Sunteți pe pagina 1din 52

Instituio Credenciada pelo MEC Portaria 4.

385/05

Unis - MG Centro Universitrio do Sul de Minas Unidade de Gesto de Ps-graduao GEPS Av. Cel. Jos Alves, 256 - Vila Pinto Varginha - MG - 37010-540

Mantida pela Fundao de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas FEPESMIG Varginha/MG

Todos os direitos desta edio reservados ao Unis-MG. proibida a duplicao ou reproduo deste volume, ou parte do mesmo, sob qualquer meio, sem autorizao expressa do Unis-MG.

ALVES, Alessandro Ferreira Guia de Estudo Fundamentos da Educao Administrao Financeira E Oramentria. Varginha: GEPOS- UNIS/MG, 2010. 52 p. 4. Sries de Pagamentos e Primeiros Indicadores para Caracterizao da Viabilidade Econmica de Projetos Empresariais. I. Ttulo.

Reitor Prof. Ms. Stefano Barra Gazzola


Ace sso aos da dos

Gesto de Ps-graduao Prof. Ms. Guaracy Silva

Design Instrucional e Diagramao Prof. Celso Augusto dos Santos Gomes Rogrio Martins Soares

Ncleo Pedaggico Prof. Ms. Terezinha Nunes Gomes Garcia Prof. Dr. Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza

Reviso Ortogrfica / Gramatical Gisele Silva Ferreira

Autor

Alessandro Ferreira Alves


Possui graduao em Matemtica pela Universidade Federal de Uberlndia (1996) e Mestrado em Matemtica Pura pela Universidade Estadual de Campinas: UNICAMP (1999). Atualmente est em fase final de co Curso de Doutorado tambm pela UNICAMP, no Departamento de Telemtica da FEEC - Faculdade de Engenharia Eltrica e Computao, com previso de trmino para o primeiro semestre de 2011. Atua como professor titular no Centro Universitrio do Sul de Minas: UNIS-MG, desde o ano de 2001, como professor em diversos Cursos de Graduao, bem como Ps-graduao, nas Modalidades Presencial (GEDUP) e a Distncia (GEaD). Alm disso, Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em Matemtica na Modalidade a distncia desde o segundo semestre de 2007, bem como, coordenador dos cursos de Ps-graduao MBA em Finanas Corporativas (GEDUP) desde 2007 e MBA em Gesto Empresarial (GEaD) desde o ano de 2008, do Centro Universitrio do Sul de Minas Gerais: UNIS-MG. Alm do mais, coordenou os cursos de Ps-graduao em Matemtica Empresarial (turmas 2004, 2005 e 2006) e Matemtica e Ensino (turmas 2002 e 2003). Atua como professor titular de disciplinas em diversos cursos, como por exemplo, Engenharia Mecnica, Engenharia de Produo, Engenharia Civil, Matemtica, Fsica, Comrcio Exterior, Sistemas de Informao e Cincia da Computao, relacionadas Matemtica, Estatstica e Computao. Alm disso, atua como professor nos Cursos de Ps-graduao do UNIS-MG: MBA em Finanas Corporativas, MBA em Gesto Estratgica e Inteligncia em Negcios, MBA em Gesto Empresarial, MBA em Gesto de TI, MBA em Logstica Empresarial e Ps-graduao em Qualidade e Produtividade, nas disciplinas de Matemtica Financeira, Mtodos Quantitativos, Engenharia Econmica, Simulao de Sistemas Gerenciais e Estatstica Aplicada.. 4

CONES
REALIZE. Determina a existncia de atividade a ser realizada. Este cone indica que h um exerccio, uma tarefa ou uma prtica para ser realizada. Fique atento a ele.

PESQUISE. Indica a exigncia de pesquisa a ser realizada na busca por mais informao.

PENSE. Indica que voc deve refletir sobre o assunto abordado para responder a um questionamento.

CONCLUSO. Todas as concluses, sejam de ideias, partes ou unidades do curso viro precedidas desse cone.

IMPORTANTE. Aponta uma observao significativa. Pode ser encarado como um sinal de alerta que o orienta para prestar ateno informao indicada.

HIPERLINK. Indica um link (ligao), seja ele para outra pgina do mdulo impresso ou endereo de Internet.

EXEMPLO. Esse cone ser usado sempre que houver necessidade de exemplificar um caso, uma situao ou conceito que est sendo descrito ou estudado.

SUGESTO DE LEITURA. Indica textos de referncia utilizados no curso e tambm faz sugestes para leitura complementar.

APLICAO PROFISSIONAL. Indica uma aplicao prtica de uso profissional ligada ao que est sendo estudado.

CHECKLIST ou PROCEDIMENTO. Indica um conjunto de aes para fins de verificao de uma rotina ou um procedimento (passo a passo) para a realizao de uma tarefa.

SAIBA MAIS. Apresenta informaes adicionais sobre o tema abordado de forma a possibilitar a obteno de novas informaes ao que j foi referenciado.

REVENDO. Indica a necessidade de rever conceitos estudados anteriormente.

Sumrio
EMENTA ................................................................................................................................................... 7 META ........................................................................................................................................................ 8 OBJETIVOS DA UNIDADE ................................................................................................................... 8 PR-REQUISITOS .................................................................................................................................. 8
4. Sries de Pagamentos e Primeiros Indicadores para Caracterizao da Viabilidade Econmica de Projetos Empresariais .................................................................................................. 9 4.1 Introduo .................................................................................................................................... 9 4.2 Elementos Bsicos das Sries de Pagamentos ........................................................................ 10 4.3 Classificao das Sries de Pagamentos ................................................................................. 12 4.4 Srie de Pagamentos Iguais Postecipadas ............................................................................... 13 4.5 Srie de Pagamentos Iguais Antecipadas ................................................................................. 18 4.6 Comparao entre as Sries de Pagamentos Iguais Postecipadas e Srie de Pagamentos Iguais Antgecipadas ................................................................................................................................ 23 4.7 Srie de Pagamentos Variveis Postecipadas .......................................................................... 24 4.8 Valor Presente de uma srie de pagamento variveis usando as teclas < CF 0 >, <CF j >, <N j > e <NPV> .............................................................................................................................................. 32 4.9 Introduo aos Indicadores Financeiros para Anlise de Projetos Empresariais ..................... 35 4.9.1 Valor Presente Lquido (VPL ou NPV) ....................................................................................... 36 4.9.2 Taxa Interna de Retorno (TIR ou IRR) ...................................................................................... 41 4.9.3 Taxa Mnima de Atratividade (TMA) .......................................................................................... 47 4.10 Resumo da Unidade .................................................................................................................. 51 4.11 Diretrizes sobre a prxima Unidade .......................................................................................... 51 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ...................................................................................................... 52

Administrao Financeira E Oramentria

EMENTA
Regimes de Capitalizao. Sries de Pagamentos. Valor Presente Lquido e Taxa Interna de Retorno. Equivalncia de Fluxos de Caixa. Sistemas de Amortizao. Fluxos de Caixa e Inflao. Mtodos de Anlise de Investimentos.

Administrao Financeira E Oramentria

META
Nesta quarta Unidade de nosso interesse apresentar os conceitos, classificao e mtodos de resoluo de problemas que envolvem as sries de pagamentos ou anuidades, bem como apresentamos uma introduo com relao aos indicadores financeiros para a caracterizao da viabilidade econmica de projetos empresariais, tais como, o valor presente lquido, taxa interna de retorno e taxa mnima de atratividade. alm disso, apresentamos a resoluo de diversas aplicaes que ocorrem no dia-a-dia envolvendo os aspectos tericos citados anteriormente na calculadora hp 12c.

