintes documentos...................que pede sejam juntados aos autos como provas. Pelo Presidente foi lembrado que se perguntasse........................(transcreve-se a pergunta feita), respondeu que................................(segue-se a resposta dada). E como nada mais disse, nem lhe foi perguntado, deu o Presidente do Conselho por encerrado o presente interrogatrio, que vai por todos os Membros do Conselho assinado, pelo acusado e seu Defensor, depois de lido e achado conforme. Eu, ....................................(Posto, RG e Nome), servindo de Escrivo, o escrevi.

________________________________ PRESIDENTE _____________________________________ INTERROGANTE E RELATOR ______________________________________ ACUSADO ____________________________________ DEFENSOR _____________________________________ ESCRIVO
80

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981

81

OBSERVAES: I) Completamente instalado, presente o acusado e seu Defensor, determinara o Presidente que o Escrivo faa a leitura das pecas acusatrias que constam dos autos; II) - Terminada a leitura das peas referidas, determinar o Presidente que o Interrogante e Relator interrogue o acusado ( ver modelo de Termo de Interrogatrio);

III) Caso o acusado, ao ser interrogado, ou no curso do processo, apresentar documentos como provas, sero os mesmos juntados aos autos; * Essas providncias devero constar das atas das sesses que foram realizadas.* IV) Quando o acusado Praa PM da Reserva Remunerada ou Reformada e no e localizada ou deixa de atender a intimao por escrito para comparecer perante o Conselho de Disciplina, a intimao dever ser publicada em rgo de divulgao na rea do domiclio do acusado, correndo o processo a revelia, se o acusado no atender a publicao; V) O Libelo Acusatrio devera ser entregue ao acusado (Defensor em caso de revelia), logo aps o Interrogatrio.

81

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981

82

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE DISCIPLINA Do: Presidente do Conselho Ao: (Acusado ou Defensor)..........

LIBELO ACUSATRIO

O Conselho de Disciplina nomeado pelo Senhor Comandante Geral, em Bol da PM, n.................., de ......................de.................................de 200......., cientifica-vos, para fins de defesa, de acordo com o Artigo 9 do Decreto n 2.155, de 13 de outubro de 1978, e letra f, n 13, da Resoluo SSP n 0263, de 26 de dezembro de 1978, que vos so imputadas as acusaes constantes das fotocpias anexas. Dentro do prazo legal de cinco dias, aguarda, pois, o oferecimento, por escrito, de vossas razes, juntando os documentos e provas que quiserdes.

Rio, em..................de...................................de 200.....


........................................................................................

(PRESIDENTE DO CONSELHO)
........................................................................................

(INTERROGANTE E RELATOR)
.......................................................................................

(ESCRIVO) CIENTE Em............................de.....................................de 200... ................................................................................... ACUSADO ou Defensor (caso de revelia)

82

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 83

OBSERVAES: I) Ao acusado e assegurada ampla defesa, tendo ele ou o defensor o prazo de 05 (cinco) dias para oferecer suas razes, por escrito, devendo o Conselho de Disciplina fornecer-lhe o Libelo Acusatrio onde se contenham com mincias o relato dos fatos e a descrio dos atos que lhe so imputados; II) O relato dos fatos e a descrio dos atos que so imputados ao acusado podero constar do prprio corpo do Libelo Acusatrio, como podero vir em anexo, consoante modelo; III) Em sua defesa, poder o acusado requerer a produo, perante o Conselho de Disciplina, de todas as provas permitidas no Cdigo do Processo Penal Militar; IV) Devera constar no Libelo Acusatrio, a cincia pessoal do acusado.

83

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 84

CERTIDO

Certifico que, nesta data, terminou o prazo legal para a apresentao das razes de defesa, sem que o acusado (ou seu Defensor) as tenha oferecido, do que, para constar, lavro a presente.

Rio,..................de.............................de 200...

_______________________________________ (ESCRIVO)

OBSERVAO: I) Findo o prazo legal para a apresentao das razes de defesa, no tendo sido elas apresentadas, o Escrivo lavrar uma Certido na forma acima.

