Sunteți pe pagina 1din 3

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas


Teste n 7 Figueira da Foz 26 de Novembro de 2012

Para cada questo, escolha uma (e s uma) resposta. Perguntas com mais do que uma resposta sero consideradas nulas e recebero O pontos. Cotaes das perguntas: Resposta certa: 5 pontos; ausncia de resposta: 0 pontos; resposta errada: -2 pontos.

1 Um jogador encontra-se em posio de fora de jogo e o rbitro assistente levanta a sua bandeira para assinalar a respectiva infraco. O defesa anula uma ocasio clara de golo. Nesse momento o rbitro interrompe o jogo para punir a infraco e s nesse instante que v o sinal do assistente. Diga como deve proceder o rbitro?
a) Se aceita o sinal do fora-de-jogo feito pelo rbitro assistente, no deve expulsar o defensor, j que este no evitou nenhuma ocasio clara de golo. O jogo recomea com um pontap livre indirecto a favor da equipa defensora. b) Mesmo aceitando o sinal do rbitro assistente, o defensor deve ser expulso por ter anulado uma clara ocasio de golo e o jogo recomea com um pontap livre directo ou um pontap de grande penalidade, caso a falta ocorra fora ou dentro da rea de grande penalidade c) Se aceita o sinal do fora-de-jogo feito pelo rbitro assistente, no deve expulsar o defensor, j que este no evitou nenhuma ocasio clara de golo. O jogo recomea com um pontap livre directo a favor da equipa defensora

2 Um dos rbitros assistentes foi agredido por um jogador ficando impossibilitado de prosseguir. Visto tratar-se de um acto isolado, imediatamente repudiado por todos os elementos desse clube, o rbitro fez substituir o assistente pelo 4 rbitro. Foi correcta ou incorrecta a deciso?
a) A deciso do rbitro foi incorrecta. Sempre que um elemento da equipa de arbitragem for agredido por qualquer elemento do clube, incluindo jogadores e fique impossibilitado de prosseguir no jogo, este deve ser dado por terminado. b) A deciso do rbitro foi correcta. Sempre que um elemento da equipa de arbitragem for agredido por qualquer elemento do clube e se trate de um caso isolado, o jogo deve continuar c) A deciso do rbitro foi incorrecta. Sempre que um elemento da equipa de arbitragem for agredido por um jogador e fique impossibilitado de prosseguir no jogo, este deve ser dado por terminado. Se o agressor fosse um elemento oficial a deciso estava correcta.

3 Se um rbitro assistente assinalar um fora-de-jogo com a bandeira mas no de imediato visto pelo rbitro, at que momento deve ele permanecer com a bandeira levantada? E no caso em que a bola sai do terreno de jogo?
a) Em ambos os casos dever manter a bandeira levantada at que o rbitro o veja. b) Na situao de fora-de-jogo o rbitro assistente deve manter a bandeira levantada at que o rbitro o veja ou ento que a bola fique claramente controlada pela defesa. No caso da bola fora dever manter o mesmo procedimento c) Na situao de fora-de-jogo o rbitro assistente deve manter a bandeira levantada at que o rbitro o veja ou ento que a bola fique claramente controlada pela defesa. No caso da bola fora dever manter a bandeira levantada at que o rbitro o veja.

4 Um jogador da equipa B remata baliza. O guarda-redes defende a bola para o lado contrrio onde se encontrava um colega da mesma equipa em posio de fora-de-jogo no activo no momento do remate. Este recebe a bola entretanto defendida pelo guarda-redes, introduzindo-a na baliza. Que deciso dever tomar a equipa de arbitragem?
a) O golo no ser validado, porque no momento em que o seu colega em posio legal rematou baliza j se encontrava em posio de fora-de-jogo, acabando por tirar vantagem dessa posio. b) O golo no ser validado, porque no momento em que o seu colega em posio legal rematou baliza j se encontrava em posio de fora-de-jogo, acabando por influenciar o adversrio. c) O golo no ser validado, porque no momento em que o seu colega em posio legal rematou baliza j se encontrava em posio de fora-de-jogo, acabando por interferir no jogo

5 Na marcao de uma grande penalidade a bola bate no poste e rebenta. Como deve actuar o rbitro?
a) Se a bola entra directamente na baliza aps ressaltar dos postes ou da barra, o golo vlido. b) Se a bola no entra directamente na baliza aps ressaltar dos postes ou da barra, a grande penalidade deve ser repetida c) O jogo recomea sempre com bola ao solo

