Sunteți pe pagina 1din 11

REGISTRO E CADASTRO UMA INTERCONEXO NECESSRIA Srgio Jacomino 1 Para enfrentar o problema da necessidade de integrao entre o registro e o cadastro

o fsico; para tentar apontar os benefcios recprocos que a conexo propiciaria; para compreender que os registros de segurana jurdica no se desnaturalizariam com a conjugao de informaes com os cadastros fsicos, preciso verificar ligeiramente a figura da matrcula nos registros imobilirios, como foi introduzida em nosso sistema e qual a sua natureza jurdica. Principalmente, extremar os conceitos de matrcula e cadastro, que promiscuamente rendem interpretaes equvocas em nosso meio. O termo matrcula de fato rico em significaes e bastaria uma avaliao de seu emprego em outros campos do direito, restringindo assim a pesquisa onomasiolgica, para verificar o carter plurvoco e polissmico que encerra. Ao longo dos anos, o termo matrcula pde significar tanto a inscrio necessria para o exerccio do comrcio 2, quanto o registro de navios e embarcaes; podia indicar o procedimento para estabelecimento de empresas de armazns gerais, 3 ou o cadastro do leiloeiro, atividade que se exerce mediante prvia matrcula no rgo respectivo. O prprio registro Torrens, hoje regulado pela Lei 6015/73, previa, desde o ano de 1890, a matrcula nos procedimentos de registrao. 4 A vigente lei de registros pblicos igualmente prev a matrcula de oficinas impressoras, jornais, peridicos, empresas de radiodifuso e agncias de notcias. 5 O conceito de matrcula no registro imobilirio entre ns foi sendo joeirado pela contribuio sistemtica de inmeros estudiosos ao longo do tempo, desde o advento da Lei 6015/73, at os dias de hoje. A comunidade de estudiosos do direito registral permitiu fixar, com razovel preciso, o conceito jurdico de matrcula.

Srgio Jacomino Registrador Imobilirio em So Paulo, Capital. Texto originalmente publicado em 17.10.2000 no site do IRIB. 2 Cdigo Comercial, Lei 556, de 25/6/1850 3 Decreto 1102, de 21/11/1903 4 Cfr. Dec. 451-B, de 31/5/1890 e seu regulamento, Dec. 955-A, de 5/11/1890. 5 Cfr. art. 116, 123, 124, 125 e 126 da Lei 6015/73.
1

Conceito de matrcula
Assim, matrcula, para MARIA HELENA LEONEL GANDOLFO um ato de registro, no sentido lato, que d origem individualidade do imvel na sistemtica registral brasileira, possuindo um atributo dominial derivado da transcrio da qual se originou 6 Partindo da definio da notvel registradora paulistana, poderamos destrinar seus elementos e tecer algumas consideraes com o fim de bem fixar o conceito. Assim como a inscrio pode significar tanto o ato de inscrever quanto o seu resultado (o inscrito) 7, para fins pedaggicos poderamos distinguir entre o ato jurdico de matrcula no sentido de inscrio inaugural no sistema de flio real e a matrcula como sinnimo de flio real, que encerra as inscries a ele endereadas relativamente unidade predial. Na sua formulao substantiva, o termo matrcula acena para o sentido j registrado nos bons dicionrios latinos, cuja raiz aponta para a idia de rol e, mais amplamente, de registro pblico. 8 Com o sentido de flio real, a matrcula a prpria folha, a base continente registral sobre a qual vo aportar os assentos relativos ao domnio e s demais mutaes jurdicas contedo registral que tenham por objeto o imvel matriculado. 9 A matrcula, com o sentido lato de registro, a primeira inscrio no flio real 10. Pois, assim dito, subentende-se: (a) que se trata de um registro jurdico para afastar a idia de que a matrcula seria to-s um ato cadastral 11 (b) que estamos diante de um ato jurdico cuja conseqncia imediata fixar o atributo de dominialidade, enunciando a situao jurdica do imvel e (c) que a matrcula, entendida como ato jurdico de inscrio, pode apresentar ntida distino em relao ao flio real, que o suporte da inscrio.

