Sunteți pe pagina 1din 5

A FEBRE AFTOSA EM RONDNIA

Ricardo Jos de Lima1

RESUMO O presente artigo foi concebido no intuito de analisar a importncia social e econmica do controle do vrus da febre aftosa em bovinos e bubalinos no estado de Rondnia. Entende-se que o servio de defesa sanitria do estado de Rondnia em suas atividades de erradicao e controle da febre aftosa, bem como as atividades complementares de educao sanitria nas comunidades rurais, escolas, com comerciantes, transportadores e consumidores, tem influenciado a rotina social e alavancado o desenvolvimento econmico do estado de Rondnia. Palavras-chaves: Febre-aftosa. Bovinos. Bubalinos. Defesa Sanitria. Educao Sanitria. Sade Pblica. Desenvolvimento Econmico e Social. 1. INTRODUO Este artigo vem expor o servio de defesa sanitria do estado de Rondnia, bem como suas atividades de erradicao e controle da febre aftosa, educao sanitria e fiscalizao agropecuria, visando o entendimento da questo social e econmica, a dependncia que o produtor rural tem de apoio e controle do rebanho, a necessidade de se manter parcerias entre os setores da produo e o governo de Rondnia. 2. O SERVIO DE DEFESA SANITRIA DO ESTADO DE RONDNIA O servio de defesa sanitria do estado de Rondnia foi criado pela Lei Estadual n 215, em 19 de julho de 1999, que estabeleceu competncias ao ento Instituto de Defesa
1

Acadmico do segundo perodo do curso de Biomedicina no Centro Universitrio Luterano de Ji-Paran CEULJI/ULBRA, aluno da professora Ms. Dalva F. Oliveira na disciplina de Instrumentalizao Cientfica, email: ricardolima1976@hotmail.com.

Sanitria Agrosilvopastoril2 do Estado de Rondnia IDARON, o qual deixou de ser instituto e passou a ser uma agncia vinculada ao governo do estado, possuindo sede na capital, Porto Velho; Sete regionais comandam 70 unidades locais; so mais de 900 servidores; cerca de 280 viaturas terrestres, 40 barcos com motores de 40cv a 90cv; quatro grandes embarcaes equipadas para fiscalizao permanente de fronteira; um avio para uma fiscalizao especializada na fronteira Brasil Bolvia. Sendo ento o rgo executor da poltica estadual de defesa agrossilvopastoril. Promove a fiscalizao e execuo das atividades de vigilncia e defesa sanitria, atua na inspeo de animais e vegetais, bem como de seus produtos e subprodutos, mantm o controle e a rastreabilidade atravs da fiscalizao agropecuria em todo o estado de Rondnia, realizando um trabalho preventivo de forma ostensiva na fiscalizao das fronteiras com a Bolvia, o Amaznas, Mato Grosso e o Acre. 3. ERRADICAO DA FEBRE AFTOSA Dentro da poltica estadual de defesa agrossilvopastoril, encontra-se o plano de erradicao da febre aftosa. O agronegcio um dos principais pilares da economia brasileira e Rondnia uma das maiores potncias nesse setor, sendo hoje considerada a nova fronteira do agronegcio no Brasil, atraindo cada vez mais investimentos e com isso emprego e renda para a populao. A possvel ocorrncia ou disseminao do vrus da Febre Aftosa diminui a perspectiva de investimento no setor, assim a Febre Aftosa representa uma importante ameaa para o bem estar da populao, devido ao seu impacto sobre a economia, j que a estabilidade do comrcio com os diversos mercados consumidores depende diretamente da confiabilidade dos alimentos de origem animal, que devem ser oriundos de rebanhos isentos desta enfermidade. Com grande poder de difuso, a Febre Aftosa uma das mais temidas e prejudiciais doenas que afetam a pecuria, com reflexos econmicos graves para a produo primria. 4. EDUCAO SANITRIA A preveno da Febre Aftosa deve ser sempre uma das prioridades do Governo, principalmente em um estado cuja vocao para a pecuria algo inquestionvel. Qualquer
2

O nome oficial tem um erro ortogrfico: "agrosilvopastoril". Quando se aglutina um prefixo terminado em vogal com um vocbulo iniciado com s, esta letra deve ser dobrada, para que mantenha o som /ss/, caso contrrio fica com som de z. O nome da agncia deveria ser, portanto, Agncia de Defesa Sanitria Agrossilvopastoril do Estado de Rondnia.

