Sunteți pe pagina 1din 11

1

Resumo Trens de engrenagens epicicloidais ou trens de engrenagens planetrias (TEP) so sistemas de transmisso de alta complexidade cinemtica e de difcil visualizao. Entretanto, suas vantagens so enormes: compactos, leves, permitem altas redues de velocidade, possuem alta confiabilidade, pois tem engrenamento permanente, possuem capacidade de bifurcao e adio de potncia e permitem mltiplas relaes de transmisso. Eles tm diversas aplicaes, como redutores industriais e navais, diferenciais automotivos, mquinas operatrizes e transmisses automticas. Como existe uma grande variedade de possibilidades de configuraes na unio de vrios TEPs.

1 Introducao
Engrenagens so usadas para transmitir torque e velocidade angular em diversas aplicaes. Existem vrias opes de engrenagens de acordo com o uso a qual ela se destina. A maneira mais fcil de se transmitir rotao motora de um eixo a outro atravs de dois cilindros. Eles podem se tocar tanto internamente como externamente. Se existir atrito suficiente entre os dois cilindros o mecanismo vai funcionar bem. Mas a partir do momento que o torque transferido for maior que o atrito ocorrer deslizamento. Com o objetivo de se aumentar o atrito entre os cilindros, fez-se necessria a utilizao de dentes que possibilitam uma transmisso mais eficiente e com maior torque. 1.2 - Tipos de engrenagens As engrenagens como elementos de transmisso de potncia se apresentam nos seguintes tipos bsicos:

1.3 - Trem de engrenagens

Um trem de engrenagens um acoplamento de duas ou mais engrenagens. Um par de engrenagens a forma mais simples de se conjugar engrenagens e freqentemente utilizada a reduo mxima de 10:1. Trens de engrenagens podem ser simples, compostos e planetrias. Trens de engrenagens simples Trens de engrenagens simples so aqueles que apresentam apenas um eixo para cada engrenagem Cada jogo de engrenagem influi na relao das velocidades, mas no caso de trens simples, o valor numrico de todas as engrenagens menos a primeira e a ltima so cancelados. As engrenagens intermedirias apenas influem no sentido de rotao da engrenagem de sada. Se houver um nmero par de engrenagens o sentido de rotao da ltima ser oposto ao da primeira. Havendo um nmero impar de engrenagens, o sentido permanecer o mesmo. interessante notar que uma engrenagem de qualquer nmero de dentes pode ser usada para modificar o sentido de rotao sem que haja alterao na velocidade, atuando como intermediria. Trens de engrenagens compostos Para se obter redues maiores que 10:1 necessrio que se utilize trens de engrenagens compostos. O trem composto se caracteriza por ter pelo menos um eixo no qual existem mais de uma engrenagem.

2 Metodologia
2.1Trens de Engrenagem Epicicloidal

Fig.2.1 - Trem de Engrenagem Epicicloidal

Devido analogia com o sistema solar, o trem epicicloidal freqentemente chamado de trem planetrio ou trem de engrenagens planetrias ou, simplesmente, de TEP. Em virtude disso, a engrenagem central chamada de solar e as engrenagens que giram em torno dela so chamadas de planetrias ou satlites ou, simplesmente, planetas. Quase sempre se utiliza tambm, uma engrenagem de dentes internos em torno do TEP, onde os planetrios tambm se engrenam. Esta chamada de engrenagem, anular, semelhante a um anel. O elemento que suporta o eixo mvel dos planetas e que pivota em torno do eixo principal do TEP, chamado de suporte ou brao. Os smbolos S, A e P que representam as engrenagens solar, anular e planeta respectivamente e B, que representa o brao, so associados a um ndice quando h necessidade de distinguir elementos de TEPs diferentes. A figura 2.2 identifica estes elementos.

Fig.2.2 - Momenclatura dos elementos de um TEP

Os TEPs so sistemas de transmisso de alta complexidade cinemtica e de difcil visualizao. Os engremamentos entre os elementos internos dos planetrio obedecem rgida condies de restrio, devido ao inter-relacionamento existente. Entretanto, suas vantagens so enormes: so compactos, leves, possibilitam alta reduo/multiplicao de velocidade, alta confiabilidade, alta densidade de potencial, possuem capacidade de bifurcao e adio de potncia, capacidade diferencial, so sistemas de mltiplas relao de transmisso e engrenamento permanente, permitindo ainda a minimizao dos esforos nos mancais e alinhamento dos eixos.

