Sunteți pe pagina 1din 42

APOSTILA DE HOMILTICA I

Preparada pelo: Pr. Enas do Nascimento Arajo

SUMRIO

Introduo Homiltica................................................03 O Sermo Textual..........................................................04 O Texto Bblico.............................................................08 O Objetivo.....................................................................09 O Tema..........................................................................10 A Organizao dos Pensamentos...................................12 Princpios que ajudam a Esboar...................................14 A Introduo..................................................................18 A Concluso..................................................................19 O Apelo.........................................................................20 O Material Ilustrativo....................................................22 Os Bons hbitos na pregao.........................................23 A preparao espiritual do pregador..............................25 Exemplo de um Sermo: A Mulher que Deus Usa....27 Bibliografia Sugerida.....................................................40

Apostila de Homiltica I

-2-

Pr. Enas do Nascimento Arajo

INTRODUO HOMILTICA
O que Homiltica?
a arte de pregar sermes bblicos, ou ainda, a proclamao e ensinamento da Palavra de Deus por meio de discursos falado ao pblico.

Qual o objetivo da pregao?


Atingir o corao do homem atravs da persuaso. Persuadir: Induzir, levar a crer ou aceitar aquilo que se est demonstrando (Atos 2:40; 26:27-28).

Quais os perigos do estudo da homiltica?


Aquele que estuda homiltica precisa ter cuidado para: a) no se tornar artificial; b) no dar nfase demasiada parte tcnica, negligenciando o lado espiritual; c) no se tornar um imitador. Contudo, a homiltica um grande auxlio, indispensvel a qualquer que deseje tornar-se um pregador da Palavra de Deus, uma vez que nos fornece as tcnicas que facilitaro a preparao e a proclamao do sermo bblico. O pregador deve utilizar todas as classes de conhecimentos para a elaborao de suas mensagens.

Obs.: Em Homiltica I trabalharemos o sermo do tipo TEXTUAL.

Apostila de Homiltica I

-3-

Pr. Enas do Nascimento Arajo

O SERMO DO TIPO TEXTUAL


1 - Definio No sermo textual temos um tipo de discurso diferente do sermo temtico. Neste, iniciamos com um texto; naquele, comeamos com um tema. Observe com cuidado a definio de sermo textual. Sermo textual aquele em que as divises principais so derivadas de um texto constitudo de uma breve poro da Bblia. Cada uma dessas divises usada como uma linha de sugesto, e o texto fornece o tema do sermo. O exame desta definio deixa claro que no sermo textual as linhas principais de desenvolvimento so tiradas do prprio texto. Desta maneira, o esboo principal mantm-se estritamente dentro dos limites do texto. O texto pode consistir em apenas uma linha de um versculo bblico, ou um versculo todo, ou at dois ou trs versculos. A segunda parte da definio afirma que cada diviso principal derivada do texto " usada como uma linha de sugesto". Isto significa que as divises principais sugerem as feies a serem discutidas na mensagem. A definio afirma ainda que o texto fornece o tema do sermo. Em contraste com o sermo temtico, no qual comeamos com um tpico ou tema, agora iniciamos com um texto, que indicar a idia dominante da mensagem. 2 - Princpios Bsicos para a Preparao de esboos Textuais 2.1 - O esboo textual deve girar em tomo de um texto (no muito longo), e as divises principais devem ser extrados desse texto. Exemplo: Tema: Jesus Meu Texto Salmo 23:1 1 - um relacionamento seguro: "O Senhor o meu pastor." 2 - um relacionamento pessoal: "O Senhor o meu..." 3 - um relacionamento presente.- "O Senhor ..." 2.2 - As divises principais podem consistir em verdades ou princpios sugeridos pelo texto. Exemplo: Tema: Ensino Bblico que Excede Texto: Esdras 7: 10 FT.: Pontos essenciais do ensino eficaz: 1 - Exige determinao: "Esdras tinha disposto o corao" 2 - Exige assimilao diligente: "para buscar a lei do Senhor" 3 - Exige dedicao completa: "para cumprir" 4 - Exige pregao fiel: "para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juzos."

2.3 - Dependendo da perspectiva da qual o examinamos, possvel encontrar mais de um tema ou idia dominante em um texto, mas cada esboo deve desenvolver somente um assunto.
Por meio do mtodo de abordagem mltipla podemos examinar o texto de Joo 3:16 de diversos ngulos, veremos dois deles:
Apostila de Homiltica I

-4-

Pr. Enas do Nascimento Arajo

Exemplo N 1 Tema: Os caractersticos distintivos da ddiva de Deus Texto: Joo 3:16 FT.: A ddiva de Deus: 1 - uma ddiva de amor: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira... 2 - uma ddiva sacrificial: ... que deu o seu Filho Unignito ... 3 - uma ddiva eterna: ... no perea, mas tenha a vida eterna. 4 - uma ddiva universal: ... todo o... 5 - uma ddiva condicional: ... que cr... Exemplo N 2 Tema: Os aspectos vitais da vida eterna Texto: Joo 3:16 FT: Os aspectos vitais da vida eterna 1 - Aquele que deu: Deus 2 - O motivo de ele dar: amou ao mundo de tal maneira 3 - O preo que ele pagou para d-lo: que deu o seu Filho Unignito 4 - A parte que temos nessa ddiva: para que todo o que nele cr 5 - A certeza de que a possuiremos: no perea, mas tenha a vida eterna.

2.5 - As prprias palavras do texto podem formar as divises principais do esboo, uma vez que elas se refinam a um tema principal.
Exemplo Tema: O nico Caminho para Deus Texto: Joo 14:6 FT.: Para chegarmos at Deus iremos: 1 - Atravs de Jesus, o caminho. 2 - Atravs de Jesus, a verdade. 3 - Atravs de Jesus, a vida. 2.6 - O contexto do qual se tira o texto deve ser cuidadosamente observado e com ele relacionado.

2.7 - Alguns textos contm comparao ou contrastes que podem ser mais bem tratados ressaltando-se suas similaridades ou diferenas propositais.
Exemplo Tema: O Homem bem-aventurado Texto: Salmo 1:1-2 FT.: Os dois aspectos do carter do homem bem-aventurado: 1 - O aspecto negativo: separao dos que praticam o mal (v.1) 2 - O aspecto positivo: devoo lei de Deus (v.2)

Apostila de Homiltica I

-5-

Pr. Enas do Nascimento Arajo

2.8 - Dois ou trs versculos, tirados de partes diferentes da Escritura, podem ser reunidos e tratados como se fossem um nico texto. Exemplo Tema: O Ministrio que Conta Textos: Atos 19:19-20 e 1 Corntios 15:10 FT.: O Ministrio que Conta deve ter sido: 1 - Um ministrio humilde: Servindo ao Senhor com toda humildade 2 - Um ministrio fervoroso: com ... lgrimas 3 - Um ministrio de ensino: vo-la ensinar publicamente 4 - Um ministrio de poder divino: Trabalhei ... a graa de Deus 5 - Um ministrio fiel: Jamais deixando de vos anunciar" 6 - Um ministrio trabalhoso: trabalhei muito mais do que todos eles 3 - Srie de Sermes Textuais Com um pouco de imaginao, e mediante a escolha de um tema geral e vrios textos que tratam dele, as mensagens textuais podem ser facilmente dispostas em sries. Cada texto toma-se, ento, a base de uma mensagem. Exemp1o N 1 Tema Geral: Os Melhores Segredos de Deus Temas da Srie: - O Segredo do Discipulado (Mateus 19:21) - O Segredo do Descanso (Mateus 11:28) - O Segredo da Confiana (Mateus 14:28-29) - O Segredo da Satisfao (Joo 7:37) Obs.: Em todos eles a base dos sermes e a palavra vir, que est inserida em todos os textos. Exemplo N 2 Tema Geral: Os Louvores dos Inimigos de Cristo Temas da Srie: - Jesus, o Amigo dos Pecadores (Lucas 15:2) - Jesus, o Operador de Milagres (Joo 11:47) - Jesus, o Salvador que no pde salvar-se (Mateus 27:42) - Jesus, o Homem Perfeito (Lucas 23:4) 4 - Concluso Ao terminar a discusso do sermo textual, notemos um esboo em 2 Corntios 5:21. Voc observar neste exemplo, que, de acordo com a definio do sermo textual, as divises principais so tiradas inteiramente do prprio texto, ao passo que as subdivises derivam, necessariamente, do texto, mas tm por base outras passagens bblicas.

