Sunteți pe pagina 1din 8

Escola de Artes, Cincias e Humanidades - Universidade de So Paulo Licenciatura em Cincias da Natureza Psicologia, Educao e Temas Contemporneos Professor Dr Ivan

Ramos Estevo

Analise do filme: A Orf

Flavio Bianchini Junior - 7968785 Thas Maria Soares - 7517509

So Paulo, 2012

Sumario

1 - Introduo 2 - Psicologias nos filmes 3 - Sinopse do Filme: A rf 4 Complexo de dipo 5 - Filme A rf e o complexo de dipo 6 Concluses 7 - Referncias

02 02 03 04 05 06 06

1 - Introduo A Psicologia significa de forma etimologia o estudo da alma, e isso se deve aos pensadores gregos que acreditavam que existiam duas partes em um ser humano, a parte material que o corpo e a imaterial que a alma. Ao passar do tempo psicologia se fundi com ideias filosficas e assim a necessidade de entender a alma era bem maior e a ideia de mente se tornou uma preocupao nos primrdios dos sculos XVII e XIX, para entender e provar suas existncias e por isso diversas teorias e modelos foram produzidos e assim, se torna uma cincia potica que tenta entender gradativamente o ser humano e suas mais profundas ideias e sentimentos ate os dias atuais. A psicologia tem origem de duas palavras Gregas, sendo psyche e logos, que traduzidas letra significam o estudo da alma e, posteriormente, o estudo da mente e hoje, muitos autores definem Psicologia como a cincia que estuda os processos comportamentais e mentais. (SHVOONG, 2008).

Em linhas gerais a Psicologia uma cincia que visa compreender as emoes, a forma de pensar e o

comportamento do ser humano. Embora existam diversas reas e linhas de atuao, a Psicologia busca o conhecimento e o desenvolvimento (CALBUCCI, 2012) humano individualmente ou em grupo.

2 - Psicologias nos filmes O ser humano sempre gostou de se divertir com apresentaes artsticas como o teatro e o cinema e ao assistirmos alguma produo deste gnero, nos identificamos com seus personagens e dramas e assim expressamos diversos sentimentos como raiva, alegria, medo, amores etc. Nos tempos atuais a stima arte produzida em larga escala e atende-se a diversos grupos da sociedade e nos afetando e demostrando varias faces da psicologia de forma artstica e bem explorada. (FELIX, 2012).

As diversas linhas de pensamento psicolgico apareceram devido necessidade da psicologia se firmar como uma cincia valida e por conta disto,

variados modelos psicanalticos foi usada em filmes para mostrar a complexidade deste rico universo. (MODESTO, 2011).

3 - Sinopse do Filme: A rf

Figura 1. Pster da estreia no cinema.

O filme A Orf, de Jaume Collet-Serra (WARNEYBROS, 2009), conta a histria de um casal, Kate e John, com dois filhos, que aps um inesperado aborto os deixam frustrados, abalando seu casamento. Kate comea a ter pesadelos por causa desse acontecimento e o casal decide adotar uma criana, Esther, para tentar resolver esse fantasma do passado e voltar a ter uma vida normal. Esther parece ser uma garota normal de nove anos, porm ela uma mulher de trinta e trs anos e ningum nota essa diferena de idade posto que ela tenha uma espcie de nanismo. No comeo do filme, Esther parece se dar bem com todas as pessoas da famlia, porm ao longo do filme Esther comea a apresentar uma obsesso pelo pai adotivo e um dio extremo pela me, Kate percebe que h algo errado com a menina e busca informaes sobre ela e descobre que seu nome na verdade Leena e estava internada em um manicmio Na Estnia e consegui fugir de l, descobre tambm que Leena extremamente perigosa e que j matou sete famlias, posto que ela havia tentado seduzir o pai adotivo e no obtendo sucesso matava a famlia inteira. Quando Kate descobre isso tenta impedir que Leena faa a mesma coisa com sua famlia, ela corre para casa, visto que Kate estava internada no hospital aps ter uma crise de nervos com o

inferno psicologia que Leena lhe proporcionou colocando todos ao seu redor contra ela e no mesmo hospital que seu filho mais velho estava se recuperando depois da tentativa de homicdio de Leena/Esther, contudo quando Kate chega em casa j encontra seu marido morto esfaqueado e Leena tentando matar sua filha mais nova. Esther e Kate lutam at o final em um lago congelado e Esther morta com o pescoo quebrado. (SAPO, 2009). 4 Complexo de dipo O Complexo de dipo caracteriza-se por sentimento de amor a figura do sexo oposto e hostilidade a figura do mesmo sexo, ou seja, caso a criana seja menina ela ter amor pelo pai e dio pela me, no que a criana exclua a me, pode ser qualquer objeto, algo ou algum que desvie a ateno de seu objeto de amor, no caso o pai, de sua exclusiva ateno.

