Sunteți pe pagina 1din 3

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas


Teste n 8 Figueira da Foz 3 de Dezembro de 2012

Para cada questo, escolha uma (e s uma) resposta. Perguntas com mais do que uma resposta sero consideradas nulas e recebero O pontos. Cotaes das perguntas: Resposta certa: 5 pontos; ausncia de resposta: 0 pontos; resposta errada: -2 pontos.

1 - O guarda-redes dentro da sua rea de baliza, com uma caneleira nas mos, toca com ela na bola, evitando assim que ela entrasse na baliza. Como deve atuar o rbitro?
a) Deve interromper o jogo, expulsar o guarda-redes por impedir com a caneleira a obteno de um golo pela equipa adversria e punir a sua equipa com um pontap-livre indireto no local da infraco de acordo com a lei 13 local dos pontaps-livres. b) Deve interromper o jogo, advertir o guarda-redes por comportamento antidesportivo e punir a sua equipa com um pontap-livre indireto em cima da linha de baliza paralela linha de baliza, no ponto mais prximo onde a caneleira teve contato com a bola. c) Deve deixar seguir o jogo, para este efeito, a caneleira um complemento da mo e o guarda-redes est autorizado a jogar a bola com as mos dentro da sua rea de grande penalidade.

2 Aos 32 minutos de jogo o jogador n 10 da equipa visitada, que estava a ser assistido fora do terreno junto linha lateral, rasteira um adversrio que se encontrava dentro do mesmo. Se fosse o rbitro desse jogo como procedia?
a) Se fosse o rbitro interrompia o jogo, advertia o jogador em causa por ter reentrado no terreno de jogo sem autorizao e punia a sua equipa com um pontap livre directo no local da infraco. b) Se fosse o rbitro interrompia o jogo, advertia o jogador em causa por ter reentrado no terreno de jogo sem autorizao e punia a sua equipa com um pontap livre directo no local da infraco. Se a rasteira fosse merecedora de advertncia, o rbitro deveria expuls-lo por receber duas advertncias no mesmo jogo c) Se fosse o rbitro interrompia o jogo, advertia o jogador em causa por ter reentrado no terreno de jogo sem autorizao e punia a sua equipa com um pontap livre indirecto no local da infraco.

3 Quando se tem de recorrer a um prolongamento para determinar o vencedor de uma partida ou uma eliminatria, os jogadores tm direito a um intervalo a meio do prolongamento?
a) Sim, desde que no exceda os 5 minutos. b) No. Aceita-se apenas que os jogadores tenham um intervalo entre o fim do tempo normal de jogo e o prolongamento. c) Sim. Tal permitido pela lei 7.

4 Os minutos de compensao, exibidos no final de uma parte correspondem ao tempo exacto a cumprir?
a) No, apenas uma indicao do tempo mnimo que o rbitro se compromete a adicionar, no final da 1 ou da 2 parte b) No, apenas uma indicao do tempo mnimo que o rbitro se compromete a adicionar, no final da 1 parte, no final do jogo ou dos perodos de prolongamento c) No, apenas uma indicao do tempo mnimo que o rbitro se compromete a adicionar, no final da 1 parte, no final do jogo ou dos perodos de prolongamento, mas que pode ser aumentado se o rbitro considerar apropriado

5 O rbitro d ordem para a execuo de um pontap de grande penalidade. Um jogador da equipa beneficiada com o pontap agride um adversrio fora da rea de grande penalidade. O rbitro repara na agresso. Como dever agir neste caso?
a) O rbitro no permite a execuo do pontap de grande penalidade, expulsa o agressor, ordenando de seguida a execuo do pontap de grande penalidade. b) O rbitro aguarda o resultado da execuo do pontap. Se for golo, o pontap de grande penalidade repetido. Caso no seja golo, deve punir a equipa do infrator com um pontap-livre indireto no local da infrao. Em qualquer das circunstncias o agressor expulso por conduta violenta. c) O rbitro aguarda o resultado do pontap. Se for golo, o pontap de grande penalidade repetido. Caso no seja golo, deve punir a equipa do infrator com um pontap-livre indireto no local onde estava a bola no momento da interrupo. Em qualquer das circunstncias o agressor expulso por conduta violenta.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas

6 Um jogador que foi substitudo, entra no terreno de jogo sem autorizao do rbitro. Como deve agir o rbitro?
a) Se o jogador interferir no jogo ou no houver lugar aplicao da lei da vantagem, o rbitro deve interromp-lo imediatamente, advertir o jogador por comportamento antidesportivo e ordenar a sua sada do terreno de jogo. O jogo dever recomear com um pontap livre indirecto contra a equipa desse jogador no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido. b) Se o jogador interferir com o jogo, o rbitro dever interromp-lo, advertir o jogador por comportamento antidesportivo e ordenar a sua sada do terreno de jogo. O jogo dever recomear com um pontap livre indirecto contra a equipa desse jogador no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido. c) Se no houver lugar aplicao da lei da vantagem ou o jogador interferir no jogo, o rbitro deve interromp-lo, advertir o jogador por comportamento antidesportivo e ordenar a sua sada do terreno de jogo. O jogo dever recomear com um pontap livre indirecto no local da infraco de acordo com a lei 13 local dos pontaps livres.

7 Um rbitro assistente, colocado junto bandeirola de canto, v claramente um defesa, sobre a linha de golo, meter sorrateiramente a mo bola, no a deixando entrar e pontapeando-a imediatamente para longe. Explique pormenorizadamente os procedimentos do rbitro assistente para dar conhecimento ao rbitro da situao.
a) Levantar a bandeira e aps o rbitro interromper o jogo, indicar a direco da falta b) Levantar a bandeira e aps o rbitro interromper o jogo, indicar a direco da falta. Informar o rbitro que o jogador dever ser advertido e a sua equipa punida com uma grande penalidade. c) Levantar a bandeira e aps o rbitro interromper o jogo, deslocar-se ao longo da linha lateral em direco bandeirola de canto. Informar o rbitro que o jogador dever ser expulso e a sua equipa punida com uma grande penalidade

8 Uma equipa joga com 12 jogadores e sofre um golo, tendo o rbitro dado conta dessa situao antes do reincio do jogo. Como deve agir?
a) O golo vlido. O jogador que est a mais ser advertido por comportamento antidesportivo e dever sair do terreno de jogo. b) O golo vlido. O jogador que est a mais ser advertido por entrar no terreno de jogo sem autorizao do rbitro. c) O golo vlido. O jogador que est a mais ser advertido reentrar no terreno de jogo sem autorizao do rbitro.

9 De acordo com a Lei 4, os jogadores de cada equipa, bem como os guarda-redes, devem usar camisolas ou camisas de cores diferentes para se distinguirem dos outros jogadores. Devem os guardaredes usar camisolas com cores diferentes do rbitro e dos rbitros assistentes?
a) Sim. Os jogadores, incluindo os guarda-redes, devem usar camisolas que os distinga do rbitro e dos rbitros assistentes. b) Sim. Os jogadores, incluindo os guarda-redes, devem usar camisolas que os distinga do rbitro. c) No. Tal obrigao no est regulamentada.

10 O rbitro ordena que um jogador tire as jias, mandando-o sair do terreno de jogo. Passados alguns minutos o rbitro apercebe-se que o jogador continua com elas. Como deve proceder o rbitro?
a) O jogador dever ser advertido por infringir com persistncia as leis de jogo e sair do terreno de jogo para retirar as jias. b) O jogador dever ser advertido por comportamento antidesportivo e mand-lo sair do terreno de jogo para retirar as jias. c) O jogador dever ser advertido por comportamento antidesportivo.

11 Se a bola bater na cara do rbitro e depois entrar na baliza enquanto o rbitro est temporariamente incapacitado, deve golo ser validado, apesar do rbitro no ter visto?
a) Sim, se na opinio dos rbitros assistentes o golo foi correctamente obtido. b) No. O jogo deve recomear com um lanamento de bola ao solo. c) Sim, se na opinio dos rbitros assistentes e do 4 rbitro o golo foi correctamente obtido.