84

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 85

CERTIDO Certifico que, nesta data, foram entregues pelo acusado (ou seu Defensor), as razes de defesa, em ................................folhas datilografadas, acompanhadas de ...............................documentos (se houver), do que, para constar, lavro o presente. Rio de Janeiro, .................de ..............................................de 200... ______________________________________ ESCRIVO OBSERVAES: I) Se, dentro do prazo legal, as razes de defesa forem apresentadas, o Escrivo lavrar uma Certido, na forma acima; II) Lavrada a Certido, o Escrivo far uma concluso dos autos ao Presidente do Conselho e este dar um despacho, determinando novas providncias; III) As Razes de Defesa apresentadas pelo acusado (ou seu Defensor) devero ser juntadas aos autos; IV) Caso nem o acusado nem seu defensor apresente as Razes de Defesa, no prazo legal o escrivo dever lavrar a seguinte Certido: CERTIDO Certifico que, nesta data, decorreu o prazo legal, sem que o acusado ou seu defensor apresentasse as razes de defesa, do que, para constar, lavro o presente.

Rio, ...........de..................................de200..........

......................................................................................... (ESCRIVO)

85

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981

86

ATA DA 1 SESSO Aos.........................dias do ms de ..........................do ano de (por extenso), nesta Cidade do Rio de Janeiro (ou local onde for), no Quartel (ou onde for).........................., presentes todos os Membros do Conselho de Disciplina, e acusado e seu Defensor, o Sr. Presidente abriu a sesso s .........................horas, tendo sido...........................(segue-os, sumariamente a descrio de tudo que ocorreu na sesso). E, como nada mais tinha a tratar, determinou o Sr. Presidente o encerramento da sesso, s..............................horas, do que, para constar, lavrei a presente Ata, que eu, ...................(Posto, RG e Nome), servindo de Escrivo, escrevi e subscrevo.

(Assinatura do Escrivo) ..................................................................................... (Posto, RG e Nome) OBSERVAES: I) Toda vez que o Conselho se reunir para deliberar, praticando os atos necessrios ao esclarecimento do caso, audio de testemunhas, inquiries, etc., dever ser lavrada a Ata da respectiva sesso; II) A Ata ser juntada aos autos logo depois de praticados os atos referidos no item anterior, numerada em ordem crescente de sesses realizadas e dever ser confeccionadas na forma acima; III) - O acusado dever estar presente a todas as sesses do Conselho de Disciplina, exceto Sesso Secreta de deliberao de Relatrio. * Por fora do disposto no Art. 5, LX, CR 88 descabida a deliberao do Colegiado em Sesso Secreta.*

86

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 87

(Modelo de Ofcio Requisio de Documentos ou Testemunha)


POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO OPM Rio, em ..................de..................................de 200.... Do: Presidente do Conselho Ao: Sr. ............................................ Assunto: Requisio (Faz)

Requisito (Vos, V.S, ou V. Ex), para instruir o Conselho de Disciplina a que responde...................(Graduao, RG e Nome), cpias autnticas do ......................(Boletim, documento, ou o que for), bem como (ou) a apresentao do...................................e........................... a fim de prestarem depoimentos no dia.....................s.....................horas, no Quartel do..................................(ou onde for).
........................................................................................ (PRESIDENTE DO CONSELHO)

OBSERVAES: I) Qualquer Membro do Conselho poder propor as diligncias que achar necessrias ao esclarecimento do fato, tais como requisio de documentos, audio de testemunhas, exames periciais, etc., e que poder ser feito por ofcio, constante modelo acima; II) O acusado, em situao de atividade, ser solicitado, por ofcio autoridade a que estiver subordinado; III) O acusado, em situao de inatividade, ser intimado diretamente, pelo Escrivo do Conselho; IV) O acusado preso dever ser solicitado, por ofcio autoridade responsvel pela sua guarda; V) O acusado preso dever ser apresentado ao Presidente do Conselho, sob escolta; VI) O comparecimento do servidor pblico em atividade ser solicitado ao respectivo Chefe, pelo Presidente do Conselho.

87

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 88

JUNTADA

Aos...............................dias do ms de..................................do ano de (por extenso), nesta Cidade do Rio de Janeiro (ou onde for), no Quartel do ......................(ou onde for), fao juntada a estes autos dos documentos (ou o que for), que adiante se vem, de folhas.........................., do que, para constar, lavrei o presente termo. Eu,................................(Posto, RG e Nome), servindo de Escrivo, o subscrevi e subscrevo.

