Sunteți pe pagina 1din 17

FACULDADE NOSSA SENHORA APARECIDA AMANDA CONCEIO PASSOS AD 402

RELAO DE TRABALHO DE PRODUO

APARECIDA DE GOINIA 2012

CAPTULO 5

1.

O que o Projeto de Produtos e Servios? De onde as ideias de produtos

e servios podem surgir? Projeto de Produtos e Servios so ferramentas que iram determinar como realizar as atividades para se conseguir construir um projeto. Aspectos dos produtos e servios a serem considerados: Clientes compram CONCEITOS - benefcios almejadospelos clientes. Conceitos compreendem um pacote de PRODUTOS eSERVIOS so os produtos e servios oferecidos paraatender a uma necessidade. Produtos e servios devem ser criados,o PROCESSOcomo realizado o processo de atendimento quelanecessidade. As ideias surgem:... O empreendedor identifica (ou cria) novas oportunidades denegcio.O desafio consisteem identificar ideias que sejam reais oportunidades de negcio. As ideias podem surgir das mais diversas fontes e contextos (experinciasde trabalho anteriores, conversas com familiares e amigos, feiras, etc.). As ideias de negcios tm muitas vezes origem na: Identificao de necessidades, Observao dedeficincias, Observao de tendncias,Derivao da ocupao atual, Procura de novas aplicaes, Hobbies, Imitao do sucesso de outro, Canais de distribuio.

2.

O que se entende por conceito de produtos/servios?

Normalmente produto sugereum objeto fsico tangvel, como uma mquina de lavar ou um relgio, a palavra servio significa uma experincia mais intangvel, como uma noite em um restaurante ou clube noturno. Na verdade, a maior parte das operaes produz uma combinao de produtos e

servios, ex: um restaurante.

3. Quais so as etapas do Projeto de Produto/Servios?

Gerao do Conceito:Produto qualquer coisa tangvel que satisfaa um desejo ou uma necessidade e que seja oferecida no mercado para a aquisio, utilizao ou consumo. Servio qualquer ato ou desempenho intangvel que uma parte pode oferecer a outra e que no resulte na sua posse.

Triagem do conceito:O objetivo da etapa de triagem e avaliar os conceitos quanto:viabilidade,aceitabilidade e vulnerabilidade. So usados 3 atividades para consegui chegar ao resultado:Crivo de Marketing,Crivo de Produo e Crivo de Finanas.

Projeto preliminar:O objetivo desta etapa ter uma primeira verso de: Especificao dos produtos e servios componentes do pacote. Definio dos processos para gerar o pacote. Especificar os componentes do pacote. Os componentes: lista de materiais. A estrutura do produto ou servio.

Avaliao e melhoria:O objetivo desta etapa da atividade de projeto considerar o projeto preliminar e verificar se ele pode ser melhorado antes que o produto ou servio seja testado no mercado. Tcnicas empregadas para avaliar e melhorar o projeto preliminar: 1) Desdobramento da Funo Qualidade - QFD 3) Mtodos de Taguchi 2) Engenharia de Valor VE

Prototipagem e projeto final.

4.

O que se entende por QFD?

Desdobramento da Funo Qualidade (QFD) um mtodo "para transformar as demandas dos usurios para a qualidade do projeto,para implantar as funes que formam a qualidade e implantar mtodos para alcanar a qualidade do projeto em subsistemas e componentes,e finalmente,a elementos especficos do processo de fabricao. " QFD projetado para ajudar os planejadores foco em caractersticas de um produto novo ou j existente ou servio do ponto de vista de segmentos de mercado empresa ou tecnologia de desenvolvimento de necessidades.A tcnica proporciona grficos e matrizes.

5.

O que se entende por engenharia de valor?

O objetivo da Engenharia de Valor tentar reduzir custos e prevenir custos desnecessrios,antes de produzir o produto ou servio. A Anlise de Pareto frequentemente usada para identificar as partes do pacote que merecem maior ateno. A equipe analisa a funo e o custo desses elementos e tenta encontrar similares que desempenhem a mesma funo por um custo menor,como: - reduzir o nmero de componentes - usar materiais mais baratos - simplificar processos

6.