GANDOLFO, Maria Helena Leonel. Reflexes Sobre a Matrcula 17 Anos Depois. RDI 33/105, So Paulo, jan./jun. 1994. 7 WOLFF, Martin. et. al. Tratado de Derecho Civil, Derecho de Cosas. 3a ed. 1o Vol. Barcelona : Bosch, 1970, p. 177. 8 SARAIVA, F.R. dos Santos. Novssimo Diccionario Latino Portuguez. 8a. ed. Rio de Janeiro : Garnier, 1924, p. 718. Cfr. tambm TORRINHA, Francisco. Dicionrio Latino Portugus. 3a ed. Porto : Grficos Reunidos, 1985, p.506; Silva, De Plcido e. Vocabulrio Jurdico, Vol III e IV, 3a ed. Rio de Janeiro : Forense, 1993, p. 164 9 Aproveitando a ilustrao dada por NALINI. Jos Renato. A Matrcula e o Cadastro no Registro Imobilirio. So Paulo : RDI 37/17, jan./abr. 1996. 10 CARVALHO, Afrnio de. Registro de Imveis. 3a ed. Rio de Janeiro : Forense, 1982, p. 434 passim. Sustentando tratar-se de um ato de registro: SILVA, Gilberto Valente da. A Matrcula. Mim. Encontro Regional de Registradores Cuiab MT, 1987. 11 Como advogam BALBINO Filho, Nicolau. Registro de Imveis. 6a. ed. So Paulo : Atlas, 1987, p. 92, citando JETHER SOTANO; OLIVEIRA, dson Josu Campos de. Registro Imobilirio. So Paulo : RT 1976.
6

Matrcula e cadastro rpidas distines


AFRNIO
DE

CARVALHO desde muito cedo refutou a idia de que a matrcula

representasse meramente um ato cadastral, que pudesse assim ser deixada solta no mundo da irrelevncia. 12 Com certa razo a crtica, pois a tendncia dos comentadores de primeira hora, provavelmente afetados pelas frustradas tentativas de aproximar o nosso sistema de direito registral ao alemo, acabou considerando o advento da Lei 6015/73, e especialmente da instituio da matrcula, como o marco legal da instituio entre ns de um verdadeiro cadastro. Enfim, a matrcula a inscrio primignia no flio real, base para qualquer outra que lhe suceda, porque passa a fundamentar o direito de propriedade sobre o imvel. Prosseguindo, afirma-se que a matrcula d origem individualidade do imvel. O sistema anterior era organizado tendo por base um flio coletivo, de base documental, ou mista, em que o assento se perfazia pela transcrio do ttulo, em ordem cronolgica, podendo albergar dita transcrio mais de um imvel ou partes ideais, embora pudesse referir-se essa a hiptese mais comum a um s imvel. Na verdade, com o advento da atual lei de registros pblicos, houve a opo pela tcnica do flio real, que organiza a publicidade imobiliria a partir da unidade predial e sua respectiva matriz, em implicao recproca. 13 O aspecto que merece a minha melhor considerao, nesse passo, que a matrcula, como sinnimo de flio real, um importante divisor sistemtico, contrastando os modelos de organizao da publicidade imobiliria pela nfase que deposita no ordenamento real. Portanto, no a matrcula que daria origem individualidade do imvel a sugerir que o antecedente da matriz seria o caos de indeterminao objetiva mas enfatizando a organizao do sistema nessas bases, define-se a relao que vai imperar na ordenao criadora dos assentos um imvel uma matrcula.

Matrcula recidiva de domnio


A definio oferecida pela estudiosa de direito registral culmina com o reconhecimento do atributo dominial derivado da transcrio.

