Sunteți pe pagina 1din 50

APRESENTAO-------------------------------------------------------------------------------01 01- APRENDENDO COM JESUS------------------------------------------------------------02 02-MODELO E EXEMPLO DE CRISTO --------------------------------------------------07 03- FERMENTO DO CRISTO -------------------------------------------------------------10 04-SEGUIR JESUS

--------------------------------------------------------------------------13 05-A IGREJA E REINO DE DEUS -----------------------------------------------------------16 06- MORDOMIA CRIST --------------------------------------------------------------------18 07-NASCIDO PARA MORRER --------------------------------------------------------------21 08-A GARANTIA DE VIDA ------------------------------------------------------------------23 09-JULGAMENTO DE DEUS OU DO HOMEM-----------------------------------------26 10-MORTE E RESSURREIO. PARA ONDE IREMOS NS -------------------------30 11-CURA FISCA E ESPIRITUAL ----------------------------------------------------------33 12-PRXIMO DO FIM, UM NOVO COMEO ------------------------------------------35 ESTUDOS ADICIONAIS---------------------------------------------------------------------38

Apresentao
Nesta nova srie de lies abordaremos sobre nossa posio doutrinria como batista. Os objetivos so: Para os que so batistas h anos recordar os fundamentos, para os que chegaram depois mostrar a nossa origem doutrinria, o que cremos e defendemos, outros aspectos das lies e sobre os milagres de Jesus no evangelho. Como Batistas temos trs fontes que defendemos, baseadas na palavra de Deus. 1 - Quem so os Batistas? 2 - Princpios Batistas. 3 - Declarao doutrinria da conveno Batistas Brasileira. Nossos estatutos foram desenvolvidos partindo da declarao de f dos batistas, que o documento doutrinariamente falando que norteia a conveno. Os outros, foram acrescidos nos pontos relevantes. Cremos que a razo de nossa f est bem embasada nas santas escrituras e que sua prtica no pode ficar a merc da vontade e compreenso dos indivduos. bom que cada aluno ou membro da igreja conhea quem somos , o que pensamos e pregamos. No podemos nos distanciar do que, substancial para o fortalecimento de nossas convices doutrinrias. Finalmente, que Deus seja glorificado, o seu reino engrandecido e todos ns ricamente abenoados!

Pr. Sebastio Gomes Filho.

01

APRENDENDO COM JESUS

SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM

RM 1:15 RM 5:19 EF.2:2; EF. 5:2-6 HB 5:8; I PE 1:22 I CO 13 DN 9:9; AT. 2:38; PV 27:5 MT 24:12; MC 8:35; JO.15:9

Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mt.11:29

o estudo de hoje veremos al- 30 - Porque o meu jugo suave e o meu fardo leve. gumas coisas que podemos Nesse texto Jesus nos convida a irmos aprender com Jesus. Mateus 11:28-30 at Ele e aprendermos como lidar com 28 - Vinde a mim, todos os que estais cansa- questes do nosso cotidiano que podos e oprimidos, e eu vos aliviarei. dem ser tratadas de forma diferente. 29 - Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei Quando estudamos os evangelhos de mim, que sou manso e humilde de podemos observar Jesus nos discipucorao; e encontrareis descanso para as vossas almas. lando. Vejamos alguns pontos impor-

s, batistas, temos uma identidade. Para os meios de comunicao, evanglico aquele que no catlico. Mas, historicamente, ns, batistas, samos dos separatistas da Igreja Anglicana. A nossa histria se inicia com a insatisfao de muitos cristos do incio do sculo XVII com a Igreja Anglicana. Surgiram, ento, os primeiros lderes batistas: John Smyth e Thomas Helwys. A nossa identificao com as doutrinas dos apstolos no histrica, mas da confrontao com o Novo Testamento. H algumas doutrinas apostlicas que nos distinguem do universo de igrejas de hoje. No prximo domingo conheceremos um pouco mais da nossa histria.
3

tantes que aprendemos com Jesus: Estar continuamente falando sobre o Pai Resistir s tentaes Perdo Amar 1. APRENDENDO COM JESUS SOBRE COMO ESTAR CONTINUAMENTE FALANDO SOBRE O PAI. Jesus desde criana buscava estar entre os doutores da lei, ele queria conhecer do que eles estavam falando e Ele tinha domnio sobre o assunto.
Lucas 2:40- E o menino crescia, e se fortalecia em esprito, cheio de sabedoria; e a graa de Deus estava sobre ele. Lucas 2:52- E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graa para com Deus e os homens.

11 - Ento o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

Aprendemos com Jesus nesse texto que s conhecendo exatamente o que o pai deseja de ns que podemos resistir ao diabo. Aprendemos ainda que, precisamos ter certeza do que cremos e o porqu da nossa f. Ns os batistas cremos no Deus nico que nos ensina, corrigi e ama com um amor sem medida e que Ele quer que O conheamos e tenhamos experincias com Ele. Joo 7:14-18
14 - Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava. 15 - E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, no as tendo aprendido? 16 - Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina no minha, mas daquele que me enviou. 17 - Se algum quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecer se ela de Deus, ou se eu falo de mim mesmo. 18 - Quem fala de si mesmo busca a sua prpria glria; mas o que busca a glria daquele que o enviou, esse verdadeiro, e no h nele injustia.

Jesus nos ensina que o crescimento e amadurecimento vem com a busca. Jesus conversava com o Pai sobre tudo o que ia fazer, pedindo a Ele orientao para que os seus discpulos aprendessem dele. Como orar e ter suas oraes respondidas? Jesus nos deixou diversos exemplos de como fazer para ser como Ele e estarmos junto ao Pai. 2. APRENDENDO COM JESUS SOBRE COMO RESISTIR S TENTAES Mateus 4:1-11 (leiam o texto completo)

1 - ENTO foi conduzido Jesus pelo Esprito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 - E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 10 - Ento disse-lhe Jesus: Vai-te, Satans, porque est escrito: Ao Senhor teu Deus adorars, e s a ele servirs.

Mateus 6:14-15 14 - Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm vosso Pai celestial vos perdoar a vs; 15 - Se, porm, no perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm vosso Pai vos no perdoar as vossas ofensas.

3.APRENDENDO COM JESUS SOBRE O PERDO

Nesse texto aprendemos sobre a importncia do perdo para o cristo ou o ser humano em geral. A falta de perdo gera morte fsica e espiritual.

Quando temos dificuldade de perdoar estamos simplesmente no aceitando o perdo de Deus por que o texto de Mateus 6:12 - E perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns perdoamos aos nossos devedores; nos diz que receberemos o perdo se perdoarmos a quem tem nos ofendido. Jesus nos ensina tambm que antes mesmo de adorarmos a Deus com nossas ofertas, precisamos perdoar o nosso irmo, porque s assim Ele ir aceitar nossa adorao e receberemos o perdo de Deus. Alguns princpios para recebermos o perdo de Deus; Mateus 5:23-25

teus 22:36-40 36 - Mestre, qual o grande mandamento na lei? 37 - E Jesus disse-lhe: Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 - Este o primeiro e grande mandamento. 39 - E o segundo, semelhante a este, : Amars o teu prximo como a ti mesmo. 40 - Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

23 - Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e a te lembrares de que teu irmo tem alguma coisa contra ti, 24 - Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmo e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 25 - Concilia-te depressa com o teu adversrio, enquanto ests no caminho com ele, para que no acontea que o adversrio te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na priso. O verso 23 diz concilia-te depressa com teu adversrio, enquanto tempo perdoa quem lhe ofendeu e receba do Pai as bnos. Olha o exemplo de Jesus sobre o perdo. Lucas 23:33-34 33 - E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um direita e outro esquerda. 34 - E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque no sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lanaram sortes.

Em Joo 17 temos uma grande demonstrao de amor de Jesus por ns. Ele pedi a Deus proteo por ns os que estavam perdidos mais que O encontraria. O amor de Jesus incondicional por ns. E Ele pede que amemos o nosso prximo como a ns mesmo. Poucos so os que fazem mal a si mesmos. Deus Pai, nos amou de tal maneira que ningum nunca conseguir mensurar. Joo 3:16. O apstolo Paulo em I corntios 13 diz que sem o amor nada seria. J parou pra pensar neste nada seria, em outras palavras ns no seriamos nada, diante de Deus. Imagina voc vendendo tudo que tem e doando aos pobres, parece muito? Mas, sem amor nada. Jesus ensina que toda cincia ou conhecimento sem amor nada diante dele.

CONCLUSO Jesus nos ensina que no adianta nada sermos religiosos, instrudos, doutor em teologia, ou em outras 4. AMAR Aprendemos com Jesus o que cincias, se no tivermos o mais simo amor e como amar sem reservas. Ma- ples e bsico entendimento de todos, o 5 Por que to difcil perdoar o nosso irmo?

amor a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a ns mesmos. Quando Jesus diz - Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Ele est dizendo para ns que estaremos continuamente com o Pai conversando, obedecendo, caminhando juntos, iremos saber renunciar a nossa vontade porque a dEle melhor, iremos perdoar os nossos devedores porque entendemos o amor de Deus por ns e com certeza amaremos o nosso prximo com todas as suas qualidades e defeitos e o ajudaremos a caminhar com Deus. Esse foi o primeiro de muitos ensinamentos de Jesus que teremos nesta revista. Orao: Que o Esprito santo de Deus nos traga todo entendimento dessa e das demais lies que iremos estudar nos prximos domingos e que nossas atitudes sejam como as de Jesus.

PACTO DAS IGREJAS BATISTAS


Tendo sido levados pelo Esprito Santo a aceitar a Jesus Cristo como nico e suficiente Salvador, e batizados, sob profisso de f, em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, decidimo-nos, unnimes, como um corpo em Cristo, firmar, solene e alegremente, na presena de Deus e desta congregao, o seguinte Pacto: Comprometemo-nos a, auxiliados pelo Esprito Santo, andar sempre unidos no amor cristo; trabalhar para que esta igreja cresa no conhecimento da Palavra, na santidade, no conforto mtuo e na espiritualidade; manter os seus cultos, suas doutrinas, suas ordenanas e sua disciplina; contribuir liberalmente para o sustento do ministrio, para as despesas da igreja, para o auxlio dos pobres e para a propaganda do evangelho em todas as naes. Comprometemo-nos, tambm, a manter uma devoo particular; a evitar e condenar todos os vcios; a educar religiosamente nossos filhos; a procurar a salvao de todo o mundo, a comear dos nossos parentes, amigos e conhecidos; a ser corretos em nossas transaes, fiis em nossos compromissos, exemplares em nossa conduta e ser diligentes nos trabalhos seculares; evitar a detrao, a difamao e a ira, sempre e em tudo visando expanso do reino do nosso Salvador. Alm disso, comprometemo-nos a ter cuidado uns dos outros; a lembrarmo-nos uns dos outros nas oraes; ajudar mutuamente nas enfermidades e necessidades; cultivar relaes francas e a delicadeza no trato; estar prontos a perdoar as ofensas, buscando, quando possvel, a paz com todos os homens. Finalmente, nos comprometemos a, quando sairmos desta localidade para outra, nos unirmos a uma outra igreja da mesma f e ordem, em que possamos observar os princpios da Palavra de Deus e o esprito deste Pacto. O Senhor nos abenoe e nos proteja para que sejamos fiis e sinceros at a morte.

02
H

MODELO E EXEMPLO DE CRISTO

Efsios 5:1-2 1 - SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 - E andai em amor, como tambm Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por ns, em oferta e sacrifcio a Deus, em cheiro suave.

SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM

EF. 5:1-33 FP. 3:7-21 1 TS 1:5-10 1TS 2:1-14 1TS 4:1-12 HB 6:1-12 I CO 4:1-21

14 - Tu, porm, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sbio para a salvao, pela f que h em Cristo Jesus. 16 - Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia; 17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instrudo para toda a boa obra.

oje iremos aprender sobre como podemos ser modelo ou exemplo de cristo. A MORAL DO CRISTO Paulo estava preocupado com o jovem Timteo e ele lhe escreveu dizendo: II Timteo 3:14-17

No livro Cristianismo puro e simples o autor C.S. Lewis fala sobre os aspectos morais do cristo em trs partes. Segundo ele a palavra mo8

ral entra nas nossas vidas como algo que nos impede de ter momentos agradveis. Para ele algumas pessoas crists tem chamado especfico e que nestes aspectos temos defeitos diferentes e gostos diferentes. Nessa busca da conduta crist perfeita, s vezes esquecemos de obedecer. Paulo diz a Timteo sobre ser exemplo dos fieis em tudo. I Tm 4:12. E essa palavra direcionada aos cristos, mas de uma forma especial aos lderes. Temos como um dos nossos cinco propsitos bsicos o discipulado. Como podemos dizer para o nosso liderado fazer algo que no fazemos? O nosso discurso precisa ser praticado, ser exemplo manter viva a esperana de Cristo ser conhecido. Isso ser um exemplo. 2-PELOS FRUTOS OS CONHECEREIS Algumas virtudes so fundamentais ao cristo so eles: A prudncia, a temperana, a justia e a fortaleza.