OBJETIVOS DA UNIDADE
Esperamos que, aps o estudo do contedo desta unidade, voc seja capaz de:
Reconhecer a importncia da matemtica financeira para a tomada de deciso em problemas de finanas em geral; Classificar sem dificuldades uma srie de pagamentos de acordo com os diversos critrios de classificao; Interpretar e aplicar a teoria das sries de pagamentos na resoluo de problemas simulados ; Interpretar e aplicar o conceito de valor presente lquido na resoluo de problemas simulados ; Interpretar e aplicar o conceito de taxa interna de retorno na resoluo de problemas simulados ; Analisar a viabilidade econmica de projetos empresariais via os indicadores: valor presente lquido e taxa interna de retorno; Interpretar e aplicar a noo de taxa mnima de atratividade na resoluo de problemas simulados; Estar plenamente familiarizado com a implementao dos conceitos discutidos anteriormente na hp 12c; Resolver diversas aplicaes cotidianas envolvendo os tpicos discutidos anteriormente.

PR-REQUISITOS
Em verdade, para se ter um bom aproveitamento desta unidade, importante voc relembrar alguns tpicos discutidos na parte de Matemtica Elementar (Fundamentos de Matemtica). Alm disso, esta Unidade constitui uma aplicao dos conceitos discutidos nas Unidades anteriores do nosso guia de estudos.

Administrao Financeira E Oramentria

Sries de Pagamentos e Primeiros Indicadores para 4. Sries de Pagamentos e Primeiros Indicadores para Caracterizao da Viabilidade Econmica de Caracterizao da Viabilidade Econmica de Projetos Projetos Empresariais
Empresariais 4.1 Introduo
Poderamos iniciar tal Unidade com a seguinte indagao: Por que devemos estudar as Sries de Pagamentos ou Anuidades? A resposta bem simples e direta. As empresas esto ansiosas para vender seus produtos e servios, e ns consumidores estamos aptos a comprar. Mas nem sempre o consumo racional, ou seja, com base nas reais necessidades do indivduo, e freqentemente ocorre por impulso.

Empresas querem vender

Consumidores desejam comprar

Muitas vezes compramos de forma irracional

Figura 01: A real necessidade de comprarmos algum bem ou servio. No Brasil, a compra financiada (ou a prazo) uma questo relacionada nossa cultura e fortemente enraizada. Desde o comeo da abertura econmica, no incio da dcada de 90, o brasileiro tem tido acesso a grande variedade de produtos, principalmente importados. Conseqentemente, seja qual for o produto ou servio, as pessoas devem se valer do salutar hbito de pesquisar antes de comprar qualquer tipo de produto e/ou servio.

Administrao Financeira E Oramentria

Num contexto na qual a taxa bsica de juros consideravelmente alta, a compra parcelada geralmente tem juros embutidos e pode sair mais cara do que deveria para o consumidor.

A taxa bsica a SELIC, divulgada periodicamente pelo Banco Central do Brasil.

As operaes com carto de crdito esto se tornando cada vez mais populares. Por esse motivo, bom que algumas regras bsicas de utilizao sejam seguidas e que alguns clculos sejam realizados em caso de inadimplncia. Desta maneira, nesta Unidade mostramos certos tipos de financiamento que so estruturados e quais os aspectos o consumidor deve levar em considerao na hora de executar determinada compra.

Taxas Elevadas

Inadimplncia - Cuidado ao comprar!

Compras longo prazo

Figura 02: O processo de compras em linhas gerais.

4.2

Elementos Bsicos das Sries de Pagamentos


Inicialmente, de fundamental importncia a introduo de alguns conceitos

fundamentais e bastante simples, que esto presentes na teoria envolvendo Sries de Pagamentos ou Anuidades, para uma perfeita interpretao do contexto a ser trabalhado nas aplicaes cotidianas. 10

Administrao Financeira E Oramentria

Srie de Pagamentos ou Anuidades

Termo da Srie ou Termo da Anuidade

Perodo

Valor Atual ou Valor Presente da Srie

Montante ou Valor Futuro da Srie

Figura 03: Elementos bsicos das sries de pagamentos. Abaixo, definimos de forma bastante simples e direta cada um dos elementos citados acima: Srie de Pagamentos ou Recebimentos, Srie de Prestaes ou Anuidade: toda seqncia finita ou infinita de Pagamentos ou Recebimentos em datas previamente estipuladas. Cada um destes pagamentos ou recebimentos, referidos a uma mesma taxa de juros compostos, ser chamado de Termo da Srie ou Termo da Anuidade. O intervalo de tempo entre dois perodos denominado de Perodo, e a soma dos perodos define a Durao da Srie de Pagamentos ou Anuidades. O Valor Atual ou Valor Presente de uma Srie de Pagamentos ou Anuidades a soma dos valores atuais dos seus termos, soma esta realizada para uma mesma data e mesma taxa de juros compostos. Analogamente, o Montante ou Valor Futuro de uma Srie de Pagamentos ou Anuidades nada mais do que a soma dos montantes ou valores futuros dos seus termos, considerando uma mesma data e uma mesma taxa de juros compostos. Como j vimos anteriormente, um Fluxo de Caixa (DFC) representa uma Srie de Pagamentos ou de Recebimentos que devem ocorrer em determinados intervalos de tempo. bastante comum defrontarmo-nos com operaes financeiras que

representaremos por um fluxo de caixa. Por exemplo, emprstimos e financiamentos de diferentes tipos envolvendo uma seqncia de desembolsos de caixa. Analogamente, temos os fluxos de pagamentos/recebimentos de prestaes, oriundas de compras a prazo, de investimentos empresariais, de dividendos, etc. 11

Administrao Financeira E Oramentria

Alm disso, pode ocorrer tambm o caso em que se tem o pagamento pelo uso, sem que haja amortizao, que o caso dos aluguis e das operaes de arrendamento mercantil.

4.3

Classificao das Sries de Pagamentos


Uma Srie de Pagamentos ou Anuidades classificada de acordo com alguns

critrios, que so listados logo abaixo.

Quanto ao Nmero de Termos

Quanto Natureza dos seus Termos

Quanto ao Intervalo entre seus Termos

Quanto ao Vencimento de seus Termos

Quanto ocorrncia do Primeiro Termo

Figura 04: Critrios de classificao.

Quanto ao Nmero de termos: Finita: quando existir a ltima prestao. Infinita (ou Perptua): quando no existir a ltima prestao.

Quanto Natureza dos seus termos: Uniforme: quando todos os termos forem iguais. No Uniforme (ou Varivel): quando os termos forem diferentes.

Quanto ao Intervalo entre seus termos: Peridica: quando o intervalo de tempo entre dois termos sucessivos for constante. No-peridica: quando o intervalo de tempo entre dois termos sucessivos no for constante. Quanto ao Vencimento de seus termos: Postecipada (ou Vencida): quando os termos ocorrerem ao final de cada perodo. Antecipada: quando os termos ocorrerem no incio de cada perodo. 12

Administrao Financeira E Oramentria

Quanto Ocorrncia do primeiro termo: Diferida: quando o primeiro termo s ocorrer aps alguns perodos; a este prazo damos o nome de prazo de diferimento ou prazo de carncia.

4.4

Srie de Pagamentos Iguais Postecipadas


Primeiramente, salientamos que uma Srie de Pagamentos Iguais com Termos

Vencidos, possui as seguintes caractersticas principais: Os pagamentos so peridicos e sem diferimento; Os termos so iguais; O intervalo de tempo entre cada termo constante; Os termos ocorrem ao final dos perodos; O primeiro termo ocorre ao final do primeiro perodo. Cada termo da srie de pagamentos ou recebimentos iguais ser representado por PMT (veja a tecla na HP 12C); as demais variveis sero representadas pelos smbolos j conhecidos (PV, i, n e FV), ou seja: PV = valor presente, valor atual, capital inicial ou principal; FV = valor futuro ou montante; i = taxa de juros compostos, coerente com a unidade de tempo (ms, trimestre, etc.); n = nmero de pagamentos ou recebimentos, nmero de perodos (coincidentes com o nmero de prestaes) referentes unidade de tempo da taxa. Geometricamente, temos as seguintes duas situaes: AMORTIZAO1 PV

n 1

PMT PMT PMT PMT PMT PMT Figura 05: O DFC relacionado a amortizao na srie de pagamentos iguais postecipadas.

