Sunteți pe pagina 1din 2

16

C ONCEITO DE T RIBU T O
Tributo (art. 3 do CTN) uma prestao pecuniria compulsria, instituda em lei, no sancionatria e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Contribuies de melhoria
Previso no art. 145, III, da CF. No CTN, arts. 81 e s. Fato gerador a valorizao imobiliria decorrente da realizao de obra pblica (atividade indiretamente vinculada ao sujeito passivo). Limites de cobrana: individual (efetiva valorizao de cada imvel) e global (valor total da obra pblica). A competncia para sua instituio do ente responsvel pela realizao da obra.

C OMPETNCIA T RIBU T RIA


Aptido legislativa dos entes tributantes para instituir tributos, denidos pela Constituio Federal. S a possuem Unio, Estados, DF e Municpios. Caractersticas: privativa (exclusiva); indelegvel; incaducvel; exerccio facultativo.

Emprstimos compulsrios
Previso no art. 148 da CF. Competncia exclusivamente federal. Instituio por LC, somente nas situaes autorizadoras: i. guerra externa, sua iminncia; ou ii. investimento pblico de carter urgente e relevante. Deve ser restitudo ao sujeito passivo (forma e prazo de devoluo na LC). Receitas auferidas com os emprstimos compulsrios devem ser destinadas para suas hipteses autorizadoras.

NO ESQUECER
A Lei Complementar n. 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) estabelece a obrigatoriedade de instituio de impostos pelos Estados, DF e Municpios.
Capacidade tributria ativa a aptido para cobrar, arrecadar e scalizar o tributo, enm, para ser credor na relao jurdica tributria.

Contribuies especiais
Previso nos arts. 149 e 149-A da CF. Caracteriza-se por sua destinao especca, ou seja, pela destinao para a atividade estatal custeada com sua arrecadao. Subespcies: i. sociais; ii. de interesse de categoria prossional ou econmica; iii. de interveno no domnio econmico; iv. de custeio do servio de iluminao pblica.

DICA SALVADORA
i. Sociais: visam custear as atividades especficas do Estado no campo social (sade, assistncia, previdncia e educao). Dentro das sociais, h as de seguridade social (art. 195 da CF), sujeitas apenas ao princpio da anterioridade nonagesimal. ii. Interesse de categoria profissional: visam custear as atividades da Unio relacionadas ao interesse de determinadas categorias profissionais ou econmicas (regulao, fiscalizao). CRM, CREA, CRV, entre outros. iii. Interventivas: visam custear as atividades estatais especficas de interveno na atividade econmica (em determinado ramo). Ex.: setor de combustveis (art. 170, 4, da CF). iv. Custeio da iluminao pblica: destinada a custear o servio de iluminao pblica. Competncia dos Municpios e DF.

IMPORTANTE
Competncia para instituir o tributo. Capacidade tributria ativa para cobrar o tributo.

E SPCIES DE TRIBU T O S
O CTN elege como elemento diferenciador das espcies tributrias o seu fato gerador (situao suciente e necessria para o nascimento da obrigao tributria).

Imposto
Imposto a modalidade de tributo que tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal (art. 16 do CTN). O Estado no tem participao alguma. No pode ter destinao especca de sua arrecadao (excees: art. 167, IV, da CF). Impostos federais residuais (art. 154, I, da CF). Requisitos para sua criao: i. fato gerador e base de clculo diferentes dos j previstos (devem incidir sobre uma situao nova, um fato diferente dos j previstos nos arts. 153, 155 e 156); ii. aprovao por lei complementar (lei da espcie complementar exige maioria absoluta, enquanto lei da espcie ordinria exige maioria simples); e iii. adoo do princpio da no cumulatividade. Impostos federais extraordinrios (art. 154, II, da CF): exigem, para sua instituio, uma situao extraordinria, excepcional a declarao de guerra externa ou sua iminncia.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS


Legalidade (art. 150, I, da CF)
Nos termos do art. 150, I, somente lei pode criar, alterar ou extinguir tributo. A lei deve regular, ou seja, prever todos os elementos essenciais do tributo, a denio de seu fato gerador, do sujeito passivo, da base de clculo e da alquota do tributo. Regra geral, tributo criado por lei ordinria. So excees, exigindo lei complementar, os emprstimos compulsrios, os impostos sobre grandes fortunas, os impostos residuais e as contribuies sociais residuais. A regra do princpio da legalidade apresenta algumas excees. O art. 153, 1, da CF estabelece que alguns impostos federais (II, IE, IPI e IOF) podem ter suas alquotas alteradas por ato do Poder Executivo.