............................................................... (ESCRIVO) OBSERVAES: I) Todos os documentos, Ofcios, etc., que forem sendo recebidos, devero ser juntados aos autos, aps o despacho de Junte-se aos Autos, onde dever constar a data, a assinatura e o carimbo do Presidente do Conselho; II) No se far constar em um mesmo termo de Juntada, documentos , Ofcios, etc., cuja as datas sejam posteriores data do respectivo termo; III) No se far juntada dos documentos oriundos do despacho do Presidente do Conselho, todavia, os mesmos devero constar dos autos dentro da respectiva ordem cronolgica; IV) Uma vez tomadas todas as providncias, relativas ao despacho, aps a juntada, ser feita uma concluso pelo Escrivo, respeitada a ordem crescente de datas. Feito novo despacho pelo Presidente do Conselho, seguirse-, sempre, o procedimento anterior : Despacho, Recebimento, Certido, Juntada e Concluso; V) Este termo poder ser lanado sob a forma de carimbo, desde que obedecido o modelo acima.

88

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981

89

TERMO DE INQUIRIO DE TESTEMUNHAS Aos...........dias do ms................do ano de ...............(por extenso), nesta Cidade do Rio de Janeiro (ou onde for), no Quartel do ..............(ou onde for), onde se achavam presentes todos os membros do Conselho, o acusado e seu Defensor, compareceram as testemunhas abaixo nomeadas, que foram inquiridas sobre a ................(denncias, parte ou o que for) de fls....................a qual lhes foi lida, declarando o seguinte: PRIMEIRA TESTEMUNHA nome por extenso, identidade, estado civil, profisso (Posto ou Graduao, se Militar), residncia (onde serve, se Militar), filiao, idade, depois do compromisso de dizer a verdade, disse que......................(referir tudo quanto disser a testemunha sobre a matria da acusao e suas circunstncias). Perguntado...................(transcrever a pergunta), respondeu..................... Perguntado pelo Presidente do Conselho se (transcrever a pergunta), respondeu..............................Perguntado pelo Defensor do acusado se ....................(transcrever a pergunta), respondeu que................................ E, como nada mais disse nem lhe foi perguntado, deu o Presidente do Conselho por findo o presente Depoimento mandando lavrar este Termo que, depois de lido e achado conforme, vai assinado pelos Membros do Conselho, testemunha, acusado, seu Defensor e comigo .........................(Posto, RG e Nome), servindo de escrivo, que o escrevi.
__________________________________________ PRESIDENTE DO CONSELHO ________________________________________

INTERROGANTE E RELATOR ________________________________ TESTEMUNHA ________________________________ ACUSADO _________________________________ DEFENSOR _______________________________


ESCRIVO

89

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 90

OBSERVAES I) Sempre que houver testemunhas a ouvir, o Conselho as inquirir na presena de acusado e de seu Defensor, conforme modelo. * O Conselho dever observar o Art.417 2 do CPPM, quanto ao nmero de testemunha.* II) Se a testemunha for de patente superior do Presidente do Conselho, ser por este solicitada autoridade competente que determina comparecimento da testemunha reunio do Conselho, ou que esta, se for o caso, marque local, dia e hora, a fim de ser ouvida. III) Toda testemunha prestar, antes de depor, perante o Conselho, o seguinte compromisso: (Prometo dizer a verdade sobre o que souber e me for perguntado, e declaro-me ciente das determinaes do Art. 346 do Cdigo Penal Militar que, neste ato me so lidas). IV) Se as testemunhas forem ouvidas em dias diferentes, ser necessrio lavrar tantos termos quantas forem as sesses de audio de testemunhas. V) A testemunha no ser inquirida por tempo superior a 04 horas, mas, em caso de necessidade, ser-lhe- dado um descanso de meia hora aps aquele perodo.
**SEO VI*** ( CPPM ) DA INQUIRIO DE TESTEMUNHAS, DO RECONHECIMENTO DE PESSOA OU COISA E DAS DILIGNCIAS EM GERAL Precedncia na inquirio Art. 417. Sero ouvidas, em primeiro lugar, as testemunhas arroladas na denncia e as referidas por estas, alm das que forem substitudas ou includas posteriormente pelo Ministrio Pblico, de acordo com o 4 deste artigo. Aps estas, sero ouvidas as testemunhas indicadas pela defesa. Indicao das testemunhas de defesa 2. As testemunhas de defesa podero ser indicadas em qualquer fase da instruo criminal, desde que no seja excedido o prazo de cinco dias, aps a inquirio da ltima testemunha de acusao. Cada acusado poder indicar at trs testemunhas, podendo ainda requerer sejam ouvidas testemunhas referidas ou informantes, nos termos do 3.

