Sunteți pe pagina 1din 8

Resumos para o TI de CFQ

Planetas e blah blah blah...


Planeta Terra Sistema Solar Universo Galxia Via Lctea Enxame Grupo Local Super Enxame Virgem

Galxia constituda por milhes de estrelas e sistemas planetrios, como o Sistema Solar. A nossa em forma de espiral.

Sistema Solar constitudo por 8 planetas... 4 deles so denominados por terrestres, rochosos ou tambm interiores Mercrio, Vnus, Terra e Marte. A seguir a marte est a Cintura de Asterides. Jpiter, Saturno, Urano, Neptuno so denominados por Gigantes ou Gasosos e tm TODOS Sistemas de Anis. Maior planeta: Jpiter Menor planeta: Mercrio (no tem atmosfera) Planeta mais quente: Vnus Todos os planetas tm luas ( exceo de Mercrio e Vnus por estarem to prximos do Sol)

Ordem dos planetas: Mercrio Vnus Terra Marte Jpiter Saturno Urano Neptuno Pluto planeta ano porque tem uma massa mais pequena que algumas das luas de Jpiter e a rbita cruza a de outro planeta.

Luas satlites naturais que orbitam em torno dos planetas principais.

Cometas so pedaos de rocha, tm gelo e metal na sua constituio, rbita excntrica, quando perto do Sol o gelo funda e os metais ficam incandescentes, a ns conseguimos v-los.

Meteoride So pedaos de rocha que vagueiam pelo espao. Quando se aproximam de um campo de gravidade de um planeta, so sugados por esse.

Meteoros Aqueles que entram na atmosfera de um certo planeta e ardem.

Meteoritos Aqueles que atingem as superfcies terrestres creando crateras.

Estrelas: ciclo de vida: Sol (estrela Mdia)

Todas nascem, vivem e morrem. Nascem de nebulosas difusas. se for uma estrela tipo Sol, elas nascem todas em nebulosas difusas, crescem at ser Gigante Vermelha e vai perdendo a sua matria e pode morrer como uma an branca. Se for uma estrela maior que o Sol (at 80 vezes), cresce at uma Super Gigante Vermelha, explode numa Super Nova, pode dar origem a um buraco negro (dimenso MUITO grande) ou Estrelas de Neutres (dimenso grande).

Terra: 2 tipos de movimento translao e rotao. Rotao tem um perodo orbital de aproximadamente 24 horas, roda em torno de si prpria e no sentido contrrio aos ponteiros do relgio (sentido direto), responsvel pelo dia e pela noite (no tem 12h cada devido ao eixo de inclinao da Terra).

Translao dura aproximadamente 365 dias. Roda em torno do Sol. Sobram 6 horas por ano da os anos bissextos (que ocorrem de 4 em 4 anos, pois 6x4=24h).

O movimento de translao e o eixo de inclinao da Terra, originam as estaes do ano e as diferenas entre estas.

Lua: Tem movimento de rotao e de translao que duram ambas 28 dias, da nunca vermos a outra face da lua.

Os eclipses s acontecem quando os trs astros esto totalmente alinhados.

Massa grandeza escalar, no varia. Peso grandeza vectorial, varia com: altitude, latitude e massa do planeta. Quanto mais altos estivermos, menos pesamos, pois a Terra ligeiramente inclinada.

Materiais e essas tretas ...


Materiais substncias ou misturas de sustncias.
Um s componente

Mais que um componente, podem ser homognea, heterogneas e coloidais.

Heterogneas distinguem-se a olho nu. Homogneas no se distinguem a olho nu. Coloidais gorduras, s se destinguem com microscpio (maionese, por exemplo).

Som e Luz e tal...


Propagam-se atravs de ondas.

Som
- onda mecnica - no se propagam no vazio - Longitudinal - Reflexo: som propaga-se sempre no mesmo meio. eco: distncia maior ou igual a 17 metros. Vsom = - Refrao: ocorre mudana de meio.

- Absoro: som deixa de se propagar

frequncia: nmero de vibraes por segundo

Luz
- onda magntica - propaga-se no vazio - onda transversal - reflexo:

normal (polido)

Difusa (irregular)

Leis da reflexo: raio incidente (Ri) raio refletido (Rr) normal (N)

Refrao: a luz passa de um meio para outro muda de meio ptico

S-ar putea să vă placă și