Sunteți pe pagina 1din 9

F S FI C SA I C A

O que motores eltricos, discos rgidos de computador, televisores, carros, fitas de videocassete e cartes de crditos tm em comum? Resposta: materiais magnticos. Presentes em inmeros utenslios da vida moderna o famoso m de geladeira talvez seja o caso mais emblemtico , esses materiais, por sua importncia e complexidade, fazem com que as pesquisas sobre magnetismo sejam intensas na atualidade, com grandes avanos nas ltimas duas dcadas. Neste artigo, o leitor vai ser atrado para o vasto campo das aplicaes dos materiais magnticos, cujo mercado atual movimenta cifras que chegam a centenas de bilhes de dlares.

Marcelo Knobel Instituto de Fsica Gleb Wataghin, Universidade Estadual de Campinas (SP)
18 CINCIA HOJE vol. 36 n 215

Os fenmenos magnticos foram, talvez, os primeiros a despertar a curiosidade da humanidade sobre o interior da matria. Os mais antigos relatos de experincias com a fora misteriosa da magnetita (Fe3O4), o m natural, so atribudos aos gregos e datam de 800 a.C. A primeira utilizao prtica do magnetismo foi a bssola, inventada pelos chineses na dinastia Han, em 200 d.C., e baseada na propriedade que uma agulha magnetizada tem de se orientar na direo do campo magntico terrestre. A bssola foi empregada em navegao pelos chineses em 900 d.C., mas s foi descoberta e usada pelo mundo ocidental a partir do sculo 15. Os fenmenos magnticos ganharam uma dimenso muito maior quatro sculos mais tarde, com a descoberta de sua relao com a eletricidade atravs dos trabalhos do dinamarqus Hans Christian Oersted (1777-1851), do francs Andr Marie Ampre (1775-1836), do ingls Michael Faraday (1791-1867) e do norte-americano Joseph Henry (1797-1878), para citar alguns poucos exemplos. No final do sculo 19, diversos fenmenos j eram compreendidos e tinham inmeras aplicaes tecnolgicas, das quais o motor e o gerador eltrico eram as mais importantes. Apesar de sculos e sculos de investigaes, o magnetismo em nvel microscpico s foi compre-

F S FI C SA I C A

Trs categorias
Nas aplicaes tradicionais, como em motores, geradores e transformadores, os materiais magnticos so utilizados em trs categorias principais: como ms permanentes que tm a propriedade de criar um campo magntico constante e como materiais magnticos doces (ou permeveis), que so magnetizados e desmagnetizados com facilidade e produzem um campo magntico muito maior ao que seria criado apenas por uma corrente enrolada na forma de espira. Sobre a terceira grande categoria de aplicao, a chamada gravao magntica, vale a pena se estender um pouco mais, pois ela adquiriu grande importncia nas ltimas dcadas. Essa aplicao baseada na propriedade que o cabeote de gravao tem de gerar um campo magntico em resposta a uma corrente eltrica. Com esse campo, possvel alterar o estado de magnetizao de um meio magntico prximo, o que possibilita armazenar nele a informao contida no sinal eltrico. A recuperao (ou a leitura) da informao gravada realizada pelo processo inverso, denominado induo. Ou seja, a mdia magnetizada e em movimento sobre o cabeote de leitura induz nele uma corrente eltrica. Hoje, alm do fenmeno de induo, tambm so utilizados novos materiais estruturados artificialmente, formados por multicamadas magnticas conhecidas como vlvulas de spin.
maio de 2005 CINCIA HOJE 19

endido na primeira metade do sculo passado, aps o advento da fsica quntica, que nasceu em 1900, com a hiptese do fsico alemo Max Planck (18581947) dos quanta de energia, ou seja, a de que, na natureza, a energia gerada e absorvida em diminutos pacotes os quanta e no como um fluxo contnuo, como se imaginava at ento. Posteriormente, essa idia levou ao desenvolvimento da chamada fsica quntica teoria para os fenmenos do diminuto universo das entidades atmicas e moleculares atravs dos trabalhos do fsico alemo Albert Einstein (1879-1955), do dinamarqus Niels Bohr (1885-1962), do alemo Werner Heisenberg (1901-1976), do britnico Paul Dirac (1902-1984), entre outros. O sculo passado testemunhou um avano impressionante no entendimento do fenmeno do magnetismo, e, conseqentemente, suas aplicaes se multiplicaram e foram substancialmente aprimoradas. Apesar desses avanos, ainda h muitas coisas por compreender.