Por amortizao entendemos a ao de saldar uma dvida por meio de parcelas peridicas, constantes ou no.

13

Administrao Financeira E Oramentria

Sendo assim, a partir da anlise do DFC acima, na amortizao, o Valor Presente (PV) obtido diretamente pela expresso:

(1 i) n 1 PV = PMT x (1 i) n x i

(1 i) n 1 Onde o fator de valor atual2, para uma srie de pagamentos iguais. n (1 i) x i


De outra forma, o valor de PMT, na amortizao, obtido diretamente pela expresso:

(1 i) n x i PMT = PV x (1 i) n 1

Onde

(1 i) n x i o fator de recuperao de capital, para uma srie de (1 i) n 1

pagamentos iguais. CAPITALIZAO FV n1

PMT

PMT

PMT

PMT

PMT

PMT

Figura 06: O DFC relacionado a amortizao na srie de pagamentos iguais postecipadas.

(1 i) n 1 A expresso tambm conhecida por fator de correo da amortizao e representada (1 i) n x i


, onde se l: a n-cantoneira i.

internacionalmente por

14

Administrao Financeira E Oramentria

Sendo assim, a partir da anlise do DFC acima, na capitalizao, o Valor Futuro (FV) obtido diretamente pela expresso:

FV = PMT x

(1 i)n 1 i

Onde

(1 i)n 1 o fator de acumulao de capital3, para uma srie de i

pagamentos iguais. De outra forma, o valor de PMT, na capitalizao, obtido diretamente pela expresso:

PMT = FV x

i (1 i) n 1

Onde iguais.

i o fator de formao de capital para uma srie de pagamentos (1 i) n 1

Abaixo listamos alguns exemplos que ilustram a aplicao das sreis de pagamentos iguais postecipadas, situaes que podem aparecer naturalmente no cotidiano. Um hipermercado vende certo produto em 6 prestaes mensais iguais de R$ 72,30, sendo a primeira, paga 30 dias aps a compra. A taxa de juros de crdito para a compra no hipermercado de 6,5% ao ms. Qual o preo vista desse produto?

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:

A expresso

(1 i)n 1 internacionalmente conhecida por i

, em que se l: S n-cantoneira

i.

15

Administrao Financeira E Oramentria

Teclas
<f> <REG>

Visor
0,00

Observao
Limpa os registradores

6 <n>

6,00

Insere o nmero prestaes mensais

de

6.5 <i>

6,50

Insere a taxa mensal de juros

72.30 <CHS> <PMT>

72,30

Valor da prestao mensal

<PV>

350,01

Preo vista da mercadoria

Suponha que voc seja o gerente responsvel de uma empresa na rea de emprstimos pessoais. A empresa opera com a taxa de 8% ao ms e concedeu um emprstimo no valor de R$ 3.000,00, a ser amortizado em 6 prestaes mensais iguais, a primeira vencendo em 30 dias. Calcular o valor da prestao mensal. Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:

Teclas
<f> <REG>

Visor
0,00 8,00

Observao
Limpa os registradores

8 <i>

Insere a taxa mensal

6 <n>

6,00

Insere o nmero prestaes mensais

de

3000 <CHS> <PV>

- 3000,00

Insere o emprstimo

valor

do

<PMT>

648,95

Valor da prestao mensal

16

Administrao Financeira E Oramentria

Um cliente da sua empresa na rea de emprstimos pessoais, deposita a quantia de R$ 260,00 ao final de cada ms, durante 8 meses, a uma taxa de 1,57% ao ms. Quanto a sua empresa ter na data do ltimo depsito?

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:

Teclas
<f> <REG>

Visor
0,00

Observao
Limpa os registradores

8 <n>

8,00

Insere o nmero prestaes mensais

de

1.57 <i>

1,57

Insere a taxa mensal

260 <CHS> <PMT>

- 260,00

Insere o depsito mensal

<FV>

2.197,96

Valor do Montante

A sua pequena empresa ir necessitar de R$ 6.000,00 daqui a 10 meses. Quanto dever depositar mensalmente em uma instituio financeira que rende 1,35% ao ms de juros para obter tal objetivo?

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:

Teclas
<f> <REG>

Visor
0,00

Observao
Limpa os registradores

6000 <CHS> <FV>

- 6.000,00

Insere o Montante

10 <n>

10,00

Insere o nmero depsitos mensais

de

17

Administrao Financeira E Oramentria

Teclas
1.35 <i>

Visor
1,35

Observao
Insere a taxa mensal

<PMT>

564,45

Valor do depsito mensal

A empresa que voc trabalha como consultor de vendas realiza um emprstimo bancrio de R$ 7.000,00, que deve ser liquidado em prestaes mensais, iguais e consecutivas, no valor de R$ 1.017,99. Sabendo-se que a taxa contratada pela instituio financeira de 5,75% ao ms e que a primeira prestao vence um ms aps a data da operao, determinar o nmero de prestaes mensais.

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos: Teclas Visor


0,00

Observao
Limpa os registradores

<f> <REG>

7000 <CHS> <PV>

- 7.000,00

Insere o emprstimo

valor

do

10117.99 <PMT>

1.017,99

Insere o valor da prestao

5.75 <i>

5,75

Insere a taxa mensal

<n>

9,00

Nmero Mensais

de

Prestaes

4.5

Srie de Pagamentos Iguais Antecipadas


Uma Srie de Pagamentos Iguais com Termos Antecipados possui as seguintes

caractersticas principais: Os pagamentos so peridicos e sem diferimento; Os termos so iguais; Os termos ocorrem no incio dos perodos;

18

Administrao Financeira E Oramentria

O primeiro termo ocorre no incio do primeiro perodo, a primeira prestao paga ou recebida na data do contrato do emprstimo ou financiamento.

Geometricamente, temos as seguintes duas situaes: AMORTIZAO

PV

n1

PMT

PMT

PMT

PMT

PMT

PMT

Figura 07: O DFC relacionado a amortizao na srie de pagamentos iguais antecipadas. Sendo assim, a partir da anlise do DFC acima, na amortizao, o Valor Presente (PV) obtido diretamente pela expresso:

PV = PMT x (1 + i) x

(1 i) n 1 (1 i) n x i

Alm disso, o valor de PMT dado por:

PMT =

PV (1 i ) n 1 (1 i ) x (1 i ) n x i

19

Administrao Financeira E Oramentria

CAPITALIZAO FV

n1

PMT

PMT

PMT

PMT

PMT

PMT

Figura 08: O DFC relacionado a capitalizao na srie de pagamentos iguais antecipadas. Sendo assim, a partir da anlise do DFC acima, na capitalizao, o Valor Futuro (FV) obtido diretamente pela expresso:

FV = PMT x (1 + i) x

(1 i)n 1 i

O valor de PMT dado por:

PMT =

FV (1 i ) n 1 (1 i ) x i

Importante! Para resolvermos numericamente na HP 12C devemos proceder como segue: 1) Para trabalharmos com srie de pagamentos ou recebimentos antecipados, pressione as funes <g> <BEG> e aparecer no visor a palavra BEGIN, que significa incio, ou seja, pagamentos ou recebimentos feitos no incio do perodo. Para retirar essa instruo, basta pressionar as funes <g> <END>. 2) Para a srie de pagamentos ou recebimentos postecipados, voc nada far, ou seja, o que indica que a calculadora resolver o problema, considerando pagamentos ou recebimentos postecipados. 20

Administrao Financeira E Oramentria

Vejamos alguns exemplos que ilustram a aplicabilidade das sries de pagamentos iguais antecipadas em situaes do dia-a-dia. Uma empresa na rea alimentcia adquire um equipamento de empacotamento. Pede-se para determinar o preo vista deste equipamento, adquirido em 3 prestaes iguais, mensais e sucessivas, no valor de R$33.280,00. A primeira prestao ser paga na data da compra e a taxa de juros da fbrica de 6,25% ao ms.