investimento que minimize o risco da ocorrncia da Febre Aftosa, ainda que considerado grande, infinitamente menor que o prejuzo que um foco causaria para a economia rondoniense. Rondnia um estado onde ocorre uma mobilizao social para a erradicao da febre aftosa, graas a um trabalho de Educao Sanitria onde so realizadas atividades educativas contnuas. A educao sanitria visa a mudana no conhecimento, nas atitudes e no comportamento do pblico alvo (produtores rurais, transportadores, comerciantes, consumidores, escolares, entre outros), tendo reflexos na melhoria da qualidade de vida, na preservao da sade pblica e na conservao do meio ambiente. Uma forma de educao sanitria conscientizar a populao de maneira participativa atravs de palestras, reunies, dias de campo, demonstraes, contatos interpessoais, entre outros, sendo a ferramenta utilizada por todas as unidades de atendimento e funcionrios da Agncia, sempre com a preocupao de alcanar resultados prticos e um verdadeiro trabalho educativo sanitrio. 5. FEBRE AFTOSA E A ECONOMIA DO ESTADO DE RONDNIA Rondnia possui mais de 11,5 milhes de bovinos e bubalinos, sendo o stimo maior rebanho nacional, conta com 17 frigorficos com inspeo federal e 05 com inspeo estadual, sendo eles responsveis pelo abate de mais de 02 milhes de animais por ano. quase um bilho de litros de leite processados anualmente em cerca de 50 lacticnios com inspeo oficial em todo o Estado. o quarto maior exportador de carnes e a oitava maior bacia leiteira no Brasil, sendo a maior da regio Norte. Rondnia tem aproximadamente 100.000 propriedades e mais de 80.000 delas criam bovinos e/ou bubalinos. Na sua grande maioria pequenas propriedades que se alternam na produo de carne e leite. importante lembrar que o Agronegcio em Rondnia representa cerca de 40% do PIB Estadual. Sua vocao exportadora se consolida quando quase 76 % da produo de carnes so destinadas a outros estados ou pases. (GIDSA, Idaron, 2011) Rondnia foi declarada livre de Febre Aftosa com vacinao pela OIE em maio de 2003 e para a manuteno do status sanitrio alcanado, precisa continuar a desenvolver um eficiente sistema de vigilncia epidemiolgica, aprimorando medidas de fiscalizao e educao sanitria, alm de manter a vacinao de todo o rebanho com qualidade. Alinhado com Programa Nacional de Erradicao e Preveno da Febre Aftosa (PNEFA) do Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento MAPA e com o setor agropecurio, o Estado de Rondnia segue na luta para prevenir a Febre Aftosa.

6. CONTROLE DA FEBRE AFTOSA EM RONDNIA So exatamente 11 anos sem um s registro dessa enfermidade, mas Rondnia no pode diminuir a vigilncia. Aps o Brasil ter conquistado a primeira zona livre de aftosa em 1998, o pas passou por episdios de reintroduo do vrus, principalmente em regies de fronteira, como o caso do Mato Grosso do Sul em 2006, desde ento no houve mais nenhuma ocorrncia de febre aftosa no Brasil. Contudo, na Amrica do Sul, o Equador, a Colmbia e a Venezuela registraram casos, o que nos coloca em permanente estado de alerta, visto que no adianta estar livre se os visinhos no esto. Diversos pases no mundo registraram a doena, e sendo a mesma de rpida propagao, esses esforos para seu controle e erradicao so mundiais. A forma prtica de manter o rebanho rondoniense livre de Febre Aftosa a vacinao massiva.

6.1. VACINAO DO REBANHO NA REGIO AMAZNICA Na regio amaznica temos Acre, Rondnia, Tocantins, o sul do Par e dois municpios do Amaznas livres com vacinao Canutama e Boca do Acre. [...] O Governo est investindo no Amaznas, Roraima e mais recentemente no Amap com a chamada agulha oficial, onde o governo federal fornece as vacinas. [...] [...] uma verdadeira epopeia vacinar animais nas propriedades da rea, que so pequenas e muitas vezes criam os animais em marombas, para evitar que morram afogados nas cheias [...] [...] os levantamentos sorolgicos at agora no mostraram indcios da presena do vrus [da febre aftosa] [...] (GUEDES, CNPC, p. 7, 2010).

6.2. VACINAO DO REBANHO DE RONDNIA A vacinao do rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa obrigatria, sendo realizada duas vezes ao ano. Toda a vacinao controlada pela agncia IDARON, desde a sua armazenagem na loja agropecuria, transporte e vacinao. Realiza a contagem do rebanho a qualquer tempo e de forma aleatria, realiza a vacinao assistida (aquela que o funcionrio da Idaron acompanha a vacinao e realiza a contagem do rebanho) nos perodos de campanha de vacinao.

6.3. VACINAO DO REBANHO BOLIVIANO O estado de Rondnia realiza atravs da agncia IDARON a vacinao do gado boliviano que esteja em propriedades at 100 quilmetros da fronteira, sendo realizado em toda a sua extenso de fronteira com o estado de Rondnia, tornando-se uma espcie de zona tampo ampliando a proteo do rebanho rondoniense. 7. CONCLUSO Tornou-se interesse de todos a manuteno do status de livres da febre aftosa com vacinao, pois caso em Rondnia surgir um foco da doena ficar suspenso o comrcio de carne e leite, bem como dos derivados, para os estados brasileiros com zona livre da febre aftosa, alm da exportao de carne para outros pases e em especial os pases pertencentes a Unio Europia, desprezando um trabalho de 11 anos, retroagindo no mnimo 3 anos para que se estabeleam novas negociaes a fim de uma nova avaliao e classificao de risco, ou seja, a economia do estado de Rondnia ser prejudicada juntamente com a gerao de emprego e renda, onde muitos produtores rurais, laticnios e frigorficos abriro falncia, o estado diminuir a sua arrecadao e ter dificuldades em manter os servios essenciais e a folha de pagamento, com atrasos no pagamento, o comercio em geral ser prejudicado causando um efeito domin onde um setor acaba prejudicando o outro. Portanto, a melhor sada investir na educao sanitria, na fiscalizao massiva para manter o controle e a rastreabilidade, nas vacinaes assistidas e mapeamento de reas de risco, ento teremos a certeza da preveno contra o vrus da febre aftosa, garantindo a proteo do patrimnio agropecurio do estado de Rondnia. REFERNCIAS Assessoria de Comunicao da Agncia IDARON, Porto Velho/RO. GIDSA Gerncia de Inspeo e Defesa Sanitria Animal, IDARON Central, Porto Velho/RO. GUEDES, Sebastio Costa, Informativo CNPC- Conselho Nacional da Pecuria de Corte, Ano VIII, Aftosa: O avano de Rondnia, Grfica SINDAN, So Paulo/SP, Janeiro/2010.

S-ar putea să vă placă și