Fig.2.3 - Possibilidade de entrada e sada dos TEPs

Fig. 2.4 - Arranjo possveis dos planetas nos TEPs

Figura 2.5 - Quantidade de Planetas, mantendo o dimetro da anular constante

Figura 2.6 - TEPs com engrenagens cnicas

Figura 2.7 - Formas de representao dos TEPs

2.2 Aplicaes 2.2.1 Redutor epicicloidal: Dependendo de qual dos trs elementos -- solar, planetrias e coroa -- seja imobilizado, a sada resultante ocorre sob diferentes relaes de transmisso: de reduo a multiplicao, e inverso (r).

Figura 3.2 - Redutor epicicloidal

2.2.2 As caixas de mudanas automticas: So baseados, na sua maioria, num conjunto de engrenagens designado por trem de engrenagens epicicloidais ou planetrias. Este trem composto por uma roda central, ou planetrio, volta da qual rodam engrenagens satlites, um suporte destas e uma coroa exterior dentada no interior. A engrenagem planetria est montada no centro. Na engrenagem epicicloidal simples, um par de satlites gira em eixos que se apiam no suporte, em forma de U, das engrenagens satlites, o qual est montado num eixo cujo este eixo corresponde ao da engrenagem planetria. medida que o suporte roda, as engrenagens satlites giram nos seus eixos, em volta da roda central, na qual esto engrenadas. As engrenagens satlites esto tambm engrenadas nos dentes do interior da coroa circular, a qual pode girar volta da roda central e das engrenagens satlites, tambm em torno do mesmo eixo. Mantendo imvel uma destas engrenagens, as restantes podem ser rodadas de modo a permitir obter as diferentes redues conforme as dimenses destas.

Figura 3.3 - Transmisso Automtica (Trem Epicicloidal)

Por conseguinte, so normalmente utilizados em conjuno com vrios tipos de transmisso epicicloidal que permitem efetuar as mudanas de velocidade sem desengatar o motor.

Figura 3.4 - Mudanas de velocidades sem pedal de embreagem

Para obter o nmero necessrio de combinaes de engrenagens, uma caixa de mudanas automtica inclui dois, trs ou quatro trens epicicloidais. Algumas partes de cada um dos conjuntos esto permanentemente ligadas entre si. Outras so ligadas temporariamente ou so detidas por um sistema de cintas de frenagens e embreagens selecionadas por vlvulas hidrulicas de mudanas, situadas na parte inferior da caixa de mudanas. O leo, sob presso, para acionar as cintas de frenagem e as embreagens, fornecido pr uma bomba alimentada com leo de lubrificao da caixa de mudanas. Pr vezes utilizam-se

10

duas bombas movidas a partir das extremidades dos eixos primrio e secundrio da caixa de mudanas. O seletor de mudanas comanda diretamente as vlvulas hidrulicas, a menos que se selecione a marcha automtica para frente. Neste caso, o funcionamento das vlvulas comandado pela abertura da borboleta do acelerador e pela velocidade do automvel. Quando a borboleta se encontra aberta, a presso do leo reduzida e as engrenagens permanecem numa posio de velocidade baixa. Quando o automvel atinge a uma velocidade pr-selecionada, um regulador anula o comando pr abertura da borboleta, o que permite a passagem para uma velocidade mais elevada.

11

3. CONCLUSO
Trens de engrenagens epicicloidais ou trens de engrenagens planetrias (TEP) so sistemas de transmisso de alta complexidade cinemtica. Entretanto, suas vantagens so enormes: compactos, leves, permitem altas redues de velocidade, possuem alta confiabilidade pois tem engrenamento permanente, possuem capacidade de bifurcao e adio de potncia e permitem mltiplas relaes de transmisso. Eles tm diversas aplicaes, como redutores industriais e navais, diferenciais automotivos, mquinas operatrizes e transmisses automticas. Um campo que pode ser aprofundado a utilizao de sistemas de transmisso epicicloidal para incorporar duas fontes motoras com diferentes combustveis, o que vem de encontro com a tendncia mundial de se procurar alternativas energticas no poluentes, associado com autonomia do veculo.

S-ar putea să vă placă și