Apostila de Homiltica I

-6-

Pr. Enas do Nascimento Arajo

Exemplo Tema: O Salvador de Pecadores Texto 2 Corntios 5:21 F.T.: Caractersticas do nosso Salvador: 1 - Ele um Salvador Perfeito 1.1 - Nunca pecou contra Deus ou o homem (Joo 18:39; 19:4; Mat. 27:3-4; 1 Ped. 2:22) 1.2 - Foi ntima e exteriormente perfeito (Mat. 17: 5; Heb. 10: 5-7; 1 Ped. 1: 19) 2 - um Salvador Vicrio 2.1 - Levou nossa culpa na cruz (Isa. 53:6; 1 Ped. 2:24) 2.2 - Morreu para salvar-nos de nossos pecados (Rom. 4:25; 1 Ped. 3: 18) 3 - um Salvador que Justifica 3.1 - o meio, pela graa, de nossa justificao perante Deus (Rom. 3:24) 3.2 - Torna-se nossa justia mediante a f em sua obra redentora (Rom. 3:21-22; 5: 1; 1 Cor. 1:30) medida em que o pregador revela as riquezas contidas no texto bblico, ele notar como sua mensagem delicia, entre o povo de Deus, os que tm mente espiritual para receber o alimento que at mesmo um nico versculo da Escritura pode oferecer.

Apostila de Homiltica I

-7-

Pr. Enas do Nascimento Arajo

O TEXTO BBLICO
Todo sermo precisa de um texto bblico, sem o texto no h sermo. Ele deve oferecer a idia ou verdade central, de onde sairo todos os pontos que sero abordados no decorrer da mensagem.

Porque se precisa do texto bblico?


a) O texto bblico constitui a base e a alma do sermo; b) O texto oferece muito mais confiana e aceitao da mensagem ao ouvinte; c) O texto d ao pregador a autoridade da Palavra de Deus; d) O texto ajuda o ouvinte a reter mais facilmente a mensagem; e) O texto ajuda na converso de almas e no fortalecimento dos crentes.

Como escolher o texto?


a) O texto de ser de acordo com a idia central que o pregador deseja apresentar; b) O texto deve ser claro e preciso; c) O texto no deve ser extenso; d) O pregador deve possuir uma lista de bons textos.

O uso do texto bblico.


a) O pregador deve estudar bem a frase e o contexto da passagem bblica; b) O pregador deve estudar o texto em vrias verses e tradues da Bblia; c) O pregador deve conhecer bem o significado das palavras desconhecidas; d) O pregador deve, se possvel, ler um comentrio bblico do texto; e) O pregador deve usar de todos os recursos possveis para melhor entender as idias do texto.

Idia Central do Texto - ICT.


A Idia Central do Texto (ICT) o resumo (compreensvel) do texto que ser utilizado no sermo, no mximo 2 a 3 linhas.
Apostila de Homiltica I

-8-

Pr. Enas do Nascimento Arajo

O OBJETIVO
Todo sermo deve ter um objetivo. A falta de um objetivo na pregao, traz dificuldade ao pregador. Ele deve saber o que pretende alcanar dos ouvintes atravs dos sermes. Ele deve apresentar o sermo de tal maneira que possibilite aos ouvintes mudar de atitude depois de ouvir a mensagem.

Os Objetivos Gerais de um sermo (OG)


a) Evangelstico Quando o pregador deseja evangelizar, levar o ouvinte a converso, aceitando a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida. b) Doutrinrio Quando o pregador deseja esclarecer ou ensinar alguma doutrina bblica. Ex.: deseja falar sobre o dzimo, salvao, pecado, Deus, Jesus Cristo, Esprito Santo etc. c) Devocional Quando deseja levar o ouvinte a uma vida de maior comunho com Deus atravs da meditao bblica e orao. Diz respeito ao relacionamento vertical (homem/Deus). d) Consagrao Quando o pregador deseja levar o ouvinte a uma maior consagrao no servio de Deus. Ex.: Falar sobre misses, desenvolvimento dos dons, guerra contra o pecado etc. e) tico ou Moral Quando o pregador deseja falar sobre assuntos morais. Ex.: Aborto, maledicncia, alcoolismo, honestidade nos negcios, fidelidade etc. Diz respeito ao relacionamento horizontal (homem/homem). f) Pastoral, Alento ou Conforto Quando se pretende levar o conforto aos ouvintes. Ex.: Ansiedade, morte, solido etc.

O Objetivo Especfico (OE)


O pregador deve formular o objetivo especfico com uma pergunta para si mesmo: Qual o efeito que eu gostaria que este sermo produzisse no pensamento e na vida de meus ouvintes? O objetivo deve ser formulado em termos de efeito do sermo na vida dos ouvintes. Ex.: Meu ouvinte entende ... e muda de atitude...
Apostila de Homiltica I Pr. Enas do Nascimento Arajo

-9-

O TEMA
Como nasce um sermo? R.: De duas maneiras. 1a A idia do sermo nasce relacionada com a passagem da Palavra de Deus. 2a Nasce tambm sem ter um texto estabelecido, Neste caso o pregador precisa procurar um texto prprio que combine com o tema que pretende apresentar. Em suma, o sermo nasce quando o pregador descobre a idia que quer pregar.

Definio do Tema
Tema, o nome prprio do sermo que pretendemos pregar.

A necessidade de um tema
a) O pregador deve saber o tema que pretende transmitir aos ouvintes. b) O tema desperta o interesse do pblico: Um tema certo meio caminho para o sucesso.

Caractersticas de um bom tema


a) o tema deve ser preciso e exato, no deve fugir ao assunto proposto; b) o tema deve ser claro e simples, formulado em termos bem conhecidos; c) o tema deve ser interessante, que chame a ateno dos ouvintes; d) o tema deve ser atual, expresso em termos de hoje e no de ontem; e) o tema deve ser especfico e no geral, deve tratar de algo possvel de se falar naquele tempo; f) o tema deve ser oportuno e de acordo com as necessidades dos ouvintes; g) o tema deve ser formulado com as prprias palavras do pregador.

Anunciando o tema aos ouvintes


a) Gostaramos que pensssemos hoje sobre... b) Desejo abordar hoje sobre o tema... c) O ttulo do sermo que Deus colocou no meu corao para esta ocasio ... d) e outros...
Apostila de Homiltica I

- 10 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

Concluso
Os temas bblicos tanto no Novo quanto no Antigo Testamento, oferecem uma infinidade de assuntos, os mais variados. O pregador deve escolher aqueles que julga mais convenientes e da necessidade dos ouvintes, deve faz-lo com orao, no entanto no deve esquecer que quando escolher determinado tema, deve desenvolv-lo at o fim. Nunca fale sobre algum tema que no compreenda, que no domine ou que no viva.

Apostila de Homiltica I

- 11 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

A ORGANIZAO DOS PENSAMENTOS


Uma mensagem mal organizada difcil de entender. Aps descobrir o texto bblico, o objetivo e o tema do sermo o pregador de esforar-se para organizar as idias que sero apresentadas no sermo. Deve fazer um estudo pormenorizado do texto, anotando as idias e coloc-las em ordem.