CARVALHO, Afrnio. A Matrcula no Registro de Imveis. So Paulo : RDI 5/31, jan./jun. 1980. DIP, Ricardo Henry Marques. Do Controle da Disponibilidade na Segregao Imobiliria. So Paulo : RDI 22/54, jul./dez., 1988
12 13

Mais uma vez, AFRNIO DE CARVALHO socorre-nos em boa doutrina para justificar o carter dominial da matrcula 14. De fato, a inscrio originariamente feita no livro de transmisses o antigo livro 3 do Decreto 4857/39 sofre uma mutao morfolgica, uma mudana exterior, sem qualquer interferncia substancial. A mudana do sistema, que impe agora uma nova forma de organizao do registro, no contamina a medula do sistema registral brasileiro: a matrcula representa a recidiva de domnio. Parafraseando MARSHALL MCLUHAN, que no clssico Understanding Media proclamou que o meio a mensagem, a forma o contedo, poderamos aproveitar o delicioso mote para expressar a tendncia natural de que a revoluo formal experimentada pelo registro brasileiro acarretasse, como poderosa vis atractiva, a instituio de sua contraparte material a consagrao do eixo fundamental e estrutural de um registro imobilirio moderno, a f pblica registral. Mas, a mudana do sistema de organizao fundiria no Brasil, com a introduo do flio real, at hoje anela a necessidade de uma integrao com o cadastro fsico. A matrcula clama naturalmente pela sua contraparte: o cadastro quod omnia intendunt assimilari capitastrum. Essa necessidade estrutural do sistema se expressa timidamente em alguma referncia legal (Art. 176, 1o, 2, III e art. 278, 1o, III da Lei 6015/73 sem falar nos dispositivos do Estatuto da Terra). Mas preciso consignar que nem sempre o atributo dominial da matrcula derivado da transcrio que a antecede. Pode ocorrer que o flio se inaugure com a inscrio primignia que inicia no s o historial tabular, mas tambm a fixao inaugural de seu atributo dominial: o dbut registral, no dizer de GARCA CONI. 15 H casos em que o imvel, atravs da matrcula, passa de uma realidade extra registral ao regime da publicidade registral, ficando adstrita aos seus rigores e efeitos. Assim, por exemplo, no processo administrativo discriminatrio de terras devolutas da unio, 16 ou na matrcula de bens pblicos quando se pensa na necessidade de matriculao desses bens quando desafetados para alienao. Pense-se na usucapio, na acesso (aluvio, avulso) nos ttulos de domnio anterior ao Cdigo Civil cujos titulares, na

CARVALHO, Afrnio. Op. Cit. p. 432 GARCA CONI, Raul R. El Contencioso Registral. Buenos Aires : Depalma, 1978, p. 75. Adverte-nos CONI que, no direito argentino, denomina-se matriculao passagem do antigo sistema cronolgico tcnica de flio real. Por essa razo, matrcula e flio real se empregam como sinnimos. (loc. cit.). Cfr. do mesmo autor Registracin Inmobiliria Argentina. Buenos Aires : Depalma, 1983, p. 76. 16 Lei 6383, de 7/12/76. Cfr. art. 13, nico: caber ao oficial do Registro de Imveis proceder matrcula e ao registro da rea devoluta discriminada em nome da unio.
14 15

opinio de WALTER CENEVIVA, tm direito adquirido ao no registro, mesmo para assegurar disponibilidade 17 etc.