90

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 91

INQUIRIO DE TESTEMUNHA POR CARTA PRECATRIA:

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO OPM Local, ..................../............................../ 200....................... Do: Presidente do Conselho de Disciplina Ao:.........................(Autoridade a que se dirige a Precatria) Assunto: Precatria Anexo: I) Cpia do Ofcio de Instaurao II) Cpia de (documento que contm a acusao) III) Quesitos A fim de instruir o Conselho de Disciplina, do qual sou Presidente, solicito a V. S (V. Ex) designar um Oficial com a finalidade especfica de inquirir a testemunha......(Nome, Posto ou Qualidade que tiver), que se encontra servindo sob o meu Comando ( ou no Quartel de .........), ou reside no municpio......a cerca de.......(denncia, parte ou o que for), respondendo os quesitos, em anexo: e, aps, remeter ao deprecante , que serve na (OPM ou o que for)........., na cidade do............, Estado do Rio de Janeiro, e Termo respectivo.
......................................................................... PRESIDENTE DO CONSELHO

OBSERVAES: I) Caso seja necessrio ouvir alguma testemunha que se encontra ausente, o Presidente do Conselho determinar a expedio de Precatria, e esta dever ser dirigida Autoridade sob cujas ordens ela servir ou que estiver mais prxima , se for civil; II) Acompanharo o ofcio, cpias das acusaes, parte que deu origem o processo, do ofcio de instaurao (xerox) e dos quesitos formulados pelo Conselho ou pelo Defensor do acusado, a fim de serem respondidas pelas testemunhas.

91

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 92

TERMO DE PERGUNTAS AO ACUSADOR Aos......dias do ms de........do ano de (por extenso), nesta cidade do Rio de Janeiro (ou onde for), no Quartel (ou onde for) de...........presentes todos os Membros do Conselho, o acusado, seu Defensor, compareceu (Nome e Posto ou qualidade que tiver), a fim de ser perguntado sobre os fatos constantes da.....................(denncia, parte ou o que for), que lhe foi lida. Em seguida, passou a ser interrogado da maneira seguinte: Qual o seu nome, naturalidade, idade, filiao, estado civil, posto ou graduao e a que Unidade, repartio ou estabelecimento militar pertence (se civil, profisso, residncia e local de trabalho). Respondeu........(segue-se o que disser). Pelo Relator foi perguntado...........(registrase a pergunta feita), respondeu......... Pelo Presidente foi perguntado.......(transcrever a pergunta), respondeu......... Dada a palavra ao Defensor do acusado, perguntou.... ....(registrar a pergunta feita, respondeu........... E, como nada mais disse nem lhe foi perguntado, deu o Presidente do Conselho, por encerrado o presente termo que, depois de lido e achado conforme, vai assinado pelos Membros do Conselho, pelo Acusador, Acusado, seu Defensor e comigo............(Posto, RG e Nome), servindo de Escrivo, que o escrevi. ............................................................................... PRESIDENTE DO CD .............................................................................. INTERROGANTE E RELATOR ............................................................................. ACUSADO ............................................................................. DEFENSOR ............................................................................ ESCRIVO OBSERVAES: I) Se o acusador estiver ausente e o Conselho achar necessrio ser ouvido, poder faz-lo por precatria autoridade competente , na forma prescrita para as testemunhas; II) Caso tenham sido realizadas todas as diligncias necessrias `a elucidao do fato, o Escrivo far uma Concluso ao Presidente do Conselho, a fim de que este determine em despacho, o dia e a hora, para a Sesso Secreta da Deliberao.
92

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981

93

DESPACHO

Realizadas todas as diligncias e estando o presente processo devidamente instrudo, designo o dia................................., s..........................horas, para a sesso secreta de deliberao.

Rio, em.............de......................... de 200...