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:

Teclas
<f> <REG>

Visor
0,00

Observao
Limpa os registradores

<g> <BEG>

0,00

BEGIN

Para resolver problemas com pagamentos antecipados

3 <n>

3,00

BEGIN

Introduz o nmero pagamentos mensais

de

6.25 <i>

6,25

BEGIN

Introduz a taxa mensal

33280 <CHS> <PMT>

33.280,00 BEGIN

Introduz o valor pagamentos iguais

dos

<PV>

94.082,21 BEGIN

Preo vista equipamento

deste

O preo vista de um componente eletrnico R$1.350,00 ou est sendo negociado em 6 prestaes mensais, iguais e sucessivas, sendo, a primeira, paga hoje. Sabendo-se que a fbrica opera com uma taxa de juros de 7% ao ms, qual o valor da prestao mensal.

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:

21

Administrao Financeira E Oramentria

Teclas
<f> <REG>

Visor
0,00

Observao
Limpa os registradores

<g> <BEG>

0,00

BEGIN

Para resolver problemas com pagamentos antecipados

1350 <CHS> <PV>

1.350,00

BEGIN

Preo vista

6 <n>

6,00

BEGIN

Insere o prestaes

nmero

de

7 <i>

7,00 BEGIN

Introduz a taxa mensal

<PMT>

264,70 BEGIN

Valor da prestao mensal

Sua empresa realiza 15 depsitos mensais, iguais e sucessivos, no valor de R$7.850,00, taxa de 1,31% ao ms, sendo o primeiro depsito realizado na data de hoje. Pede-se para determinar o montante desta operao.

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:

Teclas
<f> <REG>

Visor
0,00

Observao
Limpa os registradores

<g> <BEG>

0,00

BEGIN

Para resolver problemas com pagamentos antecipados

15 <n>

15,00

BEGIN

Insere o prazo em meses

1.31 <i>

1,31

BEGIN

Insere a taxa mensal

850 <CHS> <PMT> <FV>

850,00 BEGIN 14.171,48 BEGIN

Valor do depsito Valor do Montante

22

Administrao Financeira E Oramentria

A aplicao realizada pela sua empresa de 18 parcelas mensais, iguais e sucessivas, gerou um montante de R$15.400,00. Sabendo-se que a taxa de juros da operao foi de 1,7% ao ms e que a primeira parcela aplicada hoje, calcular o valor de cada aplicao.

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:

Teclas
<f> <REG>

Visor
0,00

Observao
Limpa os registradores

<g> <BEG>

0,00

BEGIN

Para resolver problemas com pagamentos antecipados

5400 <CHS> <PV>

- 5.400,00

BEGIN

Insere o Montante

18 <n>

18,00

BEGIN

Insere o nmero de parcelas mensais

1.7 <i>

1,70

BEGIN

Introduz a taxa mensal

<PMT>

254,63 BEGIN

Valor de cada aplicao

4.6

Comparao entre as Sries de Pagamentos Iguais Postecipadas e Srie de Pagamentos Iguais Antgecipadas
Aqui, colocamos de forma concisa as principais caractersticas envolvendo os dois

tipos de sries discutidas anteriormente. Quadro 01: Quadro comparativo entre as sries postecipadas e antecipadas com termos iguais. Postecipada com Termos Iguais Antecipada com Termos Iguais Os pagamentos so peridicos e Os pagamentos so sem diferimento; peridicos e sem diferimento; Os termos so iguais; Os termos so iguais; 23

Administrao Financeira E Oramentria

Caractersticas Principais

Antecipada com Termos Iguais O intervalo de tempo entre cada Os termos ocorrem no incio termo constante; dos perodos; Os termos ocorrem ao final dos O primeiro termo ocorre no perodos; incio do primeiro perodo, a primeira prestao paga ou O primeiro termo ocorre ao recebida na data do contrato final do primeiro perodo. do emprstimo ou financiamento. PV = PMT x

Postecipada com Termos Iguais

(1 i) n 1 (1 i) n x i

Amortizao

(1 i) n x i PMT = PV x (1 i) n 1

PV = PMT x (1 + i) x (1 i) n 1 (1 i) n x i PMT =

PV (1 i ) n 1 (1 i ) x (1 i ) n x i

FV = PMT x Capitalizao PMT = FV x

(1 i)n 1 i
i (1 i) n 1

FV = PMT x (1 + i) x (1 i)n 1 i PMT =

FV (1 i ) n 1 (1 i ) x i

Implementao

De forma direta

Utilizamos a tecla BEG

4.7

Srie de Pagamentos Variveis Postecipadas


Neste caso, o Valor Presente calculado pela soma dos valores atualizados de

cada um de seus termos a uma mesma taxa i, enquanto o Valor Futuro pode ser determinado pelo somatrio dos montantes de cada termo ou, capitalizando o valor presente para a data futura desejada. Geometricamente, temos a seguinte situao:

24

Administrao Financeira E Oramentria

PV

1 n

n1

PMT 1 PMT 3 PMT 2

PMT n

PMT n

Figura 09: O DFC relacionado a srie de pagamentos variveis postecipadas. O Valor Presente obtido pela expresso Matemtica:

PV =

PMT1 1 i

PMT2 (1 i) 2

PMT3 (1 i)3

...

PMTn (1 i ) n

Alm disso, o Valor Futuro dado pela seguinte expresso:

FV = PMT 1 x (1 + i) n 1 + PMT 2 x (1 + i) n 2 + ... + PMT n

Ou seja,

FV = PV x (1 + i) n

Vejamos alguns exemplos que ilustram a aplicabilidade das sries de pagamentos variveis postecipadas, que aparecem comumente em diversas situaes cotidianas. 25

Administrao Financeira E Oramentria

Calcular o valor presente de uma srie de 5 pagamentos mensais, consecutivos, de R$1.700,00, R$3.000,00, R$1.250,00, R$2.300,00 e R$3.550,00, respectivamente, a uma taxa de 1,32% ao ms realizada pela sua empresa em uma instituio financeira no final do ano passado.

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:

Teclas
<f> <REG>

Visor
0,00

Observao
Limpa os registradores

1.32 <i>

1,32

Insere a taxa mensal

1700 <CHS> <FV>

-1.700,00

Valor do pagamento

primeiro

1 <n>

1,00

Prazo do pagamento

primeiro

<PV>

1.677,85

Valor atualizado primeiro pagamento

do

3000 <CHS> <FV>

-3.000,00

Valor do pagamento

segundo

2 <n>

2,00

Prazo do pagamento

segundo

<PV>

2.922,34

Valor atualizado do segundo pagamento

<+>

4.600,19

Valor presente dos dois primeiros pagamentos

1250 <CHS> <FV>

-1.250,00

Valor do pagamento

terceiro

3 <n>

3,00

Prazo do pagamento

terceiro

26

Administrao Financeira E Oramentria

Teclas
<PV>

Visor
1.201,78

Observao
Valor atualizado do terceiro pagamento

<+>

5.801,97

Valor presente dos primeiros pagamentos

trs

2300 <CHS> <FV>

-2.300,00

Valor do quarto pagamento

4 <n>

4,00

Prazo do quarto pagamento

<PV>

2.182,46

Valor atualizado do quarto pagamento

<+>

7.984,44

Valor presente dos quatro primeiros pagamentos

3550 <CHS> <FV>

-3.550,00

Valor do quinto pagamento

5 <n>

5,00

Prazo do quinto pagamento

<PV>

3.324,70

Valor atualizado do quinto pagamento

<+>

11.309,14

Valor presente dos cinco pagamentos

Para calcular o valor futuro, ao final do quinto ms, pela HP 12C, vem: Teclas
11309.14 <CHS> <PV>

Visor
-11.309,14

Observao
Valor presente dos cinco pagamentos

5 <n>

5,00

Insere o prazo em meses

<FV>

12.075,51

Valor Futuro

27

Administrao Financeira E Oramentria

A empresa AFA Ltda fez um emprstimo em uma instituio financeira, quitando o mesmo em 3 pagamentos anuais e sucessivos de R$12.000,00, R$15.000,00 e R$18.000,00, respectivamente. A taxa de juros cobrada pela instituio financeira de 25% ao ano. Qual o montante pago ao final do terceiro ano?