Qualidade de um sermo bem organizado


a) Unidade Todos os pontos do sermo devem estar ligados ao tema. b) Ordem Lgica Isto significa que devemos colocar cada diviso do sermo no seu devido lugar. s vezes ser necessrio alterar a ordem do texto para esboar bem o sermo. c) Proporo Dividir bem o tempo para cada ponto do sermo. d) Progresso O sermo deve caminhar para o seu final cada vez mais quente no interesse no interesse dos ouvintes. No deve comear quente e depois esfriar.

Sugestes para melhor o esboo


a) Os tpicos devem estar ligados ao tema por uma frase de transio; b) Nenhum tpico deve ser igual ao tema; c) Os tpicos devem ser apresentados em ordem de interesse crescente, o ltimo dever ser o mais interessante; d) Os tpicos devem estar formulados de tal modo que desperte interesse para os ouvintes. Exemplo: Tema: Que farei de Jesus chamado Cristo? Texto: Mateus 27:11-14 e 54 Objetivo Geral: Evangelstico Objetivo Especfico: Meu ouvinte reconhece Jesus como filho de Deus e o recebe em sua vida como Senhor e Salvador. Frase de Transio: Que farei de Jesus chamado Cristo? Introduo 1 Ignor-lo-ei (v. 17) 2 Rejeit-lo-ei (vv. 21-22) 3 Reconhec-lo-ei (v. 54) Concluso
Apostila de Homiltica I

- 12 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

O nmero ideal de tpicos de um sermo


Pode variar dependendo do assunto. Mas o ideal que tenha de 2 a 5, embora a maioria dos sermes possuam 3 tpicos. Obs.: No existe sermo com apenas 1 tpico.

Como anunciar os tpicos


a) O mtodo tradicional: em primeiro lugar...; em segundo lugar...; em terceiro lugar b) Uma das idias que encontramos no texto ... c) Relacionando com o que ir tratar. Ex.: Um primeiro sentimento..., Uma primeira qualidade..., Um primeiro dom..., Um primeiro fruto do Esprito... etc.

Contedo de cada tpico


Cada tpico (ou subtpico) dever estar dividido em trs partes de forma homognea. As partes so: A EXEGESE, a ILUSTRAO e a APLICAO. Exegese: E a explicao do texto que aquele tpico esta tratando. Explicao est que poder ser histrica, gramatical, teolgica etc. Ilustrao: a narrativa de algum fato fictcio ou real, bblico ou no, contemporneo ou do passado que se adapte ao texto utilizado naquele tpico. Aplicao: levar o ouvinte a compreender que tudo aquilo a que o texto (na exegese) e ilustrao se refere para sua vida. A aplicao dever ser simples, clara e direta. Exemplo: 1 Ignor-lo-ei (v. 17) Exegese abc abc abcsd fabcabcabc abc abcs d abcsd abc abc fabcsd fabc sd abc abc abc abc abc abc abc abc abc abc abc fabcs dabc abc abc abc abc f sd abc abc abc abc abc fabcabc abc abcabcsd abc fs dabc fabcsd abc f abc abcs dabc fabc abc abc abcsd abc abc abc fabcsd abc f abc abc abc abcs dabc fabc. Ilustrao abc abc abcsd fabcabcabc abc abcs d abcsd abc abc fabcsd fabc sd abc abc abc abc abc abc abc abc abc abc abc fabcs dabc abc abc abc abc f sd abc abc abc abc abc fabcabc abc abcabcsd abc fs dabc fabcsd abc f abc abcs dabc fabc abc abc abcsd abc abc abc fabcsd abc f abc abc abc abcs dabc fabc. Aplicao abc abc abcsd fabcabcabc abc abcs d abcsd abc abc fabcsd fabc sd abc abc abc abc abc abc abc abc abc abc abc fabcs dabc abc abc abc abc f sd abc abc abc abc abc fabcabc abc abcabcsd abc fs dabc fabcsd abc f abc abcs dabc fabc abc abc abcsd abc abc abc abc abc f abc abc abc abcs dabc fabc.
Apostila de Homiltica I

- 13 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

PRINCPIOS QUE AJUDAM A ESBOAR


A seguir daremos alguns princpios bsicos que o ajudaro a esboar seu sermo. Usaremos como exemplo o esboo que segue logo abaixo:
Exemplo: Tema: Pedras no Ungido do Senhor Texto: II Samuel 16:5-14 ICT: Simei atirou pedras no rei Davi, que reagiu com coragem, f e viso do futuro. Tese: Quando o mundo atira pedras, devemos reagir com coragem, f e viso do futuro. O.G.: Devocional O.E.: Meu ouvinte entende e decide ter uma maior aproximao com o Senhor, para que nas dificuldade possa reagir com f, coragem e viso do futuro. Esboo: F.T.: Pedras no Ungido do Senhor... 1. ATIRADAS PELA INSATISFAO 1.1. Motivada pelo saudosismo 1.2. Determinada pela rejeio 1.3. Convertida em bno 2. ATIRADAS PELA INGRATIDO 2.1. Que leva a pessoa a forjar conceitos injustos sobre o prximo 2.2. Que leva a pessoa a apedrejar quem antes era idolatrado 2.3. Que pode levar o obreiro a reagir positivamente 3. ATIRADAS PELA INCOMPREENSO 3.1. Nos momentos mais difceis 3.2. Das formas mais cruis 3.3. Com resultados surpreendentes

Apostila de Homiltica I

- 14 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

1. O TTULO DEVE SER UM RESUMO DA TESE


A tese vem da ICT e a ICT vem do texto, portanto, as palavras que compe o tema devem ser o menor resumo (contextualizado) da verdade contida no texto e devem definir bem a mensagem a ser pregada. TESE
Quando o mundo atira pedras, devemos reagir com coragem, f e viso do futuro.

ICT
Simei atirou pedras no rei Davi, que reagiu com coragem, f e viso do futuro.

TEXTO

II Samuel 16:5-14

TEMA PEDRAS NO UNGIDO DO SENHOR

2. AS DIVISES VEM DO TEMA


O Tema fica como um alicerce sobre o qual ser erguida a estruturao necessria ao desenvolvimento da mensagem. O tema nem sempre repetido em cada tpico, mas, caso o seja dever dar sentido lgico e claro ao enunciado.

PEDRAS NO UNGIDO DO SENHOR

1. ATIRADAS PELA INSATISFAO 2. ATIRADAS PELA INGRATIDO 3. ATIRADAS PELA INCOMPREENSO

3. NENHUMA DIVISO DEVE SER IGUAL OUTRA


Isto elimina a repetio desnecessria. Observe que no exemplo apresentado h em cada tpico uma idia diferente, de acordo com o assunto proposto no tema. INSATISFAO INGRATIDO INCOMPREENSO

4. CADA TPICO QUANDO DIVIDIDO D DUAS OU MAIS PARTES


possvel efetuar-se uma diviso sem que se obtenha pelo menos duas partes. Observe que dividindo-se os trs tpicos no exemplo apresentado, temos trs subdivises em cada:
1. ATIRADAS PELA INSATISFAO 1.1. Motivada pelo saudosismo 1.2. Determinada pela rejeio 1.3. Convertida em bno 2. ATIRADAS PELA INGRATIDO 3. ATIRADAS PELA INCOMPREENSO 2.1. Que leva a pessoa a forjar conceitos injustos sobre o 3.1. Nos momentos mais difceis prximo 2.2. Que leva a pessoa a apedrejar 3.2. Das formas mais cruis quem antes era idolatrado 2.3. Que pode levar o obreiro a 3.3. Com resultados surpreendenreagir positivamente tes

