Sunteți pe pagina 1din 11

Manual de Instalao

(06-04-2012)

REQUISITOS Os requisitos do Projecto Colibri so os seguintes: Sistema operativo Windows XP / 7, Linux Ubuntu ou Mac OS X-Leopard Java Runtime Environment 1.6 (http://www.java.com/pt_BR) Leitor de PDF (p.e Adobe Reader http://get.adobe.com/br/reader) Browser HTML (p.e. Firefox http://www.mozilla.org/pt-PT) Pacote XULRunner 1.9.2 (Sistema operativo Linux) Motor de base de dados (ver captulo BASE DE DADOS): 1. H2 (http://www.h2database.com) 2. MySQL (http://www.mysql.com) 3. PostgreSQL (www.postgresql.org)

BASE DE DADOS: MOTORES O Colibri suporta diversos motores de Bases de Dados Relacionais (RDBMS) por forma a cobrir diferentes necessidades. Motor Caractersticas
Gratuito e Open Source Extremamente rpido Pode ser instalado em modo local ou remoto (utilizando poucos recursos) Interface de administrao em HTML acessvel atravs do Colibri ou de qualquer web-browser Integrado na aplicao para uso imediato sem necessidade de qualquer instalao (permitindo total portabilidade da aplicao) A base de dados assenta apenas num nico ficheiro (*.h2.db) Gratuito e Open Source (Oracle) Excelente suporte da comunidade Muito rpido e configurvel Pode ser instalado em modo local ou remoto Excelente interface de administrao e ferramentas de gesto Excelente para uso empresarial em ambiente cliente / servidor Gratuito e Open Source Bom suporte da comunidade Rpido e fivel Pode ser instalado em modo local ou remoto Bom interface de administrao Bom para uso empresarial em ambiente cliente / servidor O motor de referncia do Colibri, para uma utilizao fivel, atravs de uma instalao e configurao simples, com boas ferramentas de gesto. NOTA: Actualmente o motor que tem pior desempenho em termos de performance quando comparado com as outras opes disponveis. Para uma utilizao em MONOPOSTO ou REDE com necessidades especficas, atravs de uma instalao e configurao avanadas, com acesso a excelentes ferramentas de gesto.

Utilizao
Modo Integrado para uma utilizao MONOPOSTO sem necessidade de qualquer instalao e/ou configurao, com PORTABILIDADE da base de dados. Modo Servidor para uma utilizao em REDE atravs de uma instalao e configurao muito simples, sem comprometer a PORTABILIDADE da base de dados.

BASE DE DADOS: CRIAO O processo de criao da base de dados depende do motor utilizado: H2 Integrado Aps o login, a base de dados ser criada automaticamente. Os dados utilizados so os definidos no separador BASE de DADOS da empresa. Caso o nome no contenha um caminho, a base de dados ser criada na pasta de instalao do Colibri. H2 servidor A base de dados dever ser criada previamente e copiada para o local remoto. MySQL / PostgreSQL 1. Aceder ao gestor da base de dados (ex: MySQL Administrator, pgAdmin III). 2. Criar uma nova base de dados: No motor PostgreSQL, deve indicar a codificao UTF-8. O nome deve identificar a verso do software (ex: colibri7)

Aps o login, a base de dados ser inicializada automaticamente.

BASE DE DADOS: UPGRADE O processo de upgrade da base de dados depende do motor utilizado: H2 Integrado 1. Localizar a pasta de instalao da verso anterior do Projecto Colibri. No sistema MAC, dever abrir o menu de contexto sobre o ficheiro APP (ex: RCPcolibri.app), seleccionar Mostrar Contedo do Pacote e navegar pelas pastas Contents > MacOS.

2. Copiar o ficheiro *.h2.db (ex: colibri6.h2.db) para a pasta da nova instalao do Colibri (qualquer outro ficheiro pode ser descartado). 3. Alterar o nome do ficheiro para condizer com a verso do projecto (ex: colibri7.h2.db). 4. Editar as configuraes da empresa na nova instalao, e alterar o nome da base de dados. MySQL / PostgreSQL 1. Aceder ao gestor da base de dados (ex: MySQL Administrator, pgAdmin III). 2. Efectuar um backup da base de dados. 3. Criar uma nova base de dados (ver captulo CRIAO). 4. Restaurar o backup efectuado previamente. No motor MySQL, deve indicar a codificao UTF-8.

