Sunteți pe pagina 1din 15

1

ASPECTOS JURDICOS DA ADOO POR HOMOSSEXUAIS


Aline Grigoletti de Lacerda Costa 1

RESUMO A adoo, por si s, um tema que vem levantando inmeras questes ao longo dos anos, e, no que diz respeito adoo de crianas por homossexuais um tema atual que vem gerando muita polmica, tanto no mbito social quanto no jurdico. Sob a tica social um assunto que enfrenta muita resistncia, considerando que grande parcela da populao no admite que crianas sejam criadas em um lar homoafetivo. Juridicamente, o problema muito grande uma vez que no existe, na legislao brasileira, nenhuma norma jurdica que permita ou impea, de forma clara e expressa, esta forma de adoo. A doutrina e a jurisprudncia oferecem grandes divergncias de opinies, parte daqueles que compreendem ou no as transformaes que ocorreram na organizao social ao longo do tempo, e principalmente no que diz respeito constituio da famlia onde hoje deixou de ter como alicerce a exclusiva organizao de matrimnio e gerao de filhos, para ser vista com os olhos do amor e a afetividade, como elementos fundamentais. Neste texto so abordados alguns dos aspectos localizados na literatura e na jurisprudncia, considerando em especial a viabilidade da adoo homoafetiva, sob o enfoque do melhor interesse da criana e do adolescente. PALAVRAS-CHAVE: Adoo; homossexualidade; entidade familiar.

INTRODUO A adoo de crianas por casais homoafetivos (homens ou mulheres) vem sendo alvo de discusso perante a sociedade, em virtude de ser uma situao que j realizada de fato. um tema pertinente, pois as relaes homossexuais sempre existiram e no constituem minoria. Ainda no h entendimento jurdico definitivo acerca do tema, h muitas incertezas e divergncias na jurisprudncia e doutrina. A discusso do tema que trata da adoo e da homossexualidade chama a ateno, e atinge o lado afetivo das pessoas, j faz parte dos tribunais, e exige uma posio mais definida por parte do universo jurdico. Traz preocupao, pois toda mudana e alterao da sociedade influi diretamente nas normas jurdicas que disciplina o Estado de Direito, em especial
Acadmica do curso de Direito das Faculdades Integradas do Brasil Unibrasil, orientada por Dra. Ana Carla Harmatiuk Matos.
1

quando se trata de um Estado democrtico como o Brasil. O direito no pode ficar omisso ou indiferente aos fatos da nossa realidade social que est em evoluo todos os dias, e o Direito deve evoluir com ela.

1 HOMOSSEXUALIDADE A homossexualidade antes era chamada de homossexualismo, mas o sufixo ismo dava a idia de doena, e s passou a ser chamada de homossexualidade em 1995, pois significa modo de ser. Ela sempre existiu. Na Grcia era vista como necessidade; as civilizaes primitivas praticavam relaes homossexuais em ritos de adorao aos deuses. Transformou-se em pecado na Idade Mdia, pois havia a influncia do cristianismo. J para as primeiras leis civis, a homossexualidade era vista como caso de extermnio. No se sabe da onde vem se psicolgico, gentico, resultado de condicionamento biolgico, ou qualquer outra coisa que venha a ser alegada. Mas inaltervel, e est claro que no uma opo, uma orientao, pois ningum escolhe ser homossexual. Por no ser uma escolha, no pode continuar sendo alvo de marginalizao e preconceitos como vem ocorrendo desde sempre, como por exemplo Felipa de Sousa, que foi acusada de praticar o lesbianismo, e torturada pela Inquisio.2 Na dcada de 80, a AIDS era chamada de cncer gay. 3 poca foi uma doena extremamente rotulada como pertencente apenas dos homossexuais, o que fez com que a homofobia crescesse cada vez mais, pois era a doena de 'bicha', embora o governo nada tenha feito para prevenir e quase todas as iniciativas partiram das ONG's - Organizaes no Governamentais e dos prprios grupos homossexuais. 4 O CID - Classificao Internacional de doenas da Organizao Mundial da Sade (OMS), por longos anos identificou a homossexualidade como desvio ou transtorno sexual. 5 S em 1973 que a APA - Associao Americana retirou a
MOTT, L. Igreja e homossexualidade no Brasil: cronologia temtica, 1547-2006. Disponvel em: <http://www.diversidadecatolica.com.br/opiniao_mott.asp> Acesso em 13 fev. 2009. 3 BISCARO, R.R. A aids e sua epidemia de significaes nos Estados Unidos. Disponvel em :< http://www.espacoacademico.com.br/067/67biscaro.htm > Acesso em 15 nov. 2008. 4 Idem. 5 SANTOS, L. M. P. dos. Conflito entre o direito integridade psquica e moral e o direito ao livre desdobramento da personalidade. Homossexualismo e liberdade de crena.
2