Apostila de Homiltica I

- 15 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

5. NENHUM TPICO OU SUBTPICO DEVE CONTER MAIS QUE UMA IDIA


Basta uma idia por tpico. Havendo mais de uma idia novos tpicos so necessrios. No exemplo dado, h somente uma idia em cada tpico. 1. INSATISFAO 2. INGRATIDO 3. INCOMPREENSO

6. CADA SUBTPICO DEVE EXPLICAR O TPICO DO QUAL DIVISO


Esta a razo de ser do subtpico, tornar claro o pensamento do tpico. Veja no quadro abaixo:
1. ATIRADAS PELA INSATISFAO 1.1. Motivada pelo saudosismo 1.2. Determinada pela rejeio 1.3. Convertida em bno SAUDOSISMO e REJEIO so sintomas da insatisfao e essa insatisfao pode ser CONVERTIDA EM BNO. As trs idias dos subtpicos explicam o tpico da qual fazem parte 2. ATIRADAS PELA INGRATIDO 3. ATIRADAS PELA INCOMPREENSO 2.1. Que leva a pessoa a forjar conceitos injustos sobre o 3.1. Nos momentos mais difceis prximo 2.2. Que leva a pessoa a apedrejar 3.2. Das formas mais cruis quem antes era idolatrado 2.3. Que pode levar o obreiro a 3.3. Com resultados surpreendenreagir positivamente tes.
FORJA CONCEITOS O ingrato INJUSTOS e APEDREJA QUEM ANTES ERA IDOLATRADO, mas quem est recebendo a ingratido pode REAGIR POSITIVAMENTE.

A incompreenso vem NOS


MOMENTOS MAIS DIFCEIS e DAS FORMAS MAIS CRUIS, entretanto, pode ter RESULTADOS SURPREENDENTES, dependendo do

modo como reagimos.

7. O CONJUNTO DAS DIVISES DEVE COMPLETAR O ASSUNTO EM PAUTA.


Mesmo que as divises no consigam esgotar plenamente o assunto, mas a idia apresentada na tese deve ser satisfatoriamente desenvolvida no corpo do sermo.
PEDRAS ATIRADAS PELA

INSATISFAO

PEDRAS ATIRADAS PELA

INGRATIDO

PEDRAS ATIRADAS PELA

INCOMPREENSO

PEDRAS NO UNGIDO DO SENHOR

8. O CONTEDO DE UMA DIVISO NO DEVE SER EXAGERADAMENTE MAIOR DO QUE A


OUTRA.

As divises no podem e no devem ser exatamente iguais em seu tamanho, mas nenhuma deve ser to grande a ponto de sacrificar o tempo das demais. Para que as divises sejam mais ou menos do mesmo tamanho, o pregador deve trabalhar com todo cuidado nos elementos funcionais: exegese, ilustrao e aplicao em cada um dos tpicos.
Apostila de Homiltica I

- 16 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

9. A DIVISES DEVEM SER EXPRESSAS DE FORMA SINTTICA.


Os tpicos e subtpicos devem ser formulados de modo uniforme: sentena completa, frase ou palavra. A aliterao, quando usada contribuiu para a simetria e facilita a memorizao, mas no deve ser feita de modo forado. Observe o exemplo:
PEDRAS ATIRADAS PELA PEDRAS ATIRADAS PELA PEDRAS ATIRADAS PELA

INSATISFAO

INGRATIDO

INCOMPREENSO

10. A ORDEM DAS DIVISES DEVE SER DE INTERESSE CRESCENTE PARA OS OUVINTES.
Do negativo ao positivo, do menor ao maior, do inferior ao superior, do passado ao presente e futuro, da pergunta resposta, do problema soluo. Veja no exemplo: Cada tpico tem trs subtpicos, os dois primeiros subtpicos so negativos e o ltimo sempre positivo (em negrito), passando do problema para a soluo.

1. ATIRADAS PELA INSATISFAO 1.1. Motivada pelo saudosismo 1.2. Determinada pela rejeio 1.3. Convertida em bno

2. ATIRADAS PELA INGRATIDO 3. ATIRADAS PELA INCOMPREENSO 2.1. Que leva a pessoa a forjar conceitos injustos sobre o 3.1. Nos momentos mais difceis prximo 2.2. Que leva a pessoa a apedrejar 3.2. Das formas mais cruis quem antes era idolatrado 2.3. Que pode levar o obreiro a 3.3. Com resultados surpreenreagir positivamente dentes

Apostila de Homiltica I

- 17 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

A INTRODUO
O sermo constitudo de trs partes importantes: Introduo, corpo e concluso. Todas as trs so fundamentais, e devem merecer toda a nossa ateno.

A finalidade da introduo
a) A introduo deve despertar o interesse e ateno dos ouvintes; b) A introduo prepara os ouvintes para acompanharem as idias da mensagem; c) Atravs da introduo o pregador deve captar a simpatia dos ouvintes.

Caracterstica de uma boa introduo


a) Ela deve estar ligada ao assunto do sermo; b) Ela deve ser proporcional. Deve ocupar 15% do tempo do sermo; c) Ela deve ser clara e simples. O pregador deve evitar palavras difceis, ou demonstrar ser um grande intelectual; d) Ela deve ser interessante. Quando mal apresentada, impressiona mal os ouvintes; e) Ela no deve ser improvisa. Deve ser muito bem preparada.

O que deve ser evitado na introduo


a) Evitar pedir desculpas. Quando apresentamos desculpas estamos assinando nossa derrota antes de terminada a introduo; b) Evitar falsa modstia; c) Evitar prometer mais do que o sermo encerra; d) Evitar sobrecarregar a introduo com muitas idias; e) Evitar apresentar argumentos que vo aparecer em outras partes do sermo;

Alguns mtodos na preparao de boas introdues


a) A introduo textual ou exegtica. Fazer uma explicao precisa do texto para que possa ser bem entendido pelos ouvintes; b) A introduo ilustrativa. Falar sobre algum acontecimento que esteja relacionado com o sermo. Uma boa ilustrao bem apresentada na introduo sempre bem vinda;
Apostila de Homiltica I

- 18 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

A CONCLUSO
Se importante que o sermo tenha uma boa introduo, no menos importante que seja bem concludo. Muitas concluses so fracas e montonas, tirando, assim, o brilho do sermo.

A importncia da concluso
a) A concluso a parte do sermo que deve receber mais ateno por parte do pregador durante a sua pregao; b) A concluso como o acabamento de um prdio. Ela deve encerrar toda a beleza do sermo e animar o ouvinte a seguir pelo caminho determinado pelo objetivo do sermo.

Caracterstica da boa concluso


a) A concluso deve ser a concluso de todo o sermo e no apenas da ltima parte do sermo; b) Na concluso o pregador deve dar mais nfase s idias positivas; c) A concluso deve estar caracterizada pelo amor e compaixo do pregador pelos ouvintes, no desejo de ajud-los; d) A concluso no deve ser longa (15% do tempo do sermo).

Erros a serem evitados na concluso


a) No introduzir na concluso pensamentos novos; b) No dar a impresso de vai terminar quando no vai; c) No deve pedir desculpas na concluso; d) No deve ficar mexendo demais com objetos como: relgio, cantor, culos etc; e) No tenha medo de falar diretamente ao corao dos ouvintes na concluso.