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas

6 No final do jogo verifica-se um empate, sendo necessrio recorrer a marcao de pontaps da marca de grande penalidade. Antes de se iniciarem as marcaes dos pontaps de grande penalidade o rbitro expulsa 3 jogadores da equipa A e 2 da equipa B. Quantos jogadores de cada equipa podem participar nos pontaps?
a) Visto a equipa A ter ficado s com 8 jogadores e a equipa B com 9, esta teria de retirar 1 jogador, ficando ambas com 8 jogadores, aptos a marcar os pontaps. b) Visto as expulses terem acontecido depois do jogo terminar, a equipa A fica com 8 jogadores e a equipa B com 9. c) Visto no ser possvel que todos os jogadores que terminaram o jogo participem nos pontaps, o jogo deve ser dado por terminado e comunicado o facto s entidades competentes

7 Um defensor colocado entrada da sua rea de grande penalidade, junto linha de baliza, faz ai conteno sobre um adversrio que conduz a bola e, no momento em que este o tenta passar, mete-lhe o corpo, impedindo a sua progresso, provocando a sua queda. Dentro da rea encontravam-se defesas e avanados que aguardavam um possvel centro do jogador que conduzia a bola. Como deveria o rbitro ter agido, tcnica e disciplinarmente?
a) Trata-se de um impedimento fsico (puxar) e como tal punido com um pontap livre directo ou grande penalidade, conforme tenha sido feito dentro ou fora da referida rea. No existe motivo para procedimento disciplinar. b) Trata-se de um impedimento fsico (agarrar) e como tal punido com um pontap livre directo ou grande penalidade, conforme tenha sido feito dentro ou fora da referida rea. O jogador infractor deveria ser advertido c) Trata-se de um impedimento fsico (agarrar) e como tal punido com um pontap livre directo ou grande penalidade, conforme tenha sido feito dentro ou fora da referida rea. No existe motivo para procedimento disciplinar.

8 Para alm de ser concedido um pontap livre directo equipa adversria, o jogador deve ser tambm advertido por comportamento antidesportivo, quando toca deliberadamente a bola com as mos. Refira as duas situaes previstas no livro das Leis do Jogo
a) Tocar deliberadamente a bola com as mos para impedir a posse da bola por um adversrio e tentar marcar um golo, tocando deliberadamente a bola com as mos. b) Tocar deliberadamente a bola com as mos para impedir a posse da bola por um adversrio e jogar com as mos tentando ludibriar o rbitro c) Tocar deliberadamente a bola com as mos para impedir a posse da bola por um adversrio e evitar que a bola entre na sua baliza

9 Segundo o regulamento de competies quais so os deveres dos capites das equipas?


a) Respeitar e fazer respeitar as determinaes do rbitro, observar e fazer observar as normas de lealdade e correco para com os demais intervenientes do jogo e procurar sanar prontamente qualquer divergncias ou conflitos provocados pelos seus companheiros. b) Respeitar e fazer respeitar as determinaes do rbitro, procurar sanar prontamente conflitos provocados pelos seus companheiros. c) Respeitar e fazer respeitar as determinaes do rbitro e participar no sorteio inicial.

10 Um atacante salta para a bola, entrando em contacto com o guarda-redes dentro da rea de baliza deste. Diga em que circunstncias deve ser punido tecnicamente e de que forma.
a) Deve ser punido com um pontap livre directo se ao saltar o carregue de forma imprudente ou com fora excessiva b) Deve ser punido com um pontap livre indirecto se ao saltar o carregue de forma negligente, imprudente ou com fora excessiva. c) Deve ser punido com um pontap livre directo se ao saltar o carregue de forma negligente, imprudente ou com fora excessiva.

11 Qual a condio necessria para que um rbitro puna com pontap livre directo uma carga, no violenta, feita com a bola sem estar a uma distncia jogvel?
a) necessrio que o rbitro tenha considerado que a carga tenha sido feita de forma negligente b) necessrio que o rbitro tenha considerado que a carga tenha sido feita de forma imprudente. c) necessrio que o rbitro tenha considerado que a carga tenha sido feita com fora excessiva.