F S I C A

ADAPTADO DE HYPER PHYSICS

Magnetizao remanente

MR HC

Magnetizao do material

Magnetizao de saturao

Ms

Coercividade

H
Intensidade do campo magntico aplicado Magnetizao nula Magnetizao nula

Magnetizao de saturao no sentido oposto

Figura 1. O ciclo de histerese de um material magntico obtido ao aplicar sobre ele um campo magntico e medir sua resposta (magnetizao). O campo inicialmente nulo e aumentado gradativamente (linha tracejada), at o material no mudar mais sua magnetizao com a aplicao de campo (magnetizao de saturao). Depois, ele reduzido at atingir o valor nulo novamente. Entretanto, aps a aplicao do campo, geralmente o valor da magnetizao no o mesmo da magnetizao inicial, sendo chamada magnetizao remanente (MR) ou simplesmente remanncia. O sentido do campo , ento, invertido e vai sendo aumentado mais uma vez. O campo reverso necessrio para fazer com que a magnetizao retorne ao valor nulo conhecido como campo coercivo ou coercividade (Hc). O campo continua sendo aumentado at, novamente, o material alcanar o valor de saturao no sentido inverso. O campo posteriormente reduzido e invertido novamente, at fechar o ciclo A gravao magntica essencial para o funcionamento de gravadores de som e de vdeo, bem como de inmeros equipamentos acionados por cartes magnticos, como os caixas eletrnicos de banco. netizao relativamente baixa depois desse processo. J as ligas de samrio e cobalto (Sm-Co), por exemplo, precisam de campos muito intensos para ser totalmente magnetizadas, mas retm muita magnetizao quando o campo desligado.

O ciclo de histerese
No sculo passado, ocorreu uma verdadeira revoluo na compreenso das propriedades fundamentais dos materiais magnticos. Com isso, tornou-se possvel a produo de ligas cada vez melhores do ponto de vista das aplicaes. O que determina o enquadramento nas trs categorias descritas acima o ciclo de histerese do material. Esse ciclo representado pelo grfico da magnetizao M do material em funo do campo magntico externo aplicado H (figura 1). Em outras palavras, o ciclo de histerese mostra o quanto um material se magnetiza sob a influncia de um campo magntico e o quanto de magnetizao permanece nele depois que esse campo desligado. Por exemplo, o ferro se magnetiza com um campo externo de baixa intensidade, mantendo uma mag20 CINCIA HOJE vol. 36 n 215

Um bom m
Os ms permanentes so dispositivos usados para criar um campo magntico estvel em uma dada regio do espao, sendo a mais antiga aplicao dos materiais magnticos. Eles tm um papel importante na tecnologia moderna, sendo amplamente usados em dispositivos eletromagnticos (motores, geradores etc.), dispositivos acsticos (alto-falantes, fones, agulhas magnticas etc.), equipamentos mdicos (sistemas de ressonncia magntica nuclear, marca-passos etc.), instrumentos cientficos, entre outros. Como exemplo, a figura 2 mostra a quantidade de ms que so utilizados em um carro moderno. Como os ms so usados essencialmente para armazenar energia, seu mrito definido como a

