Sunteți pe pagina 1din 3

CINCIA DA COMPUTAO TURMA A 5 SEMESTRE

ANDERSON HESS PEREIRA BRENDHAJARA CRISTINA NUNES SILVA DHIOGO DALALIBERA JULIO CESAR TOSCANO RODRIGO AMADIO IERIC

RA:0991032662 RA:0900068 RA:0991033155 RA:0901417268 RA: 0901388926

ATPS BANCO DE DADOS I

Prof. ADILSON SOUZA

SOROCABA 2011

Relatrio 02: Projeto Lgico do Banco de Dados Parte I.

2.1 Normalizaes do Banco de Dados Normalizao de dados o processo formal passo a passo que examina os atributos de uma entidade, com o objetivo de evitar anomalias observadas na incluso, excluso e alterao de registros. As principais caractersticas da normalizao dos dados so:

Minimizao de redundncias e inconsistncias; Facilidade de manipulaes do banco de dados; Facilidade de manuteno do sistema de Informao

O Processo de normalizao aplica uma srie de regras sobre as tabelas de um banco de dados, para verificar se estas esto corretamente projetadas. Embora existam cinco formas normais (ou regras de normalizao), na prtica usamos um conjunto de trs apenas Formas Normais s quais descreveremos no prximo tpico. Para aplicar a normalizao de dados necessrio considerar a sequncia das formas normais, ou seja, para aplicar a segunda forma normal, por exemplo, necessrio que seja aplicado a primeira forma normal. Da mesma forma, para aplicar a terceira forma normal necessrio que j tenha sido feita a normalizao na segunda forma normal.

2.1.1 - 1 Forma Normal (1FN) Uma relao estar na Primeira forma normal 1FN, se e somente se todos os domnios bsicos no contiverem grupos repetitivos em outras palavras podemos definir que a primeira forma normal no admite repeties ou campos que tenha mais que um valor.

2.1.2 - 2 Forma Normal (2FN) Uma tabela est na Segunda Forma Normal 2FN se ela estiver na 1FN e todos os atributos no chave forem totalmente dependentes da chave primria (dependente de toda a chave e no apenas de parte dela). Se o nome do produto j existe na tabela produtos, ento no necessrio que ele exista na tabela de produtos. A segunda forma normal trata destas anomalias e evita que valores fiquem em redundncia no banco de dados.

Os procedimentos so o seguinte: a) Identificar os atributos que no so funcionalmente dependentes de toda a chave primria; b) Remover da entidade todos esses atributos identificados e criar uma nova entidade com eles. A chave primria da nova entidade ser o atributo do qual os atributos do qual os atributos removidos so funcionalmente dependentes.

2.1.3 - 3 Forma Normal (3FN)

Uma tabela est na Terceira Forma Normal 3FN se ela estiver na 2FN e se nenhuma coluna no-chave depender de outra coluna no-chave. Na terceira forma normal temos de eliminar aqueles campos que podem ser obtidos pela equao de outros campos da mesma tabela. Procedimentos: a) Identificar todos os atributos que so funcionalmente dependentes de outros atributos no chave; b) Remov-los. A chave primria da nova entidade ser o atributo do qual os atributos removidos so funcionalmente dependentes.

2.2 DER (Diagrama Entidade-Relacionamento)

Anexo A.

S-ar putea să vă placă și