homossexualidade da lista de doenas/transtornos mentais. 6 No sculo XX, ao menos no chamado mundo ocidental, nota-se uma maior tolerncia em relao aos homossexuais, dando mais nfase ao principio da dignidade da pessoa humana. A Igreja j no faz mais imposies como antes. O afeto passa a ser um pouco mais valorizado, e pode-se dizer que houve uma diminuio quanto homofobia na sociedade. Diante desse contexto, os homossexuais passaram a formar grupos e a se organizar de forma a tentar buscar a concretizao dos seus direitos e tentar diminuir a discriminao existente. Com a ocorrncia de diversos movimentos e ate rebelies, eles foram ganhando um pouco mais de espao, mas infelizmente, esse espao ainda muito pequeno. Entretanto, persistem na tentativa de formar mais grupos para conseguir a efetivao dos direitos garantidos pela Constituio, mas que so garantidos de forma efetiva apenas para heterossexuais, como por exemplo, o direito de mostrar afeto publicamente.
7

O primeiro grupo homossexual foi criado em 1978, chamado de Somos.8 Anos mais tarde foi fundada a organizao no governamental GGB Grupo gay da Bahia, que, de acordo com suas pesquisas, demonstrou que foram assassinados no Brasil em 2008 mais de 190 homossexuais. 9 Infelizmente, a violncia alm de fsica, muitas vezes tambm moral, violando a integridade da pessoa. Com pases evoluindo no atendimento dessa minoria, o Brasil no permite discriminao, porem nada faz para dar a garantir novos direitos. H a necessidade de se ressaltar um fato ocorrido no Tribunal de Justia do Distrito Federal, o qual negou o depoimento de uma testemunha pelo fato dela ter orientao homossexual.

Disponvel em: <revista.grupointegrado.br/discursojuridico/include/getdoc.php?id=276&article =6&mode=pdf> Acesso em 12 nov. 2008. 6 FREITAS, A. de.Quem no segue as normas de gnero continuar a ser "doente mental"?. Disponvel em : <http://heresia.birosca.org/content/quem-n-o-segue-normas-de-g-nerocontinuar-a-ser-doente-mental> Acesso em 25 dez. 2008. 7 SILVA JNIOR, E. de D. A possibilidade jurdica de adoo por casais homossexuais. 3 ed. rev. atual. Curitiba: Juru, 2007. p.61. 8 FACCHINI, R. Sopa de letrinhas?.Rio de Janeiro: Garamond, 2005.p.93. 9 AZEVEDO,R.Homossexualismo. Disponvel em:<http://blig.ig.com.br/otroglodita/tag/homossexualismo/> Acesso em: 20 abril. 2009.

Atualmente at se pode falar em tolerncia , a qual no realizada com freqncia, e tambm em uma maior concretizao do principio da dignidade da pessoa humana. Entretanto, muitos direitos ainda no so absolutos, como por exemplo o direito dos homossexuais em construir uma famlia.