Inscrio, especialidade e determinao


Embora a matrcula de fato tenha representado um grande avano na organizao do registro predial brasileiro, a grande dificuldade que ainda resiste bravamente, e desafia a inteligncia dos operadores do direito, a imperfeita determinao dos bens imveis, j que o nosso sistema registral padece, como j apontado, com a falta de conexo com um sistema cadastral minimamente organizado. Suspeito que a doutrina hipotecarista brasileira (mais do que a doutrina, a iterativa jurisprudncia administrativa e registral) identificando claramente as deficincias que decorrem dessa falha estrutural mirando-se no sistema paradigmtico do direito tudesco substituiu a falta de integrao com o cadastro fsico pelo reforo da idia de especializao do imvel pela descrio literal do bem. Naturalmente, vimos investindo no aperfeioamento da chamada especializao do bem inscrito, optando-se, todavia, pelo procedimento tcnico mais inadequado. Como conseqncia, nosso sistema registral est como que condenado a um injusto purgatrio, pois ainda padece dos atributos necessrios para consagrar, perfeio, a eficcia da inscrio. Ocorre uma curiosa idealizao no nosso sistema. Assim, quanto mais detalhada fosse a descrio do imvel matriculado, com todas as minudncias expressas em descries literais, maior seria a segurana, pouco importando que simplesmente se reproduz em um novo meio (matrcula) um ultrapassado modelo de determinao e individuao dos imveis, exatamente como se dava nos longevos registros (transcries). mingua de uma necessria interconexo entre o registro de segurana jurdica e o cadastro fsico, procurou-se fazer repousar na tcnica da especialidade literal do bem matriculado a compensao dessas notrias deficincias. Levadas s ltimas conseqncias, a especializao do bem, assim encetada, representa um notvel retrocesso sistemtico, pois simplesmente reproduz um procedimento anacrnico para a determinao do bem inscrito. Nem mesmo as famosas retificaes de registro, pelos motivos que abaixo sero apontados, logram atingir um grau mnimo de segurana na determinao dos bens imveis.

17

CENEVIVA, Walter. Lei dos Registros Pblicos Comentada. 7a ed. So Paulo : Saraiva, 1991, p. 341-342.

Acostumados ao jargo tcnico que se fez dominante aps o advento da Lei 6015/73, dizemos que os imveis matriculados devem estar especializados, isto , perfeitamente descritos e caracterizados, com todas as minudncias que permitam individu-los e estrem-los de quaisquer outros. Perseguimos a segurana jurdica, fazendo concretizar-se o princpio de especialidade. Mas, lamentavelmente, estamos faltos de uma abordagem estrutural, uma viso de conjunto, pois a segurana jurdica que se busca na precisa especializao do bem imvel no logra atingir perfeitamente a conexo da parcela com sua confinncia. No h no registro uma representao da imbricao que se verifica no solo. Ou seja, temos uma viso fragmentria das parcelas, sem qualquer elemento de amarrao estrutural com o todo. Em suma, tem-se, ainda, uma viso atomizada, pulverizada, desestruturada, dos imveis que se entretecem na vasta malha do territrio.

O beliche dominial e a f pblica registral


Essa a razo da recorrente superposio de parcelas, acarretando o que tenho denominando de sndrome de beliche dominial, com ttulos contraditrios, versando sobre bens imveis que se superpem. Ingressando no ofcio predial, inoculam o germe da nulidade pela destruio da legitimao do registro pela dupla matriculao problema pouco explorado por ns e que est a merecer um estudo mais detido. Poucos se aperceberam que a relutncia em admitir-se entre ns a f pblica registral, robustecendo a eficcia do registro, se deve, em grande parte, s deficincias na determinao segura dos bens que so objeto das inscries. E a deficincia sempre magnificada e agravada pela falha estrutural de inexistncia de integrao entre o registro de segurana jurdica e o cadastro fsico. No se d o caso de que o nosso registro predial seja inseguro. O sistema prov certa segurana, digamos esttica, mas descura, por razes histricas e culturais, uma viso dinmica do fenmeno consistente na constrasteao das confrontaes. A dialtica da confinncia produziria a melhor determinao e individuao de cada imvel objeto da inscrio. As referncias da confinncia, no sendo hauridas da descrio literal do prprio imvel, mas resgatadas de uma planta cadastral segura, geraria uma certeza robustecida. Cresceria a segurana jurdica que o sistema almeja.