Figura 2. dipo e a esfinge

Essa proteo est vinculada mais com a figura da materna, por volta dos trs anos, criana comea a ter interdies, proibies, priva-se a criana de fazer certas coisas, ela ja no pode mais ficar a noite inteira na cama com os pais, andar sem roupa em casa ou na praia, ordena-lhe sentar corretamente e controlar os esfnteres, entre outras coisas. Neste momento, a criana percebe que o mundo no gira em torno dela e quqe ela precisa renunciar a muitas coisas, a iluso da proteo e do colo materno ser somente dela. O Complexo de dipo importante posto que a criana comea a perceber que os pais tm outros compromissos e que no podem dedicar-se apenas a ela. Caracteriza-se pela diferenciao da criana em relao aos pais. A figura do pai representa a insero da criana na cultura, a ordem cultural.

A menina odeia a me porque ela possui o pai e ao mesmo tempo quer se parecer com a me para competir o amor do pai com a me, essa uma identificao positiva, na identificao negativa a menina tem medo de perder a quem ela hostil e identifica-se com o sexo oposto gerando comportamentos homossexuais.

5- Filme A rf e o complexo de dipo Este trabalho abordou a importncia do complexo de dipo, visto que este retrata a evoluo da criana, como ela lida com o adulto em sua vida, no caso os pais dela. Buscando atravs da psicologia, compreender o complexo de dipo diversas questes deste gnero Freud se baseia na tragdia de Sfocles, dipo Rei, para estabelecer o conceito do Complexo de dipo, o amor pela me, seguida pelo dio pelo pai. Na pea dipo mata seu pai Laio e se casa com sua me Jocasta. Ao descobrir que se casou com sua prpria me dipo fura seus olhos e Jocasta comete suicdio. Segundo Freud, o Complexo de dipo processa-se quando a criana chega ao perodo sexual flico na segunda infncia, e ela comea a perceber a diferena de sexos, comeando a centralizar sua libido nas pessoas do sexo oposto no espao familiar. (MOREIRA, 2004) O Complexo de dipo caracteriza-se pela a diferenciao do sujeito em relao aos pais, a criana comea a da conta de seus pais possuem outra realidade cultural e que ela no o centro das atenes de seus progenitores, a criana percebe que a me pertence ao pai e o pai pertence a me por isso comea a sentir hostilidade para a figura do mesmo sexo. (DOR, 1991).

Figura 3. Cena do filme aonde demostra a frustrao de Esther.

6 Concluses Considerando que no complexo de dipo a criana tem um afeto maior pelo sexo oposto, no caso a menina pelo pai e o menino pela me, pode-se observar pelo o filme A Orf, que esse desejo de seduzir o pai e afastar a me gritante, posto a criana, Esther/Leena, usa de varias estrategias para conseguir o seu objeto de desejo, a menina super atenciosa e amorasa com o pai, sempre buscando o carinho e a ateno dele, enquanto que para a me a criana fechada, agressiva. (JORGE, 2002).

7 - Referncias CALBUCCI. O que Psicologia. Disponvel em:

<http://psicologues.com/psicologia.aspx>. Acesso em 25/11/2012, 02h32min.

DOR. Jol, 1991. O, pai e sua funo em psicanlise/ Jol Dor; traduo Dulce Duque Estrada; reviso tcnica, Marco Antonio Coutinho Jorge. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Coleo Transmisso da Psicanalise.

FELIX. Psicologia no cinema. Disponvel em: <http://www.psicologianocinema.blogger.com.br>. Acesso em 25/11/2012, 02h02min.

JORGE. Marco Antonio Coutinho, 2002. Fundamentos da Psicanlise de Freud a Lacan, v. 1: as bases conceituas 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar

MODESTO. Psicologia e cinema. Disponvel em: <http://psiesociedade.blogspot.com.br/2011/10/psicologia-e-cinema.html>. Acesso em 29/10/2012, 02h32min.

MOREIRA. Jacqueline de Oliveira, 2004. DIPO EM FREUD: O MOVIMENTO DE UMA TEORIA, In: Psicologia em Estudo, Maring p. 219-227; Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v9n2/v9n2a08.pdf>. Acesso em 25/11/2012, 00h10min.

PSICOLOUCOS. Complexo de dipo. Disponvel em: <http://www.psicoloucos.com/Psicanalise/complexo-de-edipo-psicanalise-defreud.html>

SAPO. Orphan. Disponvel em: <http://cinema.sapo.pt/filme/orphan/detalhes#sinopse>. Acesso em 25/11/2012, 03h06min.

SHVOONG. Psicologia. Disponvel em: <http://pt.shvoong.com/socialsciences/psychology/1832255-que--psicologia>. Acesso em 25/11/2012, 00h30min.

S-ar putea să vă placă și