Prudncia Significa a sabedoria prtica. Temperana Em tempos modernos significa abstinncia. Justia honestidade, reciprocidade, veracidade. Fortaleza coragem que nos leva a enfrentar o perigo e suportar a dor. Essas virtudes so importantes porque a soberania que vem de Deus nos faz pensar nas consequncias dos novos erros. Precisamos da temperana para nos abster das coisas que no agradam a Deus. Precisamos ter coragem para ser e dar exemplo como cristo transformado. A justia de Deus que ir nos recompensar de todas estas atitudes e virtudes. MODELO DE CRISTO Deus olha para voc como se

voc fosse um pequeno Cristo. O Cristo est de p a seu lado para operar essa transformao em voc. Para ensinar o beb a falar, a me fala com ele como se ele pudesse entend-la. Tratamos nossos ces como se fossem quase humanos, e por isso que eles realmente se tornam quase humanos no final. consideramos a ideia crist de revestir-se de Cristo, ou seja, de vestir-se de filho de Deus para tornar-se enfim um filho de verdade. Gostaria agora de deixar bem claro que essa no apenas uma das muitas tarefas a que o cristo tem de se dedicar, nem tampouco uma espcie de exerccio especial para a classe dos adiantados. E todo o cristianismo. O cristianismo no nos oferece nada alm disso. E chamo a ateno para o quanto isso diferente das ideias convencionais de moral e de ser bom. C.S. Lewis.

PRINCPIOS DOS BATISTAS AS EXIGNCIAS DO DISCIPULADO

O aprendizado cristo inicia-se com a entrega a Cristo, como Senhor. Desenvolve-se proporo que a pessoa tem comunho com Cristo e obedece aos seus mandamentos. O discpulo aprende a verdade em Cristo, somente por obedec-la. Essa obedincia exige a entrega das ambies e dos propsitos pessoais e a obedincia vontade do Pai. A obedincia levou Cristo cruz e exige de cada discpulo que tome a prpria cruz e siga a Cristo. O levar a cruz, ou negar-se a si mesmo, expressa-se de muitas maneiras na vida do discpulo. Este procurar, primeiro, o reino de Deus. Sua lealdade suprema ser a Cristo. Ele ser fiel em cumprir o mandamento cristo. Sua vida pessoal manifestar autodisciplina, pureza, integridade e amor cristo, em todas as relaes que tem com os outros. O discipulado completo. As exigncias do discipulado cristo esto baseadas no reconhecimento da soberania de Cristo, relacionam-se com a vida em um todo e exigem obedincia e devoo completas. 9

Vimos que exemplo agir como Jesus Cristo agiria em determinadas situaes do nosso dia-a-dia. Modelo vem de molde, o nosso molde Jesus. Somos moldados por Deus atravs do Esprito Santo na forma de Cristo. Ef-

sios 4:13 At que todos cheguemos unidade da f, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, medida da estatura completa de Cristo,

Esse modelo que Jesus nos deixou pode e deve ser seguido para que sejamos cristos autnticos. Ser cristo no fcil. O cristianismo que Jesus trouxe a ns simples basta seguir o modelo. CONCLUSO O exemplo e modelo de cristo algo que precisa ser colocado em prtica. No amor de Cristo. Podemos servir de modelo ou exemplo. Somos chamados para ser vasos de honra. Precisamos nos apresentar a Deus como obreiros aprovados e sem nada do que se envergonhar. Terminamos o estudo de hoje refletindo no texto da segunda carta de Paulo a Timteo 2:19-26. Sejamos vasos de honra.

10

03

FERMENTO DO CRISTO

SEG TER QUA QUI SEX SAB

Js 24.15; 1Pe 2.15,16; Lc 20.25 Dn 3.15-18; Lc 20.25; At 4.9-20; 5.29 Sl 119.89; Hb 1.1 Is 40.8; Mt 24.35; Lc 24.44,45 Jo 10.35; Rm 3.2;

I Pedro 2:15-16 15 - Porque assim a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca ignorncia dos homens insensatos; 16 - Como livres, e no tendo a liberdade por cobertura da malcia, mas como servos de Deus.

DOM 1Pe 1.25; 2Pe 1.21

uando falamos em fermento logo pensamos em algo que traz crescimento, robustez e uma boa aparncia. Imaginemos um po sem fermento, no deve ser muito agradvel de comer, visto que perde sua caracterstica de po. Vira qualquer outra coisa menos po. Assim caminha nossa vida crist. Existe alguns elementos que nos serviro de fermento visando nosso crescimento como homem na presena de Deus. O Esprito Santo de Deus O Esprito Santo uma pessoa e como tal quer se relacionar conosco como uma. Ento nossa preocupao mxima no ser mais como nos apossar do Esprito para realizar alguma coisa, mas sim em como nos entregarmos a Ele para que realize, por nosso meio, a sua obra. 11

Langston sobre esta questo diz o seguinte: H grande diferena entre a ideia de fazermos muita coisa por meio do Esprito Santo e da que o Esprito Santo operar maravilhas por nosso meio. Ele prossegue dizendo que a primeira ideia dos povos antigos que queriam que seus deuses os ajudassem em todo e qualquer empreendimento. O Esprito no se agrada disso, pecamos quando agimos assim. Isso nos remete aos dias de hoje onde igrejas surgem manipulando o sagrado, pois somos homens msticos e tudo e qualquer coisa que nos remete ao mtico nos assombra, no sentido de nos fazer ficar maravilhados, e por isso no admirar que tantos seguem por esses caminhos, deixando de lado o Deus verdadeiro para adorar uma caricatura. A questo : Como o Esprito pode ter mais de ns para realizar a sua obra de transformao no mundo? Em nossa

cooperao. O Esprito ilumina os homens e os capacita a compreenderem a verdade divina. No somos ns que escolhemos Jesus Ele que nos escolhe atravs de seu sacrifcio na cruz, Ele nos escolhe. O Esprito Santo o nico que convence o homem de seu pecado e o leva at ao conhecimento de Cristo. AS ESCRITURAS Outro elemento importante no crescimento do cristo a palavra de Deus, as escrituras. No pode existir na vida da igreja nenhum outro mandamento ou livro que seja mais importante do que a Biblia, ela tem que ser a regra de f e pratica. Assim diz um dos documentos importantes dos batistas (Declarao Doutrinaria): A Bblia a Palavra de Deus em linguagem humana. o registro da revelao que Deus fez de si mesmo aos homens. Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Esprito Santo. Tem por finalidade revelar os propsitos de Deus, levar os pecadores salvao, edificar os crentes e promover a glria de Deus. Seu contedo a verdade, sem mescla de erro, e por isso um perfeito tesouro de instruo divina. Revela o destino final do mundo e os critrios pelo qual Deus julgar todos os homens. A Bblia a autoridade nica em matria de religio, fiel padro pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens. Ela deve ser interpretada sempre luz da pes12

soa e dos ensinos de Jesus Cristo. Ressaltei algumas partes pois so importantes. A parte sublinhada um importante fator para determinar quem so os cristos sinceros que querem viver piedosamente. Vivemos em uma sociedade considerada ps-moderna, com seus absolutos inexistentes, no existe uma verdade nica, apenas a interpretao de cada um sobre qualquer fato. E esse pensamento invadiu a igreja de tal forma que impossvel reverter o quadro a no ser que olhemos para a Bblia e nos calemos quando ela for proclamada! O segundo ponto, a parte em negrito um alerta quanto aos modismos de nossa poca sobre o fato de ser igreja. Cristo veio e renovou o antigo pacto, precisamos analisar algumas questes que acontecem hoje em dia na igreja e testific-las com os mandamentos de Jesus. Existe muito abuso acontecendo que era da antiga aliana e est sendo posta sobre ns, e esse encargo Cristo j retirou de sobre ns. Que as escrituras sejam nossa bssola e nosso po dirio. Liberdade religiosa O que teria este ponto a ver com o fermento em nossa vida? Algo importantssimo para todo cristo. A sua conscincia. Uma vida regrada pela leitura da palavra de Deus e a uno do Esprito Santo tem que se firmar em uma conscincia devotada a Deus. Deus e somente Deus o Senhor da

conscincia. A liberdade religiosa um dos direitos fundamentais do homem, inerente sua natureza moral e espiritual. Cada pessoa tem o direito de cultuar a Deus, segundo os ditames de sua conscincia, livre de coaes de qualquer espcie. Quando nossa conscincia ferida e no h paz no corao quanto ao que est sendo imposto ou acontecendo impossvel cultuar a Deus. Paulo j disse aos romanos que preciso entregar um culto racional, sacrifcio vivo diante de Deus. Concluso O nosso crescimento um conjunto de fatores muito maiores do que est exposto aqui. No podemos nos ater a somente isso. Mas podemos comear a crescer com esses aspectos que nos foram ensinados.

O QUE DIZ NOSSA DECLARAO DOUTRINRIA


I- Escrituras Sagradas A Bblia a palavra de Deus em linguagem humana. o registro da revelao que Deus fez de si mesmo aos homens. Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Esprito Santo. Tem por finalidade revelar os propsitos de Deus, levar os pecadores salvao, edificar os crentes, e promover a glria de Deus. Seu contedo a verdade, sem mescla de erro, e por isso um perfeito tesouro de instruo divina. Revela o destino final do mundo e os critrios pelo qual Deus julgar todos os homens. A Bblia a autoridade nica em matria de religio, fiel padro pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens. Ela deve ser interpretada sempre luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo.

13

04

SEGUIR JESUS

SEG TER QUA QUI SEX SAB

Mt 28.19,20; Jo 17.30 At 1.8; 13.2,3 Lc 24.46-49; Jo 17.20 Rm 10.13-15 Mt 11.29,30; Jo 13.1417 Jo 14.26; 1Co 3.1,2

Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. Amm. Mateus 28. 19-20

DOM 2Tm 2.15

eguir a Jesus andar nos passos que ele andou, no mesmo ritmo e no mesmo compasso. Fazer diferente do que ele fez ou mesmo no fazer nada seguir na direo contrria do que ele pede para ns... vejamos a orientao de Jesus:

em todas as naes, cabendo s igrejas batiz-los ensin-los a observar todas as coisas que Jesus ordenou. A responsabilidade da evangelizao estende-se at aos confins da terra e por isso as igrejas devem promover a obra de misses, rogando sempre ao E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Senhor que envie obreiros para a sua -me dado todo o poder no cu e na terra. seara. Portanto ide, fazei discpulos de todas as Esse terceiro pargrafo a declarao naes, batizando-os em nome do Pai, e do doutrinria batista. A nfase em misFilho, e do Esprito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho ses no algo que vamos fazer se der mandado; e eis que eu estou convosco todos tempo e sim o principal. atravs da os dias, at a consumao dos sculos. evangelizao que trazemos o reino Amm. Mateus 28. 18-20 de Deus at ns, pois uma vez anunA misso primordial do povo ciado o evangelho a todas as naes de Deus a evangelizao do mundo, Cristo vir como redentor de sua noiva visando reconciliao do homem e iremos viver a eternidade com Ele no com Deus. dever de todo discpulo de novo cu na nova terra. Aleluia! Jesus Cristo e de todas as igrejas proclamar, pelo exemplo e pelas palavras, Misses a realidade do Evangelho, procurando Misses, como usamos o termo, fazer novos discpulos de Jesus Cristo a extenso do propsito redentor de 14

Deus atravs do evangelismo, da educao e do servio cristo alm das fronteiras da igreja local. As massas perdidas do mundo constituem um desafio comovedor para as igrejas crists. Uma vez que os batistas acreditam na liberdade e competncia de cada um para as prprias decises, nas questes religiosas, temos a responsabilidade perante Deus de assegurar a cada indivduo o conhecimento e a oportunidade de fazer a deciso certa. Estamos sob a determinao divina, no sentido de proclamar o evangelho a toda a criatura. A urgncia da situao atual do mundo, o apelo agressivo de crenas e ideologias exticas, e nosso in-

teresse pelos transviados exigem de ns dedicao mxima em pessoal e dinheiro, a fim de proclamar a redeno em Cristo, para o mundo todo. A cooperao em misses mundiais imperativa. Devemos utilizar os meios nossa disposio, inclusive os de comunicao em massa, para dar o Evangelho de Cristo ao mundo. No devemos depender exclusivamente de um grupo pequeno de missionrios especialmente treinados e dedicados. Cada batista um missionrio, no importa o local onde mora ou posio que ocupa. Os atos pessoais ou de grupos, as atitudes em relao a outras naes, raas e religies fazem parte do nosso testemunho favorvel ou contrrio a

O QUE DIZ NOSSA DECLARAO DOUTRINRIA


XIII- Evangelizao e Misses A misso primordial do povo de Deus a evangelizao do mundo, visando reconciliao do homem com Deus.1 dever de todo discpulo de Jesus Cristo e de todas as igrejas proclamar, pelo exemplo e pelas palavras, a realidade do evangelho, procurando fazer novos discpulos de Jesus Cristo em todas as naes, cabendo s igrejas batiz-los a observar todas as coisas que Jesus ordenou.2 A responsabilidade da evangelizao estende-se at aos confins da terra e por isso as igrejas devem promover a obra de misses, rogando sempre ao Senhor que envie obreiros para a sua seara.3 1 Mt 28.19,20; Jo 17.30; At 1.8; 13.2,3 2 Mt 28.18-20; Lc 24.46-49; Jo 17.20 3 Mt 28.19; At 1.8; Rm 10.13-15

15

Cristo, o qual, em cada esfera e relao da vida, deve fortalecer nossa proclamao de que Jesus o Senhor de todos. As misses procuram a extenso do propsito redentor de Deus em toda parte, atravs do evangelismo, da educao, e do servio cristo e exige de ns dedicao mxima. Misso e evangelismo um principio assim como, de uma forma indireta, um comissionamento de Jesus para cumprimos o seu ide. Muito mais do que doar para as campanhas orar pelos missionrios, adotar um missionrio em orao e sustento. colaborar de forma direta (orao) e indireta (contribuio) na obra missionria. Concluso Seja doando, indo ao campo, orando, sempre o mais importante o envolvimento na obra missionria pois se um dia a mensagem chegou at ns foi porque algum deu a vida, no no sentido literal, mas o sentido de que teve que abrir mo dos prazeres da poca, para que o evangelho chegasse at voc. Que nossa retribuio no seja menor do que homens e mulheres do passado fizeram por ns.