Alguns tipos de concluso


a) Recapitulao das idias principais do sermo; b) Usar de boa ilustrao; c) Uma aplicao vida dos ouvintes (2 Sam. 12:7-14); Obs.: A concluso pode salvar ou inutilizar o resto do sermo. Por isso deve ser muito bem preparada.
Apostila de Homiltica I

- 19 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

O APELO
O sermo fica incompleto quando o pregador deixa de fazer um apelo direto ao corao do ouvinte. Todo sermo, desde o seu incio deve ser um apelo direto aos ouvintes. Mas tambm h a necessidade de levar o pecador a uma manifestao pblica ao lado de Cristo, no final do sermo. O apelo foi definido por algum como uma chamada deciso depois de uma exposio clara do assunto pregado. No s os sermes evangelsticos devem possuir apelo, mas tambm os demais (Consagrao, tico, Doutrinrio, Pastoral e Devocional).

Por que fazer o apelo?


a) O apelo bblico: h na Bblia muitas exortaes e apelos para que o homem tome uma posio diante de Deus: Mat. 11:28-29; Apo. 22:17; At 2:40; 19:8; 26:28; 28:23. b) O apelo histrico: Os grandes pregadores sempre fizeram apelo: Wesley, Whitefield, Finney, Moody, Spurgeon, Billy Grahan etc. c) O apelo lgico e natural: se fizemos todo o esforo para convencer uma pessoa acerca daquilo que estamos pregando, devemos tambm ajud-la a dar o primeiro passo. d) O apelo psicolgico: Precisamos aproveitar aquele momento de emoo, de vontade, de aspirao pelas bnos de Deus, por uma vida nova. e) O apelo promove segurana: Quando o ouvinte atende o apelo ele se torna seguro das garantias da Palavra de Deus (Mat. 10:32-33; Rom. 10:10). f) O apelo prtico: Facilita sua identificao a igreja pode acompanh-lo em sua vida e necessidades espirituais; Fortalece a f e motiva o bom testemunho; motivo de alegria e inspirao para a igreja.

Caractersticas do apelo que atinge seu objetivo.


a) Deve ser baseado no argumento mais forte do sermo. b) Deve ser feito com otimismo (Is 55:11; Sl 126:6) c) Deve ser claro e especfico d) Deve ser breve e positivo
Apostila de Homiltica I Pr. Enas do Nascimento Arajo

- 20 -

e) Deve ser feito sem coao e com cortesia. O pregador no deve usar truques nem mtodos inconvenientes. f) O pregador deve destacar os motivos da deciso (o perdo dos pecados, a segurana, a nova vida em Cristo etc.). Obs.: Fazer apelo como procurar frutos em uma rvore, se balanamos normalmente caem os maduros, mas se balanarmos demais, caem tambm os verdes.

Como variar os mtodos usados no apelo.


importante variar o apelo para no cair na rotina. a) Pedir aos decididos para levantarem uma das mos; b) Pedir aos decididos para ficarem de p; c) Pedir aos decididos para virem frente; d) Pedir aos decididos que permaneam no templo aps o culto para conversar com o pregador; e) Pedir aos decididos para comunicar sua deciso a pessoa que est ao seu lado ou a pessoa que o convidou; f) Pedir aos decididos que se dirijam a uma sala (indicar a sala), para um momento de orao e conselhos.

Os Dez Mandamentos do Apelo


1 No ters outro propsito alm o de levar pessoas aos ps de Jesus. 2 No fars para ti imagem de grande pregador, nem alguma semelhana que possa ostentar tua prpria glria, seja em teu plpito, ou em qualquer outro lugar. 3 No tomars qualquer atitude que no seja confirmada com a mensagem pregada por tua vida. 4 Lembra-te que um bom apelo precisa ser expresso com objetividade e clareza para alcanar resposta. 5 Honra as pessoas que te ouvem, evitando o uso de ameaas, ironias ou chacotas. 6 No matars os teus ouvintes de pavor quanto ao destino eterno. 7 No adulterars o convite, barateando a mensagem para conseguir maiores resultados.

8 No furtars o equilbrio de teu apelo, mas dlhe a medida certa de emoo e razo. 9 No dirs falso testemunho usando em teu apelo ilustraes enganosas. 10 No cobiars o papel de converter , que do Esprito Santo e jamais do pregador.

Apostila de Homiltica I

- 21 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

O MATERIAL ILUSTRATIVO
O uso das ilustraes permite aos ouvintes compreender as verdades apresentadas no sermo com mais clareza. A ilustrao traz mais luz e entendimento s verdades expostas. Os pregadores bblicos usaram ilustraes: O profeta Nat, Estevo, Paulo e principalmente Jesus. A ilustrao uma das partes mais apreciadas no sermo.

Fontes de Ilustrao
a) A prpria Bblia Ela contm dados, parbolas, histrias e acontecimentos que constituem um tesouro de ilustrao. b) H material ilustrativo nos jornais, revistas, livros, peridicos em geral etc. c) A letra de msicas e hinos uma boa fonte de ilustraes. d) Histrias contadas por algum (desde de que no sejam segredos). e) Experincias pessoais, quando autnticas. f) Os acontecimentos cotidianos O dia a dia oferece muitas fontes de ilustraes.

Caractersticas de boas ilustraes


a) A ilustrao deve ser simples. No usar de muitos detalhes. b) Ela deve ter unidade. Deve estar dentro do assunto que estamos abordando. c) Devem ser apresentadas com muita vida. d) Devem ter um ponto alto. Um clmax. Arquivo de ilustraes Todo pregador deve encontrar uma maneira de guardar as boas ilustraes que encontra no dia a dia. Por toda parte existe material ilustrativo. Precisamos ter a mente e a imaginao abertas para aproveitar os incidentes que sirvam de material ilustrativo para nossos sermes. Para concluir gostaria de lembrar que as mensagens devem ser to claras de modo que os ouvintes possam entender que est se pregando.
Apostila de Homiltica I Pr. Enas do Nascimento Arajo

- 22 -

OS BONS HBITOS NA PREGAO


O pregador deve se esforar para se tornar atraente ao proferir a mensagem que Deus colocou em seu corao. A mensagem no deve estar destituda de sentido, de valor e de clareza. Vamos enumerar alguns bons hbitos que o pregador deve ter na comunicao da mensagem. 1 Usar linguagem simples e clara. O grupo que nos ouve por demais variado em seu grau de instruo, por isso devemos ser simples para atingir a todos. 2 Usar o prprio estilo. No alterar a voz, nem imitar outros pregadores. 3 Falar de tal forma que todos possam ouvir. Deve pronunciar distintivamente as palavras. No falar depressa demais. Tomar cuidado na articulao das slabas. 4 Falar diretamente aos ouvintes. Para maior facilidade em atingir os ouvintes, devemos considerar que estamos falando para um grupo de amigos. Nunca dar a idia de superioridade ao falar. Olhar para todas as partes do auditrio, procurando um contato direto nos olhos dos ouvintes. 5 Falar com o corpo solto. O pregador deve utilizar as mos, a cabea, enfim todo o corpo para dar nfase quilo que est falando. O corpo deve permanecer ereto apoiado em ambos os ps. 6 Falar com convico. Um auditrio responde ao pregador que fala com convico. Sem esta qualidade difcil atingir e convencer algum daquilo que estamos falando.

Apostila de Homiltica I

- 23 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

7 Falar com entusiasmo. Ainda que o assunto seja bom, se no houver entusiasmo, o sermo decresce muito. O entusiasmo demonstrado na voz, na expresso facial e na maneira de falar. 8 Falar com amor. O pregador chama mais ateno naquilo que fala quando consegue irradiar gozo, a paz e o amor do Senhor. Para isso o pregador deve ter uma atitude simptica e no de condenao e superioridade. 9 Ser breve. Aconselham os mestres em homiltica que prefervel falar menos que o tempo disponvel do que ir alm dele. 10 Pregar no poder do Esprito Santo. Na observao deste item est o xito de todo o pregador do evangelho (I Cor. 2:45).