........................................................................................................ .. PRESIDENTE DO CONSELHO

93

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981

94

RELATRIO (No caso dos Incisos I, II e IV do Art. 2)

Vistos e examinados os presentes autos do Conselho de Disciplina que foi submetido o .....(Graduao, RG e Nome), acusado de .........(segue-se a descrio do motivo pelo qual foi acusado). Para o perfeito esclarecimento dos fatos, foi o acusado interrogado a fls........,ouvidas as testemunhas...........e........fls........e........., o acusador a fl.............e feito s diligncias ................(descrever sumariamente as diligncias praticadas), s fls.......... Isto posto e considerando que................................................. Considerando que.................................................................... Considerando que.................................................................... Considerando mais e que dos autos consta, Decide o Conselho de Disciplina por unanimidade de votos (ou maioria) que o......................(Graduao, RG e Nome) (ou no) culpada da acusao que lhe foi feita, determinando, a remessa destes autos ao Sr...................................(Comandante-Geral), para os fins de direitos. Foi voto vencido......................(Fulano)..............................,que (segue-se a justificativa, que facultativa).
Rio, em................... de........................... de 200.... .................................................................................................... PRESIDENTE DO CD ............................................................................................... INTERROGANTE E RELATOR ............................................................................................. ESCRIVO
94

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 95

RELATRIO (No caso do Inciso III do Art. 2) .....................................................................................................................................

Decide o Conselho de Disciplina, por unanimidade de votos (ou maioria) que............(Graduao, RG e Nome) est (ou no) incapaz de permanecer na Ativa (ou na situao em que se encontra na Inatividade), determinando a remessa dos autos ao Sr...................(Comandante-Geral), para fins de direitos. Foi voto vencido .......(Fulano)........que (segue-se a justificativa que facultativa). Rio, em................de..........................de 200...
..................................................................................................... PRESIDENTE DO CD .................................................................................................... INTERROGANTE E RELATOR ................................................................................................. ESCRIVO

95

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 96

OBSERVAES I) A Deciso do Conselho, tomada por maioria de votos de seus Membros (ou unanimidade), dever declarar seu acusado: a- , ou no, culpado da acusao que lhe foi feita, no caso dos Incisos I, II e IV, do Art. 2; b- Est, ou no incapaz de permanecer na Ativa ou na situao em que se encontra na Inatividade quando o mesmo houver sido condenado pela prtica de crime e pena restritiva de liberdade individual at 02 (dois) anos, to logo transite em julgado a sentena. II) Quando houver o voto vencido, o respectivo Membro do Conselho dar justificar o seu voto, se quiser; III) A Deciso do Conselho ser deliberada em Sesso Secreta, tomando parte da mesma os Membros do Conselho; * Por fora do disposto no Art. 5, LX, CR 88 descabida a deliberao do Colegiado em Sesso Secreta.* IV) o Relatrio ser elaborado pelo Escrivo e assinado por todos os Membros do Conselho. V) Dever ser confeccionado uma Certido, aps o Relatrio, deve o acusado e seu Defensor (este, se houver), tiveram cincia da Deciso do Conselho, na forma que se segue: CERTIDO Certifico que, nesta data, dei cincia da Deciso do Conselho ao acusado ...........(Graduao, RG e Nome), de que, para constar, lavrei a presente data e assino. Rio, em ....de......................................de 200....
............................................................................ ESCRIVO ........................................................................... ACUSADO .........................................................................
96

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 97 DEFENSOR

ENCERRAMENTO E REMESSA

Aos...........dias do ms de ................do ano (por extenso), nesta Cidade do Rio de Janeiro (ou onde for), no Quartel do...............(ou onde for), encerro o presente processo e fao remessa do mesmo ao Senhor..................(Autoridade que determinou a instaurao do Conselho), de que, para constar, lavro o presente Termo. Eu,..........(Posto, RG e Nome), servindo de Escrivo, o escrevi e subscrevo.
........................................................................................ ESCRIVO

OBSERVAO:

Terminado o Processo, o Escrivo lavrar um Termo de Encerramento e Remessa Autoridade que determinou a instaurao do Conselho de Disciplina, na forma acima.
I)

97

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 98

OFCIO DE REMESSA DOS AUTOS

Rio, em.......de....................de 200.... Do: Presidente do Conselho Ao: Sr. Comandante-Geral da PMERJ Assunto: Remessa de Autos FAZ Anexo: Um processo com..............fls.

Remeto-vos, para os fins de direito, na forma do Art.12 4, do Decreto n 2.155, de 13 de outubro de 1978, os autos do Conselho de Disciplina, a que foi submetido o ..............................(Graduao, RG, Nome e OPM).

................................................................................. PRESIDENTE DO CONSELHO

OBSERVAO: I) Encerrado o processo, o Presidente do Conselho remeter os autos do Conselho de Disciplina, na forma acima, ao Senhor Comandante Geral da Corporao.