2 A EVOLUO DA FAMLIA NO DIREITO BRASILEIRO A noo de famlia vem sofrendo alteraes no que diz respeito a sua estrutura, pois at pouco tempo a famlia era patriarcal, a qual segundo Hlio Apoliano CARDOSO, a cidadania plena concentra-se na pessoa do chefe, dotado de direitos, enquanto que os mesmos eram limitados aos demais membros (esposa e filhos). 10 Era, tambm, caracterizada pelo casamento de um homem e uma mulher, com objetivo de ter filhos. J as mudanas da CF/88 foram revolucionrias, e a famlia passa a ser pautada na pluralidade de entidades. Com isso, a unio estvel passou a ser tutelada como entidade familiar no artigo 226 pargrafo 3 da CF/88, o qual dispe: Para efeito da proteo do Estado reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. Ao delimitar que a unio estvel entre um homem e uma mulher, acabou indo contra ao princpio fundamental de igualdade, pois a unio pelo amor que caracteriza a entidade familiar, e no s a diversidade de gneros. No entendimento de Eduardo de Oliveira LEITE, o concubinato mereceu consagrao constitucional, sob a denominao equivocada de unio estvel (como se o casamento legitimo no fosse tambm uma unio estvel). Melhor seria que o constituinte tivesse se referido unio livre (sem impedimentos matrimoniais, portanto). 11 No que diz respeito ao casamento, conforme descreve Washington de Barros MONTEIRO, a sociedade brasileira, em determinado momento histrico, instituiu o casamento como regra de conduta. A partir da, surgiu a problemtica da unio conjugal sem casamento. As relaes no Brasil apresentam-se de
CARDOSO, H. A. Da unio estvel. Teoria e jurisprudncia. So Paulo: Iglu, 2000. p. 27. LEITE, E. O. Concubinato frente nova Constituio. In: ALVIM, T. A. (Coord.). Repertrio de Doutrina e Jurisprudncia sobre Direito de Famlia. Aspectos Constitucionais, Civis e Processuais. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993.v.2.p. 22-35.
11 10

forma repressora na maioria das vezes, pois este adota, assim como Portugal, regras rgidas no que diz respeito famlia, devendo esta ser constituda por um casamento formal.
12

Com a Constituio de 1988, o Direito de Famlia contou com uma significativa mudana, pois passa a proteger as diversas formas de famlia que hoje existem, dando mais nfase aos princpios de igualdade e isonomia. Reconhece, finalmente, uma famlia estruturada nas relaes de autenticidade, afeto, amor, dialogo e igualdade, em nada se confunde com o modelo tradicional, quase sempre prximo da hipocrisia, da falsidade institucionalizada, do fingimento. 13 Nota-se tambm que o ordenamento infraconstitucional se alinha para consagrar a igualdade entre os cnjuges e formas de filiao, com foco mais intenso no principio do melhor interesse da criana e/ou adolescente. Hoje a sociedade, com o devido apoio legal, tem seu conceito estabelecido no fato de que a instituio familiar existe a partir do momento que tenha como base o sentimento entre seus componentes, e entende que deve se ressaltar em um relacionamento, caractersticas tais como a sua afetividade, a convivncia com amor, o respeito e a assistncia recproca, mesmo que esteja concretizado s margens do casamento. 14 Mas essas mudanas no significam que preconceitos desapareceram. Muito pelo contrrio, continuam cada vez mais presentes. Ainda no h aceitao quanto a atos ou comportamentos que fogem do que se tem como certo. Quando de trata da famlia homossexual, muitos julgadores ainda no reconhecem direitos imprescindveis, como liberdade, igualdade e dignidade que so assegurados pela Constituio. Poucos a reconhecem como unio estvel. Para Ana Carla Harmatiuk MATOS, neste contexto, uma primeira manifestao surge, ainda que timidamente, como a noo de sociedade de fato. A partir disso, a famlia homossexual deixa de ser vista como uma relao ftica,
12

MONTEIRO, W. de B. Curso de direito civil. Direito de Famlia. So Paulo: Atlas, 2004.

p. 76.

CARDOSO, H. A . Op. cit. p .367. OLIVEIRA, A.S.de. Unio homossexual, famlia e a proteo constitucional dignidade da pessoa humana. Disponvel em : < http://jusvi.com/artigos/2085> . Acesso em: 15 julho 2009.
14

13

no sentido de encontrar-se apenas no plano dos fatos, e fora do mbito de Direito. 15 Por no haver no universo jurdico o reconhecimento da uniao estvel entre homossexuais, os juizes, at ento, diante das evidncias da unio homossexual, agem como se fosse uma sociedade de fato, uma relao comercial, significando que o par se uniu com o objetivo maior de auferir lucros. Mesmo vivendo nas mesmas condies que os heterossexuais, os homossexuais no tm sua relao estabelecida de forma a gerar todos os direitos conferidos aos heterossexuais, e sua uniao no protegida por lei e no goza de amparo estatal. No entanto, importante destacar que, segundo Celso Antonio Bandeira de MELLO, citado por Fernanda Marion SPENGLER,
(...) o alcance do princpio da igualdade no se restringe a nivelar os cidados diante da norma legal posta, mas que a prpria lei no pode ser editada em descon formidade com a isonomia. Ou seja, a lei no deve ser fonte de privilgios ou perseguies, mas o instrumento regulador da vida social que necessita tratar equitativamente a todos, sendo esse o contedo poltico ideolgico absorvido pelo princpio da isonomia e juridicizado 16 pelos textos constitucionais em geral.

