Sunteți pe pagina 1din 2

ASSEMBLEIA DA REPBLICA

Expea - se REQUERIMENTO Nmero Nmero / ( .) Publique - se 2012-11-29


O Secretrio da Mesa

PERGUNTA

612 / XII (

2 .)

Abel Baptista (Assinatur a)

Digitally signed by Abel Baptista (Assinatura) Date: 2012.11.29 15:35:18 +00:00 Reason: Location:

Assunto: Insuficincia de clnicos no Centro de Sade de Ferreira do Zzere

Destinatrio: Min. da Sade

Ex. ma Sr. Presidente da Assembleia da Repblica consignado no Programa do XIX Governo Constitucional, no mbito dos objetivos estratgicos na rea da sade, continuar a melhorar a qualidade e o acesso efetivo dos cidados aos cuidados de sade, quer ao nvel da organizao, quer ao nvel da prestao, nomeadamente pela garantia do acesso universal e equitativo, tendencialmente gratuito, aos cuidados e servios de sade includos no plano de prestaes garantidas. Consta das Medidas do mesmo Programa de Governo, no mbito da Qualidade e acesso efetivo aos cuidados de sade, a garantia da cobertura dos cuidados primrios, assegurando o acesso a um mdico de famlia generalidade dos cidados, minimizando as atuais assimetrias de acesso e cobertura de natureza regional ou social e apostando na preveno. O concelho de Ferreira do Zzere tem vindo a ver a sua populao envelhecer, com natural aumento das necessidades de apoio no que concerne aos cuidados de sade. Porm, foram encerradas 50% das Extenses de Sade e o Atendimento Complementar encerra s 18 horas. Com a sada de mais uma mdica, no final de julho do corrente ano, cerca de 50% da populao do concelho ficou sem acesso prestao de cuidados de sade, uma vez que o mdico contratado, com contrato de 20 horas semanais, no consegue dar resposta s necessidades decorrentes da sada desta clnica. No momento atual pode afirmar-se, conforme manifesto em moo aprovada por unanimidade em reunio de Setembro da Assembleia Municipal de Ferreira do Zzere, que existem dois mdicos e meio para uma populao, com muitos idosos, de cerca de 10.000 habitantes. Face ao exposto e ao abrigo das disposies constitucionais e regimentais aplicveis, os deputados do PSD eleitos pelo crculo eleitoral de Santarm vm solicitar ao Sr. Ministro da Sade, atravs de Vossa Ex., resposta s questes seguintes: - Tem o governo conhecimento da situao exposta?

Mesa

da

Assinatura

- Que medidas esto a ser implementadas pelo Governo, no sentido da soluo deste problema, nomeadamente no que concerne colocao de mdicos no Centro de Sade de Ferreira do Zzere?

Palcio de So Bento, quinta-feira, 29 de Novembro de 2012 Deputado(a)s ISILDA AGUINCHA(PSD) VASCO CUNHA(PSD) CARINA OLIVEIRA(PSD) DUARTE MARQUES(PSD) NUNO SERRA(PSD)

____________________________________________________________________________________________________________________________ Nos termos do Despacho n 2/XII, de 1 de Julho de 2011, da Presidente da Assembleia da Repblica, publicado no DAR, II S-E, n 2, de 6 de Julho de 2011, a competncia para dar seguimento aos requerimentos e perguntas dos Deputados, ao abrigo do artigo 4. do RAR, est delegada nos Vice-Presidentes da Assembleia da Repblica.

S-ar putea să vă placă și