Sunteți pe pagina 1din 8

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE TOCANTINPOLIS COLGIO ESTADUAL PADRO PLANO

ANUAL DE ENSINO 2009. Quando planejamos buscando alcanar objetivos complexos e queremos faz-lo de uma forma participativa, compartilhando diferentes saberes (interdisciplinaridade) e diferentes aes (intersetorialidade), necessariamente precisamos trabalhar com um mtodo de planejamento. Planejar pensar antes, durante e depois de agir. Envolve o raciocnio (a razo) e, portanto, pode-se entender que o planejamento um clculo (racional) que precede (antes) e preside (durante e depois) a ao. um clculo sistemtico que articula a situao imediata e o futuro, apoiado por teorias e mtodos. Planejamento de ensino consiste na previso e programao dos trabalhos escolares. (Piletti.2004)

I IDENTIFICAO

SRIE/TURMA: 6 ano B, 6 C MODALIDADE: Regular

TURNO: Vespertino

REA DE CONHECIMENTO: Cincias Humanas DISCIPLINA: Ensino Religioso DOCENTE RESPONSVEL: Gilvaldo de Vasconcelos Santos e Luci Pereira da Silva Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( X ) Segundo

Critrios de avaliao: trs notas somadas e tomadas a mdia (50% quantitativos 50% qualitativos) Carga Horria: 40 horas/ aula

II OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA:


Possibilitar ao educando o estudo e a compreenso do fenmeno religioso presente nas sociedades, bem como suas expresses scioculturais-religiosas, objetivando uma transformao social gestora da harmonia e da paz; Proporcionar aos alunos oportunidades de reflexo sobre os valores universais e temas transversais. Dentre eles destacamos o amor, a paz, o dilogo, a tica, a cidadania, e ainda, formas de atuao nas inter-relaes sociais, ambientais e transcendentais; Subsidiar o educando nos questionamentos existenciais, quanto a complexidade e ao mesmo tempo finitude da vida para que possa dar suas respostas pessoais.

III_ EIXO NORTEADOR DA DISCIPLINA:


Culturas Religiosas, Teologias, Textos Sagrados e Tradies Orais, Ritos Ethos.

IV_

COMPETNCIAS

HABILIDADES
1 BIMESTRE

CONTEDO PROGRAMTICO

Compreender a formao da idia do Transcendente na evoluo da estrutura religiosa, percebendo essa como idia orientadora e referente para a vida.

Entender o significado do Transcendente na vida das pessoas ligadas a uma denominao religiosa. Relacionar e conhecer fundadores e personagens de destaque na construo histrica das culturas religiosas ou na sociedade atual. Valorizar os Escritos Sagrados e Tradies Orais como verdades reveladas pelo Transcendente a diferentes grupos e culturas religiosas.

Idia do Transcendente Os significados do Transcendente na vida. A construo da idia do Transcendente no tempo e no espao.

2 BIMESTRE Compreender a formao da idia do Transcendente na evoluo da estrutura religiosa, percebendo essa como idia orientadora e referente para a vida. Discutir Textos Sagrados que propem uma transformao na vida das pessoas, grupos e sociedade em geral. Perceber o processo de construo dos discursos religiosos como proposta de vivncia da f. Relacionar pessoas e elencar os valores que nelas se destacam ou se destacaram, na luta em prol de um grupo, de uma comunidade ou da sociedade em geral. Aplicar a vivncia da tolerncia religiosa nas interelaes com pessoas de diferentes culturas religiosas. Funo poltica das idias religiosas A construo da verdade dos discursos religiosos. O sistema de valores determinando atitude comportamento em vista de objetivos religiosos.

3 BIMESTRE Compreender a formao da idia do Transcendente na evoluo da estrutura religiosa, percebendo essa como idia orientadora e referente para a vida. Identificar nas prticas religiosas uma Revelao referncia do Transcendente, As verdades sagradas como referenciais da vontade do reconhecendo o seu valor. Transcendente. Entender que a revelao do Transcendente passa pelo conhecimento de sua Palavra e de sua vontade. Refletir sobre os fundamentos essenciais de cada Denominao Religiosa, percebendo a os sinais de revelao do Transcendente. Perceber que o Transcendente se revela na palavra e ao de pessoas do bem.

4 BIMESTRE Compreender a formao da idia do Transcendente na evoluo da estrutura religiosa, percebendo essa como idia orientadora e referente para a vida. Ver nos Escritos Sagrados e mitos uma Revelao revelao do Transcendente. A autoridade do discurso religioso fundamentada. Reconhecer que a fundamentao dos discursos religiosos nos Escritos Sagrados lhes conferem autoridade. Entender que os Escritos Sagrados trazem mensagens para numa comunidade especfica no tempo em que foi escrita bem como para a atualidade. Refletir sobre a necessidade de contextualizao dos textos para uma interpretao no fundamentalista.

V - METODOLOGIA
Aulas expositivas com utilizao de recursos udios-visuais (projetores, DVD, microsystem, etc.)

Apresentao de Filmes e debates; Palestras com convidados; Produo de Vdeos e Apresentaes em Power Point
Pesquisas na Internet, Leituras de livro didtico, resumos e produo de textos pelos alunos;

VI - RECURSOS:
Recursos udio-visuais: projetores, DVD, microsystem, etc Fichas de leitura; Cmera Digital; Laboratrio de Informtica; Sala de Vdeo; Biblioteca.

VII - AVALIAO

Avaliaes cotidianas atravs de fichas de acompanhamento de desenvolvimento das habilidades e competncias; Atividades de Produo de textos, apresentaes e vdeos; Atividades de Leitura; Avaliaes de contedos objetivos bimestrais.

VIII BIBLIOGRAFIA
CALIMAN, Pe. Cleto. A Seduo do Sagrado, O fenmeno religioso na virada do milnio. Ed. Vozes, Petrpolis - RJ, 1998. CARON, Lurdes (org) e equipe do GRERE O Ensino Religioso na nova LDB. Petrpolis RJ: Ed. Vozes, 1997. ______. O Fenmeno Religioso. So Paulo: Ed. Letras e Letras, 1975. ______________ Parmetros Nacionais Curriculares para o Ensino Religioso. Ed. Ave Maria 1996; RUEDELL, Pedro. Educao Religiosa. Fundamentao antropolgico-cultural da religio segundo Paul Tillich. So Paulo: Ed. Paulinas,

2007. SANCHES, Wagner Lopes. Pluralismo Religioso As Religies no mundo atual. So Paulo: Ed. Paulinas, 2005. SCHERER, Burkhard (organizador). As Grandes Religies Temas Centrais Comparados. Petrpolis RJ: Ed. Vozes, 2005. Secretaria de Estado da Educao e Cultura do Tocantins, Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas pblicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1 ao 9 ano. 2 Ed, Palmas TO, 2008. 281 p. SENA, Luzia (organizadora). Ensino Religioso e Formao Docente Cincia da Religio e Ensino Religioso em Dilogo. So Paulo: Ed. Paulinas, 2006.

Tocantinpolis - TO, 27 de JANEIRO de 2009. ______________________________________ COORDENAO PEDAGGICA CURRCULO ______________________________________ ASSESSORA DE

S-ar putea să vă placă și