Os Estados de Sergipe e Mato Grosso do Sul j tm em suas Constituies, a proteo discriminao por orientao sexual. Diante disso, indispensvel que recebam amparo constitucional frente a todo o pas, com todos os direitos e deveres como qualquer outra relao, pois a formao de uma famlia um direito que lhes deve ser concedido. Recorrendo-se a Maria Berenice DIAS,
J estava mais do que na hora de a Justia reconhecer que os homossexu ais tm capacidade de constituir uma famlia e plenas condies de criar, educar, proteger e amar uma criana. Parece que agora a Justia, finalmente, tomou conscincia de que recusar a chancela judicial no impede que as pessoas busquem a realizao de se us sonhos. Assim, mesmo que o legislador se omita em editar leis que assegurem direitos s unies homoafetivas, nem por isso os homossexuais vo deixar de constiturem famlia. Igualmente, no admitir que ambos adotem, no impede que crianas passem 17 a viver em lares formados por pessoas do mesmo sexo.

MATOS, A. C.Unio entre pessoa do mesmo sexo: aspectos jurdicos e sociais. Belo Horizonte: Del Rey. 2004. p.71. 16 SPENGLER, F. M. Unio homoafetiva: o fim do preconceito. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. p. 56. 17 DIAS, M. B. O direito a um lar. Disponvel em: <http:/www.mariaberenicedias.com.br> Acesso em: 20 mar. 2009.

15

Os casais homoafetivos querem ver nas suas unies uma famlia reconhecida pelo direito, e muitos desejam que dessa famlia faam parte os filhos. Segundo Viviane Brito YANAGUI, deve haver no Brasil uma lei que regule as unies homossexuais, porque legitim-las restituir a cidadania a milhares de pessoas que querem nada mais do que ter garantida sua livre vivncia de orientao sexual e afetiva. Porque em uma sociedade democrtica, a diversidade humana no pode justificar excluses sociais. 18 Quanto aos aspectos civis da unio homoafetiva, Fabiana Marion SPENGLER refere como principais os aspectos que tratam da partilha de bens, dos direitos sucessrios, a previdncia social e o direito aos alimentos.
19

Sobre a partilha de bens, defende Maria Berenice DIAS que, Se duas pessoas passam a ter vida em comum, cumprindo os deveres de assistncia mtua, em um verdadeiro convvio estvel, caracterizado pelo amor e respeito mtuo, com o objetivo de construir um lar, inquestionavelmente que tal vnculo, independentemente do sexo de seus participantes, gera direitos e obrigaes que no podem ficar margem da lei.20 Para este reconhecimento necessrio que seja devidamente comprovado que houve esforo comum do casal homossexual na aquisio de patrimnio. Assim, em caso de separao ser dividido 50% a cada uma das partes. Ao se identificar uma parceria civil homossexual e comprovar a presuno do esforo comum, com o reconhecimento da existncia da contribuio efetiva de ambos os parceiros na aquisio de patrimnio, pode-se tambm reconhecer e comprovar o perodo de convivncia. 21

3 UNIES HOMOAFETIVAS E ADOO


YANAGUI, V. B. Unio homossexual. Necessidade de reconhecimento legal das relaes afetivas entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/sf/senado/unilegis/pdf/UL_TF_DL_2005_Viviane_ Brito.pdf> Acesso em 18 jan. 2009. 19 SPENGLER, F. M. Op.cit.p.105 133. 20 DIAS, M. B. Unio homossexual: aspectos sociais e jurdicos. Disponvel em: <http://www.mariaberenicedias.com.br> Acesso em: 23 maio 2008. 21 DIAS, M.B. Unies homoafetivas:uma realidade que o Brasil insiste em no ver. Disponvel em : < http://www.casadamaite.com/node/6722> Acesso em: 12 julho 2009.
18