Apostila de Homiltica I

- 24 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

A PREPARAO ESPIRITUAL DO PREGADOR

A pregao mais do que uma palestra ou um mero discurso. O pregador est transmitindo uma mensagem espiritual. E para pregar uma mensagem espiritual depende de manter ntima comunho com Deus. O pregador deve preparar bem a sua mensagem na presena de Deus e em esprito de orao. O pregador deve sempre ter em mente a Palavra de Deus proferida pelo profeta Zacarias: No por fora nem por violncia, mas pelo meu Esprito, diz o Senhor dos Exrcitos (Zac. 4:6).

Preparo do corao
Para o pleno xito na entrega da mensagem, o pregador deve ter a mensagem no corao e falar com o corao. A orao faz o pregador um pregador de corao. A orao pe o corao do pregador na mensagem. A orao coloca a mensagem do pregador no seu corao.

Orao e o preparo espiritual


O pregador deve estudar e preparar a mensagem como se tudo dependesse dele; buscar fora e poder na orao como se tudo dependesse de Deus. A orao tem sido o segredo do xito na preparao da boa mensagem. a orao que d vida e poder mensagem. Spurgeon, um pastor batista ingls disse certa vez: No a nada que possa substituir a orao na vida do pregador, nem a cultura recebida, nem as bastas bibliotecas. Quanto maior for a familiaridade com a corte do cu, tento melhor realizar a sua funo na terra. A uno uma das qualidades que distinguem a pregao crist de todas as formas de oratrias e discursos. A santidade o segredo da uno e o resultado de uma vida de orao, meditao na Palavra e servio ao Reino de Deus.

Apostila de Homiltica I

- 25 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

Concluso
Que Deus abenoe a cada irmo, o desejo que tem de transmitir a Sua mensagem. Que esta pequena apostila possa t-lo ajudado muito na sua preparao espiritual e na preparao de seus sermes, para uma comunicao mais eficiente da mensagem de Deus. O assunto no se esgotou, esse foi apenas o primeiro passo dentro da homiltica, ainda h muita coisa para voc descobrir, continue em frente. Que Deus te abenoe.

SOLI DEO GLORIAE

Apostila de Homiltica I

- 26 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

A MULHER QUE DEUS USA

por

Enas do Nascimento Arajo 3 Perodo Noite

Trabalho apresentado em cumprimento parcial s exigncias da disciplina Homiltica I do curso de Bacharel em Teologia. Prof. Dr. Jerry Stanley Key

Seminrio Teolgico Batista do Sul do Brasil Rio, 20 de maio de 1991


Apostila de Homiltica I

- 27 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

ESBOO
Tema: A Mulher que Deus Usa Texto: Rute 1:15-17 Idia Central do Texto: O amor e dedicao que Rute tinha por Noemi, a fez tomar a deciso certa. Tese: A mulher para ser usada por Deus necessita ser leal, amorosa, servial e ainda receber uma recompensa. Objetivo Geral: Consagrao Objetivo Especfico: Minha ouvinte entende que para Deus us-la necessrio que possua algumas qualidade, e decide em viver tais qualidades.

Esboo
Frase de Transio: A Mulher que Deus usa: 1 leal (1:16) 2 amorosa (1:17) 3 servial (2:2) 4 recompensada (3:10-11) Referncias Bibliogrficas.

Obs.: Este sermo dirigido especialmente para as mulheres.


Apostila de Homiltica I

- 28 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

A MULHER QUE DEUS USA

INTRODUO

O homem no gosta do que no tem valor. Os irmos quando vo fazer algum trabalho de marcenaria, construo ou qualquer outro, procuram fazer um esforo para comprarem os materiais da melhor qualidade para o seu servio ser mais fcil de fazer e ficar com um aspecto seguro e agradvel. Os estudantes ao prepararem seus trabalhos escolares procuram os fazer da melhor maneira, usando os melhores livros e material tcnico mais moderno para que fique um trabalho limpo e bem feito. As irms quando planejam preparar uma comida especial para a famlia, procuram selecionar os ingredientes da melhor qualidade para obter sucesso. Assim como ns, Deus tambm no usa coisas e principalmente pessoas sem valor. O ser humano o principal instrumento de trabalho de Deus e Ele quer usar aqueles que buscam uma vida digna diante dele. A mulher que Deus usa ser o tema em que ns meditaremos neste momento. Atravs da vida da grande mulher do passado chamada Rute, ns descobriremos nesta hora as principais qualidade da mulher para ser usada por Deus. Leiamos Rute captulo 1, versos 16 e 17. Veremos em primeiro lugar que a mulher que Deus usa leal.

Apostila de Homiltica I

- 29 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

1 LEAL (Rute 1:16)

Toda a histria de Rute se iniciou quando a famlia de Elimeleque resolveu mudar-se de Belm (por causa da grande fome) para Moabe. Neste pas os dois filhos de Elimeleque casaram-se com duas moabitas: Orfa e Rute. L a vida desta famlia no foi muito boa tambm, pois depois de alguns anos, morreu Elimeleque e em seguida seus dois filhos. Que tragdia para aquela famlia! Restaram apenas as trs vivas: Noemi (viva de Elimeleque), Orfa e Rute (suas duas noras). Ao ouvir que Deus voltou a abenoar sua terra natal, Noemi resolveu voltar a Belm. Diante desta resoluo, ela achou melhor suas noras voltarem as suas prprias famlias a fim de casarem de novo. Aps muita relutncia, Orfa decidiu retornar a sua famlia, porm Rute sabia que a mulher ao casar-se teria que deixar sua famlia e tornar-se parte da famlia de seu marido. Tambm conhecia a Lei judaica (mesmo sendo idlatra) que caso o marido morresse o irmo mais prximo deveria casar-se com a viva. Mesmo no havendo mais cunhados para casar-se com ela, o seu corao no permitia que abandonasse a sua to querida sogra. Afinal, havia assumido um compromisso com aquela famlia e o seu carter leal permitiu que ela fizesse a seguinte declarao: Leiamos Rute 1:16: Respondeu, porm, Rute: No me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo ser o meu povo, o teu Deus ser o meu Deus. Que brilhante declarao de lealdade Rute deu a sua sogra Noemi! Realmente ela a partir da est abandonando sua famlia e sua terra para se tornar uma estrangeira num pas que possua costumes bem diferentes dos seus. Mas Noemi durante todos os anos havia dado uma demonstrao de como era o seu povo e o seu

Apostila de Homiltica I

- 30 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

Deus. E foi diante disto que Rute se disps a aceitar aquele Deus como o seu Deus tambm. Eis a primeira qualidade da mulher para ser usada por Deus: A Lealdade. Esta uma qualidade que embeleza a mulher. Em certa ocasio Abrao Kuyper escreveu este pensamento: H dois tipos de beleza. H uma beleza que Deus d no nascimento e que murcha como a da flor. E h outra beleza que Deus concede quando, pela sua graa, os homens nascem de novo. Esse tipo de beleza nunca desaparece, antes permanece eternamente. Queridas irms, cada uma de vocs j so novas criaturas, que o Senhor deseja usar, mas Ele s inclui nos seus planos a mulher que leal, aquela que em toda a sua vida busca viver sinceramente diante dos homens e principalmente diante do nosso Deus. A irm tem sido sincera em todas as suas atitudes? O Senhor pode confi-la uma tarefa importante? As suas atitudes em seu lar tem provado o seu carter cristo sincero? E na igreja a sua relao com os irmos e com Deus tem sido baseadas na lealdade? Lembre-se a cada dia minha irm, que Deus quer dar-lhe o privilgio de ser instrumento seu, mas como Rute, a irm precisa viver diariamente a primeira qualidade da mulher crist: A lealdade. Mas no basta ser leal, preciso algo mais. Vejamos a segunda qualidade. A mulher usada por Deus amorosa.