98

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 198199

DESPACHO DA AUTORIDADE QUE NOMEOU O CONSELHO

Hiptese : Excluso a bem da disciplina, aceitando o julgamento do Conselho de Disciplina.

DESPACHO

Aprovo o julgamento do Conselho de Disciplina a que foi submetido o..............( graduao, RG, nome e OPM ), considero-o culpado da Acusao ( ou incapaz de permanecer na ativa ), razo pela qual determino a sua EXCLUSO A BEM DA DISCIPLINA, de acordo com o Artigo 120, Inciso III, da Lei 443, de 1 de julho de 1981 ( Estatuto dos Policiais Militares ), combinado com o Artigo......do RDPMERJ.

Providencie a respeito............................................................................; Publique-se a presente Deciso no Boletim da PMERJ; QG, em...............de........................de...........................

_____________________________________ Comandante Geral

99

10 Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 0

DESPACHO DA AUTORIDADE QUE NOMEOU O CONSELHO Hiptese : Excluso a bem da Disciplina, contrariando ao julgamento do Conselho de Disciplina. DESPACHO

Discordo do Julgamento do Conselho de Disciplina a que foi submetido o .................( graduao, RG, nome e OPM )....., por consider-lo culpado da acusao ( ou incapaz de permanecer na ativa ), pelo seguintes motivos :

( seguem-se por itens os motivos )

Em conseqncia, determino sua EXCLUSO A BEM DA DISCIPLINA, de acordo com o Artigo 120 Inciso III, da Lei n 443, de 1 de julho de 1981 ( Estatuto dos Policiais Militares ), combinado com o Artigo ..............do RDPMERJ.

Providencie a respeito..................................................; Publique-se a presente Deciso no Boletim da PMERJ; QG, em ............de...............de...................

______________________________ Comandante Geral

100

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981

101

DESPACHO DA AUTORIDADE QUE NOMEOU O CONSELHO Hiptese : Reforma, aprovando o julgamento do Conselho de Disciplina.

DESPACHO

Aprovo o julgamento do Conselho de Disciplina a que foi submetido o .................( Graduao, RG, nome e OPM )..........consideroo culpado da acusao ( ou incapaz de permanecer na ativa ), razo pela qual determino a sua REFORMA, de acordo com o Artigo 102, Inciso VI, da Lei n 443, de 1 de julho de 1981.

Providencie a respeito............................................; Publique-se a presente Deciso no Boletim da PMERJ; QG, em..............de..........................de...........................

___________________________________ Comandante Geral

101

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 2 10

DESPACHO DA AUTORIDADE QUE NOMEOU O CONSELHO

Hiptese : Reforma, contrariando ao julgamento do Conselho de Disciplina.

DESPACHO

Discordo do julgamento do Conselho de Disciplina a que foi submetido o ........................( graduao, RG, nome e OPM ), por consider-lo culpado da acusao ( ou incapaz de permanecer na ativa ), pelos seguintes motivos : ( seguem-se os motivos por itens )

Em conseqncia, determino a sua REFORMA, de acordo com a Artigo 102, Inciso VI, da LEI n 443, de 1981 ( Estatuto dos Policiais Militares ).

Providencie o .....................................................................; Publique-se a presente deciso no Boletim da PMERJ; QG, em ................de........................de...........................

________________________________ Comandante - Geral

102

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 103

DESPACHO DA AUTORIDADE QUE NOMEOU O CONSELHO Hiptese : Aplicao de pena disciplinar, aceitando o julgamento do Conselho de Disciplina.

DESPACHO Aceitando o julgamento do Conselho de Disciplina a que foi submetido o ........................( graduao, RG, nome, OPM ), considero que o acusado cometeu TRANSGRESSO DA DISCIPLINA MILITAR por ter no dia..............( segue-se o relato sucinto do fato que caracteriza a transgresso ), incidindo, assim, no (s) n (s) ...................do Inciso II do Anexo I, c/c o Inciso II do Artigo 14 ( quando for o caso ), com atenuante (s) do (s) Inciso ( s)....................do Artigo 18 e agravante (s) do (s) Inciso (s) .................... do Artigo 19, tudo do RDPMERJ, razo pela qual fica........................( segue-se a pena disciplinar aplicada ).

Providencie a respeito...................................................; Publique-se a presente Deciso no Boletim da PMERJ; QG, em ........................de........................de...................