Taxas
Previso no art. 145, II, da CF. No CTN, arts. 77 e s. Seu fato gerador se constitui em uma atividade estatal diretamente vinculada ao sujeito passivo da obrigao. So contraprestacionais. O valor da taxa deve ser algo prximo ao custo da atividade estatal. Taxas em funo de: i. servio pblico (especco e divisvel), podendo ser de utilizao efetiva ou potencial; ou ii. exerccio de poder de polcia (poder de controle, de scalizao e de disciplina do exerccio de direitos). Competncia: ente responsvel pelo poder de polcia ou servio pblico considerado.

16

Anterioridade (art. 150, III, b e c, da CF)


Nos termos do art. 150, III, b e c, da CF, temos a exigncia de que a lei tributria que onere o sujeito passivo no gere seus efeitos de maneira imediata. A rigor, temos duas anterioridades: exerccio nanceiro e 90 dias. A lei tributria, portanto, somente poder gerar efeitos no primeiro dia do exerccio seguinte, desde que haja um perodo mnimo de 90 dias a partir de sua publicao. A CF estabelece uma srie de excees a tal regra, no art. 150, 1..

sencial da instituio. Com isso, o texto constitucional parece excluir do benefcio da imunidade os valores auferidos por intermdio de atividades desvinculadas com a nalidade do culto religioso.

Partidos polticos e outros


a) Partidos polticos e suas fundaes O patrimnio, rendas e servios dos partidos polticos e das fundaes por eles mantidas sero imunes, no sofrendo o nus da tributao por meio de impostos. Aqui tambm se aplica a exigncia de vinculao a atividade essencial. b) Entidades sindicais de trabalhadores Esta forma de imunidade se aplica apenas aos rgos sindicais representativos de trabalhadores, no aos patronais. Apesar de uma aparente violao do princpio da isonomia, tal diferenciao se justica na medida em que a premissa do legislador constituinte se baseia na presumida maior capacidade contributiva do rgo patronal. c) Instituies de assistncia social e de educao As pessoas que desempenham atividades relacionadas educao e/ou assistncia no sofrero os impactos da tributao por meio de impostos, desde que sem nalidade lucrativa.

Art. 150, III, b


(exerccio financeiro)

Art. 150, III, c (90 dias) 148, I (ECG) 153, I (II) 153, II (IE) 153, III (IR) X 153, V (IOF) 154, II (IEG) 155, III (IPVA)
(base de clculo)

Vigncia Imediata Imediata Imediata Exerccio financeiro 90 dias Imediata Imediata Exerccio financeiro Exerccio financeiro 90 dias 90 dias 90 dias

148, I (ECG) 153, I (II) 153, II (IE) X 153, IV (IPI) 153, V (IOF) 154, II (IEG) X X 155, 4, IV, c 177, IV, b 195, 6

156, I (IPTU)
(base de clculo)

Livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso


Conforme a regra do art. 150, VI, d, no incidiro impostos sobre os livros. A imunidade atinge apenas os tributos da espcie imposto incidentes sobre o preo do livro, sobre o bem (II, IE, IPI e ICMS). So imunes, ainda, o principal insumo do livro, o papel. Outros insumos no gozam do benefcio.

X X X

Outras imunidades
II: Imposto de Importao IE: Imposto de Exportao IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados IOF: Imposto sobre Operaes Financeiras IPTU: Imposto Predial e Territorial Urbano IPVA: Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores IR: Imposto sobre a Renda ECG: Emprstimo Compulsrio - Calamidade ou Guerra ECI: Emprstimo Compulsrio - Investimento IEG: Imposto Extraordinrio de Guerra - Contribuies especiais art. 149, 2, I. - IPI art. 153, 3, III. - ITR art. 153, 4, II. - ICMS art. 155, 2, X, da CF. - ITBI art. 156, 2, I. - Contribuies sociais art. 195, 7, da CF.