16

05

A IGREJA E O REINO DE DEUS

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase trs mil almas, E perseveravam na doutrina dos apstolos, e na comunho, e no partir do po, e nas oraes. Atos 2:41-42

SEG TER QUA QUI SEX

Mt 4.17; Lc 17.20; 4.43 Jo 18.36; 3.3-5 Mt 18.17; At 5.11 At 20.17-28; 1Co 4.17 Mt 3.5,6,13-17; Jo 3.22,23; 4.1,2 SAB 1Co 11.20,23-30 DOM At 2.41,42

que a Ceia. O batismo ganha vida mas tambm no existe lugar sagrado para se batizar, existe sim o momento de se entregar diante de Deus reconhecendo suas falhas e que Jesus Senhor da sua vida. No necessrio Batismo ser batizado para O batismo consiste na imerso do crente em ser salvo, mas uma gua, aps sua pblica profisso de f em indicao forte que Jesus Cristo como Salvador nico, suficiente e se tem a salvao pessoal. Simboliza a morte e sepultamento do o desejo de se bavelho homem e a ressurreio para uma nova tizar, pois ordevida em identificao com a morte, sepultanana do prprio mento e ressurreio do Senhor Jesus Cristo e Jesus e obedec-lo tambm prenncio da ressurreio dos remi sempre o melhor. dos. (Declarao doutrinria dos Batistas) CEIA DO SENHOR Participar da ceia instituda por Jesus igreja hoje e de todo distrbio causado no evangelho somente o vinho e o deveria nos causar alegria e tristeza ao po ganhou um simbolismo decretado mesmo tempo, no momento de serpor Jesus em um momento especifico, vir a ceia. Temos a parte de contrio misso da igreja nesta terra ser um agente da manifestao de Cristo no mundo em que vivemos e alcanamos. Jesus nos deixou duas ordenanas, alias de todos os abusos que vemos na 17

onde nos vemos miserveis pecadores Senhor Jesus o simbolismo demonsdestitudos da glria de Deus e neces- trando vida nos seus significados. sitados de um auxilio que nos venha socorrer de nossas imundcias e alegria por ver nos smbolos da ceia o cordeiro imolado, que nos resgatou e nos deu vida, trazendo a ns esperana de uma vida na vida aps a vida, ou seja, mesmo a morte chegando perto de ns, continuaremos com nossa vida alm do fim. maravilhoso quando se medita em cada aspecto do evangelho, gracioso O batismo e a ceia do Senhor so as duas ordenanas da igreja estabelecidas pelo prprio Jesus Cristo, sendo ambas de natureza simblica. A ceia do Senhor uma cerimnia da igreja reunida, comemorativa e proclamadora da morte do Senhor Jesus Cristo, simbolizada por meio dos elementos utilizados: O po e o vinho. Nesse memorial o po representa seu corpo dado por ns no Calvrio e o vinho simboliza o seu sangue derramado. A ceia do Senhor deve ser celebrada pelas igrejas at a volta de Cristo e sua celebrao pressupe o batismo bblico e o cuidadoso exame ntimo dos participantes. (Declarao doutrinria dos Batistas) a ceia do Senhor e inspirador participar da ceia, pois nela que lembramos que Jesus se fez sacrifcio por ns. CONCLUSO A igreja proclama o reino de Deus vivendo as palavras de Jesus aqui nesta terra, obedecendo aos seus mandamentos, proclamando vida onde h morte. E uma das formas de sempre nos lembrar-nos disso no memorial da ceia do Senhor e batismo. Pois alm de ser uma ordenana do nosso 18

06

MORDOMIA CRIST

SEG TER QUA QUI SEX SB DOM

Gen.1:1 e Gen. 14:17-20 I Cr. 29:14-16 ;Tg. 1:17 Gen. 1:27; I Co 6 :19 20 MT. 25:14-30 Rm 1:14; I Co 9:16 Pv 3:9-10 ; Ml 3: 8-12 At 11:27-30; Fp 4:10-18

Salmo 24:1-2 Ao Senhor Deus pertence o mundo e tudo que nele existe; a terra e todos os seres viventes. O senhor construiu a terra sobre os mares e ps os seus alicerces nas profundezas do oceano.

Introduo Mordomia a doutrina bblica que reconhece Deus como criador, senhor e dono de todas as coisas. O conceito de mordomia a palavra mordomo em portugus vem do latim major domos, que tem a mesma acepo do grego oikonomos (oiko = casa e nomos = governo). Major ou mor em latim maior, principal e domus casa, a casa tudo que contm e significa. Assim, mordomo o principal servo, que administra a casa do senhor.

um mordomo para zelar o seu maravilhoso mundo. A mordomia esta no cerne (centro) do propsito de Deus para o homem integrar a prpria natureza do homem. Deixar de reconhec-la e de viv-la, negar e tambm falhar com o propsito de Deus. II O Mordomo presta conta, mas no dono. Eclesiastes: 11:9

De que prestamos contas? De tudo que fizemos aqui. Deus tem um propsito para cada bem ou valor I Deus o Senhor em nossa vida. Descobrir e realizar o A mordomia crist traz como propsito de Deus em todos os aspecprimeiro ensino a conscincia de tos da nossa vida privilgio do morque Deus o Senhor, o dono de tudo. domo cristo. Ao nos responsabilizar a Cristo precisa entender que tudo per- cuidar das coisas dele, nos capacitou tence ao senhor, e ele entregou aquilo com os dons e talentos. I Pedro 4:10. que dele para o homem administrar. Ao criar o homem, Deus estava criando III Aspectos da mordomia que de19

vemos observar. Na verdade o assunto muito 4 Mordomia da palavra amplo, apenas estamos trabalhando Provrbios 25:11 a viso, matria para mais de um tri- A mordomia da palavra reconhecer mestre. que Deus o Senhor, o dono de nossos lbios e orar pedindo que ele nos d 1 Mordomia do corpo sabedoria do alto, para que as nossas Salmo 139:14-16 e Romanos 12:12 palavras e a nossa vida sejam sempre Precisamos cuidar de ns para coerentes conforme a palavra de Deus. cuidarmos das coisas de Deus. Nosso corpo pertence a Deus e s deve ser 5 Mordomia da responsabilidade usado de acordo com a vontade de Lucas 6:2 e Mateus 12:33-37 Deus, que boa, agradvel e perfeita, e Cada cristo responsvel dipara a sua glria que a nossa prpria ante de Deus pela boa administrao glria. e uso de todos os bens materiais colocados por Deus sob sua guarda, para 2- Mordomia da vida glorificar a Deus. Tiago 4:13-17 Que vossa vida? (pergunta 6 Mordomias do dzimo de Tiago). Paulo entendeu o sentido Gneses 14:1 e Gneses 15:6 da mordomia da vida. (Filipenses 1:21 Atravs de nossa fidelidade na e Glatas 2:20) para viver a mordomia entrega sistemtica dos nossos dzicrist da vida, o mordomo cristo vive mos demonstramos a nossa f em Crisem cristo, vive a nova vida, a vida trans- to ao mesmo tempo em que se torna formada pela f em Jesus, de glria em um canal de bno para o mundo a glria at alcanar a plenitude na eter- exemplo de Abrao o pai da f. nidade. 7 Mordomia dos objetivos Mateus 28:16-20 3- Mordomia do pensamento A mordomia dos objetivos esta Filipenses 4:8 relacionada com todos os trabalhos A mordomia do pensamento da sua igreja, cada cristo deve estar resume em no deixar que as ideias pessoalmente envolvido em todos na cincia e na cultura sobreponham a os objetivos da igreja. 1 Adorao, 2 f. Conhecimento intelectual tem seu Evangelismo, 3 Misses, ensino e ao valor, mais no pode dominar nosso social. pensamento, a ponto de nos levar a descrer de Deus. 20

8 -Mordomia da Salvao Joo 3:16 e Romanos 8:18-24 Atravs da sua palavra e da obra de Jesus Cristo na cruz, Deus chama a todos os seres humanos para salvao, visando restaurar toda a criao, cabendo ao homem acertar, efetuar e proclamar essa salvao. Concluso Tudo de Deus. O crente pertence a Deus porque Deus o criou e o remiu em Jesus Cristo. Pertencendo a Deus, o crente administrador da vida, das aptides do tempo, dos bens, da influncia, das oportunidades, dos recurso naturais e de tudo o que de Deus. O QUE DIZ NOSSA DECLARAO. 6. Autonomia da igreja local - As igrejas do Novo Testamento se ajudavam, se engajavam em projetos comuns, mas nenhuma igreja mandava na outra, ou interferia na outra. A maior e mais rica igreja batista vale tanto quanto a menor e mais pobre. 7. Separao entre a Igreja e o Estado - A Igreja no est subordinada ao Estado. Ela e o Estado tm esferas diferentes. A Igreja se sujeita a leis de justia e de bom senso. Mas exclama como os apstolos: Julgai vs se justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vs do que a Deus (At 4.19). Somos cidados como os demais e no queremos tratamento especial para ns, como tambm para os outros. As nossas igrejas no engordam custa do Estado, no lhe pedem dinheiro nem benesses, e tambm no o apoiam em busca de favores.

21

07
H

NASCIDO PARA MORRER

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer da gua e do Esprito, no pode entrar no reino de Deus. O que nascido da carne carne, e o que nascido do Esprito esprito. No te maravilhes de te ter dito: Necessrio vos nascer de novo. Joo 3:5-7

SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM

IS.53:3-12 SL 51:5 EC. 3:2 LC 1:35 JO. 1:13 JO.11:50-51 JO 3:3-7 RM 3:23

oje estudaremos sobre Jesus o filho que nasceu para morrer. Talvez seja mrbido pensar que algum nasce predestinado a morrer. Iremos analisar sobre dois aspectos este tema: primeiro em relao a Jesus Cristo que nasceu, cresceu e tinha a certeza da sua morte. Normalmente no gostamos de falar em morte e nem da morte em si, porque ns fomos criados para vivermos eternamente, porm por causa do pecado original, fomos concebidos ou nascemos como pecador. Salmos 51:5 - Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha me. E o salrio do pecado a morte. Rm. 6:23a. Desde quando Ado e Eva pecaram Deus j nos prometeu que nos daria um redentor, o cordeiro que iria tirar o pecado do mundo. Sabemos que o smbolo cordeiro precisaria morrer, porque era o seu sangue que purificava e purifica 22

ainda hoje. Isaias 53:3-12. Deus nos mostra neste texto que Jesus viria e seria o nosso renovo, cura, libertao e salvao. NASCER DE NOVO Quando Jesus diz a Nicodemos necessrio vos nascer de novo. Joo 3:5-7; Ele estava dizendo que Nicodemos deveria nascer do alto, nascer de Deus no Esprito. Aprendemos uma grande lio nesse texto nascer de novo morrer para a carne e todos os dias. Precisamos entender que no tem como viver as duas naturezas, ou agradamos a carne ou esprito. ENTENDENDO O QUE MORRER Joo 11:50-51 Uma vez que Jesus morreu por ns, por que precisamos morrer?