____________________________________ Comandante Geral

103

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 4 10

DESPACHO DA AUTORIDADE QUE NOMEOU O CONSELHO Hiptese : Aplicao de pena disciplinar, contrariando o julgamento do Conselho de Disciplina.

DESPACHO Discordando do julgamento do Conselho de Disciplina a que foi submetido o ...............( graduao, RG, nome, OPM ), pois considero que o acusado cometeu TRANSGRESSO DA DISCIPLINA MILITAR, pelos seguintes motivos :

( segue-se, por itens, os motivos )

Em conseqncia, por ter a praa, no dia.................... ( segue-se o relato sucinto do fato que caracteriza a transgresso ), incidindo, assim, no (s) n (s) ...................do Inciso II do Anexo I, c/c o Inciso II do Artigo 14 ( quando for o caso ), com atenuante (s) do (s) Inciso ( s)....................do Artigo 18 e agravante (s) do (s) Inciso (s) .................... do Artigo 19, tudo do RDPMERJ, razo pela qual fica........................( segue-se a pena disciplinar aplicada ).

Providencie a respeito .........................................; Publique-se esta Deciso no Boletim da PMERJ; QG, em..........de..........................de....................

_____________________________ Comandante Geral

104

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 5 10

DESPACHO DA AUTORIDADE QUE NOMEOU O CONSELHO Hiptese : Caracterizao de Crime, aceitando o julgamento do Conselho de Disciplina.

DESPACHO

Aceitando o julgamento do Conselho de Disciplina a que foi submetido o ..............( graduao, RG, nome e OPM ), considero que o (s) fato (s) a ele imputado (s) caracteriza (m) CRIME DE COMPETNCIA DA JUSTIA MILITAR ( ou comum, conforme o caso ), razo pela qual determino a remessa deste processo Auditoria de Justia Militar do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o inciso III do Artigo 13 do Decreto n 2.155, de 13 de outubro de 1978.

Publique-se esta Deciso no Boletim da PMERJ; QG, em ................de................de.........................

_________________________________ Comandante Geral

105

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 6 10

DESPACHO DA AUTORIDADE QUE NOMEOU O CONSELHO

Hiptese : Caracterizao de crime, contrariamente ao julgamento do Conselho de Disciplina.

DESPACHO Discordando do julgamento do Conselho de Disciplina a que foi submetido o ...................( graduao, RG, nome e OPM )..............., pois considero que o (s) fato (s) a ele imputado (s) caracteriza CRIME DE COMPETNCIA DA JUSTIA MILITAR ( ou comum, conforme o caso ), pelos seguintes motivos :

( seguem-se por itens, os motivos )

Em conseqncia, determino a remessa deste processo Auditoria de Justia Militar do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Inciso III do Artigo 13, do Decreto n 2.115, de 13 de outubro de 1978.

Publique-se esta Deciso no Boletim da PMERJ. QG, em.....................de.....................de................

__________________________________ Comandante Geral

106

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981 7 10

DESPACHO DA AUTORIDADE QUE NOMEOU O CONSELHO Hiptese : Arquivamento, aceitando o julgamento do Conselho de Disciplina.

DESPACHO Aceitando o julgamento do Conselho de Disciplina a que foi submetido o ...................( graduao, RG, nome e OPM ), considero-o inocente da acusao que lhe foi feita, razo pela qual determino o arquivamento deste processo, de acordo com o Inciso I do Artigo 13 do Decreto n 2.155 de 13 de outubro de 1978.

Publique-se esta Deciso em Boletim da PMERJ. QG, em....................de..................de.....................

__________________________________ Considerando Geral

107

Aditamento ao Boletim da PMERJ n 129 de 21 de Agosto de 1981108

DESPACHO DA AUTORIDADE QUE NOMEOU O CONSELHO Hiptese : Arquivamento, contrariamente ao julgamento do Conselho de Disciplina.

DESPACHO Discordo do julgamento do Conselho de Disciplina a que foi submetido o .............( graduao, RG, nome e OPM ), pois o considero inocente da acusao que lhe foi feita, pelos seguintes motivos :

( seguem-se por itens, os motivos )

Em conseqncia, determino o arquivamento deste processo, de acordo com o Inciso I do Artigo 13 do Decreto n 2.155, de 13 de outubro de 1978.

Publique-se esta Deciso no Boletim da PMERJ. QG, em ......................de.................de..................

___________________________________ Comandante - Geral

108

S-ar putea să vă placă și