F S I C A

mxima energia magntica armazenada por unidade de volume. Essa grandeza denominada produto energtico mximo (BHmax) corresponde rea do maior retngulo que pode ser inscrito no segundo quadrante (superior, esquerda) do ciclo de histerese, mostrado na figura 1. Geralmente, um bom m aquele que retm uma magnetizao elevada depois que foi submetido a um campo magntico externo preferencialmente, de baixa intensidade. Os fsicos denominam coercividade o valor do campo magntico externo necessrio para desmagnetizar um m. Assim, quanto maior a coercividade, melhor ser o m permanente, pois isso indica que ele se desmagnetizar com mais dificuldade. J a chamada magnetizao remanente ou, simplesmente, remanncia indica o quanto um material retm de magnetizao, depois de ser submetido a um campo magntico externo. Portanto, quanto mais largo e mais alto for o ciclo de histerese, melhor ser o m permanente, pois ele ter coercividade e magnetizao remanente elevadas. Alguns materiais, mesmo quando o campo magntico aplicado sobre eles praticamente nulo, permanecem com magnetizao elevada, gerando um campo magntico aprecivel em torno deles. Esse o caso dos ms convencionais que conhecemos um dos exemplos so os chamados ms de geladeira, atualmente muito empregados no campo da publicidade.

A descoberta recente
As ligas denominadas alnico foram descobertas em 1930 e so constitudas de ferro (Fe), nquel (Ni) e cobalto (Co) e dotadas de pequenas quantidades de alumnio (Al), cobre (Cu) e titnio (Ti) a palavra alnico vem da aglutinao das siglas dos elementos qumicos alumnio, nquel e cobalto. Essas ligas permitiram a fabricao de ms com produto energtico de at 43 mil joules por metro cbico de liga (BHmax = 43 kJ/m3). Outro material muito importante dessa classe a liga de samrio e cobalto (Sm-Co), que foi descoberta no incio da dcada de 1960 e que possibilitou o surgimento, na dcada seguinte, de ms comercialmente disponveis com produto energtico em torno de 150 kJ/m3. Como conseqncia do enorme progresso da tecnologia de materiais magnticos, tivemos a descoberta recente, em 1983, de novos ms de neodmio, ferro e boro (Nd-Fe-B), cujo produto energtico de 300 kJ/m3. Com essa crescente evoluo, centenas de aplicaes tecnolgicas em especial, motores e altofalantes tiveram e ainda tm drstica reduo de peso e tamanho, bem como grande aumento na eficincia. O mercado mundial de materiais magnticos duros (ou permanentes) da ordem de US$ 1 bilho ao ano, mas o mercado dos bens que deles dependem dezenas de vezes mais elevado.

ADAPTADO DE DRIVING FORCE: THE NATURAL MAGIC OF MANAGNETS, DE JAMES D. LIVINGSTON. HARVARD UNIVERSITY PRESS (BOSTON, EUA, 1997)

Figura 2. Diversos ms (materiais magnticos duros) utilizados em um carro moderno

maio de 2005 CINCIA HOJE 21

F S I C A

CEDIDO PELO AUTOR

Mdia magntica em movimento

Campo magntico gerado pelo pulso eltrico

Filme antiferromagntico Cobalto Cobre Nquel e ferro

Contato Entrada do pulso eltrico Cabeote indutivo Cabeote magnetorresistivo

Figura 3. Ilustrao de um processo de gravao e leitura magntica, utilizando, comparativamente, um cabeote indutivo convencional ( esquerda) e um cabeote magnetorresistivo com tecnologia moderna. Para gravar uma informao, ambos os sistemas contm um cabeote indutivo, onde um pulso eltrico, contendo a informao a ser gravada, transformado em campo magntico, que, por sua vez, altera a magnetizao da mdia. No caso convencional, a leitura feita pelo mesmo cabeote, transformando em sinais eltricos os campos magnticos variveis que so detectados. J nos sistemas mais modernos, existe o segundo cabeote, baseado no princpio da magnetorresistncia, que muito mais sensvel para detectar uma regio magnetizada ou seja, a informao gravada , pois esta causa nele uma alterao de sua resistncia eltrica. O processo pelo qual funciona o cabeote magnetorresistivo permite que esse dispositivo seja miniaturizado, mantendo uma tima sensibilidade, o que leva leitura de reas cada vez menores da mdia e, conseqentemente, um aumento considervel na densidade superficial de bits que podem ser gravados por unidade de rea

