Sunteți pe pagina 1din 2

Abono de frias: direito do empregado ou faculdade do empregador?

Nas relaes de emprego talvez um dos momentos mais aguardados pela classe trabalhadora o das frias. Depois de meses de trabalho rduo, encontram recompensa nos 30 (trinta) dias que podem usufruir de descanso sem prejuzo de sua remunerao e com, pelo menos, 1/3 a mais que o salrio normal. Inicialmente, importante notar que a regra do tero constitucional, como conhecido, previsto no Artigo 7, XVII da Constituio Federal, no restrita a concesso de remunerao de 1/3 do salrio, portanto, no se pode conceder menos, mas nada obsta que o trabalhador seja contemplado com valor acima do fixado, o que, infelizmente, muito difcil ocorrer. Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XVII - gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal; Feita essa considerao, passamos a analisar o abono de frias, que, embora tambm traga a mesma frao do tero constitucional acima mencionado, no a mesma coisa. O abono de frias vulgarmente conhecido como a venda de 10 dias dos 30 a que tem direito o empregado para usufruir em forma de frias, e est previsto no Artigo 143 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, vejamos: Art. 143 - facultado ao empregado converter 1/3 (um tero) do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, no valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes. 1 - O abono de frias dever ser requerido at 15 (quinze) dias antes do trmino do perodo aquisitivo. 2 - Tratando-se de frias coletivas, a converso a que se refere este artigo dever ser objeto de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional, independendo de requerimento individual a concesso do abono. 3o O disposto neste artigo no se aplica aos empregados sob o regime de tempo parcial. Da leitura do caput do artigo acima transcrito se pode concluir que a converso de 1/3 do perodo de frias, ou seja, a venda de 10 dias dos 30 a que tem direito, uma faculdade do empregado. Contudo, o pargrafo 1 vem esclarecer quando tal direito uma faculdade do empregado e no do empregador: quando requerido at 15 dias antes do trmino do perodo aquisitivo.

Isso quer dizer que se o empregado fizer o requerimento de converso de um tero das frias em abono pecunirio at quinze dias antes de completar o perodo aquisitivo de frias ou no prazo previsto na norma coletiva, *a empregadora estar obrigada a acatar o pedido.*1

O prprio Ministrio do Trabalho e Emprego em seu site esclarece essa dvida de forma categrica: A converso da remunerao de frias em dinheiro depende de concordncia do empregador? No. direito do empregado. Se desejar receber o abono de frias, o empregador no poder recusar-se a pag-lo.2 importante elucidar o que vem a ser o chamado perodo aquisitivo de frias. O perodo aquisitivo o fechamento do ciclo de 01 ano de trabalho para que se possa ter direito de usufruir de suas frias. Por exemplo: um empregado admitido em 02/01/2012 fecha o ciclo de seu perodo aquisitivo em 01/01/2013, isso porque conta-se 01 ano menos 01 dia. Assim, o perodo concessivo desse empregado do exemplo acima comea em 02/02/2013, podendo o empregador, conforme melhor lhe convir, conceder as frias a partir desse dia, porque a concesso de frias deve acontecer no perodo que melhor atenda os interesses do empregador. Isso, contudo, no priva o empregado do direito de optar pela venda ou no dos 10 dias das frias a que tem direito. No que se refere s frias coletivas, o pargrafo 2 do artigo 143 da CLT nos esclarece que deve ser objeto de acordo coletivo o abono de frias aqui tratado. Assim, no restam dvidas que o abono de frias, desde que requerido no perodo de 15 dias antes do trmino do perodo aquisitivo direito do empregado e no faculdade do empregador, que estar obrigado a comprar 10 dias das frias. Caso o empregado no requeira o abono de frias no perodo determinado passar a ser uma faculdade do empregador a converso ou no de 1/3 do perodo de frias em abono. Autora: Kamila Michiko Teischmann.

1 2

Disponvel em: http://sintpq.org.br/newsletter/abono-pecuni%C3%A1rio-de-f%C3%A9rias-individuais EMPREGO, Ministrio do Trabalho e do. Dvidas Trabalhistas. Disponvel em: http://www.mte.gov.br/ouvidoria/duvidas_trabalhistas.asp , acessado em 26/11/2012.

S-ar putea să vă placă și