12 O rbitro, a pedido do jogador que se encontrava cado no solo, chamou o mdico e o massagista para examinarem a leso que sofrera. A equipa mdica verifica que no tinha qualquer gravidade, pelo que o rbitro os mandou retirar imediatamente. Acha o procedimento do rbitro correcto, ou ter cometido alguma falha?
a) O procedimento do rbitro no foi correcto. O jogador lesionado deveria, tambm, sair do terreno de jogo juntamente com o mdico e o massagista. b) O procedimento do rbitro no foi correcto. O jogador lesionado no necessitava de assistncia pelo que no era necessrio cham-la. c) O procedimento do rbitro foi correcto. O jogador lesionado no tem obrigatoriamente de sair do terreno de jogo neste caso em concreto.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas

13 Vai ser executado ou repetido um pontap de grande penalidade em prolongamento de tempo, ou um pontap da marca de grande penalidade, para se encontrar o vencedor de um jogo ou de uma eliminatria. Como dever proceder o rbitro se a bola se esvazia ou rebenta antes de tocar nos postes, na barra ou no guarda-redes, sem ter atravessado a linha de baliza?
a) O pontap de grande penalidade dever ser repetido com uma nova bola. b) O pontap de grande penalidade dever ser repetido se a bola no entrou correctamente em jogo. c) O pontap de grande penalidade conta como executado e no convertido.

14 No h infraco ao fora-de-jogo quando um jogador recebe a bola directamente de pontap de baliza. Em que outros recomeos se aplica esta excepo?
a) Pontaps livres no seu prprio meio campo. b) Lanamentos laterais e pontaps de canto. c) Lanamentos laterais, pontaps de canto e pontaps livres.

15 O rbitro d ordem para a execuo de um pontap de grande penalidade. Um jogador da equipa beneficiada agride um adversrio fora da rea de grande penalidade. O rbitro repara na agresso. Como deve agir o rbitro neste caso?
a) O rbitro deve aguardar a execuo do pontap. Se foi golo, a grande penalidade deve ser repetida. Caso contrrio, deve interromper o jogo e recomear com um pontap livre directo a executar no local da infraco, expulsando o infractor por conduta violenta. b) O rbitro deve aguardar a execuo do pontap. Se foi golo, a grande penalidade deve ser repetida. Caso contrrio deve apenas expulsar o infractor por conduta violenta. c) O rbitro deve aguardar a execuo do pontap. Se foi golo, a grande penalidade deve ser repetida. Caso contrrio, deve interromper o jogo e recomear com um pontap livre indirecto a executar no local da infraco, expulsando o infractor por conduta violenta.

16 Um jogador que vai executar uma grande penalidade toca a bola para trs, para um colega de equipa que ento remata baliza. Como deve actuar o rbitro?
a) O rbitro interrompe o jogo e ordena o seu recomeo com um pontap livre directo contra a equipa do executante no local da marca de grande penalidade. b) O rbitro interrompe o jogo e ordena a repetio do pontap de grande penalidade. c) O rbitro interrompe o jogo e ordena o seu recomeo com um pontap livre indirecto contra a equipa do executante no local da marca de grande penalidade.

17 Os capites de ambas as equipas chegam a acordo e decidem no proceder execuo dos pontaps da marca de grande penalidade para determinar o vencedor de um jogo ou eliminatria, apesar de tal estar estipulado nos regulamentos das competies. Como deve proceder o rbitro?
a) Deve relatar o facto s autoridades competentes. b) Deve dar o jogo por terminado. c) Deve expulsar os dois capites.

18 Quem que responsvel pela escolha dos jogadores que iro proceder execuo dos pontaps da marca de grande penalidade para encontrar o vencedor de um jogo ou eliminatria?
a) Cada equipa responsvel pela escolha dos jogadores. b) Cada treinador responsvel pela escolha dos jogadores. c) Cada capito de equipa responsvel pela escolha dos jogadores.

19 Pode um jogador ser dispensado da marcao de grandes penalidades para encontrar o vencedor de um jogo ou eliminatria, se estiver lesionado?
a) No, tal no permitido pela lei 14 b) Sim, mas no pode ser substitudo por outro jogador caso a sua equipa j tenha esgotado as substituies regulamentares c) Sim, mas no pode ser substitudo por outro jogador.

20 No fim do jogo ou do prolongamento, alguns jogadores abandonam o terreno de jogo e no regressam para a marcao de pontaps de grande penalidade para determinar um vencedor de um jogo ou eliminatria. Como deve agir o rbitro?
a) Se eles no regressarem ao terreno de jogo os pontaps de grande penalidade no sero executados e perde o jogo a equipa que abandonou primeiro o terreno de jogo. b) Se eles no regressarem ao terreno de jogo os pontaps de grande penalidade no sero executados e os factos sero relatados s entidades competentes. c) Se eles no regressarem ao terreno de jogo os pontaps de grande penalidade no sero executados procedendo-se a um sorteio por moeda ao ar para se encontrar um vencedor.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas

S-ar putea să vă placă și