Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB

ENGENHARIA ELTRICA

MICROGRIDS
Daniel Eduardo Fernando Fernandes Barbosa Marclio Tadeu Pereira Tadeu Salvi Scomparin Mateus Rodrigues Govea Fernando Seidi Sakashita Lus Fernando Pereira Miranda Vincius Spadotto P. Garcia

Professor: Jos Maria de Carvalho Filho


Resumo - Este artigo apresenta o conceito bsico, as vantagens e desvantagens, condies tcnicas de aplicao, perspectivas de evoluo, bem como as tcnicas de controle e integrao de diferentes tipos de geradores em uma Microrede, ou Microgrid. Palavras-Chaves: Microgrid, eficincia energtica, gerao distribuda. rao, centros de carga controlveis e no controlveis e sistemas de armazenamento que interagem em uma infraestrutura eltrica localizada. Uma Microgrid pode se apresentar, por exemplo, como um conjunto de residncias, ou o circuito eltrico de apenas um prdio ou uma residncia. Em perodos de emergncia, Microgrids tm a capacidade de se separarem do sistema de distribuio, formando ilhas, que podem operar de forma independente. A operao de Microgrids permite ainda a integrao com o sistema eltrico principal, contribuindo com o excedente de potncia (vendendo energia ao sistema) ou ainda comprando energia do sistema de distribuio. As Microgrids operam geralmente em mdia (13,8 kV) e baixa tenso (220 / 127 V) e alcanam objetivos tais como confiabilidade, reduo de emisses de carbono, a diversificao de fontes de energia e reduo de custos para a comunidade a ser servida. A diversificao garante o uso da forma de energia que estiver disponvel no momento, e a comunidade beneficiada economicamente com a reduo de tarifas sobre a energia consumida, alm da possibilidade de venda da energia excedente gerada. As Smart Microgrids so uma maneira ideal para integrar recursos renovveis ao nvel da comunidade e permitir a participao do cliente na empresa de eletricidade.

I. INTRODUO
Por motivos tcnicos, econmicos e ambientais a gerao de energia eltrica centralizada em grandes centrais tem dado espao a um novo conceito: a gerao distribuda. Este conceito baseia-se em unidades menores de gerao, mais distribudas, localizadas prximas s cargas, reduzindo desta forma perdas na transmisso da energia. No entanto, a disseminao de um grande nmero de unidades geradoras de baixa potncia pelo sistema eltrico pode trazer problemas de ordem tcnica tais como o controle e gerenciamento da operao de todas as unidades (fluxo de potncias, operao em condies de falta, etc.). Neste espectro, introduz-se o conceito de Microgrid, que consiste em aproximar a unidade geradora da carga, criando uma sub-rede. Esta configurao torna desnecessria a existncia de um centro de monitoramento e controle geral. Durante distrbios do sistema, um conjunto de unidades geradoras e suas cargas podem ser separados do sistema de distribuio para isolar a carga das consequncias destes distrbios. As tecnologias mais recentes permitem a fabricao de geradores cada vez menores, o que possibilita a alocao destes em pequenos espaos. As aplicaes mais recentes do conceito de Microgrid envolvem fontes variadas de energia combinadas. Dentre estas pode-se destacar a energia elica e solar, combinadas a outras fontes, tais como motores de combusto, turbinas a gs, microturbinas hidrulicas e clulas de combustvel.

II. O CONCEITO DE MICROGRID


Microgrid um subsistema autnomo de energia, definido, como um sistema de pequena potncia de ge-

Figura 1 Exemplo esquemtico de uma Microgrid

Pgina 1 de 3

III. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DE MICROGRIDS


Vantagens A gerao distribuda oferece uma srie de vantagens; algumas decorrem de sua usual proximidade do local de consumo (como ocorre na cogerao e no uso de geradores de emergncia): a) Atendimento mais rpido ao crescimento da demanda (ou demanda reprimida) por ter um tempo de implantao inferior ao de acrscimos gerao centralizada e reforos das respectivas redes de transmisso e distribuio; b) Aumento da confiabilidade do suprimento aos consumidores prximos gerao local, por adicionar fonte no sujeita a falhas na transmisso e distribuio; c) Aumento da estabilidade do sistema eltrico, pela existncia de reservas de gerao distribudas; d) Reduo das perdas na transmisso e dos respectivos custos, e adiamento no investimento para reforar o sistema de transmisso; e) Reduo dos investimentos para implantao, inclusive os das concessionrias para o suprimento de ponta, dado que este passa a ser compartilhado ("peaksharing"), e os de todos os produtores para reservas de gerao (que podem ser alocadas em comum); f) Reduo dos riscos de planejamento. Resulta da benefcios tanto para os consumidores como para as concessionrias; g) Aumento da eficincia energtica, reduo simultnea dos custos das energias eltrica e trmica, e colocao dos excedentes da primeira no mercado a preo competitivo. Para o Pas, resultam benefcios ambientais e econmicos; h) Reduo de impactos ambientais da gerao, pelo uso de combustveis menos poluentes, pela melhor utilizao dos combustveis tradicionais e, em certos tipos de cogerao, com a eliminao de resduos industriais poluidores; i) Benefcios gerais decorrentes da maior eficincia energtica obtida pela conjugao da gerao distribuda com a gerao centralizada, e das economias resultantes; j) Maiores oportunidades de comercializao e de ao da concorrncia no mercado de energia eltrica, na diretriz das leis que reestruturaram o setor eltrico.