O que se entende por mtodo de TAGUCHI?

O principal objetivo do Mtodo de TAGUCHI testar a robustez de um projeto. O fundamento da ideia que o produto ou servio deveria manter seu desempenho em condies adversas extremas. um procedimento estatstico para realizar relativamente poucos experimentos e ainda ser capaz de determinar a melhor combinao de fatores de projeto.

7.

O que se entende por projeto interativo?

Projeto interativo e um projeto criado para reduzir custo,e um auxilio para o projeto principal. Reduo do Time tomarket. Vantagens: - maior competitividade - reduo de custos - maior lucratividade e vendas Resoluo rpida de conflitos e incertezas Reduo do grau de incerteza e de custos extras Reduo do TTM.

CAPTULO 6

1.

Qual a natureza das redes de operaes produtivas?

Rede de operaes produtivas e o conjunto de organizaes independentes,mais interdependente, com alto potencial de conflito,que se relacionam entre si por motivos de vantagem econmica.As redes unem desde o fornecedor inicial(produo inicial)at o cliente final. A partir desta perspectiva instaura-se o conceito do ganho-ganha. As empresas percebem que a criao de alianas estratgicas,de apoio,dos fornecedores e compradores,pode gerar mais competitividade.

2.

O que se entende por lado do fornecimento e lado da demanda?

Por Lado do Fornecimento:Custos da mo de obra,Custos da terra,Custos da energia,Custos dos transportes e Fatores da comunidade. Por Lado da Demanda:Habilidade de mo de obra,Adequao do local em si,Imagem do local e Convenincia para os clientes.

3.

Quais so as vantagens de se considerar uma perspectiva de rede ao

tomar decises estratgicas de projeto?

As vantagens so: - Melhorar a competitividade. - Encontrar ns(ligaes,oportunidade)especialmente importantes na rede. - Melhorar a perspectiva de planejamento de longo prazo. 4. Sobre Integrao Vertical, responda o que se pede:

a.

O que se entende por integrao vertical?

aintegrao vertical uma concepo da organizao e controle empresarial. Companhias verticalmente integradas so unidas atravs de uma hierarquia e partilham um dono comum. Normalmente, cada membro da hierarquia produz um produto diferente e os produtos combinados satisfazem uma necessidade. Existem 3 tipos de integrao vertical:Integrao vertical montante,Integrao vertical jusante e integrao vertical nos dois sentidos.

b.

O que se entende por integrao vertical montante? E a jusante?

Integrao vertical a montante (para trs ou para nascente) - A companhia monta (ou adquire) subsidirias que produzem componentes (inputs) dos seus produtos.Por exemplo, uma companhia de automveis pode deter tambm uma fbrica de pneus,uma companhia de vidro ou de metal.O controle destes fornecedores pretende criar o fornecimento estvel dos componentes e assegurar a qualidade consistente do produto final. Integrao vertical a jusante(para a frente ou para poente)- A companhia monta (ou adquire)subsidirias que distribuem ou vendem produtos aos consumidores ou que os incorporam no seu processo produtivo. Por exemplo:A empresa francesa BRVP,produtora de software,comprou a empresa MediaGold (hoje Avanquest),uma empresa que se dedica revenda no retalho de marcas independentes de software.Outro exemplo:uma empresa produtora de filmes que compra uma empresa que opera cadeias de cinemas. 5. Qual a importncia da localizao para o desempenho da operao

produtiva? A importncia da localizao para o desempenho da operao produtiva : - Diminuir os custos; - Melhorar o nvel de servio; - Melhorar as receitas.

6.

Qual a influncia(para a localizao)do lado dos fornecedores?E do

lado da demanda?

Lado do Fornecedor:O aspecto maus importante relativo aos custos: - Custo de mo de obra; - Custo da terra; - Custo do transporte; - Custo da energia; - Fatores da comunidade(EX:lngua,cultura,moeda,importao e exportao,entre outros).