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:

Teclas
<f> <REG>

Visor
0,00

Observao
Limpa os registradores

25 <i>

25,00

Insere a taxa anual

12000 <CHS> <PV>

-12.000,00

Valor do pagamento

primeiro

2 <n>

2,00

Prazo a vencer o primeiro pagamento

<FV>

18.750,00

Montante pagamento

do

primeiro

15000 <CHS> <PV>

-15.000,00

Valor do pagamento

segundo

1 <n>

1,00

Prazo a vencer do segundo pagamento

<FV>

18.750,00

Montante pagamento

do

segundo

<+>

37.500,00

Montante pagamentos

dos

dois

18000 <+>

55.500,00

Montante pagamentos

dos

trs

28

Administrao Financeira E Oramentria

Para calcularmos o valor presente, na HP 12C, temos: Teclas


55500 <CHS> <FV>

Visor
-55.500,00

Observao
Valor do montante

3 <n>

3,00

Insere o prazo em meses

<PV>

28.416,00

Valor do emprstimo

Uma empresa de pequena porte aplicou numa instituio financeira a juros compostos de 1,38% ao ms. Os resgates realizados pela empresa foram de: R$1.900,00 em 2 meses; R$4.600,00 em 5 meses; R$9.700,00 em 6 meses. Qual o valor aplicado?

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:

Teclas <f> <REG>

Visor 0,00

Observao Limpa os registradores

1,38 <i>

1,38

Insere o valor da taxa mensal

1900 <CHS> <FV>

-1.900,00

Valor do primeiro resgate

2 <n>

2,00

Prazo do primeiro resgate em meses

<PV>

1.848,63

Valor atualizado primeiro resgate

do

4600 <CHS> <FV>

- 4.600,00

Valor do segundo resgate

5 <n>

5,00

Prazo do segundo resgate em meses

29

Administrao Financeira E Oramentria

Teclas <PV>

Visor 4.295,33

Observao Valor atualizado do segundo resgate

<+>

6.143,95

Valor presente resgates

dos

dois

9700 <CHS> <FV>

- 9.700,00

Valor do terceiro resgate

6 <n>

6,00

Prazo do terceiro resgate em meses

<PV>

8.934,25

Valor atualizado do terceiro resgate

<+>

15.078,20

Valor da aplicao

Na venda de um equipamento, a empresa AFA oferece duas opes a seus clientes: Primeira Opo: R$5.000,00 de entrada, mais duas parcelas trimestrais, sendo, a primeira, de R$9.000,00 e a segunda de R$12.000,00; Segunda Opo: Sem entrada, pagamento em 3 parcelas bimestrais de R$6.000,00, R$9.500,00 e R$14.000,00. Se a taxa de juros da loja 7,5% ao ms, qual a melhor opo para o comprador?

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:

Teclas
<f> <REG>

Visor
0,00

Observao
Limpa os registradores

7,5 <i>

7,50

Insere o valor da taxa mensal

30

Administrao Financeira E Oramentria

Teclas
5000 <ENTER>

Visor
5.000,00

Observao
Valor da entrada

9000 <CHS> <FV>

- 9.000,00

Valor da primeira parcela trimestral

3 <n>

3,00

Prazo da primeira parcela trimestral

<PV>

7.244,65

Valor atual da primeira parcela trimestral

<+>

12.244,65

Valor atual da primeira parcela trimestral + a entrada

12000 <CHS> <FV>

- 12.000,00

Valor da segunda parcela trimestral

6 <n>

6,00

Prazo da segunda parcela trimestral

<PV>

7.775,54

Valor atual da parcela trimestral

segunda

<+>

20.020,18

Valor atual da primeira opo

6000 <CHS> <FV>

- 6.000,00

Valor da primeira parcela bimestral

2 <n>

2,00

Prazo da primeira parcela bimestral

<PV>

5.192,00

Valor atual da primeira parcela bimestral

9500 <CHS> <FV>

- 9.500,00

Valor da segunda parcela bimestral

31

Administrao Financeira E Oramentria

Teclas
4 <n>

Visor
4,00

Observao
Prazo da segunda parcela bimestral

<PV>

7.113,61

Valor atual da parcela bimestral

segunda

<+>

12.305,60

Valor atual das parcelas bimestrais

duas

14000 <CHS> <FV>

-14.000,00

Valor da terceira parcela bimestral

6 <n>

6,00

Prazo da terceira parcela bimestral

<PV>

9.071,46

Valor atual da parcela bimestral

terceira

<+>

21.377,06

Valor atual opo

da

segunda

Concluso do Problema! A melhor opo para o comprador a primeira, pois apresenta o menor valor presente.

4.8

Valor Presente de uma srie de pagamento variveis usando as teclas < CF 0 >, <CF j >, <N j > e <NPV>
A partir da frmula para Sries de Pagamentos Variveis com Termos

Vencidos, temos que:

PV =

CF1 1 i

CF2 (1 i ) 2

CF3 (1 i ) 3

...

CFn (1 i ) n

32

Administrao Financeira E Oramentria

Onde: CF j = fluxo de caixa de ordem j, para j = 1, 2, 3, ..., n; i = taxa de desconto A funo <CF 0 > representa o fluxo de caixa no momento zero (fluxo de caixa inicial); a funo <N j > representa o nmero de vezes que o valor do fluxo de caixa de ordem j (CF j ) se repete, e a funo <NPV> representa o Valor Presente Lquido.

Observao Importante! Para a funo <NPV>, a HP 12C calcula diretamente o valor presente de at 20 (vinte) grupos de fluxo de caixa (excluindo o fluxo inicial), cada grupo contendo um mximo de 99 fluxos iguais.

Um emprstimo foi liquidado em quatro prestaes anuais e sucessivas de R$25.000,00, R$35.000,00, R$40.000,00 e R$50.000,00. A taxa de juros cobrada pela instituio financeira foi de 27% aa. Qual o valor do emprstimo?

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos: Teclas Visor 0,00 Observao Limpa os registradores

<f> <REG>

25000 <g> <CF j >

25.000,00

Fluxo na data 1

35000 <g> <CF j > 40000 <g> <CF j >

35.000,00 40.000,00

Fluxo na data 2 Fluxo na data 3

50000 <g> <CF j >

50.000,00

Fluxo na data 4

27 <i>

27,00

Taxa de juros anual (em %) Valor do emprstimo 33

<f> <NPV>

80.132,76

Administrao Financeira E Oramentria

Consideremos a seguinte situao: Um investimento, com 3 anos de vida til, ir gerar receitas mensais de acordo com o quadro abaixo. A taxa de desconto ser 36% ao ano, capitalizada de maneira mensal. Calcular quanto vale este investimento hoje.