Doces, suaves ou moles


Por outro lado, um ciclo de histerese muito estreito indica um bom material magntico doce tambm chamado permevel, suave ou mole. Esses materiais so caracterizados por uma baixa coercividade ou seja, se desmagnetizam com facilidade e alta permeabilidade magntica isto , retm uma magnetizao elevada a partir de um campo aplicado de baixa intensidade. Bons exemplos de materiais magnticos doces alm de ligas clssicas como permalloy e mumetal so as ligas ferromagnticas amorfas (materiais sem estrutura definida, como o vidro, por exemplo, s que metlicos). Essas ligas, tambm descobertas na dcada de 1960, podem ser produzidas na forma de fitas, fios, filmes e, mais recentemente, at como estruturas macias. Podem-se separar os materiais magnticos amorfos em duas categorias: ligas base de ferro e ligas base de cobalto. As primeiras podem reter uma maior magnetizao quando submetidas a um campo magntico externo, mas perdem essa magnetizao a temperaturas mais baixas que as ligas de
22 C I N C I A H O J E v o l . 3 6 n 2 1 5

cobalto. Assim, cada categoria de liga encontra um nicho de aplicao especfico. interessante notar, entretanto, que, formando ligas base de ferro e cobalto, possvel encontrar composies com timas propriedades, quando se adicionam em torno de 5% de cobalto e 70% de ferro, bem como silcio e boro. Com isso, obtm-se os melhores magnetos doces ou seja, aqueles que respondem muito fortemente aplicao de campo magntico, mantendo uma coercividade muito baixa, em torno de 10 vezes menor que o campo magntico terrestre. Materiais magnticos doces, incluindo os amorfos, so utilizados em motores, geradores e transformadores, economizando bilhes de dlares todos os anos, pois ajudam a diminuir perdas energticas na produo e distribuio de eletricidade. tambm crescente o uso desses materiais como sensores magnticos, que tm um mercado estimado em torno de US$ 1 bilho ao ano. Assim, como no caso dos ms permanentes, esse mercado multiplicado por um fator elevado, se considerarmos os diferentes dispositivos que dependem desses materiais e tambm a economia de energia decorrente de seu uso em aplicaes prticas.

F S I C A

Onde a nanotecnologia realidade


Finalmente, h uma terceira classe, a dos materiais magnticos usados em gravao magntica, que tm ciclos de histerese intermedirios, suficientemente largos para serem estveis em uma dada temperatura, mas nem to estveis para que no seja possvel magnetiz-los novamente pelo cabeote de gravao. O mercado mundial em gravao magntica estimado em torno de US$ 100 bilhes por ano e vem se expandindo a uma taxa prxima a 17% ao ano. Nessa classe, esto as fitas de gravao de vdeo, de cassete, bem como disquetes e discos rgidos de computador. Esses meios so basicamente formados por um suporte fsico (plstico ou alumnio) e por um filme magntico, sendo que para estes usam-se, geralmente, xidos de ferro, platina e cromo. Para incrementar a coercividade, adicionado cobalto. Grandes volumes de informao so armazenados nessa mdia magntica na forma de bits binrios de informao. Essa informao armazena-se em pequenas regies magnticas, que permanecem magnetizadas em um sentido representando o zero ou em outro representando o um. Dizemos, ento, que o vetor momento magntico podese imagin-lo como uma diminuta agulha de bssola de cada regio aponta em um sentido ou em outro no plano do filme. O sentido desse vetor mede-se com um cabeote de leitura ultra-sensvel, cuja tecnologia tambm tem evoludo muito nos ltimos anos. Com o contnuo avano da tecnologia e a crescente demanda do mercado, as indstrias buscam, cada vez mais, miniaturizar os equipamentos e aumentar a densidade de informao de um disco rgido, isto , aumentar a quantidade de informao armazenada por unidade de rea. Atinge-se esse objetivo ao diminuir o tamanho efetivo dos bits, ou seja, diminuindo a rea que se mantm magnetizada em um dado sentido, indicando 0 ou 1. E a indstria de gravao magntica tem feito isso h 40 anos, nos quais conseguiram-se avanos significativos. Na dcada de 1960, a densidade de gravao j atingia a ordem de alguns mil bits por cm2 (kbits/ cm2). Em 2003, alguns discos disponveis no mercado j apresentavam densidades de 5 bilhes de bits por cm2 (Gbits/cm2), um aumento total de aproximada-