Lado da Demanda: - Habilidade da mo de obra; - Adequao do local a atividade; - Imagem do local; - Convenincia para os clientes e acessibilidade.

CAPITULO 7

1.

O que se entende por Arranjo Fsico?

a disposio,a organizao,a distribuio,a arrumao das maquinas,equipamentos,ferramentas e pessoas no ambiente fsico da produo(na

planta),ou seja, a disposio dos recursos de transformao dentro da operao produtiva.

2. um.

Quais so os tipos mais importantes de Arranjo Fsico:Explique cada

Os tipos so: - Arranjo Fsico posicional => aquele no qual os recursos a serem transformados esto parados e os recursos de transformao se locomovem at eles.EX:Construo de uma ponte,prdio,cirurgia cardaca,etc. - Arranjo Fsico por processo => o agrupamento de atividades semelhantes;neste modelo de arranjo fsico so os processos que define a posio dos recursos de transformao.Processos semelhantes devem ser agrupados o mais prximo possvel um dos outros neste modelo.EX:Hospital,supermercado. - Arranjo Fsico celular =>So micro operaes dentro da macro operaes que funciona uma mini empresa dentro da empresa maior.EX:Maternidade/Hospital,perfumaria nas lojas. - Arranjo Fsico por Produto => o modelo do qual os recursos a serem transformados se locomovem at os recursos de transformao que por sua vez esto parados.EX:Linha de montagem de automveis,eletrodomsticos,restauranteself service,campanha de vacinao. - Arranjo Fsico Misto => a mistura de tudo.

3. resposta.

Qual tipo de Arranjo Fsico ideal para cada operao?Explique sua

O que determina a escolha do arranjo fsico o tipo de processo da empresa. Produto Jobbing Lotes ou bateladas Posicional Processo Celular

Massa Contnuo

Produto

4.

Quais os objetivos do Arranjo Fsico?

- Obter um fluxo eficiente e eficaz de comunicaes administrativas dentro da organizao; - Obter um fluxo de trabalho eficiente; - Impressionar favoravelmente clientes e visitantes; - Melhorar a utilizao da rea disponvel da empresa; - Reduzir a fadiga do empregado no desempenho de sua tarefa(isolar rudos,reduzir espaos desnecessrios,etc...); - Proporcionar clima favorvel para o trabalho e aumento da produtividade; - Aumentar a flexibilidade ao modificar as tecnologias dos processos.

5.

Que faz um bom Arranjo Fsico?

O benfico mais lgico e a melhoria do aproveitamento do espao fsico(otimizao do espao fsico),alem da melhoria e garantia da continuidade de fluxo ( ferramentas ,maquinas ,produtos, pessoas,processos e documentos).Alm disso um bom arranjo fsico traz para a empresa:melhoria da segurana inerente,extenso do fluxo,clareza do fluxo,conforto da Mao de obra,melhoria a coordenao gerencial,uso do espao e flexibilidade de longo prazo. 6. O que se entende por Tecnologia de Processo?

As Tecnologias de processos so as mquinas,equipamentos e dispositivos que ajudam a produo a transformar materiais,informaes e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratgicos da produo. EX:maquinas de fax,computadores,telefonesmoveis,ordenhadeirasmecnicas,aparelhos de radiologia,empilhadeiras,entre muitos.

CAPITULO 8

1.

Quais so as tecnologias mais importantes que processam:

A)

Matrias?

Trata de questes como a forma com que as tecnologias de informao de matrias so controladas,como os matrias so movidos fisicamente e como os sistemas de manufaturas,que incluem a tecnologia so organizadas.

B)

Informaes?

As tecnologias de processamento de informao incluem qualquer dispositivo que colete,manipule,armazene ou distribua informao.Compreendem as tecnologias baseadas em computador e as baseadas em telecomunicaes. EX:computadores,perifricos,dispositivos transmissores,receptores,antenas parablicas,programas,sistemas e aplicaes.