Meses 1 a 12 13 a 20 21 a 24 25 a 35 36

Nmero de Meses 12 08 04 11 01

Valor (em R$) 8.000,00 9.000,00 10.000,00 15.000,00 20.000,00

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:


Teclas Visor Observao

<f> <REG> 8000 <g> <CF j > 12 <g> < N j > 9000 <g> <CF j > 8 <g> < N j > 10000 <g> <CF j > 4 <g> < N j > 15000 <g> <CF j > 11 <g> < N j > 20000 <g> <CF j >
36 <ENTER> 12 < > <i>

0,00 8.000,00 12,00 9.000,00 8,00 10.000,00 4,00 15.000,00 11,00 20.000,00
3,00

Limpa os registradores Valor dos fluxos primeiro grupo do

Nmero de vezes que este valor se repete Valor dos fluxos segundo grupo do

Nmero de vezes que este valor se repete Valor dos fluxos terceiro grupo do

Nmero de vezes que este valor se repete Valor dos fluxos quarto grupo do

Nmero de vezes que este valor se repete Valor do fluxo do quinto grupo
Taxa mensal (em %)

<f> <NPV>

219.699,76

Valor do Investimento hoje

34

Administrao Financeira E Oramentria

Determinar o valor presente de um fluxo de caixa com 4 prestaes mensais e sucessivas, crescentes, em progresso aritmtica de razo igual a R$2.000,00. O valor da primeira prestao de R$10.000,00 e a taxa de uros de 5,75%.

Soluo

Resolvendo na Hp 12C temos a seguinte seqncia de passos:


Teclas Visor Observao

<f> <REG> 10000 <g> <CF j > 12000 <g> <CF j > 14000 <g> <CF j > 16000 <g> <CF j > 5.75 <i>

0,00 10.000,00 12.000,00 14.000,00 16.000,00 5,75

Limpa os registradores Fluxo na data 1 Fluxo na data 2 Fluxo na data 3 Fluxo na data 4 Taxa de juros mensal (em %) Valor presente

<f> <NPV>

44.818,78

4.9

Introduo aos Indicadores Financeiros para Anlise de Projetos Empresariais


Um investimento para uma empresa um desembolso feito visando gerar um

fluxo de benefcios futuros, usualmente superior a um ano. O grande campo de aplicao das Tcnicas de Anlise de Investimentos Empresariais est associado ao processo de gerao de indicadores utilizados na seleo de alternativas de investimentos e, mais recentemente na avaliao de impacto desses investimentos no EVA (Economic Value Added) de unidades de negcio. Desta forma, temos duas associaes com relao aos indicadores para a averiguao da rentabilidade do projeto, que so: Indicadores Associados Rentabilidade do Projeto e Indicadores Associados ao Risco do Projeto.

35

Administrao Financeira E Oramentria

Indicadores Associados Rentabilidade do Projeto


Valor Presente Lquido (VPL)

Indicadores Associados ao Risco do Projeto


Pay-back

ndice Custo Benefcio

A Taxa Interna de Retorno (TIR ou IRR)

Figura 10: Os tipos de associao dos indicadores.

4.9.1 Valor Presente Lquido (VPL ou NPV)


O Valor Presente Lquido de um fluxo de caixa consiste em calcularmos o valor presente de uma srie de pagamentos (ou recebimentos), descontado a uma taxa, e deduzir, deste, o valor do fluxo inicial (valor do emprstimo, do financiamento ou do investimento). Da equao:

PV =

CF1 1 i

CF2 (1 i ) 2

CF3 (1 i ) 3

...

CFn (1 i ) n

Temos que:

NPV = =

CF1 1 i

CF2 (1 i ) 2

CF3 (1 i ) 3

...

CFn CF 0 (1 i ) n

Sendo assim, com relao ao valor presente lquido temos a seguinte anlise para a averiguao da atratividade do ganho adicional com relao ao contexto abordado: 36

Administrao Financeira E Oramentria

Concluso via NPV ou VPL! Se NPV > 0, ento haver um ganho adicional (expresso em valores atuais) em relao ao mesmo investimento aplicado taxa de desconto, isto , o investimento ser atrativo. Contrariamente, se NPV < 0 teremos uma perda (expressa em valores de hoje) e o investimento no ser atrativo. Ou seja, constitui um primeiro mtodo ou critrio de avaliao de investimento capital.

Projeto Atrativo VPL > 0 Ganho Adicional

Projeto No Ser Atrativo VPL < 0 Perda

Figura 11: Caracterizao da atratividade do projeto em anlise via a interpretao do VPL. Sua empresa deseja realizar um investimento, verificar se o mesmo atrativo ou no, considerando uma taxa de juros de 18% ao ano. Os dados so os seguintes: Custo Inicial do Investimento = R$200.000,00 Custo Anual Operacional = R$20.000,00 Receita Anual = R$70.000,00 Vida til = 10 anos Soluo Inicialmente notemos que o DFC associado aos dados acima mostrado na Figura 12 abaixo.

37

Administrao Financeira E Oramentria

Figura 12: DFC do exemplo. Desta forma, resolvendo na HP 12C, temos a seguinte seqncia de passos:
Teclas <f> <REG> 200000 <CHS> <g> <CF0 > 50000 <g> <CFj> 10 <g> <Nj> 18 <i> <f> <NPV> Visor 0,00 - 200.000,00 50.000,00 10,00 18,00 24.704,31 Observao Limpa os registradores Valor do investimento inicial Receita anual lquida Nmero de vezes que este valor se repete Taxa anual de juros (em %) Valor presente lquido

Aps diversas reunies estratgicas, sua empresa liquida um mprstimo em quatro prestaes anuais e sucessivas de R$25.000,00, R$35.000,00, R$40.000,00 e R$50.000,00. A taxa de juros cobrada pela instituio financeira foi de 27% ao ano. Qual o valor do emprstimo feito pela sua empresa?

Soluo

Resolvendo na HP 12C, temos que:

Teclas

Visor

Observao

<f> <REG> 25000 <g> <CFj> 35000 <g> <CFj> 40000 <g> <CFj>

0,00 25.000,00 35.000,00 40.000,00

Limpa os registradores Fluxo na data 1 Fluxo na data 2 Fluxo na data 3 38

Administrao Financeira E Oramentria

Teclas

Visor

Observao

50000 <g> <CFj> 27 <i> <f> <NPV>

50.000,00 27,00 80.132,76

Fluxo na data 4 Taxa de juros anual (em %) Valor do emprstimo

Consideremos a seguinte situao: Um emprstimo, no valor de R$10.000,00 ser liquidado em 3 prestaes mensais e sucessivas de R$3.000,00, R$5.000,00 e R$7.500,00. Sabendo-se que a taxa de juros de 7% ao ms, calcular o valor presente lquido.

Soluo

Resolvendo na HP 12C, temos que:

Teclas

Visor

Observao

<f> <REG> 10000 <CHS> <g> <CF 0 > 3000 <g> <CF j > 5000 <g> <CF j > 7500 <g> <CF j > 7 <i> <f> <NPV>

0,00 -10.000,00

Limpa os registradores Valor do emprstimo

3.000,00 5.000,00 7.500,00 7,00 3.293,17

Valor do pagamento Valor do pagamento Valor do pagamento

primeiro segundo terceiro

Taxa mensal de juros (%) Valor presente lquido

Sua empresa deseja implementar um novo projeto, que descrevemos abaixo. Examinar se tal projeto pode ser aceito, adotando-se uma taxa de 8% ao ms. Investimento inicial = R$8.000,00 Vida til = 10 meses Receitas lquidas mensais = R$900,00 Valor residual = R$2.000,00 39

Administrao Financeira E Oramentria

A Figura 13 abaixo descreve o diagrama de fluxo de caixa do projeto. 2.900 = 900 + 2.000

900

10 (meses)

8.000 Figura 13: A representao geomtrica do exemplo.

Soluo

A soluo deste problema obtida da seguinte maneira, pela HP 12C:

Teclas

Visor

Observao

<f> <REG> 8000 <CHS> <g> <CF 0 > 900 <g> <CF j > 9 <g> <N j > 2900 <g> <CF j > 8 <i> <f> <NPV>

0,00 -8.000,00 900,00 9,00 2.900,00 8,00 -1.034,54

Limpa os registradores Valor do investimento inicial Valor da primeira receita lquida mensal Nmero de vezes que este valor se repete Valor da dcima receita lquida mensal Taxa mensal de juros (em %) Valor presente lquido

Resposta

Desta maneira, como o NPV = 1.034,54 < 0, conclumos que o projeto no deve ser aceito.