Apostila de Homiltica I

- 31 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

2 AMOROSA (Rute 1:17)

Leiamos Rute 1:17: Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faa o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que no seja a morte me separar de ti. Quanto amor Rute tinha por sua sogra! E foi este amor que f-la voltar com Noemi para Belm. O caminho era longo e perigoso para as duas mulheres, mas elas foram confiadas no nico Deus que as poderia guardar. Elas viajaram cerca de 80 quilmetros a p, carregando todos os seus pertences. Foi uma viagem difcil e triste. Suas vidas estavam pesarosas e amargas diante da situao que viviam, foi necessrio muito esforo para enfrentar esta estrada deserta. Porm o amor que unia as duas era maior para Rute, do que as tribulaes. Ela estava ali do lado de sua sogra tentando dar-lhe um pouco de vida e esperana diante da perda do marido e dos dois filhos que tanto amava. A declarao de amor que Rute deu a Noemi afirmava que nunca iria abandonla e que somente a morte poderia separ-las. realmente muito profundo este sentimento, pois naquela hora Rute estava renunciando a sua prpria vida para proteger a sua sogra. A tradio conta-nos que Rute alm de sua beleza interior era uma mulher muito bela fisicamente. Naquela hora ela poderia ter pensado assim: Para que eu vou acompanhar esta velha, que no tem onde cair morta? Eu vou ficar aqui junto dos meus e quem sabe conseguirei ser feliz em outro casamento. Mas as palavras dela se tornaram ainda mais belas diante de sua atitude de renncia, amor e interesse pelo bem de sua sogra. Certo pensador, expressa muito bem como Rute agiu em relao ao amor, ele diz: Procura ser uma expresso viva do amor de Deus: amor na tua face, amor nos teus olhos, amor no teu sorriso, amor no teu caloroso cumprimento:
Apostila de Homiltica I

- 32 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

Realmente a mulher para ser usada por Deus precisa demonstrar aos outros o amor de Deus que habita em todo o seu ser. A irm pode estar questionando nesta hora: Mas como eu posso demonstrar aos outros o amor de Deus em mim? simples. Procure responder as seguintes perguntas: A irm tem sido amorosa e paciente com seus filhos? Seu marido tem provado a cada dia, quando chega do servio, o seu carinho e a sua dedicao? A irm tem se preocupado em demonstrar aos seus vizinhos o Cristo que vive em voc? A irm tem se preocupado com a vida espiritual de seus irmos em Cristo e com a unio fraternal dentro de sua igreja? Lembre-se que a mulher para ser usada por Deus necessita refletir o amor a todos os que esto a sua volta. Mas ser que basta o amor? Quando ns amamos vem naturalmente em ns a terceira realidade da mulher usada por Deus. A mulher usada por Deus servial.

Apostila de Homiltica I

- 33 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

3 SERVIAL (Rute 2:2)

Convido as irms a lerem em Rute 2:2, afim de conhecermos a terceira qualidade da mulher que Deus usa. Leiamos: Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixame ir ao campo a apanhar espigas atrs daquele a cujos olhos eu achar graa. E ela lhe respondeu: Vai, minha filha. Quando as duas mulheres chegaram em Belm quase ningum reconheceu Noemi. As amarguras que passara, tornou-a envelhecida e a viagem a deixou muito cansada. Elas chegaram a Belm no incio da sega de cevada. Diante da misria em que se encontravam, Rute pediu permisso a Noemi para trabalhar no campo, colhendo atrs dos segadores as espigas que caram no cho. O amor de Rute impulsionou-a ao servio. Ela no colocou obstculos em servir a sua sogra. Ela sabia que estava em terra estranha, que os costumes daquele povo eram outros e que talvez fosse at mesmo escarnecida por sua condio de viva e estrangeira. Porm, nada disso importava a ela, mas pensava apenas em servir. Ela foi trabalhar em uma parte do campo que pertencia a Boaz, que por obra do destino traado por Deus, era um homem rico e poderoso, parente prximo de Elimeleque (sogro de Rute). Ela trabalhava sem parar. O suor corria-lhe pelas costas, medida que o sol se tornava mais quente. Certa hora parou e sentou-se a sombra para descansar, mais foi por pouco tempo. Queria alegrar sua sogra, levando-lhe uma boa poro de gro. A alegria de Rute estava em ver a alegria dos outros. O esprito de amor e servio que Rute possua, permitiu que Deus a usasse, tornando-a participante do seu plano especial para a humanidade.

Apostila de Homiltica I

- 34 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

Conta-se que certa senhora que morava em uma cidade do interior , interrogavase sempre como ela poderia servir a Deus. O pastor de sua igreja certa dia, trouxe um sermo dentro deste assunto. Ela ficou muito feliz ao entender realmente que o que agrada a Deus no o tamanho do servio, mas sim o esprito que vai em nosso corao ao fazermos. Apartir da ela pde ser til ao seu Deus. Assim, todos os domingos pela manh ela colhia do seu belo jardim lindas flores para ornamentar o templo no horrio do culto. ela ficou muito satisfeita, porque sabia que agindo assim estaria agradando a Deus. Minha querida irm. Pense no privilgio que servir ao Senhor. Am-lo de todo corao e ter alegria em servi-lo sempre, sem medir esforos. Como a nossa ilustrao narra, aquela irm reconheceu que para o Senhor, o que importa o esprito servial. preciso servir aos filhos, ao esposo, aos vizinhos e a sua igreja. Quando faz o servio pensando em alegrar ao seu prximo e principalmente glorificar o nome do nosso Deus. Rute possuiu estas trs qualidades e foi recompensada por isso, este o nosso quarto ponto. A mulher usada por Deus recompensada.

Apostila de Homiltica I

- 35 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

4 RECOMPENSADA (Rute 3:10-11)

Vejamos irms o resultado da vida de servio de Rute no mesmo livro captulo 3 versos 10 e 11, leiamos: Ento disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; mostraste agora mais bondade do que dantes, visto que aps nenhum mancebo foste, quer pobre quer rico. Agora, pois, minha filha, no temas; tudo quanto disseres te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que s mulher virtuosa. Boaz quando viu Rute procurou logo saber quem era ela. Ele realmente impressionou-se pelo seu jeito amoroso e servial. Quando soube quem era ela na verdade, e o motivo pelo qual estava ali trabalhando, passou a admir-la muito e autorizou seus empregados a deixarem de propsito cair algumas espigas, afim de ajudar a Rute. Ela por sua vez tambm observou o modo como aquele senhor conversava com seus empregados. Ela podia ver que ele era um homem temente a Deus como sua sogra. Quando Rute chegou em casa conversou muito com Noemi a respeito de Boaz e ficou sabendo que ele era parente de Elimeleque e consequentemente um de seus remidores (isto quer dizer que ele poderia ser seu futuro marido). O tempo foi passando e a cada dia que passava aumentava a admirao de um pelo outro, mas a poca da ceifa havia acabado. Ento Noemi que conhecia bem o corao de Rute, sugeriu a ela que falasse a Boaz a respeito de seus sentimentos, em outras palavras ela sugeriu que Rute se oferecesse como esposa para Boaz. Rute achou aquilo um pouco estranho, mas como era sua sobra que aconselhava, ela ouviu a sua voz. Preparou-se e ficou bem bonita, sem delongas falou com Boaz. Ela no a interpretou mal, antes a chamou de mulher virtuosa e aceitou o