Demarcao de terras e queima de cartrios


A opo do legislador civil originalmente recolheu as idiossincrasias culturais e histricas da realidade fundiria brasileira, forjando um estatuto legal de extraordinria importncia. Posteriormente, a doutrina e a jurisprudncia, agravando a opo pelo modelo em vigor, acabaram por aprofundar o divrcio entre o registro e o cadastro ao ponto de muitos registradores at hoje resistirem desconfiados idia dessa fundamental integrao. Os motivos so vrios e no cabe aqui, nesta ligeira exposio, enumer-los em pauta extensiva. Mas, recolhem-se ndices simblicos que permitem descerrar os motivos dessa opo hoje consagrada. Em primeiro lugar o histrico contubrnio entre terras pblicas e particulares, que dispensa maiores comentrios. Alm disso, a contradio entre a necessidade da regulamentao da propriedade e o modelo de explorao econmica da colnia que se assentava na agricultura predatria e extensiva, prtica que se tornou regra depois da independncia e se manteve at h bem pouco tempo como uma chaga da realidade fundiria e ambiental brasileira. Na voz autorizada de um cronista, essa contradio era aguda e nitidamente sentida pelos contemporneos: terrenos devolutos quase todos tm h doze anos a esta parte explorados, invadidos e apossados por um aluvio de pessoas e convertidos em fazendas. Prosseguindo, anota que um germe fecundssimo de desordens e de crimes tem sido a confuso dos limites das propriedades rurais, tanto as adquiridas por sesmarias primitivamente, como as havidas por ttulo de posse com cultivos efetivos. As divisas principalmente dessas ultimas s so firmadas e respeitadas por armas de fogo desfechadas de emboscadas de trs dos grossos troncos de nossas rvores seculares. 18 De qualquer maneira, a anarquia verificada na titulao de terras acabaria por redundar no primeiro diploma legal que visava pr ordem no caos: a chamada Lei de Terras Lei 601, de 18 de setembro de 1850. No transcurso de inmeras tentativas legislativas baldadas, levadas a cabo para regularizar a questo das terras no Brasil, vemos a violenta resistncia organizao fundiria, acirrando e consagrando o aspecto agrarista da sociedade brasileira. Desde o arrasamento de So Vicente, em 1534, patrocinado pelos misteriosos Bacharel do Iguape e RUY GARCA MOSCHERA, acompanhados dos ndios carijs, destruindo o pelourinho, arrombando a cadeia, libertando os prisioneiros e destruindo o cartrio por incndio, queimado o livro do

18

VIANA, Joo Caldas. Relatrio do presidente da provncia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1843, p. 4

tombo, no qual estavam registradas as escrituras de sesmarias 19, o que a histria flagra uma contnua e invarivel reincidncia de conflitos que versam sobre a questo da titulao das terras e especialmente sobre a demarcao das glebas. Sobre incndios em cartrio, valeria um captulo e merece breve referncia aqui a revolta do Quebra-Quilos em que os proprietrios, insatisfeitos com a adoo do sistema de medio e demarcao das terras, insuflaram a populao a queimar cartrios. 20 Enfim, a precria demarcao de terras acaba ocorrendo pela necessidade de substituir a garantia de escravos pela hipoteca, que exige, como cedio, a identificao da garantia. Mas a perspectiva individualista da propriedade, dissociando-a de uma planta cadastral, permanece como um trao que ilumina nossa vocao quela viso esttica da especializao do imvel. No se releva a imbricao que acarreta uma viso global oferecida por uma planta cadastral. O ponto de partida da especializao sempre a parcela, ou seja os interesses individuais do proprietrio que se projetam sobre os interesses pblicos de racional ordenao do solo. At hoje os cadastros urbanos e rurais se nutrem de informaes parcelares, oferecidas unilateralmente pelo interessados s vezes nem mesmo o proprietrio reproduzindo, sem que isto seja mera coincidncia, o que j dispunha, por exemplo, o Registro do Vigrio (art. 91) e a prpria Lei 601, de 1865, que j previa a criao nas freguesias do registro das terras possudas, sobre as declaraes feitas pelos respectivos possuidores, impondo multas e penas queles que deixarem de fazer nos prazos marcados as ditas declaraes, ou as fizerem inexatas. At mesmo o dstico um imvel, uma matrcula, que orna os umbrais dos registros brasileiros, parte representar importante fundamento operacional e marco legal, parece nutrir e estimular essa viso fragmentria do flio imobilirio.