mente 9 milhes de vezes. Nos ltimos anos, o setor empresarial nessa rea tem conseguido o feito impressionante de dobrar a capacidade dos discos rgidos a cada nove ou 10 meses. E esse feito decorre de uma melhoria de todo o sistema de gravao e leitura, incluindo a parte mecnica, a parte eletrnica e a parte de leitura e gravao. Conforme exemplificada na situao da gravao magntica, a sofisticao no desenvolvimento de materiais magnticos tanta que j podem ser controladas estruturas em escala nanoscpica (milionsima parte do milmetro). Nessa rea, a nanocincia j uma realidade, e a tecnologia est rapidamente atingindo as dimenses nanomtricas. As propriedades fsicas dos materiais mudam quando as dimenses tpicas das estruturas envolvidas so da ordem dos nanmetros. assim que novas propriedades, com importantes aplicaes tecnolgicas, aparecem nesses materiais nanoestruturados.

Gigante da resistncia
O princpio da gravao e leitura magntica relativamente simples. Na gravao magntica convencional, um cabeote magntico indutivo usado para escrever a informao em um meio de gravao magntica (fita ou disco). Esse meio se move com relao ao cabeote, e assim os bits (regies magnetizadas em sentidos opostos) so gravados ao aplicar pulsos de correntes positivas ou negativas bobina que faz parte do cabeote para nossos propsitos aqui, podemos imaginar a bobina como um fio metlico enrolado. O mesmo cabeote pode ser utilizado para ler a informao, pois o movimento das regies magnetizadas da mdia sobre ele induz pequenssimas correntes na bobina sensora. Essas correntes so detectadas aps uma cuidadosa amplificao e processamento. O sinal obtido est diretamente relacionado com a velocidade relativa do cabeote e com o tamanho do bit (figura 3). A descoberta de um fenmeno que ficou conhecido como magnetorresistncia gigante, em 1988, sacudiu os meios acadmicos e tecnolgicos. Usando estruturas formadas por sanduches de ferro recheados com uma camada de trs tomos de cromo, os pesquisadores mediram a resistncia eltrica do sistema, para diferentes campos magnticos aplicados.
m a i o d e 2 0 0 5 C I N C I A H O J E 23

F S I C A

MISSO: OTIMIZAR PROPRIEDADES


O objetivo dos pesquisadores conceber novas idias, processos e modelos que eventualmente tenham aplicaes futuras. Dado o nmero limitado de pesquisadores trabalhando na rea no Brasil e o envolvimento incipiente da indstria nacional, torna-se difcil para o pas competir no campo das aplicaes. A alternativa encontrada por alguns pesquisadores como os do grupo do LMBT, da Unicamp trabalhar no estgio imediatamente anterior ao das aplicaes. A principal misso do grupo aperfeioar as propriedades dos nanomagnetos, a partir do entendimento de fenmenos observados. Esse esforo exige o cumprimento de diversas fases. A primeira, obvia-

mente, a concepo da idia. Em seguida, surge a etapa da produo dos materiais e, posteriormente, vem a caracterizao estrutural dos nanomagnetos. Para isso, so usados recursos como a microscopia eletrnica, a difrao de raios X e a luz sncrotron esta ltima a radiao eletromagntica emitida por eltrons energticos em um acelerador de partculas. Na seqncia, os pesquisadores, geralmente, submetem os materiais a um tratamento trmi-