Porque o texto bsico da lio Jesus disse que veio nos tirar do conforto e no nos dar conforto. A vida crist diferente: mais difcil e mais fcil. Cristo diz: Quero tudo o que seu. No quero uma parte do seu tempo, uma parte do seu dinheiro e uma parte do seu trabalho: quero voc. No vim para atormentar o seu ser natural, vim para mat-lo. As meias-medidas no me bastam. No quero cortar um ramo aqui e outro ali; quero abater a rvore inteira. No quero raspar, revestir ou obturar o dente; quero arranc-lo. Entregue-me todo o ser natural, no s os desejos que lhe parecem maus, mas tambm os que se afiguram inocentes o aparato inteiro. Em lugar dele, dar-lhe-ei um ser novo. Na verdade, dar-lhe-ei a mim mesmo: o que meu se tornar seu. Isso mais difcil e mais fcil do que aquilo que todos ns tentamos fazer. Acho que voc j percebeu que o prprio Cristo s vezes descreve a via crist como algo muito difcil, s vezes como algo muito fcil. Diz: Tome a sua cruz - em outras palavras, prepare-se para ser espancado at a morte num campo de concentrao. Mas, um minuto depois, diz: Meu jugo suave e meu fardo leve. Ele de fato quis dizer as duas coisas, e, se fizermos um pouquinho de esforo, veremos por que as duas so verdadeiras. Isso morte, renncia. CONCLUSO Meus irmos, ns precisamos urgentemente entender o chamado 23

de Jesus e nascer de novo, ser gerado do alto, Deus quer transformar a nossa vida em jugo suave e nos dar um fardo leve, no necessitamos carregar um fardo to pesado se Jesus nos oferece o dele. Deus nos convida a aprender dele, para que isso acontea precisamos morrer para o mundo e viver para Deus.

08

A GARANTIA DE VIDA ETERNA

SEG TER QUA QUI SEX SAB

Gn 1.26-31; 18.22; 9.6 Sl 8.1-9; Mt 16.26 Rm 5.12-19; 6.23; Ef 2.5; Gn 3.18; Rm 8.22 Sl 37.39; Is 55.5; Sf 3.17 Tt 2.9-11; Ef 2.8,9; At 15.11; 4.12 Gn 12.1-3; Ex 19.5,6; Ez 36.22,23,32

Marcos 16:15-16 15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 - Quem crer e for batizado ser salvo; mas quem no crer ser condenado.

DOM 1Pe 1.2; Rm 9.22-24; 1Ts 1.4

bordaremos nesta lio um correremos em nossa lio. assunto por demais rixoso! O cristo pode perder a salHOMEM vao outorgada? Ou algo Por um ato especial, o homem que Deus lhe deu, de graa sem cobrar foi criado por Deus sua imagem e nada ou pedir nada em troca, pode re- conforme a sua semelhana e disso tir-lo? A salvao por merecimento decorrem o seu valor e dignidade. ou pelo sacrifcio? Ser pessoal e espiritual, o homem tem Essas e muitas outras perguntas capacidade de perceber, conhecer e surgem na cabea de muitos cristos compreender, ainda que em parte, pela terra. Existem duas linhas pre- intelectual e experimentalmente, dominantes na meio cristo uma que a verdade revelada, e tomar suas o cristo pode sim perder a salvao decises em matria religiosa, sem por um estado de rebeldia constante mediao, interferncia ou imposio contra Deus at sua morte, ou at Cris- de qualquer poder humano, seja civil to voltar, a outra linha se expressa que ou religioso. impossvel algum cair tendo experi- Como o homem, criado a imagem e mentado a graa de Deus e a situao semelhana de Deus, pode ter dado fica ainda mais difcil quando a bblia espao ao pecado e cado de seu esdescreve que o prprio Deus impede tado original? A resposta o seu livre que o seus escolhidos caiam, ele os arbtrio! A humanidade na pessoa de sustenta! Ado decidiu por si s a desobedecer Para responder a essas perguntas per- a Deus. A maior exigncia que Deus 24

faz ao homem a obedincia. Uma vez que o homem desobedeceu a Deus e conheceu o mal e se tornou conhecedor, ou apto para conhecer as coisas, faz se necessrio um plano para redeno de sua obra prima da criao! A Bblia relata a depravao total do homem. O homem em seu estado de pecado impossvel que por ele mesmo se volte para Deus, por isso necessrio a nossa justificao. PECADO No princpio o homem vivia em estado de inocncia e mantinha perfeita comunho com Deus. Mas, cedendo tentao de Satans, num ato livre de desobedincia contra seu Criador, o homem caiu no pecado e assim perdeu a comunho com Deus e dele ficou separado. Em consequncia da queda de nossos primeiros pais, todos somos, por natureza, pecadores e inclinados prtica do mal. Todo pecado cometido contra Deus, sua pessoa, sua vontade e sua lei. Mas o mal praticado pelo homem atinge tambm o seu prximo. O pecado maior consiste em no crer na pessoa de Jesus Cristo, o Filho de Deus, como salvador pessoal. Como resultado do pecado, da incredulidade e da desobedincia do homem contra Deus, ele est sujeito morte e condenao eterna, alm de se tornar inimigo do prximo e da prpria criao de Deus. Separado de Deus, o homem absolutamente incapaz de salvar-se a si mesmo e assim de25

pende da graa de Deus para ser salvo. O pecado em considerao simples errar o alvo! Quando no cumprimos com aquilo que Deus j nos preestabeleceu atravs da sua palavra ficamos em estado de rebeldia contra o nosso Criador e sustentador. preciso arrepender-se desse estado e caminhar na direo da obedincia ao pai. SALVAO PELA GRAA A graa a proviso misericordiosa de Deus para a condio do homem perdido. O homem no seu estado natural egosta e orgulhoso; ele est na escravido de Satans e espiritualmente morto em transgresses e pecados. Devido sua natureza pecaminosa, o homem no pode salvarse a si mesmo. Mas Deus tem uma atitude benevolente em relao a todos, apesar da corrupo moral e da rebelio. A salvao no o resultado dos mritos humanos, antes emana de propsito e iniciativa divinos. No vem atravs de mediao sacramental, nem de treinamento moral, mas como resultado da misericrdia e poder divinos. A salvao do pecado a ddiva de Deus atravs de Jesus Cristo, condicionada, apenas, pelo arrependimento em relao a Deus, pela f em Jesus Cristo, e pela entrega incondicional a Ele como Senhor. A Salvao, que vem atravs da graa, pela f, coloca o indivduo em unio vital e transformadora com

Cristo, e se caracteriza por uma vida de santidade e boas obras. A mesma graa, por meio da qual a pessoa alcana a salvao, d certeza e a segurana do perdo contnuo de Deus e de seu auxlio na vida crist. A salvao ddiva de Deus atravs de Jesus Cristo, condicionada, apenas, pela f em Cristo e rendio soberania divina. O aprendizado cristo iniciase com a entrega a Cristo, como Senhor. Desenvolve-se proporo que a pessoa tem comunho com Cristo e obedece aos seus mandamentos. O discpulo aprende a verdade em Cristo, somente por obedec-la. Essa obedincia exige a entrega das ambies e dos propsitos pessoais e a obedincia vontade do Pai. A obedincia levou Cristo cruz e exige de cada discpulo que tome a prpria cruz e siga a Cristo. O levar a cruz, ou negar-se a si mesmo, expressa-se de muitas maneiras na vida do discpulo. Este procurar primeiro, o reino de Deus. Sua lealdade suprema ser a Cristo. Ele ser fiel em cumprir o mandamento cristo. Sua vida pessoal manifestar autodisciplina, pureza, integridade e amor cristo, em todas as relaes que tem com os outros. O discipulado completo. As exigncias do discipulado cristo esto baseadas no reconhecimento da soberania de Cristo, relacionam-se com a vida em um todo e exigem obedincia e devoo completas.

CONCLUSO A nossa salvao no merecimento, no justia das nossas prprias mos foi total responsabilidade de Deus em prover o nosso cordeiro. No merecemos to grande salvao, mas mesmo assim Ele nos deu. No tnhamos condies nenhuma de chegar a at ele por isso achegou-se at a ns. Muitas perguntas ficaram sem respostas no porque no seja necessrio d-las aqui, mas no conveniente. Que a leitura da lio e a discusso em sala de aula no seja em torno de quem favor e de quem contra a perda da salvao, mas sim, que seja em torno do quo miserveis somos e quo bondoso Deus , nos dando vida em Cristo Jesus.

26

09
N

JULGAMENTO DE DEUS OU DO HOMEM

SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM

MT. 25:31 FP.2:10 MT.13:41 MT.12:36 LC 12:13-31 MT 18:15-17;MT 25:14:30 2 TM 4:1

No julgueis, para que no sejais julgados. Porque com o juzo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos ho de medir a vs. Mateus 7:1-2; Lucas 11:37-54 o estudo de hoje aprenderemos sobre as formas de julgamento e como se d o dia do juzo. Na verdade iremos ter uma noo do que julgar primeiro ns iremos tratar de um assunto que todos fazemos diariamente, mas que no tarefa nossa. Se tem algo que ns fazemos e que voltar contudo para ns julgar os outros. O texto de Mateus de 7:1-2 nos diz assim No julgueis, para que no sejais julgados. Porque com o juzo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos ho de medir a vs.

Ento se no queremos ser julgados no devemos julgar. O primeiro versculo no uma proibio irrestrita ao julgamento, pois no versculo cinco vemos que quando a vida de um indivduo pura, ele pode tirar o argueiro do olho do seu irmo, a palavra argueiro significa algo bem pequeno, uma partcula, enquanto que a trave algo bem grande, isto significa que para 27

voc julgar os atos dos outros, deve agir de maneira irrepreensvel diante dos homens e de Deus, caso contrrio, voc estar olhando para os erros dos outros, enquanto voc mesmo vive errando, primeiro devemos estar julgando a ns mesmos e depois aos outros, pois desta forma, teremos autoridade para julgar os outros, nesta questo. Caso o irmo estiver vivendo em pecado, v primeiramente at ele e tente resolver a situao entre vocs dois, no para acus-lo ou criar uma contenda, mais com mansido, calma e longanimidade, para que se estabelea a paz, caso ele no te ouvir, leve outra testemunha, e caso ele no ouvir vocs dois, coloca o problema diante da igreja, no caso de ele no ouvir a igreja, ele deve ser considerado como incrdulo, e dependendo do caso at excludo da comunidade local: Mt 18:15-17

A DIFERENA ENTRE JULGAR O ERRO OU A PESSOA A bblia nos orienta a no julgar as pessoas, mas os seus erros bem diferente irmos porque Paulo em sua carta aos corntios orienta a igreja a julgar os erros dos que esto dentro da igreja. 1 Co 5:11-13 Mas, agora, vos es-

crevo que no vos associeis com algum que, dizendo-se irmo, for impuro, ou avarento, ou idlatra, ou maldizente, ou beberro, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? No julgais vs os de dentro? Os de fora, porm, Deus os julgar. Expulsai, pois, de entre vs o malfeitor. Jesus em Mateus nos mostra como fazer isso. Vejamos o texto Mateus 18:15-22; 15 - Ora, se teu irmo pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele s; se te ouvir, ganhaste a teu irmo; 16 - Mas, se no te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou trs testemunhas toda a palavra seja confirmada. 17 - E, se no as escutar, dize-o igreja; e, se tambm no escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. 18 - Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra ser ligado no cu, e tudo o que desligardes na terra ser desligado no cu. 19 - Tambm vos digo que, se dois de vs concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes ser feito por meu Pai, que est nos cus. 20 - Porque, onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome, a estou eu no meio deles. 21 - Ento Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, at quantas vezes pecar meu irmo contra mim, e eu lhe perdoarei? At sete? 22 - Jesus lhe disse: No te digo que at sete; mas, at setenta vezes sete.

ganhamos um irmo por que ele ser liberto desse pecado. A nossa grande dificuldade achar que a pessoa que erra no digna do nosso perdo, mas ns somos dignos do perdo porque no erramos como ela. Nos enganamos, porque a bblia diz que se no perdoarmos o nosso irmo Deus tambm no nos perdoar. Estamos aptos para julgar no nosso irmo? Temos tido um viver sem nenhuma argueiro em nossos olhos?
Pv 15:28 O corao do justo medita o que h de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades.; 19:2 No bom proceder sem refletir, e peca quem precipitado.; Gl 6:1 Irmos, se algum for surpreendido nalguma falta, vs, que sois espirituais, corrigi-o com esprito de brandura; e guarda-te para que no sejas tambm tentado.; 1 Tm 5:1-2 No repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moos, como a irmos; s mulheres idosas, como a mes; s moas, como a irms, com toda a pureza.

CUIDADO NO JULGAR

Devemos tomar muito cuidado quando julgamos as pessoas e no seus atos, o Senhor conhece at nossos pensamentos, e se acusarmos algum em nosso pensamento, devemos pedir tambm perdo a Deus em pensamento, pois Deus julga o homem pelo seu corao: Pv 27:19 Como na gua o rosto
corresponde ao rosto, assim, o corao do homem, ao homem.; Mt 15:18-19 Mas o que sai da boca vem do corao, e isso que contamina o homem. Porque do corao procedem maus desgnios, homicdios, adultrios, prostituio, furtos, falsos testemunhos,

Jesus nos ensina o valor de uma vida nesse texto quando julgamos a pessoa dificilmente ganhamos o irmo, mas quando julgamos o seu erro ento 28

blasfmias.