A fora do registro imobilirio


O registro imobilirio no reproduz, ainda, e fielmente, a feio do territrio salvo os casos recentes de parcelamentos do solo urbano, orientados por critrios tcnicos de
19 BUENO, Eduardo. Capites do Brasil a saga dos primeiros colonizadores. Icoleo Terras Brasilis, Vol. III. Rio de Janeiro : Objetiva, 1999, p. 98 passim. 20 BARMAN, Roderick J. The brazilian peasantry reexamined: the implications of the Quebra-Quilos revolt. (1874-1875) in Hispanic American Historical Review, vol. 57, n. 3, 1977. Posteriormente, nas pginas de Terras do sem fim, JORGE AMADO iria imortalizar uma prtica comum entre os coronis: o caxixe que era registrar um ttulo de propriedade base de uma velha medio j sem valor legal e o incndio de cartrios, como o patrocinado pelo Coronel Teodoro no cartrio de Venncio (cfr. O captulo gestao de cidades, n. 10)

levantamento cartogrfico aceitveis (referncias a marcos amarrados a redes geodsicas). Se partssemos da descrio encontrada em cada matrcula e a partir delas nos propusssemos a remontar a imagem do territrio de uma dada regio, obteramos como resultado um monstro disforme, uma representao completamente descaracterizada da realidade fundiria. preciso reconhecer, por outro lado, que tal ocorre no por culpa do profissional do direito encarregado desse mister. De fato, os registradores brasileiros sempre responderam altura dos ingentes desafios de prover segurana jurdica aos negcios imobilirios. Mas, somos tributrios de uma larga tradio que sempre buscou traduzir o objeto da inscrio em termos de descrio literal, quase sempre imperfeita. Os exemplos mais estapafrdios povoam a literatura tcnica e, o que pior, compem ainda hoje parte considervel dos registros prediais: imvel que confronta com os impossveis da serra; linha que divide com um cemitrio de ndios; prdio rstico que faz limite com o pasto da vaca mocha etc. Estamos lamentavelmente presos a uma viso equivocada, alm de superada, histrica e tecnologicamente. Mesmo tendo havido um salto qualitativo com o advento da sistemtica da Lei 6015/73 que ordena o registro a partir do imvel, formando uma base cadastral, na dico de alguns estudiosos de primeira hora o fato que, na matrcula, supervalorizamos, ainda, o elemento descritivo, literal, desprezando-se outros elementos seguros para a perfeita identificao do imvel. Assim, mesmo tendo o chamado sistema de flio real priorizado o objeto (imvel) na organizao dos registros, no houve o correspondente aperfeioamento tcnico na determinao do bem. Os memoriais descritivos, elaborados em muitos casos sem qualquer rigor tcnico, apresentam srios problemas e comum no apresentarem correspondncia com o que se encontra no solo. So conhecidos os exemplos de ablaqueao, registros sem lastro, para usar expresses cunhadas por RICARDO HENRY MARQUES DIP e que fizeram fama no meio registral. Ainda recentemente divulgaram-se notcias de fraudes em ttulos e registros de imveis rurais 21. As superposies, interseces e omisses de parcelas, que acarretam a nulidade e o
21 A Folha de So Paulo de 11/8/98 (editoria Brasil 1-12) estampou notcia que ilustra muito bem a confuso causada pela titulao anrquica que nos vem de h muito, potencializada pelo prprio INCRA: No final da dcada de 50, o ento governador Moiss Lupyon distribui ttulos de posse das reas a colonizadoras e grandes empreendedores. Para solucionar o impasse, o Incra ingressou com aes de desapropriao na reas de conflito, emitindo ttulos definitivos. Ao ingressar com as aes, o Incra utilizou, porm, transcries de posse viciadas (sem amparo legal) de cartrios da regio para identificar os rus (que seriam desapropriados). O ato do Incra aumentou a confuso, j que muitas reas possuam at cinco transcries de posse (superposio de ttulos). parte a grosseira confuso sobre atribuies de registros prediais e servios notariais,