C)

Consumidores?

As operaes de processamento de consumidores so consideradas de baixa tecnologia quando comparadas com as operaes de processamento de materiais ou processamento de informaes. Embora as operaes de processamento de consumidores de fato invistam menos em tecnologia de processo,sua competitividade pode ser afetada criticamente por suas boas ou mais decises nesta rea.

2.

Como se deve escolher uma tecnologia de processo?

- A tecnologia de processo pode ser avaliada julgando-se trs dimenses.As exigncias de mercado,os recursos da operao e a avaliao financeira.

- A avaliao,seguindo as exigncias de mercado;inclui estimar o impacto que a tecnologia de processo ter sobre os objetivos de desempenho da operao(qualidade,rapidez,cofiabilidade,flexibilidade e custo). - A avaliao segundo as exigncias de recursos das operaes envolve julgar as restries e capacitaes que a tecnologia de processos trar. - a avaliao financeira envolve o uso de algumas abordagens comuns de avaliao,como a do valor presente liquido.

3.

O que o gerente de produo precisa saber sobre tecnologia de

processo.Explique sua resposta.

Devem saber:

- O que a tecnologia faz que e diferente das outras tecnologias existente: - Como a tecnologia faz isso?Quais caractersticas particulares da tecnologia so usadas para desempenhas suas reas? - Que benefcios a tecnologia usada traz para a operao produtiva? - Quer limitaes a tecnologia usada traz para a produo?Atravs destes questionamentos os gerentes de produo estaro aptos para desenvolver e decidir qualquer situao nessa rea.

CAPTULO 9

1.

O que se entende por projeto de organizao do trabalho?

Projeto de trabalho define a forma pela qual as pessoas agem em relao ao seu trabalho. Define as expectativas do que e requerido delas e influencia sua percepes de como contribuem para a organizao. Define suas atividades em relao aos seus colegas de trabalho e canalizar os fluxos de comunicao entre diferentes partes das empresas.

2.

Explique cada um dos elementos do projeto de trabalho:

- Que tarefas devem ser alocadas a cada pessoa na operao? Produzir bens e servios envolve uma gama de diferentes tarefas que precisam ser dividas entre o pessoal de produo.Diferentes abordagens do projeto do trabalho levaro a diferentes alocaes de tarefas.

- Que sequencia de tarefas deve ser estabelecidas como a maneira de fazer o trabalho? A sequencia das tarefas e dividida pelo projeto do produto ou servio.

- Onde o trabalho ser alocado dentro da operao? Alguns trabalhos podem ser desempenhados bastante satisfatoriamente em mais de um lugar.

- Quem mais deve estar envolvido com trabalho? Pode esta envolvido por uma pessoa ou por um grupo de pessoas.

- Como devem ser as instalaes e o equipamento usado no trabalho? Muito poucos trabalhos no envolvem alguma interao com ferramentas,equipamentos,maquinas ou instalaes.Telas de computador

inadequadamente posicionados,controles mal projetados e mesas mas desenhadas so falhos na considerao das interfaces entre pessoas e o hardware de seu trabalho.

- Que condies ambientais devem ser estabelecidas no local de trabalho? Devem ter condies de conforto e segurana para as pessoas.

- Quanta autonomia haver no trabalho? Alocar tarefas para umindividuo e incentivar a autonomia com a qual o trabalho ser executado.

- Que habilidades precisam ser desenvolvidas no pessoal? So as capacidades que as pessoas tem em executar suas tarefas.

- Quais atitudes devem ser desenvolvidas no pessoal? Segurana,conforto,motivao.

3.

Qual a importncia do projeto do trabalho?

de fundamental importncia no desenvolvimento da cultura de uma organizao:Seus valores,crenas e pressupostos compartilhados.Apesar de esta apoiado no conhecimento explicito formam a estrutura para o melhor aproveitamento implcito.

4.

Quais so as influencias do projeto de trabalho?Explique de forma

resumida,cada uma delas.