5. Editar as configuraes da empresa na nova instalao, e alterar o nome da base de dados.

Aps o login, a base de dados ser actualizada automaticamente.

INSTALAO | ACTUALIZAO Para instalar o Projecto Colibri deve: 1. Efectuar o download da verso mais recente disponvel em: http://www.projectocolibri.com/downloads-colibri 2. Executar o ficheiro de instalao e seguir os passos apresentados at o processo estar concludo. No sistema Linux deve executar o ficheiro de instalao tar.gz na pasta de destino de instalao. Em caso de actualizao, deve proceder desinstalao da verso anterior, ou em alternativa, utilizar uma pasta de instalao diferente. IMPORTANTE Antes de qualquer tentativa de desinstalao deve efectuar uma cpia de segurana das bases de dados H2 existentes na pasta de instalao (ficheiros *.h2.db).

3. Verificar todos os requisitos e instalar os que estiverem em falta (ver captulo REQUISITOS) 4. Configurar a empresa (ver captulo EMPRESAS) 5. Activar a licena (ver captulo ACTIVAO) 6. Efectuar LOGIN (ver captulo LOGIN)

EMPRESAS: GERAIS No ecr de login, seleccione separador EMPRESAS. As empresas pr-definidas servem como exemplo de configurao para os motores H2, MySQL e PostgreSQL. Empresas

Para configurar uma empresa, deve fazer duplo clique (ou ENTER) sobre a mesma. A verso gratuita est limitada a uma empresa. Dever reconfigurar os dados da primeira empresa ou, em alternativa, remover as que no interessam. Empresas Gerais

Neste separador deve definir o nome da empresa, uma observao facultativa e a data de criao.

EMPRESAS: BASE DE DADOS No ecr da empresa, seleccione o separador BASE de DADOS. Empresas - Base de Dados

Neste separador deve definir: 1) Driver O motor de base de dados a utilizar (ver captulo BASE DE DADOS) 2) Host O endereo de rede onde se encontra o servidor da base de dados. No caso do motor H2 Integrado deve deixar o campo HOST vazio.

3) Base de Dados O nome da base de dados (ver captulo BASE DE DADOS). No caso do motor H2 pode indicar um caminho O nome deve identificar a verso do software (ex: colibri7)

4) Utilizador O nome do utilizador da base de dados 5) Password A password da base de dados

Antes do login, dever testar a ligao base de dados.

ACTIVAO No ecr de login, seleccione o separador LICENA. Licena

Para activar a licena deve proceder do seguinte modo: 1. Carregar o ficheiro de licena rcplicence. No caso da verso gratuita dever carregar o ficheiro FREE.rcplicence que se encontra na pasta de instalao.

2. Introduzir o cdigo de validao fornecido com a licena. No caso da verso gratuita o cdigo "0" (zero).

3. Carregar no boto VALIDAR

Aps a validao, o titular da licena ser apresentado.

LOGIN O acesso ao login est sempre disponvel seja qual for o separador seleccionado. Login

Para efectuar login deve confirmar / introduzir o utilizador e respectiva password, e carregar no boto LOGIN. Na primeira utilizao da aplicao, ter de efectuar login atravs das credenciais do administrador (admin para o nome e password). Apenas o utilizador administrador tem acesso criao, edio e remoo de outros utilizadores. O utilizador administrador tem todas as permisses de acesso. Estas permisses no podem ser alteradas. A remoo do utilizador administrador no possvel. A password do utilizador administrador deve ser alterada logo que possvel.

SUPORTE Suporte gratuito atravs do frum online: http://www.projectocolibri.com/forum/ Suporte comercial atravs de telefone e email: http://www.projectocolibri.com/contacto

Aconselhamos todos os utilizadores a efectuarem o registo no frum e a consultarem a seco de FAQ-Perguntas Frequentes antes da utilizao da aplicao.

S-ar putea să vă placă și