Figura 4. Em (A) e (B) so mostradas as dimenses em nanmetros (nm) de nanopartculas de cobalto. Em (C), esto dois ciclos de histerese obtidos para o sistema Co0.3(SiO2)70 em baixa (azul) e alta temperatura (preto). A curva em preto mostra a ausncia de coercividade e remanncia quando o sistema se encontra no estado superparamagntico. Em (D), uma medida de magnetizao em funo da temperatura. O comportamento caracterstico de um sistema superparamagntico. Esses resultados foram obtidos no Laboratrio de Materiais e Baixas Temperaturas, da Universidade Estadual de Campinas (SP), e as fotografias no Laboratrio de Microscopia Eletrnica, do Laboratrio Nacional de Luz Sncrotron, tambm em Campinas

Quando as camadas de fora, ou seja, as camadas ferromagnticas (de ferro) do sanduche esto com alinhamento magntico contrrio um ao outro, o dispositivo tem resistncia eltrica alta. Entretanto, quando o alinhamento paralelo gerado pelo campo magntico externo , a resistncia menor, da ordem da metade (50%) da configurao anterior. A surpresa residiu no fato de que, at ento, uma variao mxima de cerca de 3% era conhecida e, portanto, o fenmeno ganhou o adjetivo gigante. Apesar de ser uma descoberta de apenas 16 anos, o fenmeno, hoje, j utilizado na enorme maioria dos cabeotes de leitura dos discos rgidos de computadores (figura 3), e toda uma nova rea da fsica, conhecida como eletrnica de spin (ou spintrnica), tem se desenvolvido a partir dessa descoberta, que foi realizada no laboratrio de Albert Fert, em Orsay (Frana), e contou com a colaborao de um pesquisador brasileiro, Mrio Baibich, atualmente pesquisador do Instituto de Fsica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De fato, a descoberta da magnetorresistncia gigante rapidamente entusiasmou a indstria da
24 C I N C I A H O J E v o l . 3 6 n 2 1 5

informtica, cuja sobrevivncia depende de ler campos magnticos muito pequenos nos discos rgidos. Ter um efeito maior significava poder ler coisas menores e com mais preciso. Assim, aps essa descoberta, uma nova tecnologia tem crescido continuamente nestes ltimos anos. So os chamados cabeotes ativos, quase sempre baseados no fenmeno da magnetorresistncia. Um cabeote magnetorresistivo pode detectar um bit de informao ao passar por ele, pois este mudaria sua resistncia eltrica pela presena do campo magntico. Alm disso, os cabeotes magnetorresistivos no precisam ter uma geometria complicada e podem ajudar a aumentar a densidade de informao contida nos discos magnticos atuais, pois so capazes de ler as informaes mesmo em maior densidade.

Como um minsculo m
Entre os sistemas nanoestruturados, encontram-se tambm os conhecidos por granulares, que so formados por nanopartculas (NPs) magnticas dispersas em um meio slido os chamados slidos

F S I C A

LMBT (IFGW)/LNLS/FOTO JULIANO DENARDIN

co que tem por finalidade estabilizar ou otimizar suas propriedades fsicas (magnticas e eltricas). Por fim, investigam-se essas propriedades e a conexo entre elas. Ao realizar todo esse estudo, surgem, naturalmente, comportamentos que no podem ser explicados. As respostas a essas dvidas exigiro outras teorias e modelos. E assim a cincia avana. Um exemplo das pesquisas realizadas no LMBT vem a seguir. A

figura 4A mostra uma fotografia obtida em um microscpico eletrnico de transmisso referente nanoestrutura de um sistema com 30% de cobalto em uma matriz amorfa de xido de silcio (SiO2). A frmula para essa nanoestrutura (Co0,3(SiO2)70). possvel obter informaes at sobre a cristalinidade da partcula que tem alguns nanmetros de dimetro atravs de fotografias de alta resoluo, como a da figura 4B.