*Diviso do trabalho:Envolve tomar uma tarefa total e divida-la em partes separadas,cada uma das quais pode ser alocada para um diferente individuo desempenhar. - A vantagem desse modelo de trabelho e a reduo de tempo e do custo. - A desvantagem que ele se torna montono com o tempo.

*Administrao cientifica:O estudo do trabalho dividido em estudo do mtodo(forma dela qual a tarefa e realizada)e medio do trabalho. - Esse mtodo segue um conjunto de procedimentos que consiste em selecionar o trabalho a ser estudado,registrar o mtodo atual de fazer o trabalho examinar o mtodo e desenvolver um novo mtodo,com menos tempo e melhor uso dos recursos.

*Ergonomia:Preocupa-se com os aspectos fisiolgicos do projeto do trabalho. - Ela pode ser dividida em: Estudo do corpo humano-como os indivduos se encaixa no local de trabalho. Estudo de como os seres humanos reagem ao ambiente imediato:calor,iluminao e barulho. - Uso da Ergonomia no local de trabalho: Aspectos antropomtricos:aspectos relacionados ao tamanho,forma e habilidades das pessoas. - Aspectos neurolgicos:capacidade sensoriais das pessoas(viso,audio,tato,som,cheiro). - Ambiente:condies de ambiente de trabalho(quente,frio,iluminao,rudos).

*Abordagem comportamental:tem como foco trabalhos projetados para preencher as necessidades de autoestima e desenvolvimento pessoal. - Essa abordagem incentiva as pessoas a usar seus talentos e habilidades. - A abordagem comportamental busca reduzir a alienao e aumentar a motivao e o comprometimento pessoal. - Caracterstica da abordagem comportamental: Possibilitar que as pessoas se sentissem pessoalmente responsveis por uma poro identificvel e significativa do trabalho. Proporcionar um conjunto de tarefas que so intrinsecamente significativas e que valem a pena. Proporcionar retroalimentao sobre a eficcia de desempenho. - Instrumentos: Revezamento do trabalho:o revezamento do trabalho aumenta a flexibilidade de habilidades e reduz a monotria.

Alargamento do trabalho:alocao de um numero maior de tarefas para o individuo.Assim ela no repetira atividades com tanta frequncia,tonando o trabalho menos montono. Enriquecimento do trabalho:aumenta o numero de tarefas para o individuo,com maior autonomia e poder de deciso.

*Empowermen: uma extenso da caracterstica de autonomia do trabalho,mais usualmente considerado mais que autonomia.Significa dar ao pessoa a habilidade de mudar como ela fazem seu trabalho. dar ao pessoal a autoridade para fazer mudanas no trabalho em si e na forma com que ele desempenhada.

- Existem 3 graus:

Grau de sugesto:O pessoa pode contribuir com sugestes de como melhorar a operao. Grau de trabalho/tarefas envolvimento do trabalho:D poder ao pessoal de reprojetar de forma adequada as operaes de trabalho. Grau de deciso auto envolvimento:Incluir o pessoal nas decises estratgicas e no desempenho da organizao.

*Trabalho em equipe:Uma atividade constante e comum nas empresas,mas que permite resultados bastante satisfatrios decorrentes da interao dos esforos e do conhecimento.

BENEFICIOS:

- Aumento da produtividade pelo aumento da motivao e flexibilidade; - Aumento da qualidade,encorajando a inovao; - Aumento da satisfao individual; - Facilidade na implementao de mudanas tecnolgicas,pelo compartilhamento dos desafios. - As equipes no conseguem compensar projetos organizacionais erradas; - Frustraes decorrentes do aumento da decises que so impostas sem o correspondente aumento da responsabilidade e autoridade;

- H a substituio de um processo de presso organizacional explicito por outro mais disfarados.

*Trabalho Flexvel:Permite flexibilidade de habilidades,flexibilidade de tempo,flexibilidade de localizao ,tele-trabalho que pode ter os seguintes graus:telecomunicao ocasional,hotelaria,trabalho em casa e mobilidade total.

S-ar putea să vă placă și