No que diz respeito construo de uma famlia, na ausncia de biolgica, a adoo possibilita que uma famlia substituta assuma os deveres e adquira tambm direitos para com as crianas e adolescentes, decorrentes de seu novo posicionamento, no lugar da natural. A partir de 1990, entrou em vigor o ECA - Estatuto da criana e do adolescente, que passou a vigorar no pas estabelecendo um novo modelo jurdico e social, moderno e que estabelece as relaes da assistncia infncia e adolescncia, como afirma SILVA. 22 Com a promulgao do ECA, veio tona os fundamentos e princpios de proteo integral, defendidos pela ONU - Organizao das Naes Unidas e pela Declarao Universal dos Direitos da Criana; os menores passaram a ser considerados como indivduos em fase de desenvolvimento, com direito proteo integral, inclusive de um lar e uma famlia, mesmo que esta no seja a sua famlia de origem. 23 A partir de ento, as crianas abrigadas em orfanatos passaram a ter o direito jurdico de serem encaminhadas para famlias substitutas, como medida protetiva que se preocupa prioritariamente com os interesses da criana e do adolescente, conforme medidas protetivas do artigo 101 do ECA. Dentro desse preceito constata-se que, conforme o ECA em seu artigo 19, toda criana e adolescente tem o direito de ser criado e educado no seio de sua famlia, e caso isso no seja possvel, cabe s autoridades, diante da vontade de uma famlia substituta, assegurar para a criana uma convivncia familiar e comunitria adequada. Acompanhando esse entendimento da sociedade e da famlia, o direito passou a regular a adoo visando proteo das crianas, e exigindo maior interveno do Estado para realizar esse propsito. Assim, conforme destaca SILVA, com a promulgao das normas legais da atualidade, a assistncia criana e ao adolescente deixou de ser vista como
SILVA, R. Os filhos do governo: a formao da identidade criminosa em crianas rfs e abandonadas. So Paulo: tica., 1997.p. 97. 23 SOUZA, A.S.A de. Cdigo de Menores x ECA: Mudanas de Paradigmas. Disponvel em:< http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/deed5f8a-32a1-48cbb52f-816adc45e7e0/Default.aspx.> Acesso em: 28 set 2009.
22

uma questo de assistencialismo e passou a ser considerada como uma questo social, onde se busca a integrao da criana dentro da famlia, e no de uma instituio.24 A Constituio Federal, no seu art. 227, estabelece:
Art.227 dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloca-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. 5 A adoo ser assistida pelo Poder Pblico, na forma da lei, que estabelecer casos e condies de sai efetivao por parte dos estrangeiros.

J a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criana e do Adolescente, por sua vez, veio regulamentar o citado 5 do art. 227 da Constituio Federal, ao dispor que:

Art. 42 Podem adotar os maiores de vinte e um anos, independentemente de estado civil .

Entretanto, a Lei 12.010 de 2009 alterou esse artigo, o qual passou a vigorar da seguinte forma:

Art. 42. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil.

Ao se analisar os dispositivos observa-se que em nenhum deles h expresso impedimento para que os indivduos homossexuais concretizem uma adoo. Deve-se ainda considerar que o art. 43 do citado ECA, estabelece que "adoo poder ser deferida quando apresentar reais vantagens para o adotante e fundar-se em motivos legtimos". Apesar das diferenas quanto aos requisitos pessoais, formais, ou efeitos da adoo, todas as leis se orientam pelos princpios de proteo ao interesse da criana, sua integrao vida familiar e pela participao do Estado, atravs

24

Ibidem. p. 47.