C
300 25K 200 100 0 -100 20 -200 -300 -2 -1 0 1 2 40 300K 60

A figura 4C mostra dois ciclos de histerese obtidos para o sistema Co0,3(SiO2)70, em baixa e alta temperatura, onde tambm pode ser vista a ausncia de coercividade e remanncia quando o sistema se encontra no estado superparamagntico (alta temperatura). A figura 4D apresenta uma medida de magnetizao em funo da temperatura. Note que, aps aproximadamente 100 K, ambas as curvas uma correspondente amostra submetida a um campo magntico e a outra no seguem a mesma trajetria. Com base nessas curvas, possvel realizar diversos estudos bsicos e inclusive determinar a distribuio de tamanhos de partculas que compem o sistema investigado, mesmo antes de tirar qualquer fotografia atravs de microscopia eletrnica.

0 0

100

200

300

granulares ou lquido os fluidos magnticos. Cada um desses gros nanoscpicos pode ser imaginado como um minsculo m. Dependendo do tamanho da partcula, a direo de sua magnetizao pode sofrer rotao pela elevao da temperatura. Dizemos, ento, que a partcula se encontra no estado superparamagntico. Existem vrios tipos de sistemas granulares dependendo de sua formao. Por exemplo, os slidos podem ser formados por partculas de ferro (Fe), cobalto (Co), nquel (Ni) ou ferro-silcio (Fe-Si) em uma matriz que pode ser metlica como prata (Ag) ou cobre (Cu) , isolante xido de silcio (SiO2) ou xido de alumnio (AlO2) ou ainda uma liga ferromagntica amorfa. Esses so os tipos de sistemas que esto sendo estudados por um grupo do Laboratrio de Materiais e Baixas Temperaturas (LMBT) do Instituto de Fsica Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no estado de So Paulo (ver Misso: otimizar propriedades). importante estudar o comportamento de sistemas granulares para poder entender melhor seus mecanismos bsicos dos processos de magnetizao e, assim, tentar otimizar as aplicaes em dispositivos.

Fluidos magnticos
Arranjos de partculas mais controlados e mais complexos podem ser obtidos em soluo, por reao qumica. Essas NPs podem ser manipuladas posteriormente para formao de arranjos mais complexos. Nesses sistemas, possvel modificar, de modo preciso e independente, as propriedades individuais da fase nanomtrica, ao mudar tanto detalhes na sntese qumica quanto propriedades coletivas ao incorporar as NPs em diferentes meios. Em particular, para os fluidos magnticos ou ferrofluidos, existe uma grande variedade de opes de sua produo. Portanto, no por acaso que esses sistemas tm sido estudados com vrios propsitos tanto no campo cientfico quanto tecnolgico. Entre esses estudos, o uso de fluidos magnticos biocompatveis como vetores de droga um exemplo muito interessante o termo biocompatvel pode ser entendido como uma substncia que no causa efeitos colaterais significativos no organismo em que introduzido. O propsito dessa linha de pesquisa atuar diretamente sobre as clulas-alvo por exemplo, clulas cancerosas , retirando-as ou destruindomaio de 2005 CINCIA HOJE 25

F S I C A

EFEITO GIROMAGNTICO:
EINSTEIN COMO FSICO EXPERIMENTAL
Geralmente, imaginamos um Einstein queimando neurnios para bolar novas teorias e frmulas complicadas, ou seja, trabalhando como fsico terico. Mas foi justamente no magnetismo que Einstein realizou suas poucas incurses nos domnios da fsica experimental. Juntamente com o fsico holands Wander Johannes de Haas (1878-1960), ele publicou, em 1915, a demonstrao de um fenmeno denominado efeito giromagntico, conhecido hoje como efeito Einstein-De Haas. Como o prprio nome indica, o efeito giromagntico consiste na rotao de um fio ferromagntico gerada ao se modificar o campo magntico aplicado sobre ele. Ou seja, ao se aplicar ou se tirar um campo magntico em um fio perfeitamente alinhado verticalmente, observa-se um movimento de rotao em torno do eixo do fio em uma descrio um pouco mais tcnica, pode-se atribuir esse efeito ao fato de o momento magntico ser diretamente proporcional ao momento angular do fio, que deve se conservar; assim, ao se mudar o momento magntico, muda-se tambm o momento angular, e o fio inicia um movimento de rotao no sentido contrrio, para manter o momento angular constante. Esse efeito j era previsto na poca e vinha sendo perseguido experimentalmente desde meados do sculo 19. Portanto, a obteno do fenmeno mostra a habilidade experimental de Einstein e De Haas, que tiveram que realizar um experimento muito cuidadoso para observar o fenmeno, cuja obteno