Assim como nosso Senhor Jesus, devemos evitar de julgar diretamente a causa dos outros, o nosso papel o de instruir na palavra de Deus e no o de julgar o fato em si, pois o julgamento vem da prpria palavra de Deus que d luz a outra pessoa, como no exemplo de Jesus em Lc 12:13-31 O JULGAMENTO DE DEUS. Naturalmente, o juzo final, como todas as obras externas de Deus, obra realizada pelo trino Deus, mas a Escritura a atribui particularmente a Cristo. Cristo, em Sua capacidade mediatria, ser o futuro Juiz, Mt 25.31, 32; Jo 5.27; At 10.42; 17.31; Fp 2.10; 2 Tm 4.1. Passagens como Mt 28.18; Jo 5.27; Fp 2.9, 10, tornam mais que evidente que a honra de julgar os vivos e os mortos foi conferida a Cristo como Mediador. Tambm em Sua capacidade de Juiz, Cristo est salvando o Seu povo de forma suprema: Completar a redeno deles, justific-los- publicamente, e remover as ltimas consequncias do pecado. De passagens como Mt 13.41, 42; 24.31; 25.31. Jesus em Jo 5.24, Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna, no entra em juzo, mas passou da morte para a vida, claramente quer dizer,

leva certeza de que o sero, embora, naturalmente, sejam revelados como pecados perdoados. Os homens sero julgados por toda palavra frvola, Mt 12.36, e pelos segredos dos homens, Rm 2.16; 1 Co 4.5, e no h a mnima indicao de isto se restringir aos mpios. Alm disso, passagens como Mt 13.30, 40-43, 49; 25.14-23, 34-40, 46 evidenciam que os justos comparecero ao tribunal de Cristo. CONCLUSO Quando julgarmos, devemos lembra que estamos julgando os erros da pessoa e no a pessoa, 1 Co 4:5
Portanto, nada julgueis antes do tempo, at que venha o Senhor, o qual no somente trar plena luz as coisas ocultas das trevas, mas tambm manifestar os desgnios dos coraes; e, ento, cada um receber o seu louvor da parte de Deus., para que

como se v no contexto, que o crente no entrar em juzo condenatrio. s vezes, porm, se objeta que os pecados dos crentes, pecados perdoados, certamente no sero trazidos a pblico naquele dia; mas a Escritura nos 29

ela seja edificada e no humilhada, seguindo sempre a uno do esprito, para isto, devemos sempre andar no esprito, para saber, se devemos ou no agir naquele momento, pois a regra seguir a uno, sem deixar de obedecer a palavra, quanto mais julgarmos a ns mesmos menos necessidade haver de sermos julgados pelos outros. A razo principal de enfatizarmos um controle sobre a nossa lngua, no julgamento, porque no muito falar excedem-se as transgresses, e quem controla a sua lngua controla o corpo todo, e est a chave para controlarmos todo nosso corpo, ou seja, andar no esprito e desta forma controlar a nossa lngua : Pv 12:13 Pela transgresso dos lbios o

mau se enlaa, mas o justo sair da angstia.; Pv 13:3 O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lbios a si mesmo se arruna.; Mt 12:36-37 Digo-vos que de toda palavra frvola que proferirem os homens, dela daro conta no Dia do Juzo; porque, pelas tuas palavras, sers justificado e, pelas tuas palavras, sers condenado.; Tg 3:2 Porque todos tropeamos em muitas coisas. Se algum no tropea no falar, perfeito varo, capaz de refrear tambm todo o corpo.. Todos ns prestaremos conta a

Deus de nossos atos. O que palavra nos orienta andarmos de maneira correta diante dos homens e de Deus. Cumprir a palavra uma privilgio para ns, pois no seremos condenados pois estamos em Cristo, somos nova criatura. O julgamento de Deus para ns os salvos o momento de recebermos o galardo. No devemos nos contentar com o pouco, no devemos viver um cristianismo medocre, por que seno como chegaremos diante de Deus? Devemos pensar como o apstolo Paulo Mas esmurro o meu corpo e fao dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo no venha a ser reprovado. 1 Corntios 9:27

30

10

MORTE, RESSURREIO. PRA ONDE IREMOS NS?

SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM

LC 16:20-25 MT 4:17 MT.5:12-48 MT.6 FP 1:21-23 MT 22:23-33 MT 25:31-46

Porque para mim o viver Cristo, e o morrer lucro. Mas, se o viver na carne resultar para mim em fruto do meu trabalho, no sei ento o que hei de escolher. Mas de ambos os lados citou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, por que isto ainda melhor (Filipenses 1:21-23).

osso estudo de hoje para alguns pode parecer complexo, porm procuramos expor de forma clara e simples o que Jesus nos ensina sobre morte e ressurreio. Langston um telogo considerado escreveu sobre a doutrina das ltimas coisas o que iremos aprender baseado em sua interpretao. MORTE FSICA E ESPIRITUAL A certeza que do ser humano tem que iremos morrer um dia. Porque isso j estava determinado desde o principio, tudo por causa do pecado original (herdado de Ado e Eva). A morte fsica a separao da alma ou esprito (que a pessoa) do corpo. Nas Escrituras, a morte fsica est intimamente relacionada com a morte espiritual ou a separao do homem de Deus. A morte fsica a terminao da vida aqui na terra e tambm o fim do estado de provao. E aos homens 31

est ordenado morrerem uma s vez), vindo depois disso o juzo(Hebreus 9:23-27). Na realidade, a morte do corpo no o comeo nem o fim de uma vida, seno uma experincia na vida. Para o crente a morte se torna servos: Porque para mim o viver Cristo, e o morrer lucro. Mas, se o viver na carne resultar para mim em fruto do meu trabalho, no sei ento o que hei de escolher. Mas de ambos os lados citou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, por que isto ainda melhor(Filipenses 1:21-23). A vitria sobre a morte fsica nos est garantida pela ressurreio de Jesus. O estado intermedirio aquele que vem da morte fsica at a ressurreio, isto , o estado em que o Esprito est sem o corpo. A palavra hades, que encontramos no NT, tem, mais ou menos, a mesma significao da palavra no VT, e do termo alm no portugus. O sentido, portanto, alm. Aps a

morte fsica, todos vo para o alm, alm tmulo. Depois da morte fsica, o crente vai imediatamente para onde o acha Jesus. Quando fecha os olhos neste mundo, abre-os logo no cu. O estado do justo para conscincia e de muito gozo. Notemos finalmente que este estado intermedirio no um estado final, porque o tempo entre a morte fsica e a ressurreio o justo no tem corpo. RESSURREIO COMO SE D? Escrevendo aos Filipenses, o apstolo Paulo revela grande desejo de chegar ressurreio dos mortos; isto , quele dia em que h de receber o seu corpo glorificado. Com relao aos injustos tiramos as seguintes concluses: Que os mpios no estado intermedirio esto em plena funo da suas faculdades; que j esto sofrendo as dores do inferno, porque o mpio, quando fechar os olhos neste mundo, os abre no inferno.... e morreu tambm o rico, e foi sepultado. E no inferno, erguendo os olhos, estando em tormentos, viu ao longe Abrao, e Lzaro no seu seio (Lc. 16:22,23). A pessoa de Jesus Cristo o centro da revelao de Deus nos homens. Sua vinda ao mundo dividiu em duas partes a histria da raa humana. A Segunda vinda de Jesus a consequncia natural da sua primeira vinda.... Assim tambm Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecer a Segunda vez, sem pecado, aos que o 32

esperam para salvao(Hb. 9:28). As Escrituras ensinam, com muita clareza, que a Segunda vinda de Jesus ser exterior, visvel e pessoal. A Bblia no revela o dia ou a hora em que Jesus h de voltar a este mundo. Jesus veio, esteve na terra, foi embora, mas ainda est conosco e h de vir. Haver tambm ressurreio. No obstante o AT falar to claramente da ressurreio, lembram de que s no NT que encontramos essa doutrina perfeitamente desenvolvida. A idia mais acentuada sobre ressurreio a que achamos no Evangelho de Joo: Disse-lhe Jesus: Teu irmo h de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que h de ressuscitar na ressurreio do ltimo dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida; quem cr em mim,ainda que esteja morto; viver; e todo aquele que vive, e cr em mim; nunca morrer; crs tu isso? (Joo 11:23-26). A ressurreio de Jesus o fundamento da esperana crist e a garantia da ressurreio daqueles que nele crem. Com que corpo ressuscitar o homem? O novo corpo ressuscitado no ser composto da mesma matria de que se compe o corpo atual,porque h mui grande diferena entre a ressurreio final e o revivificamento de alguns, como Lzaro , o filho da viva de Naim, etc. A ressurreio final de que nos fala a Bblia no simplesmente o levantamento do cadver. O novo corpo ser espiritual. Jesus ensina que Deus ser o Juiz que far o julgamento final.

PARA ONDE IREMOS? Mas no somente Deus, porm Deus Jesus Cristo. Jesus realmente a Pessoa mais capaz para fazer este julgamento final, porque ele est no s intimamente relacionado e identificado com o homem. Jesus o verbo, a palavra, a revelao de Deus encarnado. As Escrituras ensinam que todos sero julgados. O fim do juzo final pr tudo s claras. O objetivo do julgamento final no descobrir, mas revelar.Ao cu um lugar e este lugar pode ser aqui na terra. uma morada perfeitamente adaptada aos salvos. O cu descanso e alvio para os cansados; tambm a realizao de tudo quanto o crente almeja e capaz de ser.O cu ser tambm o completo aperfeioamento do nosso conhecimento. um lugar de comunho com Deus. No cu haver perfeita sociabilidade e comunho entre os remidos e com Jesus Cristo. Assim, como o cu o gozo de tudo de que a pessoa carece para a sua felicidade, tambm o inferno a negao de todos os bens de que ele necessita. No cu, o gozo e a felicidade so absolutos; no inferno a negao completa. A Bblia ensina tambm que a condenao eterna CONCLUSO Sabemos que todos ns morreremos e ressuscitaremos ao som da trombeta. Temos a certeza da segunda vinda de Jesus em glria para nos le33

var. Para onde iremos depende de como estamos nos portando aqui na terra. Para os batistas uma vez salvo para sempre, porm precisamos ter certeza da nossa salvao. Como vimos na lio garantia de vida eterna nos dada, pela f. Se realmente somos salvo produziremos frutos dignos de arrependimento (metania) mudana de vida. Quando Jesus voltar pra onde voc ir cu ou inferno? Pense nisto.

11
M

CURA FSICA E ESPIRITUAL


SEG TER QUA QUI SEX SAB JO.12:1-12 JO 12:13-22 LU 4:28-30 MT.12:36 LC 12:13-31 MT 18:15-17;MT 25:14:30

O Esprito do Senhor sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do corao, A pregar liberdade aos cativos, E restaurao da vista aos cegos, A pr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitvel do Senhor. Lucas 4:18-19

DOM 2 TM 4:1

ilagres, ainda so para os nossos dias? Est um pergunta que tem respostas variadas. Cura fsica, espiritual teve ponto alto no ministrio de Jesus. Ele veio para fazer uma obra completa no homem. OS MILAGRES DE JESUS Os feitos de Jesus na vida das pessoas foram manifestados atravs dos milagres, no sobrenatural (fenmenos) e tambm nas curas fsica e espiritual. Os milagres de Jesus Os evangelhos registra cuidadosamente os milagres de Jesus no destacaremos todos, mas alguns para serem conferidos. No evangelho de Joo vemos: PERODO INICIAL DO BATISMO AT A CHAMADA DOS PRIMEIROS DISCPULOS. 1A gua feita de vinho Joo 2:1-12 2A purificao do templo Joo 34

2:13-22 Primeiro perodo do ministrio Galileu. 1A pesca maravilhosa Lucas 4:28-30 2A cura do endemoniado Marcos 1:23-26 3A cura da sogra de Pedro Mateus 8:14-15 4A cura de muitos enfermos Mateus 8:16-17; Marcos 1:32-34; Lucas 4:40-41 5A cura do leproso Mateus 8:24; Marcos 1:40-45; Lucas 5:12-14 6A cura do paralitico de cafarnaum Mateus 9:2-8; Marcos 2:1-12; Lucas 5:17-26 SEGUNDO PERODO NO MINISTRIO GALILEU 1Cinco mil pessoas alimentadas Mateus 14:13-21; marcos 6:30-44; Lucas 9:10-17; Joo 6:1-13 2JESUS ANDA SOBRE AS

GUAS Mateus 14:22-34; Marcos 6:45-53; Lucas 9:10-17; Joo 6:1-13 3A filha da Srio fencia Mateus 15:21-28; Marcos 7:24-30 4O surdo mudo Marcos 7:31-37 5A cura dum cego Marcos 8:2226 6A moeda na boca do peixe Mateus 17:24-27

Enfermos curados Atos 5:16 Apstolos tirados da priso Atos 5:19 Milagres de Estevo - Atos 6:8 A cegueira de Saulo Atos 9:3 A cura de Enias Atos 9:34 e muitos outros.