bloqueio de matrculas, destruindo o eixo fundamental do registro (legitimao), se devem falta de integrao entre o registro predial e o cadastro. Por outro lado, os registros tambm so feitos com suporte em ttulos judiciais como retificaes de registro, discriminatrias e usucapies. Ainda assim a inscrio padece do mesmo mal. So registros inorgnicos. Embora padea de reconhecidas imperfeies, o registro cumpre magistralmente o seu papel. O que no deixa de ser paradoxal, pois a modesta taxa de litgios que versam sobre conflitos de domnio desorienta os seus crticos. Afinal, imveis imperfeitamente descritos, em tese, proporcionariam infindveis demandas judiciais. Mas o fato que, em parte, os registros ainda conservam um elemento importantssimo de determinao do bem imvel, embora este possa no estar representado no registro especializado, como diramos com o rigor necessrio para estrem-lo de qualquer outro, evitando-se a superposio. Muitas vezes, um imvel imperfeitamente descrito perfeitamente determinado. Depois, os limites naturais dos prdios rsticos e urbanos so socialmente reconhecidos e respeitados. E acima de tudo, o registro representa a segurana jurdica. A posse, que a visibilidade do domnio, quando robustecida com um ttulo de domnio, afasta, de maneira eficaz, grande parte dos conflitos. Mas as exigncias de segurana cada vez mais se impem como uma verdadeira necessidade social. Parece que estamos chegando a um ponto de mutao, para usar uma expresso de moda. Paradoxalmente, somente atingiremos um estado aceitvel de segurana na determinao das parcelas quando abandonarmos esse modelo que se baseia, quase que exclusivamente, na abordagem individualizada e atomizada dos imveis. preciso vislumbrar um novo modelo holstico, conceito que se aproxima de um cadastro fsico, perfeitamente integrado com o registro imobilirio, servindo sociedade como um todo. Hoje mais do que necessrio pensarmos um cadastro (multifinalitrio?) que possa absorver, segundo critrios tcnicos e cientficos, previamente estabelecidos e validados, as informaes dos vrios nveis, seja em relao questo fsica, agrria, ambiental, tributria, seja, na outra ponta, em relao a todas as questes relacionadas com o exerccio e garantia dos direitos dominiais. O relacionamento dos cartrios com as instituies pblicas merece uma reavaliao, uma nova abordagem. Hoje, existe uma preocupao institucional muito maior em relao
alm de desconhecimento olmpico da outorga de ttulos pelo Estado (e de seus efeitos nos registros), o fato que a superposio denunciada se d pela anarquia dos cadastros e falta de integrao com os registros.

10

perfeita integrao num cadastro, que seja multifinalitrio, que possa atender a mltiplas demandas sociais pblicas e privadas. mais ou menos este o sentido que estamos tentando perseguir para o registro, pensar um registro para o Brasil nesses moldes. Por isso, procurouse uma parceria cientfica com a universidade. Por isso estamos aqui, para contribuir com a nossa experincia e com os nossos conhecimentos.

11

S-ar putea să vă placă și