10

do Judicirio, na constituio da adoo. 25 a realidade da ausncia de orientao familiar, do abandono de crianas por seus familiares e tambm da prpria dificuldade do Estado em atender as suas prprias normas constitucionais, que vem, inclusive, movendo as pessoas e os casais hetero e homossexuais, a se preocuparem e tomarem a posio de legalizar uma adoo, que possa, no somente ampliar e participar do seu ambiente familiar, mas tambm atender a uma criana que est abandonada pela famlia e pela sociedade, abrigada em instituies das mais diversas. 26 Assim, diante da diversidade de organizao familiar dos dias atuais, e em face ao grande nmero de crianas que esto institucionalizadas e aguardando a adoo, j vem sendo aceita pela justia, a possibilidade de casais homoafetivos concretizarem essa adoo, reduzindo alguns dos problemas sociais encontrados no to diversificado contexto da sociedade hoje. 27 Neste sentido, a jurisprudncia j tem se posicionado, como se observa na deciso a seguir:
Adoo cumulada com destituio do ptrio poder. Alegao de ser homossexual o adotante. Deferimento do pedido. Recurso do Ministrio Pblico. 1. Havendo os pareceres de apoio (psicolgico e de estudos sociais), considerando que o adotado, agora com dez anos, sente agora orgulho de ter um pai e uma famlia, j que abandonado pelos genitores com um ano de idade, atende a adoo aos objetivos preconizados pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e desejados por toda a sociedade. 2. Sendo o adotante professor de cincias de colgios religiosos, cujos padres de conduta so rigidamente observados, e inexistindo bice outro, tambm a adoo, a ele entregue, fator de formao moral, cultural e espiritual do adotado. 3. A afirmao de homossexualidade do adotante, preferncia individual constitucionalmente garantida, no pode servir de empecilho adoo de menor, se no demonstrada ou provada qualquer manifestao ofensiva ao decoro, e capaz de deformar o carter do adotado, por mestre a cuja atuao tambm entregue a formao moral e cultural de muitos outros jovens. Votao:Unnime Resultado: Apelo improvido TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Acrdo: Apelao Cvel Processo 1998.001.14332 Relator: Desembargador Jorge Magalhes Julgamento: 23.03.1999 Nona Cmara Cvel. Resta evidenciado que, ainda que no exista respaldo jurdico adoo pelos homoafetivos, os Juzos vm adotando a regra dos benefcios a que passariam prover GUERIN,C.R.Adoo e unio homoafetiva. Disponvel em:< http://www.ibdfam.org.br/?artigos&artigo=524> Acesso em: 15 ago. 2009. 26 JUNIOR, E.C.C. Da adoo por homossexuais. Disponvel em: < http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4302> .Acesso em: 15 ago.2009. 27 DIAS, M. B. Unies homoafetivas:uma realidade que o Brasil insiste em no ver...
25

11

as crianas destitudas de prerrogativas, abandonando, ainda que timidamente, a questo da preferncia sexual de seus possveis pais. um grande comeo, mas o mais importante que no se pare por a. Respeitvel se faz a constitucionalidade de uma lei que resguarde tal direito, para que se ponha um basta na questo da excluso pela orientao sexual dos adotandos.

Portanto, no se pode mais permitir que a orientao sexual dos casais seja um fator preponderante para o impedimento da adoo e da constituio de um lar, uma vez que essencialmente se estaria disseminando a discriminao, a qual combatida pela prpria Carta Magna. Ao se analisar a adoo de crianas por homossexuais pode-se entender que a interpretao adequada dos termos da Constituio Federal, torna possvel essa adoo, desde que estejam cumpridos os requisitos legais do instituto e tanto de forma unilateral quanto em conjunto, e este ato pode ser equiparado adoo realizada por indivduo heterossexual. Mesmo porque, neste contexto, o nico elemento que pode trazer discrdia a orientao sexual do adotante, que no requisito essencial, e sim, comprovadamente discriminativo. 28 Por isso, o impedimento a um casal de homossexuais que queira e possa adotar uma criana, pode ser classificada como afronta aos princpios constitucionais da igualdade e do respeito dignidade humana. 29 Tambm, refora-se que na deciso do magistrado, sempre deve ser evidenciada a prevalncia dos interesses do adotando. E mais, a orientao afetiva e sexual de uma pessoa, adotante ou no, no determinante para indicar desvios comportamentais ou que a inabilite ao pleno e responsvel exerccio da paternidade ou maternidade. 30 No se pode generalizar a ponto de afirmar que os homossexuais so incapazes de proporcionar um ambiente familiar saudvel. Mesmo porque, muitos deles levam vidas inteiramente ajustadas, sem que sua orientao sexual tenha qualquer influncia negativa sobre o adotando, ao contrrio do que,

DIAS, M. B. Unies homoafetivas:uma realidade que o Brasil insiste em no ver... OLIVEIRA, A.S.de. Unio homossexual, famlia e a proteo constitucional dignidade da pessoa humana.. 30 PARAVISO,I.G. Adoo por homossexuais. Disponvel em: < http://74.125.47.132/search?q=cache:h5TuZo_NSNsJ:direito.newtonpaiva.br/revistadireito/docs/convi dados/002.doc+a+orienta%C3%A7%C3%A3o+afetiva+e+sexual+de+uma+pessoa,+adotante+ou+n% C3%A3o,&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em : 18 set. 2009.
29

