Sunteți pe pagina 1din 2

12 passos para uma alimentao saudvel

Reduza o consumo de alimentos gordurosos para, no mximo, uma vez por semana. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma, no mnimo, cinco pores por dia. Coma feijo no mnimo quatro vezes por semana Fique atento ao tamanho das pores dos alimentos. Reduza o consumo de doces e outros alimentos ricos em acar para, no mximo, duas vezes por semana. Faa de quatro a seis refeies por dia. No pule as refeies. Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa. Beba, no mnimo, dois litros de lquidos por dia. Evite refrigerantes e bebidas alcolicas. Aprecie a sua refeio. Coma devagar. Academica: Emanuele Freitas 8 perriodo de Nutrio Faculdade So Lucas Seja ativo. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade fsica regularmente Mantenha o seu peso dentro de limites saudveis. Monte seu prato com alimentos variados em diferentes propores.

Ao : Dia do Colaborador

Rondon Palace Hotel

Orientaes Nutricionais

Orientaes Nutricionais

ACIDO URICO Comer com moderao e manter o peso ideal. Emagrecer, se necessrio; EVITAR a ingesto de bebidas alcolicas. O excesso precipita crises da doena, chamado de GOTA; Ingerir no mnimo 2 litros de gua por dia, para facilitar a excreo urinria e evitar a formao de clculos; No abusar do sal; Praticar exerccios com regularidade, evitando esforos violentos. Atividade fsica espordica no resolve; Alimentos Proibidos Durante a crise: Carnes: vitela, bacon, cabrito, carneiro, caldo de mocot, caldo de carne em tablete e natural e sunos de forma geral (presunto, mortadela, salsicha, lingia); Midos em geral: corao, lngua, fgado, rim e miolo; Peixes e frutos do mar: sardinha, salmo, bacalhau, anchova, cavala, arenque, truta, mexilho, ovas de peixe e ovos comuns; Aves: peru, pombo e ganso; Gelatina, figo, morango, espinafre, extrato de tomate, cacau e derivados (chocolates em geral);

DIABETES Organize os horrios de sua alimentao (ideal a cada trs horas), assim voc evitar a hipoglicemia (queda do nvel de acar no sangue). Evite o excesso de alimentos, principalmente aqueles que so fontes de carboidratos (arroz, pes, farinhas, bolachas, massas e etc.). Inclua diariamente frutas e verduras em sua alimentao, pois so fontes de fibras, vitaminas e sais minerais e possuem baixo valor calrico. Leia sempre os rtulos dos produtos industrializados (diet e light), pois s vezes no contem acar, mas podem conter alto teor de gorduras prejudicais a sua sade. Fuja da obesidade, pratique atividade fsica regularmente. Elimine o fumo. Tenha hbitos alimentares saudveis e adequados s suas necessidades. Consulte um Nutricionista. HIPERTENSO Reduza a quantidade de sal no preparo das refeies. No leve o saleiro para a mesa; isso evita o maior consumo de sal; Evite os produtos industrializados com alto teor de sdio (componente do sal) como molhos prontos, sopas em p, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados e salgados de pacote. Observe o rtulo. Restrinja o uso de bebidas alcolicas.

Para melhorar o sabor das preparaes de preferncia aos temperos naturais como limo, ervas, alho, cebola, salsa, cebolinha e substituio do sal. Retire a gordura aparente dos alimentos e prefira aqueles com pouca gordura. Alimentos pobres em sdio como feijes, ervilhas, vegetais de cor verde-escuro, banana, melo, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja so recomendadas para a alimentao dos portadores de hipertenso. Se no houver impedimentos mdicos, faa exerccios regulares, fuja da obesidade. Elimine o fumo. Consulte um Nutricionista.

S-ar putea să vă placă și