Sunteți pe pagina 1din 2

.:: A Filognese dos Seres Vivos - S Biologia ::.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioclassi...

S Cincias
Universo Sistema Solar Ar gua Solo Ecologia Seres Vivos Reino dos Animais Reino das Plantas Corpo Humano Mais Contedos [+]

A Filognese dos Seres Vivos


Qual foi o ancestral dos rpteis (lagartos, cobras) que vivem na Terra atual? Essas e outras perguntas relativas origem dos grandes grupo de seres vivos eram difceis de serem respondidas at surgir, em 1959, a Teoria da evoluo Biolgica por Seleo Natural, proposta por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace. Com a compreenso de "como" a evoluo biolgica ocorre, os bilogos passaram a sugerir hipteses para explicar a possvel relao de parentesco entre os diversos grupos de seres vivos. Diagramas em forma de rvore - elaborados com dados de anatomia e embriologia comparadas, alm de informaes derivadas do estudo de fsseis - mostraram a hipottica origem de grupos a partir de supostos ancestrais. Essas supostas "rvores genealgicas" ou "filogenticas" (do grego, phylon = raa, tribo + gnesis = fonte, origem, incio) simbolizavam a histria evolutiva dos grupos que eram comparados, alm de sugerir uma provvel poca de origem para cada um deles. Como exemplo veja a figura abaixo.

S Biologia
Seres Vivos Os Vrus Reino Monera Reino Protista Reino Fungi Reino Plantae Gentica Citologia Biotecnologia Mais Contedos [+]

Pratique
Exerccios Resolvidos Provas de Vestibular Simulados On-line

Ajuda
Laifis de Biologia rea dos Professores Frum de Discusso Glossrio Biolgico

Entretenimento
Jogos de Cincias Biokids Macetes

Diversos
Jornal S Biologia Curiosidades Dicas de Etiqueta Grandes Cientistas Indicao de Livros Fale Conosco

Busca Geral

O esquema representa uma provvel "histria evolutiva" dos vertebrados. Note que esto representados os grupos atuais - no topo do esquema- bem como os provveis ancestrais. Perceba que o grupo das lampreias (considerados "peixes" sem mandbula) bem antigo (mais de 500 milhes de anos). J cerca de 150 milhes de anos, provavelmente a partir de um grupo de dinossauros ancestrais. Note, ainda, que o parentesco existe entre aves e rpteis maior do que existe entre mamfero e rpteis, e que os trs grupos foram originados de um ancestral comum. Atualmente com um maior nmero de informaes sobre os grupos taxonmicos passaram-se a utilizar computadores para se gerar as arvores filogenticas e os cladogramas para estabelecer as inmeras relaes entre os seres vivos.

Quer passar em medicina?


A maior aprovao em medicina. Material especfico Turma Medicina
www.livrosdecursinho

Mais produtos

Sobre Ns | Poltica de Privacidade | Contrato do Usurio | Fale Conosco Copyright 2008 - 2011 S Biologia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.

1 de 2

30/11/2011 21:02

.:: A Filognese dos Seres Vivos - S Biologia ::.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioclassi...

2 de 2

30/11/2011 21:02

S-ar putea să vă placă și