O PORQU DOS MILAGRES? Nenhum fato registrado nas escrituras fora de propsito. Os miMINISTRIO NA JUDIA E PEREIA lagres aconteceram e acontecem 1O homem nascido cego Joo para mostrar o cuidado de Deus para 9:1-4 conosco, o poder e o desejo dele para 2A Mulher enferma Lucas cada pessoa. O investimento de Deus 13:10-17 na vida do homem num todo, mas 3O homem hidrpico Lucas 14:1- principalmente na cura da alma. Nas 6 realizaes dos milagres relacionado a 4A ressurreio de Lzaro Joo cura, Jesus ministrou a cura espiritual. 11:1-45 Os milagres so para manifestao do LTIMA SEMANA poder de Deus. Se atravs de Jesus 1A figueira amaldioada Ma- somos curados daquilo que fsico teus 21:18-22 muito mais a questo espiritual. Eles 2A orelha de Malco Mateus aconteceram para que possamos crer 26:50-51; Marcos 14:47; Lucas 22:49-52 em Jesus como o nico salvador. DEPOIS DA RESSURREIO 1A grande pesca Joo 21:6-11 CONCLUSO Os milagres esto na Bblia, Ao destacarmos os milagres de como podemos ver tanto no velho Jesus no podemos desvirtuar a mentestamento como tambm depois da sagem principal, Jesus cura, liberta, morte e ressurreio de Jesus, pelos mas a prioridade tratar a alma. Perapstolos registrado no livro de Atos. doar os pecados e salvar o individuo. No velho testamento comeando pelo No podemos negar o poder de Jesus livro de Gnesis e outros que merece nos outros aspectos, mais no o foco ser pesquisados pelos crentes. Em Atos maior. O que ele deseja salvar o pecados apstolos eles so evidentes: dor para isto Ele veio. Lucas 19:10 A cura de um coxo: atos 3:1-10 Porque o Filho do homem veio buscar A morte de Ananias e safira Atos 5:5- e salvar o que se havia perdido. 10 35

12
N

PRXIMO DO FIM, UM NOVO COMEO

SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM

Rm. 5:12; 15:21,26;

6;I

Cor.

Heb. 9:27 ;II Tm. 2:11 Lc. 16:19-31; 23:39-46; I Co. 15:18-20; 5:10; ;I Ped. 3:18; Ap. 14:13 Luc. 16:19-31; x. 22:18; Lv. 19:31; 20:6,27;

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estars comigo no Paraso. Lucas 23:43

Jo 3:18; 3:36; Hb. 3:13

o estudo de hoje queremos con- tual? vid-lo a pensar sobre o novo ________________________________ comeo. Temos vivido como se ________________________________ fssemos passar a eternidade aqui na ________________________________ terra, mas a palavra de Deus nos diz o Observando o texto de Mateus 24 contrrio. Vejamos o texto Na casa de e 25 poderamos dizer que estamos meu Pai h muitas moradas; se no prximo de que fim? sobre isso que fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou precisamos aprender. Ficamos to enpreparar-vos lugar. E quando eu for, volvidos em comprar, vender, trabae vos preparar lugar, virei outra vez, e lhar, viver, adquirir, conquistar e etc, vos levarei para mim mesmo, para que que no paramos pra pensar no que onde eu estiver estejais vs tambm. consiste a nossa vida to passageira. Tiago 4:14 agora estamos aqui, mas Joo 14:2-3. daqui a um segundo no sabemos. PRXIMO DO FIM Na declarao de f da CBB Ento por que estamos fazendo o convemos o que ns os batistas acredita- trrio do que Jesus disse? Mt 6:33. Por mos ser o sinal do fim dos tempos, mas que querer tanto riquezas materiais? no no estudo de hoje que abordare- Estamos chegando ao final que Jesus mos sobre este assunto. O que voc nos alertou a mais de 2000 anos atrs e parece ser to longe esse fim. J parou considera como fim? Fim : __________________________ pra pensar em tudo que tem ocorrido a sua volta? Jesus, porm, lhes disse: No ve_______________________________ Entendemos o que fim no dia-a-dia. des tudo isto? Em verdade vos digo que no ficar aqui pedra sobre pedra que no seja Agora o que significa fim na vida espiri36

derrubada. E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discpulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando sero essas coisas, e que sinal haver da tua vinda e do fim do mundo?E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ningum vos engane; Porque muitos viro em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganaro a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, no vos assusteis, porque mister que isso tudo acontea, mas ainda no o fim.Porquanto se levantar nao contra nao, e reino contra reino, e haver fomes, e pestes, e terremotos, em vrios lugares. Mas todas estas coisas so o princpio de dores. Mateus 24:2-8

ros, e muitos derradeiros sero os primeiros. Mateus 19:25-30.

Jesus chamou ateno dos discpulos para o que estava acontecendo a sua volta. E disse ainda no o fim. Estamos preparados para o fim? O que o fim? A nossa vida na terra finita. Salmos 91. No podemos viver como se houvesse amanh. O dia de amanh no sabemos o que vai acontecer esteja preparado para o AGORA. UM NOVO COMEO

Os seus discpulos, ouvindo isto, admiraramse muito, dizendo: Quem poder pois salvarse? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens isso impossvel, mas a Deus tudo possvel. Ento Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que ns deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? E Jesus disselhes: Em verdade vos digo que vs, que me seguistes, quando, na regenerao, o Filho do homem se assentar no trono da sua glria, tambm vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmos, ou irms, ou pai, ou me, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receber cem vezes tanto, e herdar a vida eterna. Porm, muitos primeiros sero os derradei-

No texto bsico da lio de hoje Jesus diz ao ladro: Em verdade te digo que hoje estars comigo no Paraso. Enquanto aqui estivermos temos a oportunidade de ter um novo comeo. Quando Jesus diz a Nicodemos: Necessrio vos nascer de novo. Joo 3:7. Ele estava dizendo voc tem uma chance de vida eterna. Nascer de novo. O fim dos tempos algo visvel. Nunca vimos tanta apostasia (pessoas abandonando a sua f) como nos dias atuais. Por isso to importante conhecermos no que creem os batistas e o porqu, para mantermos firmes na palavra de Deus. Aquele que cr no Filho tem a vida eterna; mas aquele que no cr no Filho no ver a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. Joo 3:36 A cada dia temos a oportunidade de transformar as nossas vidas de acordo com a vontade de Deus. Temos opo de mudana ou continuar vivendo fora da vontade como o rico da parbola. Para que a sua vida tenha um novo comeo necessrio tomar uma deciso todos os dias de abrir mo da sua vontade, planos e conquistas e dar lugar ao Deus que pode garantir vida nova. FIM DA LEI INCIO DA GRAA olho por olho, dente por dente. Essa lei foi substituda pela nova aliana, que traz vida e justifi-

37

cao. A graa de Deus o que justifica a nossa certeza de um novo comeo. Graa Significa favor no A.T., mas no novo aquele favor que o homem no merece, mas que Deus livremente lhe concede. Algumas vezes contrasta com a lei e tambm exprime a corrente de misericrdia divina, pelo qual ns somos salvos. Gl. 1:15; Ef. 2:8; Rm 3:24; 1 Co 15:10; 2Co 12:9 S podemos ter um novo comeo atravs da graa de Deus. Por mais

CONCLUSO Somos servos de um Deus que nos garante oportunidade de transformao Ele nos convida a ouvir o que diz a tua palavra. Quando Jesus ora ao pai ele diz: E no rogo somente por estes, mas tambm por aqueles que pela sua palavra ho de crer em mim; Joo 17:20 Ele pensou em ns. O que voc tem dado prioridade. J parou pra pensar se voc ter um novo comeo quando chegar o fim? E a vida eterna

O QUE DIZ A DECLARAO DOUTRINRIA Todos os homens so marcados pela finitude, de vez que, em conseqncia do pecado, a morte se estende a todos (1). A Palavra de Deus assegura a continuidade da conscincia e da identidade pessoais aps a morte, bem como a necessidade de todos os homens aceitarem a graa de Deus em Cristo enquanto esto neste mundo (2). Com a morte est o destino eterno de cada homem (3). Pela f nos mritos do sacrifcio substitutivo de Cristo na cruz, a morte do crente deixa de ser tragdia, pois ela o transporta para um estado de completa e constante felicidade na presena de Deus. A esse estado de felicidade as Escrituras chamam dormir no Senhor(4). Os incrdulos e impenitentes entram, a partir da morte, num estado de separao definitiva de Deus (5). Na Palavra de Deus encontramos claramente expressa a proibio divina da busca de contato com os mortos, bem como a negao da eficcia de atos religiosos com relao aos que j morreram (6).

que faamos muitas coisas boas, no esta: que te conheam, a ti s, por ni suficiente para conseguirmos a vida co Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a eterna. quem enviaste. Joo 17:3

38

questes de f crist e dever moral. O indiESTUDOS ADICIONAIS vduo tem que aceitar a responsabilidade de estudar a Bblia, com a mente aberta e PRINCPIOS com atitude reverente, procurando o sigBATISTA nificado de sua mensagem atravs de pesquisa e orao, orientando a vida debaixo de sua disciplina e instruo. A Bblia como A AUTORIDADE revelao inspirada da vontade divina, 1- CRISTO COMO SENHOR cumprida e completada na vida e nos A fonte suprema da autoridade crist o ensinamentos de Jesus Cristo a nossa reSenhor Jesus Cristo. Sua soberania emana gra autorizada de f e prtica. da eterna divindade e poder como o 3- O ESPRITO SANTO unignito filho do Deus Supremo de sua O Esprito Santo a presena ativa de redeno vicria e ressurreio vitoriosa. Deus no mundo e, particularmente, na exSua autoridade a expresso de amor jusperincia humana. Deus revelando sua to, sabedoria infinita e santidade divina, pessoa e vontade ao homem. O Esprito, e se aplica totalidade da vida. Dela proportanto, a voz da autoridade divina. cede a integridade do propsito cristo, o Esprito de Cristo, e sua autoridade a o poder da dedicao crist, a motivao vontade de Cristo. Visto que as da lealdade crist. Ela exige a obedincia Escrituras so produto de homens que, aos mandamentos de Cristo, dedicao inspirados pelo Esprito, falaram por Deus, ao seu servio, fidelidade ao seu reino e a verdade da Bblia expressa a vontade do a mxima devoo sua pessoa, como o Esprito, compreendida pela iluminao Senhor vivo. do mesmo. Ele convence os homens do A suprema fonte de autoridade o Senhor pecado, da justia e do juzo, tornando, asJesus Cristo, e toda a esfera da vida est susim, efetiva a salvao individual, atravs jeita sua soberania. da obra salvadora de Cristo. Ele habita no corao do crente, como advogado 2- AS ESCRITURAS perante Deus e intrprete para o homem. A Bblia fala com autoridade porque a Ele atrai o fiel para a f e a obedincia e, aspalavra de Deus. a suprema regra de f sim, produz na sua vida os frutos da santie prtica porque testemunha fidedigna dade e do amor. e inspirada dos atos maravilhosos de Deus O Esprito procura alcanar vontade e atravs da revelao de si mesmo e da repropsito divinos entre os homens. Ele deno, sendo tudo patenteado na vida, d aos cristos poder e autoridade para o nos ensinamentos e na obra salvadora de trabalho do reino e santifica e preserva os Jesus Cristo. As Escrituras revelam a mente redimidos, para o louvor de Cristo; exige de Cristo e ensinam o significado de seu uma submisso livre e dinmica autoridomnio. Na sua singular e una revelao dade de Cristo, e uma obedincia criativa da vontade divina para a humanidade, e fiel palavra de Deus. a Bblia a autoridade final que atrai as O Esprito Santo o prprio Deus revelanpessoas a Cristo e as guia em todas as do sua pessoa e vontade aos homens. Ele,

39

portanto, interpreta e confirma a voz da autoridade divina. O INDIVDUO 1- SEU VALOR A Bblia revela que cada ser humano criado imagem de Deus; nico, precioso e insubstituvel. Criado ser racional, cada pessoa moralmente responsvel perante Deus e o prximo. O homem, como indivduo, distinto de todas as outras pessoas. Como pessoa, ele unido aos outros no fluxo da vida, pois ningum vive nem morre por si mesmo. A Bblia revela que Cristo morreu por todos os homens. O fato de ser o homem criado imagem de Deus, e de Jesus Cristo morrer para salv-lo, a fonte da dignidade e do valor humano. Ele tem direitos, outorgados por Deus, de ser reconhecido e aceito como indivduo sem distino de raa, cor, credo, ou cultura; de ser parte digna e respeitada da comunidade; de ter a plena oportunidade de alcanar o seu potencial. Cada indivduo foi criado imagem de Deus e, portanto, merece respeito e considerao como uma pessoa de valor e dignidade infinita.

religioso, o cristo no tem a liberdade de ser neutro em questes de conscincia e convico. Cada pessoa competente e responsvel perante Deus, nas prprias decises e questes morais e religiosas.

