Sunteți pe pagina 1din 4

O Cdigo de tica do Banco do Brasil ratifica a contnua valorizao dos preceitos ticos existentes na cultura da Organizao, reconhecidos pela

comunidade. O Banco do Brasil reconhece a responsabilidade do funcionrio pela imagem que detm na comunidade e pela disseminao e manuteno dos princpios ticos envolvidos na sua atuao no mercado. Dessa forma, convidamos a todos que tm compromisso com a marca BB para compartilhar a reflexo sobre esses valores, de forma a perpetuar a credibilidade e o sucesso da Empresa. Conselho de Administrao

Introduo Na sociedade contempornea, a identidade de uma empresa, ou a maneira como ela conhecida e lembrada pelas pessoas, no est mais fundamentada apenas no seu catlogo de produtos e servios, por mais atrativo que este possa ser. O cenrio mundial globalizado, marcado por forte concorrncia e rapidez do fluxo de informaes, traz exigncias novas justificadas preocupaes, por exemplo, com a sustentabilidade, que comeamos a ver em concepo mais ampla, de preservao e renovao de recursos naturais, de posicionamento moral diante de comportamentos ou atitudes de pessoas ligadas gesto de recursos financeiros, de participao em decises que possam afetar o desenvolvimento social. Consequentemente, o conjunto formado por Misso, Crenas e Viso de Futuro, que indica diretrizes de poltica empresarial, tambm passa a ser considerado como traduo da razo de ser de uma organizao. Em todos os nveis funcionais, influencia estratgias, prticas e relacionamentos e, com isso, levanta implicaes morais que preciso antever e sistematizar sob a compreenso da tica. Como cincia da moral, a tica amplamente aceita como uma reflexo sobre a ao humana e suas consequncias. Ela nos esclarece sobre o alcance das decises que tomamos em sociedade, de modo a se tornar um guia para a escolha correta dos meios empregados na busca de nossos objetivos. nesse sentido que o Banco do Brasil vem assumindo a abordagem da tica: na perspectiva de empresa socialmente responsvel. De que maneira comunicar essa disposio, ou seja, como dizer claramente o nosso compromisso moral com todos os parceiros? Como guiar nosso relacionamento, que queremos que seja ntegro, com colegas de trabalho, clientes, acionistas, fornecedores, agentes governamentais e cidados das comunidades em que atuamos? Temos uma histria prestigiosa de participao positiva na formao do Pas, no somente na esfera econmica, mas tambm no campo da cultura, da educao, da promoo social e, mais recentemente, da preservao do planeta. Tambm estamos empenhados em continuar construindo e compartilhando valores morais, tradio em nossa imagem institucional to prezada pelos brasileiros. Em todos os momentos, o profissionalismo dos funcionrios foi decisivo para que chegssemos ao bom xito. assim que, acreditando nesse engajamento e levando adiante o programa de Gesto da tica Corporativa da nossa Agenda 21 Empresarial, apresentamos o Cdigo de tica do Banco do Brasil. Produto da participao representativa de conselho diretor, executivos e funcionrios, este documento confirma e expressa os valores ticos seguidos pela Empresa. Portanto,

prprios a cada um de ns, incumbidos de garantir a permanncia dessa importante reflexo em nossa atividade diria.

Cdigo de tica do Banco do Brasil CLIENTES 01. Oferecemos produtos, servios e informaes para o atendimento das necessidades de clientes de cada segmento de mercado, com inovao, qualidade e segurana. 02. Oferecemos tratamento digno e corts, respeitando os interesses e os direitos do consumidor. 03. Oferecemos orientaes e informaes claras, confiveis e oportunas, para permitir aos clientes a melhor deciso nos negcios. 04. Estimulamos a comunicao dos clientes com a Empresa e consideramos suas manifestaes no desenvolvimento e melhoria das solues em produtos, servios e relacionamento. 05. Asseguramos o sigilo das informaes bancrias, ressalvados os casos previstos em lei.