sutil e dificultada por qualquer perturbao. Vale notar que, atravs do experimento, conhecendo diversas variveis, possvel estimar a constante de proporcionalidade entre os momentos magntico e angular e, a partir desse dado, obter um parmetro importante em magnetismo conhecido como fator g de Land uma homenagem ao fsico teuto-americano Alfred Land (1888-1975), que pesquisou o efeito giromagntico. Einstein e De Haas pensaram que haviam conseguido determinar o fator g com uma preciso de aproximadamente 10%, mas, na realidade, erraram em mais de 100%. Na poca, no se conhecia a noo de spin e no havia surgido a teoria quntica do magnetismo. Portanto, qualquer experimento teria que necessariamente discordar da teoria existente.

SUGESTES PARA LEITURA


REZENDE, S. Magnetismo em Terra Brasilis in Revista Brasileira de Ensino de Fsica, vol. 22, n. 3, p. 293, 2003. JILES, D. Magnetism and Magnetic Materials (Chapman & Hall, Londres, 1991). KNOBEL, M. Os Superpoderes dos Nanomagnetos, in Cincia Hoje, abril de 2000. KNOBEL, M. e GOYA, G. Ferramentas Magnticas na Escala do tomo in Scientific American Brasil, dezembro e 2004.

as, utilizando, para isso, fluidos magnticos biocompatveis. Isso acarretar um grande avano no tratamento de doenas que utilizam tratamento pelo mtodo convencional, ou seja, espalhando a droga por todo o corpo humano.

Aplicaes promissoras
Alm das pesquisas aplicadas em indstrias consolidadas, como a da gravao magntica, h outras sobre magnetismo e materiais magnticos que mereceriam destaque. Por exemplo, com a conexo de nanopartculas magnticas a clulas cancerosas, seria possvel aplicar um campo magntico alternado suficientemente forte para movimentar essas partculas e aquecer localmente o tumor, provocando a eliminao do cncer sem os indesejados efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia. Alm disso, o desenvolvimento de novos sensores magnticos em breve permitir novas formas de diagnstico, como a magnetoencefalografia, hoje proibitiva por causa de seu custo. Outra aplicao

til seria na rea ambiental, em que partculas magnticas poderiam ser utilizadas na eventualidade de um vazamento de leo, facilitando a coleta, recuperao e limpeza da rea afetada. Milhares de outras aplicaes poderiam ser citadas, mas as mencionadas j bastam para dar uma idia da importncia dessa rea na tecnologia de nosso dia-a-dia. E interessante ressaltar que o desenvolvimento tecnolgico vem ocorrendo em paralelo com pesquisas bsicas, pois o magnetismo uma rea da fsica da matria condensada com muitas questes fundamentais ainda por serem respondidas. No se sabe ao certo aonde essas pesquisas iro levar, mas sabe-se que, certamente, iro revolucionar o futuro da eletrnica e da informtica. Vale a pena destacar que toda essa atividade de pesquisa iniciou-se e teve continuidade com a presena importante de pesquisadores brasileiros, que tm contribudo enormemente para fazer dessa rea uma das mais ativas no mundo da tecnologia, apesar das enormes dificuldades de fazer pesquisa de ponta no Brasil.

26 C I N C I A H O J E v o l . 3 6 n 2 1 5

S-ar putea să vă placă și