3- SUA LIBERDADE Os batistas consideram como inalienvel a liberdade de conscincia, a plena liberdade de religio de todas as pessoas. O homem livre para aceitar ou rejeitar a religio; escolher ou mudar sua crena; propagar e ensinar a verdade como a entenda, sempre respeitando direitos e convices alheios; cultuar a Deus tanto a ss quanto publicamente; convidar outras pessoas a participarem nos cultos e outras atividades de sua religio; possuir propriedade e quaisquer outros bens necessrios propagao de sua f. Tal liberdade no privilgio para ser concedido, rejeitado ou meramente tolerado nem pelo Estado, nem por qualquer outro grupo religioso um direito outorgado por Deus. Cada pessoa livre perante Deus em todas as questes de conscincia e tem o direito de abraar ou rejeitar a religio, bem como de teste2- SUA COMPETNCIA munhar sua f religiosa, respeitando os O indivduo, porque criado imagem de direitos dos outros. Deus, torna-se responsvel por suas deA VIDA CRIST cises morais e religiosas. Ele compe- 1- A SALVAO PELA GRAA tente, sob a orientao do Esprito Santo, A graa a proviso misericordiosa de para formular a prpria resposta chama- Deus para a condio do homem perdido. da divina ao evangelho de Cristo, para a co- O homem no seu estado natural egomunho com Deus, para crescer na graa e sta e orgulhoso; ele est na escravido no conhecimento de nosso Senhor. Estrei- de Satans e espiritualmente morto em tamente ligada a essa competncia est a transgresses e pecados. Devido sua naresponsabilidade de procurar a verdade e, tureza pecaminosa, o homem no pode encontrando-a, agir conforme essa desco- salvar-se a si mesmo. Mas Deus tem uma berta, e partilhar a verdade com outros. atitude benevolente em relao a todos, Embora no se admita coao no terreno apesar da corrupo moral e da rebelio.

40

A salvao no o resultado dos mritos humanos, antes emana de propsito e iniciativa divinos. No vem atravs de mediao sacramental, nem de treinamento moral, mas como resultado da misericrdia e poder divinos. A salvao do pecado a ddiva de Deus atravs de Jesus Cristo, condicionada, apenas, pelo arrependimento em relao a Deus, pela f em Jesus Cristo, e pela entrega incondicional a Ele como Senhor. A Salvao, que vem atravs da graa, pela f, coloca o indivduo em unio vital e transformadora com Cristo, e se caracteriza por uma vida de santidade e boas obras. A mesma graa, por meio da qual a pessoa alcana a salvao, d certeza e a segurana do perdo contnuo de Deus e de seu auxlio na vida crist. A salvao ddiva de Deus atravs de Jesus Cristo, condicionada, apenas, pela f em Cristo e rendio soberania divina.

discipulado completo. As exigncias do discipulado cristo esto baseadas no reconhecimento da soberania de Cristo, relacionam-se com a vida em um todo e exigem obedincia e devoo completas.

3- O SACERDCIO DO CRENTE Cada homem pode ir diretamente a Deus em busca de perdo, atravs do arrependimento e da f. Ele no necessita para isso de nenhum outro indivduo, nem mesmo da igreja. H um s mediador entre Deus e os homens, Jesus. Depois de tornar-se crente, a pessoa tem acesso direto a Deus, atravs de Jesus Cristo. Ela entra no sacerdcio real que lhe outorga o privilgio de servir a humanidade em nome de Cristo. Dever partilhar com os homens a f que acalenta e servi-los em nome e no esprito de Cristo. O sacerdcio do crente, portanto, significa que todos os cristos 2- AS EXIGNCIAS DO DISCIPULADO so iguais perante Deus e na fraternidade O aprendizado cristo inicia-se com a en- da igreja local. Cada cristo, tendo acesso trega a Cristo, como Senhor. Desenvolve-se direto a Deus atravs de Jesus Cristo, proporo que a pessoa tem comunho seu prprio sacerdote e tem a obrigao com Cristo e obedece aos seus manda- de servir de sacerdote de Jesus Cristo em mentos. O discpulo aprende a verdade benefcio de outras pessoas. em Cristo, somente por obedec-la. Essa 4- O CRISTO E SEU LAR obedincia exige a entrega das ambies O lar foi constitudo por Deus e dos propsitos pessoais e a obedincia como unidade bsica da sociedade. A forvontade do Pai. A obedincia levou Cristo mao de lares verdadeiramente cristos cruz e exige de cada discpulo que tome deve merecer o interesse particular de toa prpria cruz e siga a Cristo. O levar a cruz, dos. Devem ser constitudos da unio de ou negar-se a si mesmo, expressa-se de dois seres cristos, dotados de maturidade muitas maneiras na vida do discpulo. Este emocional, espiritual e fsica e unidos por procurar, primeiro, o reino de Deus. Sua um amor profundo e puro. O casal deve lealdade suprema ser a Cristo. Ele ser fiel partilhar ideais e ambies semelhantes em cumprir o mandamento cristo. Sua e ser dedicado criao dos filhos na insvida pessoal manifestar autodisciplina, truo e disciplina divinas. Isso exige o espureza, integridade e amor cristo, em to- tudo regular da Bblia e a prtica do culto das as relaes que tem com os outros. O domstico. Nesses lares o esprito de Cris-

41

to est presente em todas as relaes da famlia. As igrejas tm a obrigao de preparar jovens para o casamento, treinar e auxiliar os pais nas suas responsabilidades, orientar pais e filhos nas provaes e crises da vida, assistir queles que sofrem em lares desajustados, e ajudar os enlutados e encanecidos a encontrarem sempre um significado na vida. O lar bsico, no propsito de Deus, para o bem-estar da humanidade, e o desenvolvimento da famlia deve ser de supremo interesse para todos os cristos. 5- O CRISTO COMO CIDADO O cristo cidado de dois mundos o reino de Deus e o estado poltico e deve obedecer lei de sua ptria terrena, tanto quanto lei suprema. No caso de ser necessria uma escolha, o cristo deve obedecer a Deus antes que ao homem. Deve mostrar respeito para com aqueles que interpretam a lei e a pem em vigor, e participar ativamente na vida social, econmica e poltica com o esprito e princpios cristos. A mordomia crist da vida inclui tais responsabilidades como o voto, o pagamento de impostos e o apoio legislao digna. O cristo deve orar pelas autoridades e incentivar outros cristos a aceitarem a responsabilidade cvica, como um servio a Deus e humanidade. O cristo cidado de dois mundos o reino de Deus e o estado e deve ser obediente lei do seu pas tanto quanto lei suprema de Deus. A IGREJA 1- SUA NATUREZA No Novo Testamento o termo igreja usado para designar o povo de Deus na sua totalidade, ou s uma assembleia

local. A igreja uma comunidade fraterna das pessoas redimidas por Cristo Jesus, divinamente chamadas, divinamente criadas, e feitas uma s debaixo do governo soberano de Deus. A igreja como uma entidade local um organismo presidido pelo Esprito Santo uma fraternidade de crentes em Jesus Cristo, que se batizaram e voluntariamente se uniram para o culto, estudo, a disciplina mtua, o servio e a propagao do evangelho, no local da igreja e at os confins da terra. A igreja, no sentido lato, a comunidade fraterna de pessoas redimidas por Cristo e tornadas uma s na famlia de Deus. A igreja, no sentido local, a companhia fraterna de crentes batizados, voluntariamente unidos para o culto, desenvolvimento espiritual e servio. 2- SEUS MEMBROS A igreja, como uma entidade, uma companhia de crentes regenerados e batizados que se associam num conceito de f e fraternidade do evangelho. Propriamente, a pessoa qualifica-se para ser membro de igreja por ser nascida de Deus e aceitar voluntariamente o batismo. Ser membro de uma igreja local, para tais pessoas, um privilgio santo e um dever sagrado. O simples fato de arrolar-se na lista de membros de uma igreja no torna a pessoa membro do corpo de Cristo. Cuidado extremo deve ser exercido a fim de que sejam aceitas como membros da igreja somente as pessoas que dem evidncias positivas de regenerao e verdadeira submisso a Cristo. Ser membro de igreja um privilgio, dado exclusivamente a pessoas regeneradas que voluntariamente aceitam o batismo e se entregam ao discipu-

42

lado fiel, segundo o preceito cristo. 3- SUAS ORDENANAS O batismo e a ceia do Senhor so as duas ordenanas da igreja. So smbolos, mas sua observncia envolve f, exame de conscincia, discernimento, confisso, gratido, comunho e culto. O batismo administrado pela igreja, sob a autoridade do Deus trino, e sua forma a imerso daquele que, pela f, j recebeu a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Por esse ato o crente retrata a sua morte para o pecado e a sua ressurreio para uma vida nova. A ceia do Senhor, observada atravs dos smbolos do po e do vinho, um profundo esquadrinhamento do corao, uma grata lembrana de Jesus Cristo e sua morte vicria na cruz, uma abenoada segurana de sua volta e uma jubilosa comunho com o Cristo vivo e seu povo. O batismo e a ceia do Senhor, as duas ordenanas da igreja, so smbolos da redeno, mas sua observncia envolve realidades espirituais na experincia crist.

que, orientada pelo Esprito Santo, providencia e exige a participao consciente de cada um dos membros nas deliberaes do trabalho da igreja. Nem a maioria, nem a minoria, tampouco a unanimidade, reflete necessariamente a vontade divina. Uma igreja um corpo autnomo, sujeito unicamente a Cristo, sua cabea. Seu governo democrtico, no sentido prprio, reflete a igualdade e responsabilidade de todos os crentes, sob a autoridade de Cristo.

5- SUA RELAO PARA COM O ESTADO Tanto a igreja como o estado so ordenados por Deus e responsveis perante ele. Cada um distinto; cada um tem um propsito divino; nenhum deve transgredir os direitos do outro. Devem permanecer separados, mas igualmente manter a devida relao entre si e para com Deus. Cabe ao estado o exerccio da autoridade civil, a manuteno da ordem e a promoo do bem-estar pblico. A igreja uma comunho voluntria de cristos, unidos sob o domnio de Cristo para o culto e servio em seu nome. O estado no pode ignorar a soberania de Deus nem rejeitar suas leis como a base da ordem moral e da justia social. Os cristos 4- SEU GOVERNO O princpio governante para uma igreja devem aceitar suas responsabilidades de local a soberania de Jesus Cristo. A au- sustentar o estado e obedecer ao poder tonomia da igreja tem como fundamento civil, de acordo com os princpios cristos. o fato de que Cristo est sempre presente O estado deve igreja a proteo da lei e a cabea da congregao do seu povo. e a liberdade plena, no exerccio do seu A igreja, portanto, no pode sujeitar-se ministrio espiritual. A igreja deve ao esautoridade de qualquer outra entidade tado o reforo moral e espiritual para a lei religiosa. Sua autonomia, ento, vlida e a ordem, bem como a proclamao clara somente quando exercida sob o domnio das verdades que fundamentam a justia e a paz. A igreja tem a responsabilidade de Cristo. A democracia, o governo pela congre- tanto de orar pelo estado quanto de declagao, forma certa somente medida rar o juzo divino em relao ao governo, s responsabilidades de uma soberania

43

autntica e consciente, e aos direitos de todas as pessoas. A igreja deve praticar coerentemente os princpios que sustenta e que devem governar a relao entre ela e o estado. A igreja e o estado so constitudos por Deus e perante Ele responsveis. Devem permanecer distintos, mas tm a obrigao do reconhecimento e reforo mtuos, no propsito de cumprir-se a funo divina.

o mundo; mas seu carter e ministrio so espirituais. A NOSSA TAREFA CONTNUA 1- A CENTRALIDADE DO INDIVDUO Os batistas, historicamente, tm exaltado o valor do indivduo, dando-lhe um lugar central no trabalho das igrejas e da denominao. Essa distino, entretanto, est em perigo nestes dias de automatismo e presses para o conformismo. Alertados para esses perigos, dentro das prprias fileiras, tanto quanto no mundo, 6- SUA RELAO PARA COM O MUNDO os batistas devem preservar a integridade Jesus Cristo veio ao mundo, mas do indivduo. no era do mundo. Ele orou no para que O alto valor do indivduo deve refletir-se seu povo fosse tirado do mundo, mas que nos servios de culto, no trabalho evanfosse liberto do mal. Sua igreja, portanto, gelstico, nas obras missionrias, no ensino tem a responsabilidade de permanecer e treinamento da mordomia, em todo o no mundo, sem ser do mundo. A igreja e o programa de educao crist. Os progracristo, individualmente, tm a obrigao mas so justificados pelo que fazem pelos de opor-se ao mal e trabalhar para a elimi- indivduos por eles influenciados. Isso signao de tudo que corrompa e degrade a nifica, entre outras coisas, que o indivduo vida humana. A igreja deve tomar posio nunca deve ser usado como um meio, definida em relao justia e trabalhar nunca deve ser manobrado, nem tratado fervorosamente pelo respeito mtuo, a como mera estatstica. Esse ideal exige, anfraternidade, a retido, a paz, em todas as tes, que seja dada primordial considerao relaes entre os homens, raas e naes. ao indivduo, na sua liberdade moral, nas Ela trabalha confiante no cumprimento fi- suas necessidades urgentes e no seu valor nal do propsito divino no mundo. perante Cristo. De considerao primorEsses ideais, que tm focalizado o teste- dial na vida e no trabalho de nossas igrejas munho distintivo dos batistas, choca-se o indivduo, com seu valor, suas necessicom o momento atual do mundo e em dades, sua liberdade moral, seu potencial crucial significao. As foras do mundo perante Cristo. os desafiam. Certas tendncias em nossas igrejas e denominao pem-nos em peri- 2- CULTO go. Se esses ideais servirem para inspirar O culto a Deus, pessoal ou coos batistas, com o senso da misso digna letivo, a expresso mais elevada da f da hora presente, devero ser relaciona- e devoo crist. supremo tanto em dos com a realidade dinmica de todo o privilgio quanto em dever. Os batistas aspecto de nossa tarefa contnua. enfrentam uma necessidade urgente de A igreja tem uma posio de responsabi- melhorar a qualidade do seu culto, a fim lidade no mundo; sua misso para com de experimentarem coletivamente uma