Irretroatividade (art. 150, III, da CF)


Nos termos do art. 150, III, a, da CF, a lei tributria no pode atingir fatos geradores ocorridos antes de sua vigncia, mas somente aps sua entrada em vigor. As excees a essa regra constam do art. 106 do CTN: a) a lei tributria meramente interpretativa; e b) a lei tributria que deixa de prever uma sano ou comine sua reduo.

No confisco (art. 150, IV, da CF)


Nos termos do art. 150, IV, tributo no pode ter efeito de consco. Isso signica que o tributo no pode ser to grande nem to intenso a ponto de implicar a anulao da prpria riqueza, o prprio consco.

L E G I S L A O TR I B U T R I A
Nos termos do art. 96 do CTN, legislao tributria uma expresso tcnica que compreende o conjunto de leis, de tratados e convenes internacionais, de decretos e de normas complementares em direito tributrio. A expresso lei engloba todas as espcies normativas constantes do art. 59 da CF, quais sejam: i. emenda constitucional, ii. lei complementar, iii. lei ordinria, iv. lei delegada, v. medida provisria, vi. decreto legislativo e vii. resolues. Vale lembrar que a regra geral do direito tributrio a utilizao da lei ordinria, cabendo a aplicao de lei complementar nos casos do art. 146 da CF e para instituir determinados tributos. A medida provisria, por sua vez, instrumento hbil para a instituio e alterao de tributos. Os tratados internacionais, no direito tributrio, tm um campo de aplicao praticamente restrito aos acordos que tentam evitar a bitributao, ou visam estabelecer estmulos para operaes econmicas bilaterais. Os decretos, de competncia do chefe do Executivo, tm funo regulamentar, ou seja, no podem inovar o sistema jurdico, como regra geral. Nos termos do art. 100 do CTN, so normas complementares as leis, tratados e decretos, i. os atos normativos das autoridades administrativas, ii. as decises administrativas, iii. as prticas reiteradas das autoridades administrativas e iv. os convnios celebrados entre os entes tributantes.

IMUNIDADES
Imunidade o dispositivo constitucional que veda a tributao de uma pessoa, de uma atividade ou de um bem. Trata-se de regra de no incidncia constitucionalmente qualicada.

Isonomia tributria (art. 150, II, da CF)


Nos termos do art. 150, II, temos o dever jurdico de tratar a todos de forma isonmica, sendo vedado o tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situao equivalente. proibida qualquer distino em razo de ocupao prossional ou funo exercida, independentemente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos.

Recproca
Nos termos do art. 150, VI, a, da CF temos que vedado aos entes tributantes, Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, instituir impostos sobre patrimnio, renda, servios, uns dos outros. Temos, assim, a impossibilidade de tributao, por meio de impostos, dos entes tributantes. A imunidade recproca estendida s autarquias e s fundaes, no se aplicando s empresas pblicas e sociedades de economia mista.

Capacidade contributiva (art. 145, 1, da CF)


De acordo com o art. 145, 1, sempre que possvel os tributos devem ser graduados conforme a capacidade contributiva do sujeito passivo. Isso quer dizer que devem variar pela maior ou menor capacidade econmica dos sujeitos, o que implicar um tratamento diferenciado entre as pessoas consideradas.

Templos
Conforme o art. 150, VI, b, da CF, no incidem impostos sobre o patrimnio, renda e servios dos templos de qualquer culto. A regra de imunidade dos templos sofre, contudo, uma limitao importante. Nos termos do art. 150, 4, da CF, o benefcio tributrio somente atinge receitas, patrimnio e servios relacionados atividade es-

Progressividade
Por essa regra, a tributao deve ser mais intensa quanto maior seja a base de clculo, a riqueza demonstrada na operao. No sistema constitucional brasileiro est prevista a utilizao da sistemtica da progressividade para os seguintes tributos: IR, ITR e IPTU. Aos demais resta a vedao.

S-ar putea să vă placă și