FUNCIONRIOS E COLABORADORES 06. Zelamos pelo estabelecimento de um ambiente de trabalho saudvel, pautando as relaes entre superiores hierrquicos, subordinados e pares pelo respeito e pela cordialidade. 07. Repudiamos condutas que possam caracterizar assdio de qualquer natureza. 08. Respeitamos a liberdade de associao sindical e buscamos conciliar os interesses da Empresa com os interesse dos funcionrios e suas entidades representativas de forma transparente, tendo a negociao como prtica permanente. 09. Zelamos pela segurana no ambiente de trabalho e asseguramos aos funcionrios condies previdencirias, assistenciais e de sade que propiciem melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional. 10. Asseguramos a cada funcionrio o acesso s informaes pertinentes sua privacidade, bem como o sigilo destas informaes, ressalvados os casos previstos em lei. 11. Orientamos decises relativas retribuio, reconhecimento e ascenso profissional por critrios previamente estabelecidos de desempenho, mrito, competncia e contribuio ao Conglomerado. 12. Adotamos os princpios de aprendizado contnuo e investimos em educao corporativa para permitir o desenvolvimento pessoal e profissional. 13. Mantemos contratos e convnios com instituies que asseguram aos colaboradores condies previdencirias, fiscais, de segurana do trabalho e de sade.

14. Reconhecemos, aceitamos e valorizamos a diversidade do conjunto de pessoas que compem o Conglomerado. 15. Zelamos pela melhoria dos processos de comunicao interna, no sentido de facilitar a disseminao de informaes relevantes aos negcios e s decises corporativas. 16. Apoiamos iniciativas que resultem em benefcios e melhoria da qualidade de vida e da sade do funcionrio e de seus familiares. 17. Repudiamos prticas ilcitas, como suborno, extorso, corrupo, propina, em todas as suas formas. 18. Orientamos os profissionais contratados a pautarem seus comportamentos pelos princpios ticos do BB.

FORNECEDORES 19. Adotamos, de forma imparcial e transparente, critrios de seleo, contratao e avaliao, que permitam pluralidade e concorrncia entre fornecedores, que confirmem a idoneidade das empresas e que zelem pela qualidade e melhor preo dos produtos e servios contratados. 20. Requeremos, no relacionamento com fornecedores, o cumprimento da legislao trabalhista, previdenciria e fiscal, bem como a no-utilizao de trabalho infantil ou escravo e a adoo de relaes de trabalho adequadas e de boas prticas de preservao ambiental, resguardadas as limitaes legais.

ACIONISTAS, INVESTIDORES E CREDORES 21. Pautamos a gesto da Empresa pelos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. 22. Somos transparentes e geis no fornecimento de informaes aos acionistas, aos investidores e aos credores. 23. Consideramos toda informao passvel de divulgao, exceto a de carter restrito que coloca em risco o desempenho e a imagem institucional, ou que est protegida por lei.

PARCEIROS 24. Consideramos os impactos socioambientais na realizao de parcerias, convnios, protocolos de intenes e de cooperao tcnico-financeira com entidades externas, privadas ou pblicas. 25. Estabelecemos parcerias que asseguram os mesmos valores de integridade, idoneidade e respeito comunidade e ao meio ambiente.

CONCORRENTES 26. Temos a tica e a civilidade como compromisso nas relaes com a concorrncia. 27. Conduzimos a troca de informaes com a concorrncia de maneira lcita, transparente e fidedigna, preservando os princpios do sigilo bancrio e os interesses da Empresa. 28. Quando solicitados, disponibilizamos informaes fidedignas, por meio de fontes autorizadas.

GOVERNO 29. Somos parceiros do Governo Federal na implementao de polticas, projetos e programas socioeconmicos voltados para o desenvolvimento sustentvel do Pas. 30. Articulamos os interesses e as necessidades da Administrao Pblica com os vrios segmentos econmicos da sociedade. 31. Relacionamo-nos com o poder pblico independentemente das convices ideolgicas dos seus titulares.

COMUNIDADE 32. Valorizamos os vnculos estabelecidos com as comunidades em que atuamos e respeitamos seus valores culturais. 33. Reconhecemos a importncia das comunidades para o sucesso da Empresa, bem como a necessidade de retribuir comunidade parcela do valor agregado aos negcios. 34. Apoiamos, nas comunidades, iniciativas de desenvolvimento sustentvel e participamos de empreendimentos voltados melhoria das condies sociais da populao. 35. Zelamos pela transparncia no financiamento da ao social. 36. Afirmamos nosso compromisso com a erradicao de todas as formas de trabalho infantil forado ou escravo. 37. Afirmamos estrita conformidade Lei na proibio ao financiamento apoio a partidos polticos ou candidatos a cargos pblicos.

RGOS REGULADORES 38. Trabalhamos em conformidade com as leis e demais normas do ordenamento jurdico. 39. Atendemos nos prazos estabelecidos s solicitaes originadas de rgos externos de regulamentao e fiscalizao e de auditorias externa e interna.

S-ar putea să vă placă și