40

Administrao Financeira E Oramentria

4.9.2 Taxa Interna de Retorno (TIR ou IRR)


A Taxa Interna de Retorno (IRR ou TIR) a taxa de desconto que torna o valor presente lquido de um fluxo de caixa igual a zero. A taxa interna de retorno ser obtida igualando a equao:

NPV = =

CF1 1 i

CF2 (1 i ) 2

CF3 (1 i ) 3

...

CFn CF 0 (1 i ) n

A zero, isto ,

NPV = =

CF1 1 i

CF2 (1 i ) 2

CF3 (1 i ) 3

...

CFn CF 0 = 0 (1 i ) n

Ou ainda,
n

CF 0 =
j 1

CF j (1 i ) j

Importante! Em outras palavras, a taxa interna de retorno (IRR) iguala no momento zero, o valor presente das entradas (recebimentos) com o das sadas (pagamentos) previstas no fluxo de caixa.

Ou ainda, temos a seguinte caracterizao da Taxa Interna de Retorno (IRR).

Importante! A Taxa Interna de Retorno, nas operaes de emprstimos, Financiamentos ou de aplicaes de recursos, nada mais do que a taxa de juros da operao.

41

Administrao Financeira E Oramentria

TIR
A Taxa Interna de Retorno, nas operaes de emprstimos, financiamentos ou de aplicaes de recursos, nada mais do que a taxa de juros da operao.

IRR Significa Internal Rate Return

TIR Fcil implementao na HP 12C

Figura 14: Interpretao da Taxa Interna de Retorno. Vejamos alguns exemplos que envolvem o clculo da (IRR) em situaes cotidianas.

Calcular a taxa interna de retorno, correspondente a um emprstimo realizado pela sua empresa de R$15.000,00 a ser liquidado em quatro pagamentos mensais de R$4.500,00, R$5.000,00, R$3.500,00 e R$5.500,00.

Resposta

Inicialmente, vamos representar o diagrama de fluxo de caixa desta operao tomando-se como referncia a instituio financeira, ou

seja, vamos desenhar o mesmo na viso da instituio financeira.

5.500 5.000 4.500 3.500

15.000

42

Administrao Financeira E Oramentria

A HP 12C faz este clculo usando a funo <IRR> (que significa Internal Rate Return).
Teclas Visor Observao

<f> <REG> 15000 <CHS> <g> <CF 0 > 4500 <g> <CF j > 5000 <g> <CF j > 3500 <g> <CF j > 5500 <g> <CF j > <f> <IRR>

0,00 -15.000,00

Limpa os registradores Valor do emprstimo

4.500,00 5.000,00 3.500,00 5.500,00 8,81

Valor do primeiro pagamento Valor do segundo pagamento Valor do terceiro pagamento Valor do quarto pagamento Taxa Interna de Retorno Mensal (em %)

Sua empresa na rea de Gesto de TI necessita de um equipamento, que custa R$45.000,00. Desta forma, voc o financia de forma integral, para pagamento em 9 parcelas mensais, sendo, as 3 primeiras, de R$4.500,00, as 2 seguintes, de R$5.000,00, as 3 seguintes, R$6.500,00 e, a nona, de R$7.500,00. Qual a taxa interna de retorno dessa operao realizada pela sua empresa?

Resposta

Resolvendo diretamente na HP 12C, vem que:

Teclas <f> <REG> 45000 <CHS> <g> <CF 0 > 4500 <g> <CF
j

Visor 0,00 -45.000,00 4.500,00 3,00 > 5.000,00

Observao Limpa os registradores Valor do financiamento Valor dos fluxos primeiro grupo do

>

3 <g> <N j > 5000 <g> <CF


j

Nmero de vezes que este valor se repete Valor dos fluxos do segundo grupo

43

Administrao Financeira E Oramentria

Teclas 2 <g> <N j > 6500 <g> <CF


j

Visor 2,00 > 6.500,00 3,00 > 7.500,00 2,16

Observao Nmero de vezes que este valor se repete Valor dos fluxos do terceiro grupo Nmero de vezes que este valor se repete Valor do fluxo do quarto grupo Taxa Interna de Retorno Mensal (em %)

3 <g> <N j > 7500 <g> <CF <f> <IRR>


j

Seu empresa adquire um bem, pelo sistema de credirio, para pagamento em 6 prestaes mensais, iguais e sucessivas, no valor de R$86,92. Sabendo-se que o valor financiado pela loja foi de R$340,00 e que a primeira prestao ser paga ao final do quarto ms (3 meses de carncia), pede-se: a) Desenhe o fluxo de caixa sob o ponto de vista de sua empresa. b) Qual a taxa de juros cobrada pela loja?

Resposta a) O fluxo de caixa sob o ponto de vista do consumidor dado abaixo: 340

9 (meses)

0 86,92 b) Resolvendo na HP 12C, temos que:

Teclas

Visor

Observao

<f> <REG> 340 <g> <CF 0 >

0,00 340,00

Limpa os registradores Valor financiado 44

Administrao Financeira E Oramentria

Teclas

Visor

Observao

0 <g> <CF j > 3 <g> <N j > 86.92 <CHS> <g> <CF j > 6 <g> <N j > <f> <IRR>

0,00 3,00 -86,92

Valor dos fluxos do primeiro grupo Nmero de vezes que este valor se repete Valor dos fluxos do segundo grupo Nmero de vezes que este valor se repete Taxa de juros mensal cobrada pela loja (em %)

6,00 6,91

Calcular a taxa interna de retorno (anual), correspondente a um emprstimo no valor de R$5.500,0, a ser liquidado em 3 pagamentos mensais de R$1.500,00, R$2.000,00 e R$2.500,00, respectivamente.

Resposta

Soluo: Resolvendo na HP 12C, tem-se:

Teclas

Visor

Observao

<f> <REG> 5500 <CHS> <g> <CF 0 > 1500 <g> <CF j > 2000 <g> <CF j > 2500 <g> <CF j > <f> <IRR> 100 < > 1 <+>

0,00 -5.500,00 1.500,00 2.000,00 2.500,00 4,12 1,04

Limpa os registradores Valor do emprstimo Valor do fluxo do primeiro grupo Valor do fluxo do segundo grupo Valor do fluxo do terceiro grupo Taxa interna de retorno mensal (em %) 1 + a taxa interna de retorno mensal (forma unitria) Taxa interna de retorno anual (em %)

12 <y x > 1 <> 100 <x>

62,33

45

Administrao Financeira E Oramentria

A respeito de um projeto, os seguintes dados so conhecidos: Custo Inicial = R$30.000,00 Valor Residual = R$5.000,00 Vida Econmica = 10 anos Receita Anual = R$13.000,00 Custo Operacional Anual = R$6.000,00 Calcular a taxa interna de retorno (IRR) anual desse investimento

Resposta

Resolvendo na HP 12C, tem-se:

Teclas

Visor

Observao

<f> <REG> 30000 <CHS> <g> <CF 0 > 7000 <g> <CF j > 9 <g> <N j > 12000 <g> <CF j > <f> <IRR>

0,00 -30.000,00

Limpa os registradores Investimento inicial

7.000,00

9,00 12.000,00 20,15

Valor dos fluxos do primeiro grupo (receita lquida anual) Nmero de vezes que este valor se repete Valor do fluxo do segundo grupo Taxa interna de retorno anual (em %)

Ou ainda:
Teclas Visor Observao

<f> <REG> 30000 <CHS> <PV> 10 <n> 7000 <PMT> 5000 <FV> <i>

0,00 -30.000,00 10,00 7.000,00 5.000,00 20,15

Limpa os registradores Custo inicial do investimento Vida econmica (em anos) Receita lquida anual Valor residual Taxa interna de retorno 46

Administrao Financeira E Oramentria

anual (em %) Um apartamento est sendo vendido por R$50.000,00 vista ou, acertando 30% deste valor como entrada e o restante em cinco prestaes mensais, iguais e sucessivas, no valor de R$3.000,00, seguidas de mais sete prestaes mensais, iguais e sucessivas, de R$4.000,00. Calcular a taxa de juros implcita neste plano.