28

12

eventualmente, pode ser observado em alguns heterossexuais que, mesmo enquadrados na viso normal da maioria, podem influenciar, negativamente, aquele a quem adotou, especificamente em funo de sua conduta sexual, conforme distingue Luiz Carlos de Barros FIGUEIREDO.
31

Pode-se entender que, um fator que possa vetar a adoo de crianas e adolescentes por homossexuais a existncia de um ambiente familiar desajustado, capaz de causar conseqncias danosas para o desenvolvimento da criana ou adolescente, uma vez que, de acordo com o art. 29 do Estatuto da Criana e do Adolescente, No se deferir colocao em famlia substituta a pessoa que revele, por qualquer modo, incompatibilidade com a natureza da medida ou no oferea ambiente familiar adequado. Diante de tanta dificuldade imposta, e do fato de nem sempre a adoo para o casal homossexual ser concedida, muitos casais homossexuais acabam optando pela adoo por apenas um dos parceiros, como pode ser visto nessa jurisprudncia:
EMENTA: Adoo cumulada com destituio do ptrio poder. Alegao de ser homossexual o adotante. Deferimento do pedido. Recurso do Ministrio Pblico. 1. Havendo os pareceres de apoio (psicolgico e de estudos sociais), considerando que o adotado, agora com dez anos, sente agora orgulho de ter um pai e uma famlia, j que abandonado pelos genitores com um ano de idade, atende a adoo aos objetivos preconizados pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e desejados por toda a sociedade. 2. Sendo o adotante professor de cincias de colgios religiosos, cujos padres de conduta so rigidamente observados, e inexistindo bice outro, tambm a adoo, a ele entregue, fator de formao moral, cultural e espiritual do adotado. 3. A afirmao de homossexualidade do adotante, preferncia individual constitucionalmente garantida, no pode servir de empecilho a doo de menor, se no demonstrada ou provada qualquer manifestao ofensiva ao decoro, e capaz de deformar o carter do adotado, por mestre a cuja atuao tambm entregue a formao moral e cultural de muitos outros jovens. (TJRJ. Acrdo: Apelao Cve l Processo 1998.001.14332.Voto: Unnime. Rel: Des.Jorge Magalhes. 23.03.1999 9. CC.)

Menciona-se que no existe nenhuma lei ou dispositivo que defina a obrigatoriedade de se imitar a famlia biolgica na adoo, mesmo em se tratando de casais formados por pessoas do mesmo sexo. 32 E, fundado no princpio da legalidade, previsto no artigo 5, inciso II da Constituio Federal,

31

FIGUEIREDO, L. C. de B. Adoo para homossexuais. 4. ed. Curitiba: Juru, 2004. p. PARAVISO,I.G. Adoo por homossexuais...

83.

32

13

segundo o qual ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei, uma vez que, se no h nenhum dispositivo do Estatuto da Criana e do Adolescente que restringe a adoo, somente, a casais heterossexuais, legalmente, os casais homossexuais possuem o direito de adotar.

CONCLUSO

Hoje entende-se a unio dos homossexuais, como grupo que existe, uma entidade familiar composto por pessoas que tem direito de serem considerados, respeitados e no discriminados, quer como filhos, casais ou famlia, que impe reconhecer, considerando que, onde houver excluso e discriminao, no se evidenciar a justia e a solidariedade. O ser humano caminha ao longo do tempo em uma busca contnua, e cada vez maior, de sua satisfao pessoal, de rejeio de princpios pr institudos e dogmas consolidados, os quais vm sendo rompidos a cada tempo, em virtude da evoluo social e de conformidade com os interesses da coletividade, contribuindo para o crescimento das expectativas sociais. Os homossexuais correspondem a um grupo de pessoas cuja expectativa e estilo de vida no se encontram ajustados ao padro comum estabelecido pela sociedade, mas nem por isso, deixam de ser cidados, com direitos e deveres, com diferentes opes, mas que tm o direito de enfrentar e vencer o preconceito demonstrando seu carter e idoneidade, capazes de cuidar e servir de apoio, na sua busca de estabelecer vnculos familiares duradouros, por meio da adoo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AZEVEDO,R. Homossexualismo. em:<http://blig.ig.com.br/otroglodita/tag/homossexualismo/>

Disponvel Acesso em: 20 abril.