12 Com o jogo a decorrer, um jogador defensor, dentro da sua rea de grande penalidade, carrega na coluna vertebral um adversrio que lhe estava a fazer obstruo. A bola encontrava-se a cerca de cinco metros. Qual deve ser o procedimento do rbitro?
a) Porque se tratou de duas faltas consecutivas, o rbitro deve punir a primeira, ou seja, a obstruo praticada pelo jogador atacante b) Porque se tratou de duas faltas consecutivas, o rbitro deve punir a primeira, ou seja, a carga praticada pelo jogador defensor. c) Porque se tratou de duas faltas consecutivas, o rbitro deve punir a mais grave, ou seja, a carga praticada pelo jogador defensor.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas

13 Um jogador fora da rea de grande penalidade cometeu uma infraco, anulando uma ocasio clara de golo. A bola ficou em poder dum colega que sofreu a infraco e o rbitro decidiu aplicar a lei da vantagem, no tendo no entanto sido obtido golo. Que deciso deveria ter sido tomada?
a) Desde que a deciso seja tomada em poucos segundos, o rbitro dever voltar atrs, expulsar o infractor e punir a sua equipa com um pontap livre directo. b) Se no ultrapassar os 2 a 3 segundos, o rbitro dever voltar atrs, expulsar o infractor e punir a sua equipa com um pontap livre directo. c) Depois de aplicar a lei da vantagem, j no pode voltar atrs. O defensor ser advertido na primeira interrupo.

14 Um jogador executa um pontap livre de forma rpida e a bola entra na baliza. O rbitro no teve oportunidade para indicar que o pontap livre era indirecto. Que deciso deve tomar o rbitro?
a) Deve mandar repetir o pontap livre indirecto no mesmo local, j que no teve tempo para indicar que o mesmo era indirecto. b) Deve mandar repetir o pontap livre indirecto no mesmo local, j que no teve tempo para indicar que o mesmo era indirecto. O jogador que executou rapidamente o pontap deve ser advertido c) Deve validar o golo

15 O guarda-redes acaba de controlar a bola junto sua baliza. Como no pode demorar mais de seis segundos com ela em seu poder, resolve lan-la para um seu colega que se encontra dentro da sua rea de grande penalidade e que, com a cabea, lha devolve para a zona mais adiantada daquela rea, onde o guarda-redes, sem dificuldade, a vai apanhar e pontapear para o jogo. Parece-lhe ter ou no havido infraco?
a) No houve qualquer infraco porque a bola foi passada ao guarda-redes com a cabea. b) Sim, houve infraco porque a bola, apesar de ter sido passada ao guarda-redes com a cabea, aconteceu com o jogador ainda dentro da sua rea de grande penalidade c) Sim, o guarda-redes contornou o esprito da lei e deve ser advertido por isso

16 Na marcao de uma grande penalidade, a bola bate num dos postes ou na barra, rebenta e entra de imediato na baliza. Diga como proceder nas seguintes situaes: a) Em tempo normal de jogo, b) Em prorrogao do tempo normal de jogo, c) Nos pontaps para se achar um vencedor.
a) O golo vlido nas situaes a) e c) b) O golo vlido nas situaes b) e c) c) Em todas as situaes o golo vlido.

17 Qual deve ser a correta colocao do rbitro assistente, durante o jogo, para que tenha uma correta anlise do fora-de-jogo?
a) O rbitro assistente deve colocar-se em linha com o ltimo defensor. b) O rbitro assistente deve acompanhar o penltimo defensor. c) O rbitro assistente deve colocar-se em linha com o penltimo defensor ou da bola se esta estiver mais perto da linha de baliza do que o penltimo defensor.

18 Que sinaltica deve utilizar o rbitro assistente quando o rbitro assinala uma falta perto do limite da rea de grande penalidade para o informar que a falta foi cometida fora daquela rea?
a) O rbitro assistente deve virar o corpo para alinha de meio campo. b) O rbitro assistente, sem utilizar a bandeira, deve indicar com a mo; se a falta foi dentro da rea, indica com a mo direita, se a falta foi fora a rea deve indicar com a mo esquerda. c) O rbitro assistente deve ficar parado no enfiamento da linha da rea de grande penalidade e levanta a bandeira se necessrio.

19 O jogo foi prolongado para a marcao de um pontap de grande penalidade. O castigo executado e a bola aps bater na trave ressalta, bate nas costas do guarda-redes que se tinha adiantado cerca de 50 cm, e entra na baliza. Como deve o rbitro proceder?
a) Validar o golo e dar o jogo por terminado. b) No considerar o golo e dar o jogo por terminado. c) Logo que a bola bateu na trave sem ter entrado na baliza, o rbitro deve dar o encontro por terminado.

20 Como deve agir o rbitro se os dois capites das equipas se recusarem a participar no sorteio inicial?
a) Deve expulsar os capites, assumindo a funo de capito os jogadores indicados como sub-capites. b) Solicita a interveno dos delegados dos clubes. c) Adverte os dois jogadores.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas

S-ar putea să vă placă și