Desvantagens Por outro lado, a gerao distribuda acarreta tambm desvantagens, que no devem ser esquecidas, devidas ao aumento do nmero de empresas e entidades envolvidas e desvinculao entre interconexo fsica e intercmbio comercial (a concessionria a que vai se conectar um produtor independente pode ser apenas transportadora e no compradora da energia que lhe entregue por aquele produtor para um cliente remoto): a) Maior complexidade no planejamento e na operao do sistema eltrico, inclusive na garantia do "back-up"; b) Maior complexidade nos procedimentos e na realizao de manutenes, inclusive nas medidas de segurana a serem tomadas; c) Maior complexidade administrativa, contratual e comercial; d) Maiores dificuldades de coordenao das atividades; e) Em certos casos, diminuio do fator de utilizao das instalaes das concessionrias de distribuio, o que tende aumentar o preo mdio de fornecimento das mesmas. Para o produtor independente, a interligao rede acarreta obviamente certa reduo de autonomia, por no poder mais agir visando apenas a maximizao do prprio benefcio, nos casos em que possa ser prejudicado o benefcio global de todos os usurios.

IV. CONTROLE E INTEGRAO DAS DIFERENTES FORMAS DE GERAO


Como j visto, o conceito de Microgrid envolve um sistema hbrido de gerao, ou seja, um sistema que utiliza e integra diferentes formas de energia. Cada tecnologia de gerao (elica, solar, etc) apresenta algumas peculiaridades. Alguns geradores geram em tenso contnua (placas fotovolticas), outros em tenso alternada (energia elica). Para integrar todas as formas de gerao, a tcnica mais utilizada a do barramento comum em tenso contnua. Para que isto seja possvel, os geradores que produzem energia eltrica em tenso alternada so retificados e assim conectados ao barramento DC. O diagrama abaixo ilustra esta tcnica.

Pgina 2 de 3

Figura 2 Integrao das diferentes formas de gerao Inversores de frequncia podem fornecer o controle e a flexibilidade necessria para a operao do sistema. O controle de microgrids deve garantir que diferentes fontes de energia podem ser adicionadas ao sistema sem que haja modificao dos equipamentos existentes. Uma microgrid pode se conectar ou isolar-se da rede de forma rpida e eficiente. Potncias reativa e ativa podem ser controladas independentes, atendendo assim s necessidades dinmicas das cargas. Um elementochave do projeto de controle que a comunicao entre os geradores desnecessria para a operao bsica do sistema. Cada controlador deve ser capaz de responder com eficincia s mudanas no sistema, sem que necessite de dados das cargas ou de outras fontes. O sistema de controle deve garantir a existncia de funcionalidades bsicas, tais como: a capacidade de regular o fluxo de potncia nos alimentadores; regular a tenso na interface de cada gerador; garantir que cada gerador rapidamente assuma a sua quota da carga quando o sistema se desconectar do sistema de transmisso; automaticamente e suavemente reconectar a microgrid ao sistema de distribuio ao fim do distrbio.

J est se difundindo a gerao elica em regies com regime favorvel de ventos, que ir ser incrementada ainda pela reduo gradativa de seu custo. Deve crescer tambm o uso de microturbinas e de sistemas de armazenamento de energia por baterias, tanto como fonte de emergncia como para reduo da demanda de ponta solicitada rede. Vrias dessas novas fontes, gerando em corrente contnua (CC) - ou em frequncia mais alta e posteriormente retificada (microturbinas), iro se grupar em Micro-redes ("Microgrids") de CC, formando blocos a serem ligados rede principal atravs de inversores. O aperfeioamento da isolao eltrica, permitindo construir mquinas girantes em tenses mais elevadas e reduzindo suas dimenses e o custo de seu isolamento, tambm ir influir na gerao distribuda, permitindo elevar as tenses de distribuio e assim aumentar a eficincia energtica.

VI. CONCLUSO
As Microgrids se apresentam como uma soluo constante busca pelo aumento da eficincia energtica, que uma das diretrizes da sustentabilidade. No entanto, o desenvolvimento da viabilidade econmica desta soluo depende ainda do ajuste de interesses e das necessidades ambientais (disponibilidade de insumos naturais).

VII. REFERNCIAS
B. Kroposki, T. Basso, & R. DeBlasio, Microgrid standards and technologies, Proceedings of IEEE Power & Energy Society 2008 General Meeting: Conversion & Delivery of Electrical Energy in the 21st Century, 2008. Agent-based Power Management of Microgrids including Renewable Energy Power Generation C.M. Colson, Student Member, IEEE, M.H. Nehrir, Fellow, IEEE. Microgrid: A Conceptual Solution Robert H. Lasseter, Paolo PiagiUniversity of Wisconsin-Madison Madison, WisconsinPESC04 Aachen, Germany 20-25 June 2004. www.inee.org.br/down_loads/forum/Notas%20sobre%2 0GD.pdf

V. PERSPECTIVAS DE EVOLUO
Espera-se, num futuro mais ou menos prximo, a viabilizao tcnico-comercial de pilhas (clulas) de combustvel, que podero se tornar uma fonte alternativa competitiva para gerao distribuda, havendo certos tipos apropriados a grandes consumidores, outros atraentes at para residncias.

Pgina 3 de 3

S-ar putea să vă placă și