14

2009. BISCARO, R.R. A aids e sua epidemia de significaes nos Estados Unidos. Disponvel em :< http://www.espacoacademico.com.br/067/67biscaro.htm > Acesso em 15 nov. 2008. CARDOSO, H. A. Da unio estvel. Teoria e jurisprudncia. So Paulo: Iglu, 2000. DIAS, M.B.O direito a um lar. Disponvel: <http:/www.mariaberenicedias.com.br> Acesso em: 20 de mar. 2009. DIAS, M. B. Unio homossexual: aspectos sociais e jurdicos. Disponvel em: <http://www.mariaberenicedias.com.br> Acesso em: 23 maio 2008. DIAS, M. B. Unies homoafetivas:uma realidade que o Brasil insiste em no ver. Disponvel em : < http://www.casadamaite.com/node/6722> Acesso em: 12 julho 2009. FACCHINI, R. Sopa de letrinhas?.Rio de Janeiro: Garamond, 2005.p.93. FIGUEIREDO, L. C. de B. Adoo para homossexuais. 4. ed. Curitiba: Juru, 2004. FREITAS, A. de.Quem no segue as normas de gnero continuar a ser "doente mental"?. Disponvel em : <http://heresia.birosca.org/content/quem-n-o-seguenormas-de-g-nero-continuar-a-ser-doente-mental> Acesso em 25 dez. 2008. GAMA, G. C. N. da. O companheirismo: uma espcie de famlia. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. GUERIN,C.R.Adoo e unio homoafetiva. Disponvel http://www.ibdfam.org.br/?artigos&artigo=524> Acesso em: 15 ago. 2009. em:<

JUNIOR, E.C.C. Da adoo por homossexuais. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4302> .Acesso em: 15 ago.2009.

<

LEITE, E. O. Concubinato frente nova Constituio. In: ALVIM, T. A. (Coord.). Repertrio de Doutrina e Jurisprudncia sobre Direito de Famlia. Aspectos Constitucionais, Civis e Processuais. v. 2. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. MATOS, A.C.H.Unio entre pessoas do mesmo sexo: aspectos jurdicos e sociais. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. MONTEIRO, W. de B. Curso de direito civil. Direito de Famlia. So Paulo: Atlas, 2004. MOTT, L. Igreja e homossexualidade no Brasil: cronologia temtica, 1547-2006. Disponvel em: <http://www.diversidadecatolica.com.br/opiniao_mott.asp> Acesso

15

em 13 fev. 2009. OLIVEIRA, A.S.de. Unio homossexual, famlia e a proteo constitucional dignidade da pessoa humana. Disponvel em : < http://jusvi.com/artigos/2085> . Acesso em: 15 julho 2009. PARAVISO,I.G. Adoo por homossexuais. Disponvel em: < http://74.125.47.132/search?q=cache:h5TuZo_NSNsJ:direito.newtonpaiva.br/revistad ireito/docs/convidados/002.doc+a+orienta%C3%A7%C3%A3o+afetiva+e+sexual+de +uma+pessoa,+adotante+ou+n%C3%A3o,&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em : 18 set. 2009. SANTOS, L. M. P. dos. Conflito entre o direito integridade psquica e moral e o direito ao livre desdobramento da personalidade. Homossexualismo e liberdade de crena. Disponvel em: <revista.grupointegrado.br/discursojuridico/include/getdoc.php?id=276&article =6&mode=pdf> Acesso em 12 nov. 2008. SILVA JNIOR, E. de D. A possibilidade jurdica de adoo por casais homossexuais. 3 ed. rev. atual. Curitiba: Juru, 2007. SILVA, R. Os filhos do governo: a formao da identidade criminosa em crianas rfs e abandonadas. So Paulo: Editora tica. 1997. SOUZA, A.S.A de. Cdigo de Menores x ECA: Mudanas de Paradigmas. Disponvel em: http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/deed5f8a32a1-48cb-b52f-816adc45e7e0/Default.aspx. Acesso em: 28 set 2009. SPENGLER, F. M. Unio homoafetiva: o fim do preconceito. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. YANAGUI, V. B. Unio homossexual. Necessidade de reconhecimento legal das relaes afetivas entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/sf/senado/unilegis/pdf/UL_TF_DL_2005_Viviane_ Brito.pdf> Acesso em 18 jan. 2009.

S-ar putea să vă placă și