44

renovao de f, esperana e amor, como resultado da comunho com o Deus supremo. O culto deve ser coerente com a natureza de Deus, na sua santidade: uma experincia, portanto, de adorao e confisso que se expressa com temor e humildade. O culto no mera forma e ritual, mas uma experincia com o Deus vivo, atravs da meditao e da entrega pessoal. No simplesmente um servio religioso, mas comunho com Deus na realidade do louvor, na sinceridade do amor e na beleza da santidade. O culto torna-se significativo quando se combinam, com reverncia e ordem, a inspirao da presena de Deus, a proclamao do evangelho, a liberdade e a atuao do Esprito. O resultado de tal culto ser uma conscincia mais profunda da santidade, majestade e graa de Deus, maior devoo e mais completa dedicao vontade de Deus. O CULTO que envolve uma experincia de comunho com o Deus vivo e santo exige uma apreciao maior sobre a reverncia e a ordem, a confisso e a humildade, a conscincia da santidade, majestade, graa e propsito de Deus.

daqueles que esto atendendo chamada divina, para o servio de Cristo. Os que so chamados pelo Senhor para o ministrio cristo devem reconhecer que o fim da chamada servir. So, no sentido especial, escravos de Cristo e seus ministros nas igrejas e junto ao povo. Devem exaltar suas responsabilidades, em vez de privilgios especiais. Suas funes distintas no visam vanglria; antes, so meios de servir a Deus, igreja e ao prximo. As igrejas so responsveis perante Deus por aqueles que elas consagram ao seu ministrio. Devem manter padres elevados para aqueles que aspiram consagrao, quanto experincia e ao carter cristos. Devem incentivar os chamados a procurarem o preparo adequado ao seu ministrio. Cada cristo tem o dever de ministrar ou servir com abnegao completa; Deus, porm, na sua sabedoria, chama vrias pessoas de um modo singular para dedicarem sua vida de tempo integral ao ministrio relacionado com a obra da igreja.

4- EVANGELISMO O evangelismo a proclamao do juzo divino sobre o pecado, e das boas no3- O MINISTRIO CRISTO A igreja e todos os seus membros vas da graa divina em Jesus Cristo. a resesto no mundo a fim de servir. Em certo posta dos cristos s pessoas na incidncia sentido, cada filho de Deus chamado do pecado, a ordem de Cristo aos seus como cristo. H, entretanto, uma falta seguidores, a fim de que sejam suas testegeneralizada no sentido de negar o valor munhas frente a todos os homens. O evandevido natureza singular da chamada gelismo declara que o evangelho, e unicacomo vocao ao servio de Cristo. Maior mente o evangelho, o poder de Deus ateno neste ponto especialmente para a salvao. A obra de evangelismo necessria, em face da presso que re- bsica na misso da igreja e no mister de cebem os jovens competentes para a es- cada cristo. O evangelismo, assim concolha de algum ramo das cincias e, ain- cebido, exige um fundamento teolgico da mais devido ao nmero decrescente firme e uma nfase perene nas doutrinas

45

bsicas da salvao. O evangelismo neotestamentrio a salvao por meio do evangelho e pelo poder do Esprito. Visa salvao do homem todo; confronta os perdidos com o preo do discipulado e as exigncias da soberania de Cristo; exalta a graa divina, a f voluntria e a realidade da experincia de converso. Convites feitos a pessoas no salvas nunca devem desvalorizar essa realidade imperativa. O uso de truques de psicologia das massas, os substitutivos da convico e todos os esquemas vaidosos so pecados contra Deus e contra o indivduo. O amor cristo, o destino dos pecadores e a fora do pecado constituem uma urgncia obrigatria. A norma de evangelismo exigida pelos tempos crticos dos nossos dias o evangelismo pessoal e coletivo, o uso de mtodos sos e dignos, o testemunho de piedade pessoal e dum esprito semelhante ao de Cristo, a intercesso pela misericrdia e pelo poder de Deus, e a dependncia completa do Esprito Santo. O evangelismo, que bsico no ministrio da igreja e na vocao do crente, a proclamao do juzo e da graa de Deus em Jesus Cristo e a chamada para aceit-lo como Salvador e segui-lo como Senhor. 5- MISSES Misses, como usamos o termo, a extenso do propsito redentor de Deus atravs do evangelismo, da educao e do servio cristo alm das fronteiras da igre ja local. As massas perdidas do mundo constituem um desafio comovedor para as igrejas crists. Uma vez que os batistas acreditam na liberdade e competncia de cada um para as prprias decises, nas questes religiosas, temos a responsabi-

lidade perante Deus de assegurar a cada indivduo o conhecimento e a oportunidade de fazer a deciso certa. Estamos sob a determinao divina, no sentido de proclamar o evangelho a toda a criatura. A urgncia da situao atual do mundo, o apelo agressivo de crenas e ideologias exticas, e nosso interesse pelos transviados exigem de ns dedicao mxima em pessoal e dinheiro, a fim de proclamar-se a redeno em Cristo, para o mundo todo. A cooperao nas misses mundiais imperativa. Devemos utilizar os meios nossa disposio, inclusive os de comunicao em massa, para dar o Evangelho de Cristo ao mundo. No devemos depender exclusivamente de um grupo pequeno de missionrios especialmente treinados e dedicados. Cada batista um missionrio, no importa o local onde mora ou posio que ocupa. Os atos pessoais ou de grupos, as atitudes em relao a outras naes, raas e religies fazem parte do nosso testemunho favorvel ou contrrio a Cristo, o qual, em cada esfera e relao da vida, deve fortalecer nossa proclamao de que Jesus o Senhor de todos. As misses procuram a extenso do propsito redentor de Deus em toda parte, atravs do evangelismo, da educao, e do servio cristo e exige de ns dedicao mxima. 6- MORDOMIA A mordomia crist o uso, sob a orientao divina, da vida, dos talentos, do tempo e dos bens materiais, na proclamao do Evangelho e na prtica respectiva. No partilhar o Evangelho, a mordomia encontra seu significado mais elevado: ela baseada no reconhecimento de que tudo o que temos e somos vem de Deus, como

46

uma responsabilidade sagrada. Os bens materiais em si no so maus, nem bons. O amor ao dinheiro, e no o dinheiro em si, a raiz de todas as espcies de males. Na mordomia crist o dinheiro torna-se o meio para alcanar bens espirituais, tanto para a pessoa que d, quanto para quem recebe. Aceito como encargo sagrado, o dinheiro torna-se no uma ameaa e sim uma oportunidade. Jesus preocupou-se em que o homem fosse liberto da tirania dos bens materiais e os empregasse para suprir tanto s necessidades prprias como as alheias. A responsabilidade da mordomia aplica-se no somente ao cristo como indivduo, mas, tambm, a cada igreja local, cada conveno, cada agncia da denominao. Aquilo que confiado ao indivduo ou instituio no deve ser guardado nem gasto egoisticamente, mas empregado no servio da humanidade e para a glria de Deus. A mordomia crist concebe toda a vida como um encargo sagrado, confiado por Deus, e exige o emprego responsvel de vida, tempo, talentos e bens pessoal ou coletivamente no servio de Cristo.

nho da maturidade crist. Desde que a f h de ser pessoal, e voluntria cada resposta soberania de Cristo, o ensino e treinamento so necessrios antecipadamente ao Discipulado Cristo, e a um testemunho vital. Este fato significa que a tarefa educacional da igreja deve ser o centro do programa. A prova do ministrio do ensino e treinamento est no carter semelhante ao de Cristo e na capacidade de enfrentar e resolver eficientemente os problemas sociais, morais e espirituais do mundo hodierno. Devemos treinar os indivduos a fim de que possam conhecer a verdade que os liberta, experimentar o amor que os transforma em servos da humanidade, e alcanar a f que lhes concede a esperana no reino de Deus. A natureza da f e experincia crists e a natureza e necessidades das pessoas fazem do ensino e treinamento um imperativo.

8- EDUCAO CRIST A f e a razo aliam-se no conhecimento verdadeiro. A f genuna procura compreenso e expresso inteligente. As escolas crists devem conservar a f e a razo no equilbrio prprio. 7- O ENSINO E TREINAMENTO O ensino e treinamento so bsi- Isto significa que no ficaro satisfeitas cos na comisso de Cristo para os seus seno com os padres acadmicos elevaseguidores, constituindo um imperativo dos. Ao mesmo tempo, devem proporciodivino pela natureza da f e experincia nar um tipo distinto de educao a educrists. Eles so necessrios ao desenvolvi- cao infundida pelo esprito cristo, com mento de atitudes crists, demonstrao a perspectiva crist e dedicada aos valores de virtudes crists, ao gozo de privilgios cristos. Nossas escolas crists tm a rescristos, ao cumprimento de responsaponsabilidade de treinar e inspirar hobilidades crists, realizao da certeza crist. Devem comear com o nascimento mens e mulheres para a liderana efido homem e continuar atravs de sua vida ciente, leiga e vocacional, em nossas toda. So funes do lar e da igreja, divi- igrejas e no mundo. As igrejas, por sua namente ordenadas. E constituem o cami- vez, tm a responsabilidade de sustentar

47

condignamente todas as suas instituies educacionais. Os membros de igrejas devem ter interesse naqueles que ensinam em suas instituies, bem como naquilo que estes transmitem. H limites para a liberdade acadmica; deve ser admitido, entretanto, que os professores das nossas instituies tenham liberdade para erudio criadora, com o equilbrio de um senso profundo de responsabilidade pessoal para com Deus, a verdade, a denominao, e as pessoas a quem servem. A educao crist emerge da relao da f e da razo e exige excelncia e liberdade acadmicas que so tanto reais quanto responsveis. 9- A AUTOCRTICA Tanto a igreja local quanto a denominao, a fim de permanecerem sadias e florescentes, tm que aceitar a responsabilidade da autocrtica. Seria prejudicial s igrejas e denominao se fosse negado ao indivduo o direito de discordar, ou se fossem considerados nossos mtodos ou tcnicas como finais ou perfeitos. O trabalho de nossas igrejas e de nossa denominao precisa de freqente avaliao, a fim de evitar a esterilidade do tradicionalssimo. Isso especialmente se torna necessrio na rea dos mtodos, mas tambm se aplica aos princpios e prticas histricas em sua relao vida contempornea. Isso significa que nossas igrejas, instituies e agncias devem defender e proteger o direito de o povo perguntar e criticar construtivamente. A autocrtica construtiva deve ser centralizada em problemas bsicos e assim evitar os efeitos desintegrantes de acusaes e recriminaes. Criticar no

significa deslealdade; a crtica pode resultar de um interesse profundo do bemestar da denominao. Tal crtica visar ao desenvolvimento maturidade crist, tanto para o indivduo quanto para a denominao. Todo grupo de cristos, para conservar sua produtividade, ter que aceitar a responsabilidade da autocrtica construtiva. Como batistas, revendo o progresso realizado no decorrer dos anos, temos todos inteira razo de desvanecimento ante as evidncias do favor de Deus sobre ns. Os batistas podem bem cantar com alegria, Glria a Deus, grandes coisas Ele fez! Podem eles tambm lembrar que aqueles aos quais foi dado o privilgio de gozar de to alta herana, reconhecidos ao toque da graa, devem engrandec-la com os seus prprios sacrifcios.

48

49

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Teologia Sistemtica Bsica Dicionrio Bblico Templus Biblia Sagrada RC/NVI Em que creem os Batistas Cristianismo Puro e Simples. C.S.Lewis Introduo Teologia Sistemtica A.B.Langston Cura Interior - Ed. Bethania, Betty Tapscott A pessoa mais importante do mundo; Elben M. Lenz Csar Estudos de Mordomia Crist, Joo Falco Sobrinho, Juerp Crescimento na Graa de Dar, Estudos de Mordomia, Juerp Reflexes sobre mordomia Crist, Daniel de Oliveira Cndido Teologia Sistemtica- Wayne Grudem Principios e a Declarao Doutrinria CBB- Juerp

Desenvolvido por: Pr. Sebastio Gomes Filho, Wallace Vieira de Jesus e Soraia Mota Correo Teolgica: Pr. Sebastio Gomes Filho Correo de portugus: Luclia Gonzaga Editorao grfica: Soraia Mota Impresso pela Igreja Batista Cana, Rua Judite, 451, Cana, Ipatinga-MG, 35164.182. Fone contato:31-3826-6559/31-3091-0795 3 Ed. 28 cpias.

S-ar putea să vă placă și