Apostila de Homiltica I

- 36 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

seu pedido com a condio de que o outro parente mais prximo no a quisesse. E assim foi realizado aquele casamento, pois o outro parente j era casado. Rute casou-se com Boaz, porm levou consigo sua sogra Noemi, pois ela a amava muito para abandon-la agora. Ele reconheceu que Noemi foi uma das principais causadoras deste casamento. Em pouco tempo Rute e Boaz foram premiados com um beb, que se chamou Obede. Ele foi av de Davi , logo Rute a mulher moabita e estrangeira em Belm, foi a bisav de Davi que veio atravs dele o Salvador, Jesus Cristo. Que bno para ns foi a vida desta serva de Deus, que permitiu ser usada por Ele. A sua vida foi um exemplo de dedicao, mas ela foi muito bem recompensada. H um pensamento de Gien Karssen que ilustra muito bem o tipo de pessoa que Deus usa. Ele diz: Deus nem sempre trabalha segundo padres fixos. Ele procura pessoas que se ponham ao dispor como instrumentos. Realmente uma verdade. Deus tinha milhares de judias para usar, mas ele escolheu aquela mulher estrangeira, que se converteu segundo o testemunho de sua sogra. Rute permitiu ser usada por Deus e foi grandemente recompensada, estabilizando novamente sua vida com o casamento com Boaz, sendo premiada com um filho e ainda teve o privilgio de ter Jesus como seu descendente. Querida irm, ser que Deus quer escolh-la para tomar parte de um plano seu? Ser que a irm gostaria de ser recompensada como Rute, por ser instrumento de Deus? Lembre-se que para voc receber as recompensas de Deus, voc precisa ser leal, amorosa e servial, disposta a ser um instrumento.

Apostila de Homiltica I

- 37 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

CONCLUSO

Minha irm, pare nesta hora para refletir no grande e maravilhoso privilgio que ser um instrumento de Deus. Mas para ser usada, Rute, teve que procurar ser leal em todas as aes e em todas as reas de sua vida. Precisa ser amorosa com os que a ama e com aqueles que necessitam de seu amor. Estes sentimentos a levar a principal qualidade da mulher que Deus usa, que o servio. O servir a todos sem distino e principalmente a Deus, afim de que somente o seu nome seja glorificado atravs de sua vida uma qualidade muito importante. Lembre-se minha querida irm, que, quando possuir todas estas qualidades o Senhor se alegrar em us-la num plano especial. Ele ver o seu ntimo e se em todas as suas aes a irm for sincera e amorosa, tenha certeza que o Senhor a recompensar grandemente. Que este Senhor lhe d foras para ser uma grande serva sua e lhe abenoe!

AMM !!!

Apostila de Homiltica I

- 38 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

DAVIS, John D. Dicionrio Bblico. 6. Ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1978. EARLMAN, Myer. Atravs da Bblia Livro por Livro. 4. Ed. Miami USA: Editora Vida, 1977. HALLEY, Henry H. Manual Bblico. 1. Ed. Maranho: Editora Evanglica, 1965. KARSSEN, Gien. Seu Nome Mulher. 1. Ed. Volume II, Ncleo, 1980. MESQUITA, Antnio Neves de. Estudo dos livros de Josu, Juzes e Rute. 3. Ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1973. ROBERTSON, Ella Broadus. O Ministrio da Mulher. 2. Ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1948. SCHELP, Paul W. Concordncia Bblica. 1. Ed. Brasilia: Sociedade Bblica do Brasil, 1975.

BBLIAS UTILIZADAS:
Bblia de Jerusalm Bblia na Linguagem de Hoje Bblia (edies Vida Nova) Bblia (da Imprensa Bblica - de acordo com os melhores textos em Hebraico e Grego)

Apostila de Homiltica I

- 39 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
BRAGA, James. Como Preparar Mensagens Bblicas. 1. ed. Flrida EUA: Editora Vida, 1985 BROWN, Charles T. Introduo Eloqncia. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1961. CABRAL, Elienai. O Pregador Eficaz. 6. ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assemblias de Deus, 1995. CRANE, James D. Manual para Pregadores Leigos. 2. ed. Rio de Janeiro: Junta de Educao Religiosa e Publicaes, 1976. ______________. O Sermo Eficaz. 1. ed. Rio de Janeiro: Junta de Educao Religiosa e Publicaes, 1989. DUARTE, Nolio. Voc pode falar melhor. 1. ed. Rio de Janeiro: Junta de Educao Religiosa e Publicaes, 1997. FREEMAN, Harold. Nuevas Alternativas en la Predicacion Biblica. 1. ed. Texas USA: Casa Bautista de Publicaciones, 1990. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 24. ed. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1997. _______________. Educao como Prtica de Liberdade. 22. ed. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1996. GONALVES, Jsus Silva. O Plpito Criativo. 2. ed.. Rio de Janeiro: Junta de Educao Religiosa e Publicaes, 1993. HAWKINS, Thomas. Homiltica Prtica. 7. ed. Rio de Janeiro: Junta de Educao Religiosa e Publicaes, 1995. JONES. Martin Lloyd. Pregao e Pregadores. 3. ed. So Paulo: Editora Fiel, 1991. KEY, Jerry Stanley. O Preparo e a Pregao do Sermo. 1. ed. Rio de Janeiro: JUERP. 2001 KELLEY, Page H. Mensagens do Antigo Testamento para os nossos dias. 2. ed. Rio de Janeiro: Junta de Educao Religiosa e Publicaes, 1987. KIRST, Nelson. Rudimentos de Homiltica. 1. ed. So Paulo: Edies Paulinas/Sinodal, 1985. KNOX, John. A Integridade da Pregao. So Paulo: ASTE, 1964.
Apostila de Homiltica I

- 40 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

KOLLER, Charles W. Pregao Expositiva sem anotaes. 4. ed. So Paulo: Editora Mundo Cristo, 1995. LACHLER, Karl. Prega a Palavra. 1. ed. So Paulo: Editora Vida Nova, 1990. LIEFELD, Walter L. Exposio do Novo Testamento. 1. ed. So Paulo: Editora Vida Nova, 1988. MARTIN, Al. O que h de errado com a pregao Hoje? 2. ed. So Paulo: Editora Fiel, 1991. MORAES, Jilton. Homiltica, da Pesquisa ao Plpito. 1. ed. Recife: STBNB Edies. 2000. PEREIRA, Gil Carlos. A Palavra Expresso e Criatividade. 1. ed. So Paulo: Editora Moderna, 1997. PERRY, Lloyde M.; SELL, Charles. Pregando sobre os problemas da vida. 1. ed. Rio de Janeiro: Junta de Educao Religiosa e Publicaes, 1989. POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibies. 46. ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1996. _______________. Gestos e Postura para falar melhor. 18. ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1996. _______________. Recursos audiovisuais nas apresentaes de sucesso. E. ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1997. _______________. Como se tornar um bom orador e se relacionar bem com a imprensa. 4. ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1997. _______________. Vena o medo de falar em pblico. 4. ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1997. _______________. Como preparar boas palestras. E. ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1997. REIFLER, Hans Elrich. Pregao ao alcance de todos. 1. ed. So Paulo: Editora Vida Nova, 1993. RIBEIRO, Lair. A Magia da Comunicao. 1. ed. So Paulo: Editora Moderna, 1998. ROBINSON, Haddon W. A Pregao Bblica. 1. ed. So Paulo: Editora Vida Nova, 1990.

Apostila de Homiltica I

- 41 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

SODR, Hlio. Histria Universal da Eloqncia. 2. ed. Rio de Janeiro: Grfica da Folha Carioca, 1959. SPURGEON, C. H. Lies aos meus alunos. 1. ed. So Paulo: Editora PES. 3v. VIEIRA, Antnio. Sermes Problemas Sociais e Polticos do Brasil. 3. ed. So Paulo: Editora Cultrix, 1987.

Apostila de Homiltica I

- 42 -

Pr. Enas do Nascimento Arajo

S-ar putea să vă placă și