Resposta

Resolvendo diretamente na HP 12C, tem-se:

Teclas

Visor

Observao

<f> <REG> 50000 <ENTER> 30 <%> <> <CHS> <g> <CF 0 > 3000 <g> <CF j > 5 <g> <N j > 4000 <g> < CF j > 7 <g> < N j > <f> <IRR>

0,00 50.000,00 35.000,00 3.000,00 5,00 4.000,00 7,00 3,11

Limpa os registradores Valor vista do apartamento Valor financiado Valor dos fluxos do primeiro grupo Nmero de vezes que este valor se repete Valor dos fluxos do segundo grupo Nmero de vezes que este valor se repete Taxa de juros mensal (em %)

4.9.3 Taxa Mnima de Atratividade (TMA)


Entendemos por Taxa Mnima de Atratividade (TMA) a melhor taxa, com baixo grau de risco, disponvel para aplicao do capital em anlise. A deciso de investir sempre ter pelo menos duas alternativas a serem avaliadas: Investir no capital Ou Investir na Taxa de Mnima Atratividade Desta forma, o conceito de riqueza gerada deve levar em conta somente o excedente sobre aquilo que j se tem, isto , o que ser obtido alm da aplicao do 47

Administrao Financeira E Oramentria

capital na TMA. Esse conceito, desde h muito defendido pelos economistas, denominase lucro residual. Mais recentemente, uma variao desse conceito de excedente tem sido tratada como Valor Econmico Agregado ou Economic Value Added (EVA).

TIR > TMA => Indica que h mais ganho investindo-se no projeto do que na TMA
Concluso via TIR
Figura 15: Interpretao da Taxa de Mnima Atratividade. Uma empresa cuja Taxa de Mnima Atratividade, aps o imposto de renda, de 12% ao ano est analisando a viabilidade financeira de um novo investimento. O Fluxo de Caixa anual do projeto de investimentos em anlise est representado no DFC a seguir:

Figura 16: Disposio geomtrica do exemplo. 48

Administrao Financeira E Oramentria

Pede-se gerar os indicadores de retorno: VPL e TIR comentando sobre a atratividade do projeto.

Resposta

Resolvendo diretamente na HP 12C, temos que:

Teclas

Visor

Observao

<f> <REG> - 380 <g> <CF0> 30 <g> <CFj> 50 <g> <CFj> 70 <g> <CFj> 90 <g> <CFj> 110 <g> <CFj> 130 <g> <CFj> 4 <g> <Nj> 12 <i> <f> <NPV>

0,00 - 380,00 30,00 50,00 70,00 90,00 110,00 70,00 4,00 12,00 80,14

Limpa os registradores Fluxo na data zero Fluxo na data 1 Fluxo na data 2 Fluxo na data 3 Fluxo na data 4 Fluxo na data 5 Fluxo que se repete Nmero de vezes que o fluxo se repete Taxa de juros Valor presente lquido

De outra forma, temos que:


Teclas Visor Observao

<f> <REG> - 380 <g> <CF0> 30 <g> <CFj> 50 <g> <CFj> 70 <g> <CFj> 90 <g> <CFj>

0,00 - 380,00 30,00 50,00 70,00 90,00

Limpa os registradores Fluxo na data zero Fluxo na data 1 Fluxo na data 2 Fluxo na data 3 Fluxo na data 4 49

Administrao Financeira E Oramentria

Teclas

Visor

Observao

110 <g> <CFj> 130 <g> <CFj> 4 <g> <Nj> 12 <i> <f> <IRR>

110,00 70,00 4,00 12,00 16,19

Fluxo na data 5 Fluxo que se repete Nmero de vezes que o fluxo se repete Taxa de juros Valor da Taxa Interna de Retorno

Concluso do Exemplo! Desta forma, conclumos pelo VPL ou pela TIR que o projeto atrativo, ou seja, que deve-se investir no mesmo.

EXERCCIOS SIMULADOS PROPOSTOS

Sua empresa deseja realizar um projeto, onde so dispostos os seguintes dados: Custo Inicial = R$30.000,00 Valor Residual = R$5.000,00 Vida Econmica = R$10.000,00 Receita Anual = R$13.000,00 Custo Operacional Anual = 10 anos Determine a taxa interna de retorno. Alm disso, considerando uma TMA de 20% o projeto podemos afirmar que o projeto atrativo?

Uma empresa est interessada em uma sala comercial que est sendo vendida por R$50.000,00 vista ou, acertando 30% deste valor como entrada e o restante em cinco prestaes mensais, iguais e sucessivas, no valor de R$3.000,00, seguidas de mais sete prestaes mensais, iguais e sucessivas, de R$4.000,00. Calcular a taxa implcita de juros neste plano.

50

Administrao Financeira E Oramentria

4.10 Resumo da Unidade


Nesta Unidade do guia de estudos, apresentamos a teoria envolvendo a Srie Anuidades ou Pagamentos , apresentando as classificaes das mesmas, bem como discutindo a toda teoria acerca da amortizao e capitalizao de operaes envolvendo tais sries. Alm disso, apresentamos a teoria envolvendo o Valor Presente Lquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (IRR) E Taxa de Mnima Atratividade (TMA) que constituem alguns exemplos de indicadores para caracterizarmos a viabilidade econmica de projetos empresariais. Alm disso, apresentamos vrios exemplos ilustrativos resolvidos implementando numericamente na HP 12C.

4.11 Diretrizes sobre a prxima Unidade


A partir do momento em que comentamos sobre as Sries de Pagamentos ou Anuidades, Valor Presente Lquido e Taxa Interna de Retorno, na prxima Unidade estaremos interessados em discutir toda teoria acerca dos Sistemas de Amortizao, que servem diretamente para analisarmos situaes de emprstimos e financiamentos, especificamente nas entrelinhas dos sistemas mais utilizados no mercado brasileiro, que so o Sistema de Amortizao Constante (SAC), Sistema Price e Sistema SAM, bem como implementar na HP 12C diversas situaes que ocorrem no dia-a-dia envolvendo tais sistemas.

51

Administrao Financeira E Oramentria

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Para maiores informaes com relao ao assunto tratado nesta Unidade, cada um de vocs pode se pautar nos livros referenciados abaixo.

Bibliografia Bsica MATHIAS, W. Franco, GOMES, Jos M. Matemtica Financeira. 2a ed. So Paulo: Atlas, 1993. PUCCINI, A. L. Matemtica financeira: objetiva e aplicada. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos Cientficos, 1993. POLO, E. F. Engenharia das operaes financeiras pela HP- 12C. So Paulo: Atlas, 1996. FILHO, Nelson Casarotto & KOPITTKE, Bruno H. Anlise de Investimentos. 9 Edio. So Paulo: Editora Atlas, 2000. SAMANEZ, C. P. Matemtica Financeira: Aplicaes Anlise de Investimentos. So Paulo: Prentice Hall, 2001.
a

Bibliografia Complementar FERNANDES,P. E. Engenharia das Operaes Financeiras. So Paulo: Atlas, 1995. HALFELD, M. Como Administrar seu Dinheiro. So Paulo: Fundamento Educacional, 2001. HAZZAN, S.; POMPEO, J. N. Matemtica Financeira. So Paulo: Saraiva, 2001. MANNARINO, R. Introduo Engenharia Econmica. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

52

S-ar putea să vă placă și